EMPREENDEDORISMO 7
TEXTOS DO LIVRO – O NEGÓCIO DO SÉCULO
XXI – DE ROBERT T. KIYOSAKI
Riqueza não é a mesma
coisa que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda; a riqueza é
medida em tempo.
Uma das razões centrais
para eu escrever este livro é a certeza de que você compreenda a diferença
crucial entre dinheiro e riqueza. Por que o típico ganhador de loteria quebra
em três anos após ganhar seus milhões? Porque, quando ganharam o prêmio
inesperado em dinheiro, eles não tinham o conceito de riqueza.
Riqueza não é o mesmo
que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda. A riqueza é medida
em tempo. Se tudo o que tenho em meu nome é $1 mil na poupança e na conta corrente
combinadas, e minhas despesas diárias são de $100, então minha riqueza é igual a
10 dias. A riqueza é a capacidade de sobreviver certo número dias à frente.
Pergunte a si mesmo: “Se eu parar de trabalhar hoje, quanto tempo poderei
sobreviver financeiramente?” Sua resposta é igual à sua riqueza neste momento.
Na verdade, vamos aprofundar
essa definição. A riqueza é medida pela variedade de sua experiência de vida
hoje mais o número de dias futuros em que você terá a capacidade de continuar
vivendo com esse nível de experiência. Uma razão para que os ricos fiquem cada
vez mais ricos é que eles trabalham por um tipo diferente de dinheiro. Eles não
trabalham para gerar renda; trabalham para construir riqueza. Há uma vasta
diferença entre as duas coisas.
Um dos valores mais
profundos do marketing de rede – um que a maioria das pessoas que olham para
esse tipo de negócio não entende muito bem – é que é um motor de criação de
riqueza pessoal.
Uma empresa tradicional
pode reinvestir construindo um novo armazém, gastando dinheiro em publicidade
nacional, desenvolvendo novas linhas de produtos ou comprando novos canais de
distribuição. Mas no marketing de redes você não tem essas despesas: a empresa
de marketing de rede em si faz esse tipo de investimento para você. Como você
reinveste em seu negócio, então? Certamente, há lugares em que você pode
investir algum dinheiro sabiamente: em treinamento e educação consigo, em
viagens para apoiar sua crescente rede em outras cidades, em ferramentas promocionais
e educacionais e recursos para ajudar a nutrir o negócio.
Na maior parte do tempo,
porém, o marketing de rede é um negócio cujo maior investimento de capital não
é seu dinheiro, mas seu tempo e esforço. O que significa que a maior parte de
sua renda se torna disponível para você alimentar o processo sério de
construção de sua riqueza. Mas repare: eu disse “construir sua riqueza”, e não
“desperdiçar sua riqueza”! Não cometa o erro que tenho visto as pessoas
cometerem: começar a gastar o dinheiro de sua nova comissão em um carro maior,
uma casa maior, um estilo mais luxuoso de vida. Não abuse da renda de seu novo
negócio. Trate-a com o respeito que merece. Invista.
Uma das coisas mais
valiosas sobre as empresas de marketing de rede é o fato de enfatizarem a
importância de você perseguir seus sonhos. Repare: eu não disse “a importância
de ter sonhos”. Elas não querem apenas que você tenha sonhos; querem que você
vivencie esses sonhos.
Além do mais, elas o
encorajam a sonhar grande. Uma das coisas mais legais que me aconteceram
quando comecei a me interessar por marketing de rede foi que me peguei tendo
sonhos ainda maiores do que já tinha.
As empresas tradicionais
muitas vezes não estão muito a fim de que você tenha grandes sonhos. Elas
funcionam melhor se você tiver sonhos modestos: um período breve de férias de
verão, um hobby que você goste, um bom jogo de futebol em um domingo à tarde.
Esse tipo de coisa.
Não estou dizendo que há
qualquer coisa de errado em ter sonhos modestos. Tudo que estou dizendo é que
essa é uma vida modesta.
Crescendo, muitas vezes
ouvi meus pais usarem a seguinte frase: “Não podemos nos dar esse luxo.” Meu
Pai Rico, no entanto, proibiu seu filho e a mim de dizer essas palavras; em vez
disso, insistiu que nos perguntássemos: “Como posso pagar por isso?”
Embora a diferença entre
essas declarações possa parecer pequena, é algo bem relevante. Essa pequena
mudança na forma de pensar, multiplicada pelas experiências, percepções e
decisões da vida, o levará para um lugar que se
encontra a milhões de
quilômetros de distância de onde você teria desembarcado sem essa mudança.
Quando você faz dessa
pergunta um hábito: “Como posso pagar por isso?”,
treina a si mesmo para
ter sonhos cada vez maiores, e não só para ter esses
sonhos, mas também para
acreditar que pode torná-los realidade. Por outro
lado, dizer “não posso
pagar por isso” faz seus sonhos desaparecerem como
uma toalha molhada em
uma chama de vela. Já existem muitas outras pessoas no mundo que tentam sufocar
seus sonhos, sem que você esteja adicionando sua voz a essa mistura! Ah, eles
não têm a intenção, talvez, mas, bem-intencionados ou não, suas palavras são
mortais.
“Você não pode fazer
isso.”
“Isso é muito arriscado.
Você tem ideia de quantos já falharam tentando fazer isso?”
“Não seja tolo. Aonde
você quer chegar com essas ideias?”
“Se é uma ideia tão boa
assim, por que, até agora, ninguém fez isso?”
“Ah, tentei isso anos
atrás. Deixe-me contar por que não vai funcionar.”
Essas são palavras
“matadoras de sonhos” e notei algo interessante sobre as pessoas que as dizem:
são, quase sempre, pessoas que já desistiram dos próprios sonhos.
O importante é
esforçar-se, aprender e dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal
de ser capaz de ter uma mansão – e, claro, a pessoa que você se torna no
processo.
Quando Kim e eu
estávamos sem dinheiro, dissemos um ao outro que, quando tivéssemos conseguido
mais $1 milhão, compraríamos uma mansão.
Compramos e amamos estar
em casa, mas a casa em si não foi importante para nós, nem mesmo ser capaz de
pagar por ela. O importante foi o que nos tornamos nesse processo.
Esforçar-se, aprender e
dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal de pagar pela mansão – e
o que você se torna no processo –, isso, sim, é o que importa.
“As pessoas que têm
sonhos medíocres”, o Pai Rico me disse, “continuam a ter vidas medíocres”.
Todo mundo tem sonhos,
mas nem todos sonham da mesma maneira. O Pai Rico me ensinou que existem cinco
tipos de sonhadores:
• Aqueles que sonham com o passado.
• Aqueles que sonham pequeno.
• Aqueles que alcançam um sonho e, então, vivem entediados.
• Aqueles que sonham grande, mas, sem um plano sobre a forma
de atingir seus sonhos, acabam sem nada.
• Aqueles que sonham grande, alcançam esses sonhos e passam a
sonhar ainda mais alto!
Aqueles que sonham com o
passado
Estas são as pessoas que
acreditam que suas maiores conquistas já se foram. Elas vão deliciá-lo com
histórias de seus dias de faculdade, seus dias de exército, seus dias de
popularidade na escola, sua vida na fazenda onde cresceram, mas tente
envolvê-las em uma conversa sobre o futuro, e elas apenas abanarão a cabeça e
dirão: “Ah, o mundo está de pernas para o ar!” Uma pessoa que sonha com o
passado é alguém cuja vida acabou. Elas podem não estar mortas, mas não estão
mais verdadeiramente vivas, e a única maneira de voltar para a vida é
reacendendo um sonho.
Aqueles que sonham
pequeno
Algumas pessoas se
limitam a ter apenas sonhos pequenos, porque essa é forma de se sentirem
confiantes de que poderão alcançá-los. O irônico é que, mesmo sabendo que podem
realizar seus pequenos sonhos, nunca tentam.
Por que não? Quem pode
saber? Talvez porque saibam que, se alcançá-los, não teriam razão para viver –
a menos que, em seguida, se desafiassem a sonhar mais alto. Em outras palavras,
elas preferem viver mediocremente a enfrentar os riscos e a emoção de viver com
grandeza. Mais tarde, na vida, você vai ouvi-las dizer: “Sabe? Eu deveria ter
feito isso anos atrás, mas nunca cheguei a fazê-lo.”
