domingo, 2 de outubro de 2022

O QUE É MELHOR A DIREITA OU A ESQUERDA?

 

Luc Ferry

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Por Marcelo Godoy – Jornal Estadão

Filósofo francês diz como reagir ao medo para exercer a cidadania e como defender a democracia

Filósofo e ex-ministro da Educação da França, Luc Ferry encontrou o Brasil em meio a campanha eleitoral polarizada entre Luiz Inácio Lula da Silva Jair Bolsonaro, que se desenvolveu sob o receio de uma escalada da violência após dois assassinatos por razões políticas: um no Paraná e outro em Mato Grosso. Ele esteve há dez dias no País para conferências no evento Fronteiras do Pensamento, em São Paulo e em Porto Alegre, ao mesmo tempo em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou pesquisa na qual 67% dos eleitores disseram ter medo de serem ameaçados em razão de suas posições políticas.

Para o filósofo, é preciso recuperar o equilíbrio no debate público para enfrentar o medo e exercer a cidadania diante dos avanços da extrema direita no Brasil e na Europa e dos erros da esquerda, que deixou de ser “social para se tornar societária”. Ferry dialoga aqui com intelectuais como Raymond Aron e Jean-Paul Sartre. Ele é conhecido por não poupar em suas intervenções no debate público o senso comum. Era ministro quando o uso de véu islâmico foi proibido nas escolas públicas da França. Queria, então, reafirmar a laicidade do Estado. Estava em São Paulo, quando, em um almoço, pediu à reportagem que encaminhasse as perguntas por escrito, a fim de que pudesse elaborar suas respostas. Ei-las.

Imagem do filósofo francês Luc Ferry em hotel na região central de São Paulo
Imagem do filósofo francês Luc Ferry em hotel na região central de São Paulo Foto: Taba Benedicto/Estadão

Refletindo sobre o princípio de um governo autoritário em Democracia e Totalitarismo, Raymond Aron afirma ter encontrado dois sentimentos: medo e fé. ‘Aqueles que não acreditam na doutrina oficial devem estar convencidos de sua impotência.’ No Brasil, uma pesquisa recente mostrou que 67% da população tem medo de ser ameaçada por causa de posições políticas. Qual é a consequência desta situação para a democracia? É possível manter a democracia quando as pessoas têm medo de exercer sua cidadania?

A resposta está na pergunta. O problema é mais saber baixar o nível de medo ou, como outra maneira de ver as coisas, aumentar o nível de coragem. Em uma sociedade onde a violência é endêmica, é necessário que a mídia assuma a responsabilidade. É essencial que ela tenha a coragem de organizar debates com o contraditório, mas bem argumentado. Cabe a ela escolher convidados que, embora em desacordo entre eles, sejam razoáveis o suficiente para dar ao debate democrático uma imagem pacífica, porque centrado em conceito e argumentos.

Raymond Aron também dizia que os cidadãos em um regime constitucional-pluralista devem ter três qualidades: “respeitar as leis e, em particular, a norma constitucional; eles devem provar as paixões partidárias para animar o regime e impedir o sonho da uniformidade e, finalmente, eles não devem levar as paixões partidárias até o ponto onde desaparece a possibilidade de entendimento, isso quer dizer, eles devem ter o senso do compromisso”, que não se confunde com o acordo espúrio. O que deve ser feito para formar esse tipo de cidadão em nossas sociedades?

O problema com as paixões é que elas são difíceis de restringir. Por definição, um debate acalorado é apenas muito dificilmente um debate fundamentado. Aron está certo, temos de reconciliar ambos: sem paixão, o debate é fraco, mas sem a discussão, volta-se para o boxe, para a violência. Aqui, novamente, é antes de mais nada para os grandes meios de comunicação, em particular para a televisão, a tarefa de fazer de tudo para que uma imagem desta aliança entre paixão e razão seja dada ao público em geral. É possível escolher inteligentemente os palestrantes em um programa de debate político. O problema é que muitas vezes a lógica da mídia é a do Ibope e, o que infelizmente acontece, é que o pugilato se vende melhor do que a discussão argumentada.

Em que medida é importante resistir aos desafios da nova extrema direita? E qual é o papel da nova esquerda nesse debate?

Acho que ainda não medimos todos os efeitos e todas as consequências do colapso da União Soviética e, em geral, do comunismo. A verdade é que a queda do comunismo acabou trazendo consigo a queda do socialismo e, em última análise, de todas as formas de social-democracia. Na Europa, a extrema direita continua ganhando terreno, chega ao poder na Suécia e na Itália e, na França, está muito próxima. Aos olhos de um jovem tentado pelo radicalismo, a esquerda parece fraca e sem ideias afiadas em comparação com o extremismo de direita. A esquerda deve hoje repensar seu software intelectual de cima para baixo, deve repensá-lo fora do comunismo em relação ao qual sempre se posicionou como simplesmente reformista e não revolucionária. Hoje, o reformismo se situa no centro, mais à esquerda, e, para muitas pessoas, é a extrema direita que melhor encarna, senão a ideia revolucionária, pelo menos a de radicalismo.

Em 1945, logo após a derrota do nazi-fascismo, Jean-Paul Sartre escreveu O Que é um Colaborador? Sartre disse, então, que a democracia sempre foi um terreno fértil para os fascistas porque tolera, por sua natureza, todas as opiniões; no final das contas, ‘leis restritivas devem ser feitas: não deve haver liberdade contra liberdade’. Diante do recrudescimento de movimentos extremistas de direita e de esquerda no mundo, esse seria o caminho que devemos seguir?

De jeito nenhum. A tese de Sartre é, como muitas vezes, totalitária e draconiana. Simone de Beauvoir teve a coragem de escrever isso no início de seu livro sobre moral: ‘A verdade é uma, só o erro é múltiplo, por isso a direita é pluralista!’ Com esse tipo de raciocínio, vai-se direto ao partido único e ao totalitarismo. Sejamos honestos: se a extrema direita chega ao poder é porque a esquerda entrou em colapso e não conseguiu resolver os problemas do povo, especialmente os da classe trabalhadora. Na França, são esmagadoramente os trabalhadores que votam na extrema direita, que devem fazer pensar a esquerda, que abandonou o social pelo societário, a classe trabalhadora pelas lutas de identidade…

Sartre disse, também no mesmo texto de 1945, que a tese favorita do colaborador – bem como do fascista – era a do realismo. Ele conclui que, em face dele, a resistência, que acabou triunfando, ‘mostra que o papel do homem é saber dizer não aos fatos mesmo quando parece que temos que nos submeter a isso’. E, hoje, como podemos resistir e defender o democracia? Seria necessária a coragem de um novo manifesto de 18 de junho de 1940, como fez o general De Gaulle?

Mais uma vez Sartre está errado. O realismo não consiste em se submeter ao real, o realismo não é resignação, mas aceitar compreender o real para poder, se necessário, mudá-lo. A tese de Freud sempre me pareceu sobre esse assunto mais convincente: a utopia é o ‘princípio do prazer’, que reivindica a felicidade sem esperar, aqui e agora. É o princípio que rege o mundo da infância. O ‘princípio de realidade’ obedece a outra lógica sem, contudo, opor-se de maneira absoluta ao princípio do prazer. Para dizer a verdade, como diz Freud, ele não é jamais que uma ‘modalidade’, uma variante que, simplesmente, leva em conta os limites que nos coloca o real. Seu objetivo continua sendo a realização de desejos, mas o indivíduo adulto agora sabe que devemos levar em conta os obstáculos que geralmente povoam o mundo real. A utopia sempre tem sempre alguma coisa de infantil e, além disso, no mundo real, leva sempre ao desastre. A Revolução Cultural Chinesa, à qual Sartre aderiu, fez mais de 60 milhões de mortes! Então, sejamos realistas, vamos lutar contra o medo e a opressão que sempre desperta, mas levando em conta a realidade, não fugindo dela e, novamente, volto a isso, a responsabilidade da mídia é crucial: em democracia, o “quarto poder” é muitas vezes o primeiro!

NEM SEMPRE OS MELHORES PRODUTOS DOMINAM O MERCADO

 

Bruno Nardon | G4 Educação

Deixa eu te contar algo que você já sabe: nem sempre as empresas que produzem os melhores produtos dominam o mercado.

Na verdade, muitas vezes, as empresas líderes de certos segmentos tem um produto mediano (ou até abaixo da média). Isso não é verdade apenas para um tipo de mercado, como tecnologia ou alimentação.

Em absolutamente todas as vertentes de negócios, o product-market fit (o alinhamento entre o produto e a necessidade do mercado) é apenas um dos fatores que determinam o tamanho da participação da empresa no market share.

O que você (provavelmente) não sabe é quais outros fatores compõem este processo – e são responsáveis pelo potencial de crescimento de uma operação.

Resumidamente, há uma estrutura de quatro fits (Four Fits Framework) que é usada para mapear como os diferentes componentes de uma empresa “se encaixam” para impulsionar (ou impedir) seu crescimento. São eles:

Product-Market Fit – como o mercado se encaixa com o produto que você vende;

Model-Market Fit – como o mercado se encaixa no modelo de negócios do seu produto;

Market-Channel Fit – como o mercado se encaixa com seus canais de aquisição;

Product-Channel Fit – como seu produto se encaixa com seus canais de aquisição.

E quanto a velha história de que “tudo que você precisa é de um bom produto”?

Basta olhar para as empresas que lideram os mais variados mercados e você verá que nem sempre o melhor produto é o que “vence”.

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

sábado, 1 de outubro de 2022

PLANOS DE GOVERNO DOS PRESIDENCIÁVEIS

 


Salário, estatais, reformas e mais: o que candidatos propõem para 15 temas econômicos

Por
Vandré Kramer – Gazeta do Povo


Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).| Foto: Ricardo Stuckert/PT; André Coelho/EFE; Reprodução/Facebook; Jefferson Rudy/Agência Senado

Os planos apresentados pelos candidatos a presidente da República apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgados ao longo da campanha mostram diferentes visões para a economia brasileira.

Confira a seguir o que Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) – os quatro primeiros em intenção de votos, segundo a mais recente pesquisa BTG/FSB – propõem para 15 temas econômicos:

Combustíveis
Crescimento econômico
Emprego e renda
Energia
Estatais e privatizações
Indústria
Inflação
Infraestrutura
Reformas da Previdência, trabalhista e tributária
Salário mínimo
Tabela do Imposto de Renda
Teto de gastos
Transferências de renda
O que a indústria espera do futuro presidente da República? Fiesp apresenta propostas
Quais os desafios econômicos de quem governar o país a partir de 2023
Teto de gastos, câmbio livre e meta de inflação são essenciais no próximo governo, diz CNI

Combustíveis
Ciro Gomes – Propõe mudar a política de preços da Petrobras “para beneficiar a sociedade brasileira” e recuperar e ampliar a capacidade de suas refinarias.

Jair Bolsonaro – O plano do presidente menciona a inflação dos combustíveis e afirma que “o governo adotou as medidas possíveis e conectadas com os fatos e continuará a fazê-lo no novo mandato, sempre respeitando a Constituição e a responsabilidade que deve caracterizar a gestão do erário público”. A proposta de governo entregue ao TSE não faz menção a qual pode ser a política de preços da Petrobras.

Lula – O plano de governo considera que é preciso “abrasileirar” o preço dos combustíveis e ampliar a produção nacional de derivados com expansão do parque de refino.

Simone Tebet – O plano de governo de Simone Tebet não faz menção aos preços dos combustíveis.

Crescimento econômico
Ciro Gomes – Propõe mudar o modelo econômico adotado pelos últimos governos e implantar um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), para gerar crédito, renda e emprego.

Jair Bolsonaro – Fala em “avançar e consolidar o crescimento econômico sustentado no médio e longo prazo”, com foco em ganho de produtividade, eficiência econômica e recuperação do equilíbrio fiscal.

Lula – Diz ter compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável com estabilidade, para superar a crise e conter a inflação, num ambiente de “justiça tributária e transparência na definição e execução dos orçamentos públicos”.

Simone Tebet – Propõe realizar mudanças estruturais que permitam sair da armadilha do baixo crescimento. Para isso, segundo ela, é necessário que as fundações da democracia brasileira estejam sólidas e o tecido social, recuperado.

Emprego e renda
Ciro Gomes – Criação do Plano Emergencial do Pleno Emprego, orientado às obras de infraestrutura, com a finalidade de gerar 5 milhões de postos de trabalho nos dois primeiros anos de governo.

Jair Bolsonaro – Desenvolvimento de políticas para a formalização de trabalhadores e redução da taxa de informalidade, que em estados do Norte e Nordeste chega a 70%. Conectar empregabilidade com educação, a fim de preparar as pessoas para os novos desafios e propiciar a elas a migração segura de empregos que estão se tornando obsoletos para os novos postos de trabalho. Retirar da população o peso do Estado e deixar cada cidadão, com o apoio necessário do governo, exercitar sua criatividade, capacidade gerencial, visão empresarial e liberdade.

Lula – O ex-presidente afirma que as oportunidades de emprego e trabalho serão criadas por meio da retomada dos investimentos em infraestrutura e habitação; a reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais; a reforma agrária e o estímulo à economia solidária, à economia criativa e à verde, que será baseada na conservação, na restauração e no uso sustentável da biodiversidade.

Simone Tebet – Reduzir o desemprego, o subemprego e o desalento, incentivar a geração do emprego e renda, com maior formalização e melhor remuneração para os trabalhadores.

Energia

Ciro Gomes – Transformar a Petrobras numa empresa de ponta no desenvolvimento de novas fontes de energia, como a eólica, a solar e a baseada na produção de hidrogênio verde. Eliminar, até 2030, o uso da energia termelétrica.

Jair Bolsonaro – Gerar com eficiência e oferecer energia de acordo com a demanda atual, lançando as bases para as futuras necessidades. Diversificação na produção e utilização de energia sustentável, renovável e limpa.

Lula – Garantir a soberania e a segurança energética do país, com ampliação da oferta de energia, e aprofundar a diversificação da matriz energética, com expansão de fontes limpas e renováveis a preços compatíveis com a realidade brasileira.

Simone Tebet – Acelerar a transição para uma matriz ainda mais limpa, renovável, segura, barata e eficiente de energia de baixo carbono, por meio de competição entre diferentes fontes.

