Combustível
Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo
Produção de petróleo e gás da Petrobras alcançou 3,84 milhões de barris no mês passado| Foto: Agência Petrobras
O Brasil é mesmo o país das oportunidades. A natureza nos tratou muito bem. A produção de petróleo e gás natural nos campos do pré-sal totalizou 2,85 milhões de barris de óleo equivalente por dia em setembro, um recorde. Isso representa 74,10% do total da produção nacional, que alcançou no mês 3,84 milhões de barris. Só o Campo Tupi está rendendo quase 1,2 milhão de barris de petróleo e 43 milhões de metros cúbicos de gás.
O gás faz parte, por exemplo, das necessidades da Europa. Por lá, o gás triplicou de preço, vão precisar comprar na Rússia, ficando submetidos à política de preços dos russos, e já estão pensando de novo em recorrer à energia elétrica nuclear, pela necessidade de calefação, já que vai começar o inverno no hemisfério norte.
Com isso está começando a subir o valor das ações das mineradoras de urânio. Passou o tempo de Fukushima e Chernobyl, quando as usinas nucleares não eram tão seguras como a tecnologia de hoje garante. Por isso está voltando essa necessidade e o Brasil tem imensas reservas de urânio.
Jornada das águas
Enquanto isso está chegando água no Nordeste. O presidente Jair Bolsonaro esteve na Paraíba e em Pernambuco inaugurando canais. A jornada das águas do governo federal só vai terminar no dia 28 de outubro, em Propriá, Sergipe.
É o cumprimento de promessas intermináveis que não eram realizadas nunca e só serviam para manter o povo nordestino com uma mão de pedinte e a outra na tecla da urna eletrônica. Agora, o sonho está sendo realizado.
Pedido de prisão de Allan dos Santos
O jornalista Allan dos Santos agora está mais famoso. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão e a extradição dele dos Estados Unidos, a pedido da Polícia Federal, por ataques à democracia, à Constituição e aos poderes constituídos.
Não sei se alguém viu esses “ataques”. O ataque que eu realmente vi foi aqui em Brasília, no Lago Sul, do MST e da Via Campesina, contra a sede da Associação dos Produtores de Soja e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho. E até agora não aconteceu nada.
Agora “ataque de boca” é liberdade de opinião, é o que diz a Constituição no artigo 220. Pelo menos agora, os americanos vão ter certeza também de que há prisioneiros políticos no Brasil por crime de opinião, assim como está acontecendo na Nicarágua. Lá, candidatos à presidência estão presos e o EUA diz ser uma farsa a eleição que está marcada para daqui duas semanas. Ao mesmo tempo, a Sociedade Interamericana de Imprensa premiou dois jornalistas: um preso na Nicarágua e outro em Cuba.
O presidente do conselho de liberdade de imprensa fez uma declaração dizendo que não vão deixar de levantar a voz e denunciar as atrocidades contra eles e às dezenas de jornalistas que são perseguidos e forçados ao exílio.
Minha liberdade de opinião
A Gazeta do Povo informou que eu estou no relatório da CPI da Covid porque questionei mortes, divulguei tratamento e fiz críticas às máscaras e ao isolamento. Não entendi nada, porque o artigo 220 da Constituição garante tudo isso, é liberdade de opinião. Mas a CPI está mais voltada ao estilo soviético, de totalitarismo, dizendo essa é a verdade, o que não é isso que a gente estabeleceu não pode ser verdade. É triste!
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/producao-de-petroleo-e-gas-no-pre-sal-bate-recorde-historico/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário