quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS



CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS

Após a copa do mundo de futebol, começa a campanha eleitoral para as eleições. Já é ora dos candidatos começarem a se pronunciar e explicitar as suas intenções em matéria de política econômica, educação, saúde, segurança pública, mobilidade urbana e política exterior. 

A política do atual governo já está mais do que clara: ênfase na distribuição de renda (distribuição de dinheiro)  por meio de programas sociais e respeito relativo às regras neoliberais e ao famoso tripé composto por meta de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. O governo opera sempre no limite, com a inflação perto do teto da meta (6,5%), flutuação suja no câmbio e superávit primário cadente. 

O ritmo do crescimento econômico do país vem sendo bastante baixo. Foi de 2,3% no ano passado e deve cair para uma média de 2% ao ano no governo Dilma. Se o respeito ao receituário neoliberal fosse mais rigoroso, certamente teríamos tido um crescimento ainda menor ou recessões pelo caminho. Não é o que se recomenda para o Brasil. Brincar de recessão em um país tão grande e rico com população pobre representa um risco de tamanho incalculável. 

Esta política monetária atual colocou o país novamente entre os campeões mundiais do juro alto e quando o governo atual pretende dar prioridade ao crescimento da economia e do emprego.

Os pré-candidatos de oposição precisam explicitar com detalhes suas propostas macroeconômicas. Não adianta  apresentar versões genéricas, eles precisam ir a detalhes. 

É necessário que apareça um candidato com propostas que vão de encontro aos interesses dos eleitores e do povo e possam fazer um governo que agrade a maioria da nação. 

Dentre os temas de interesse nacional, exporemos alguns que merecem uma atenção maior: 

·        Pagamento de Superávit primário (dívida pública) e investigação rigorosa do endividamento e estabelecer regras para pagar o que deve sem prejudicar outros investimentos.

·        Abolir o Horário de Verão, inútil e desnecessário.
·        Desonerar a folha de pagamento dos empregados, abolindo o desconto de Imposto de Renda.
·        Corrigir anualmente a Tabela do Imposto de Renda sem cortes e conforme os índices oficiais.
·        Estabelecer um Salário Digno para os professores através do aumento do Salário Mínimo dos Professores.
·        Diminuir o número de congressistas (Câmara Federal e Senado).
·        Cortar despesas em todos os níveis para sobrar dinheiro para investimentos.
·        Investir pesado em Educação e Saúde para tirar o atraso de 30 ou 40 anos no desenvolvimento do país.
·        Dar prioridade ao transporte público principalmente o ferroviário.  
·        Na política externa, parar de fazer gracinha com o nosso dinheiro investindo nos governos de Cuba,  Haiti e Angola. A prioridade de investimentos é aqui internamente para beneficiar o povo.
·        Praticar a austeridade com a coisa pública em todos os níveis e punir rigorosamente os corruptos e corruptores.
·        Promover o crescimento e o emprego com políticas públicas adequadas.  
·        Reformular o ensino público em todos os níveis para propiciar o ensino técnico com melhor qualidade. 

·        Diminuir o empreguismo e o número de funcionários públicos. Trabalhar com menos funcionários com maior qualidade e salários justos. 

É bom lembrar que formulações genéricas e medo de explicitar as próprias convicções sobre temas polêmicos, não formam opinião e não conquistam eleitores. 

Fonte: Jornal Hoje em dia do dia 28/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário