sábado, 3 de agosto de 2024

MORES DIESEL E GASOLINA QUAL É O MAIS EFICIENTE?

 

Luis Gonzaga Medeiros – Consultor técnico em petróleo e energia 

O motor a gasolina tem uma eficiência teórica máxima de 27%, pelo ciclo de Carnot. Na prática, ela fica em torno de 22%.

O motor a Diesel tem uma eficiência máxima teórica de 37% e na prática de uns 30% e portanto é melhor que o motor a gasolina nesse quesito.

Os motores a diesel estão praticamente condenados, porque eles reagem em seu interior oxigênio e nitrogênio do ar e formam os óxidos de nitrogênio, ou genericamente NOx. Há catalisadores para reduzir o NOx, mas mesmo assim um pouco escapa no cano de descarga e polui a atmosfera. O NOx é responsável, em parte, pelo smog fotoquímico, quando reage com hidrocarbonetos de cadeia leve, catalisados por luz solar. O resultado é ozônio, o poluente mais crítico das grandes cidades no mundo (não confundir com o ozônio estratosférico, que faz um excelente trabalho para nos proteger dos raios cósmicos mais violentos). O NOx também provoca a chuva ácida.

Tanto o o carro com motor a gasolina quanto o a diesel podem ter suas eficiências aumentadas, com a adição de turbocompressor, mapeamento inteligente da ignição, sistema híbrido, que aproveita a energia das frenagens, common rail nos motores diesel, etc..

Hoje a eficiência energética de um carro de fórmula 1 chega a 50%, com aproveitamento de calor dos gases de escape, hibridização e outros avanços tecnológicos.

O motor a gasolina também deve estar com seus dias contados

Um motor elétrico pode ter uma eficiência ao redor de 85%, mas não nos iludamos. Se tiver que gerar eletricidade com um combustível e distribuir para os pontos de consumo, a eficiência do sistema elétrico é de 30%. Multiplicando pelos 85% do motor elétrico resulta 25,5%. A energia das frenagens deve elevar o rendimento do conjunto, principalmente se for em circuito urbano.

Não vale a pena fazer a eletricidade com combustível fóssil e depois distribuir para ser consumida por carros elétricos. A poluição atmosférica e a emissão de gases de efeito estufa ficariam inalteradas. Tanto esforço para pouco resultado.

O nome do jogo é gerar eletricidade por fontes alternativas, como eólico e solar e abastecer os carros elétricos.

TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2025

 

Erica Queiroz – Colunista StartSe

Nesta coluna, Erica Queiroz, especialista em marketing, te dá dicas para deixar a concorrência para trás. Confira!

Foto de airfocus na Unsplash

2025 está logo ali na esquina e você deve estar se perguntando como a sua empresa poderia se antecipar, para já começar o ano novo focado no marketing digital e deixando a concorrência para trás.

Para te ajudar nessa empreitada, separei 6 dicas do que estará em alta no próximo ano.

1. Ascensão da Publicidade Programática

Estamos testemunhando uma transformação significativa na abordagem das marcas para alcançar seus públicos-alvo, com a utilização da publicidade programática, que vem sendo cada vez mais utilizada.

Essa abordagem inovadora é um processo automatizado de compra de mídias, que usa inteligência artificial e machine learning para atingir o público certo, com o anúncio certo, na hora certa. Isso garante inserções precisas e eficientes, reduz erros e proporciona valor máximo aos profissionais de marketing, ao personalizar o conteúdo para segmentos específicos de usuários.

Com a mídia programática, pode haver, por exemplo, a utilização inteligente dos dados de comportamento do usuário de um determinado aplicativo, o que, com a utilização de anúncios adaptados de acordo com as suas preferências, resulta em taxas de engajamento superiores e também em uma significativa redução no custo de aquisição do cliente (CAC), gerando campanhas de mais sucesso!

2. Video Marketing

Que os vídeos têm abocanhado parte considerável das propagandas estáticas não é nenhuma novidade.

Eles viraram a mais comum forma de comunicação, principalmente entre o público jovem, e o seu impacto é bem maior que o de outras formas de propaganda, o que faz com que sejam o grande queridinho dos investimentos em 2024.

  • Afinal, os vídeos são dinâmicos, possuem movimento e despertam emoções em que lhes assiste.

Contudo, com a imensa quantidade de vídeos que há hoje disponível na internet e nas redes sociais, e confirmando a tendência que explodiu com o fenômeno TikTok, vão se destacar as empresas que investirem em vídeos curtos, de preferência com cerca de 30 segundos, e vídeos que tenham conteúdo criativo e bem feito (não precisam ser vídeos caros e mirabolantes, mas que despertem a atenção dos clientes potenciais e se diferenciem da concorrência).

3. Comércio Social

Em 2024, espera-se uma grande expansão da integração do comércio social, o que irá redefinir a forma como os consumidores se relacionam com produtos e serviços.

As plataformas de mídia social serão aprimoradas para incorporar funcionalidades de comércio eletrônico, possibilitando que os usuários realizem compras sem complicações, diretamente nos seus aplicativos sociais preferidos.

Essa evolução traz três grandes benefícios:

  • Facilidade e comodidade para os compradores, pois com poucos cliques adquirem os produtos que desejam
  • Uma oportunidade incrível para as empresas alcançarem novos segmentos de clientes e impulsionarem suas vendas de forma exponencial
  • Grande oportunidade para que pequenas empresas se destaquem e ganhem visibilidade na internet

4. Integração de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Esse é um assunto do qual gosto muito e que, finalmente, parece ter dado um grande salto. Digo isso porque acompanho o assunto há muitos anos, mas, devido ao seu alto custo, o acesso aos equipamentos que proporcionam o uso dessas tecnologias acabava sendo apenas para os mais abastados.

Com os avanços dos últimos anos, essas tecnologias oferecem aos profissionais de marketing uma oportunidade única de criar experiências de marca imersivas.

Você pode, por exemplo, promover um tour virtual nos apartamentos de um prédio em lançamento, para ver como será cada ambiente e a vista da sacada, pensar em paredes que podem ser removidas para integrar ambientes e ainda ter parceria com uma empresa que vai fornecer os móveis, para que o cliente possa comprar o apartamento do modo como o idealizou!

  • À medida que essa tecnologia se torna mais acessível, maior será o seu uso em suas campanhas de marketing. E aí não haverá limites para a criatividade!

5. Privacidade de Dados dos Usuários

Esse é um tema bem polêmico, que se materializou com a Lei Geral de Proteção de Dados, a qual entrou em vigor definitivamente em 2020. Com ela, as pessoas começaram a optar por aceitar total ou parcialmente a instalação de cookies em seus aparelhos.

A Apple, então, resolveu questionar se as pessoas permitiam o rastreio de suas atividades entre aplicativos, ou seja, se elas permitiam que houvesse um identificador, que mostrasse os seus passos na internet.

E, como já era de se esperar, muitas pessoas optaram por não permitir isso. É provável que outras empresas comecem a fazer o mesmo e, com isso, os custos de anúncios ficarão cada vez mais altos, uma vez que fica mais difícil rastrear o comportamento das pessoas na rede.

Além disso, há o “ad block”, que as pessoas podem instalar em seus aparelhos, para bloquear anúncios (vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois o Google provavelmente irá suspender o uso de bloqueadores de anúncios no Chrome em 2024).

E aí, como fugir disso?

Há alguns modos mais óbvios, que são criar native ads – aquelas que aparecem como se fizessem parte de um texto, por exemplo, sem cara de anúncio -, ou contratando influenciadores para expor as suas marcas de uma forma um pouco mais natural, apesar de terem que informar que se trate de uma publicidade ou parceria paga.

Se sairá melhor quem conseguir se diferenciar mais!

6. Sustentabilidade e Ética

Sustentabilidade e ética são termos que permeiam cada vez mais o marketing, num processo sem volta.

O consumidor mais jovem não está apenas interessado em comprar um produto ou serviço, escolhendo apenas a qualidade, beleza ou preço. Ele quer saber quais os valores da empresa que os produz, se ela oferece condições de trabalho justas e humanas, se são inclusivas e se respeitam o meio ambiente.

Empresas suspeitas de trabalho escravo ou similar, que destroem o meio ambiente, não reciclam, não reaproveitam materiais e não respeitam as pessoas, simplesmente serão “canceladas”.

Embalagens ecológicas, processos sustentáveis e afins terão cada vez mais valor nas estratégias de marketing das empresas.

POR QUE IMPORTA?

Com um novo ano se aproximando, você precisa estar atento às tendências e ficar um passo à frente. Agora que você já sabe as tendências, já dá para desenvolver uma estratégia, o que ajudará sua empresa a alcançar seus objetivos em 2024.

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sexta-feira, 2 de agosto de 2024

OS ESTADOS UNIDOS SÓ RECONHECEM A VITÓRIA DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA

História de dw.com – DW Brasil

Em meio à desconfiança sobre a “vitória oficial” de Nicolás Maduro, diversos países ainda aguardam pela comprovação do número de votos. Candidatos devem comparecer à Suprema Corte nesta sexta-feira.

Os líderes oposicionistas Maria Corina Machado e Edmundo González discursam para apoiadores em frente à sede da ONU em Caracas

Os líderes oposicionistas Maria Corina Machado e Edmundo González discursam para apoiadores em frente à sede da ONU em Caracas© Jonathan Lanza/NurPhoto/picture alliance

Os Estados Unidos reconheceram a vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, na eleição presidencial da Venezuela, que ocorreu no último domingo. A declaração foi proferida pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, nesta quinta-feira (01/08).

“Devido às esmagadoras evidências, está claro para os Estados Unidos, e especialmente para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia recebeu a maioria dos votos na eleição presidencial da Venezuela em 28 de julho”, disse Blinken.

A afirmação pressiona ainda mais o regime chavista, liderado por Nicolás Maduro, que há 11 anos preside a Venezuela. Maduro alega que venceu a eleição, mas o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não divulgou a totalidade das atas que comprovariam o resultado final do pleito.

Nesta sexta-feira, González, Maduro e outros oito candidatos que concorreram na eleição devem comparecer à Suprema Corte do país a partir das 15h de Brasília para darem início a uma auditoria da votação.

Tanto o CNE quanto a Suprema Corte, no entanto, são alinhados com Maduro. O órgão eleitoral, por exemplo, é presidido por Elvis Amoroso, um aliado do atual presidente.

O resultado divulgado pelo regime, que apontou a vitória de Maduro, tem sido extremamente contestado pela comunidade internacional, a exemplo da União Europeia e diversos países latino-americanos, que preferem esperar a divulgação total das atas para se manifestar sobre o tema.

Como consequência, o regime chavista expulsou o corpo diplomático dos seguintes países: Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Oposição rebate resultado

A Plataforma Democrática Unitária (PUD), partido pelo qual González concorre, contesta os resultados divulgados pelo regime. A líder oposicionista María Corina Machado garantiu já na segunda-feira que há meios para provar uma “vitória esmagadora” de González Urrutia nas eleições presidenciais.

Machado indicou que, de acordo com 73,2% das atas, Maduro obteve 2.759.256 votos, enquanto González, 6.275.182. A oposicionista explicou que todas essas atas foram verificadas e digitalizadas. Elas foram disponibilizadas num portal de internet criado pela oposição.

Nesta quinta-feira, um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros a partir dessas atas também indicou que González venceu a eleição presidencial com 66,1% dos votos contra 31,3% de Maduro. O levantamento mostra inclusive que a oposição avançou sobre antigos redutos políticos do chavismo.

