terça-feira, 20 de outubro de 2015

EMPREENDEDORISMO 7



EMPREENDEDORISMO 7

TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI  – DE ROBERT T. KIYOSAKI




Riqueza não é a mesma coisa que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda; a riqueza é medida em tempo.

Uma das razões centrais para eu escrever este livro é a certeza de que você compreenda a diferença crucial entre dinheiro e riqueza. Por que o típico ganhador de loteria quebra em três anos após ganhar seus milhões? Porque, quando ganharam o prêmio inesperado em dinheiro, eles não tinham o conceito de riqueza.
Riqueza não é o mesmo que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda. A riqueza é medida em tempo. Se tudo o que tenho em meu nome é $1 mil na poupança e na conta corrente combinadas, e minhas despesas diárias são de $100, então minha riqueza é igual a 10 dias. A riqueza é a capacidade de sobreviver certo número dias à frente. Pergunte a si mesmo: “Se eu parar de trabalhar hoje, quanto tempo poderei sobreviver financeiramente?” Sua resposta é igual à sua riqueza neste momento.
Na verdade, vamos aprofundar essa definição. A riqueza é medida pela variedade de sua experiência de vida hoje mais o número de dias futuros em que você terá a capacidade de continuar vivendo com esse nível de experiência. Uma razão para que os ricos fiquem cada vez mais ricos é que eles trabalham por um tipo diferente de dinheiro. Eles não trabalham para gerar renda; trabalham para construir riqueza. Há uma vasta diferença entre as duas coisas.
Um dos valores mais profundos do marketing de rede – um que a maioria das pessoas que olham para esse tipo de negócio não entende muito bem – é que é um motor de criação de riqueza pessoal.
Uma empresa tradicional pode reinvestir construindo um novo armazém, gastando dinheiro em publicidade nacional, desenvolvendo novas linhas de produtos ou comprando novos canais de distribuição. Mas no marketing de redes você não tem essas despesas: a empresa de marketing de rede em si faz esse tipo de investimento para você. Como você reinveste em seu negócio, então? Certamente, há lugares em que você pode investir algum dinheiro sabiamente: em treinamento e educação consigo, em viagens para apoiar sua crescente rede em outras cidades, em ferramentas promocionais e educacionais e recursos para ajudar a nutrir o negócio.
Na maior parte do tempo, porém, o marketing de rede é um negócio cujo maior investimento de capital não é seu dinheiro, mas seu tempo e esforço. O que significa que a maior parte de sua renda se torna disponível para você alimentar o processo sério de construção de sua riqueza. Mas repare: eu disse “construir sua riqueza”, e não “desperdiçar sua riqueza”! Não cometa o erro que tenho visto as pessoas cometerem: começar a gastar o dinheiro de sua nova comissão em um carro maior, uma casa maior, um estilo mais luxuoso de vida. Não abuse da renda de seu novo negócio. Trate-a com o respeito que merece. Invista.
Uma das coisas mais valiosas sobre as empresas de marketing de rede é o fato de enfatizarem a importância de você perseguir seus sonhos. Repare: eu não disse “a importância de ter sonhos”. Elas não querem apenas que você tenha sonhos; querem que você vivencie esses sonhos.
Além do mais, elas o encorajam a sonhar grande. Uma das coisas mais legais que me aconteceram quando comecei a me interessar por marketing de rede foi que me peguei tendo sonhos ainda maiores do que já tinha.
As empresas tradicionais muitas vezes não estão muito a fim de que você tenha grandes sonhos. Elas funcionam melhor se você tiver sonhos modestos: um período breve de férias de verão, um hobby que você goste, um bom jogo de futebol em um domingo à tarde. Esse tipo de coisa.
Não estou dizendo que há qualquer coisa de errado em ter sonhos modestos. Tudo que estou dizendo é que essa é uma vida modesta.
Crescendo, muitas vezes ouvi meus pais usarem a seguinte frase: “Não podemos nos dar esse luxo.” Meu Pai Rico, no entanto, proibiu seu filho e a mim de dizer essas palavras; em vez disso, insistiu que nos perguntássemos: “Como posso pagar por isso?”
Embora a diferença entre essas declarações possa parecer pequena, é algo bem relevante. Essa pequena mudança na forma de pensar, multiplicada pelas experiências, percepções e decisões da vida, o levará para um lugar que se
encontra a milhões de quilômetros de distância de onde você teria desembarcado sem essa mudança.
Quando você faz dessa pergunta um hábito: “Como posso pagar por isso?”,
treina a si mesmo para ter sonhos cada vez maiores, e não só para ter esses
sonhos, mas também para acreditar que pode torná-los realidade. Por outro
lado, dizer “não posso pagar por isso” faz seus sonhos desaparecerem como 
uma toalha molhada em uma chama de vela. Já existem muitas outras pessoas no mundo que tentam sufocar seus sonhos, sem que você esteja adicionando sua voz a essa mistura! Ah, eles não têm a intenção, talvez, mas, bem-intencionados ou não, suas palavras são mortais.
“Você não pode fazer isso.”
“Isso é muito arriscado. Você tem ideia de quantos já falharam tentando fazer isso?”
“Não seja tolo. Aonde você quer chegar com essas ideias?”
“Se é uma ideia tão boa assim, por que, até agora, ninguém fez isso?”
“Ah, tentei isso anos atrás. Deixe-me contar por que não vai funcionar.”
Essas são palavras “matadoras de sonhos” e notei algo interessante sobre as pessoas que as dizem: são, quase sempre, pessoas que já desistiram dos próprios sonhos.
O importante é esforçar-se, aprender e dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal de ser capaz de ter uma mansão – e, claro, a pessoa que você se torna no processo.
Quando Kim e eu estávamos sem dinheiro, dissemos um ao outro que, quando tivéssemos conseguido mais $1 milhão, compraríamos uma mansão.
Compramos e amamos estar em casa, mas a casa em si não foi importante para nós, nem mesmo ser capaz de pagar por ela. O importante foi o que nos tornamos nesse processo.
Esforçar-se, aprender e dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal de pagar pela mansão – e o que você se torna no processo –, isso, sim, é o que importa.
“As pessoas que têm sonhos medíocres”, o Pai Rico me disse, “continuam a ter vidas medíocres”.
Todo mundo tem sonhos, mas nem todos sonham da mesma maneira. O Pai Rico me ensinou que existem cinco tipos de sonhadores:
         Aqueles que sonham com o passado.
         Aqueles que sonham pequeno.
         Aqueles que alcançam um sonho e, então, vivem entediados.
         Aqueles que sonham grande, mas, sem um plano sobre a forma de atingir seus sonhos, acabam sem nada.
         Aqueles que sonham grande, alcançam esses sonhos e passam a sonhar ainda mais alto!
Aqueles que sonham com o passado
Estas são as pessoas que acreditam que suas maiores conquistas já se foram. Elas vão deliciá-lo com histórias de seus dias de faculdade, seus dias de exército, seus dias de popularidade na escola, sua vida na fazenda onde cresceram, mas tente envolvê-las em uma conversa sobre o futuro, e elas apenas abanarão a cabeça e dirão: “Ah, o mundo está de pernas para o ar!” Uma pessoa que sonha com o passado é alguém cuja vida acabou. Elas podem não estar mortas, mas não estão mais verdadeiramente vivas, e a única maneira de voltar para a vida é reacendendo um sonho.

Aqueles que sonham pequeno
Algumas pessoas se limitam a ter apenas sonhos pequenos, porque essa é forma de se sentirem confiantes de que poderão alcançá-los. O irônico é que, mesmo sabendo que podem realizar seus pequenos sonhos, nunca tentam.
Por que não? Quem pode saber? Talvez porque saibam que, se alcançá-los, não teriam razão para viver – a menos que, em seguida, se desafiassem a sonhar mais alto. Em outras palavras, elas preferem viver mediocremente a enfrentar os riscos e a emoção de viver com grandeza. Mais tarde, na vida, você vai ouvi-las dizer: “Sabe? Eu deveria ter feito isso anos atrás, mas nunca cheguei a fazê-lo.”
Certa vez, perguntei a um homem: “Se você tivesse todo o dinheiro do mundo, para onde viajaria?” Ele respondeu: “Eu voaria para a Califórnia, para visitar minha irmã. Não a vejo há 14 anos e adoraria revê-la, antes que seus filhos ficassem mais velhos. Essas seriam as férias de meus sonhos.” Na época, a viagem custava cerca de $500. Eu observei isso e perguntei por que ele ainda não havia feito a viagem. Ele me disse: “Ah, eu vou, estou muito ocupado no momento.” Em outras palavras, essa era a “viagem dos sonhos”, e ele preferia continuar sonhando a realmente acordar e viajar.
Pai Rico me disse que esses são frequentemente os sonhadores mais perigosos. “Eles vivem como as tartarugas”, disse ele, “escondidos, silenciosa e confortavelmente, nas próprias casas. Se você bater no casco e espreitar, eles podem estocar e mordê-lo”. A lição: deixe os sonhos de tartaruga adormecidos. A maioria não vai a lugar algum e é assim que deve ser.
Aqueles que alcançam um sonho e, então, se entediam
Certa vez, um amigo meu me disse: “Vinte anos atrás, eu sonhava em me tornar médico. Então, consegui. E gosto de ser médico, mas agora estou entediado com a vida. Alguma coisa está me faltando.”O tédio geralmente é um sinal de que é hora de ter um novo sonho. Pai Rico me disse: “Há muitas pessoas que trabalham em profissões com que sonhavam quando estavam no segundo grau. O problema é que eles já saíram da escola há anos. É tempo de empreender uma nova aventura.” Aqueles que sonham grande, mas sem um plano de realização, acabam sem nada
Acho que todos nós conhecemos alguém nesta categoria. Essas pessoas dizem: “Acabei de ter uma grande ideia. Deixe-me contar sobre meu novo plano.” Ou “Dessa vez, tudo será diferente”. Ou ainda: “Estou virando uma nova página.” Ou “Vou trabalhar mais, pagar minhas contas e investir”. Ou ainda: “Acabei de saber de uma nova empresa que está vindo para a cidade e está à procura de alguém com minhas qualificações. Esta poderia ser minha grande chance.”
Pai Rico disse: “Pessoas assim frequentemente tentam conseguir muitas coisas, mas tentam por conta própria. Poucas pessoas realizam seus sonhos sozinhas. Essas pessoas deveriam continuar sonhando grande, fazendo um plano e, só então, encontrar uma equipe para ajudá-las a transformar seus sonhos em realidade.”
Aqueles que sonham grande, alcançam os sonhos e sonham ainda mais alto!
Acho que a maioria de nós gostaria de ser esse tipo de pessoa. Sei que eu gostaria. Não é?
Pai Rico assim me disse: “As grandes pessoas têm grandes sonhos, enquanto as pessoas medíocres têm sonhos medíocres. Se você quiser mudar quem é, comece por mudar o tamanho de seu sonho.”
Como você sabe, já fui duro – totalmente, absolutamente, vivendo no meu carro com minha noiva. Sei como é. Mas estar duro é uma condição temporária. Ser pobre é diferente. Ser pobre é um estado de espírito. Você pode estar quebrado e ainda ser rico em espírito, rico em ambição, rico em coragem, rico em determinação. Não custa nada sonhar grande, e não custa um centavo a mais sonhar grande. Não importa o quanto você esteja falido, a única maneira de se tornar pobre é desistir de seus sonhos.
A coisa notável sobre o estilo de vida do marketing de rede é que você não enquadra seus sonhos como algo que só atingirá após 40 anos, ou apenas em algumas semanas no calendário, ou somente nas tardes de domingo.
Quando você começa a construir sua rede, começa a viver seus sonhos, ainda que pequenos a princípio, desde o primeiro dia.
É uma mudança de mentalidade, de “não posso” para “eu posso”; de estar à mercê das circunstancias para ter o comando de sua vida; de ser escravizado para ser livre.
Em sua conclusão para Walden, sua meditação para a vida autodeterminada, Thoreau escreveu: Aprendi isto, ao menos, pela minha experiência: que, se alguém avançar com confiança na direção de seus sonhos, e se esforçar para ter a vida que imaginou, vai se encontrar com um sucesso inesperado em algum momento do cotidiano. Eu mesmo não poderia ter dito melhor.                                                                                                                                             CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...