História de Eshe Nelson, Patricia Cohen e River Akira Davis – Jornal Estdão
A proposta do México para
as empresas que estavam pensando em entrar no mercado americano era
simples. Preocupado com cadeias de suprimentos vulneráveis? Precisa
reduzir sua dependência da China? Deseja um local econômico próximo aos Estados Unidos com regras comerciais favoráveis? Experimente o México.
Milhares de empresas, desde empresas familiares até marcas poderosas,
na Ásia, na Europa e em outros lugares, fizeram exatamente isso nos
últimos anos. Adidas, Samsung, Honda, Hyundai, Nestlé, Volkswagen,
Volvo, Lego e outras empresas lotam os parques industriais do México.
Esse desfile cresceu após os pesadelos da cadeia de suprimentos
relacionados à pandemia e às crescentes tensões políticas entre os
Estados Unidos e a China. O Canadá –
um parceiro importante na rede de produção norte-americana – também se
beneficiou. No ano passado, a Honda anunciou planos para investir cerca
de US$ 11 bilhões (R$ 64 bilhões) em novas fábricas de produção de
veículos elétricos e baterias em Ontário, juntamente com suas
instalações existentes. A Toyota e a Volvo também têm fábricas no
Canadá.
Mas agora, a ameaça do presidente Trump de
impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações do México e do
Canadá já no sábado atingiu as empresas como uma tempestade de gelo no
verão.

Uma instalação em Nuevo León, México, para a gigante da tecnologia
Lenovo, uma das muitas empresas chinesas com operações no México Foto:
Luis Antonio Rojas/NYT
“Se você é um diretor de investimentos sentado em uma suíte C, como
você decide onde vai colocar dinheiro?”, perguntou Mary E. Lovely,
membro sênior do Peterson Institute for International Economics, em
Washington.
O próprio presidente Trump assinou um novo pacto comercial com o
México e o Canadá em 2020 durante seu primeiro mandato. Agora ele está,
de fato, rasgando esse contrato.
Isso é desorientador para qualquer empresa, disse Lovely, porque os
acordos comerciais têm o objetivo de criar “espaços seguros” para
investimentos de longo prazo.
Trump também disse que imporia novas tarifas de 10% sobre todas as importações da China a partir de sábado.
Até o momento, outros parceiros comerciais asiáticos e europeus escaparam da primeira rodada de prazos comerciais presidenciais.
No entanto, eles ainda precisam se preparar para as consequências inesperadas das tarifas impostas ao México e ao Canadá.
Somente o Japão tem mais de 1,3 mil empresas operando no México,
sendo que mais da metade delas está no setor de manufatura. Alguns são
fornecedores automotivos que transferiram a produção da China durante o
primeiro mandato de Trump, quando ele iniciou uma guerra comercial com
Pequim. Em novembro, a japonesa Toyota disse que investiria mais US$
1,45 bilhão (R$ 8,45 bilhões) em suas duas fábricas no México.
Mais fábricas estão a caminho. Em outubro, a gigante taiwanesa de
eletrônicos Foxconn anunciou planos para construir uma megafábrica no
México para produzir chips Nvidia.
“É irônico, porque houve uma grande resposta às primeiras tarifas
para reestruturar as cadeias de suprimentos, e agora você está
basicamente punindo os países que se beneficiaram desse ajuste”, disse
Albert Park, economista-chefe do Banco Asiático de Desenvolvimento.
Na Honda, um executivo disse que houve um sentimento de descrença
quando Trump alertou sobre as tarifas sobre produtos não apenas do
México, onde a Honda opera uma fábrica de automóveis em Celaya, mas
também do Canadá.
O México é o maior exportador de peças automotivas para os Estados
Unidos. A Honda, por exemplo, produz cerca de 200 mil veículos no México
e envia cerca de 160 mil deles para os Estados Unidos. As montadoras
americanas, como a General Motors e a Ford Motor, que têm grandes
fábricas no México e no Canadá, seriam afetadas de forma semelhante
pelas tarifas.
Em uma coletiva de imprensa em novembro, o vice-presidente executivo
da Honda, Shinji Aoyama, disse que as tarifas de longo prazo seriam
assustadoras. “As empresas podem de fato parar de produzir no México?”,
perguntou ele. “Isso é realmente difícil de fazer”.
Um carro da BYD na Cidade do México. A fabricante chinesa de veículos
elétricos está de olho em uma unidade de produção no México Foto:
Benedicte Desrus/The New York Times
O México também abriga outros grandes fabricantes que produzem
equipamentos aeroespaciais, eletrônicos, eletrodomésticos e muito mais. O
país é o maior exportador de dispositivos médicos para os Estados
Unidos.
Centenas de empresas chinesas, incluindo a fabricante de eletrônicos
Lenovo e a montadora Chery, também migraram para o México na esperança
de evitar as tarifas. A BYD, principal empresa de veículos elétricos da
China, está procurando um local de produção no país.
Todas essas empresas – sejam elas da Ásia, da Europa ou dos Estados
Unidos – também teriam de lidar com quaisquer taxas adicionais sobre os
componentes que importam da China, que continua sendo a principal fonte
de muitas das peças, ferramentas e equipamentos.
Trump disse que as ameaças tarifárias mais recentes tinham o objetivo
de ajudar a interromper o fluxo de migrantes e fentanil. Um objetivo de
longo prazo, no entanto, é pressionar as empresas a construírem mais
fábricas não apenas perto das costas americanas, mas nelas.
“Venha fazer seu produto nos Estados Unidos”, disse Trump em um discurso televisionado no Fórum Econômico Mundial este mês. Caso contrário, “vocês simplesmente terão de pagar uma tarifa”.
Muitas empresas já fizeram isso. Algumas foram em resposta a ameaças de tarifas; outras, a padrões comerciais em mudança.
No ano passado, a Reckitt, uma empresa britânica, citou os
congestionamentos de transporte para sua decisão de transferir parte da
produção do Mucinex – seu medicamento de venda livre mais vendido nos
Estados Unidos – do México e da Grã-Bretanha para a Carolina do Norte.
Depois que a pandemia interrompeu a temporada de gripes e resfriados e
levou a um baixo nível de suprimentos, a empresa queria ter certeza de
que poderia colocar o Mucinex nas prateleiras das lojas mais
rapidamente.
A Lego, da Dinamarca, a maior fabricante de brinquedos do mundo, tem
sua maior fábrica no México. Em 2022, ela anunciou planos para construir
uma fábrica na Virgínia. O motivo, segundo a Lego, era encurtar sua
cadeia de suprimentos e se aproximar dos centros de transporte da Costa
Leste.
Em 2017, a Toyota se comprometeu a investir US$ 10 bilhões (R$ 58,3
bilhões) em fabricação nos EUA ao longo de cinco anos, logo após o
presidente Trump, durante seu primeiro mandato, ameaçar emitir tarifas
contra a empresa. A Toyota está construindo uma unidade de fabricação de
baterias na Carolina do Norte e, em 2021, abriu uma fábrica de veículos
no Alabama que opera com a Mazda.
As últimas ameaças de Trump estão mais uma vez levando as empresas a
considerar suas opções. Entre elas estão duas gigantes sul-coreanas do
setor de eletrônicos.
A LG Electronics e a Samsung Electronics estão considerando
transferir parte de sua produção de eletrodomésticos para os Estados
Unidos, de acordo com relatos da mídia local. Os porta-vozes de ambas as
empresas não quiseram comentar.
A Mazda, que envia cerca de 70% dos veículos que fabrica no México
para os Estados Unidos, disse que poderia transferir parte dessa
produção para a fábrica do Alabama que administra em conjunto com a
Toyota.
No entanto, para muitas empresas, transferir uma grande parte da
produção para os Estados Unidos não é realista, disse Agathe Demarais,
membro sênior de políticas do Conselho Europeu de Relações Exteriores.
Os custos são muito altos. Os trabalhadores americanos não estão
dispostos a aceitar os baixos salários que inicialmente levaram as
empresas a se mudarem para países como o México.
A Mazda e a Toyota já tiveram dificuldades para aumentar a produção
em sua fábrica conjunta nos EUA devido à falta de trabalhadores.
Atualmente, disse Demarais, as grandes corporações podem fazer o
possível para ficar fora do radar e aguardar o mandato de Trump. Abrir
uma grande unidade de produção exige bilhões de dólares e muito tempo.
E os líderes empresariais podem ter receio de investir nos Estados
Unidos quando a política é tão imprevisível. Na semana passada, por
exemplo, o presidente inesperadamente levantou a possibilidade de dobrar
os impostos sobre cidadãos e empresas estrangeiras.
O mais importante, disse Demarais, é que as empresas reconheçam que o
comércio global está sendo cada vez mais organizado em torno de rotas
comerciais que refletem a crescente rivalidade entre os Estados Unidos e
a China – como a regional que envolve o México e o Canadá.