segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

MICROSOFT É IGUAL CALÇA JEANS NUNCA SAI DE MODA

 

StartSe

Se existe um mestre enxadrista no mundo das big techs, seu nome é Satya Nadella. Depois de colocar a Microsoft no centro da era da IA, investindo na OpenAI, o substituto de Bill Gates mexeu as peças novamente.

Antes que qualquer um recuperasse o fôlego, Satya disse que o novo modelo de IA da DeepSeek AI está disponível na plataforma Azure, a nuvem da Microsoft. Ou seja, colocou a empresa novamente no centro.

    Existe uma frase muito usada no mundo da tecnologia que diz que a Microsoft é como calça jeans, nunca sai de moda.

    E parece que, à medida que o tempo passa, essa verdade vai sendo renovada mais e mais vezes.

 Quando Satya assumiu como CEO da Microsoft, em 2014, a empresa valia 10% do que vale hoje. É incrível como ele conseguiu transformar a companhia, deixando algumas coisas no passado para focar em novas oportunidades.

Satya é funcionário de carreira da Microsoft, entrou na empresa em 1992. Conhece como poucos a companhia e foi fundamental no seu processo de evolução. Poucos fizeram tanto quanto ele, por uma empresa.

CARACTERÍSTICAS DA VALEON

Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon

Perseverança

Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.

Comunicação

Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.

Autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Autonomia

Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Inovação

Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.

Busca por Conhecimento Tecnológico

A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.

Capacidade de Análise

Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.

Resiliência

É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.

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domingo, 9 de fevereiro de 2025

GRAVATA MILIONÁRIA DE LULA GERA MEMES AO FALAR DEPOIS PARA EVITAR PRODUTOS CAROS

 

História de Gabriel – Jetss Entretenimento

O presidente fez a declaração um dia depois de usar o acessório.©Foto: Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto usando uma gravata de luxo da marca francesa Louis Vuitton, avaliada em R$ 1.680, um dia antes de sugerir que os brasileiros deixem de comprar produtos considerados caros como forma de conter a alta dos preços.

A declaração foi dada na sexta-feira (7), durante entrevistas às rádios Metrópole e Sociedade da Bahia. Lula argumentou que, se os consumidores evitarem adquirir itens com preços elevados, os vendedores serão forçados a reduzi-los. “Se todo mundo tiver essa consciência de não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender”, afirmou.

A fala do presidente repercutiu nas redes sociais e gerou memes, especialmente após a especialmente após a circulação da informação sobre o acessório de grife que ele usou na quinta-feira (6), em Brasília.

TV PT SERÁ INSTALADA COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE

 

História de Notas & Informações – Jornal Estadão

Estadão revelou que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) firmou dois convênios com a assim chamada TV do Trabalhador (TVT), ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), para bancar a renovação dos estúdios e dos equipamentos da emissora, além de financiar a produção de seus “programas jornalísticos”. As aspas aqui são necessárias, evidentemente, porque o que a TVT chama de jornalismo é conhecido no mundo real como propaganda. A bem da verdade, o canal poderia facilmente se chamar “TV do PT” ou “TV CUT” sem perder a identidade, pois é ao proselitismo político que se presta.

A generosa cortesia com chapéu alheio custará R$ 2,65 milhões aos contribuintes. A aquisição de novas câmeras e transmissores, entre outros equipamentos, e a produção dos programas serão pagas com recursos advindos de emendas ao Orçamento da União indicadas por 12 parlamentares das bancadas do PT na Câmara e no Senado, o que só adiciona insulto à injúria. Se já é reprovável o financiamento público de uma organização privada, tão ou mais grave é a violação dos princípios da moralidade e da racionalidade nos gastos públicos. Se a TVT não tem condições de financiar suas atividades, este é um problema exclusivo de seus gestores. O ônus, por óbvio, não tem de recair sobre o erário.

Que fique claro: o PT, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT, como quaisquer entidades privadas, têm assegurado o direito de ter seu próprio veículo de comunicação. Mas que o exerçam com seus próprios meios.

Embora faça parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a TVT não é um canal de comunicação que serve ao conjunto da sociedade brasileira. Dado o traço de audiência, é lícito inferir que a esmagadora maioria dos cidadãos nem sequer ouviu falar do canal a serviço do PT e das agremiações sindicais, malgrado se dizer “do trabalhador”. Trata-se de uma emissora cuja origem e linha editorial são marcadamente associadas ao sindicalismo e à militância política petista, razão pela qual cabe ao PT, à CUT e aos sindicatos a esta vinculados custear a sua programação.

Para qualquer cidadão sensato, essa separação é perfeitamente compreensível. Já para os petistas, é inconcebível distinguir o interesse público dos interesses do partido ou do governo do presidente Lula da Silva. Nessa mixórdia, a apropriação da EBC para fins político-partidários é tratada como a coisa mais natural do mundo.

O Brasil enfrenta desafios fiscais que exigem responsabilidade e austeridade na aplicação dos recursos públicos. Cada centavo gasto pelo Estado deve ser justificado por seu retorno social amplo, beneficiando a coletividade, e não ser direcionado para sustentar veículos de comunicação de caráter privado, ainda que sob o disfarce de um convênio institucional.

Os contribuintes não podem ser forçados a financiar, mesmo indiretamente, a comunicação de um partido político ou outra entidade privada específica. O erário não pode ser empregado a serviço de interesses particulares. A ver como reagirão o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União.

MOTTA DESVINCULA 8/1 E OUTRAS NOTÍCIAS

 

Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Gasolina sobe mais que esperado após alta de ICMS, Hugo Motta irrita governo ao desvincular 8/1 de tentativa de golpe e outras notícias do dia para começar este sábado (08).

COMBUSTÍVEIS

Gasolina sobe mais que esperado após alta de ICMS e atinge maior valor sob Lula

Combustível ficou R$ 0,15 por litro mais caro nesta semana, chegando à média de R$ 6,35; diesel subiu R$ 0,26 por litro

STF

PF faz nova investida e tenta tirar de Kassio parte de investigação sobre emendas. Movimento atípico ocorre dias após corporação tentar enviar relatoria para Flávio Dino, sem sucesso.

BANCO CENTRAL

Haddad diz que BC precisa de ‘sabedoria’ para inibir alta de preços sem jogar país em recessão. Juros podem ser ‘remédio’ para controlar inflação, mas devem ser usados ‘na dose certa’, diz ministro.

CONGRESSO NACIONAL

Aliados de Lula criticam Hugo Motta por desvincular 8/1 de tentativa de golpe. Governistas citam investigações e refutam ideia de anistia ser votada na Câmara.

GOVERNO LULA

Ala do governo defende Tabata em ministério, mas há entraves no PT e no PSB. Deputada é cotada para assumir Ciência e Tecnologia no lugar de Luciana Santos, que iria para Mulheres.

FORÇAS ARMADAS

Comandante do Exército visita Braga Netto em cela no RJ. Visita a militares presos é praxe do chefe da Força; general aliado de Bolsonaro está há mais de 50 dias preso.

ESTADOS UNIDOS

Lei permite que Trump invada Holanda se TPI agir contra os EUA. Legislação de 2002 autoriza uso da força para libertar americanos ou aliados em caso de prisão em Haia.

ESTADOS UNIDOS

Brasileiros deportados dos EUA falam em alívio de voltar e celebram acolhida. Segundo voo do novo mandato de Trump com brasileiros removidos chegou ao aeroporto de Confins nesta sexta (7).

CELEBRIDADES

Adriane Galisteu é internada em São Paulo após viagem à Europa. Apresentadora passa por cirurgia de emergência e segue no hospital.

IRÃ

Mulher protesta nua em cima de carro da polícia em rua do Irã. Imagens mostram manifestante gritando com policiais enquanto outros motoristas buzinam; iranianas estão sujeitas a rígidas regras de vestimenta.

CARNAVAL

Embaixada dos EUA faz cartilha para americanos não caírem em golpes no Carnaval. Evitar andar sozinho, manter as janelas do carro fechadas e não aceitar bebidas de estranhos estão entre pontos destacados.

X

X de Elon Musk é investigado na França por suposto algoritmo tendencioso. Caso será conduzido por mesma unidade de crimes cibernéticos que investigou e prendeu fundador do Telegram em 2024

FILME

‘Ainda Estou Aqui’ perde Critics Choice Awards para o filme francês ‘Emília Peréz’. Longa protagonizado por Fernanda Torres é derrotado em termômetro do Oscar, onde está indicado em três categorias.

MENTE

Alimentação pode afetar bem-estar emocional e até piorar crises de ansiedade. Consumo excessivo de cafeína, açúcar refinado e alimentos ultraprocessados deve ser evitado em momentos de crise.

STF FASHION

 

História de Manoela Carlucci – CNN Brasil

"STF Fashion": Corte já encomendou 100 gravatas institucionais

“STF Fashion”: Corte já encomendou 100 gravatas institucionais

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou, na última semana, a criação de gravatas e lenços com estampas temáticas da Corte. Ao comentar sobre o lançamento, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, brincou: “Faço apenas um registro. O novo departamento é o STF Fashion”. De acordo com ele, os itens serão dados como presentes para autoridades. Desde o anúncio, na quinta-feira (6), o Supremo já encomendou 100 peças das gravatas institucionais. O custo de cada uma é de R$ 384. Sendo assim, o valor total desembolsado até o momento é de, aproximadamente, R$ 38 mil. “Nós recebemos muitas visitas ou visitamos muitos lugares em que as pessoas nos dão presentes. E, portanto, foi uma forma que encontramos, gentil, de retribuir os presentes que recebemos. A gravata tem o símbolo do STF”, afirmou Barroso. Os itens ainda não foram disponibilizados para compra, mas, de acordo com a Corte, poderão ser comprados na loja oficial do Supremo Tribunal Federal em breve. Quem já possui os acessórios, até agora, são os ministros que integram o Supremo e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

TRUMP QUER DIMINUIR O FUNCIONAMENTO DA USAID

 

História de dw.com – DW Brasil

Magistrado suspendeu temporariamente plano do presidente dos EUA para licenciamento compulsório de milhares de trabalhadores da agência de assistência internacional americana.

Letreiro com o nome da agência na fachada foi retirado da sede da Usaid

Letreiro com o nome da agência na fachada foi retirado da sede da Usaid© Mark Alfred/ZUMA Press Wire/picture alliance

Um juiz federal bloqueou temporariamente nesta sexta-feira (07/02) o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de forçar milhares de funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) a deixar seus postos para licença compulsória.

A ordem deveria entrar em vigor pouco antes da meia-noite, e a rede NBC disse que o juiz Carl Nichols, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, tomou a decisão depois de ouvir os argumentos da administração republicana e de duas associações de funcionários públicos federais. Estas argumentaram que as ordens expunham os trabalhadores da agência no estrangeiro a dificuldades e riscos injustificados.

O plano do governo previa uma licença para todos os 2.200 funcionários no país e a remoção de quase todos os trabalhadores estrangeiros em um prazo de 30 dias.

Cerca de 2.200 funcionários haviam recebido notificação sobre a exigência de licença administrativa até as 23h59 (horário local), embora 500, segundo informou um advogado do Departamento de Justiça ao tribunal, já tivessem tomado a medida.

Redução drástica

O jornal The New York Times havia informado que, em conformidade com a diretriz de Trump, a Usaid iria reduzir drasticamente sua equipe a ponto de eliminar quase todos os seus 10 mil funcionários e salvar apenas 290 posições consideradas “essenciais”.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, de quem a Usaid agora depende por decisão de Trump, havia justificado as demissões não apenas como uma questão de eficiência, mas também como punição por um movimento de “insubordinação” entre os milhares de afetados.

Em entrevista à emissora Fox News nesta semana, o chefe da diplomacia americana disse que havia descoberto que os funcionários da agência eram “totalmente não cooperativos”, de modo que não havia “nenhuma escolha” a não ser tomar decisões “drásticas” para colocar a situação sob controle.

O plano para eliminar efetivamente a Usaid foi consistente com o anúncio de Trump de cortar os gastos do país em projetos de ajuda internacional, seja por meio da Usaid, de agências da ONU ou de outras ONGs. Isso foi um golpe para a cooperação global, já que, de acordo com as Nações Unidas, os EUA são responsáveis por 47% dos gastos globais com assistência humanitária.

Os funcionários do chamado Serviço Estrangeiro da agência receberam 30 dias para retornar aos EUA, enquanto os funcionários internos foram notificados por meio de uma mensagem no site da ONU na terça-feira de que seriam dispensados nesta sexta-feira.

Letreiro retirado da sede

A sede da agência, no edifício Ronald Reagan, a poucos quarteirões da Casa Branca, está fechada desde a última segunda-feira, após os trabalhadores da agência terem recebido um e-mail pedindo que eles fiquem em casa.

Na sexta-feira, o letreiro com o nome da agência na fachada foi retirado e o logotipo na porta de entrada foi coberto com um saco do lixo. Após essas alterações, já não há qualquer vestígio da sede da agência.

