sexta-feira, 9 de abril de 2021

VENDA DE PRODUTOS NOS MARKETPLACES É VANTAJOSO

 

Conheça as vantagens de vender seus produtos nos marketplaces

Saiba por que pequenos produtores estão investindo nessas plataformas em vez de abrir sua própria loja virtual.

Roberta Aviz e revisado por Juliana Borges, colaboradoras do Sebrae Nacional.

Um marketplace é uma loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. Nestas plataformas, tanto compradores quanto produtores têm a possibilidade de obter valores mais acessíveis e uma melhor margem de lucro.

Em geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possíveis. Porém, existem também marketplaces especializados em determinado segmento, como de roupa ou viagens. Alguns exemplos são a Amazon, o Ebay e o Mercado Livre.

Esse tipo de comércio tem gerado oportunidades para pequenos negócios. Ao fechar parcerias com os marketplaces, pequenas empresas podem comercializar seus produtos nesses sites que se constituem também em um excelente negócio

É como ter um marketplace virtual, mas sem boa parte dos custos e preocupações que surgem com um e-commerce tradicional.



Nesses marketplaces o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar a disponibilidade do que deseja, fazer a encomenda e executa as transações financeiras com os lojistas.

Já o armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos por meio do marketplace.

Vantagens do marketplace

O grande diferencial dos marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos: consumidor, lojista e operador do marketplace.

Loja Individual Virtual não é Vantajosa

O pequeno lojista, que não teria muitos acessos em uma loja virtual individual, ganha visibilidade e poupa esforços de publicidade e marketing. Além disso, acompanhando suas métricas no marketplace, ele pode identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.

Receitas

Já para o operador do marketplace, esse modelo de negócio impulsiona as suas receitas por meio de mensalidades , a variedade de produtos ofertados estimulam a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes.

Preços

E, por fim, para o consumidor a principal vantagem é que ele encontra produtos de diversos segmentos em um só lugar. Além disso, acessa preços mais competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos diretamente com os lojistas..

Como vender melhor em Market places?

Potencialize suas vendas utilizando plataformas de comércio eletrônico. Confira super dicas que os especialistas dos maiores market places deram pro Sebrae!

Quer saber como vender ainda mais seus produtos e serviços online durante e depois da crise? Confira as dicas que os especialistas da Amazon, Mercado Livre, B2W Marketplace e Magazine Luiza deram durante a “Semana de vendas online” do Sebrae:

1. Escolha bem os produtos que vai vender

O primeiro ponto a atentar para se tornar um vendedor de sucesso em um marketplace é fazer uma boa seleção dos produtos a serem anunciados. Para te ajudar nessa escolha, reflita sobre os seguintes aspectos:

  • Escolha um nicho para atuar
    Para conseguir se destacar para os compradores, escolha um nicho de atuação. Quanto mais especializado você for, mais conseguirá se diferenciar dentre os outros anunciantes do marketplace.
  • Foque em produtos que você conhece bem
    Trabalhar com produtos que você conhece bem, de categorias que você gosta, vai facilitar muito todo seu processo de vendas. Lembre-se que você, melhor do que qualquer um, deve conhecer muito bem o que está vendendo para poder criar as melhores estratégias para as vendas, além de responder as dúvidas dos compradores.
  • Anuncie seus produtos vencedores
    Se você já possui um comércio, inicie no marketplace anunciando aqueles que mais vendem em seu negócio, os itens “A” da sua curva ABC.
    Conquistar as primeiras vendas é muito importante para se ter relevância nas plataformas online, então foque naqueles itens que você já sabe que têm mais saída. Além disso, estar em um marketplace é uma forma de divulgar sua marca. Ao escolher os produtos que mais representam seu negócio e mais vendem, você atrai o público que mais se encaixa no perfil da sua loja.
  • Cheque as tendências e veja os concorrentes
    Veja quais são os produtos que estão sendo muito procurados neste momento. Diversas plataformas fornecem ferramentas para o vendedor ter essa informação. Observe também se já há muitos vendedores anunciando os produtos que pretende vender. Se houver, reflita sobre quais serão seus diferenciais para você poder se destacar e aposte nisso.

É importante lembrar que produtos de boa qualidade evitarão as devoluções. Tenha em mente que conforme a legislação que trata de vendas online, o consumidor tem sete dias para se arrepender da compra e devolver o produto. Bons produtos que fazem jus ao anúncio feito têm baixos índices de devolução.