Estatais e privatizações

Ciro Gomes – O plano de governo de Ciro Gomes não faz referência a estatais ou privatizações. O candidato diz não ser contra privatizações, mas colocou-se contra a venda de Petrobras e da já privatizada Eletrobras, por atuarem em setores que considera estratégicos.

Jair Bolsonaro – Propõe deixar a cargo do Estado aquilo que somente ele pode realizar, em função de altos custos de investimento e complexidades inerentes à gestão, ou concentrando esforços em exercer “função estabilizadora” a fim de controlar, por exemplo, choques econômicos sobre a renda e o consumo. Fora isso, o programa prevê ampliação do processo de desestatização, o que segundo o documento trará benefícios diretos e indiretos ao cidadão e permitirá ao Estado focar em questões como saúde, educação, segurança e bem-estar. Não menciona a privatização da Petrobras, nem a dos Correios.

Lula – O petista fala em proteger o patrimônio do país e recompor o papel indutor e coordenador do Estado e das empresas estatais para que cumpram seu papel no processo de desenvolvimento econômico e progresso social, produtivo e ambiental. Ele se opõe às privatizações da Petrobras, Pré-Sal Petróleo (PPSA), Eletrobras e Correios.

Simone Tebet – A proposta de governo da candidata fala em promover desestatizações, privatizações, concessões e parcerias público-privadas, com o objetivo de criar maior competição, eficiência e aumento de produtividade da economia. A ideia é destinar os recursos obtidos com desestatizações a políticas de redução da pobreza e à educação infantil. Tebet se manifestou contrária, no entanto, à privatização da Petrobras.

Indústria
Ciro Gomes – Ênfase especial a quatro complexos industriais: agronegócio; petróleo, gás e derivados; saúde e defesa. O impulso seria dado por um conjunto de políticas públicas que inclui estímulos à pesquisa e inovação, financiamentos específicos, compras públicas e incentivo às exportações.

Jair Bolsonaro – O programa fala em agregar valor no que é exportado, transformando commodities em produtos acabados ou semiacabados, que aumentem as divisas nacionais e respeitem o meio ambiente. Defende aumentar a produção nacional de fertilizantes. Siderurgia, a metalurgia e as indústrias de base também devem receber especial atenção para agregar valor.

Lula – Fortalecer e modernizar a estrutura produtiva por meio da reindustrialização e do estímulo a projetos inovadores. Elevar a taxa de investimentos públicos e privados e reduzir o custo do crédito.

Simone Tebet – Ampliar aportes tecnológicos nas indústrias brasileiras, com processos mais eficazes, para ganhos de produtividade, ampliar sua internacionalização e participação em cadeias globais.

Inflação
Ciro Gomes – O pedetista afirma que o Banco Central deve continuar atuando com autonomia operacional, dentro de um regime de metas que deverá buscar a menor inflação e o pleno emprego, “a exemplo do Banco Central americano”. Atualmente o BC tem autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira, e tem como objetivo principal “assegurar a estabilidade de preços”; nesse modelo, “fomentar o pleno emprego” é um dos objetivos “secundários”, ao lado de “zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro” e “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica”. Em abril, Ciro disse que não respeitaria o atual formato de autonomia do BC, trabalhando para substituí-lo por outro modelo ainda nos seis primeiros meses de governo, e que convidaria sua direção a se demitir no primeiro dia.

Jair Bolsonaro – Segundo o programa de governo, a inflação foi fortemente influenciada pela pandemia de coronavírus e a guerra na Ucrânia, que geraram forte desequilíbrio nas cadeias de fornecimento global e aumento dos preços do petróleo. O presidente afirma que o governo continuará respeitando o regime de metas de inflação e a independência do Banco Central.

Lula – O ex-presidente fala em coordenar a política econômica para combater a inflação, particularmente a dos alimentos, combustíveis e eletricidade.

Simone Tebet – Combater a inflação de forma permanente, com política fiscal responsável, contribuindo para a efetividade da política monetária sob comando de um Banco Central independente.

Infraestrutura

Ciro Gomes – Propõe a retomada das obras de infraestrutura logística e social e a criação de um fundo de investimento em infraestrutura. O pedetista fala em elevar os investimentos em infraestrutura de R$ 25 bilhões para R$ 180 bilhões por ano, retomando 14 mil obras públicas paradas.

Jair Bolsonaro – Promover a intermodalidade do sistema nacional de transporte; ampliar a cobertura e qualidade do transporte ferroviário e ampliar e melhorar a navegação de cabotagem e hidroviária; e ampliar e modernizar a logística nacional de produtos e mercadorias. O presidente afirma que a desestatização ou privatização e as concessões de ativos de infraestrutura para a iniciativa privado são fundamentais, assim como outras parcerias públicas de investimentos.

Lula – O ex-presidente defende garantir a modernização e ampliação da infraestrutura de logística de transporte, social e urbana com um vigoroso programa de investimentos públicos, com foco na volta do crescimento e a redução dos custos de produção.

Simone Tebet – A candidata do MDB propõe modernizar a infraestrutura viária por meio de maiores investimentos privados e melhor governança dos investimentos públicos.

Reforma da Previdência
Ciro Gomes – Pretende concluir a reforma da Previdência a partir de três pilares: renda básica garantida, parte da renda associada ao regime de repartição e outra parcela de capitalização.

Jair Bolsonaro – Fala em aprimorar o sistema previdenciário “com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira e a justiça social”.

Lula – Propõe “reconstrução” da seguridade e da Previdência Social, para ampla inclusão dos trabalhadores. Medidas tomadas pelo atual governo seriam revistas. O objetivo é um modelo previdenciário que concilie o aumento da cobertura com o financiamento sustentável.

Simone Tebet – O plano de governo não menciona este ponto específico. Mas a candidata fala em reduzir a contribuição previdenciária da faixa de um salário mínimo para todos os trabalhadores, como forma de estimular a formalização.

Reforma trabalhista
Ciro Gomes – Pretende redigir um novo Código Brasileiro do Trabalho (CBT), que abranja as melhores e mais modernas práticas de proteção internacionais e as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Jair Bolsonaro – Afirma que a nova legislação trabalhista será mantida com segurança jurídica, ajudando a combater abusos empresarias e de sindicatos. Também pretende prosseguir nos avanços da legislação para facilitar as contratações.

Lula – O programa propõe uma nova legislação trabalhista, marcada por extensa proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho. E defende especial atenção a autônomos, domésticos, quem trabalha em home office e quem tem trabalho mediado por aplicativos e plataformas.

Simone Tebet – A candidata avalia que o Brasil não precisa de uma nova reforma trabalhista. Porém, defende que a legislação passe a garantir um mínimo de proteção para trabalhadores informais que atuam com serviços de aplicativos.

Reforma tributária
Ciro Gomes – Propõe a recriação do imposto sobre lucros e dividendos e taxação de grandes fortunas, bem como a redução da tributação sobre a produção e o consumo – um dos instrumentos seria a junção de ISS, IPI, ICMS, PIS e Cofins – e a elevação de impostos sobre a renda.

Jair Bolsonaro – Propõe reformar o sistema tributário por meio da simplificação da arrecadação e aumento da progressividade, e fala em torná-lo concorrencialmente neutro.

