Aula de empreendedorismo
Trechos do livro – Viagem ao Mundo do Empreendedorismo
Rita de Cássia da Costa Malheiros
Luiz Alberto Ferla
Cristiano J.C. de Almeida Cunha
Empreendedorismo é o
principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O
papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os
recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.
Você já ouviu falar
sobre Empreendedorismo? Veja, é importante
que você relembre
seus conceitos sobre este tema.
Muito bem, começo
dizendo que o Empreendedorismo é o principal
fator de
desenvolvimento econômico de um país. Por isso, em países com cultura empreendedora
as perspectivas de crescimento econômico são muito maiores
Uma pesquisa
realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor(GEM)
analisou as
complexas relações entre empreendedorismo e crescimento econômico em 21 países.
E constatou que nos Estados Unidos, em 2001, havia a relação de 01 empresa para
cada 12 pessoas, e na Finlândia, a relação era de 67 pessoas para cada empresa.
As pesquisas
demonstram que no Brasil já houve momentos melhores.
O Jornal Valor
Econômico (2002) publicou que o Brasil está caindo no
Ranking internacional
do empreendedorismo, sobretudo quando a avaliação é feita a partir do motivo
que leva as pessoas a abrir um negócio: a necessidade, e não a oportunidade.
No ano de 2000, em
que o Brasil foi avaliado juntamente com 21 países,ele foi classificado como a
primeira nação em iniciativa empreendedora. No ano seguinte, já com 28 países
participando da pesquisa, ficou em quinto lugar. Em 2004 aparece em sétimo
lugar, entre 34 nações,
Ah! Agora já sei! O
que leva o povo brasileiro
optar por empreender
novos negócios são
principalmente, as
dificuldades sociais e
econômica
Isso mesmo! Os
baixos salários, por exemplo, estimulam a busca por
renda complementar,
além do fato de o Estado não ser mais um grande empregador.
O Empreendedorismo é
definido como um comportamento e não como um traço de personalidade. Segundo
esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores,
usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, reagir a
elas e explorá-las como oportunidade de negócios.
Como conseqüência,
uma cultura empreendedora gera prosperidade
econômica ao
proporcionar altas taxas de criação de novas empresas. Por se tratar de um
fenômeno social e cultural, existem famílias, cidades, regiões e países mais
empreendedores que outros.
Mas... Que ações devem ser tomadas para que
as iniciativas empreendedoras no Brasil
tenham sucesso?
O que sustenta a
atividade empreendedora em um país é a existência de um conjunto de valores
sociais e culturais que possam encorajar a criação de novas empresas. Por isso,
devemos repensar alguns valores, como a valorização do emprego, a estabilidade
financeira e a formação universitária, que no Brasil são instrumentos
fundamentais de realização pessoal.
Por isso, é muito importante
incentivar uma
educação
empreendedora,
introduzindo na
cultura valores como autonomia, independência,
capacidade de gerar
o próprio emprego, de inovar e gerar riqueza,
capacidade de
assumir riscos e de crescer em ambientes instáveis, porque
esses representam os
valores sociais que conduzem um país ao
desenvolvimento.
O que quero mostrar,
com isso tudo, é a importância da figura do
indivíduo
empreendedor, desempenhando, por meio de seus negócios, um importante papel
junto à sociedade como gerador de emprego e riqueza. Ele define metas, busca
informações e é obstinado. Embora muitas pessoas já tenham essas
características, outras tantas precisam desenvolvê-las e melhorá-las.
Gostaria de
lembrá-lo que: para ser empreendedor em meio a uma
economia instável é
necessário ter iniciativa e estar preparado para assumir os riscos e
compromissos necessários.
Quem é o Empreendedor
Você sabia que:
Existe um número
muito grande de empreendedores.
••Que nem todos têm
inspirações de gênio, ganham rios de dinheiro e
conquistam a fama.
•• E que muitos
passam por diversos fracassos até aprender.
••Outros tantos
dependem de sócios e colaboradores para suprir suas
deficiências.
Mas que todos, de
uma forma ou de outra, fazem a diferença e servem
de alavanca para o
progresso.
O Empreendedorismo é
composto por diferentes fatores, presentes em diferentes doses em cada
empreendedor. Embora existam muitas variações no perfil empreendedor, com
algumas características comportamentais podemos prever a vocação empreendedora
de uma pessoa.
Antes de discutirmos
a respeito das principais características do
empreendedor, faça o
teste a seguir e identifique as suas características empreendedoras mais
desenvolvidas, assim como aquelas menos presentes, para se aperfeiçoar cada vez
mais
Você tem perfil
empreendedor?
Grau com que cada afirmação
expressa uma característica sua,
FONTE: Baseado no
teste exposto no site http://www.intermanagers.com.br
Alto Médio Baixo
Eu sou ambicioso e tenho a pretensão de prosperar financeiramente.
Gosto de adquirir novos conhecimentos.
Avalio minhas experiências positivas e negativas e aprendo com elas.
