segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CONSELHOS PARA NÃO SER DEMITIDO

 

Mauro Condé

03 coisas que você precisa saber para ter menos riscos de ser demitido:


“Primeiro coloque a flecha. Depois peça que desenhem o alvo.” A Frase inspiradora do dia – de Bill Gates



Meu objetivo com este artigo é compartilhar dicas sobre como você pode se destacar para aumentar suas chances de não figurar na lista dos candidatos a demissão e sim na lista dos candidatos a promoção :

1.Destaque-se tecnicamente

Trabalhe para se transformar em herói naquilo que você faz – procure entregar grandes resultados gerando alto impacto e alto retorno com o menor esforço possível.

Entregar o que seus chefes te pedem, não é nada mais nada menos que fazer aquilo que lhe foi atribuído.

Surpreender os seus chefes, entregando algo bem além do que eles esperam ou melhor, entregando aquilo que eles não esperam, contará muitos pontos a seu favor e jamais será esquecido.

Procure se manter sempre na tela do radar das oportunidades – participe de cada reunião, principalmente com níveis hierárquicos superiores, como se fosse um entrevista.


2.Destaque-se politicamente

Seja ousado, corra riscos, assuma trabalhos difíceis, mas ao mesmo tempo evite que seu chefe desperdice o capital político e o prestígio dele atuando como seu advogado de defesa perante outros chefes, pares, colaboradores e clientes por ações que mais subtraem do que somam ao seu currículo.

Seja um bom político corporativo – desenvolva bom relacionamento com todas as pessoas com quem se relaciona.

Vá sempre na bola, nunca na canela de seus colegas de trabalho. Ataque o problema, não as pessoas.

Faça as pessoas se sentirem bem sempre por trabalharem com você. O mundo dá muitas voltas e você nunca sabe o dia de amanhã.


3.Destaque-se socialmente

Faça networking:

Crie uma lista e uma rede de contatos com pessoas importantes, que podem te ajudar pessoal e profissionalmente.

Mas lembre-se que networking é arte de se relacionar com as pessoas certas e colaborando para que elas se transformem em pessoas melhores ainda por terem contato com você – o futuro te recompensará pelo seu gesto de ajudar os outros a conquistarem o que eles querem através da sua ajuda.

Tenha mentores:

Mentor é aquela pessoa especial e de destaque que você conhece e admira e que sabe algo que você não sabe e que pode te ajudar te transferindo parte da sua experiência e da sua sabedoria.

Seja um campeão, seja promovido!

E por fim, pratique o gesto mais comum a todas as pessoas de sucesso da história:


Leia muito! Leia Mais ! Leia Melhor!


Eu desejo que você faça um ótimo dia !


Para encerrar este post com o objetivo de te inspirar ainda mais, deixo você na companhia de três obras de arte  :

  • Uma pintura = um dos mais belos quadros do grande pintor russo Kandinsky, um dos gênios da arte abstrata, cujas obras inspiram múltiplas interpretações e cujos títulos quase não revelavam os seus conteúdos. Kandinsky é um bom exemplo do profissional tema deste post.
  • Aprecie a pintura de Kandinsky :

2-Literária – leia o livro :

O MBA DA VIDA REAL

Nesse resumo você vai encontrar:

1) Sobre o livro

2) Sobre o autor

3) Esse livro é indicado para quem?

4) Ideias principais do livro

5) Overview

6) O que outros autores dizem?

Por que algumas organizações conseguem obter resultados e outras não? Será que todos os gestores possuem uma vida profissional que está lhes dando o propósito e o impacto desejados? Estas perguntas são o ponto central do estudo feito pelos autores, Jack Welch e Suzy Welch, no livro “O MBA da Vida Real”.

Segundo pesquisas, mais de 70% da população brasileira gostaria de fazer algo diferente do que realiza hoje.

Uma das explicações é que muitas pessoas tomam atitudes baseadas em salários e não consideram o seu propósito, fazendo com que seus rendimentos sejam minimizados e não tragam bons resultados aos negócios.

Agora, se você deseja descobrir o seu propósito, suas paixões, e fazer com que tenha conquistas nos negócios, venha conosco!

Sobre o livro “O MBA da Vida Real”

Publicado em 2014, originalmente em inglês (“The Real-Life MBA”), o livro “O MBA da Vida Real”, dos autores Jack Welch e Suzy Welch, busca apresentar um manual completo para construir uma equipe, crescer em sua carreira e ganhar o “jogo”.

