Por que os pneus de carro
são pretos?
por Luís Perez
Na
verdade, pneus não precisam ser pretos. Já foram fabricados pneus coloridos –
que resultaram em retumbantes fracassos de vendas. O que dá a cor escura ao
pneu são pigmentos chamados negros-de-fumo ou negros-de-carvão. Essas
substâncias também deixam a borracha mais dura e resistente. Não fossem elas, o
pneu seria acastanhado (cor da borracha natural) ou amarelado (como a borracha
sintética). Além disso, seria mole demais para agüentar atrito, abrasão e altas
temperaturas. A bem da verdade, se fosse só de borracha, nem daria para moldar
o pneu. Substâncias alternativas aos negros-de-fumo tornam a fabricação do pneu
com cores um tanto cara. Somando a isso o fato de um pneu colorido gritar aos
olhos em um mundo de rodas pretas, temos um fiasco comercial. Atualmente, os
pneus diferentões fazem sucesso principalmente em bicicletas para crianças, que
não se preocupam tanto com o item discrição. No ramo automotivo, a Michelin já
fabricou, em 1998 (época da Copa do Mundo na França), 12 000 unidades do pneu
Artilheiro, com banda de rodagem nas cores verde e amarelo. Um ano antes havia
lançado o Coraldo – com nove opções de cores para a banda de rodagem. Produtos
assim causaram protestos nos EUA, onde moradores não gostavam de ver o asfalto
todo colorido pelas arrancadas e freadas.
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