Mais de mil já teriam sido presos

De acordo com um levantamento feito pelo gabinete do advogado e ativista de direitos humanos, Alfredo Romero, que trabalha para a ONG venezuelana Foro Penal, mais de mil pessoas foram presas nos últimos dias devido aos protestos que têm ocorrido em diferentes cidades do país.

Segundo declaração ao site independente Pitazo, ele assumiu a defesa de pelo menos 50 casos, entre eles os de onze menores de idade e um jovem com deficiência, que têm entre 15 e 17 anos de idade.

Conforme a Foro Penal, pelo menos 11 pessoas morreram em protestos contra os resultados das eleições devido à repressão imposta pelo regime chavista. Outras organizações, porém, já falam em mais de 20 casos.

 

STF DIZ QUE PEC KAMIKAZE DO GOVERNO BOLSONARO É INCONSTITUCIONAL

 

História de admin3 – IstoÉ

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 a 2, que é inconstitucional a emenda aprovada pelo Congresso em 2022 que estabeleceu estado de emergência devido ao aumento do preço dos combustíveis e ampliou benefícios sociais a poucos meses das eleições e que ficou conhecida como “PEC Kamikaze”. A decisão não tem efeitos práticos para os benefícios distribuídos a partir da norma, mas servirá como precedente para evitar a repetição de medidas que influenciem o processo eleitoral. A ação foi ajuizada pelo Novo.

Prevaleceu o voto do ministro Gilmar Mendes, que votou pela procedência parcial da ação. Ele defendeu ser preciso “afirmar em tese que esse tipo de ingerência no processo eleitoral é inconstitucional” para ter uma regra contra situações que venham a ocorrer no futuro. “Valeu uma vez, não mais. Se não, corremos o risco de aprimoramento desse modelo”, afirmou. Ele foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

“Acredito que ninguém entenda que esse pacote de bondades não teve influência eleitoral”, disse o ministro Alexandre de Moraes. Em dezembro de 2022, quando a ação começou a ser julgada no plenário virtual, Moraes havia acompanhado Mendonça, mas disse que decidiu mudar seu voto a partir dos debates realizados na sessão de hoje.

O ministro André Mendonça, relator do processo, entendeu que houve perda de objeto da ação em razão do “exaurimento dos efeitos” da medida. Ele ficou isolado nessa posição. O ministro Kássio Nunes Marques também divergiu da maioria, mas por negar o mérito do pedido, apesar de considerar que não houve perda de objeto. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido.

A medida, que foi apelidada por críticos de “PEC Kamikaze”, foi articulada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) com sua base no Congresso. A emenda aumentou o valor do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 por mês, além de conceder uma bolsa-caminhoneiro de R$ 1 mil e uma bolsa-taxista de R$ 200 mensais até dezembro de 2022. A proposta incluiu ainda o aumento do vale-gás para chegar a R$ 120 (um botijão inteiro) a cada dois meses.

O pacote de benefícios ainda repassou R$ 2,5 bilhões para garantir gratuidade no transporte público urbano para idosos e subsidiar o custo do etanol, com mais R$ 3,8 bilhões. Todas as medidas valeram somente até o fim de 2022.


STF RENOVA SUSPÉNSÃO DA DÍVIDA DO ESTADO DE MINAS GERAIS COM A UNIÃO ATÉ 28/8

 

História de ARTUR BÚRIGO – Folha de S. Paulo

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta quinta-feira (1°) estender mais uma vez o prazo para Minas Gerais aderir ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal) e manter suspenso o pagamento da dívida de cerca de R$ 160 bilhões junto à União.

Esta é a quinta decisão favorável ao governo mineiro, que pediu a suspensão dos vencimentos pela primeira vez em 2018, ainda na gestão de Fernando Pimentel (PT).

