Nas páginas deste livro somos convidados a mergulhar em uma jornada
de amor, lealdade e conexão inigualáveis. Este não é apenas um relato
sobre um cão, mas uma celebração da profunda ligação entre um humano e
seu amigo de quatro patas. Em cada capítulo, você descobrirá as muitas
maneiras pelas quais esse cão especial deixou uma marca indelével na
vida daqueles ao seu redor. Suas travessuras, sua lealdade inabalável e
seu amor incondicional são apenas alguns dos tesouros compartilhados.
Inclui ainda depoimentos aos familiares e amigos, reflexões sobre o luto
pela perda de um animal amado, oferecendo consolo e apoio para aqueles
que estão passando por uma experiência semelhante.
O Spike foi meu companheiro por 13 aninhos. Pegamos ele bem
pequenininho como lar temporário, mas nos apaixonamos e não conseguimos
mais ficar sem ele. No início desse ano ele foi diagnosticado com
doença renal crônica, e desde então fomos fazendo de tudo para manter-ló
bem. demos muito amor e carinho até seu último dia. Ele foi nosso melhor amigo.
Se
existe um mestre enxadrista no mundo das big techs, seu nome é Satya
Nadella. Depois de colocar a Microsoft no centro da era da IA,
investindo na OpenAI, o substituto de Bill Gates mexeu as peças
novamente.
Antes que qualquer um recuperasse o fôlego, Satya disse que o novo
modelo de IA da DeepSeek AI está disponível na plataforma Azure, a nuvem
da Microsoft. Ou seja, colocou a empresa novamente no centro.
Existe uma frase muito usada no mundo da tecnologia que diz que a Microsoft é como calça jeans, nunca sai de moda.
E parece que, à medida que o tempo passa, essa verdade vai sendo renovada mais e mais vezes.
Quando Satya assumiu como CEO da Microsoft, em 2014, a empresa valia
10% do que vale hoje. É incrível como ele conseguiu transformar a
companhia, deixando algumas coisas no passado para focar em novas
oportunidades.
Satya é funcionário de carreira da Microsoft, entrou na empresa em
1992. Conhece como poucos a companhia e foi fundamental no seu processo
de evolução. Poucos fizeram tanto quanto ele, por uma empresa.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em
razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer
determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a
resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é
necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que
permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma
pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e
compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros
por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o
ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar
conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela
através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e
políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem
positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações
que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade
de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância
com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada
pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em
gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias
escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida
por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é
incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando
agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem
esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de
gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades,
exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a
inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando
que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a
curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova
competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma
importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender
aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de
todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia,
uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência
que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos
de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um
mundo com abundância de informações no qual o discernimento,
seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade
de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões
(inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado
emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após
momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em
líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a
capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto usando uma
gravata de luxo da marca francesa Louis Vuitton, avaliada em R$ 1.680,
um dia antes de sugerir que os brasileiros deixem de comprar produtos
considerados caros como forma de conter a alta dos preços.
A declaração foi dada na sexta-feira (7), durante entrevistas às
rádios Metrópole e Sociedade da Bahia. Lula argumentou que, se os
consumidores evitarem adquirir itens com preços elevados, os vendedores
serão forçados a reduzi-los. “Se todo mundo tiver essa consciência de
não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter
que baixar para vender”, afirmou.
A fala do presidente repercutiu nas redes sociais e gerou memes,
especialmente após a especialmente após a circulação da informação sobre
o acessório de grife que ele usou na quinta-feira (6), em Brasília.
O Estadão revelou que a Empresa Brasileira de
Comunicação (EBC) firmou dois convênios com a assim chamada TV do
Trabalhador (TVT), ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à
Central Única dos Trabalhadores (CUT), para bancar a renovação dos
estúdios e dos equipamentos da emissora, além de financiar a produção de
seus “programas jornalísticos”. As aspas aqui são necessárias,
evidentemente, porque o que a TVT chama de jornalismo é conhecido no
mundo real como propaganda. A bem da verdade, o canal poderia facilmente
se chamar “TV do PT” ou “TV CUT” sem perder a identidade, pois é ao
proselitismo político que se presta.
A generosa cortesia com chapéu alheio custará R$ 2,65 milhões aos
contribuintes. A aquisição de novas câmeras e transmissores, entre
outros equipamentos, e a produção dos programas serão pagas com recursos
advindos de emendas ao Orçamento da União indicadas por 12
parlamentares das bancadas do PT na Câmara e no Senado, o que só
adiciona insulto à injúria. Se já é reprovável o financiamento público
de uma organização privada, tão ou mais grave é a violação dos
princípios da moralidade e da racionalidade nos gastos públicos. Se a
TVT não tem condições de financiar suas atividades, este é um problema
exclusivo de seus gestores. O ônus, por óbvio, não tem de recair sobre o
erário.
Que fique claro: o PT, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT,
como quaisquer entidades privadas, têm assegurado o direito de ter seu
próprio veículo de comunicação. Mas que o exerçam com seus próprios
meios.
Embora faça parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a
TVT não é um canal de comunicação que serve ao conjunto da sociedade
brasileira. Dado o traço de audiência, é lícito inferir que a esmagadora
maioria dos cidadãos nem sequer ouviu falar do canal a serviço do PT e
das agremiações sindicais, malgrado se dizer “do trabalhador”. Trata-se
de uma emissora cuja origem e linha editorial são marcadamente
associadas ao sindicalismo e à militância política petista, razão pela
qual cabe ao PT, à CUT e aos sindicatos a esta vinculados custear a sua
programação.
Para qualquer cidadão sensato, essa separação é perfeitamente
compreensível. Já para os petistas, é inconcebível distinguir o
interesse público dos interesses do partido ou do governo do presidente
Lula da Silva. Nessa mixórdia, a apropriação da EBC para fins
político-partidários é tratada como a coisa mais natural do mundo.
O Brasil enfrenta desafios fiscais que exigem responsabilidade e
austeridade na aplicação dos recursos públicos. Cada centavo gasto pelo
Estado deve ser justificado por seu retorno social amplo, beneficiando a
coletividade, e não ser direcionado para sustentar veículos de
comunicação de caráter privado, ainda que sob o disfarce de um convênio
institucional.
Os contribuintes não podem ser forçados a financiar, mesmo
indiretamente, a comunicação de um partido político ou outra entidade
privada específica. O erário não pode ser empregado a serviço de
interesses particulares. A ver como reagirão o Ministério Público e o
Tribunal de Contas da União.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Gasolina sobe mais que esperado após
alta de ICMS, Hugo Motta irrita governo ao desvincular 8/1 de tentativa
de golpe e outras notícias do dia para começar este sábado (08).
COMBUSTÍVEIS
Gasolina sobe mais que esperado após alta de ICMS e atinge maior valor sob Lula
Combustível ficou R$ 0,15 por litro mais caro nesta semana, chegando à média de R$ 6,35; diesel subiu R$ 0,26 por litro
STF
PF faz nova investida e tenta tirar de Kassio parte de investigação
sobre emendas. Movimento atípico ocorre dias após corporação tentar
enviar relatoria para Flávio Dino, sem sucesso.
BANCO CENTRAL
Haddad diz que BC precisa de ‘sabedoria’ para inibir alta de preços
sem jogar país em recessão. Juros podem ser ‘remédio’ para controlar
inflação, mas devem ser usados ‘na dose certa’, diz ministro.
CONGRESSO NACIONAL
Aliados de Lula criticam Hugo Motta por desvincular 8/1 de tentativa
de golpe. Governistas citam investigações e refutam ideia de anistia ser
votada na Câmara.
GOVERNO LULA
Ala do governo defende Tabata em ministério, mas há entraves no PT e
no PSB. Deputada é cotada para assumir Ciência e Tecnologia no lugar de
Luciana Santos, que iria para Mulheres.
FORÇAS ARMADAS
Comandante do Exército visita Braga Netto em cela no RJ. Visita a
militares presos é praxe do chefe da Força; general aliado de Bolsonaro
está há mais de 50 dias preso.
ESTADOS UNIDOS
Lei permite que Trump invada Holanda se TPI agir contra os EUA.
Legislação de 2002 autoriza uso da força para libertar americanos ou
aliados em caso de prisão em Haia.
ESTADOS UNIDOS
Brasileiros deportados dos EUA falam em alívio de voltar e celebram
acolhida. Segundo voo do novo mandato de Trump com brasileiros removidos
chegou ao aeroporto de Confins nesta sexta (7).
CELEBRIDADES
Adriane Galisteu é internada em São Paulo após viagem à Europa.
Apresentadora passa por cirurgia de emergência e segue no hospital.
IRÃ
Mulher protesta nua em cima de carro da polícia em rua do Irã.
