A FORD VAI PARAR DE FABRICAR AUTOMÓVEIS NO MUNDO. JÁ FOI UMA GRANDE MONTADORA. A KODAK FOI A MAIOR CONSUMIDORA DE PAPEL NO MUNDO E HOJE ALGUÉM SE LEMBRA DELA OU DELA JÁ SE OUVIU FALAR?
William Horta – Jornalista
A Ford é uma empresa que visa lucro. No Brasil nao vende mais carro Ford, ou se vende é muito pouco, e isso ocorre há muito tempo.
A “Toyota investe 1 Bilhão de reais na produção no Brasil” e o “Grupo Caoa investe 1,5 Bilhão e anuncia nova marca”, eis algumas manchetes que se lê. “GM vai investir 10 Bilhões no Brasil”Isso pra ficar só em três nomes de montadoras.
O Capitalismo é assim. Uns vindo e outros indo. Isso se chama business. E a Ford vai embora com seus carros quadrados e ultrapassados. Ela não vai embora somente do Brasil, ela deixará de fabricar carros em todo o mundo.
O resto é tudo “conversa pra boi dormir”, até porque a Ford não irá fabricar mais automóveis no mundo, só camionetes.
A Ford virou a Kodak das montadoras, em pleno Século XXI do ano 2.021. A Kodak, você certamente lembra dela ou já ouviu falar, foi a maior consumidora de papel do mundo e tinha mais de 100 mil empregados. E hoje? Quem se lembra dela?A Ford e seus líderes foram incapazes de perceber que a era digital não seria apenas mais um produto, mas sim uma mudança profunda no mercado das montadoras, que estava sendo digitalizado pela tecnologia, e que o mercado tradicional seria praticamente destruído pelo modelo digital.
O mercado automobilístico mundial é dominado por empresas que sabem que o modelo de negócio se transformou, é o que chamamos de disrupção tecnológica, onde o novo chega e torna o tradicional obsoleto.
A empresa Ford se tornou lenta, nessas mudanças e confusa em suas estratégias de retomar seu mercado. Não conseguiu ser ágil o suficiente e adequar-se às mudanças do mercado. Todas as empresas estão sujeitas ao “efeito Kodak”, que chegou a dominar o mundo no consumo de papel e fotografias e ter 100 mil empregados, mas a digitalização da economia é um caminho sem volta e vai afetar a todos, cada vez mais rápido e de forma mais intensa.
O interessante é observar que quando uma revolução está em andamento, existe pouca percepção pela maioria das pessoas ou empresas, pois os efeitos ainda são pequenos, mas quando o novo modelo se estabelece a mudança é rápida e atinge a todos. É a “uberização” dos negócios.
A companhia Ford tinha um discurso de ser imbatível e nunca se preparou para enfrentar qualquer dificuldade. A Kodak fundada em 1.880, parece que usou o mesmo discurso, fechou em 2.012, portanto 132 anos depois , e a Ford do Brasil encerra suas atividades em 2.021, após 102 anos quando aqui foi instalada em 1.919.
Nenhum comentário:
Postar um comentário