sábado, 15 de fevereiro de 2025

MARKETING DE PPC (PAGAMENTO POR CLICK) É UMA FORMA DE PUBLICIDADE

 

PEZZO

O que é PPC?

marketing de PPC (pagamento por clique) é uma forma de publicidade on-line na qual os anunciantes acumulam custos quando os usuários clicam em seus anúncios. Os anunciantes fazem lances no valor de um clique em relação às palavras-chave, plataformas e tipo de público-alvo.

Principais plataformas

Anúncios do Google

Executado no Google, nos sites de parceiros de pesquisa e nos sites da Rede de Display, o Google Ads é a maior plataforma de pagamento por clique. O Google Ads é voltado para todo o tipo de empresas, desde as pequenas até as grandes.

Publicidade da Microsoft

Semelhante ao Google Ads, o Microsoft Advertising é uma plataforma de pagamento por clique que mostra anúncios nas redes Microsoft e Yahoo. A plataforma também utiliza os parceiros de pesquisa.

O Microsoft Advertising é principalmente publicidade baseada em palavras-chave. Desde 2017, o Microsoft Advertising possui 137 milhões de pesquisadores únicos na área de trabalho da rede Bing (fonte Bing).

Guia-do-PPC-O-que-é-PPC-Entenda-o-Pay-per-Click-e-sua-importância-pezzo.png

Estrutura da conta

Campanhas e grupos de anúncios

Os anunciantes começam escolhendo temas de palavras-chave e criando campanhas individuais. Por exemplo, um profissional de PPC pode criar uma campanha com o tema “Mesas de centro”. Nesta campanha, existem subcategorias temáticas, chamadas grupos de anúncios. Esses grupos de anúncios podem incluir:

  • Mesas de centro ovais
  • Mesas de centro longas
  • Mesas de centro redondas

Cada grupo de anúncios contém variações de palavras-chave com temas. Por exemplo, o grupo de anúncios “Mesas de centro ovais” pode conter estas palavras-chave:

  • Oval mesas de café
  • Mesas de centro ovais
  • Mesas de centro ovais à venda

Palavras-chave

A cada palavra-chave deve ser atribuído um tipo de correspondência, que define as consultas para as quais os anúncios serão exibidos. Existem vários tipos de correspondência de palavras-chave:

Exato: a consulta deve ser digitada exatamente.

Exato (variante próxima): a consulta deve ser digitada exatamente, mas pode incluir erros de ortografia ou outras variantes.

Frase: a consulta deve ser digitada na ordem correta, mesmo se houver termos adicionais antes ou depois da consulta.

Frase (variante próxima): A consulta deve ser digitada na ordem correta, mesmo se houver termos adicionais antes ou depois da consulta. A consulta pode incluir erros de ortografia ou outras variantes.

Ampla: a consulta pode ser digitada em qualquer ordem e potencialmente exibirá anúncios para pesquisas semelhantes.

Amplo (com base na sessão): uma forma de correspondência ampla que leva em consideração outras consultas da seção de pesquisa deste usuário.

Palavras-chave negativas

Juntamente com os termos positivos, as palavras-chave negativas podem ser adicionadas para ajudar a remover o tráfego não qualificado. Por exemplo, alguém que procura por “mesa de café grátis” não quer comprar.

Ao adicionar “grátis” como uma palavra-chave negativa, o anúncio do anunciante não será exibido quando uma consulta que contém esse termo for digitada. Para uma empresa que vende produtos de ponta, termos relacionados a “pechincha” ou “barato” podem gerar boas palavras-chave negativas.

Audiências

Públicos-alvo são grupos de usuários segmentados de várias maneiras. Na maioria das vezes, o público é usado no remarketing. O público-alvo pode ser criado com base em visualizações de página específicas, tempo gasto no site, páginas por visita e muito mais. Semelhante às palavras-chave, o público-alvo é licitado com base na relevância.

Por exemplo, os anunciantes podem fazer lances maiores para remarketing para quem abandonou o carrinho de compras do que para os visitantes da página inicial.

Configurações

Tipos de campanha

Rede de Pesquisa: esta é a opção de segmentação mais comum. A Rede de Pesquisa consiste em google.com e nos Parceiros de pesquisa do Google, como aol.com, amazon.com e muito mais. A Rede de Pesquisa é a principal publicidade baseada em palavras-chave. Em outras palavras, os pesquisadores digitam consultas para as quais os anúncios são exibidos.

Rede de Display: esta rede consiste em milhões de sites que concordam em exibir anúncios de texto, gráficos e em vídeo do Google. Esses anúncios são exibidos no conteúdo do site e não utilizam a segmentação tradicional baseada em palavras-chave, mas sim públicos e informações demográficas.

Por exemplo, um usuário pode visitar um blog que fala sobre o histórico das mesas de centro. Mesmo que o usuário não esteja necessariamente no modo de compra, o conteúdo é relevante para as mesas de centro. O usuário pode ou não clicar no anúncio, mas agora está ciente da marca.

Rede de Pesquisa com opção de exibição em Display: esta opção de segmentação é uma combinação das duas redes. 

Na nova experiência do Google Ads, isso substituiu a Rede de Pesquisa por exibição em Display. Agora você criará uma campanha regular da Rede de Pesquisa e ativará a Rede de Display. A ressalva é que o Google determina quando e onde os anúncios podem ter melhor desempenho, afastando o controle do anunciante.

A opção preferida é dividir as campanhas por rede, mas vale a pena testar a Pesquisa com a Rede de Display.

Compras: os anúncios da lista de produtos – os PLAs são mostrados no Google e na Microsoft. Após enviar um feed de produto ao Google Merchant Center, as campanhas do Shopping podem ser criadas no Google Ads. Os anunciantes criam grupos de produtos para os quais podem fazer lances em vários atributos de feed. Esses atributos incluem:

  • Marca
  • Categoria
  • Doença
  • ID do item
  • Tipo de Produto
  • Atributos personalizados

As campanhas do Shopping não contêm palavras-chave. Ambos os mecanismos de pesquisa correspondem às consultas do usuário com o produto que consideram mais relevante. Portanto, é importante garantir que todos os produtos tenham informações precisas, bem como títulos e descrições claros.

Segmentação por dispositivo

Os anúncios podem ser exibidos em todos os dispositivos, incluindo:

  • Desktops / laptops
  • Tablets
  • Dispositivos móveis

Os desktops / laptops e tablets são considerados bastante semelhantes pelos mecanismos de pesquisa para que o mesmo lance seja aplicado a essas plataformas.

Os dispositivos móveis podem ter um modificador de lance. Por exemplo, se o lance for R$ 1,00 e o modificador de lance para celular estiver definido como -50%, o lance em dispositivos móveis se tornará R$ 0,50. Um modificador de lance de 150% definiria o lance para celular em R$ 1,50.

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha mostrado uma visão do marketing de PPC (pagamento por clique). O conteúdo aborda tudo o que você precisa para iniciar ou entrar logo após o lançamento de suas contas de PPC, como Google Ads. No entanto, o lema do tráfego pago é “teste, teste, sempre”. Certifique-se de testar diferentes recursos e estratégias para cada objetivo de campanha.

Cada conta é única e terá suas próprias reações a diferentes recursos e estratégias. É claro que existem práticas comuns que são consideradas as melhores para a maioria das contas, mas só são aplicadas depois que testadas.

No meu próximo conteúdo vou mostrar as ferramentas mais utilizadas para planejamento de campanhas de PPC.

Vale a pena ler qualquer semelhança será mera coincidência !!!

Autor desconhecido

Um ladrão entrou no banco gritando para todos:

” Ninguém se mexe, porque o dinheiro não é seu, mas suas vidas pertencem a vocês.”

Todos no banco ficaram em silêncio e lentamente se deitaram no chão.

