sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O PALCO E A PLATEIA ESTAVAM PREPARADOS PARA O TEATRO DE LULA



Indignado, Lula cobra provas do MPF

Flávia Ivo 





VOZ EMBARGADA – “Só Deus pode me fazer parar de luta pelo que acredito. Tenho uma razão e motivação, e quando se tem isso, não tem tempo pra canseira”, afirmou Lula

Aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, denunciado pela “Lava Jato” na última quarta-feira por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica, discursou com tranquilidade, emocionado e até foi às lágrimas, nesta quinta-feira, em evento organizado pelo PT em São Paulo.

Rodeado por muitos militantes e lideranças do Partido dos Trabalhadores, o petista afirmou ser vítima de perseguição “pelas coisas boas que fez pelo país” e que a denúncia apresentada pelos procuradores Ministério Público Federal (MPF) à Justiça foi um show de fogos de artifício.

“Não conheço pessoalmente os ‘meninos’ que fizeram o espetáculo de pirotecnia. Mas pela educação que eu tive de berço, eu respeitaria mais a família deles do que eles respeitaram a minha”, declarou Lula referindo-se à denúncia do MPF feita contra a esposa dele, Marisa Letícia.

Mentira

O ex-presidente negou que seja dono do apartamento citado pelos procuradores e ressaltou ser vítima de uma mentira. “Me dedicaram um apartamento que não tenho, me dedicaram uma chácara que não é minha, me dedicaram até a ser comandante (do esquema de corrupção na Petrobras). ‘Não tenho prova, mas tenho convicção’ (em referência a comentário dos procuradores durante detalhamento da denúncia) de que quem mentiu está em uma enrascada. Não vou perder sono por causa disso. Quem vai perder o sono é quem achaque eu perderei o sono. A história mal começou. E eu ainda vou viver muito”, disse.

Lágrimas

Lula usou boa parte do tempo do discurso tecendo críticas aos procuradores do MPF. O petista atribuiu as graves acusações de corrupção contra ele à vontade das “elites” de acabar com sua vida política. “Estou falando como um cidadão indignado”, declarou.

Às lágrimas, o ex-presidente reafirmou estar à disposição da Justiça. “Em respeito à lei, vou prestar quantos depoimentos forem necessários. Se tem uma coisa que eles têm que aprender é que eles não estão habituados com o cidadão, que a única coisa que tenho orgulho é que conquistei o direito de andar de cabeça erguida. Provem uma corrupção minha e eu irei a pé para ser preso”, desafiou.

Convictos

De acordo a denúncia, o ex-presidente era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na ‘Lava Jato’”. Em resposta, Lula disse não ter ficado zangado, mas questiona o motivo da acusação sem provas.

“Por que se convoca a coletiva e se diz ‘não tenho prova, mas tenho convicção’? Não posso dizer qual é a convicção que eu tenho deles. Eles tinham a prova do avião em referência ao helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT), apreendido em 2013, com cocaína, eles viram a cocaína, tinham a prova, mas eles não tinham convicção”, acrescentou, sendo aplaudido pelo público que acompanhava o discurso.

Líderes do PSDB evitam ataques duros a petista

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves, os dois principais líderes do PSDB, não comentaram as acusações do Ministério Público Federal (MPF) nem as respostas do petista.

FHC afirmou ver com cautela as acusações do MPF. Para ele, é necessário aguardar a decisão da Justiça. “Sou uma pessoa cautelosa. Preciso saber o que o Judiciário diz. Há o processo de provas para ver o que é errado”, destacou o tucano, após encontro com o candidato do partido à Prefeitura do Rio, Carlos Roberto Osório.

O ex-presidente não comentou as declarações de Lula, para quem a denúncia é uma forma de tirá-lo das eleições presidenciais de 2018. “O presidente Lula passa por um momento difícil. O que ele diz não vou contestar. Não cabe a mim ficar fazendo comentário sobre o que ele disse ou deixou de dizer. É o momento de ele estar desabafando”, observou o ex-presidente tucano.

Aécio seguiu linha semelhante a de FHC, mas fez críticas sobre o tom político da resposta do petista. “Com a [EX-]presidente Dilma foi a mesma coisa. Não há mea culpa, reconhecimento de que cometeram equívocos graves, ilegalidades. A resposta acaba caminhando para o jogo político. É natural, mas é pouco relevante nessa hora”, disse.

Frase sobre provas e convicção não foi dita como divulgado

A frase atribuída a um procurador da Operação “Lava Jato” –“Não temos prova, mas temos convicção” – que se espalhou pela internet e virou até argumento de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi dita como tem sido divulgado.

Na entrevista coletiva que anunciou a denúncia contra Lula, na quarta-feira, dois procuradores afirmaram, em momentos diferentes, que “não temos prova cabal” e que havia “convicção” sobre o papel do petista no esquema de corrupção na Petrobras. As duas afirmações, porém, não foram ditas na sequência, e nem por um único procurador.

A frase que gerou mais polêmica é do procurador da República Roberson Pozzobon, que, ao explicar a acusação de corrupção contra Lula no tríplex do Guarujá, declarou: “Não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário, no papel, do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário é uma forma de ocultação”.

Termo

Em pelo menos outros dois momentos, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, disse que as provas coletadas até ali davam “convicção” sobre o papel central de Lula no esquema da Petrobras.

“Provas são pedaços da realidade, que geram convicção sobre um determinado fato ou hipótese. Todas essas informações, como num quebra-cabeça, permitem formar a figura de Lula no comando do esquema criminoso identificado na ‘Lava Jato’”, afirmou Dallagnol.

No final da entrevista, o procurador voltou a usar o termo. “Dentro das evidências que nós coletamos, a nossa convicção, com base em tudo o que nós expusemos, é que Lula continuou tendo proeminência no esquema e continuou sendo líder desse esquema mesmo depois de ter saído do governo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORAÇÃO PROFÉTICA DE UM PASTOR DOS EUA

  Brasil e Mundo ...