Lula – Defende uma estrutura tributária mais simples e progressiva. Pretende coibir a sonegação de impostos e aumentar a tributação, via Imposto de Renda, dos muito ricos.

Simone Tebet – Implementar, nos seis primeiros meses de gestão, a reforma tributária, com os objetivos de simplificação e justiça social. Criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e reformar o Imposto de Renda.

Salário mínimo

Ciro Gomes – O programa oficial de governo não trata da questão. Publicamente, o candidato tem defendido a recomposição do salário mínimo, argumentando que ele está em seu pior nível em 20 anos.

Jair Bolsonaro – O programa de governo não trata dessa questão.

Lula – O petista propõe retomar a política de valorização do salário mínimo, objetivando recuperar o poder de compra.

Simone Tebet – A candidata fala em preservar o poder de compra do salário mínimo com reajustes anuais baseados, pelo menos, na inflação.

Tabela do Imposto de Renda
Ciro Gomes – Plano não faz menção a correção da tabela do Imposto de Renda.

Jair Bolsonaro – Propõe correção de 31% da tabela do Imposto de Renda para Pessoas Físicas, isentando os trabalhadores celetistas que recebam até R$ 2,5 mil mensais. Sem a pandemia e com crescimento econômico, o programa avalia que será possível perseguir o objetivo de isentar os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.

Lula – Prometeu, em campanha, reajustar a tabela do Imposto de Renda em seu primeiro ato oficial. A intenção é aumentar a faixa de isenção para R$ 5 mil.

Simone Tebet – Plano não faz menção à correção da tabela do Imposto de Renda.

Teto de gastos

Ciro Gomes – Em campanha, o candidato diz que o teto de gastos é uma aberração, alegando que ele não protege o equilíbrio das contas públicas. Ciro defende a revogação do teto desde a campanha de 2018, com a substituição por outro mecanismo.

Jair Bolsonaro – O atual presidente já indicou que pretende mudar a forma de controle fiscal partir do ano que vem. Uma das ideias em discussão no Ministério da Economia é a adoção de uma meta de dívida pública.

Lula – O programa do candidato petista prevê a revogação do teto de gastos e a revisão do regime fiscal brasileiro. Segundo ele, um novo modelo fiscal seria construído, seguindo premissas de credibilidade, previsibilidade e sustentabilidade.

Simone Tebet – Defende a manutenção do teto de gastos, mas destaca a necessidade de definir uma “nova roupagem”, sem explicitar do que se trata.

Transferências de renda
Ciro Gomes – Propõe implantar o programa de renda mínima universal, englobando os pagamentos feitos pelo Auxílio Brasil, seguro-desemprego e aposentadoria rural. Defendeu, em campanha, que o governo transfira mensalmente R$ 1 mil a famílias que tiverem renda mensal de até R$ 417.

Jair Bolsonaro – O candidato afirma que um dos compromissos será a manutenção do valor de R$ 600 para o Auxílio Brasil, a partir de janeiro de 2023.

Lula – Propõe renovar e ampliar o programa Bolsa Família – que foi substituído pelo Auxílio Brasil no atual governo – para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população. Para isso, prevê um programa orientado por princípios de cobertura crescente no rumo de um sistema universal e uma renda básica de cidadania.

Simone Tebet – Defende um programa de transferência de renda permanente, focado nas famílias mais necessitadas, com cuidados que induzam melhoria das condições de vida. Uma das alternativas, segundo ela, é elevar a linha da miséria para ampliar o público que pode receber os benefícios sociais.

Metodologia da pesquisa citada
O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, 2 mil eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-08123/2022.


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O FUTURO DO BRASIL DEPENDE DO SEU VOTO

 

Editorial
Por
Gazeta do Povo


Urna eletrônica| Foto: ASICS/TSE

“Pela primeira vez não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso? Querem conquista melhor do que em uma campanha a gente não ter nenhum candidato de direita?”, afirmou, em 2009, o então presidente Lula durante um discurso, em mais uma das inúmeras ocasiões em que ele demonstrou sua concepção bastante peculiar de democracia, aquela em que a direita é silenciada. Não, não há nada de “fantástico” nem de “conquista” quando o eleitor não tem à disposição, diante da urna, um leque amplo de concepções a respeito dos temas que lhe são caros e fica impossibilitado de escolher, já no primeiro turno, quem tenha um ideário ao menos semelhante ao seu.

Felizmente, nos últimos anos o pensamento de direita, o conservadorismo na pauta de costumes e o liberalismo econômico recuperaram carta de cidadania e viabilidade política no debate público brasileiro, após décadas relegados ao ostracismo. A chamada “janela de Overton” – o “intervalo” dentro do qual estão as ideias que um candidato pode defender para ser eleitoralmente viável – foi alargada e uma multidão de brasileiros que se resignava a optar por “males menores” passou a se ver representada por postulantes ao Palácio do Planalto. A variedade de respostas possíveis aos enormes desafios que a realidade coloca diante do Brasil se tornou muito maior – e só mentes autoritárias, fechadas ao debate, haverão de lamentar que isso tenha ocorrido.

Executivo e Legislativo que tenham consciência do que precisa ser feito deixarão um legado positivo que transcende os quatro anos da próxima legislatura e dos próximos mandatos de presidente e governadores

Quais são os papéis do Estado, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada na economia e na oferta de serviços básicos? Qual é o alcance da liberdade de expressão, da liberdade econômica, da liberdade religiosa, da liberdade de imprensa, do direito de propriedade? Como combater o preconceito em suas várias formas? Quem são os brasileiros mais vulneráveis, e como eles devem ser protegidos e ajudados? Como colocar o Brasil em uma rota de crescimento econômico sustentável que proporcione prosperidade e bem-estar ao máximo possível de cidadãos? Como lidar com a violência urbana, o crime organizado e a corrupção? Como fortalecer uma democracia ainda jovem, que sofre de “dores de crescimento”? Cada brasileiro se faz essas perguntas e cria sua hierarquia de temas que merecem maior prioridade ou relevância. Para cada questão, há tantas respostas possíveis quanto candidatos aos cargos que estão em jogo neste 2 de outubro.


E o futuro do país depende da escolha de quem ofereça as melhores respostas. Executivo e Legislativo que tenham consciência do que precisa ser feito deixarão um legado positivo que transcende os quatro anos da próxima legislatura e dos próximos mandatos de presidente e governadores. Por outro lado, um governo e um Congresso apegados às respostas erradas criam buracos dos quais um país só consegue sair depois de muito sacrifício, que invariavelmente cai nas costas dos brasileiros mais pobres ou mais indefesos. Toda eleição é crucial para o Brasil, mas não exageramos quando afirmamos que esta – realizada após uma pandemia que abalou completamente nosso modo de vida e em meio a uma série de incertezas globais e locais, com grandes potências em guerra e ataques à democracia em âmbito interno – traz consigo uma importância ainda maior.

Ao longo desta campanha, a Gazeta do Povo expôs ao leitor-eleitor os nossos desejos para o Brasil. Esperamos que a leitura tanto desses desejos quanto de nossas convicções, publicadas em 2017, tenha servido como ajuda para uma escolha que é única e exclusivamente de cada um, diante da urna eletrônica e de sua consciência. Sabemos que nem todos concordarão conosco em tudo, ou terão as mesmas prioridades que elencamos, mas temos a esperança de que também os que discordam compreendam que há todo um conjunto de ideias com as quais verdadeiros democratas dialogam, em vez de tentar calar.