Isso se chama CONCEITOS PARA MUDAR MENTALIDADES

Mude a maneira convencional de pensar sobre o mundo.

Com isso, uma mulher ao longe gritou: ” MEU AMOR, NÃO SEJA RUIM PARA NÓS, PARA NÃO ASSUSTAR O BEBÊ “, mas o ladrão gritou com ela:

“Por favor, comporte-se, isso é um roubo, não um romance!”

Isso se chama PROFISSIONALISMO

Concentre-se no que você é especializado em fazer.

Enquanto os ladrões escapavam, o ladrão mais jovem (com estudos profissionais de contabilidade) disse ao ladrão mais velho (que tinha acabado de terminar o ensino fundamental):

“Ei cara, vamos contar quanto temos.”

O velho ladrão, obviamente zangado, respondeu:

“Não seja estúpido, é muito dinheiro para contar, vamos esperar a notícia para nos contar quanto o banco perdeu.”

Isso se chama EXPERIÊNCIA

Em muitos casos, a experiência é mais importante do que apenas o papel de uma instituição acadêmica.

Depois que os ladrões foram embora, o supervisor do banco disse ao gerente que a polícia deveria ser chamada imediatamente.

O gerente respondeu:

“Pare, pare, vamos primeiro INCLUIR os 5 milhões que perdemos do desfalque do mês passado e relatar como se os ladrões os tivessem levado também”

O supervisor disse:

“Certo”

Isso se chama GESTÃO ESTRATÉGICA

Aproveite uma situação desfavorável.

No dia seguinte, no noticiário da televisão, foi noticiado que 100 milhões foram roubados do banco, os ladrões só contaram 20 milhões.

Os ladrões, muito zangados, refletiram:

“Arriscamos nossas vidas por míseros 20 milhões, enquanto o gerente do banco roubou 80 milhões em um piscar de olhos.”

Aparentemente, é melhor estudar e conhecer o sistema do que ser um ladrão comum.

Isto é CONHECIMENTO e é tão valioso quanto ouro.

O gerente do banco, feliz e sorridente, ficou satisfeito, pois seus prejuízos foram cobertos pela seguradora no seguro contra roubo.

Isso se chama APROVEITANDO OPORTUNIDADES ..

ISSO É O QUE MUITOS POLÍTICOS FAZEM ESPECIALMENTE NESTA *PANDEMIA, ELES A USAM PARA ROUBAR E RESPONSABILIZAR O VÍRUS.

A startup digital ValeOn daqui do Vale do Aço, tem todas essas qualidades, não me refiro aos ladrões e sim no nosso modo de agir:

Estamos lutando com as empresas para MUDAREM DE MENTALIDADE referente à forma de fazer publicidade à moda antiga, rádio, tv, jornais, etc., quando hoje em dia, todos estão ligados online através dos seus celulares e consultando as mídias sociais a todo momento.

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

Dessa forma estamos APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES que o mercado nos oferece onde o seu negócio estará disponível através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo chamada Plataforma Comercial ValeOn 24 horas por dia e 7 dias da semana.

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sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

CÂMARA CRIA PROJETO QUE ALTERA SISTEMA DE VOTO DOS ELEITORES

 

História de Adriana Victorino – Jornal Estadão

O presidente da Câmara dos DeputadosHugo Motta (Republicanos-PB), disse que criará uma comissão especial para discutir o projeto de lei que altera as regras eleitorais sobre o voto. A criação do colegiado deve ocorrer somente depois da definição das comissões permanentes, o que deve acontecer depois do carnaval.

projeto 9212/17, já aprovado no Senado Federal, institui o voto distrital misto nas eleições proporcionais. O texto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

(CCJ).O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Atualmente, as eleições para deputados federais, estaduais e vereadores possuem o modelo de voto proporcional. O eleitor vota em um candidato ou em um partido e as cadeiras são distribuídas de acordo com a soma dos votos que os partidos ou coligações recebem.

O projeto do voto distrital misto propõe dividir as cidades ou estados em distritos eleitorais e permitir que metade dos candidatos seja escolhida pelo voto majoritário. Assim, venceriam os parlamentares mais votados de cada distrito. A outra metade permaneceria sendo escolhida pelo sistema proporcional de votos.

Comissões permanentes serão definidas após o carnaval

Hugo Motta afirmou que as comissões permanentes serão definidas somente após o carnaval. Segundo o presidente da Câmara, os líderes estão discutindo sobre as indicações dos partidos.

“Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes. Espero poder resolver isso nos próximos dias e no início de março fazer a instalação”, afirmou Motta.

TRUMP APLICA A LEI DA FORÇA NO BRASIL COM AS SUAS TARIFAS

 

História de William Waack – CNN Brasil

Waack: Trump confronta o Brasil com a lei do mais forte

Waack: Trump confronta o Brasil com a lei do mais forte

O Brasil está ameaçado de ser um dos países mais atingidos pela imposição, anunciada hoje por Donald Trump, das chamadas tarifas recíprocas. Significa aplicar ao Brasil as tarifas que o Brasil aplica a produtos vindos dos Estados Unidos. Como as tarifas brasileiras costumam ser mais altas que as tarifas americanas, antecipa-se um impacto considerável. Mas tem mais: Trump disse que vai considerar também os subsídios que os países amigos dos Estados Unidos dão para as próprias indústrias, as taxas de câmbio e qualquer outra coisa que o mandatário da Casa Branca considere injusta. O objetivo declarado é conseguir o que não foi capaz de alcançar na primeira vez que governou os Estados Unidos: acabar com o déficit americano em comércio. Ao anunciar as medidas, que ainda demorarão para serem implementadas, Trump citou especificamente o etanol brasileiro, que entra nos Estados Unidos pagando 2,5% de taxa, enquanto o etanol americano sofre uma taxa de 18% quando entra no Brasil. No total do comércio com os EUA, o Brasil não tem um superávit expressivo — o que de nada adianta, segundo Trump. “Os países amigos costumam ser os piores”, disse ele. E estão sendo tratados de maneira ainda mais agressiva do que aqueles que Trump considera inimigos, como a China. O novo mundo anunciado por Trump não tem mais regras universais de comércio, por exemplo, nem um juiz que possa arbitrar questões. Não é uma ordem favorável a potências médias, como o Brasil. É boa só para os fortões.

AÇUCAR BRASILEIRA É TAXADA EM 100% NOS EUA

 

História de Da CNN Brasil

Açúcar brasileiro é cobrado em mais de 100% nos EUA, diz Unica

Açúcar brasileiro é cobrado em mais de 100% nos EUA, diz Unica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) um plano para um comércio internacional “justo e recíproco”, colocando o etanol brasileiro na mira de sua agenda. A possibilidade de sobretaxar o produto brasileiro gerou preocupação no setor sucroalcooleiro nacional. Em entrevista ao CNN Money, Evandro Gussi, diretor presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), criticou a potencial medida e destacou as diferenças entre o etanol produzido no Brasil e nos Estados Unidos. O executivo também apontou a falta de reciprocidade no comércio entre os dois países, citando as barreiras enfrentadas pelo açúcar brasileiro nos EUA. “A gente não consegue exportar para lá, porque eles têm uma tarifa que, em termos percentuais, passa de 100% em relação ao preço do produto”, revelou. Gussi enfatizou que o etanol brasileiro é importado pelos Estados Unidos devido à sua qualidade ambiental superior. “Enquanto lá eles têm mais de 60 gramas de gás carbônico, de CO2, por unidade de energia, o nosso etanol está em torno de 20, é um terço do etanol americano”, explicou. O presidente da Unica lamentou a possível medida, afirmando que ela “indica de alguma maneira uma rota contra o combate às mudanças climáticas”, considerada uma das maiores preocupações da humanidade atualmente. Apesar de o mercado americano representar cerca de um bilhão de litros das exportações brasileiras de etanol, Gussi argumentou que a questão vai além dos efeitos mercadológicos. Ele ressaltou que alguns estados, como a Califórnia, podem continuar comprando o etanol brasileiro devido aos seus atributos de sustentabilidade. Gussi expressou confiança no apoio do governo brasileiro, destacando iniciativas recentes que reconhecem os atributos da bioenergia nacional, como a lei do combustível do futuro e o marco do hidrogênio. Ele afirmou que o governo tem sido “extremamente sensível a esse tema” e acredita que buscará os melhores esforços para superar essas e outras barreiras comerciais. A possível sobretaxa ao etanol brasileiro levanta questões sobre o verdadeiro significado de livre comércio nas relações entre Brasil e Estados Unidos, especialmente considerando as barreiras já existentes para produtos brasileiros no mercado americano.

