Censo mostra que ensino a
distância ganha espaço no ensino superior
Agência Brasil
O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado hoje (23) pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que
quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em
cursos de graduação a distância. O levantamento mostra que a educação a
distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço na educação superior, enquanto
o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.
Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total.
Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas
instituições de ensino superior. No ano passado, eram 43,8%, o que equivale a
cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de novos estudantes.
Considerando apenas a rede privada, onde estão matriculados 76% do total
de estudantes do ensino superior, a opção pela EaD foi ainda maior entre os
calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos, 50,8%.
Já o ensino presencial teve redução. Passou de 60,1% das matrículas dos
calouros em 2018 para 56,2%, em 2019. Em 2020, com a pandemia do novo
coronavírus (covid-19), o número de ingressantes em EaD deve aumentar ainda
mais, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Os dados de 2020 serão divulgados apenas no ano que vem.
“Eu acho que a pandemia vai acelerar essa tendência de migração para o
ensino a distância ou ensino híbrido [com aulas presenciais e remotas]. Isso
serve também como um ponto de alerta, como um ponto de observação, para o
Ministério da Educação como um órgão regulador”, disse.
Diferenças
Os resultados das avaliações do ensino superior divulgados na
terça-feira (20) mostram que os estudantes que se formam em cursos a
distância têm desempenho inferior aos estudantes dos cursos presenciais.
Mostram também que o perfil desses estudantes é diferente. A maioria dos
estudantes de EaD, por exemplo, trabalha, enquanto os de cursos presenciais,
não.
“Os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que o curso é melhor
ou pior. Também tem que explorar um pouco mais os resultados porque são
realidades diferentes”, disse Lopes. “Em relação a qualidade, não dá para
afirmar que o curso EaD seja de menor qualidade”, acrescenta.
Matrículas
Segundo o censo, o número total de estudantes matriculados no ensino
superior no Brasil segue aumentando. Ao todo, 8,6 milhões de estudantes estão
matriculados no ensino superior no Brasil. Em 2018, eram 8,4 milhões. A maior
parte, 6,5 milhões, o equivalente a 76%, está matriculada em instituições
privadas.
Considerando todas as matrículas, não apenas os calouros, a EaD, com 2,4
milhões de estudantes, representa 28,4% do ensino superior no Brasil. Já a
educação presencial, 71,6%, com 6,2 milhões.
Formação de professores
O censo aponta que um a cada cinco estudantes matriculados no ensino
superior está em curso de licenciatura, o que possibilita que atue
posteriormente como professor. A maior parte desses futuros profissionais,
53,3%, está sendo formada a distância, em cursos EaD. As instituições
particulares concentram a maior parte das matrículas desses alunos, 64%. Nessas
instituições, a maioria, 73,5%, faz cursos EaD.
Pedagogia lidera a porcentagem de matrículas, com 48,3% dos futuros
professores. Em seguida, estão educação física, com 9,1%; matemática, com 5,7%,
e história, com 5,3%.
“Os resultados ressaltam a responsabilidade da educação superior em
formar os docentes que atuarão na educação básica [etapa que vai do ensino
infantil ao ensino médio]”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
“Essa conexão entre as duas etapas de ensino se dá por meio do professor
capacitado pela educação superior para ser o elemento central do
desenvolvimento da educação básica. O professor é o grande protagonista da
educação no Brasil”, ressalta o ministro.
Desistências
O Censo da Educação Superior mostrou que mais da metade dos estudantes,
59%, que ingressam no ensino superior em 2010 desistiram antes de terminar os
estudos. Essa taxa foi um pouco maior, 63%, quando considerados apenas os
cursos a distância.
Entre os futuros professores, as desistências daqueles que ingressaram
em 2010 também são altas. Chegam a 75% dos estudantes que se formariam para
lecionar física, por exemplo.
De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas
Boas, a pasta está, em parceria com instituições de ensino, desenvolvendo
formas de prever as evasões e evitar que elas aconteçam. O projeto será
inicialmente implementado em instituições federais, mas será disponibilizado
também às particulares.
A pasta aposta ainda na implementação do novo ensino médio, que vai
permitir aos estudantes escolher trajetórias para aprofundar a formação. Isso
fará com que conheçam melhor as áreas de estudo antes de optarem por um curso
superior.
Metas
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil precisa,
até 2024, ampliar as matrículas, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao
ensino superior no país. De acordo com o PNE, até 2024 a taxa bruta de
matrícula na educação superior deve ser 50% e a taxa líquida, 33%, da população
de 18 a 24 anos de idade. Atualmente, essas taxas são, respectivamente, 37,4% e
25,5%.
“Na minha visão, o PNE é um sonho, um objetivo, que colocamos lá em
cima, nas estrelas, mas temos um foco para buscar os parâmetros do PNE, e o
Ministério da Educação está envolvido de corpo e alma nessa busca”, disse o
ministro Milton Ribeiro.
“Com mais escolaridade faremos essa transformação econômica e social tão
cara ao nosso país”.