A decisão mais recente era do ministro Edson Fachin, no dia 17 de julho, que havia prorrogado até esta quinta a suspensão do pagamento da dívida.

O governo Zema (Novo) havia solicitado um novo prazo, para o dia 28 de agosto, quando ocorre o julgamento da medida cautelar de Nunes Marques pelo plenário da corte.

A AGU (Advocacia Geral da União) foi contra a nova extensão, por entender que as sucessivas prorrogações “se tornaram uma espécie de ‘salvo conduto’ para o estado não honrar o débito”.

Nunes Marques, que atendeu ao pedido do governo de Minas, também solicitou que a União se manifeste em relação à proposta do estado para o pagamento de parte dos valores durante 2024 e para uma audiência de conciliação entre as partes.

Em entrevista à Folha de S.Paulo em julho, Zema afirmou que a não prorrogação do prazo obrigaria o desembolso imediato de R$ 6 bilhões, além de R$ 700 milhões em prestações mensais, e que isso “inviabilizaria totalmente o estado”.

Em 2019, o governador encaminhou à Assembleia Legislativa o plano para ingressar no RRF, regime em que o estado tem o pagamento do estoque da dívida suspenso mediante o cumprimento de uma série de contrapartidas.

Entre elas, estão não aumentar as despesas acima da inflação e a venda de ativos, como estatais. O plano encaminhado por Zema ao governo federal prevê que, durante os nove anos da permanência do estado no regime, apenas dois ajustes de 3% cada seriam concedidos aos servidores. O artigo é o principal entrave para a aprovação no Legislativo da adesão do estado ao plano.

Estava marcada para esta quinta a votação em 2º turno do projeto de lei para a adesão do estado, mas a sessão foi encerrada após a decisão de Nunes Marques.

A Folha de S.Paulo mostrou nesta semana que o aumento salarial de quase 300% sancionado no ano passado por Zema para si mesmo e seu secretariado foi considerado irregular pelo conselho de supervisão do RRF de Minas. A secretaria estadual da Fazenda disse que o reajuste foi ressalvado no plano de recuperação por orientação do próprio conselho.

Apesar de o governo Zema ainda não ter conseguido os votos necessários na Assembleia para formalizar a adesão do estado ao RRF, o estado conseguiu refinanciar sua dívida de R$ 160 bilhões com a União após decisão do Supremo. Dessa forma, precisa respeitar a legislação do regime para conseguir a homologação do plano, e o conselho de supervisão é o órgão responsável por monitorar o cumprimento.

Tanto o governo quanto os deputados dizem publicamente ter preferência pelo plano de renegociação das dívidas dos estados apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O projeto, porém, ainda precisa tramitar pelas duas Casas legislativas e ser sancionado pelo presidente Lula (PT) para passar a valer.

TAXAÇÃO DE 20% SOBREAS COMPRAS INTERNACIONAIS DE ATÉ US$50 PASSARAM A VALER DIA 1/8

 

História de Redação – Jornal Estadão

As compras de até US$ 50 (cerca de R$ 282, na cotação atual) pela internet por pessoas físicas começam a ter 20% de Imposto de Importação a partir desta quinta-feira, 1º. A taxa se somará à cobrança de 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrada pelos Estados desde julho de 2023. Algumas varejistas online, como AliExpress e Shopee, começaram a cobrar a tarifa no último sábado, 27, mas a legislação só estabelece o início da cobrança nesta quinta.

Em relação ao Imposto de Importação, as compras de até US$ 50 serão tributadas em 20%. Os produtos com valores entre US$ 50,01 e US$ 3 mil terão taxação de 60%, com uma dedução fixa de US$ 20 no valor total do imposto.

Pelas regras aduaneiras, o Imposto de Importação de 20% incidirá sobre o valor do produto, incluídas cobranças de frete ou de seguro. Os 17% de ICMS vão ser cobrados após somar o valor da compra e o Imposto de Importação.

Instituída por meio de um “jabuti” incluído pelo Congresso na lei que criou o Programa Mover, a taxação de 20% foi adiada para 1º de agosto pela Medida Provisória 1.236. A Receita Federal pediu o adiamento da cobrança para dar tempo ao órgão de montar o sistema de cobrança e definir as regulamentações e para esclarecer que a compra de medicamentos continuará isenta.

Durante a cerimônia de assinatura da lei, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também mencionou a necessidade de manter os medicamentos isentos. “O que o presidente Lula quer é excluir os medicamentos porque há pessoa física importando medicamentos para alguns tipos de moléstias, de doenças. Então você exclui os medicamentos”, afirmou.

Nunca entregue seu cartão a ninguém, nem mesmo se solicitado pelo banco. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nunca entregue seu cartão a ninguém, nem mesmo se solicitado pelo banco. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil© Fornecido por Estadão

Histórico

Desde agosto do ano passado, as compras de até US$ 50 em sites internacionais eram isentas de Imposto de Importação, desde que os sites estivessem inscritos no Programa Remessa Conforme, que garante liberação acelerada da mercadoria. As transações, no entanto, pagavam 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados, com as guias sendo cobradas pelos sites ainda no exterior.

No fim de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a taxação federal de 20% como uma emenda à lei que criou o Programa Mover, de incentivo à indústria automotiva. O Senado aprovou o texto no início de junho.

No último dia 22, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse que o Fisco ainda aguarda o início da cobrança para estimar quanto o governo deve arrecadar com a taxação das compras no exterior. A projeção, informou Barreirinhas, será incluída na edição de setembro do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento divulgado a cada dois meses que orienta a execução do Orçamento./AGÊNCIA BRASIL

BANCO CENTRAL MATÉM A TAXA BÁSICA DE JUROS EM 10,5% AO ANO

 

História de Notas & Informações – Jornal Estadão

A manutenção da taxa básica de juros em 10,5% ao ano não surpreendeu o mercado financeiro. Pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast dias antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) revelou uma rara unanimidade entre os investidores, com nada menos que 65 casas apostando na estabilidade da Selic na reunião desta semana.

Houve, no entanto, certa divergência sobre a mensagem que o Copom tentava repassar após divulgar a decisão. O comunicado enumerou vários indicadores que, em outros tempos, seriam motivo para elevar a taxa básica de juros de imediato, e evidenciou que o BC prefere esperar um pouco mais até sinalizar quais serão seus próximos passos.

O BC reconheceu que a desaceleração da inflação tem arrefecido, enquanto os núcleos continuam acima da meta. Desde a última reunião, as expectativas dos agentes colhidas no Boletim Focus para o IPCA deste ano e de 2025 subiram de 4% e 3,8%, respectivamente, para 4,1% e 4%, ambas acima do centro da meta de 3%.

Incluída no comunicado pela primeira vez, as projeções do BC para a inflação do primeiro trimestre de 2026 estão em 3,4%, no cenário de referência, e em 3,2%, no cenário alternativo. As projeções do BC para 2024 e 2025 também subiram, respectivamente, para 4,2% e 3,6%, no cenário de referência, e para 4,2% e 3,4%, no cenário alternativo.

Em outras palavras, mesmo que a taxa de juros seja mantida em 10,5% até o fim de 2025, a inflação vai superar o centro da meta neste ano, no próximo e no seguinte. E entre os fatores que podem pressionar os preços para cima, além da desancoragem das expectativas por período mais prolongado e da resiliência da inflação de serviços, o BC mencionou, pela primeira vez, “uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada”.

O Copom, que até então trabalhava com um dólar a R$ 5,30, alterou sua projeção para R$ 5,55, uma correção relevante, mas ainda inferior ao que tem sido praticado no mercado. Na quinta-feira, por exemplo, o dólar superou a marca de R$ 5,70, o que não ocorria desde 2 de julho.

O Banco Central também foi mais enfático ao falar sobre a política fiscal. Além de citar que acompanha os impactos da política fiscal do governo nos juros e nos ativos financeiros, como já alerta há alguns meses, o Copom mencionou que a desconfiança dos agentes econômicos sobre o tema tem causado impactos nos preços dos ativos e nas expectativas.

Em contrapartida, o ambiente externo parece bem mais favorável do que nos últimos meses, o que ajuda a explicar a cautela do BC brasileiro neste momento. O Federal Reserve (Fed) manteve os juros no patamar entre 5,25% e 5,50%, mas considerou a possibilidade de que as taxas caiam já na próxima reunião, em setembro. Por lá, a inflação anual caiu a 2,5% em julho, cada vez mais próxima da meta de 2%. “Está chegando a hora, pois outros bancos centrais estão enfrentando a mesma questão”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell.

Ainda que dividido, o Banco da Inglaterra (BoE) decidiu reduzir os juros em 0,25 ponto porcentual, para 5% ao ano. Na Europa, analistas da Oxford Economics avaliam que o recuo nas expectativas de inflação abriu espaço para o Banco Central Europeu cortar os juros nas reuniões de setembro e dezembro.

A se confirmar um quadro mais benigno no exterior, a pressão sobre o câmbio deve arrefecer nos próximos meses e facilitar, em parte, o trabalho do Banco Central brasileiro. Restarão os riscos associados a uma política fiscal expansionista, mas, aparentemente, o BC optou por dar um voto de confiança ao governo e deixar os próximos passos em aberto.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 17 e 18 de setembro. Até lá, o governo já terá enviado a proposta de Orçamento de 2025 ao Congresso. A expectativa é que o Executivo cumpra a promessa de cortar gastos para provar que o compromisso fiscal do governo é crível. Do contrário, as expectativas para a inflação podem se afastar ainda mais da meta. Neste caso, para preservar sua credibilidade, só restará ao BC ser ainda mais duro na condução da política monetária e subir os juros.

ENERGIA ESTÁ PERTO DE SOFRER UM COLAPSO TARIFÁRIO

 

História de FÁBIO PUPO – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) afirmou nesta quinta-feira (1º) que planeja enviar até setembro ao Congresso uma proposta para promover uma maior abertura no mercado de energia. Segundo ele, o setor está à beira de um colapso tarifário.

O titular da pasta afirma ser preciso dar liberdade à maioria dos consumidores -principalmente os residenciais e pequenos comércios-, hoje sujeitos ao mercado regulado (o tradicional), já que grandes indústrias podem negociar seus contratos de energia livremente.

“Não é justo que apenas 2% dos consumidores brasileiros tenham a liberdade de escolher de quem comprar energia e 98% dos consumidores […] têm que comprar da distribuidora. Então nós temos que dar essa liberdade ao consumidor e sustentabilidade ao setor”, afirmou Silveira.

A título de comparação, a tarifa média no mercado cativo no ano passado encostou em R$ 740 pelo MWh (megawatt-hora). No mercado livre, no entanto, ficou na faixa de R$ 120.

De acordo com Silveira, o tema pode ser encaminhado via projeto de lei ou até mesmo por meio de MP (medida provisória, que tem força imediata de lei), considerando a urgência que a pasta vê no assunto. Segundo ele, a ideia é colocar a justiça tarifária como espinha dorsal do texto.

“Todos estão muito conscientes que nós estamos partindo para perto de um colapso tarifário e estamos chegando muito perto do despenhadeiro para uma sustentabilidade de todo o setor. Então é importante que haja esse freio de arrumação, para que a gente possa planejar o setor de forma ordenada de agora em diante”, disse.

Em meio às discussões, o ministro disse que continua em debate uma solução para os custos da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que reúne os encargos com diferentes subsídios criados ao longo do ano. Entre eles, desconto para projetos de energia renovável e custos excepcionais, como a ajuda a distribuidoras durante a pandemia de Covid-19.