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PT AINDA NÃO APRESENTOU PLANO DE GOVERNO

Estratégia política
Por
Wesley Oliveira – Gazeta do Povo
Brasília

AME1058. RIO DE JANEIRO (BRASIL), 30/09/2022.- El expresidente y candidato a la presidencia de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ofrece una rueda de prensa hoy, en Río de Janeiro (Brasil). EFE/ Antonio Lacerda


Campanha de Lula desistiu de apresentar plano mais detalhado de governo, mas mantém uma lista de diretrizes entregue ao TSE.| Foto: Antonio Lacerda/EFE

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não apresentar a versão final do plano de governo antes do primeiro turno da eleição, que acontece no próximo domingo (2). O movimento é calculado e faz parte da estratégia para ampliar o número de apoios políticos em busca do voto útil e evitar a disputa em segundo turno.

De acordo com articuladores da campanha, a apresentação de um plano consolidado nesse momento poderia inviabilizar alianças que o petista vem buscando fora do campo da esquerda nessa reta final. Até o momento, as propostas de Lula para o campo econômico são as que mais geram incertezas. Contudo, o petista tem feito declarações públicas sobre o que pretende fazer e sinalizações para reformas, como a tributária e a administrativa.

Na última segunda-feira (27), durante ato com artistas e influenciadores em São Paulo, o candidato do PT afirmou que “não preciso ficar fazendo promessas porque sou avalista das políticas que vou fazer. Um legado de oito anos, de muito sucesso neste país para todos os segmentos da sociedade”.

No dia seguinte, ao jantar com empresários em São Paulo, o ex-presidente buscou sinalizar que seu eventual governo será marcado pela responsabilidade fiscal. Segundo interlocutores do PT, Lula reforçou o compromisso de trabalhar com o todos os setores da sociedade para discutir o texto da reforma tributária. Ele defendeu ainda que é preciso pensar em uma política tributária que equalize o pagamento de impostos, onde os que ganham menos não sejam penalizados.

Plano de Lula poderia inviabilizar apoio de economistas críticos ao PT
Nessa reta final, Lula recebeu o apoio de economistas com diferentes visões políticas e econômicas diferentes. Entre eles, Henrique Meirelles, ex-ministro do governo Michel Temer (MDB); André Lara Resende, um dos pais do Plano Real; e Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Lara Resende e Bresser-Pereira sempre fizeram oposição crítica ao PT.

Satisfeito com o alinhamento deles, Lula disse que os convidaria para ouvir suas propostas na área econômica. No entanto, avisou que não abre mão de promessas na área social feitas na campanha em prol de “ajustes fiscais”.

Para a campanha de Lula, se já houvesse um programa de governo fechado, conforme idealizado inicialmente, não seria possível negociar apoios nessa reta final para o primeiro turno. Nos cálculos dos estrategistas, a medida consolidou o movimento de Lula posicionar sua candidatura no centro do espectro político.

Primeiro esboço do plano gerou críticas de aliados
Desenhado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, uma prévia do plano de governo de Lula gerou diversos embates dentro de partidos aliados ainda durante a pré-campanha. Pontos como a promessa de revogação da reforma trabalhista e do teto de gastos, e até a possibilidade de regulação da produção agrícola precisaram ser revistos ao longo deste período.

Para amenizar as críticas, uma segunda versão do plano de diretrizes trocou o termo “revogação” por “revisão” da reforma trabalhista. Depois, já com o plano protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o trecho que citava a regulação agrícola gerou críticas de empresários do agronegócio, segmento que o petista tentou atrair ao longo da campanha.


No texto que havia sido apresentado ao TSE junto ao registro da candidatura constava ser “imprescindível agregar valor à produção agrícola, com regulação e a constituição de uma agroindústria de primeira linha, de alta competitividade mundial”.

Mas na última versão passou para: “é imprescindível agregar valor à produção agrícola com a constituição de uma agroindústria de primeira linha, de alta competitividade mundial”. Ao todo, o documento, intitulado “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”, contém 121 tópicos. Apesar de sinalizar as intenções do candidato, o plano não especifica quais serão as medidas adotadas em um eventual governo.

Em nota, Mercadante justificou que foram apresentadas ao TSE “propostas inovadoras e consistentes, realizados eventos temáticos e apresentados textos complementares aprofundando nossas iniciativas”. Além disso, o argumento da campanha é que propostas também estão sendo divulgadas nos atos públicos e em entrevistas do ex-presidente.

Diretrizes não contam com promessas já sinalizadas por Lula 
Além de não apresentar o plano de governo consolidado, a campanha de Lula não incluiu nas diretrizes apresentadas ao TSE promessas já feitas pelo candidato petista. Até o momento, o documento não traz a promessa de isenção do Imposto de Renda para o trabalhador que ganha até R$ 5 mil.

O petista indicou ainda que pretende voltar com o Bolsa Família, atualmente chamado de Auxílio Brasil, e garantir o pagamento mínimo de R$ 600. O documento, no entanto, não apresenta fonte de recursos para bancar o acréscimo de R$ 150 por criança de até 6 anos beneficiária do programa, que foi divulgado no horário eleitoral.

Apesar disso, integrantes do partido de Lula defendem que o texto protocolado junto ao TSE e as declarações pública de Lula (“sou avalista das políticas que vou fazer”) garantem as intenções do petista junto ao eleitorado. “Não vamos entregar um novo documento de mais de 200 páginas. Esse tipo de detalhamento não é necessário, as diretrizes estão todas lá”, defendeu o deputado Nilto Tatto (PT-SP), integrante da Fundação Perseu Abramo.

Interlocutor de Lula com integrantes do mercado financeiro, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) garante que o ambiente que vem sendo criado é o do diálogo e do planejamento conjunto. “Questões que foram levantadas anteriormente, como a reforma trabalhista, já estão claras. O [ex-] presidente Lula tem uma preocupação com as mulheres e trabalhadores por aplicativos. Ele quer fazer isso em um espaço de diálogo, quer liderar um novo ciclo de crescimento, com responsabilidade fiscal e reconhecimento internacional”, afirmou.


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RÚSSIA ANEXA TERRITÓRIOS UCRANIANOS CONQUISTADOS

 


“Proteção total”, escalada militar: os próximos passos após a anexação russa de mais territórios ucranianos

Por
Fábio Galão – Gazeta do Povo


Manifestantes pró-Rússia comemoram em Luhansk o decreto de adesão à Federação Russa, nessa sexta-feira (30)| Foto: EFE/EPA/STRINGER

Ao assinar nesta sexta-feira (30) os decretos para a anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, abriu um novo capítulo no conflito iniciado com a invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro.

Conforme sinalizado pelo anúncio que Putin fez na semana passada de mobilização de 300 mil reservistas, ao considerar esses territórios agora parte da Federação Russa, o Kremlin lhes conferirá a chamada “proteção total”.

O termo foi usado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, no último fim de semana, quando ainda estavam sendo realizados os referendos para anexação dessas regiões.