Tenho iniciativa própria.
Tenho coragem para assumir riscos.
Consigo superar derrotas e adversidades.
Sou capaz de expressar minhas ideias de maneira clara.
Trabalho persistentemente até alcançar um objetivo.
Possuo a capacidade de negociar.
Tenho habilidade para fazer novos contatos de negócios.
Consigo bons resultados mais do que a média das pessoas.
Tenho a capacidade de administrar pessoas.
Confio nos outros.
Sei compreender os erros dos outros.
Sou capaz de fazer um elogio ou delegar uma tarefa.
Conto com a experiência e os conhecimentos necessários nas áreas em que
pretendo
atuar.
Sou capaz de fazer planos em curto e longo prazos.
Estou sempre em busca de novas maneiras para melhorar as situações.
Costumo fazer um controle financeiro.
Tenho reservas suficientes para
cobrir minhas despesas pessoais e da empresa até
que o empreendimento seja rentável.
Minha família e amigos apoiam os meus projetos.
Estou disposto a abrir mão do tempo livre, de hobbies e férias até que o
negócio
esteja estabelecido.
Estou me tornando independente por vontade própria.
Sou capaz de influenciar pessoas e liderar equipes.
Consigo manter o controle em situações de estresse.
Sou autocrítico.
Compreendo a importância de desenvolver parcerias.
NÚMERO DE OCORRÊNCIAS: Grau com que cada afirmação expressa uma
característica sua (Alto, Médio, Baixo).
Agora que você já
preencheu os campos e somou o número de
ocorrências, saberá
se tem ou não características de empreendedor. Para lhe ajudar na avaliação,
observe em qual dos três níveis se encontra sua pontuação:
AVALIAÇÃO: ALTO = 3 PONTOS; MÉDIO = 2 PONTOS; BAIXO = 1 PONTO
Observe suas características:
De 0 a 27 pontos
As características que você tem atualmente não são indicadas para o
empreendimento de negócios próprios. Mas não desista! Identifique
as suas características mais deficientes, procurando desenvolvê-las.
Aceite o desafio de procurar superá-las sempre que enfrentar uma
situação em que essas características sejam exigidas.
De 28 a 54 pontos
Você tem grandes chances como empreendedor, mas precisa
melhorar seu conhecimento e disposição. Cursos, leituras e visitas
a feiras e eventos especializados podem ajudá-lo nesse desafio. Se
tudo começa com um sonho, busque conquistar as condições ideais
para realizá-lo.
De 55 a 81 pontos
Parabéns! Você tem as características ótimas para alguém que deseja
empreender um novo negócio. Apresenta capacidade de explorar
novas oportunidades, independentemente dos recursos que tem à
mão. Embora isso não seja garantia de sucesso, indica que você tem
espírito empreendedor. Aproveite-o e vá em busca da realização de
seus sonhos.
Puxa... Somei
apenas 27 pontos
Não desanime, isso
não representa uma verdade
absoluta. É apenas
um parâmetro para você fazer
uma autoanálise.
Veja, tenho certeza que
aprenderemos, nesta
viagem, que as pessoas
podem aprender a
agir como empreendedores.
Acredito que até o
final dela, você estará pensando
Diferente
Independentemente do
resultado do seu perfil, nas escalas que faremos você irá adquirir subsídios
importantes para ser um empreendedor de sucesso.
Agora que você já
conhece suas características individuais, saiba que
empreendedores são
pessoas capazes de sonhar e transformar sonhos em realidade. Identificam
oportunidades, agarram-nas, buscam recursos e transformam tais oportunidades em
negócios. São empreendedores todas as pessoas inovadoras, assim como aquelas
que sabem enxergar as mudanças e aproveitá-las, transformando-as em
oportunidades de negócios.
Empreendedores não
fogem aos obstáculos. Imaginam caminhos novos, diferentes; mudam ou criam
valores. Iniciativa, persistência, especialização, persuasão e capacidade de assumir
riscos são alguns dos traços comuns entre empreendedores de sucesso.
Mas também conta
muito ter consciência dos próprios
limites, o que
pressupõe um profundo autoconhecimento.
Por isso, é muito
importante desenvolver um conceito de
si próprio, identificando
os valores pessoais, os gostos, as
áreas de
conhecimento de maior interesse e, sobretudo,
as deficiências,
para que possam ser corrigidas
(compensadas,
eliminadas).
Características do Empreendedor
A viabilidade de uma
pequena empresa depende, basicamente, da figura do empreendedor, pois ele é o
ponto central que determinará ou não o sucesso do empreendimento. Cabe a ele
muitas vezes exercer, simultaneamente, o papel de dono da ideia e o de gerente
das ações que serão colocadas em prática. Por essa razão, o empreendedor deve
procurar sempre desenvolver as virtudes e as qualidades necessárias para obter
sucesso no seu empreendimento.
Mas afinal, o que
preciso ter para ser
uma empreendedora de
sucesso?
Observe que os
estudos realizados por Ibrahim e Goodwin
Identificam três
importantes fatores gerais para o sucesso de pequenas empresas, segundo a visão
de donos de negócios.
Em primeiro lugar - Estão os valores associados à pessoa do
empreendedor, ou
seja, às virtudes que são características fundamentais de quem quer iniciar seu
próprio negócio.
Em segundo lugar - Estão
as habilidades gerenciais, que incluem
estratégias de
nicho, gerenciamento do fluxode caixa, um sistema orçamentário simples,mas
eficiente, experiência anterior, educação
e estrutura
organizacional simples.
Em terceiro - Estão as habilidades pessoais, que incluem
um bom
relacionamento com um representante de crédito, boas relações com clientes e
boas relações com os empregados.
Esses fatores
mencionados são determinantes para que o empreendedor possa atingir seus
objetivos e metas.
Você deve trabalhar
o sucesso como função de
habilidades como:
••competência (saber
fazer),
•• motivação (querer
fazer) e
••criatividade
(fazer mais com menos),
••metas claras,
desafiadoras, mas que podem ser
realizadas.
Para ser
bem-sucedido é preciso iniciativa, busca de oportunidades,
perseverança,
comprometimento, busca por qualidade, correr riscos calculados,determinação de
metas significativas, busca de informações, capacidade de detalhar, monitorar e
de persuadir, independência, autoconfiança e saber trabalhar em parceria. Tendo
conhecido algumas das principais características do comportamento empreendedor,
continuaremos nosso tour conhecendo as virtudes do empreendedor.
Virtudes do Empreendedor
Qual será a
diferença entre iniciar
uma empresa e
iniciar um novo
trabalho?
Ao iniciar uma
empresa, você será aquele que tomará as decisões e suas características
influirão muito nesse arriscado negócio. É preciso muita determinação e
perseverança. A criatividade será necessária não só para iniciar, mas também
para sustentar o negócio ao longo do tempo.
É importante estar
consciente de quais são suas qualidades e suas
deficiências. Uma
análise de suas experiências práticas, de sua capacidade e personalidade
ajudará a enfrentar qualquer situação.
No jogo dos negócios
o que distingue os empreendedores dos meros
participantes são
dois tipos de virtudes: as de apoio e as superiores. As virtudes de apoio são
importantes e necessárias, mas as virtudes superiores são características
apenas dos verdadeiros empreendedores.
Puxa! Mas como vou
conseguir tantas
virtudes?
Calma! Não pense que
você precisa reunir todas essas virtudes neste
momento. É possível
aprender, desenvolver e estimular todas essas qualidades.
Para isso, você
precisa conhecer quais são as principais virtudes do empreendedor.
Virtudes de apoio
Não pense você que
as virtudes de apoio dizem respeito somente aos
empreendedores. Elas
também são comuns a outros grupos, como por exemplo os bons administradores.
Conheça algumas:
Visão, energia,
comprometimento, liderança,
obstinação e
capacidade de decisão/
concentração.
‹‹
Convido você para
ver, com mais detalhes, cada uma delas!
Visão
A visão é um
trabalho mental que liga o hoje (conhecido) ao amanhã
(desconhecido),
criando o futuro a partir de uma montagem de fatos, esperanças, sonhos,
oportunidades e perigos. A definição da visão permite que o empreendedor
estabeleça seu rumo em longo prazo. Ela permite que o empreendedor se
posicione, assim como o seu empreendimento, para criar e aproveitar
oportunidades. Com base na visão, o empreendedor busca ideias e conceitos que
possibilitem caminhar segundo uma direção preestabelecida, convencendo as
pessoas a adotarem a visão e a procurarem maneiras para
desenvolvê-la.
A visão ajuda a
indicar um rumo de ação que possibilita que o
empreendedor
acompanhe as mudanças no ambiente. Ter uma visão significa você saber para onde
quer ir. Assim, fica muito mais fácil definir as maneiras de chegar lá.
As pessoas que definem
visões têm comportamento proativo: fazem as coisas antes de serem pressionadas
ou forçadas pelas circunstâncias.
Ah! Agora entendi. O
comportamento
humano depende de
decisões tomadas
e não de condições
externas.
Isso mesmo, essas
pessoas têm capacidade de privilegiar os valores, não os sentimentos, tendo
iniciativa e responsabilidade suficientes para que as coisas aconteçam. Muitas
pessoas levam suas vidas puramente como conseqüência das condições e
condicionamentos externos, deixando que esses fatores controlem suas mentes,
por decisão consciente ou por omissão. Se essa for nossa opção,
nos tornamos
reativos. As pessoas reativas são muito afetadas pelo ambiente e constroem sua
vida emocional em torno do comportamento dos outros. Se alguma coisa muda, elas
também mudam.
Contrariamente, as
pessoas proativas definem seus próprios rumos,
independentemente do
ambiente externo. Elas têm a capacidade de
privilegiar um
valor, não uma ação. Enquanto os reativos são conduzidos
pelos sentimentos,
circunstâncias, condições e ambiente, os proativos e
visionários são
guiados por seus valores, cuidadosamente pensados,
selecionados e
interiorizados.
Energia
Os empreendedores
são seres carregados de energia. Eles estão
constantemente
buscando alguma coisa para fazer. Empreendedores não gostam de perder tempo.
Dificilmente você
vai encontrá-los
balançando-se em uma
rede ou curtindo a
vida, a não ser que
estejam meditando sobre
um novo negócio.
Se perguntarmos às
pessoas comuns o que elas querem, quase todas
responderão algo
mais ou menos assim: ““Eu gostaria de ter uma boa vida e ter tanto sucesso
quanto possível”.
Embora a resposta
pareça interessante, se você ir mais fundo, vai
encontrar uma pessoa
sem energia, que jamais conseguirá alguma coisa da vida, exceto os restos da
mesa dos realmente bem sucedidos, aqueles que têm objetivos claros e se
esforçam para atingi-los.
Para você ter
sucesso, é necessário ter energia e estar disposto a se
sacrificar para
atingir objetivos, caso seja necessário.
A pessoa que age com
energia, e tem objetivos, atrai
oportunidades.
Lembre-se de que jamais as coisas
““simplesmente
acontecem””. Como é que a vida pode
lhe oferecer alguma
coisa se você não luta para
consegui-la? De que
maneira outros podem ajudá-lo
a atingir
determinados objetivos, se você não dedica
grande parte de suas
energias para isso?
Ah! Até aqui são
três, as armas que devo utilizar,
para superar as
ameaças que encontro no
caminho: energia objetivos
claros e
aproveitar as
oportunidades
que surgem.
Pois o sucesso é
incerto, mas possível, basta lutar. Aceite a luta e vença! A luta sempre deve
ser vista como uma oportunidade de desenvolvimento, de exposição e de
progresso. Portanto, sem
medo de perder, “vá
à luta!”.
Seja um empreendedor
motivado para que possa alcançar o sucesso. Pois a maior recompensa é sua
satisfação pessoal.
Comprometimento
Outra característica
dos empreendedores bem-sucedidos é o
comprometimento.
Eles estão sempre dispostos a se sacrificar ou despender esforço pessoal, fora
do comum, para concretizar um projeto.
Além disso, sabem
que: para conduzir um grupo de pessoas por caminhos nem sempre fáceis, é
necessário tratá-las da maneira mais correta possível. Se for preciso, o
empreendedor se une aos funcionários para terminar uma tarefa.
O comprometimento
faz com que o empreendedor se esforce em manter os clientes satisfeitos e os
coloque em primeiro lugar, acima do lucro em curto prazo. O empreendedor
comprometido sempre faz amigos entre funcionários e clientes.
Em outra esfera está
o comprometimento social. É quando o
empreendedor, de alguma forma, contribui para melhorar as condições do
lugar em que estabelece o seu negócio: gera empregos, paga decentemente seus funcionários,
não sonega impostos, não degrada o meio ambiente. Esses são exemplos de alguém
que está sinceramente comprometido com os fatos questão ocorrendo à sua volta.
O empreendedor se sente responsável, também, pela condição de vida das pessoas
que estão em contato com ele.
O indivíduo
empreendedor não é daquele tipo que pensa:
““Não tenho nada a
ver com esse problema””.
Provavelmente está
mais próximo daquele que pensa:
““Em que eu posso
contribuir para melhorar essa situação?””
E então age, faz
alguma coisa.
Comprometimento é
uma questão de sinceridade. A sinceridade é um
traço do caráter que
aumenta a auto satisfação, o auto respeito e a capacidade espiritual de
conviver consigo mesmo.
Liderança
O empreendedor
possui forte capacidade de liderança. Ele é capaz
de agregar pessoas
em torno de si e movê-las em direção aos
objetivos por ele
determinados. Como líder autêntico, possui
ideais e objetivos.
Para realizá-los, emprega estratégias conscientes
ou inconscientes,
buscando influenciar ou persuadir os outros.
Ao buscar apoio,
associa-se às pessoas-chave criando uma
Rede de contatos
. Essas estratégias
são utilizadas, principalmente,
para desenvolver e
manter relações comerciais.
Uma série de estudos
define o empreendedor como alguém com
capacidade de
liderança, excedendo os demais membros de seu grupo na capacidade de articular
pessoas em torno de um objetivo. Entretanto, as qualidades, características e
habilidades exigidas em um líder são determinadas, em grande parte, pelas
exigências da situação em que terá de agir como tal.
Apesar de não haver
unanimidade sobre as características de um líder, todos concordam que o líder
deve ter personalidade. O líder deve saber defender
seus pontos de vista
e estar disposto a lutar por eles.