A Usaid foi criada em 1961 pelo presidente John F. Kennedy para assegurar a administração da ajuda humanitária internacional dos Estados Unidos, através da organização de projetos internacionais com o objetivo de combater a pobreza, doenças e responder à fome e às catástrofes naturais.

A administração liderada por Donald Trump, que ordenou o desmantelamento da Usaid, alega que esta é ineficiente, que subsidia desnecessariamente programas de igualdade e sustentabilidade em todo o mundo.

A NETA QUE SALVOU NEGÓCIO DO AVÔ

 

História de Geovanna Hora – Jornal Estadão

Não é raro ouvir alguém dizer que trabalhar na empresa da família é um caminho mais fácil do que empreender com o próprio negócio. No caso da catarinense Larissa Isensee, de 26 anos, assumir a liderança da Máquinas Isensee significou abraçar a dívida de R$ 1,5 milhão para salvar o legado do avô.

Nelson Isensee, de 70, fundou a fábrica de equipamentos para a indústria têxtil na década de 1980, em Gaspar, em Santa Catarina. Mas, quase 40 anos depois, Nelson estava enfrentando uma crise e decidiu fechar tudo em 2020.

Para evitar o fim da empresa, Larissa assumiu o cargo de CEO. Com a ajuda de teares circulares feitos de sucata, ela acertou as contas e faturou R$ 3,5 milhões em 2024.

Avô abriu negócio na Capital Nacional da Moda Infantil

Larissa mora nos Estados Unidos, mas nasceu e cresceu em Gaspar, declarada a Capital Nacional da Moda Infantil e responsável pela produção de mais de 50% das roupas de crianças dos grandes magazines do Brasil, de acordo com dados da prefeitura.

Foi lá que Nelson fundou a Máquinas Isensee, em 1984, ao perceber que não existiam empresas na região que fizessem manutenções e reparos nos equipamentos da indústria têxtil. Aos poucos, ele começou a apostar também na fabricação de teares circulares (aparelhos para tecer e produzir tecidos).

Larissa Isensee começou a trabalhar com o avô aos 14 anos e se tornou CEO aos 22 anos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee

Larissa Isensee começou a trabalhar com o avô aos 14 anos e se tornou CEO aos 22 anos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee

A catarinense conta que cresceu ao redor do negócio e pediu para trabalhar com o avô aos 14 anos. “Comecei na área de vendas e precisava conciliar a escola com o emprego. Meu avô sempre foi pulso firme, mas entendia que eu precisava parar à tarde para fazer as tarefas e até me ajudava. A gente passava o tempo todo juntos”, diz.

Com o passar dos anos, Larissa quis conhecer outros setores da Máquinas Isensee e investiu em cursos para se preparar. Primeiro, ela fez um intercâmbio para aprender inglês e conseguir negociar com fornecedores estrangeiros. Depois, decidiu cursar Administração para aprender o lado técnico da gestão de uma empresa.

“Eu vi que não tinha ninguém que fizesse algumas funções importantes, como o desenvolvimento das relações internacionais, então decidi aprender. Passo a passo, eu percebia do que o negócio precisava e ia estudando”, conta a empresária.

Ela diz que ser herdeira não foi fácil

Apesar de ter se encantado com a área de vendas, Larissa passou por todos setores da Máquinas Isensee, do financeiro ao administrativo. A grande mudança veio em 2020: Nelson decidiu fechar e vender a fábrica, que passava por uma grave crise financeira, e demitir todos os funcionários. Para evitar o fim, Larissa assumiu a liderança da empresa, aos 22 anos.

“Eu falei que não deixaria fechar, porque gostava muito do que fazia e não queria perder o legado da família. Até hoje, quando eu falo para as pessoas que trabalho com a empresa que era do meu avô, elas dizem: ‘Então foi muito fácil’. Mas não é assim, não foi nada fácil”, afirma.

Para colocar as contas em ordem, ela renegociou as dívidas, montou uma equipe com profissionais especializados em áreas técnicas, trocou os fornecedores e chegou a ficar sem salário por alguns meses. Segundo ela, a dívida acumulada era de cerca de R$ 1,5 milhão – e o faturamento anual da época era de R$ 1 milhão.

Apesar de todos os problemas financeiros, nos primeiros meses, Larissa diz que o maior desafio foi lidar com a desconfiança dos homens que trabalhavam na Máquinas Isensee. “Eles me viram crescer e não entendiam como uma menina estava mandando neles. Alguns não aceitaram, e a gente precisou fazer trocas”, conta.

A estratégia deu certo e, além de pagar as dívidas, a empresa conseguiu sair de um faturamento de R$ 1,2 milhão em 2022 para R$ 3,5 milhões em 2024.

Tear circular é feito com sucata e sai até 70% mais barato

A especialidade da Máquinas Isensee é produzir teares circulares feitos com máquinas de costura industriais sucateadas. Larissa conta que consegue os aparelhos antigos – empregados como matéria-prima – em leilões e com fábricas que faliram ou foram atingidas por incêndios.

A empresa reaproveita a estrutura e utiliza peças novas para reconstruir os teares circulares, o que reduz o valor para os compradores em até 70%. Eles são vendidos por preços que variam de R$ 80 mil a R$ 180 mil cada um.Máquinas sucateadas (à esquerda) são matéria-prima para a fabricação de teares circulares novos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee

Máquinas sucateadas (à esquerda) são matéria-prima para a fabricação de teares circulares novos. Foto: Divulgação/Máquinas Isensee

Os clientes variam de pequenos empreendedores da região de Gaspar até grandes marcas, como a Hering. Além da produção de máquinas, Larissa também investiu na fabricação de peças.

“As peças são o nosso maior investimento atual, porque, com a cotação do dólar em alta, percebemos que as empresas preferem comprar peças para reparo no Brasil em vez de importar”, afirma a empresária.

Atualmente, a Máquinas Isensee tem dois galpões, mas os planos de Larissa incluem adquirir mais um espaço, para aumentar a capacidade de produção. Ela também quer contar com mais representantes comerciais em Santa Catarina e São Paulo.

“O nosso foco é aumentar as vendas, mas hoje em dia, com a internet, eu não preciso ter uma pessoa em cada estado. Ter vendedores em pontos estratégicos da nossa região é mais efetivo”, conclui.

Concorrência e sustentabilidade são pontos críticos, diz especialista

A indústria têxtil traz oportunidades para quem quer empreender em diferentes setores, da produção de máquinas até a venda de roupas para o consumidor final. A coordenadora de Indústria do Sebrae-RJ, Carina Ferraz, aponta que a possibilidade de se adaptar a diferentes tendências é o ponto forte desse mercado.

“Se eu trabalho com máquinas, preciso estar atento ao que tem de novidade e como os equipamentos estão evoluindo, mas é possível atender a diferentes nichos, da moda praia à moda noite”, explica.

A variedade de opções também traz desafios. A concorrência internacional, especialmente de países da Ásia, é um deles. Carina diz que os preços cobrados por fabricantes estrangeiros tornam a competição acirrada, e, para se destacar, o empreendedor precisa investir na relação com os clientes.

Encontrar profissionais aptos a trabalhar em diferentes etapas da produção também não é uma missão simples. Segundo a especialista, não adianta ter as melhores máquinas, se não tiver alguém para operá-las.

“Isso é um problema não só na indústria, mas em qualquer setor da economia. As empresas não têm outra alternativa a não ser investir em treinamento e capacitação da mão de obra”, analisa.

Se antes a sustentabilidade era um diferencial, agora ela é um requisito obrigatório. Reaproveitar materiais – como a Máquinas Isensee faz com os equipamentos sucateados – é uma forma de conquistar a confiança do consumidor.

Carina destaca que é importante olhar não só para o seu negócio, mas sim para todas as etapas da cadeia produtiva na qual ele está inserido.

“É preciso entender como os seus fornecedores trabalham e como eles compram a matéria-prima, por exemplo. É um desafio fazer esse rastreamento de todas as etapas, mas os efeitos para o posicionamento da empresa são excelentes”, conclui.

TESLA DE ELON MUSK

 

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🚗Num primeiro olhar, o balanço da Tesla, relativo ao último trimestre, preocupa. Afinal de contas, o lucro da empresa caiu 71% na comparação anual. Não é uma queda desprezível, muito pelo contrário.

Contudo, a projeção futura da empresa, também relatada na divulgação do balanço, traz pontos positivos. Esses pontos foram capazes de “abafar” a mensagem ruim da queda de lucro. Vamos lá:

    O custo de produção dos carros caiu, o que pode sinalizar que a Tesla vai recompor o lucro em breve. Produzir um carro em dezembro de 2024 foi 12% mais barato do que fazer o mesmo carro em janeiro de 2023.

    O Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo, entre todas as categorias. A expectativa é de que seja de novo, pelo ritmo de vendas. Uma nova versão do veículo acaba de ser lançado.

    Os robotáxis, apresentados no final do ano passado, vão começar a operar em 2025 nos EUA. E os modelos de direção autônoma serão expandidos para a Europa e China, ainda neste ano.

    Os caminhões da Tesla, chamados Semi, serão produzidos em série a partir do final deste ano. A fábrica está praticamente pronta e este produto deve ser produzido em série em breve, aumentando o portfólio.

    Para além do carros, a Tesla anunciou avanços na sua divisão de energia, de mineração, de robótica e de IA. Ou seja, reforça a tese de que a companhia é muito mais do que uma montadora de carros.

Só pra não fugir dos números financeiros. O lucro da companhia no período foi de US$ 2,31 bilhões. Apenas a título de comparação, a Microsoft anunciou um lucro trimestral de US$ 24 bilhões. Interessante, né?

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas

as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela

primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através

de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente

reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso,

fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do

Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio de

parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de

nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui

do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de

proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos

diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de

um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser

mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso

funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com

soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de

surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante

evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em

como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas

empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande

audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter

mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas

de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes

sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso

site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa

máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem

competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos,

endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma

SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

CONTATOS:

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Fone Wpp: (31) 98428-0590

Site: valedoacoonline.com.br

sábado, 8 de fevereiro de 2025

GASOLINA SOBE ALÉM DO ESPERADO

 

História de NICOLA PAMPLONA – Folha de S. Paulo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu mais do que o esperado na primeira semana após aumento da alíquota do ICMS. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), a alta foi de R$ 0,15 por litro, para R$ 6,35 (no dia 1º de fevereiro, o imposto estadual sobre a gasolina foi elevado em R$ 0,10 por litro)

Com a alta, o preço médio do combustível no país atingiu o maior valor desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em valores corrigidos pela inflação.

A alta do combustível tem impacto sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), hoje já pressionado com o aumento no preço dos alimentos e que vai sofrer em fevereiro também com o custo do material escolar e com a recomposição da tarifa de energia, que foi beneficiada em janeiro por desconto no custo de Itaipu.

Durante a semana, o sindicato de postos do Paraná, Paranapetro, afirmou que os combustíveis estavam chegando aos postos com aumentos superiores aos previstos após a alta dos impostos. Uma dos motivos, afirmou, foi a alta do preço do etanol anidro, que representa 27% da mistura vendida nos postos.

“Somente nos dois últimos meses, as usinas elevaram o preço em mais de R$ 0,30 por litro, conforme dados do Cepea/Esalq [Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP]”, disse o sindicato.

Os estados também elevaram o imposto sobre o diesel, em R$ 0,06 por litro. Esse produto teve ainda reajuste nas refinarias da Petrobras na semana passada. Segundo a ANP, o diesel S-10 foi vendido esta semana a R$ 6,44 por litro, em média.

É uma alta de R$ 0,26 sobre o preço praticado na semana anterior, ainda abaixo da soma do aumento do ICMS com o reajuste nas refinarias. Com o aumento, o diesel S-10 atingiu o maior valor desde dezembro de 2023.

Na semana, a ANP detectou também alta no preço do etanol hidratado, que passou de R$ 4,29 para R$ 4,37 por litro.

BIG TECH DOS EUA PODERÃO SOFRER RETALIAÇÃO DEVIDO ÀS TARIFAS DE TRUMP

 

História de David Meyer – Jornal Estadão

O setor de tecnologia dos EUA se aliou ao presidente Donald Trump, em parte na esperança de que ele proteja seus interesses no exterior. Mas isso também os torna um alvo para os países que querem se opor às tarifas de Trump.

Na quarta-feira, 5, um dia depois que o governo Trump impôs uma nova tarifa de 10% sobre as importações chinesas – supostamente por causa da imigração ilegal e do comércio de drogas – a Bloomberg informou que a agência antitruste da China estava se preparando para lançar uma possível investigação sobre as práticas da Apple.

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China está supostamente analisando o corte de 30% das compras no aplicativo da Apple e suas restrições contra lojas de aplicativos de terceiros e serviços de pagamento externos. Todas essas questões já foram abordadas em outros lugares, principalmente na União Europeia, cuja recente Lei de Mercados Digitais forçou a Apple a abrir parcialmente seu ecossistema.

