sexta-feira, 13 de agosto de 2021

EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA NO MARKETING DIGITAL

 

StartSe – Marcelo Pimenta

O que você avalia em uma empresa para saber se ela está tendo sucesso ou não?

✅    Avalia seu faturamento?

✅    Seu número de novos clientes?

✅    Seu lucro trimestral ou semestral?

✅    O resultado das suas ações de marketing e vendas?

✅    O número de novos produtos que você lança no mercado?

Pois bem…

Você não está errado em avaliar essas métricas, isso é o básico para manter seu negócio, principalmente para saber se uma empresa está saudável.

Só que infelizmente, isso não é o suficiente para avaliar seu sucesso.

Sabe por quê?

Porque todos esses dados dizem respeito ao passado do seu negócio ou da sua concorrência.

E não revelam absolutamente nada sobre suas ações futuras.

Convenhamos que, no mundo caótico e em constante transformação que estamos vivendo, olhar só para o passado…

Acreditando que com isso você consegue construir e prever suas ações futuras, não é uma atitude muito inteligente, não acha?

Pensa comigo:

Quantas empresas estavam financeiramente saudáveis, e quebraram em um curto espaço de tempo?

Quantas lançaram novos produtos, que foram um fiasco?

Quantas investiram milhões em ações de marketing… que não deram em nada?

Percebe?

Quando você avalia exclusivamente essas métricas, o máximo que você consegue concluir é: que naquele trimestre ou semestre, a empresa sobreviveu.

Só isso.

Na verdade, empresas que alcançam crescimento e lucros completamente fora da curva…

Que conseguem crescer 5x, 10x, 20x em questão de meses…

Deixando o mercado e suas concorrentes diretas “de boca aberta”…

Não estão nem aí para boa parte desses números.

Pelo menos não quando você precisa construir e desenhar ações para seu negócio crescer e sobreviver 12 meses à frente.

Essas empresas já estão jogando um “outro jogo”, estão em um próximo nível de competição para sobreviverem nesta chamada Nova Economia…

Então além dos resultados acima, elas se preocupam bem mais em avaliar outro tipo de métrica.

Uma que, posso afirmar sem medo de errar, 95% das empresas brasileiras não estão nem sequer olhando.

Capaz de medir com certo grau de precisão, o nível de sucesso que uma pequena ou grande empresa terá nos próximos 12 meses…

Por isso, ao invés de avaliar os dados e métricas que citei acima…

Seja para estudar concorrentes, ou até mesmo para avaliar se o seu próprio negócio está ou não mais competitivo e saudável para competir os próximos 12 meses de mercado.

Peço que você dedique seu tempo e esforço em responder prioritariamente uma ÚNICA PERGUNTA:

Quantos testes e experimentos você ou sua concorrente realizou nos últimos 12 meses?

E quais foram os dados e conclusões que você tirou deles?

Se uma empresa do seu segmento fatura 2x, 5x, 10x a mais que você, isso não é um problema.

Porque envolve vários fatores que você não pode controlar, desde o tempo que essa empresa tem de mercado, ao valor que ela investe em mídia e marketing para ganhar Market Share.

Agora…

Se você tem uma concorrente que testa e roda experimentos 2x, 5x ou 10x a mais que você no ano, você está em apuros.

Bom, se você não está entendendo o que eu quero dizer com teste e experimentos, deixe-me explicar primeiro, antes que isso vire uma “conversa de doido”.

De forma rápida, testes e experimentos são hipóteses que você cria sozinho ou com sua equipe para chegar a alguma conclusão de negócio.

E com isso, tomar decisões e construir soluções mais inteligentes capazes de alavancar os resultados da sua empresa.

Talvez você já tenha ouvido sobre isso, principalmente quando se fala em ações de marketing ou algo do tipo…

Mas uma cultura de experimentação vai muito além disso.

Ela pode:

✅    Melhorar o seu Marketing;

✅    Aumentar seu Market Share;

✅    Melhorar seus atuais produtos ou serviços;

✅    Aumentar suas vendas – sem aumentar seus custos;

✅    Ajudar a construir novos produtos ou frentes de negócio;

✅    Diminuir seus custos em quaisquer áreas ou departamentos;

✅    Usar feedbacks do mercado e dos seus clientes para construir melhorias nos seus canais de relacionamentos ou criar novos produtos;

E muito mais como você verá abaixo.

Essa gestão de testes e experimentos segue à risca a metodologia científica de construção de hipóteses que foi criada há mais de 400 anos.

Ela foi criada no século 17 e ficou historicamente famosa por Galileu Galilei, na Itália.

Quando ele criou o telescópio para estudar o espaço, e chegou à conclusão na época, de que a Terra não era o centro do Universo, e ela, assim como os demais planetas, é que giravam em torno do Sol.

Até então, todos os pensadores e a Igreja da época achavam o contrário: de que a Terra era o centro do Universo.

Foi Galileu quem promoveu o chamado método científico, onde se cria uma hipótese, realiza testes e experimentos para comprová-la, para só depois se chegar a uma conclusão positiva ou negativa sobre algo.

Pode-se dizer que com Galileu chegamos à ciência moderna, através da Revolução Científica no século 17.

Vou parar por aqui, senão passaria horas falando sobre isso. E o objetivo aqui é outro.

Falei disso para te mostrar que, as empresas com maior crescimento e escala nos últimos tempos, também usam este mesmo racional dentro das suas empresas.

Algumas já faziam isso como que por “intuição”. Mas só em 2010, Sean Ellis mudou o crescimento das empresas porque modelou essa metodologia de testes e experimentos, de uma forma que fosse facilmente replicável a outras empresas.

PROPÓSITOS DA VALEON – “ValeOn É TOP”

ValeOn é uma Startup Marketplace que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa.

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O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

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Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Para acessar a plataforma da ValeOn poderá ser feita por:

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: facebook, instagran, whatsApp, google, linkedin, rádios locais, jornais locais e onde for possível fazê-la.

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como um forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

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