A maioria dos
líderes também tem caráter. Certa vez alguém definiu
caráter como o que
você faz com sua personalidade e temperamento, a partir de forças e fraquezas
herdadas. A melhor maneira de enfocá-lo é dizer que caráter é aquela parte da
personalidade que nos parece moralmente valiosa. É por essa soma de qualidades
morais que uma pessoa é julgada, e não por fatores como inteligência,
competência ou talentos especiais.
Uma outra
característica com que a maioria dos estudos da liderança
concorda é a
integridade, que pode ser definida como a qualidade que faz com que as pessoas
confiem em você. A falta de confiança em relações de trabalho é, com
freqüência, uma conseqüência da falta de integridade pessoal. Um consultor conta
que, durante um trabalho, um gerente de uma fábrica de salsichas disse-lhe que
não confiava em seu chefe. Ao ser indagado sobre o porquê, respondeu: “Bem, ele
é um gerente esperto que quer atingir o ápice. Diz uma coisa na sua
frente e outra nas
suas costas. Na realidade não mente, mas lida com meias-verdades”.
Obstinação
O empreendedor é um
guerreiro obstinado. Ele gosta de competir.
Quando entra em uma
disputa por uma causa ou um ideal, só sai como vencedor.
Não conseguindo
vencer da primeira vez, não desiste, volta com carga
total assim que for
possível. Neste caso, usa estratégias alternativas, a fim de enfrentar os
desafios e superar os obstáculos.
Na sua visão,
obstáculos existem não para serem contemplados, mas sim ultrapassados. Quanto
maior o obstáculo, maior o desafio.
É a obstinação que
faz com que os empreendedores assumam, como
sendo de sua
responsabilidade pessoal, a performance necessária para o seu negócio atingir
os objetivos desejados.
As pessoas que estão
na corrida pelo sucesso devem ter em mente que a atualidade em que vivemos
exige novas ideias, novas maneiras de fazer as coisas, novos líderes.
No fundo dessa
procura de coisas novas e melhores há duas
qualidades que você
tem de possuir para vencer: objetivos
claros, o
conhecimento daquilo que quer, e a obstinação, o
desejo intenso de
possuí-lo.
Você que deseja o
sucesso precisa lembrar que: os verdadeiros líderes foram sempre homens que
controlaram e colocaram em prática as forças ocultas, de oportunidades ainda
não percebidas, e que converteram essas forças (ou impulsos de pensamento) em
arranha-céus, cidades, fábricas, aviões, automóveis e outras formas de sonhos.
Ah! Aquela frase
popular representa bem isso:
O mais importante
não é vencer na primeira
vez e sim continuar
tentando...
No planejamento para
o sucesso você não pode desprezar o
sonho. Se você
considera certo e acredita naquilo que quer fazer, vá em frente e faça-o! Em
caso de fracasso, continue divulgando seu sonho e ignore o que os outros dizem.
Eles não sabem que todos os fracassos trazem consigo a semente de um grande
sucesso.
O mundo atual é
marcado por um grande número de oportunidades que os sonhadores do passado
jamais tiveram.
Tudo se inicia no
sonho. Depois vem a esperança de que esse sonho se realize. A esperança é a matéria-prima
do sucesso. Ela se concretiza em fé, a fé em determinação, e esta em ação. As
realizações nascem principalmente na imaginação, nos sonhos por um mundo
melhor, por uma vida melhor, por um futuro melhor. Libere seus sonhos. Ouse ter
sonhos ambiciosos.
Outra característica
do empreendedor obstinado é a paciência. A
paciência exige um
tipo próprio e peculiar de coragem. É um tipo de combinação entre privação e
ânimo que tem por origem a dedicação completa a um ideal ou meta. A paciência é
a coragem de mudar as coisas que você pode mudar e a sabedoria para identificar
a diferença entre elas.
Já a flexibilidade/tolerância
diz respeito à capacidade de o
empreendedor
moldar-se mental e fisicamente, adaptando-se a quaisquer circunstâncias ou
ambientes, mantendo o autocontrole e a compostura.
Entretanto, não
significa sujeitar-se à vontade dos outros. É a capacidade de analisar e
avaliar rapidamente uma dada situação e reagir a ela, fundamentado na razão.
O senso de humor é
um dos ingredientes da flexibilidade. Um bom
senso de humor torna
uma pessoa mais apreciada, mais atraente. O fino senso de humor baseia-se
principalmente em humildade.
Aprenda a considerar
os problemas como degraus para o sucesso. Todos os
problemas que
solucionar o aproximarão mais e mais da meta. Todas as
más situações
poderiam ser piores; nenhum problema é excepcional ou novo.
Capacidade de Decisão/Concentração
O empreendedor não
se perde no emaranhado de oportunidades. Ele
tem um senso apurado
de prioridade e concentra-se naquilo que é realmente importante.
As próprias
atividades diárias são avaliadas e realizadas em função de
uma escala de
prioridades: primeiro as mais importantes, depois as menos. Se não houver tempo
suficiente, ficam as menos importantes para o outro dia.
É isso mesmo! Não
devo deixar para
amanhã o que posso
fazer hoje.
O senso de
prioridade facilita o cálculo dos riscos. O empreendedor
avalia as
estratégias alternativas e calcula riscos deliberadamente, sempre preocupado em
reduzi-los e em controlar os resultados. Busca sempre se colocar em situações
que implicam riscos moderados e calculados em relação aos objetivos que
pretende alcançar.
Você deve decidir o
que deseja ser e onde quer chegar. A
melhor maneira é
definir objetivos que irão colocá-lo na
direção certa.
Objetivos também vão ajudá-lo a definir
se você está progredindo
e se já alcançou o que desejava.
Os objetivos a serem
especificados cobrem várias áreas. Não é suficiente apenas decidir que você
deseja ter cinco milhões de dólares ou ser dono de uma grande empresa. Outros
objetivos, que pertencem a outras categorias, também devem ser definidos. Por
exemplo:
Objetivo financeiro:
ter uma certa quantidade de dinheiro em
um determinado
período de tempo.
Objetivo
educacional: obter um diploma em uma determinada
área que seja de seu
interesse e que possa ajudá-lo nos seus
negócios.
Objetivo físico: desenvolver
alguma atividade física que o torne
mais saudável.
Objetivo
Comunitário:
realizar algum tipo
de trabalho social.
Para completar o
processo decisório, não basta definir
as melhores
alternativas. É necessário priorizá-las.
Como os seus
recursos (tempo, dinheiro) são limitados,
é necessário que
você tenha de forma clara quais
alternativas devem
ser realizadas primeiro.
Virtudes superiores
É com as virtudes
superiores que vemos a diferença do empreendedor
em relação aos
outros participantes do jogo. É por meio delas que o empreendedor consegue
construir impérios e modificar o mundo. Essas virtudes são: criatividade,
independência e entusiasmo/paixão. A partir de agora veremos cada uma das
virtudes superiores com mais detalhes.
Criatividade
Nos negócios, o
empreendedor usa a criatividade como uma de suas
principais armas.
Cria novos produtos, novos métodos de produção, desbrava novos mercados. O
empreendedor é uma personalidade criativa que está sempre buscando novas formas
de satisfazer os clientes e muitas vezes criando novas necessidades.
Além disso, no
empreendedor, obrigatoriamente, a criatividade vem
acompanhada da
capacidade de execução, de inovação. Como diz o professor da Universidade de
Harvard, Theodore Levitt (1986), a “criatividade imagina as coisas novas, a
inovação faz as coisas novas”. Portanto, na vida empresarial as duas são
companheiras inseparáveis.
A criatividade
representa a oficina onde são formulados todos os planos gerados pelo homem. O
nosso impulso e a nossa visão recebem a forma que é posta em movimento com a
ajuda da capacidade criativa.
Com a ajuda da
criatividade, o homem descobriu e pôs sob controle, nos últimos cem anos, uma
parte maior das forças da natureza do que durante toda a história anterior da
humanidade. Analisou e pesou o Sol a uma distância de milhões de quilômetros e
determinou os elementos de que é constituído. Aumentou a velocidade de
locomoção a ponto de tornar possível voar a uma velocidade muito superior a do
som.
A criatividade pode
ser utilizada de duas maneiras:
combinando coisas já
existentes ou gerando coisas
novas.
No primeiro caso podemos
combinar velhos conceitos, ideias ou planos em novas configurações. Isso não
cria realmente nada de novo. Trabalha com o material da experiência, educação e
observação com que a
criatividade é alimentada. É mais usada pelo inventor, com a exceção do ““gênio””,
que recorre ao segundo tipo de criatividade quando não consegue resolver um
problema
apenas combinando
coisas já existentes.
No segundo caso, são
criadas coisas efetivamente novas. A criatividade só funciona quando a mente
consciente trabalha em um ritmo muito rápido, como quando é estimulada pela
emoção de um
forte desejo.
Os grandes líderes
dos negócios, indústrias, finanças, os grandes artistas, músicos, poetas e
escritores tornaram-se grandes porque desenvolveram este último tipo de
criatividade.
Os dois tipos de
criatividade tornam-se mais ágeis e eficientes com o
uso. Da mesma
maneira que qualquer músculo ou órgão do corpo se desenvolve mais quando
exercitado, você pode também desenvolvê-las.
Independência
O empreendedor é um
ser independente. Não gosta de seguir normas e estar sob controle dos outros. A
autonomia é um dos seus grandes objetivos. Na busca deste e de outros
objetivos, ele se apresenta sempre autoconfiante. Mantém seu ponto de vista
mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores.
Expressa confiança
na sua própria capacidade de realizar tarefas difíceis e de enfrentar grandes
desafios.
