terça-feira, 1 de março de 2022

ESTADOS UNIDOS MINIMIZAM POSSIBILIDADE DE GUERRA ATÔMICA

 

Conflito
PorGazeta do Povo

Jen Psaki afirmou que declarações de Putin sobre o uso de armas nucleares se trata de uma retórica provocativa.| Foto: EFE/EPA/OLIVER CONTRERAS

Os Estados Unidos afirmaram que os americanos não devem temer o risco de uma guerra nuclear com a Rússia. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (28) pela secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. Segundo ela, ao longo da crise que levou à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente Putin falsamente alegou que o país estava sob ameaça tanto da própria Ucrânia como da Otan e dos americanos.

“Estados Unidos e Otan não têm nenhuma intenção de conflitos com a Rússia. Uma retórica provocativa com o risco do uso de armas nucleares é perigosa e aumenta a possibilidade de um erro. Isso deve ser evitado. Nosso nível de alerta não mudou até o momento. Rússia e Estados Unidos já concordaram há muito tempo que o uso de armas nucleares teria consequências devastadoras. Uma guerra nuclear nunca deve ser iniciada, pois não pode ser vencida”, afirmou a porta voz da presidência.

As declarações acontecem uma dia após o presidente russo Vladimir Putin ordenar que as forças nucleares de contenção do país sejam colocadas em “regime especial de serviço” depois de supostas “declarações agressivas” por parte dos principais países da Otan.

Tudo sobre:
Armas
EUA – Estados Unidos
Guerra
Putin
Rússia
Vladimir Putin
7

  • em Breves
    28/02/2022 22:07
    Decreto
    Putin proíbe a transferência de moeda estrangeira para o exterior
    Agência EFE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, proibiu a transferência de moeda estrangeira ao exterior e ordenou que as empresas com atividades econômicas fora do país façam a conversão de 80% das suas receitas em rublos. | Foto: EFE/ Aleksey Nikolskyi/ SPUTNIK/KREMLIN
Ouça este conteúdo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, proibiu a transferência de moeda estrangeira ao exterior e ordenou que as empresas com atividades econômicas fora do país façam a conversão de 80% das suas receitas em rublos, segundo um decreto assinado nesta segunda-feira (28) pelo mandatário para defender a Rússia das sanções ocidentais.

“A partir de 28 de fevereiro, os residentes envolvidos em atividades econômicas no exterior serão obrigados a fazer uma venda obrigatória de moeda estrangeira no montante de 80% do total de moeda estrangeira creditado nas suas contas como parte de contratos de comércio exterior com não residentes”, diz o decreto.

O texto também proíbe a partir da terça-feira “operações cambiais relacionadas com o fornecimento de moeda estrangeira por residentes a não residentes” e a transferência de moeda estrangeira para contas abertas em bancos e outras organizações do mercado financeiro fora da Rússia.

Tudo sobre:
Bancos
Comércio Exterior
Guerra na Ucrânia
Mercado Financeiro
Rússia
Vladimir Putin

28/02/2022 21:10
Conflito
Tropas russas se aproximam da maior usina nuclear da Ucrânia
PorAgência EFE

As forças russas já estão operacionais perto de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, mas ainda não entraram, diz governo ucraniano. | Foto: EFE
Ouça este conteúdo
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) foi informada nesta segunda-feira (28) por autoridades ucranianas que tropas russas estão perto da usina nuclear de Zaporizhia, a maior do país, e advertiu novamente que as ações militares que representam um risco para a segurança devem ser evitadas. As forças russas já estão operacionais perto de Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, mas ainda não entraram, disse a AIEA em comunicado, referindo-se a informações fornecidas pelo Ministério das Relações Exteriores ucraniano. A Ucrânia informou à agência atômica da ONU que os seus 15 reatores em quatro locais continuam funcionando de forma segura.

O diretor da AIEA, o argentino Rafael Grossi, afirmou que acompanha com grande preocupação o “possível impacto” do ataque russo à segurança das usinas nucleares da Ucrânia e frisou que é muito importante que estas instalações não sejam colocadas em risco. “Um acidente nas instalações nucleares da Ucrânia poderia ter graves consequências para a saúde pública e o meio ambiente”, advertiu. As forças russas ocuparam na semana passada a antiga central de Chernobyl, onde o acidente mais grave da história da indústria nuclear ocorreu em 1986. A AIEA afirma que, segundo dados do órgão regulador nuclear da Ucrânia, os níveis de radioatividade na central estão baixos.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/tropas-russas-se-aproximam-da-maior-usina-nuclear-da-ucrania/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário