segunda-feira, 15 de março de 2021

CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR

 

Robert Kiyosaki

Caro Leitor, um dos dias mais assustadores da minha vida foi o dia em que eu pedi demissão do meu emprego e me tornei oficialmente um empreendedor. Nesse dia, eu soube que não teria mais a estabilidade de um salário fixo, não teria mais plano de saúde nem plano de previdência oferecido pela empresa. Não teria mais férias pagas nem salário garantido em caso ficasse doente e precisasse ficar em casa.

Naquele dia, minha renda caiu para zero. A sensação tenebrosa de não ter uma remuneração estável foi uma das experiências mais tenebrosas pelas quais passei. O pior de tudo, não saberia quanto tempo levaria para que eu voltasse a ter uma renda estável. Poderia levar anos.

No momento em que pedi demissão eu soube qual era o motivo real que fazia as pessoas não se tornarem empreendedoras. É o medo de ficar sem nenhum dinheiro, não ter garantia de renda, não ter salário fixo. Pouquíssimas pessoas podem continuar vivendo por um longo período sem dinheiro. Os empreendedores são diferentes e uma dessas diferenças é a capacidade de continuar ativo de forma sã e inteligente sem estar ganhando dinheiro.

Naquele mesmo dia, minhas despesas aumentaram. Como empreendedor, tive que alugar um escritório, pagar por uma vaga no estacionamento e um armazém; comprar uma mesa e um luminária; alugar um telefone; e pagar despesas de viagens, hospedagem, táxis, refeições, caneta, papel e até mesmo o cafezinho na hora do expediente.

Também tive que contratar uma secretária, um contador, um advogado, um corretor de seguros e até uma pessoa para cuidar da limpeza e da manutenção do escritório. Todas essas despesas eram antes pagas pelo meu empregador. Comecei a perceber o quão caro era me contratar como empregado. Comecei

a perceber que o custo de um funcionário é bem maior que o valor no contracheque.

O dia que oficialmente deixei a empresa

Eu estava em San Juan, Porto Rico. Era junho de 1978. Eu estava em Porto Rico porque estava participando de um evento da Xerox Corporation para homenagear os profissionais com melhor desempenho. Estavam lá pessoas do mundo todo.

Foi um grande evento, um evento de gala que jamais esquecerei. Eu não podia acreditar no tanto de dinheiro que a Xerox estava gastando só em reconhecimento dos melhores vendedores da empresa. Mas, apesar de ser uma celebração, eu estava passando por um péssimo momento. Nos três dias do evento, tudo o que eu conseguia pensar era em largar o emprego, o salário fixo, a segurança da empresa. Eu percebi que quando a festa acabasse, eu estaria por minha conta. Eu não voltaria para o escritório em Honolulu da Xerox.

Quando deixamos San Juan, nosso avião passou por um tipo de emergência. Quando estávamos prestes a pousar em Miami, o piloto nos orientou para protegermos nossas cabeças e nos prepararmos para um possível acidente.

Eu já estava me sentindo mal o suficiente por esse ser meu primeiro dia como empreendedor, mas, além disso, ainda tinha que me preparar para morrer? O meu primeiro dia como empreendedor não estava começando muito bem.

Obviamente o avião não caiu e voei para Chicago, onde faria uma apresentação de vendas sobre a minha linha de carteiras de nylon para surfistas. Cheguei atrasado ao icônico prédio Mercantile Mart no centro de Chicago devido a problemas nos voos e o cliente que eu deveria encontrar, um comprador de uma grande rede de departamentos, já tinha ido embora. Mais uma vez, pensei comigo: “Esse não é um bom jeito de começar minha nova carreira como empreendedor. Se eu não fechar essa venda, a empresa não terá receita, eu não vou ter salário e não vai ter comida para colocar na mesa.

“Como eu gosto de comer, a ideia de não ter comida foi a que mais me incomodou.

Empreendedor x Empregado

“As pessoas nascem empreendedoras ou elas são treinadas para se tornarem empreendedoras?” Quando perguntei ao meu pai rico sua opinião a respeito desse antigo dilema, ele disse: “Não faz sentido perguntar se as pessoas nascem empreendedoras ou treinam para isso. Seria como perguntar se as pessoas nascem empregados ou são treinadas para ser empregados?” E ele foi além: “As pessoas podem ser treinadas. Elas podem ser treinadas para ser tanto empregados como empreendedores. O motivo que faz com que existam mais empregados é simplesmente porque as nossas escolas treinam os jovens para se tornarem empregados. É por isso que tantos pais dizem a seus filhos ‘estude e consiga um bom emprego’. Ainda não ouvi nenhum pai dizer ‘estude, assim você pode se tornar um empreendedor'”.

Os empreendedores estão sempre procurando por oportunidades independentemente de terem ou não muitos recursos. Já as pessoas com perfil de funcionário focam nos recursos que têm ou não têm, e é por isso que muitas dizem: “Como posso começar um negócio? Eu não tenho dinheiro.” Um empreendedor diria: “Feche o negócio e então nós vamos conseguir o dinheiro”. Essa diferença de mentalidade é uma diferença muito grande entre um empregado e um empreendedor.

Empregados querem um emprego seguro com uma empresa sólida, um salário fixo e a oportunidade de ser promovido —a chance de galgar a escada corporativa. Muito empregados se importam mais com uma promoção e o título do cargo que ocupam do que com dinheiro. Meu pai pobre era assim. Ele amava o seu cargo de Superintendente de Educação Pública, apesar de o salário não ser muito alto. Os empreendedores não querem galgar a escada corporativa. Querem ser donos da própria escada corporativa. Um empreendedor não é guiado por salário, mas pelos resultados da equipe. Além disso, como afirma o psicólogo Howard Stevenson, muitos empreendedores começam um negócio porque têm valores muito fortes que são mais importantes do que a simples segurança de um emprego e de um salário fixo. Para muitos empreendedores, seus valores são mais importantes do que dinheiro. Têm paixão pelo seu trabalho, sua missão e amam o que fazem. Meu pai rico dizia: “Muitos empregados são apaixonados pelo seu trabalho apenas enquanto tiverem um salário”.

As características de um empreendedor

Você pode observar que os agricultores, possivelmente os primeiros empreendedores que surgiram, tiveram que desenvolver a maioria dessas características para sobreviver. Muitos tiveram que plantar na primavera para poder colher no outono. A maioria teve que rezar para que o clima fosse favorável e que as pestes, doenças e insetos deixassem o suficiente para que suas famílias pudessem sobreviver ao longo e tenebroso inverno. Meu pai rico dizia: “Se você tiver a mentalidade e a resistência de um agricultor, você será um grande empreendedor”

Mentalidade de liberdade em vez de
segurança                                                                                             * Capacidade de continuar trabalhando sem dinheiro                                     ·Capacidade de continuar trabalhando sem segurança                               ·Foco em oportunidade ao invés de nos recursos                                                ·Diferentes estilos de gestão para gerenciar pessoas diferentes                       ·Capacidade de gerenciar pessoas e recursos sobre os quais não tem controle                                                                                                              ·Foco em equipe e valor ao invés de pagamento e promoção                                                                                                      ·Contínuo aprendiz —não para de aprender nunca                              ·Educação generalista, não especializada                                               ·Coragem de ser responsável por todo negócio

Se tornar um empreendedor começa com uma mudança de filosofia. Naquele dia em Porto Rico em que deixei a Xerox Corporation, minha filosofia deixou de ser a do meu pai pobre para ser a filosofia do meu pai rico.

Se você se encontra em uma situação em que as chances de sucesso são majoritariamente contrárias e a única alternativa que tem é resolver os problemas por conta própria, você vai se surpreender em descobrir as várias características de empreendedor que na verdade você possui.

O cerne da Startup Valeon é o empreendedorismo e acreditamos que é o modo mais correto para atingirmos os nossos objetivos. Contamos com os nossos parceiros empreendedores do vale do aço para juntos vencermos essa batalha do coronavírus. Temos também a mentalidade e a resistência de um agricultor para levarmos adiante os nossos planos.

VOCÊ CONHECE A VALEON

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A Valeon possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A Valeon já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A Valeon além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a Valeon é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Site: https://valedoacoonline.com.br/ou App Android valeonContatos: (31) 98428-0590 / (31) 99265-639

Nenhum comentário:

Postar um comentário