Imagens mostram manifestante gritando com policiais enquanto outros
motoristas buzinam; iranianas estão sujeitas a rígidas regras de
vestimenta.
CARNAVAL
Embaixada dos EUA faz cartilha para americanos não caírem em golpes
no Carnaval. Evitar andar sozinho, manter as janelas do carro fechadas e
não aceitar bebidas de estranhos estão entre pontos destacados.
X
X de Elon Musk é investigado na França por suposto algoritmo
tendencioso. Caso será conduzido por mesma unidade de crimes
cibernéticos que investigou e prendeu fundador do Telegram em 2024
FILME
‘Ainda Estou Aqui’ perde Critics Choice Awards para o filme francês
‘Emília Peréz’. Longa protagonizado por Fernanda Torres é derrotado em
termômetro do Oscar, onde está indicado em três categorias.
MENTE
Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de
ansiedade. Consumo excessivo de cafeína, açúcar refinado e alimentos
ultraprocessados deve ser evitado em momentos de crise.
“STF Fashion”: Corte já encomendou 100 gravatas institucionais
O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou, na última semana, a
criação de gravatas e lenços com estampas temáticas da Corte. Ao
comentar sobre o lançamento, o presidente do Supremo, ministro Luís
Roberto Barroso, brincou: “Faço apenas um registro. O novo departamento é
o STF Fashion”. De acordo com ele, os itens serão dados como presentes
para autoridades. Desde o anúncio, na quinta-feira (6), o Supremo já
encomendou 100 peças das gravatas institucionais. O custo de cada uma é
de R$ 384. Sendo assim, o valor total desembolsado até o momento é de,
aproximadamente, R$ 38 mil. “Nós recebemos muitas visitas ou visitamos
muitos lugares em que as pessoas nos dão presentes. E, portanto, foi uma
forma que encontramos, gentil, de retribuir os presentes que recebemos.
A gravata tem o símbolo do STF”, afirmou Barroso. Os itens ainda não
foram disponibilizados para compra, mas, de acordo com a Corte, poderão
ser comprados na loja oficial do Supremo Tribunal Federal em breve. Quem
já possui os acessórios, até agora, são os ministros que integram o
Supremo e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Magistrado suspendeu temporariamente plano do presidente dos
EUA para licenciamento compulsório de milhares de trabalhadores da
agência de assistência internacional americana.
Um juiz federal bloqueou temporariamente nesta sexta-feira (07/02) o
plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de forçar milhares
de funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento
Internacional (Usaid) a deixar seus postos para licença compulsória.
A ordem deveria entrar em vigor pouco antes da meia-noite, e a rede
NBC disse que o juiz Carl Nichols, do Tribunal Distrital dos EUA para o
Distrito de Columbia, tomou a decisão depois de ouvir os argumentos da
administração republicana e de duas associações de funcionários públicos
federais. Estas argumentaram que as ordens expunham os trabalhadores da
agência no estrangeiro a dificuldades e riscos injustificados.
O plano do governo previa uma licença para todos os 2.200
funcionários no país e a remoção de quase todos os trabalhadores
estrangeiros em um prazo de 30 dias.
Cerca de 2.200 funcionários haviam recebido notificação sobre a
exigência de licença administrativa até as 23h59 (horário local), embora
500, segundo informou um advogado do Departamento de Justiça ao
tribunal, já tivessem tomado a medida.
Redução drástica
O jornal The New York Times havia informado que, em
conformidade com a diretriz de Trump, a Usaid iria reduzir drasticamente
sua equipe a ponto de eliminar quase todos os seus 10 mil funcionários e
salvar apenas 290 posições consideradas “essenciais”.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, de quem a Usaid agora
depende por decisão de Trump, havia justificado as demissões não apenas
como uma questão de eficiência, mas também como punição por um movimento
de “insubordinação” entre os milhares de afetados.
Em entrevista à emissora Fox News nesta semana, o chefe da diplomacia
americana disse que havia descoberto que os funcionários da agência
eram “totalmente não cooperativos”, de modo que não havia “nenhuma
escolha” a não ser tomar decisões “drásticas” para colocar a situação
sob controle.
O plano para eliminar efetivamente a Usaid foi consistente com o anúncio de Trump de cortar os gastos do país em projetos de ajuda internacional, seja por meio da Usaid, de agências da ONU ou de outras ONGs. Isso foi um golpe para a cooperação global, já que, de acordo com as Nações Unidas, os EUA são responsáveis por 47% dos gastos globais com assistência humanitária.
