Henri de Paiva
Descubra o que fazer quando o cliente diz “não” para sua proposta.
Por mais que você se esforce, infelizmente, nem sempre será possível chegar ao “sim” em suas negociações.
Sabendo disso, fica a pergunta: O que fazer quando o cliente diz “não”?
É justamente isso que tentaremos responder a partir de agora.
– Entendendo o Motivo do “Não”
Primeiramente, é fundamental entender a razão pela qual o cliente negou a sua proposta.
Para entender isso, você pode, por exemplo, perguntar de forma direta para o seu cliente algo como:
– Você poderia me dizer por que não ficou interessado em nossa proposta?
– Quais pontos da nossa proposta não te agradaram?
– Você acha que a nossa solução não te ajuda a resolver o seu problema?
Muita gente tem receio de fazer perguntas desse tipo, mas não tenha medo. Entender a razão de um “não” é o primeiro passo para tentar transformá-lo em um “sim”.
– Mudando a Oferta
Uma vez que você pediu para o seu cliente esclarecer o motivo dele ter dito “não”, pode ser que seja interessante você mudar a sua oferta inicial para tentar transformar esse “não” em um “sim”.
Se, por exemplo, o seu cliente disse que o problema era o preço, você pode tentar melhorá-lo e fazer uma contra proposta. Da mesma forma, se ele disse que o problema era o prazo ou as entregas ou as formas de pagamento ou qualquer coisa do tipo, você também pode tentar melhorar essas variáveis e fazer uma contra proposta.
Caso faça sentido fazer uma mudança desse tipo, você pode dizer algo como “E se eu melhorar essa condição de X para Y, conseguimos ir em frente?”
Se ele disser que sim, ótimo! Conclua sua venda. Agora, se ele disser que não, agradeça a oportunidade que você teve de apresentar a proposta para ele e se coloque à disposição para ajudá-lo de outras maneiras ou para realizar outros trabalhos no futuro. Diga também que se ele mudar de ideia é só ele falar com você. Reforce que você está à disposição para retomar o contato caso ele precise.
Vendas pela internet com o site Valeon
Você empresário que já escolheu e ou vai escolher anunciar os seus produtos e promoções na Startup ValeOn através do nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace aqui da região do Vale do Aço em Minas Gerais, estará reconhecendo e constatando que se trata do melhor veículo de propaganda e divulgação desenvolvido com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas daqui da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e conseguimos desenvolver soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.
Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.
Insistimos que os internautas acessem ao nosso site (https://valedoacoonline.com.br/) para que as mensagens nele vinculadas alcancem um maior número de visitantes para compartilharem algum conteúdo que achar conveniente e interessante para os seus familiares e amigos.
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nas lojas passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nas lojas a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para as empresas.
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Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por 83.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por 700.000 pessoas , valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos.
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E lembre-se: Todo “não” deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado. As pessoas que negaram sua proposta muito provavelmente possuem os feedbacks que serão os mais importantes para você. São esses feedbacks que podem levá-lo a realizar mudanças significativas em sua proposta e em seus produtos ou serviços.
– Algumas Técnicas Para Transformar o “não” em “sim”
Se você (assim como eu) for um negociador insistente, que gosta de ir até o limite para conseguir um “sim”, você pode utilizar certas técnicas específicas que podem fazer o cliente mudar de ideia. Vamos falar sobre algumas delas?
1) Técnica da Resposta Imediata:
Nessa técnica, após o cliente negar a sua proposta, você diz que compreende o lado dele mas reforça que ele está perdendo uma oportunidade que outras pessoas agarraram (inclusive, se for o caso, concorrentes desse cliente).
Ao utilizá-la, você pode dizer algo como: “Olha, eu entendo como você se sente. Inclusive, já tive vários clientes que me disseram o mesmo e que hoje são fãs da nossa marca e do nosso serviço, pois descobriram que oferecemos os benefícios X, Y e Z. Então, só por curiosidade, você poderia me contar um pouco mais sobre como você faz esse tipo de compra? Sobre como você escolhe esses fornecedores? Sobre como você toma esse tipo de decisão?”
2) Técnica da Ignorância de Objeções:
Nessa técnica, você vai ignorar completamente a objeção feita pelo cliente e vai fazer perguntas que te ajudem a fazer comparações que evidenciem o que você está vendendo. Por esse motivo, ela é muito utilizada quando o seu potencial cliente já compra regularmente o mesmo produto/serviço que você vende com outra marca e você está tentando fazer com que ele troque essa marca pela sua.
Ao utilizá-la, você pode dizer algo como: “Sim, eu entendo seu ponto, mas o produto atual que vocês estão comprando tem as características X, Y e Z?” ou “Entendo sua posição, sem problemas, mas você poderia me dizer o que você mais gosta nessa marca que você compra atualmente?”
3) Técnica do Entendimento do Problema:
Nessa técnica, você vai restringir os motivos que levaram o cliente a dizer “não” para você, perguntando apenas se ele não está interessado na sua proposta por causa do “momento” que ele está vivendo ou se, na verdade, ele não está interessado nos benefícios que sua venda pode trazer para ele. Ao dar apenas 2 opções para o cliente, ele vai acabar optando por uma delas, sendo que dificilmente ele vai dizer que não precisa dos benefícios do que você está vendendo (afinal, esses benefícios ajudam a resolver o problema que ele disse que tinha). Então, as chances dele dizer que é uma questão de “momento” são maiores e, se ele disser isso, você pode se colocar à disposição para retomar a negociação em um momento posterior.
Ao utilizar essa técnica, você pode dizer algo como: “Olha, você não está interessado em falar sobre isso agora ou você não está interessado nos benefícios X, Y e Z que o meu serviço pode lhe oferecer? Caso você não esteja interessado em falar sobre isso agora, nós podemos combinar uma data para que eu possa retomar o contato com você e nós possamos continuar a conversa, beleza?”
E aí, curtiu o texto? Já sabia o que dizer quando o cliente diz “não”? Já conhecia alguma das técnicas apresentadas? Deixe suas impressões nos comentários!
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