Meyer (1992) diz que
os grandes empreendedores não se mostravam
satisfeitos quando
trabalhavam para os outros: “na maioria das vezes, demitiam-se ou eram
demitidos, incapazes de desempenhar um papel secundário e irritados com a
burocracia das corporações, ou recusando-se a seguir normas estabelecidas””
O empreendedor é aquele que vive a sua própria vida. Assume a posse completa
de sua mente e dirige-a para os objetivos que ele mesmo escolheu, sem permitir
que influências externas o desestimulem ou desencaminhem. O empreendedor é
independente; é um pensador de possibilidades. Independência tem a ver com
autoconfiança. O sucesso não ocorre se você subestima seu próprio valor. A
autoconfiança atrai a atenção das pessoas e permite aquilo que Napoleon Hill chama
de ““domínio de cena””. O domínio de cena é criativo e tem um certo valor de
entretenimento (teatral). Exige segurança, engenhosidade e bom senso de
oportunidade. Não
tem a ver com a
bajulação e ostentação, que criam mais repulsa do que manifestações de amizade.
Tem a ver com atenção especial dada às sutilezas da cortesia e da polidez que
podem trazer enormes benefícios à sua imagem e à convivência com os demais.
A manifestação da
apreciação dos valores dos
outros também é um
bom exemplo. O domínio
da cena, autêntico,
segue um curso positivo:
não nega ou reduz o
valor de outras pessoas.
Ninguém pode subir
ao sucesso em cima dos
ombros alheios.
Os empreendedores
bem-sucedidos são os que pensam e se movem por iniciativa própria. Basicamente,
há duas formas de ação: a que iniciamos por decisão nossa e a que praticamos
apenas quando somos obrigados. Nesse sentido,há pelo menos dois tipos de
pessoas que nunca progridem ou chegam a ser alguma coisa na vida: o
primeiro é o que não
faz o que lhe mandam; o segundo é o que não faz mais do que mandam.
Entusiasmo/Paixão
Uma outra
característica que distingue os verdadeiros empreendedores é o entusiasmo, a
paixão.
Não basta apenas você
ser comprometido e obstinado. Os
empreendedores são
entusiasmados, apaixonados por aquilo que fazem. Eles dedicam suas vidas a uma
idéia que, em determinado momento, se torna um ideal. E o mais importante: eles
inspiram outras pessoas para que aceitem seus sonhos. Todos estão empenhados,
de uma maneira ou outra, em mudar o mundo.
Hill acredita que ““O entusiasmo é
um estado de espírito que inspira e incita o indivíduo à ação. Nada é tão
contagioso quanto o entusiasmo. Ele afeta de maneira vital não somente o
apaixonado, como também os que entram em contato com ele””. É mais poderoso que
a lógica, a razão ou a retórica. O magnetismo pessoal está ligado ao volume de
sentimentos, de caráter e de emoção –– alegria, amor, entusiasmo –– que você é
capaz de gerar e aplicar em suas palavras e atos, revelados, principalmente,
através da voz, dos olhos e das mãos. Nas relações humanas, o semelhante atrai
o semelhante: o otimista tende a conviver com otimistas, da mesma forma que
sucesso atrai sucesso. Os pessimistas, contudo, alimentam preocupações e
problemas sem pronunciar palavra ou praticar um ato, porque sua atitude
negativa atua como um ímã perfeito.
O otimismo é a
crença firme de que você pode fazer com que as coisas acabem bem, se planejar e
decidir por um curso de ação baseado em bom juízo.
Mas atenção,
dificilmente você vai encontrar um empreendedor com
todas essas
características. Elas representam apenas um referencial que possibilita sua
auto avaliação, a partir da qual você terá condições de definir seus pontos fortes
e fracos e optar por um programa de aperfeiçoamento pessoal, visando, principalmente,
a eliminar suas deficiências.
Viagem ao Mundo do
Empreendedorismo
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de maneira vital não
somente o apaixonado, como também os que entram em
contato com ele””. É
mais poderoso que a lógica, a razão ou a retórica.
O
magnetismo pessoal
está ligado ao
volume de sentimentos, de caráter
e de emoção ––
alegria, amor, entusiasmo –– que você é capaz de gerar e aplicar em
suas palavras e
atos, revelados, principalmente, através da voz, dos olhos e das
mãos.
Nas relações
humanas, o semelhante atrai o semelhante: o otimista tende
a conviver com
otimistas, da mesma forma que sucesso atrai sucesso. Os
pessimistas,
contudo, alimentam preocupações e problemas sem pronunciar
palavra ou praticar
um ato, porque sua atitude negativa atua como um
ímã
perfeito.
O
otimismo
é a crença firme de
que você pode fazer com que as coisas
acabem bem, se
planejar e decidir por um curso de ação baseado em bom juízo.
Mas atenção,
dificilmente você vai encontrar um empreendedor com
todas essas
características. Elas representam apenas um referencial que possibilita
sua auto-avaliação,
a partir da qual você terá condições de definir seus pontos
fortes e fracos e
optar por um programa de aperfeiçoamento pessoal, visando,
principalmente, a
eliminar suas deficiências.