Os funcionários do chamado Serviço Estrangeiro da agência receberam
30 dias para retornar aos EUA, enquanto os funcionários internos foram
notificados por meio de uma mensagem no site da ONU na terça-feira de
que seriam dispensados nesta sexta-feira.
Letreiro retirado da sede
A sede da agência, no edifício Ronald Reagan, a poucos quarteirões da
Casa Branca, está fechada desde a última segunda-feira, após os
trabalhadores da agência terem recebido um e-mail pedindo que eles
fiquem em casa.
Na sexta-feira, o letreiro com o nome da agência na fachada foi
retirado e o logotipo na porta de entrada foi coberto com um saco do
lixo. Após essas alterações, já não há qualquer vestígio da sede da
agência.
A Usaid foi criada em 1961 pelo presidente John F. Kennedy para
assegurar a administração da ajuda humanitária internacional dos Estados
Unidos, através da organização de projetos internacionais com o
objetivo de combater a pobreza, doenças e responder à fome e às
catástrofes naturais.
A administração liderada por Donald Trump, que ordenou o
desmantelamento da Usaid, alega que esta é ineficiente, que subsidia
desnecessariamente programas de igualdade e sustentabilidade em todo o
mundo.
Não é raro ouvir alguém dizer que trabalhar na empresa da família é um caminho mais fácil do que empreender com
o próprio negócio. No caso da catarinense Larissa Isensee, de 26 anos,
assumir a liderança da Máquinas Isensee significou abraçar a dívida de
R$ 1,5 milhão para salvar o legado do avô.
Nelson Isensee, de 70, fundou a fábrica de equipamentos para a
indústria têxtil na década de 1980, em Gaspar, em Santa Catarina. Mas,
quase 40 anos depois, Nelson estava enfrentando uma crise e decidiu
fechar tudo em 2020.
Para evitar o fim da empresa, Larissa assumiu o cargo de CEO. Com a
ajuda de teares circulares feitos de sucata, ela acertou as contas e
faturou R$ 3,5 milhões em 2024.
Avô abriu negócio na Capital Nacional da Moda Infantil
Larissa mora nos Estados Unidos, mas nasceu e cresceu em Gaspar,
declarada a Capital Nacional da Moda Infantil e responsável pela
produção de mais de 50% das roupas de crianças dos grandes magazines do
Brasil, de acordo com dados da prefeitura.
Foi lá que Nelson fundou a Máquinas Isensee, em 1984, ao perceber que
não existiam empresas na região que fizessem manutenções e reparos nos
equipamentos da indústria têxtil. Aos poucos, ele começou a apostar
também na fabricação de teares circulares (aparelhos para tecer e
produzir tecidos).
Larissa Isensee começou a trabalhar com o avô aos 14 anos e se tornou CEO aos 22 anos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee
A catarinense conta que cresceu ao redor do negócio e pediu para
trabalhar com o avô aos 14 anos. “Comecei na área de vendas e precisava
conciliar a escola com o emprego. Meu avô sempre foi pulso firme, mas
entendia que eu precisava parar à tarde para fazer as tarefas e até me
ajudava. A gente passava o tempo todo juntos”, diz.
Com o passar dos anos, Larissa quis conhecer outros setores da
Máquinas Isensee e investiu em cursos para se preparar. Primeiro, ela
fez um intercâmbio para aprender inglês e conseguir negociar com
fornecedores estrangeiros. Depois, decidiu cursar Administração para
aprender o lado técnico da gestão de uma empresa.
“Eu vi que não tinha ninguém que fizesse algumas funções importantes,
como o desenvolvimento das relações internacionais, então decidi
aprender. Passo a passo, eu percebia do que o negócio precisava e ia
estudando”, conta a empresária.
Ela diz que ser herdeira não foi fácil
Apesar de ter se encantado com a área de vendas, Larissa passou por
todos setores da Máquinas Isensee, do financeiro ao administrativo. A
grande mudança veio em 2020: Nelson decidiu fechar e vender a fábrica,
que passava por uma grave crise financeira, e demitir todos os
funcionários. Para evitar o fim, Larissa assumiu a liderança da empresa,
aos 22 anos.
“Eu falei que não deixaria fechar, porque gostava muito do que fazia e
não queria perder o legado da família. Até hoje, quando eu falo para as
pessoas que trabalho com a empresa que era do meu avô, elas dizem:
‘Então foi muito fácil’. Mas não é assim, não foi nada fácil”, afirma.