ÁREAS DA UCRÂNIA SOB CONTROLE RUSSO

 

BBC News Brasil

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

Os combates têm ocorrido intensamente na Ucrânia desde que a Rússia lançou uma invasão em larga escala há quase três anos.

As forças russas têm expandido lentamente a quantidade de território sob seu controle ao longo do último ano, principalmente no leste da Ucrânia. Mas as forças ucranianas têm dificultado ao máximo esses avanços e realizaram uma contraofensiva no território russo.

Aqui está um resumo dos eventos significativos recentes e da situação na Ucrânia.

Trump e as negociações

Com o terceiro aniversário da invasão da Rússia se aproximando em 24 de fevereiro, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou em iniciar negociações para terminar a guerra.

Seus comentários surgem em um momento em que a Rússia tem conquistado terreno mais rapidamente do que em qualquer outro momento desde o início de sua invasão em larga escala.

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

Rússia avança lentamente no leste

No leste da Ucrânia, a máquina de guerra de Moscou tem avançado quilômetro por quilômetro pelos vastos campos do Donbas, engolindo e dominando vilarejos e cidades.

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

A maior vantagem da Rússia é o contingente das forças armadas, que têm demonstrado disposição para lançar soldados contra posições ucranianas para conquistar apenas alguns metros de cada vez.

Especialistas do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) esperavam que as forças russas se concentrassem em tomar cidades e vilarejos ucranianos na linha de frente durante o inverno – recentemente, elas tomaram a cidade de Kurakhove e continuaram avançando para o nordeste, em direção à cidade de Pokrovsk.

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

O avanço russo em direção a Pokrovsk é a mudança mais notável no controle da linha de frente perto de Donetsk nos últimos meses, mas táticas inovadoras das forças ucranianas, combinando o uso de drones e forças terrestres, impuseram perdas significativas de tropas e equipamentos, desacelerando a ofensiva.

Levou um ano para as tropas russas avançarem cerca de 40 km para o oeste – a Ucrânia foi forçada a se retirar de Avdiivka, ao norte de Donetsk, em fevereiro de 2024, após meses de combate.

Quase toda a população de Avdiivka, que antes da guerra era superior a 30 mil pessoas, deixou a cidade, que está quase completamente destruída.

Incursão russa ao norte de Kharkiv

Além de sua operação na frente leste, a Rússia iniciou o que o ISW descreve como seu “esforço secundário principal” ao cruzar a fronteira ao norte da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, em maio de 2024. Várias aldeias foram tomadas, e milhares de civis

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Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

O avanço russo ocorreu no final de um período de quatro meses em que os EUA não estavam fornecendo armas para a Ucrânia, devido a um impasse no Congresso dos EUA, que foi resolvido em abril passado.

As forças ucranianas se mantiveram de certa forma firmes e, embora a cidade de Kharkiv tenha sido repetidamente atacada por bombas planadoras lançadas por aviões de guerra russos, ela continua fora do alcance da artilharia russa.

Ucrânia sugere troca de território

O leste da Ucrânia tem sido um território contestado desde 2014, quando combatentes apoiados pela Rússia tomaram grandes áreas das regiões orientais de Donetsk e Luhansk. A Rússia já havia tomado a península sul da Crimeia em fevereiro de 2014, antes de anexá-la logo depois.

Trump afirmou que é improvável que a Ucrânia retorne às suas fronteiras pré-2014, mas, em resposta a uma pergunta da BBC, disse: “parte dessa terra vai voltar”.

Em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, publicada em 11 de fevereiro, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sugeriu que o território controlado pela Rússia na Ucrânia poderia ser trocado por território tomado pela Ucrânia na região ocidental de Kursk, na Rússia, nos últimos meses, como parte de um acordo de paz.

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo

Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

A Ucrânia tomou o controle de parte da região em um ataque surpresa lançado através da fronteira por tropas ucranianas em agosto, avançando até 30 km na região russa.

Quase 200 mil pessoas foram evacuadas de áreas ao longo da fronteira pelo governo russo, e Putin condenou a ofensiva ucraniana como uma “grande provocação”.

Após duas semanas, o comandante-chefe da Ucrânia afirmou controlar mais de 1.200 km² de território russo e 93 vilarejos.

Parte desse território foi recapturado pela Rússia, mas a Ucrânia ainda mantém tropas na região de Kursk.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, descreveu a sugestão de Zelensky de uma troca de território como “impossível”.

3 anos de guerra

A invasão em larga escala da Rússia começou com dezenas de ataques a mísseis em cidades de toda a Ucrânia antes do amanhecer em 24 de fevereiro de 2022.

As tropas russas em terra avançaram rapidamente e, em poucas semanas, estavam no controle de grandes áreas da Ucrânia, tendo avançado até os subúrbios de Kiev, a capital do país.

As forças russas estavam bombardeando Kharkiv, haviam tomado territórios no leste e no sul até Kherson e cercado a cidade portuária

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Os mapas que mostram as áreas da Ucrânia sob controle russo© BBC

Mas elas encontraram um forte resistência ucraniana em quase todos os lugares e enfrentaram sérios problemas logísticos, com tropas russas desmotivadas, sofrendo escassez de comida, água e munição.

As forças ucranianas também foram rápidas em implantar armas fornecidas pelo Ocidente, como o sistema anti-tanque Nlaw, que se mostrou altamente eficaz contra o avanço russo.

Até outubro de 2022, o cenário havia mudado drasticamente e, após falharem em tomar Kiev, a Rússia se retirou completamente do norte. No mês seguinte, as forças ucranianas recapturaram a cidade de Kherson, no sul.

Desde então, a batalha tem ocorrido principalmente no leste da Ucrânia, com as forças russas avançando lentamente ao longo de muitos meses, com pelo menos 70 mil soldados russos mortos – e uma estimativa de 500 mil mortos ou feridos no total, de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Sobre os mapas

Para indicar quais partes da Ucrânia estão sob controle das tropas russas, estamos utilizando avaliações diárias publicadas pelo Instituto para o Estudo da Guerra em parceria com o Projeto de Ameaças Críticas, do American Enterprise Institute.

A situação na Ucrânia é dinâmica, e é provável haver momentos em que mudanças não sejam refletidas nos mapas.

Por Dominic Bailey, Mike Hills, Paul Sargeant, Chris Clayton, Kady Wardell, Mark Bryson, Sana Dionysiou, Gerry Fletcher, Kate Gaynor e Erwan Rivault

POLÍTICOS DE MINAS GERAIS SE UNEM PARA PRIVATIZAR OU FEDERALIZAR AS ESTATAIS MINEIRAS

 

História de PEDRO LOVISI E ARTUR BÚRIGO – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, SP, E BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – A crise financeira de Minas Gerais uniu esquerda e direita no estado. Ambas as correntes defendem que o governo se desfaça de suas maiores estatais para pagar a dívida bilionária do estado com a União, ainda que a forma como isso será feito –federalização ou privatização– seja motivo de embate.

A conjuntura chama atenção. Até porque historicamente os mineiros, tanto de esquerda quanto de direita, são reticentes em abrir mão de suas empresas –não à toa, a Constituição estadual condiciona a privatização de estatais de energia, distribuição de gás e saneamento a um referendo popular.

Até entre as exceções, esquerda e direita andam juntas. Os deputados federais Aécio Neves (PSDB) e Reginaldo Lopes (PT), por exemplo, defendem que as empresas continuem sob controle do estado (veja mais abaixo).

Minas deve hoje cerca de R$ 160 bilhões à União, além de outros R$ 30 bilhões junto a entidades financeiras e depósitos judiciais.

Para 2025, a projeção é que o estado pague à União R$ 5,2 bilhões sob o RRF (Regime de Recuperação Fiscal), enquanto o total da dívida com a incidência de juros deve crescer R$ 20 bilhões, segundo as contas do governo. Essa dinâmica é considerada impagável pelas classes política e econômica de Minas e corrói a capacidade de investimento do estado, incomodando tanto esquerda quanto direita.

Em 2018, por exemplo, o estado arrecadou R$ 99,5 bilhões. Mas desse valor, R$ 98,1 bilhões foram destinados às despesas correntes, como custeio da máquina pública e pagamento de servidores, e R$ 4,2 bilhões ao pagamento da dívida. Para as despesas de capital, aquelas em que o estado tem liberdade para gastar em investimentos e obras, foram reservados R$ 4,9 bilhões. Ao final, o governo teve déficit de quase R$ 8 bi.

Graças a liminares obtidas pelo estado no STF (Supremo Tribunal Federal) e acordos de repactuação com a União, a administração mineira ficou desde o fim de 2018 sem seguir a dinâmica anterior de pagamento das parcelas que devia à União, o que impede a comparação neste período.

O rombo faz com que a maioria dos políticos e economistas de esquerda e direita enxerguem no repasse do controle de Cemig, Copasa e Codemig –a última arrecada bilhões com a produção de nióbio– um dos únicos caminhos para retomar a capacidade de investimento do estado.

Mas a direita econômica do estado, liderada pelo governador Romeu Zema, sonha com a privatização, enquanto a esquerda, apoiada no PT, quer repassar as empresas para o governo federal.

A última alternativa ganhou força sob o chamado Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), projeto do senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD). A proposta prevê desconto no indexador da dívida com o repasse dos ativos dos estados ao governo federal.

Um dos primeiros a defender a proposta de federalização de estatais foi o deputado estadual Professor Cleiton (PV).

“A federalização surgiu como alternativa para resolver o problema da dívida e como uma vacina às propostas de privatização do Zema. Inclusive, a federalização não exige a necessidade de um referendo”, afirma o deputado.

Otto Levy, ex-secretário de Planejamento de Zema e ainda influente no governo, diz ser fundamental reduzir o tamanho da dívida do estado. Mas a melhor forma de se fazer isso, segundo ele, seria vender as estatais e utilizar a quantia para abater o débito. “Para o próprio funcionamento do estado, eu acho que não é mais uma questão de opção”, afirma.

Na lógica dos liberais, trata-se de unir o útil ao agradável: pagar a dívida com a União e transferir as empresas para a iniciativa privada. “A minha experiência na máquina pública mostra que o arcabouço legal do setor público no Brasil, por si só, gera ineficiência para uma empresa, independente da qualidade dos gestores”, acrescenta Levy.

Mas Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig na gestão de Fernando Pimentel (PT) e ex-membro dos conselhos de administração de Cemig e Copasa, discorda categoricamente. Ele defende que o governo federal assuma as três empresas e desconte do montante da dívida o valor de mercado delas.

“No RRF, o governo Zema usava a venda das estatais como um álibi, dizendo que entregar as empresas estatais para o setor privado seria o único jeito de viabilizar o regime. Ou seja, criou-se uma ditadura da falta de alternativa para justificar uma ideologia neoliberal”, afirma Castello Branco.

Ele propõe que a União assuma as três estatais com o compromisso de devolver as empresas quando o governo mineiro tiver suas contas reorganizadas. “Seria um processo semelhante à recuperação judicial, mas adaptada à esfera pública”, diz.

De certa forma, um formato semelhante é discutido entre os políticos mineiros. A ideia na Assembleia Legislativa é amarrar às propostas de federalização o direto de o estado poder reaver o controle das empresas em 20 anos. Também se estuda incluir uma determinação de referendo junto à população mineira caso o governo federal, no futuro, decida pela privatização das companhias.

Thiago Toscano, ex-presidente da Codemig no governo Zema, tenta achar um meio-termo entre as propostas. Apesar de defender a privatização de Cemig e Copasa sob argumentos semelhantes ao de Levy, ele acredita que a federalização da Codemig seja o mais vantajoso para o estado. Isso porque é muito provável que o governo federal aceite pagar mais pela empresa do que a iniciativa privada, visto o desconhecimento de investidores com a produção de nióbio (mais de 80% do mercado global do mineral está nas mãos da CBMM, a mineradora dos Moreira Salles parceira do governo de MG).

O governo Zema já divulgou duas avaliações sobre a empresa. Uma, encomendada ao banco de investimentos Goldman Sachs para a privatização da Codemig, calculou que a empresa valeria cerca de US$ 6 bilhões (R$ 34,7 bilhões na cotação atual).

Outra, em nota técnica divulgada pela próprio estatal nas discussões sobre a federalização, projetou que os dividendos, a valor presente, teriam valor de R$ 59 bilhões.

Nas contas do Sinfazfisco-MG (Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais), o valor atual da Codemig é de R$ 35 bilhões. Essa avaliação poderia ser ampliada em cerca de R$ 20 bilhões caso a empresa seja federalizada junto com o direito de lavra, que hoje pertence ao estado –a hipótese é prevista em proposta que tramita na Assembleia Legislativa.

Uma terceira solução seria federalizar apenas o fluxo de receitas da Codemig. Como a única função da empresa é receber 25% do lucro da CBMM, Minas Gerais poderia firmar um contrato com a União repassando apenas seu direito de dividendos por um determinado período –formato semelhante a um empréstimo. “Isso resolveria um problema político relacionado ao apego que tradicionalmente os mineiros têm pelo patrimônio, porque a empresa continuaria sendo do estado”, diz Toscano.

Nessa linha, Marco Crocco, presidente do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) na gestão Pimentel, diz que, em caso de federalização, é necessário que o governo federal se comprometa a manter o foco das estatais em Minas Gerais. A Codemig, por exemplo, é hoje um dos poucos canais de receita livre do estado.

“Essas empresas têm um papel local muito bem definido, então mesmo federalizando há de ter uma articulação com o governo federal para que elas continuem sendo estatais com posição estratégica para Minas”, afirma. “Além disso, com a capacidade de compra de Cemig e Copasa você pode atrair fábricas para o estado, então elas funcionam como elemento de desenvolvimento.”

Já o tucano e ex-governador Aécio Neves e o petista Reginaldo Lopes rejeitam as possibilidades de federalização e privatização e defendem alternativas.

Aécio propõe utilizar as estatais apenas como garantia do contrato de refinanciamento da dívida do estado com a União. “O atual governo federal não tem vocação alguma para administrar estatais. Também sou contrário, no caso de Minas, à ideia que o governo estadual tem defendido de privatização, que, a meu ver, dilapidará o patrimônio dos mineiros”, diz.

Reginaldo, por sua vez, defende uma fórmula que considera a receita corrente líquida dos estados e o resultado da balança comercial para que haja uma redução no estoque da dívida. “Sou contra pegar três estatais que dão lucro de R$ 10 bi e entregar para a União. O Propag resolve dois anos do Zema, dois anos do próximo governador e depois o estado quebra”, afirma.