2. Capriche no anúncio

É necessário esforço, dedicação e estudo para ter um anúncio de sucesso. Comece pesquisando seus concorrentes, veja como eles anunciam. Veja também o que as pessoas estão perguntando para seus concorrentes. Essas perguntas podem te orientar sobre que informações adicionais colocar no seu anúncio. E fique atento aos seguintes itens:

  • Título
    Um bom título deve ter o nome, a marca, o modelo e a especificação técnica do produto.
  • Categorização
    Certifique-se de inserir seu produto na categoria correta. Muitos compradores utilizam a busca por categoria. Estar no local certo vai garantir que você apareça para estes clientes.
  • Fichas técnicas
    Coloque todas as informações técnicas do seu produto, o comprador vai querer ver os detalhes do que está comprando. O preenchimento de todas as informações das fichas técnicas também trará maior relevância para seu anúncio nas plataformas. Vincule o número do código de barras (Código EAN) ao anúncio do produto para que ele apareça mais nas buscas orgânicas do Google e de outros buscadores.
  • Variações
    Se seu produto possui variações de cores, tamanho, voltagem, preencha corretamente este campo para possibilitar o comprador de fazer a escolha e encontrar ali exatamente o que deseja. Coloque também uma foto para cada variação que você anuncia.
  • Foto
    A foto deve ser caprichada, nítida, com boa iluminação e apresentar bem o produto. A foto pode ser de celular, que cada vez possuem mais qualidade para isto. Não indicamos tirar fotos de tablets pois esses dispositivos, em geral, não possibilitam imagens na qualidade ideal para o anúncio. O tamanho ideal da foto deve ser de 1200 x 900 pixels. Para ter certeza do tamanho da sua foto, procure no Google, ou em outro buscador, aplicativos para redimensionar fotos. Há várias opções gratuitas disponíveis na internet. Mostre o produto real e apenas um modelo por foto. Verifique se nenhuma parte do produto foi cortado nem este ficou muito pequeno na foto. Use bem o espaço da foto.
  • Vídeo
    Um bom vídeo pode ajudar muito nas vendas. O vídeo deve focar apenas o produto, não deve conter nome da loja nem nenhum dado do vendedor. Seja claro, objetivo e simples. Mostre o uso e as funcionalidades do produto. O vídeo não deve passar de 60 segundos.

Após publicar o anúncio, acompanhe seu desempenho. Se após 7 dias de publicação, nenhum item foi vendido, altere algo no seu anúncio, seja a foto, o título ou a descrição. Isto alterará os algoritmos dos marketplaces e poderá fazer com que você apareça melhor nas buscas. Analise os anúncios de sucesso de produtos semelhantes e veja como você pode aprimorar o seu.

3. Tenha os produtos em estoque

Nunca anuncie sem ter estoque. Ter o produto para entregar é essencial para a venda online. Se seu estoque de um produto for muito pequeno e ele esgotar, seu anúncio deve ser encerrado ou pausado. Isto fará com que você perca relevância no algoritmo do marketplace de indicação de produtos. Evite esta situação para que você tenha cada vez mais relevância entre os milhares de vendedores do site.

4. Atenda os compradores com atenção e rapidez

Na internet sua loja estará aberta 24h por dia e os compradores querem atenção instantânea. Responda rápido aos questionamentos. Respostas em até 2 minutos podem fazer a diferença entre concluir a venda ou não. Para isso, tenha alguém da equipe de plantão mesmo à noite, nos finais de semana e feriados para não deixar seu potencial comprador esperando.

Conheça bem seu produto para que você possa ter respostas completas e técnicas. Crie também respostas de propostas. Se o comprador solicita algo que você não tem, ofereça algo semelhante já indicando o link do anúncio para tal compra.

Uma dica é ir anotando as perguntas e respostas para posteriormente aprimorar seu anúncio com aquelas mais frequentes.

Após a compra ser efetuada, verifique com atenção o produto a ser despachado para não ter erros e poste-o o mais rapidamente possível. Informe ao cliente a previsão de recebimento. Quanto antes seu cliente receber o produto, mais satisfeito ele ficará.

No pós-venda, faça o melhor possível para garantir a satisfação do seu cliente. Ter uma comunicação amigável e resolutiva pode te proporcionar uma boa avaliação mesmo que o produto tenha que ser trocado ou devolvido.

5. Invista nas primeiras vendas para ganhar relevância e reputação

Em geral os marketplaces oferecem benefícios e melhor posicionamento para aqueles que já vendem um pouco mais. Uma boa estratégia para se posicionar melhor entre tantos vendedores é investir para conseguir as primeiras vendas, baixando a margem de lucro nos primeiros produtos, até mesmo vendendo a preço de custo. Uma vez adquirida o patamar inicial de benefícios do marketplace, você volta a posicionar sua margem de lucro.

6. Precifique bem seus produtos

Um dos maiores desafios para os pequenos negócios é colocar o preço correto nos produtos. No comércio eletrônico, este item também é fundamental. Oferecer frete grátis, por exemplo, pode destacar seu anúncio, mas você precisa ter em mente que este custo será arcado por você. Assim, se adotar esta estratégia, verifique o preço a ser anunciado.

Seguindo todas essas dicas que os especialistas dessas quatro grandes plataformas deram, você com certeza aumentará suas vendas!

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