Para colocar as contas em ordem, ela renegociou as dívidas, montou
uma equipe com profissionais especializados em áreas técnicas, trocou os
fornecedores e chegou a ficar sem salário por alguns meses. Segundo
ela, a dívida acumulada era de cerca de R$ 1,5 milhão – e o faturamento
anual da época era de R$ 1 milhão.
Apesar de todos os problemas financeiros, nos primeiros meses,
Larissa diz que o maior desafio foi lidar com a desconfiança dos homens
que trabalhavam na Máquinas Isensee. “Eles me viram crescer e não
entendiam como uma menina estava mandando neles. Alguns não aceitaram, e
a gente precisou fazer trocas”, conta.
A estratégia deu certo e, além de pagar as dívidas, a empresa
conseguiu sair de um faturamento de R$ 1,2 milhão em 2022 para R$ 3,5
milhões em 2024.
Tear circular é feito com sucata e sai até 70% mais barato
A especialidade da Máquinas Isensee é produzir teares circulares
feitos com máquinas de costura industriais sucateadas. Larissa conta que
consegue os aparelhos antigos – empregados como matéria-prima – em
leilões e com fábricas que faliram ou foram atingidas por incêndios.
A empresa reaproveita a estrutura e utiliza peças novas para
reconstruir os teares circulares, o que reduz o valor para os
compradores em até 70%. Eles são vendidos por preços que variam de R$ 80
mil a R$ 180 mil cada um.
Máquinas sucateadas (à esquerda) são matéria-prima para a fabricação
de teares circulares novos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee
Os clientes variam de pequenos empreendedores da região de Gaspar até
grandes marcas, como a Hering. Além da produção de máquinas, Larissa
também investiu na fabricação de peças.
“As peças são o nosso maior investimento atual, porque, com a cotação
do dólar em alta, percebemos que as empresas preferem comprar peças
para reparo no Brasil em vez de importar”, afirma a empresária.
Atualmente, a Máquinas Isensee tem dois galpões, mas os planos de
Larissa incluem adquirir mais um espaço, para aumentar a capacidade de
produção. Ela também quer contar com mais representantes comerciais em
Santa Catarina e São Paulo.
“O nosso foco é aumentar as vendas, mas hoje em dia, com a internet,
eu não preciso ter uma pessoa em cada estado. Ter vendedores em pontos
estratégicos da nossa região é mais efetivo”, conclui.
Concorrência e sustentabilidade são pontos críticos, diz especialista
A indústria têxtil traz oportunidades para quem quer empreender em
diferentes setores, da produção de máquinas até a venda de roupas para o
consumidor final. A coordenadora de Indústria do Sebrae-RJ, Carina
Ferraz, aponta que a possibilidade de se adaptar a diferentes tendências
é o ponto forte desse mercado.
“Se eu trabalho com máquinas, preciso estar atento ao que tem de
novidade e como os equipamentos estão evoluindo, mas é possível atender a
diferentes nichos, da moda praia à moda noite”, explica.
A variedade de opções também traz desafios. A concorrência
internacional, especialmente de países da Ásia, é um deles. Carina diz
que os preços cobrados por fabricantes estrangeiros tornam a competição
acirrada, e, para se destacar, o empreendedor precisa investir na
relação com os clientes.
Encontrar profissionais aptos a trabalhar em diferentes etapas da
produção também não é uma missão simples. Segundo a especialista, não
adianta ter as melhores máquinas, se não tiver alguém para operá-las.
“Isso é um problema não só na indústria, mas em qualquer setor da
economia. As empresas não têm outra alternativa a não ser investir em
treinamento e capacitação da mão de obra”, analisa.
Se antes a sustentabilidade era um diferencial, agora ela é um
requisito obrigatório. Reaproveitar materiais – como a Máquinas Isensee
faz com os equipamentos sucateados – é uma forma de conquistar a
confiança do consumidor.
Carina destaca que é importante olhar não só para o seu negócio, mas
sim para todas as etapas da cadeia produtiva na qual ele está inserido.
“É preciso entender como os seus fornecedores trabalham e como eles
compram a matéria-prima, por exemplo. É um desafio fazer esse
rastreamento de todas as etapas, mas os efeitos para o posicionamento da
empresa são excelentes”, conclui.
Num
primeiro olhar, o balanço da Tesla, relativo ao último trimestre,
preocupa. Afinal de contas, o lucro da empresa caiu 71% na comparação
anual. Não é uma queda desprezível, muito pelo contrário.
