segunda-feira, 31 de maio de 2021

MOURÃO DIZ QUE A CPI DA COVID PRECISA CORRIGIR RUMO

 

Comissão

Por Estadão Conteúdo

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, fala à imprensa, após a terceira reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty em Brasília

Para o general, os senadores deveriam focar a investigação em ações voltadas para o que foi feito em relação à saúde, à economia e às questões sociais para produzir um relatório final honesto.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira (28), que a CPI da Covid “está desorganizada” e precisa corrigir o rumo, pois seu papel é avaliar ações do governo no combate à pandemia e não jogar o foco no presidente Jair Bolsonaro. “Eu acho que está desorganizada”, disse Mourão ao ser questionado por jornalistas, no Palácio da Alvorada. “O objetivo da CPI qual é? Avaliar as ações do governo no combate à pandemia e não a ação do presidente. A ação do governo”. Para o general, os senadores deveriam focar a investigação em ações voltadas para o que foi feito em relação à saúde, à economia e às questões sociais para produzir um relatório final “honesto”.

Episódio do podcast analisa os depoimentos de Mayra Pinheiro e Dimas Covas na CPI da Covid-19 no Senado e fala sobre a ausência de teorias “extremas” sobre o coronavírus nos debates

***) Dois depoimentos marcaram a semana que passou na CPI da Covid-19 no Senado: o da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que ficou conhecida como “capitã cloroquina”; e o do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro afirmou que “nunca disse” que a cloroquina e os outros medicamentos utilizados no chamado tratamento precoce proporcionam a cura para o coronavírus.

VEJA TAMBÉM:
Sem “vacina que muda DNA” ou “fraudemia”: teorias extremas sobre Covid ficam de fora da CPI
Já Dimas Covas afirmou no depoimento que não houve “estímulo” por parte do governo federal para a produção de vacinas. Segundo ele, o Ministério da Saúde não forneceu apoio à instituição e recusou propostas apresentadas ainda no ano passado.

Parlamentares da oposição ainda recordaram falas do presidente Jair Bolsonaro contra a vacinação, em especial à vacina do Butantan, por causa de sua origem chinesa.

Semana da CPI da Covid-19 no Senado e as “teorias extremas” de fora
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o resumo da semana na CPI e fala também das próximas sessões, com depoimentos como o da médica Nise Yamaguchi, e as convocações de governadores já aprovadas pela Comissão.

O episódio fala ainda de um outro aspecto da Comissão: algumas abordagens mais extremas sobre a Covid-19, como por exemplo as que enquadram a pandemia de coronavírus como uma armação do Partido Comunista Chinês ou o número de mortos como uma contagem inflada artificialmente para beneficiar políticos pelo Brasil, não têm encontrado eco na CPI. Nem mesmo entre parlamentares bolsonaristas.

O convidado para falar destes assuntos é o Olavo Soares, que acompanha de perto a CPI, em Brasília.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/cpi-da-covid-19-no-senado-semana-convocados/?ref=veja-tambem
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA É DE US$ 355,733 BILHÕES DE DÓLARES

  Brasil e Mundo ...