“Todo o território do Estado russo que já foi ou pode ser adicionalmente formalizado na Constituição de nosso país certamente se beneficiará de proteção total”, afirmou Lavrov, durante entrevista coletiva em Nova York. “Como poderia ser diferente? Todas as leis, doutrinas, conceitos e estratégias da Federação Russa são aplicáveis em todo o seu território.”

No anúncio da mobilização dos reservistas, Putin já havia avisado que a Rússia estaria disposta a usar “todos os meios disponíveis”, o que inclui armamentos nucleares táticos, para defender o território russo.

Alexander Baunov, membro do think tank americano de política externa Carnegie Endowment, disse à CNN que o discurso de Putin se torna mais agressivo com as anexações, como se dissesse aos seus inimigos: “Vocês decidiram lutar conosco na Ucrânia, agora tentem lutar conosco na Rússia, ou, para ser mais preciso, no que chamamos de Rússia”.

Em 2020, Putin atualizou a doutrina nuclear da Rússia, ao prever que armas desse tipo podem ser utilizadas “no caso de agressão contra a Federação Russa com o uso de armas convencionais, quando a própria existência do Estado estiver ameaçada”.

O Ocidente e a Ucrânia, entretanto, refutam a tática de Putin e estão dobrando a aposta. Os aliados de Kyiv, que não reconhecem os referendos, considerados por eles fraudulentos e nos quais foi tomado 15% do território ucraniano (a maior incorporação por uso da força na Europa desde a Segunda Guerra Mundial), já estão intensificando as sanções contra Moscou e a ajuda militar ao governo de Volodymyr Zelensky, que reiterou que o país invadido seguirá lutando para recuperar essas regiões.

“Todo o território do nosso país será libertado desse inimigo”, disse o presidente. “A Rússia já sabe disso. Ela sentiu o nosso poder”, complementou, fazendo referência aos avanços das últimas semanas da contraofensiva ucraniana.

Outra questão que colabora para esse aumento das hostilidades é que a Rússia precisa consolidar seu domínio sobre as áreas incorporadas nesta sexta-feira. “É necessário, no mínimo, libertar todo o território da República Popular de Donetsk”, havia adiantado o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

A Rússia já controla praticamente todo o território de Luhansk e Kherson, mas ainda precisa tomar metade de Donetsk e Zaporizhzhia.

Outra consequência da assinatura dos decretos nesta sexta-feira é que Putin deve fazer grandes investimentos nas quatro regiões. Para emplacar a narrativa de que os russos são gestores melhores que os ucranianos, Putin desenvolveu grandes projetos de infraestrutura na Crimeia depois que, em 2014, a população da península ucraniana aprovou a adesão à Rússia num referendo também marcado por denúncias de irregularidades e sem reconhecimento da maioria da comunidade internacional.

Na última terça-feira (27), o embaixador russo nas Nações Unidas, Vasili Nebenzia, alegou que a população da Crimeia “tem vivido melhor desde então”. “Temos investido muito na região, e vamos fazer o mesmo em Donbas”, afirmou.

A dúvida é se a Rússia, com sua economia fortemente atingida pelas sanções do Ocidente, terá condições financeiras e práticas de fazer grandes obras em quatro regiões que são campos de batalha (Donetsk e Luhansk, desde 2014, quando separatistas pró-russos iniciaram uma guerra civil em Donbas). E se ficará em posse dessas regiões tempo o suficiente para isso.


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PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO TOMA LÁ DA CÁ PREJUDICA O BRASIL

 


Loteamento de cargos marca a política nacional: o “toma lá, dá cá” é inevitável?
Por
Olavo Soares -Gazeta do Povo
Gazeta do Povo


Bolsonaro é cercado por deputados em sessão especial do Congresso: tentativa de formar base do governo com bancadas parlamentares fracassou já no primeiro ano de governo.| Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu, em entrevista recente à CNN, que houve distribuição de vagas a partidos aliados em seu governo, e que a prática pode se repetir se ele voltar ao Palácio do Planalto: “acontece em qualquer democracia do mundo. Quando você ganha uma eleição, você faz uma composição para ganhar as eleições”. O principal rival do petista na eleição – o presidente Jair Bolsonaro (PL) – também já admitiu que negocia com os partidos do chamado Centrão e que cede cargos em troca de apoio político.

A distribuição de cargos, também conhecida como “toma lá, dá cá”, foi identificada em todos os governos brasileiros desde a redemocratização – lista formada por José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Bolsonaro.

A materialização do processo se dá com a presença dos mesmos políticos em governos tão diferentes entre si. Dois ministros atuais – Fábio Faria (Comunicações) e Ciro Nogueira (Casa Civil) – estiveram ao lado do PT e hoje endossam o governo Bolsonaro.


O Congresso tem também muitos nomes que prestaram apoio a governos de diferentes ideologias. Um exemplo célebre é o do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), que foi vice-líder nos governos FHC e Lula.

O processo, porém, não é restrito aos cargos e figuras públicas mais conhecidos. Os escalões inferiores também são alvo da distribuição a partidos aliados. Bolsonaro, por exemplo, cedeu o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) ao PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e do ministro Ciro Nogueira.

Outro órgão habitualmente cobiçado pelos políticos e “entregue” pelos comandantes do poder é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A concessão dos postos se transforma em apoio ao governante de ocasião e, em muitos casos, acaba abrindo uma porta para a corrupção.

Rigor na lei, um caminho para superar o problema
Jair Bolsonaro foi eleito em 2018 se apresentando como um “outsider” na política. Um dos momentos marcantes de sua campanha há quatro anos se deu quando o hoje ministro Augusto Heleno, general da reserva, cantou “se gritar pega Centrão, não fica um meio irmão”, trocando a palavra “ladrão” por “Centrão” no samba de Bezerra da Silva. Hoje, o presidente disputa a eleição filiado a um partido de centro (PL) e apoiado por outros dois (PP e Republicanos).

O presidente alega que precisa distribuir espaços no governo para ter governabilidade e, assim, implantar as políticas públicas que deseja. A justificativa do “inevitável” foi também apresentada pelo PT para ganhar apoio de antigos adversários – e o partido citou isso à época da primeira eleição de Lula e volta ao argumento nos dias atuais, quando tem como candidato a vice-presidente o ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB).

O cientista político e professor universitário Marco Aurélio Nogueira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), avalia que a distribuição de cargos a aliados não é um fator problemático por si só. O erro, segundo ele, é o modo como isso se dá no Brasil.

“Não há problema em se repartir um governo com aliados. Mas isso deveria ser feito com base em questões programáticas. Do tipo: ‘vou entregar este ministério ao seu partido porque sei que ele vai ser capaz de implantar políticas públicas que se encaixam com o que eu defendo’. Mas no Brasil, a entrega atende a outros propósitos”, afirma.

Também professora universitária, a jornalista e cientista politica Deysi Cioccari acredita que o quadro de loteamento de cargos, embora histórico, se agravou durante as gestões do PT – e isso não foi revertido pelos governos Temer e Bolsonaro.

Segundo ela, o Brasil deveria passar por mudanças em sua legislação para dificultar o acesso a alguns cargos, como por exemplo a exigência de aprovação pelo Senado de nomes indicados. Isso, em sua avaliação, colocaria estes cargos no debate público e travaria uma simples nomeação em troca de apoio político.