Contudo, a projeção futura da empresa, também relatada na divulgação
do balanço, traz pontos positivos. Esses pontos foram capazes de
“abafar” a mensagem ruim da queda de lucro. Vamos lá:
O custo de produção dos carros caiu, o que pode sinalizar que a
Tesla vai recompor o lucro em breve. Produzir um carro em dezembro de
2024 foi 12% mais barato do que fazer o mesmo carro em janeiro de 2023.
O Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo, entre todas as
categorias. A expectativa é de que seja de novo, pelo ritmo de vendas.
Uma nova versão do veículo acaba de ser lançado.
Os robotáxis, apresentados no final do ano passado, vão começar a
operar em 2025 nos EUA. E os modelos de direção autônoma serão
expandidos para a Europa e China, ainda neste ano.
Os caminhões da Tesla, chamados Semi, serão produzidos em série a
partir do final deste ano. A fábrica está praticamente pronta e este
produto deve ser produzido em série em breve, aumentando o portfólio.
Para além do carros, a Tesla anunciou avanços na sua divisão de
energia, de mineração, de robótica e de IA. Ou seja, reforça a tese de
que a companhia é muito mais do que uma montadora de carros.
Só pra não fugir dos números financeiros. O lucro da companhia no
período foi de US$ 2,31 bilhões. Apenas a título de comparação, a
Microsoft anunciou um lucro trimestral de US$ 24 bilhões. Interessante,
né?
A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon
A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas
as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:
• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela
primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.
• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas
para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.
• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.
• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.
• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através
de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.
• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:
a) Digitalização dos Lojistas;
b) Apoio aos lojistas;
c) Captura e gestão de dados;
d) Arquitetura de experiências;
e) Contribuição maior da área Mall e mídia;
f) Evolução do tenant mix;
g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;
h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;
i) Convergência do varejo físico e online;
j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;
k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;
l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;
m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.
Vantagens competitivas da Startup Valeon:
• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente
reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso,
fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do
Vale do Aço.
• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio de
parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de
nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui
do Vale do Aço para os nossos serviços.
• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de
proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.
• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos
diariamente à procura do inédito.
• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de
um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser
mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso
funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com
soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de
surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante
evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em
como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas
empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande
audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter
mais de 100.000 acessos.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas
de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes
sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso
site e aumentar as suas vendas.
Proposta:
Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa
máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem
competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.
Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos,
endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.
O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma
SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O preço médio da gasolina nos
postos brasileiros subiu mais do que o esperado na primeira semana após
aumento da alíquota do ICMS. Segundo a ANP (Agência Nacional do
Petróleo, Gás e Biocombustíveis), a alta foi de R$ 0,15 por litro, para
R$ 6,35 (no dia 1º de fevereiro, o imposto estadual sobre a gasolina foi
elevado em R$ 0,10 por litro)
Com a alta, o preço médio do combustível no país atingiu o maior
valor desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em
valores corrigidos pela inflação.
A alta do combustível tem impacto sobre o IPCA (Índice Nacional de
Preços ao Consumidor Amplo), hoje já pressionado com o aumento no preço
dos alimentos e que vai sofrer em fevereiro também com o custo do
material escolar e com a recomposição da tarifa de energia, que foi
beneficiada em janeiro por desconto no custo de Itaipu.
Durante a semana, o sindicato de postos do Paraná, Paranapetro,
afirmou que os combustíveis estavam chegando aos postos com aumentos
superiores aos previstos após a alta dos impostos. Uma dos motivos,
afirmou, foi a alta do preço do etanol anidro, que representa 27% da
mistura vendida nos postos.
“Somente nos dois últimos meses, as usinas elevaram o preço em mais
de R$ 0,30 por litro, conforme dados do Cepea/Esalq [Centro de Estudos
Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de
Queiroz, da USP]”, disse o sindicato.
Os estados também elevaram o imposto sobre o diesel, em R$ 0,06 por
litro. Esse produto teve ainda reajuste nas refinarias da Petrobras na
semana passada. Segundo a ANP, o diesel S-10 foi vendido esta semana a
R$ 6,44 por litro, em média.
É uma alta de R$ 0,26 sobre o preço praticado na semana anterior,
ainda abaixo da soma do aumento do ICMS com o reajuste nas refinarias.
Com o aumento, o diesel S-10 atingiu o maior valor desde dezembro de
2023.
Na semana, a ANP detectou também alta no preço do etanol hidratado, que passou de R$ 4,29 para R$ 4,37 por litro.