No Brasil
o custo de energias: sejam elétrica, térmica, hidrelétrica, biomassa, solar e
eólica são muito caras em contraste com um país que dispõe de todas elas em
abundância e infelizmente o povo não pode usufruir dessas benesses pois temos
governos cuja arrecadação que é muito alta não cobre as suas despesas e há
necessidade de cobrar dos contribuintes preços muito altos para cobrir os seus
enormes gastos além da corrupção que é abundante também.
Máquina transforma água em combustível que pode substituir gasolina
por João
Kurtz
Para o TechTudo
Para o TechTudo
Uma
invenção inovadora promete transformar água e dióxido de carbono em combustível
limpo. A tecnologia “Power-to-Liquid” (“energia pra líquidos”, em tradução
livre), criada pela empresa alemã Sunfire GmbH, usa uma máquina e um processo
químico para criar o combustível sintético. O preço da invenção, no entanto,
deve ser caro.
O
processo usa células eletrólizadoras de óxido sólido (SOEC, na sigla em inglês)
para converter eletricidade vinda de fontes renováveis – eólica ou solar – em
vapor. Em seguida, o oxigênio é removido, restando apenas hidrogênio. Esse gás
é usado no dióxido de carbono (CO²), que pode ser obtido naturalmente na
atmosfera, ou como resíduo de outros processos de geração de energia. Isto
serve para transformar o CO² em monóxido de carbono (CO).
Os gases
obtidos destas reações (CO e H²) passam pelo processo Fischer-Tropsch, que é
usado para a produção de hidrocarbonetos líquidos, como gasolina, querosene,
gasóleo e lubrificantes.
O calor
resultante disso tudo é usado para criar mais vapor, o que – segundo a Sunfire
– resulta em uma taxa de eficiência de 70%. A tecnologia foi instalada em uma
plataforma especial capaz de reciclar cerca de 3,2 toneladas de dióxido de
carbono e produzir um barril de combustível por dia. O combustível produzido
não contém impurezas e ainda não é comercializado.
O CTO da
empresa, Christian von Olshausen, acredita que a plataforma prova que existe
viabilidade técnica para o uso da tecnologia em escala industrial. “A Sunfire
aguarda o término da burocracia regulatória para dar a seus investidores um
nível satisfatório de planejamento e, assim que isso ocorrer, vamos poder
comercializar esta substituição de combustíveis fósseis”, explica.
A Sunfire
planeja vender os componentes da tecnologia, mas isto só deve ocorrer em 2016.
As peças ainda não tem preço definido, mas a construção da plataforma de testes
custou pelo menos US$ 1 milhão (R$ 2,5 milhões).
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