Dia das Mães: um oásis no
meio do deserto
Ricardo Rodrigues
Depois das festas de
confraternização do fim do ano, o Dia das Mães é, sem dúvida, a melhor data
para o setor de alimentação fora do lar. Todos os anos os restaurantes
desenvolvem uma grande logística para aumentar as vendas: promoções, cardápios
atrativos e até contratação de mão de obra extra são necessários em alguns
casos. Tudo isso para atender a demanda exponencial da época.
Este ano, porém,
teremos um segundo domingo de maio atípico. Os filhos vão manter a tradição de
oferecer um almoço mais elaborado para as suas mães, mas em casa. Mesmo que
bares e restaurantes não estejam de portas abertas, estamos com a expectativa
de que a data será [sim] um dos melhores dias do ano para as nossas vendas
desde que foi decretada a necessidade de quarentena. E essa não é uma afirmação
apenas minha, mas sim de muitos dos associados da ABRASEL, que também se
alimentam desse otimismo. Obviamente que esse cenário positivo aparece no
horizonte apenas para quem opera com o serviço de delivery.
Por isso como essa
tradicional celebração chega para ser um oásis no meio do deserto que
atravessamos, vale muito a pena recorrer a algumas estratégias para que você,
empresário, incremente suas vendas neste fim de semana.
A primeira delas é
ter a certeza de quem não é visto, certamente não será lembrado. Use as redes sociais
do seu estabelecimento para contar que seu delivery está ativo. Dessa forma
você consegue antecipar os pedidos de domingo, hoje e na véspera do Dia das
Mães.
Outra dica é
trabalhar, se possível, com preços atrativos. É claro que neste momento de crise,
promoções mirabolantes são inviáveis. Mas isso não significa que você não possa
oferecer um cardápio que caiba no bolso do seu cliente sem pesar nos seus
custos.
Por falar em
cardápio, quanto mais personalizado ele for, mais chances você terá de conquistar
o consumidor. Lembre-se que o Dia das Mães é, sobretudo, uma data tão ou mais
afetiva quanto o Natal. Sendo assim, oferecer alguns mimos simples, capazes de
gerar o encantamento, podem trazer ótimos resultados. Não precisa inventar a
roda para vender, mas sim entender que, neste momento, as pessoas, de modo
geral, também estão carentes de um afago.
Por fim, deixo aqui
um último, mas importante recado: muito cuidado a todos que irão comemorar a
data com suas mães, principalmente aquelas mais idosas. Por segurança, vale
evitar o beijo e o abraço neste momento de distanciamento social. Deixe essas
demonstrações para quando a pandemia de coronavírus acabar. Logo, poderemos
enchê-las com os afetos que tanto fazem parte da nossa vida.
Ricardo Rodrigues –
Presidente ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira

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