Certa vez, perguntei a
um homem: “Se você tivesse todo o dinheiro do mundo, para onde viajaria?” Ele
respondeu: “Eu voaria para a Califórnia, para visitar minha irmã. Não a vejo há
14 anos e adoraria revê-la, antes que seus filhos ficassem mais velhos. Essas
seriam as férias de meus sonhos.” Na época, a viagem custava cerca de $500. Eu
observei isso e perguntei por que ele ainda não havia feito a viagem. Ele me
disse: “Ah, eu vou, estou muito ocupado no momento.” Em outras palavras, essa
era a “viagem dos sonhos”, e ele preferia continuar sonhando a realmente
acordar e viajar.
Pai Rico me disse que
esses são frequentemente os sonhadores mais perigosos. “Eles vivem como as
tartarugas”, disse ele, “escondidos, silenciosa e confortavelmente, nas
próprias casas. Se você bater no casco e espreitar, eles podem estocar e
mordê-lo”. A lição: deixe os sonhos de tartaruga adormecidos. A maioria não vai
a lugar algum e é assim que deve ser.
Aqueles que alcançam um
sonho e, então, se entediam
Certa vez, um amigo meu
me disse: “Vinte anos atrás, eu sonhava em me tornar médico. Então, consegui. E
gosto de ser médico, mas agora estou entediado com a vida. Alguma coisa está me
faltando.”O tédio geralmente é um sinal de que é hora de ter um novo sonho. Pai
Rico me disse: “Há muitas pessoas que trabalham em profissões com que sonhavam
quando estavam no segundo grau. O problema é que eles já saíram da escola há
anos. É tempo de empreender uma nova aventura.” Aqueles que sonham grande, mas
sem um plano de realização, acabam sem nada
Acho que todos nós
conhecemos alguém nesta categoria. Essas pessoas dizem: “Acabei de ter uma
grande ideia. Deixe-me contar sobre meu novo plano.” Ou “Dessa vez, tudo será
diferente”. Ou ainda: “Estou virando uma nova página.” Ou “Vou trabalhar mais,
pagar minhas contas e investir”. Ou ainda: “Acabei de saber de uma nova empresa
que está vindo para a cidade e está à procura de alguém com minhas qualificações.
Esta poderia ser minha grande chance.”
Pai Rico disse: “Pessoas
assim frequentemente tentam conseguir muitas coisas, mas tentam por conta
própria. Poucas pessoas realizam seus sonhos sozinhas. Essas pessoas deveriam
continuar sonhando grande, fazendo um plano e, só então, encontrar uma equipe
para ajudá-las a transformar seus sonhos em realidade.”
Aqueles que sonham
grande, alcançam os sonhos e sonham ainda mais alto!
Acho que a maioria de
nós gostaria de ser esse tipo de pessoa. Sei que eu gostaria. Não é?
Pai Rico assim me disse:
“As grandes pessoas têm grandes sonhos, enquanto as pessoas medíocres têm
sonhos medíocres. Se você quiser mudar quem é, comece por mudar o tamanho de
seu sonho.”
Como você sabe, já fui
duro – totalmente, absolutamente, vivendo no meu carro com minha noiva. Sei
como é. Mas estar duro é uma condição temporária. Ser pobre é diferente. Ser
pobre é um estado de espírito. Você pode estar quebrado e ainda ser rico em
espírito, rico em ambição, rico em coragem, rico em determinação. Não custa nada
sonhar grande, e não custa um centavo a mais sonhar grande. Não importa o
quanto você esteja falido, a única maneira de se tornar pobre é desistir de
seus sonhos.
A coisa notável sobre o
estilo de vida do marketing de rede é que você não enquadra seus sonhos como
algo que só atingirá após 40 anos, ou apenas em algumas semanas no calendário,
ou somente nas tardes de domingo.
Quando você começa a
construir sua rede, começa a viver seus sonhos, ainda que pequenos a princípio,
desde o primeiro dia.
É uma mudança de
mentalidade, de “não posso” para “eu posso”; de estar à mercê das
circunstancias para ter o comando de sua vida; de ser escravizado para ser
livre.
Em sua conclusão para
Walden, sua meditação para a vida autodeterminada, Thoreau escreveu: Aprendi
isto, ao menos, pela minha experiência: que, se alguém avançar com confiança na
direção de seus sonhos, e se esforçar para ter a vida que imaginou, vai se
encontrar com um sucesso inesperado em algum momento do cotidiano. Eu mesmo não
poderia ter dito melhor. CONTINUA

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