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Oito anos atrás, quando os millennials (nascidos entre 1980 e 1996) ainda não representavam a maior parte ativa da força de trabalho do mundo, a revista Time lançou uma de suas capas – e matérias – mais icônicas da nossa era – The Me Me Me Generation. O texto, escrito por um jornalista da geração X (nascidos entre 1965 e 1979), apresenta estudos que apontam os millennials como narcisistas, mimados e preguiçosos.
Isso gerou uma série de respostas de millennials ofendidos, mas também abriu espaço para a discussão sobre as diferenças entre as gerações, seus propósitos, valores e visões de mundo. Além de enriquecer o diálogo sobre como as diferentes gerações economicamente ativas devem conviver e quais legados querem deixar para as gerações futuras, entender que essas quebras de status também são a faísca da inovação.
Conforme os boomers vão deixando o mundo corporativo e as gerações subsequentes – os gen X e os millennials vão mudando para cadeiras de decisão, o mercado começa a sofrer outro grande clash – a geração Z, que está ingressando nas forças de trabalho, tem visões e valores completamente diferentes das gerações anteriores.
Depois de anos sendo considerados preguiçosos, mimados e responsáveis pela quebra de várias indústrias, os millennials agora são reconhecidos como a geração mais azarada. Aquela que cresceu ouvindo que era incrível e especial e que foi engolida pela volatilidade econômica, achatamento salarial e seguidas crises ao longo de suas vidas adultas – desde a crise imobiliária até a atual crise causada pela pandemia.
Mesmo os millennials que, de alguma forma, conseguiram construir patrimônio se sentem sobrecarregados e, muitas vezes, culpados pela “sorte” que tiveram. A forma como essa geração foi sequencialmente atingida pelas mudanças do mundo também a transformou na geração burnout.
E, em meio a trancos e barrancos, a geração Y avança nos degraus da carreira de maneira sobrecarregada, sofrendo de ansiedade e outras doenças psicossomáticas, para encontrar em seus sucessores, a geração Z, que é novata de mercado, a força e a aliança necessárias não só para mudar a forma como se enxerga o trabalho, mas para forçar a reflexão sobre o impacto que pessoas e empresas têm na sociedade, no meio ambiente e no mundo que queremos deixar para gerações futuras. E aí começa o movimento que está sendo chamado de “The Great Resignation” ou, em bom pt-br, “A grande demissão”.
E aqui está o que você precisa saber sobre esse movimento:
O modelo de trabalho influencia, mas não é tudo: se tem uma coisa que a pandemia deixou clara é que o modelo presencial 5 dias da semana das 9h às 18h é ultrapassado. A jornada de trabalho de 8 horas diárias é legado do fordismo e da segunda revolução industrial e hoje a maior parte dos trabalhos corporativos são, de uma maneira ou outra, criativos, analíticos e vinculados à tecnologia. Forçar às novas gerações ao modelo anterior, mesmo após o formato remoto já ter se provado eficiente, é reduzir a capacidade de um colaborador ao tempo que ele permanece na empresa, ao invés do impacto que o trabalho dele causa no ecossistema.
A Era de Aquário: não, a culpa não é da astrologia e Mercúrio nem está mais retrógrado. Mas, simbolicamente, a Era de Aquário é a mudança de mindset entre o individual e o coletivo – que é também uma das pautas mais defendidas principalmente pela geração Z. Conforme os millennials avançam em suas carreiras e a geração Z ingressa no mercado, o olhar das empresas passa a ser mais voltado para a cultura e para o coletivo que para as individualidades.
As gritantes diferenças sociais: por serem gerações conectadas desde cedo, os millennials e, principalmente, a geração Z tiveram acesso à diferentes realidades e trocas de experiência. Se o mundo das redes sociais põe luz sobre o glamour dos ricos e influentes, e possibilidade de conexão com pessoas de locais remotos e a troca de relatos e experiências faz com que essas gerações voltem muito seus olhares e interesses também para as desigualdades sociais. A consciência de classe e a ideia de que pessoas de origens diferentes têm recursos diferentes é uma das razões pelas quais essas gerações estão abrindo mão de seus espaços de trabalho.
Saúde mental em primeiro lugar: enquanto os millennials estão começando a aprender a colocar a própria saúde mental acima de um cargo – lembra que eles foram chamados de preguiçosos e mimados até virarem a geração do burnout – a geração Z não se importa em assumir que não está bem ou que não dá conta de uma demanda. E cobrar mais não vai fazer com que eles entreguem mais, como fez com os millennials, só vai fazer com que eles saiam da organização e busquem por posições mais adequadas ao seu modo de pensar.
Hierarquia vertical? Tô fora: com o avanço das tecnologias e as mudanças nas formas de trabalhar, a hierarquia verticalizada não funciona mais para os mais jovens. Idade e cargo não imprimem mais a autoridade que imprimiam para as gerações anteriores até a geração X. Os mais novos querem ser ouvidos e ter impacto real no que realizam.
Quem fica sofre com a pressão e a repressão pelos que saíram: além do acúmulo de funções e das dificuldades que o mercado está encontrando em substituir os profissionais que saíram das empresas por uma ou outra razão durante os últimos dois anos, aqueles que permanecem em seus empregos se sente desvalorizado e desengajado por não serem ouvidos e considerados nesse processo de reaquisição de talentos. O que aumenta o turnover e faz com que mais colaboradores considerem trocar de emprego nos próximos seis meses.
Transparência, accountability, diversidade e desenvolvimento: para contratar e manter colaboradores que estão passando pelo movimento da Grande Demissão, ter um pacote de remuneração e benefícios robustos é o mínimo. O que se espera das organizações que querem contratar e reter os talentos mais jovens é investir em uma gestão transparente, responsável, diversa e que invista em capacitar e mentorar os novos profissionais ao invés de apenas demandar deles.
Num mercado cada vez mais digital e competitivo, lidar com turnover alto por causa de processos engessados pode ser o tiro no pé de muitas companhias. A mudança nos formatos e relações de trabalho começa pela capacitação adequada dos profissionais e alinhamento de valores e propósitos entre a organização e seus colaboradores. Investir em capacitação é a melhor decisão para as empresas lidarem não só com as mudanças do mundo, mas com os novas formas de trabalhar.
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