O exemplo que vem dos Estados Unidos
Cioccari e Nogueira citam os Estados Unidos como exemplo de como a distribuição de cargos a aliados é algo não exclusivo do Brasil, mas também presente em outras democracias pelo mundo. “Quando os democratas ganham as eleições [dos EUA], trocam todo mundo que ocupa os cargos e loteiam entre os seus. É a mesma coisa para os republicanos”, diz o professor.

Mas as diferenças entre Brasil e EUA, segundo eles, se dão por um rigor maior da legislação e por um tamanho menor do Estado no país norte-americano. Nogueira acredita que o Brasil tem em sua estrutura federal cargos de pouca relevância prática, e que são instituídos justamente para serem loteados. Cioccari reforça o quadro e ressalta que, nos EUA, a aprovação pelo Poder Legislativo se aplica a 54% dos cargos federais. “Não é como aqui, em que o presidente assume e vai loteando sua estrutura”, diz.

Bancadas temáticas, a “utopia” de Bolsonaro

A entrega do DNOCS ao PP de Arthur Lira, que ocorreu em 2020, foi uma espécie de símbolo do fracasso de um projeto de relacionamento que Bolsonaro queria ter com o Congresso. Até aquele momento, o presidente tinha como bandeira o diálogo não necessariamente com partidos, mas com as bancadas temáticas do Legislativo.

A ideia era construir sua base de apoio em torno de grupos como os deputados e senadores evangélicos, os ruralistas, a frente da segurança pública (“bancada da bala”) e outras categorias. O presidente achava que esses segmentos, que o apoiavam desde a campanha de 2018, se converteriam em uma base sólida e trariam facilidade nas votações do Congresso.

O projeto, porém, esbarrou no rigor das normas de Câmara e Senado, e também na alta flexibilidade destas bancadas informais. Os regimentos do Congresso ainda dão muito privilégio aos partidos – por exemplo, os líderes partidários têm o poder de orientar suas bancadas ao “sim” ou “não” durante uma votação, e qualquer voto em sentido oposto gera controvérsias.

Além disso, as frentes partidárias, que são os grupos do Congresso que juntam os parlamentares de acordo com bandeiras de interesse, detêm pouco poder regimental, o que enfraquece suas ações.


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CRUZEIRO É O CAMPEÃO DA SÉRIE B

 

Bruno Furtado – Superesportes

Ele está na história por reconduzir o Cruzeiro à elite nacional, pelo título da Série B e por ser o primeiro técnico estrangeiro a levantar um caneco com a camisa azul. Este é Paulo Pezzolano, uruguaio de 39 anos que chegou desconhecido e se tornou um ‘ídolo’ dos cruzeirenses.

Em 2023, os desafios de Pezzolano serão ainda mais difíceis. O Cruzeiro terá pela frente o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A© Staff Images/Cruzeiro

Não bastasse ter atingido todos os objetivos propostos pela gestão do Cruzeiro SAF, liderado por Ronaldo, Pezzolano fez tudo isso com futebol de qualidade: intenso, ofensivo e sem expor a defesa.

Em 52 jogos sob seu comando, o Cruzeiro marcou 85 gols e sofreu apenas 39. Foram 33 vitórias, nove empates e 10 derrotas. O aproveitamento geral é de 69,23%.

Na Série B, os números saltam mais aos olhos: 74% de aproveitamento. O Cruzeiro chegou ao título com 71 pontos e seis rodadas de antecedência. Foram 21 vitórias, oito empates e três derrotas em 32 apresentações.

Pezzolano é o quarto técnico estrangeiro da história do Cruzeiro. Seus antecessores não conquistaram títulos.

O primeiro foi o também uruguaio Ricardo Diéz, em 1953. Ele dirigiu o time em 12 jogos, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.

O argentino Filpo Núñez teve, por sua vez, duas passagens pelo Cruzeiro. A primeira, em 1955, e a segunda, em 1970. Foram 30 jogos no total, com 11 vitórias, oito empates e 11 derrotas.

O último estrangeiro a assumir o Cruzeiro antes da ‘era Pezzolano’ foi o português Paulo Bento, em 2016. Em 17 jogos, obteve seis vitórias, três empates e oito derrotas. Ele dirigiu o time no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

A partir de 2023, os desafios de Paulo Pezzolano serão ainda mais difíceis. O Cruzeiro terá pela frente o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro. Entre as metas estará ser novamente campeão, manter-se na elite e conseguir uma vaga em torneios sul-americanos na temporada seguinte.

SE O PT GANHAR A IMPRENSA SÓ PODERÁ FALAR BEM DO SEU GOVERNO

 

Foto: JL Rosa/AFP

Por Luiz Vassallo – Jornal Estadão

Ex-presidente fez ao menos 11 menções sobre regulamentação de meios de comunicação; ele agora diz que decisão caberá ao Congresso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Palácio do Planalto, não cumpriu a promessa de sua campanha de apresentar um plano de governo detalhado. Lula, contudo, usou a corrida eleitoral para reafirmar ideias que dialogam com obscuras propostas dos recentes governos petistas.

Em um contexto marcado por aceno às militâncias e ataques a desafetos, ele fez ao menos 11 menções à regulamentação da mídia – boa parte durante a pré-campanha e a campanha – e críticas ferozes à atuação da Operação Lava Jato.

O levantamento foi feito pela reportagem do Estadão – jornal que, em sua história de quase 150 anos, sempre rechaçou tentativas oficiais, veladas ou não, de coibir a liberdade de expressão.

Ex-presidente Lula durante agenda em Fortaleza; proposta petista de regulamentação dos meios de comunicação é pouco detalhada
Ex-presidente Lula durante agenda em Fortaleza; proposta petista de regulamentação dos meios de comunicação é pouco detalhada Foto: JL Rosa/AFP 30/09/2022

As pesquisas eleitorais, na véspera da votação em primeiro turno, indicam vantagem expressiva de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Com foco no antibolsonarismo, o petista se apresentou como um candidato conciliador, capaz de reunir em torno de si uma frente ampla democrática.

No entanto, o uso constante de referências a mandatos anteriores como garantia de sua candidatura, a resistência em condenar ditaduras de esquerda e a ausência de detalhamento de propostas tornam incerto o perfil do governo em eventual vitória nas urnas.

‘Espoliação’

Em relação à regulação da mídia, em pouco mais de um ano, o petista transitou de declarações como a necessidade de um novo marco regulatório contra o que chamou de “espoliação de meia dúzia de famílias que mandam na comunicação brasileira”, à garantia do “melhor direito de resposta”. Falou em “convocar plenárias, congressos, palestras” para a sociedade dizer “como tem que ser feito” e terminou afirmando que essa missão caberá ao Congresso Nacional.

Em fevereiro, disse à Rádio Clube, do Recife, ser “vítima” da Rede Globo, ao passo em que defendia a proposta. Em seu plano preliminar de governo – esboço encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, sem dar maiores detalhes, o petista também defende a pauta, que é aplaudida, principalmente, pela militância petista.

Durante o segundo mandato de Lula na Presidência, a Secretaria de Comunicação Social, então comandada pelo jornalista Franklin Martins, elaborou um projeto para criar um marco regulatório da comunicação eletrônica no País.