Dividida em três partes, a obra apresenta o contexto atual dos negócios em várias visões. Relata bem como se tornar um grande líder, e ajuda a seguir uma direção na sua vida e carreira, objetivando o sucesso na organização.

Além disso, o livro conta com grandes exemplos de pessoas que fizeram mudanças extraordinárias em suas carreiras.

Sobre os autores Jack Welch e Suzy Welch

Jack Welch atuou como CEO da General Eletric (GE) por 21 anos. Durante esse tempo, aplicou suas técnicas gerenciais inovadoras, que posteriormente se tornaram conhecidas em todo o mundo, fazendo com que transformasse a GE em uma das mais admiradas e bem-sucedidas organizações.

Desde 2001, quando se aposentou, atua como conferencista. Nessa jornada, Welch já falou para mais de 250 mil pessoas.

Suzy Welch é escritora, jornalista e esposa de Jack. Além disso, escreveu com o marido o best-seller “Paixão por Vencer”.

Esse livro é indicado para quem?

O livro, “O MBA da Vida Real”, é ideal para você que deseja seguir uma trajetória semelhante a de Welch, trilhando um caminho de liderança e sucesso.

O conteúdo também pode ser um guia, se você está cansado de trabalhar com o que não gosta, e deseja ter conselhos profissionais capazes de gerarem grandes impactos positivos nas organizações.

Ideias principais do livro “O MBA da Vida Real”

  • “Dar voz às pessoas é o mesmo que lhes dar dignidade?”;
  • “A confiança é um músculo fortalecido pelo exercício diário”;
  • “Trate todos ao seu redor como um mentor”;
  • “Por que você não deve se aposentar, mas se reinventar?”;
  • “O negócio é o melhor esporte coletivo?”;
  • “Seja generoso! Recompense aqueles com desempenho acima da média”;
  • “Exerça uma liderança baseada na verdade e confiança”;
  • “Para contratar alguém, tem que estar claro quais habilidades a organização precisa”;
  • “O que é melhor: procurar o culpado ou resolver o problema?”.

Overview: O jogo e a equipe

Alinhamento

Um time bem alinhado, e com um objetivo em comum, provavelmente alcançará o sucesso. Para isso, é necessário possuir uma visão clara e inspiradora, fazendo com que esse alinhamento seja o insumo para o crescimento.

Todos os gestores e líderes sabem o quão difícil é colocar a missão e os valores em prática. Para isso, os autores, Jack Welch e Suzy Welch, dizem que é crucial deixar definido quais ações são gratificantes e quais são inaceitáveis.

Dessa forma, é possível fazer com que haja bonificações aos mais empenhados, mas também demissões aos que não atendem as expectativas.

Além disso, é primordial acompanhar frequentemente os funcionários, defendendo-os, escutando-os e fazendo avaliações de desempenho regularmente.

Conforme explicado no livro “O MBA da Vida Real”, isso fará com que o funcionário entenda o motivo de sua demissão caso isso ocorra, ou, então, que ele levante pontos em que possa melhorar.

Liderança

No momento das contrações, escolha pessoas que possuem integridade, motivação pessoal e empatia. E evite aqueles que sejam arrogantes e tenham excesso de autoconfiança.

Após a contratação, é o momento da retenção. Você deve proporcionar felicidade para os seus funcionários, mas como fazer isso?

Simples, os autores Jack Welch e Suzy Welch dizem que pode ser por meio de uma remuneração justa, promoções por reconhecimento e liberdade de expor ideias.

Caso não tenha momento presencial, faça uso das tecnologias para se manter conectado aos funcionários.

Além disso, a liderança tem que ser baseada em dois pilares, a confiança e verdade.

Crescimento

Em todos os negócios, sempre vão existir aqueles momentos difíceis, mas algumas dessas situações podem ser previstas.

O primeiro ponto é que você deve aceitar a situação atual e o acidente, e pensar em maneiras de refazer a estratégia.

Não fique procurando um culpado ou algo do tipo, é hora de solucionar o problema, e até mesmo promover os melhores funcionários, fazendo com que eles saiam da zona de conforto e alinhem suas estratégias.

Quando os recursos são escassos para o crescimento, os autores Jack Welch e Suzy Welch sugerem em seu livro, “O MBA da Vida Real”, que utilizemos a inovação.

Para inovar, não é preciso de tecnologia e investimentos. Se você pode otimizar a forma de trabalho economizando tempo e recursos, já é uma inovação!

