sábado, 23 de dezembro de 2017

ONU IMPÕE NOVAS SANÇÕES COMERCIAIS CONTRA A COREIA DO NORTE



ONU impõe novas sanções contra a Coreia do Norte

Estadão Conteúdo






O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou por unanimidade reduzir a quantidade de petróleo bruto e refinado que a Coreia do Norte pode importar, um duro golpe em resposta ao mais recente lançamento de mísseis balísticos intercontinentais do país, ocorrido em 29 de novembro.

 
Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, durante votação das novas sanções

A medida restringe cerca de 90% da importação de petróleo por Pyongyang, matéria-prima que, segundo a ONU, é vital para os programas militar e nuclear norte-coreanos. Com a resolução, a Coreia do Norte poderá importar até 4 milhões de barris ao ano e terá seu acesso a derivados como diesel e querosene limitado a 500 mil barris ao ano.

A resolução do Conselho de Segurança também exige que os países expulsem os norte-coreanos que trabalham em seu território num prazo de 24 meses e demanda a apreensão de navios que estejam contrabandeando mercadorias para a Coreia do Norte. Os EUA recentemente identificaram dez navios que estariam ajudando a Coreia do Norte a driblar as sanções.

Os Estados-membros da ONU são obrigados a informar trimestralmente ao Comitê de Sanções do órgão a quantidade de petróleo bruto fornecido à Coreia do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVER NO LULA NÃO CONCORDA COM AS REDES SOCIAIS LIVRES DE CENSURA

  Brasil e Mundo ...