O chamado anteprojeto para a Lei de Comunicação Eletrônica não chegou a ser encaminhado para o Congresso e foi engavetado na gestão de Dilma Rousseff. Entre os pontos considerados na época estava a criação de uma agência reguladora única para a comunicação social.

A regulamentação dos meios de comunicação, pouco detalhada e mencionada como um tema a ser debatido no Congresso, não é a única proposta pouco clara no programa, que promete “compromisso social”, “colocar o povo no orçamento”, a “restauração das condições de vida da imensa maioria da população brasileira”, e o “estímulo a projetos inovadores”.

O plano é chamado de “diretrizes e bases” e foi tratado como provisório por petistas. No entanto, Lula acabou não registrando um documento final com propostas mais detalhadas.

Carteirinha

Grande parte da campanha lulista tem sido calcada em eventos para a militância do PT, recheados de uniformizados com camisetas do partido ou estampadas com a face do ex-presidente. Esses encontros ocupam pelo menos dois ou três dias da agenda do ex-presidente desde o início da campanha. Sempre com o mesmo roteiro. No público, apenas petistas de carteirinha. No palco, aliados da campanha que servem de “escadinha” ao petista. Tudo, sempre, transmitido pelas redes sociais de Lula, e um roteiro que intercala discursos de apoio a Lula e jingles de campanha.

Em entrevistas e atos públicos, o petista fez menções, durante a campanha, de propostas que nem sequer são citadas em seu plano de governo, como uma reforma administrativa e a desoneração da produção, em jantares e agendas com o empresariado. A eles, Lula tem repetido que sua grande garantia para ser um bom presidente são seus mandatos encerrados há mais de uma década.

O ex-presidente, que sempre se gabou de dar independência às instituições e órgãos de investigação. Petistas próximos de Lula se dividem entre defensores de que ele nomeie um aliado no comando da Procuradoria-Geral da República, uma espécie de “Augusto Aras para chamar de seu”, ou alargue os critérios para além da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República, historicamente defendida por Lula. Em mais de uma entrevista, o ex-presidente afirmou que prefere fazer “mistério” sobre como decidirá o ocupante do cargo que fará escrutínio de um eventual governo. Além de criticar duramente a Lava Jato, tem feito, também, referências a como seus governos do passado deram independência às instituições.

Questionado sobre escândalos de corrupção como o mensalão e os esquemas de propinas em contratos da Petrobras que assolaram seu governo, o ex-presidente tem relativizado a dimensão destes episódios, sem qualquer autocrítica a respeito do que ocorreu na era petista. Tem, também, sugerido que são menores do que as mazelas do governo Jair Bolsonaro. “Fizeram um tremendo Carnaval com mensalão e hoje estão aprovando um orçamento secreto, que é a maior excrescência desse País”, disse, durante um evento em Brasília. Na última semana, o petista repetiu esse discurso a empresários. O PT não comentou.

A censura ao ‘Estadão’ no período republicano

  • Mordaça: O Estado de S. Paulo foi alvo de governantes durante toda a República. A 1.ª Guerra trouxe ao País o estado de sítio e, ao Estadão, a mordaça que durou do dia 24 de novembro de 1917 até 28 de fevereiro de 1918.
  • Espaço em branco: A direção resistiu à ação da censura, controlada pelo governador Altino Arantes, do Partido Republicano Paulista (PRP), deixando em branco o espaço de artigos ou trechos amputados pelo gabinete de polícia. A ação autoritária golpeou 22 vezes o jornal.
  • Estado Novo: O jornal foi novamente alvo. Soldados da ditadura de Getúlio Vargas invadiram a sede do Estadão em 25 de março de 1940 sob a falsa acusação de que a direção conspirava contra o governo.
  • Editorial: O jornal seria novamente alvo em 13 de dezembro de 1968, quando a edição que trazia o editorial As instituições em frangalhos, escrito por Julio de Mesquita Filho, foi impedida de circular. Com AI-5, censores se instalaram na redação, que passou a publicar versos de Camões.

INOVAÇÃO É BUSCAR O QUE OS OUTROS AINDA NÃO FIZERAM

 

Cristiano Kruel – Chief Innovation Officer da StartSe

Inovação é um tema que não pode sair das nossas cabeças. Afinal, como diz o nosso Cristiano Kruel, Chief Innovation Officer da StartSe, temos sempre que buscar “fazer o que os outros ainda não fizeram”. Inclusive tópico quente quando se olha para o quanto a vida mudou em um cenário pandêmico, não é?

De acordo com um levantamento feito pela McKinsey, 84% dos CEOs acreditam que a inovação é fundamental para o crescimento. Entretanto, só 6% dos CEOs estão satisfeitos com seu desempenho em inovação.

Esteja você satisfeito ou não, é sempre possível melhorar. Mas por onde começar?

Ana Webb, pesquisadora especialista transformação, diz que “você precisa usar as tendências para te ajudar a re-perceber o futuro. Para ajudar a influenciar o futuro.” Re-percepção, para ela, é a essência da criatividade, inovação e a qualidade essencial de bons líderes. Nesse contexto, não se trata de prever o futuro e sim lidar com as incertezas para tomar melhores decisões hoje.

Você pode se inspirar no mercado e acompanhar de perto o que está sendo feito. Inclusive como o CEO da Ford, Jim Farley, que demonstrou publicamente o impacto da montadora Tesla e como as inovações feitas por ela impactam todo o setor. A empresa vem fazendo mudanças históricas, tanto na forma de vender como no modelo de negócios.

O exemplo da Microsoft

Se hoje temos tantos exemplos de gestão de negócios inovadora, muito se deve à Microsoft, que popularizou os sistemas operacionais de computadores e permitiu que pudéssemos ter ótimas opções hoje, sem as quais é até difícil de imaginar o mundo contemporâneo.

A gestão integrada da Microsoft também buscou não ficar apenas em seu produto que trouxe resultados tão positivos e fez com que ela avançasse para outras áreas, ainda dentro da tecnologia computacional, mas em diferentes vertentes, do Xbox à Azure, plataforma para execução de aplicativos e serviços.

Como fazer? 🤔

Praticar a inovação na tomada de decisões envolve estar sempre em dia com as principais novidades que estão transformando o mercado. Mas isso não basta. Também é fundamental buscar soluções novas e aprender sobre os conceitos que ainda estão sendo validados pelo mercado – afinal, se você esperar um estudo aprofundado antes de tomar sua decisão, pode acabar atrasando e perder o posto de inovador. Esse é um dos princípios fundamentais das startups e pode ser seguido por qualquer liderança em empresas de qualquer porte.

Guiar-se pela inovação também exige questionar sempre os caminhos fáceis e que já foram trilhados antes. Inovar é sinônimo de descoberta e apenas novas perguntas abrem espaço para novas respostas. Não se contente com o que já é conhecido: explore alternativas mais simples e integradas.

Resumindo

Toda decisão pode ser guiada pela inovação, mas não esqueça de se mirar nos grandes exemplos do mercado, conhecer as condições atuais e buscar sempre novos conceitos e conhecimentos de quem está vivendo diariamente com foco inovador. E o mais importante: comece agora mesmo!

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.