DIA DE SÃO VALENTIM E CURIOSIDADES

 

Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta sexta-feira (14), é celebrado o Dia de São Valentim, esta é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam. 

Este dia foi escolhido por ser a data em que um bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo fato de ter desobedecido ao imperador, realizando casamentos às escondidas.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro. 

Curiosamente, os brasileiros não têm o costume de celebrar o Dia de São Valentim, pois esta é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida por aqui.

A História conta que existem dois mártires com o nome de Valentim. Um deles, nasceu em 175, perto de Roma, onde foi consagrado bispo. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições. Mais tarde, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Segundo a lenda, na prisão, Valentim ficou amigo da filha do carcereiro, que era cega, e a curou da cegueira. 

Fonte: Karla neto
Foto: Divulgação

CURIOSIDADES – KARLA NETO

Você sabia que os laços sociais entre os chimpanzés duram a vida inteira?

O chimpanzé (Pan troglodytes) é um macaco que habita as florestas tropicais da África Central e está distribuído por toda a região, de acordo com a Enciclopédia da Vida, um banco de dados que compila informações sobre diferentes espécies de seres vivos.
O primata está listado como “em perigo”, de acordo com as diretrizes da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.
Apesar de ser um dos macacos mais abundantes na África, tem sido registrada uma taxa constante de declínio da sua população nas últimas duas décadas.
As principais ameaças são a exploração madeireira nas áreas tropicais onde os macacos vivem, a caça ilegal para obtenção de carne e a disseminação de doenças infecciosas, como o ebola. Os chimpanzés são tão parecidos com os humanos que sucumbem a muitas doenças que afligem o homo sapiens, explica a IUCN.
Como outros mamíferos, as fêmeas desempenham o papel mais importante na criação de seus filhotes, de acordo com o banco de dados ADW. No caso dos adultos machos, o cuidado com os filhotes é indireto: patrulhando à noite, protegendo a família de perigos na selva e fornecendo alimentos.

Os laços entre os chimpanzés jovens e a mãe duram a vida toda, mesmo após a “independência” (situações na qual o animal deixa a família para viver com uma nova comunidade de chimpanzés).
Os chimpanzés são animais que conseguem distinguir rostos mesmo depois de anos sem encontrá-los.
Em geral, os chimpanzés podem viver de 40 a 60 anos, sendo que a principal preocupação com sua longevidade é o aparecimento de doenças infecciosas, tosses ou resfriados.

Entretanto, a expectativa de vida dos animais criados em cativeiro cai para 40-45 anos.

Você sabia que o chá de acerola ajuda a fortalecer o sistema imunológico?

O chá da folha de acerola pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, combater a inflamação e reduzir a gordura.
O uso da folha de acerola é conhecida e usada terapeuticamente como vitamina c, portanto contribui e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico atuando como preventivo de gripes e resfriados e inflamações.

A aceroleira, cujo nome científico é Malpighia emarginata, teve origem no Caribe, mas hoje está muito presente na América do Sul. No Brasil, a sua fruta é usada em sucos, doces, sorvetes e produtos fitoterápicos, graças às altas concentrações de vitamina C, ácidos fenólicos, flavonoides, polifenóis, carotenoides, antocianinas e diversas vitaminas e sais minerais.

Estudos mostram que a folha da árvore também traz uma série de vantagens para quem a consome.

Elas aumentam o volume fecal, gerando mais saciedade e melhorando o aspecto das fezes. Sem contar que absorvem fluidos e outros produtos da digestão (alguns até tóxicos para o organismo). Por fim, a presença dessa substância no corpo acelera os movimentos intestinais, ajudando a prevenir a constipação.
Principalmente ligninas e pectinas, que são consideradas fibras insolúveis — isto é, que não se dissolvem na água e passam intactas pelo trato gastrointestinal.

A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

Ingredientes do chá de folha de acerola:

10 a 15 folhas de acerola higienizadas;
1 litro de água;
Canela em pau.
Modo de preparo:

Primeiramente, esquente a água até levantar fervura. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as folhas maceradas e a canela e abafe por alguns minutos. Por fim, coe e beba.

Você sabia que a uva passa ajuda a protege a saúde do coração?

A uva passa, também conhecida apenas como passa, proporciona diversos benefícios à saúde, pois é rica em fibras e ácido tartárico, substâncias que contribuem para a saúde do intestino e favorecem o controle do peso.
Além disso, uva passa também é rica em antioxidantes que atuam prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer ou doenças cardiovasculares.

As uvas passas podem ser uma boa adição à dieta para melhorar e manter a saúde dos ossos e dentes, por serem ricas em cálcio, um mineral muito importante para o tecido ósseo. Dessa forma, além de manter os ossos fortes, previnem o surgimento de osteoporose.

Além disso, a uva passa também contém um oligoelemento, conhecido como boro, que facilita a absorção de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, que são essenciais para todo o sistema ósseo, assim como para o sistema nervoso. Por esse motivo, o boro presente na uva passa pode ajudar a prevenir a artrite, efeito que é comprovado por estudos que mostram que, pessoas com osteoartrite, apresentam níveis muito baixos deste oligoelemento.

As fibras presentes na uva passa têm a capacidade de diminuir a absorção de colesterol ruim no intestino, o que permite manter os níveis de colesterol e triglicerídeos mais regulados no sangue e evitando o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, como também é antioxidante e diminui o risco de dano celular, a uva passa é ótima para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

TCU IMPEDE O GOVERNO DE USAR FUNDOS PRIVADOS PARA BANCAR POLÍTICAS PÚBLICAS

 

História de ADRIANA FERNANDES – Flha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O TCU (Tribunal de Contas da União) indicou no julgamento do programa Pé-de-Meia que não vai aceitar que o governo use dinheiro dos fundos privados, em que a União é cotista, para financiar despesas para o pagamento de políticas públicas fora do Orçamento.

Após o julgamento nesta quarta-feira (12), o tribunal abriu uma auditoria para mapear todas as despesas e políticas públicas financiadas por meio de recursos que não transitam diretamente pelo Orçamento, o que inclui os fundos privados.

A auditoria estava em fase de planejamento, aprovada pelo ministro Vital do Rêgo. Agora entra na fase de execução. Com uma análise mais ampla, a expectativa é dimensionar o tamanho desse dreno.

O trabalho da auditoria será conduzido pelo ministro Bruno Dantas, que pediu prioridade à área técnica. O grupo vai avaliar qual o impacto da utilização dessa prática para transparência e credibilidade da gestão orçamentária e os seus efeitos no crescimento da dívida pública e na economia brasileira.

Há uma avaliação entre os técnicos do tribunal de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recorrido para driblar o Orçamento e fugir dos limites do arcabouço fiscal, que impõe um teto de gastos.

No julgamento da cautelar do TCU que bloqueou em janeiro o dinheiro do Pé-de-Meia, os ministros da corte de contas deram um prazo de 120 para o governo pagar as bolsas do programa fora do orçamento, mas cobraram do governo a correção da forma de financiamento do programa para incluir os valores na lei orçamentária.

RECADO

Ministros do TCU ouvidos pela reportagem afirmam que esse foi o recado mais importante do julgamento desta quarta-feira (12) e que deve valer para o uso de outros fundos privados que tenham ou venham a ter a mesma prática.

Integrantes do governo que tratam do tema dizem que entenderam o recado, mas informaram que aguardam o acórdão do julgamento para definir os próximos passos da ação do governo.

Entre os fundos privados, estão o FGO (Fundo Garantidor de Operações) e o Fgeduc (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), que transferiram recursos ao Fipem, outro fundo privado constituído para executar o Pé-de-Meia e administrado pela Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o dinheiro de dois fundos privados transitaram para o outro fundo privado, que banca o programa.

Uma lei aprovada pelo Congresso permitiu a chamada integralização (repasse) de recursos que estavam sobrando no Fgeduc (R$ 6 bilhões) e no FGO (R$ 4 bilhões) no fundo do Pé-de-Meia. O governo transferiu os R$ 6 bilhões, mas aguardava a decisão do TCU para definir o repasse dos R$ 4 bilhões do FGO.

Com a decisão, antecipada pela Folha de S.Paulo na terça (11), o governo terá que corrigir a forma de financiamento do programa para incluir os valores na lei orçamentária deste ano. Para isso, precisaria em tese cortar r$ 10 bilhões de despesas. Mas parte do dinheiro já terá sido gasta nos quatros meses que o TCU deu de prazo para o governo encaminhar uma solução ao Congresso.

A proposta sugerida foi a apresentação de um PLN (projeto de lei que trata de questões orçamentárias) ao Congresso cancelando despesas de outras áreas para acomodar no Orçamento os gastos do Pé-de-Meia.

O problema é que neste caso o governo teria que bloquear os recursos do Orçamento imediatamente, o que implicaria tirar verbas de outros programas e políticas públicas.

Há dúvidas sobre os procedimentos para a inclusão da verba do Pé-de-Meia no Orçamento, que o acórdão pode sinalizar. Até o momento não é intenção do governo recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas o diagnóstico é que o TCU não tem a função de fazer controle de legalidade e determinação ao Legislativo.

A avaliação é que ao apontar a necessidade de o governo encaminhar um projeto de lei ao Congresso o Tribunal estaria indo além das suas funções legais. Os técnicos do governo que defendem a operação do Pé-de-Meia destacam que o dinheiro que está nos fundos saiu do Orçamento e foi contabilizado como despesas primária.

PÉ-DE-MEIA

– O que é: programa do governo federal que concede bolsas para estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas e que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)

– Objetivo: combater a evasão escolar e reduzir a desigualdade social entre jovens

– Quanto: além de um incentivo mensal de R$ 200, o beneficiário recebe R$ 1.000 ao final de cada ano letivo concluído; há um adicional de R$ 200 se o aluno participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); o valor, ao final dos três anos, pode chegar a R$ 9.200

– Órgão responsável: SEB (Secretaria de Educação Básica)

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE MARKETING

 

Neil Patel

Espero que você goste desse artigo.

Author: Neil Patel |Co Founder of NP Digital & Owner of Ubersuggest

maos masculinas segurando tablet com graficos e estatisticas em tela

Qualquer profissional de marketing sabe que a produção de conteúdo é o grande motor das estratégias digitais.

De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas brasileiras adotam essa estratégia.

E não é só isso.

O mesmo estudo revela que 56,9% das que ainda não a aplicam pretendem fazê-lo em breve.

Mas qual será o verdadeiro valor do conteúdo em sua estratégia?

E como adotar as melhores práticas para atingir e encantar o seu público?

É o que você vai descobrir nas próximas linhas.

Neste guia da produção de conteúdo para o marketing digital, vou apresentar as principais ferramentas e dicas para levar sua marca mais longe.

Vamos nessa?

Acompanhe comigo.

O que é conteúdo digital?

mao masculina indicando tela de laptop e homem ao fundo com smartphone em maos

Conteúdo digital se refere a qualquer material produzido e distribuído por meio da internet.

É a estrutura básica do marketing de conteúdo e, consequentemente, o combustível essencial para a existência do funil de vendas.

Na era digital, onde as pessoas têm controle de todas as ações, elas dificilmente se veem atraídas por publicidade.

A solução para esse problema é justamente o marketing de conteúdo, estratégia responsável por captar três vezes mais leads do que anúncios pagos, conforme pesquisa da consultoria Demand Metric, de 2017.

Você quer resultados imediatos?

Minha agência pode fazer todo o trabalho pra você. Somos especialistas em:

  • SEO – Colocamos seu site no topo das pesquisas do Google
  • Mídia Paga – Fazemos seu negócio alcançar quem importa no momento certo
  • Data & Conversion Intelligence – Desbloqueamos as conversões do seu site e criamos dashboards para melhores análises

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser produzidos com o objetivo de gerar negócios.

A seguir, vamos falar sobre os principais.

Blog posts

Os blog posts são o formato de produção de conteúdo mais importante para uma estratégia digital.

Um dos seus principais objetivos é posicionar as páginas do site em mecanismos de buscas, como Google e Bing.

Com isso, visitantes que se encaixam no perfil de cliente ideal são atraídos e podem dar continuidade à jornada do consumidor.

Ebooks

homem sentado segurando ebook

Os ebooks são conteúdos mais aprofundados sobre um determinado tema.

Sua produção dá bastante trabalho, mas sua função é mais específica: converter visitantes em leads.

Como são distribuídos em formato de arquivo, exigem que o usuário forneça dados de contato para realizar o download.

Posts em redes sociais

mao masculina segurando smartphone com post do aplicativo facebook em tela

Os posts em redes sociais servem para diversos objetivos de marketing digital.

Por exemplo, gerar tráfego para o blog, engajar seguidores e divulgar a marca nas principais plataformas de interação.

Há diversas ferramentas e funcionalidades voltadas a tais tarefas, como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Infográficos

Os infográficos são materiais ricos que aliam imagem e texto em um formato agradável para facilitar a leitura.

Eles podem ser usados tanto para complementar outros tipos de conteúdo quanto para gerar leads.

Vídeos

música na vevo

Os vídeos são um formato de produção de conteúdo audiovisual.

Eles são ideais para consumo, pois prendem a atenção do usuário e facilitam o entendimento das informações.

Imagens

As imagens são comumente usadas como complementos para os demais formatos de conteúdo.

Elas ilustram o que está sendo dito e trazem informações extras para o usuário.

Outros formatos

Existem muitos outros formatos de conteúdo na internet.

Entre eles, podemos destacar alguns.

Os podcasts privilegiam o áudio e podem ser consumidos simultaneamente a outras tarefas.

As apresentações de slides funcionam em um modelo que coloca o usuário no controle.

Já webinars são vídeos ao vivo que contam com a participação dos espectadores, possibilitando a interação.

Alguns outros formatos são as pesquisas de mercado, quizzes, newsletters, GIFs e estudos de caso.

5 benefícios de investir em produção de conteúdo digital

maos masculinas em teclado de laptop com ilustraçao de objetos de produçao ao lado

A produção de conteúdo na web é uma das práticas mais comuns entre empresas que investem em marketing.

Isso não é à toa.

A seguir, vamos conhecer os principais benefícios gerados ao investir nessa estratégia.

1. Aumentar o alcance do seu negócio

A produção de conteúdo é uma maneira orgânica de expandir o alcance do negócio.

Por meio dela, as pessoas interagem, são beneficiadas e passam a confiar em marcas e empresas.

Ao contrário dos anúncios, o marketing de conteúdo não é invasivo.

2. Gerar valor para o seu público

Uma das principais funções do content marketing é gerar conteúdo útil para o usuário.

A partir dessa ação, as pessoas passam a enxergar a empresa não apenas como uma fornecedora de produtos, mas uma organização com a qual ela tem um relacionamento contínuo.

Com isso, os índices de fidelização aumentam consideravelmente.

3. Facilidade de mensurar os resultados

Como no ambiente digital todas as ações são facilmente medidas por meio do recolhimento de dados, a otimização é constante.

Ao observar os números, avaliá-los e realizar ajustes, as chances de erro são praticamente reduzidas a zero.

Com a interpretação precisa das informações extraídas, o progresso é contínuo.

4. Mais resultados com menor custo

O marketing de conteúdo custa 62% menos e gera até três vezes mais resultados que o marketing tradicional.

Ou seja, traz um grande benefício às empresas que o aplicam.

Quando a companhia opta por negligenciar essa estratégia, é praticamente certo que a concorrência tirará vantagem disso.

5. Integração com outras estratégias

mulher em mesa de escritorio checando emails em laptop com xicara e smartphone ao lado

Como dito, a produção de conteúdo é um dos alicerces do inbound marketing.

Ela é conciliada com diversas ações de blog, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo com os setores de vendas e sucesso do cliente.

A integração às demais estratégias é exatamente o que a torna a matéria-prima principal de qualquer atividade voltada ao marketing na internet.

13 ferramentas para produção de conteúdo

smartphone em bolso de calça com a palavra google trends em tela

Para aplicar uma estratégia de produção de conteúdo, você não está sozinho.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliá-lo nessa tarefa.

Abaixo, listo algumas das principais.

1. Answer the Public

A Answer the Public é uma ferramenta para ter ideias para produzir conteúdos.

Ela sugere palavras-chave baseadas em dados extraídos pelos principais motores de buscas.

Isso garante que o conteúdo redigido será de interesse da audiência.

O Google Trends apresenta as principais tendências de buscas ao redor do mundo.

Para ter acesso aos dados, basta selecionar os assuntos e localidades desejados.

Essa é uma ótima maneira de se manter atento aos tópicos quentes do momento.

3. Ubersuggest

A Ubersuggest é uma das mais completas ferramentas de SEO do mercado.

Ela avalia a performance de websites e sugere tópicos de conteúdo para produção.

Além disso, traz informações valiosas acerca dos backlinks que transmitem autoridade para as páginas.

4. Keyword Tool

A Keyword Tool é outra ferramenta muito valiosa para produtores de conteúdo.

Ela traz ideias de palavras-chave não apenas para o Google, mas também YouTube, Bing, Amazon, Instagram, Twitter e outros canais relevantes.

5. Google Keyword Planner

Ferramenta oficial do Google, o Planejador de Palavras-Chave disponibiliza dados de volume e concorrência para termos de pesquisa.

Esse recurso é o mais utilizado por profissionais da área, já que agrega uma grande precisão e confiabilidade nos dados recolhidos.

6. Máquina Geradora de Títulos

Se você tem dificuldades para criar títulos para seus artigos, a Máquina Geradora de Títulos pode ajudá-lo.

Criada pelas equipes de produção de conteúdo da Rock Content e Resultados Digitais, expoentes no assunto, leva em conta os termos escolhidos para sugerir construções.

7. Gerador de Personas

Outra ferramenta criada pela aliança entre as duas empresas citadas no tópico anterior é o Gerador de Personas.

Você só precisa preencher os dados desejados para criar um perfil de cliente ideal para o seu negócio.

Esse elemento é fundamental em estratégias de marketing, já que guia todos os processos da produção de conteúdo.

8. Google Docs

lupa ampliando a palavra docs em tela de laptop no site google

O Google Docs é uma ferramenta indispensável para criação de conteúdo.

Ela não apenas possui um dos melhores editores de texto, mas permite o armazenamento de arquivos em nuvem e seu compartilhamento entre integrantes da equipe.

9. Dicionário de Sinônimos

Para garantir a qualidade do conteúdo, é sempre bom contar com o Dicionário de Sinônimos.

Essa ferramenta online sugere alternativas para evitar a repetição de termos e manter o interesse do usuário no texto.

10. Dicionário de Antônimos

Outro recurso útil na hora de criar conteúdos é o Dicionário de Antônimos.

Ela funciona de maneira similar à ferramenta citada no tópico anterior, mas aponta palavras que significam o oposto da digitada no campo de busca.

11. Canva

O Canva é uma das soluções mais completas para criação e edição de imagens na internet.

Ela facilita a produção de conteúdo visual em qualquer formato, levando em conta as dimensões específicas de cada canal.

12. Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin de WordPress que facilita a otimização de artigos para mecanismos de buscas.

Em vez de alterar o complexo código de HTML, o administrador precisa apenas preencher alguns campos como a descrição e title tag.

13. Headline Analyzer

O Headline Analyzer avalia títulos para informar se estão de acordo com os parâmetros de qualidade do Google.

Para isso, basta digitar o título no campo de busca e clicar no botão.

20 Dicas para você melhorar a sua produção de conteúdo

mulher sentada em frente a mesa de escitorio anotando algo ao pesquisar em laptop

Confira, a seguir, as principais medidas que você deve tomar para otimizar sua produção de conteúdo:

1. Organize-se

A organização é um dos principais segredos para o sucesso da produção de conteúdo.

Utilize ferramentas de auxílio, como planilhas, apps de comunicação e organizadores de projetos para garantir que tudo sairá conforme o planejado.

2. Conheça seu público

Compreender a persona para a qual se escreve é essencial para a criação de conteúdo.

Assim o redator consegue focar na resolução de problemas daquela pessoa em específico.

Quando o texto é muito genérico, há grandes chances de afastar o usuário.

3. Estude muito

O conhecimento é a base para a produção de um conteúdo de qualidade.

Um redator tem um mundo de informações disponível na web.

Portanto, vale a pena estudar diversas fontes para adquirir informações necessárias antes de redigir o material.

4. Entenda de SEO


Compreender o funcionamento dos mecanismos de buscas e como agradá-los é pré-requisito para produzir artigos para a internet.

Se o seu texto não alcançar um bom posicionamento, não gerará tráfego e você não alcançará seus objetivos de negócio.

Lembre-se de que o algoritmo recebe atualizações regulares, então é preciso atualizar-se de tempos em tempos.

5. Feito é melhor do que perfeito

A procrastinação é um dos problemas mais comuns entre produtores de conteúdo.

Então não espere até que surja uma ideia brilhante ou que a preguiça magicamente vá embora.

Coloque as mãos à obra e perceba que a hora é agora.

6. Foque na qualidade

Não adianta criar conteúdos extensos se eles não têm qualidade.

As pessoas logo perceberão e abandonarão a leitura, pode acreditar.

Por isso, é recomendado que o foco seja informações relevantes, linguagem simples e sem rodeios.

7. Acompanhe métricas

Observar o desempenho dos materiais publicados é a mina de ouro em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Ao observar os números, você será capaz de realizar ajustes, perceber quais tipos de textos geram bons resultados e muitas outras ações.

Fique de olho nas ferramentas analíticas para manter as engrenagens da produção de conteúdo sempre funcionando.

8. Mantenha as ideias fluindo

homem segurando lampada acesa simbolizando ideias

A produção de conteúdo é uma atividade criativa.

Portanto, nem sempre estarão fluindo em seu máximo potencial.

Para manter o bom funcionamento da mente, vale tudo.

Mas, acima de tudo, descanse.

Uma mente cansada tem dificuldades de produzir bons textos e funciona em câmera lenta.

9. Encontre tendências

Buscar tópicos em alta é uma solução muito utilizada por produtores de conteúdo.

Por isso, vale a pena manter-se antenado aos principais sites e blogs relacionados aos temas de interesse da sua persona.

Lembre-se que as tendências mudam de um dia para outro.

Então a checagem deve acontecer regularmente.

9. Crie títulos atrativos

A leitura do título do texto é a primeira ação realizada por um usuário antes do clique.

É por isso que sua composição é tão importante.

Hoje os usuários são bombardeados por uma infinidade de informação enquanto navega.

Então invista em títulos criativos, chamativos e que trarão a sensação de emergência para garantir que o leitor não passe direto.

10. Planeje suas pautas

Não menospreze o valor da criação de uma pauta, processo que orienta as diretrizes que devem ser seguidas em um conteúdo.

Elas orientam as atividades da produção e garantem o alinhamento da empresa e o redator.

Um bom planejamento é a alma do negócio.

Uma pauta completa contém todas as informações e referências necessárias para a fluidez da escrita.

11. Estruture o conteúdo

mulher em mesa com materiais de escritorio anotando estruturas de conteudo em bloco de anotaçoes

Ao estruturar o conteúdo antes de iniciar a redação, é muito mais fácil visualizar o texto como um todo.

Pense no título, nos subtítulos, tópicos e elementos que preencherão as páginas do seu artigo.

Dessa forma os pensamentos se alinham e você evita a necessidade de adequações mais tarde.

12. Utilize conteúdos multimídia

Qualquer formato de conteúdo que pode ser útil para o usuário deve ser utilizado para proporcionar uma boa experiência.

Se necessário, alie texto, áudio, vídeo, apresentação de slide, infográfico e outros tipos de mídia para atender às expectativas do leitor.

13. Produza conteúdo com frequência

A frequência da produção de conteúdo é importante tanto para o usuário quanto para o Google.

Vale a pena investir, inclusive, em um calendário editorial para garantir que os visitantes receberão atualizações frequentes.

tela de computador em pesquisa de website

A linkagem dos textos deve trazer benefícios ao usuário.

Mesmo que leve-o a páginas externas, pense nas possibilidades de dúvidas que podem surgir ao longo do texto e invista em links úteis para sanar seus problemas.

15. Evite erros de português

Você provavelmente já se deparou com um erro ortográfico em uma página, não é mesmo?

Esse tipo de problema pode tirar toda a credibilidade do conteúdo.

Para evitá-los, vale a pena recorrer a um editor, como o Libre Office, por exemplo.

16. Revise seus textos

Um texto nunca está pronto depois de inserido o último ponto final.

Acredite, você precisa revisá-lo.

Leia-o dos pés à cabeça antes da publicação, para ter novas ideias e evitar qualquer tipo de erro.

Uma prática que ajuda muito é a leitura em voz alta.

17. Evite conteúdos repetidos

Duplicar conteúdos ou criar pautas muito semelhantes não é uma boa ideia.

No primeiro caso, apenas uma das páginas será ranqueada.

No segundo, você corre o risco de canibalizar as suas palavras-chave no Google.

18. Conquiste o leitor no primeiro parágrafo

Investir em boas introduções é um dos truques para manter o interesse do leitor.

Por isso, vale a pena gerar empatia, contar histórias e fazer promessas de resolução de problemas para garantir que as pessoas continuarão a leitura.

19. Tenha uma call to action

As chamadas para a ação são responsáveis pela continuidade do usuário pelo funil de vendas.

Por isso, não se esqueça de instigá-lo a realizar uma atividade que gerará resultados reais junto à estratégia.

20. Tenha objetivos claros

O estabelecimento de objetivos é uma ótima maneira de facilitar o processo de redação.

Ao saber qual é a finalidade do texto, a pessoa responsável poderá adaptar o texto e otimizar os resultados.

Conclusão

A produção deste conteúdo está chegando ao fim, mas talvez a sua jornada ainda esteja começando.

Neste artigo, você aprendeu quais são os principais tipos e formatos de conteúdo aplicados em estratégias de inbound marketing.

Além disso, conheceu algumas das melhores ferramentas que auxiliam na criação de bons materiais para atrair, encantar e converter usuários.

Por fim, observou algumas das principais dicas de alguém que já tem as pontas dos dedos treinadas de tanto escrever artigos e ebooks.

E quanto a você?

Virtudes e a necessidade de ter na região do Vale do Aço um site marketplace que engloba empresas, notícias, diversão, empreendedorismo para os empresários e leads como o moderno site da Valeon.

ChatGPT

Descubra o Marketplace do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Introdução:

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até startups inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de seconectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o marketplace se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

Contato:

Fone e WhatsApp: (31) 98428-0590

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

IPCA ENGANOSO DO GOVERNO

 

História de Notas & Informações – Jornal Estadão

O alívio da inflação em janeiro, com alta de apenas 0,16%, depois de um aumento de 0,52% em dezembro, poderia ser auspicioso para a economia, não fosse o bônus de Itaipu, que deixou a energia elétrica 14,21% mais barata no mês. A redução com o custo da eletricidade gerada pela usina impactou o IPCA em -0,55 ponto porcentual. Sem essa contribuição, a inflação de janeiro teria chegado a 0,71%, e a taxa acumulada em 12 meses teria alcançado 5,13%, segundo cálculo do economista André Braz, do FGV Ibre.

A questão é que o “desconto” nas tarifas de energia tem fôlego curto, e a queda verificada no mês passado virá como alta em fevereiro. É um movimento natural, haja vista que não houve mudança estrutural na formação de preços, mas apenas um encontro de contas no saldo da usina administrada paritariamente por Brasil e Paraguai. E, mesmo com a forte desaceleração que o bônus de R$ 1,3 bilhão repassado às contas de luz representou para a inflação em janeiro, a taxa anualizada continuou acima do teto da meta de 3% fixada pelo governo, chegando a 4,56% em janeiro.

Importantes grupos de preços continuam subindo, como transportes e alimentos, estes em sua quinta alta mensal consecutiva, e o peso da inflação sobre o consumidor não ficou atenuado pelo resultado fora da curva do mês de janeiro. Apesar do respiro do IPCA, a escalada dos preços continua preocupante – ou, para usar a linguagem do Banco Central, o cenário é adverso para a inflação dos alimentos no médio prazo.

Mas o governo Lula da Silva decidiu entrar no modo negação e desdenhar olimpicamente da pressão inflacionária e seus efeitos na economia. Primeiro, o presidente recomendou à população que deixasse de comprar produtos caros para forçar a queda de preços. O roteiro resultou numa enxurrada de críticas, pois a carestia à qual se refere o petista abrange itens essenciais, como café, óleo, leite e carne, e não supérfluos ou produtos sofisticados.

Na sequência, ministros também minimizaram a inflação dos alimentos, justamente um dos itens que mais pesam no bolso dos mais pobres. De acordo com o IBGE, famílias com renda mensal de até dois salários mínimos gastam mais de 60% de seu orçamento mensal para custear casa e comida.

Antes mesmo da divulgação da desaceleração do IPCA de janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista a uma rádio de Caruaru (PE), disse que “todos os preços” hoje estão abaixo dos que “o presidente Lula herdou de Bolsonaro”, e sustentou que a política de valorização do salário mínimo, com reajustes acima da inflação, vai manter o poder de compra. Há pouco tempo, era Haddad quem insistia em mais medidas de ajuste fiscal para compensar o minguado pacote fiscal anunciado em novembro na busca pelo reequilíbrio das contas públicas.

Agora, o ministro atribui quase exclusivamente ao aumento do dólar – e seu impacto nas exportações – a alta dos preços internos, e coloca a pressão cambial tão somente na conta da eleição de Donald Trump como presidente dos EUA. Este, aliás, foi um dos argumentos que sustentaram a ideia de uma ala do PT segundo a qual a taxação das exportações poderia reduzir a inflação, uma possibilidade que causou reação negativa tão forte que obrigou o governo a descartá-la oficialmente.

Taxar produtos exportados ou fixar novas regras para os cartões de refeição não resolverá o problema da inflação, mas o governo segue tentando subestimar a alta inflacionária. Em entrevista a uma rádio na Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que chegou a falar em um “conjunto de intervenções” para baratear preços nos supermercados, disse que a inflação foi “infinitamente menor” nos dois anos do governo Lula do que nos quatro de Bolsonaro.

Houve, de fato, expressivos estouros de meta na gestão Bolsonaro, especialmente nos dois últimos anos, quando a inflação bateu 10,06% (2021) e 5,79% (2022), parte pelas ações de combate à pandemia de covid-19, parte por gastos em ano de campanha eleitoral. Em vez de buscar se eximir de sua responsabilidade com base em comparações, o governo deveria olhar para si mesmo e concentrar esforços na redução de seus próprios gastos.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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