Qualidades Especiais
Pesquisas feitas com
empreendedores bem-sucedidos identificaram, além dessas virtudes já
apresentadas, qualidades especiais comuns entre empreendedores de sucesso:
Assumir riscos - Esta
é uma das maiores qualidades do empreendedor. Correr riscos conscientemente é
ter coragem de enfrentar desafios. Os riscos fazem parte de qualquer atividade
e é
preciso que você
aprenda a lidar com eles.
Identificar
Perceber, no momento certo, as oportunidades que o mer-
Oportunidades cado
oferece é outra importante qualidade do
empreendedor. Ele é
uma pessoa curiosa, atenta e que está
sempre em busca de
novas informações.
Conhecimento Quanto
maior for seu conhecimento e domínio sobre umramo de negócio, maior é sua
chance de obter êxito. Esse
conhecimento pode
ser obtido através de sua experiência
prática, de
informações em publicações especializadas, em
cursos
especializados, ou até mesmo por meio de outras
pessoas com
empreendimentos semelhantes.
Organização - Utilizar
recursos humanos, materiais, financeiros e
tecnológicos de
maneira racional e organizada é fundamental
para o desempenho
positivo do seu empreendimento. Sugiro que você reflita
sobre as características citadas e analise qual a sua situação em relação a
cada uma delas. E verifique quais são seus pontos fortes e quais pontos são
passíveis de melhoria, estabelecendo suas metas, visando ao seu
desenvolvimento. Afinal, as mudanças que têm acontecido no ambiente empresarial
exigem que você se recicle.
Causas de Fracasso
A possibilidade de
fracasso é uma ameaça constante aos empreendedores, e ninguém pode garantir o
sucesso.
Ao decidir ser um
empreendedor, você deve examinar
tanto os aspectos
positivos quanto os negativos. Se
você espera colher
recompensas, é preciso elevado
grau de compromisso
e certo grau de sacrifício de sua
parte.
A principal razão
para o fracasso da maioria dos pequenos
empreendimentos é a
falta de habilidades administrativas, financeiras,
mercadológicas ou
tecnológicas dos empreendedores, somada a aspectos comportamentais que envolvem
a gestão de um empreendimento.
Falta de dedicação
Para você ter êxito
como empreendedor, deve dedicar seu tempo
integralmente para a
pequena empresa. A taxa de fracasso costuma crescer no caso de empresários que
entram com o capital e deixam a gerência do negócio por conta de terceiros.
Incompetência gerencial
Para você se tornar
empreendedor, precisa
ter o conhecimento
necessário para gerir
seus bens ou
serviços.
Porque na maioria
dos casos de sucesso, o futuro empreendedor domina as noções básicas,
necessárias para desenvolver o novo negócio. Com frequência alguém que domina
os aspectos técnicos da fabricação de um produto se associa a alguém que domina
os aspectos gerenciais do desenvolvimento do negócio.
Se você estabelece
um novo negócio, sem o conhecimento necessário para operacionalizar com
excelência a produção de bens e serviços, está sujeito ao fracasso.
Mas que
conhecimentos são
necessários para que
minha
empresa tenha
sucesso?
Dentro da gama de
conhecimentos necessários é imprescindível o
conhecimento
financeiro básico, que consiste na elaboração e interpretação de fluxos de
caixa. O empreendedor costuma administrar a folha de pagamento,as contas a
pagar, as receitas e as despesas financeiras do mês, devendo administrar o
caixa. Ele não deve perder tempo com o lucro contábil, que nada tem a ver
com o caixa, ao
precisar pagar as contas no final do mês.
Desinformação
A desinformação e a
falta de atualização sobre a situação econômica, e outros fatores que
interferem diretamente num negócio, são algumas das deficiências marcantes que
se observam nos pequenos empreendedores.
Todo negócio existe
em função dos clientes, fornecedores, concorrentes, empregados, sócios e
investidores, não devendo ser esquecida a necessária convivência com advogados,
contadores, banqueiros, consultores e agências de publicidade, os quais
contribuirão com diferentes subsídios de grande importância
para que você, como empreendedor,
se mantenha informado e atualizado no mundo dos negócios.
Desorientação para o mercado e desconhecimento
de marketing
É preocupante o
número de negócios que são iniciados sem que o
empreendedor tenha
claro o conceito do negócio, ou seja, as necessidades do grupo de clientes a
quem pretende atender, as dificuldades de atender a essas demandas e o quanto
eles estão dispostos a pagar para satisfazê-las.
Assim, para ter
sucesso, você precisa estar
constantemente
corrigindo suas deficiências,
além de explorar
aqueles pontos que constituem
seus pontos fortes,
ou seja, aqueles fatores que
lhe têm
possibilitado sucesso, buscando ser o
mais competitivo
possível.
Por isso é que todo
empreendedor, ao intencionar abrir seu próprio
negócio, deve estar
apoiado em um Plano de Negócio, com o qual seja possível definir cada função da
futura empresa.
É preciso que você
estude cada passo do negócio para tentar minimizar os problemas que certamente
surgirão. Resolvendo-os com profissionalismo, será possível consolidar uma
empresa de sucesso.
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