Presidente Donald Trump ameaça impor tarifas para produtos importados da Europa Foto: Evan Vucci/AP

Presidente Donald Trump ameaça impor tarifas para produtos importados da Europa Foto: Evan Vucci/AP

Além das tarifas retaliatórias contra combustíveis fósseis, máquinas e veículos dos EUA, a China respondeu às novas tarifas americanas lançando uma investigação antitruste contra o Google, embora os detalhes sobre as alegações exatas sejam escassos (acadêmicos chineses sugeriram que isso tem a ver com as restrições que o Google impõe aos fabricantes chineses de smartphones). O Google não oferece serviços ao consumidor na China, mas seu negócio de anúncios está presente no país.

Medidas da Europa

Enquanto isso, a Europa está ameaçando atingir as empresas de tecnologia dos EUA com medidas drásticas se Trump impor tarifas contra o bloco.

Trump disse no domingo, 2, que as tarifas “definitivamente acontecerão com a União Europeia”, e há claramente uma suspeita em Bruxelas de que seu objetivo seria coagir a UE a permitir que os EUA tomem a Groenlândia da Dinamarca e/ou aliviar a pressão regulatória sobre as grandes empresas de tecnologia dos EUA.

O novo chefe de políticas da Meta, Joel Kaplan, reiterou na terça-feira, 4, a opinião do CEO Mark Zuckerberg de que as multas da UE sobre as grandes empresas de tecnologia – como a recente penalidade antitruste de US$ 840 milhões (R$ 4,8 bilhões) da Meta sobre o Facebook Marketplace – equivalem a “um imposto ou tarifa sobre as empresas dos EUA”. No mês passado, Zuckerberg pediu a Trump que interviesse contra a cobrança de tais multas pela UE

Na quarta-feira, dia 5, o Financial Times informou que a Comissão Europeia avalia acionar seu mecanismo “anticorrupção”, introduzido em 2023 e já utilizado num caso de importações chinesas, como resposta ao esperado aumento de tarifas pelos EUA.

A ferramenta permitiria à UE restringir a capacidade da big tech de atender aos usuários europeus e também impor limites aos “aspectos relacionados ao comércio dos direitos de propriedade intelectual”. A Fortune pediu à Comissão que especificasse o que isso poderia significar na prática, mas ela se recusou a comentar.

O artigo do FT citou duas autoridades da UE não identificadas. Um deles disse que “todas as opções estavam na mesa” quando se tratava de combater as possíveis tarifas dos EUA, embora o outro tenha dito que não era certo que a UE visaria os serviços e os direitos de propriedade intelectual dos EUA pela primeira vez.

O advogado especializado em comércio Simon Lester, membro do Baker Institute for Public Policy da Rice University, disse que é possível que os países estejam mirando nas big techs porque essas empresas são as joias da coroa dos EUA e talvez também porque tenham se aliado a Trump.

“Quanto ao destino, estamos todos tentando descobrir com o que Trump realmente se importa mais”, acrescentou Lester. “É a eliminação dos déficits comerciais? Gerar receita tarifária? Coagir um comportamento específico de outros países? Ninguém sabe!”

Os anúncios de tarifas de Trump têm sido caóticos. Há menos de uma semana, ele anunciou tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas. Após a reação dos países, Trump aceitou pausar a incidência das taxas exigindo algumas medidas sobre o aumento da segurança em suas fronteiras com os EUA.

Mas, antes da reversão americana de suas tarifas canadenses, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, anunciou que “rasgaria” o contrato recentemente assinado por sua província com a Starlink, a subsidiária de operação de satélites da SpaceX de Elon Musk. Musk foi o maior financiador da campanha de reeleição de Trump e atualmente está tentando desmantelar partes do governo dos EUA em sua função de chefe do Departamento de Eficiência Governamental, ou DOGE.

“Ontário não fará negócios com pessoas empenhadas em destruir nossa economia”, disse Ford. Posteriormente, ele suspendeu a medida de retaliação depois que Trump adiou a implementação de suas tarifas anti-Canadá em 30 dias.

Os planos de expansão da Starlink na África do Sul, terra natal de Musk, também estão em dúvida, após a ameaça do governo Trump de reter o financiamento de medicamentos contra o HIV devido a uma nova e polêmica lei de reforma agrária no país.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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