Financeiro

A área financeira e administração em si é recheada de termos técnicos e números, e isso pode gerar muita confusão. Dessa forma, Jack e Suzy Welch separaram os pontos que devemos analisar frequentemente para garantir o sucesso da organização; são eles:

  • “Verifique mensalmente os setores que demandam contratações e a sua real necessidade”;
  • “Faça avaliações de desempenho dos funcionários, avalie o comprometimento e se todos estão alinhados com os valores da empresa”;
  • “Avalie a satisfação dos seus clientes, você pode optar pela ferramenta NPS”;
  • “Tenha um relatório de fluxo de caixa para identificar a quantidade de dinheiro que entra e sai”;
  • “O planejamento do marketing deve passar por uma avaliação do setor financeiro e analisar os riscos. Leve em consideração a constante evolução tecnológica, e opte por ser mais criativo e próximo aos clientes”.

Tempos de Crise

O momento de crise uma hora vai chegar, e você deve estar preparado para enfrentá-lo. Então, siga as práticas sugeridas no livro “O MBA da Vida Real”:

  • “Utilize diferentes formas de comunicação para popularizar a cultura da empresa”;
  • “Não tenha medo de tomar decisões drásticas como as demissões de funcionários que não apresentam resultados”;
  • “Exceda as expectativas instauradas em você, ofereça sempre mais”;
  • “Conquiste seguidores para te apoiarem na jornada do caminho mais difícil”;
  • “Não participe de grupos de fofocas e críticas profissionais”;
  • “Seja gentil e incentivador”;
  • “Caso seja demitido, enfrente isso como uma nova etapa, responsável por adicionar novas experiências e conhecimentos”;
  • “Acredite e espere que essa turbulência vai passar, mas faça sua parte”.

Overview: Você

Todos sonham em trabalhar no que realmente gostam e conciliar o prazer com o trabalho. Segundo os autores Jack Welch e Suzy Welch, muitas pessoas têm largado a carreira em grandes empresas para fazer o que amam.

Nesta parte, é apresentado o teste ADD (área de destino), onde é realizado o direcionamento entre sua habilidade e felicidade, ou seja, é identificado o que você gosta muito de fazer e também tem habilidade.

Para que sua carreira não fique estagnada, o livro, “O MBA da Vida Real”, apresenta alguns pontos que têm grande destaque e te levam ao sucesso:

  • “Não se contente em apresentar bons resultados”;
  • “Ofereça-se para fazer o trabalho duro”;
  • “Conquiste seguidores da maneira mais difícil”;
  • “Mantenha-se atualizado em relação à tecnologia”;
  • “Entenda a importância de ter mentores”;
  • “Ame todas as pessoas”.

Independentemente de qual for a sua posição agora, sempre é hora de se reinventar. Preparado?

O que outros autores dizem a respeito?

O autor de “Traction, Gino Wickman, explora como os empreendedores de sucesso possuem uma visão atrativa e bem definida para o seu negócio. Além disso, eles sabem como comunicar essa mensagem aos colaboradores.

A partir daí, é criada uma diretriz a ser seguida por todos dentro da organização, utilizada sempre para desenvolver as soluções e guiar as ações estratégicas.

Quando se trata de demissões, Ben Horowitz, autor de “O Lado Difícil Das Situações Difíceis”, sugere que se você precisar cortar o pessoal, comece as demissões o mais rápido possível depois de decidir fazê-las, pois a notícia de vazamento de demissões pode causar problemas adicionais e ainda maiores.

Outro conselho é: faça com que os gerentes entreguem as notícias ao seu próprio pessoal, nunca o terceirize para os recursos humanos.

Aprofundando na questão de como motivar equipes e desenvolver a liderança, o livro “Comece pelo Porquê” é ótimo para quem almeja inspirar outras pessoas e obter sucesso no trabalho. Nessa jornada, o autor Simon Sinek destaca a importância de saber o seu “porquê”, ou seja, o seu propósito e sua missão final.

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

Como você pôde perceber, cada ponto das overviews já propõem uma maneira prática de aplicação. Comece escolhendo as que vão ter maior aplicação na sua rotina, ou que façam mais sentido para o seu negócio.

No livro “O MBA da Vida Real”, fica evidente a importância de você fazer o que gosta e possui habilidade, pois isso te leva para uma vida feliz, bem-sucedida e satisfatória.

Ouça a música : Lua – Mayra Andrade

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