Segundo Silveira, as discussões incluem passar parte da CDE para o Orçamento da União em vez de ser cobrada na conta de luz dos consumidores. Ele disse que as discussões sobre o setor são incentivadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defende uma mudança estrutural na área de energia.

A projeção é que a CDE vai custar R$ 37 bilhões neste ano. O custo mais elevado, projetado em R$ 10,7 bilhões para este ano, vem do combustível fóssil para térmicas em áreas isoladas, a maioria na Amazônia Legal, que estão dentro da chamada CCC (Conta de Consumo de Combustíveis).

O segundo item é o desconto na conexão dos projetos de energia renovável no sistema, também chamado de desconto da distribuição, estimado em R$ 10,2 bilhões neste ano.

De 2013 a 2023, por exemplo, o preço da energia em si cresceu 9%, já descontada a inflação. Os encargos, no entanto, avançaram 326,5%. Passaram de R$ 32,8 bilhões para R$ 139 bilhões.

CÃO TERAPÊUTICO DAS ATLETAS AMERICANAS

 

História de Sergio Neto – Jornal Estadão

O drama vivido por Simone Biles nos Jogos de Tóquio jogaram luz sobre a importância da saúde mental dos atletas. Promessa de medalhas, a ginasta desistiu de diversas provas por não se sentir bem emocionalmente. Diante do episódio, a equipe de ginástica dos Estados Unidos adotou uma alternativa para ajudar as atletas a lidar com a ansiedade antes das Olimpíadas de Paris: a presença de um cachorro da raça golden retriever. Ele é o primeiro pet terapêutico oficial. Até credencial para as provas eliminatórias nos Estados Unidos ele recebeu.

Beacon chamou a atenção na última terça-feira, dia 30, quando os EUA conquistaram o ouro na final por equipes. Mesmo não estando presencialmente em Paris, o cachorro conquistou carinho tanto dos torcedores. A ginasta Suni Lee publicou uma foto agradecendo a Beacon por ajudá-la no primeiro dia de competição.

Beacon, o golden retriever usado por Biles e ginastas americanas para ajudar a lidar com a ansiedade. Foto: Reprodução/Instagram @goldendogbeacon

Beacon, o golden retriever usado por Biles e ginastas americanas para ajudar a lidar com a ansiedade. Foto: Reprodução/Instagram @goldendogbeacon

As expectativas sobre as atletas americanas estão acompanhadas por pressão e ansiedade. Beacon surge, então, como artifício para aliviar o fardo. Quando Lee, Biles e outras atletas estavam competindo em provas como solo e trave, lá estava o golden as aguardando para conforto no momento de frustração ou para fazer festa junto às comemorações. O uso de animais – especialmente cachorros dessa raça – não são novidade no esporte de elite.

Vídeo relacionado: Paris 2024: reação de Simone Biles que viralizou não foi à nota de Rebeca Andrade (Dailymotion)

Os pets como suportes terapêuticos

Existe na Psicologia uma técnica conhecida por Terapia Assistida por Animais (TAA). Ela consiste em utilizar animais para a manutenção de questões de origem psicológica, que podem afetar drasticamente as emoções dos seres humanos. No caso dos atletas, atrapalhando o rendimento e a performance esportiva. Tais situações podem envolver questões como ansiedade, estresse e autoestima, alguns constructos fundamentais numa competição esportiva.

Diversos são os animais que podem ser utilizados como suporte terapêutico. Os mais comuns são cachorros, gatos e cavalos. Mas até golfinhos já se mostraram úteis neste sentido. O manejo com animais tem o objetivo de diminuir índices de ansiedade e estresse, além de promover a comunicação e gerar uma sensação de bem estar.

Numa competição tão importante como são os Jogos Olímpicos, a presença de pets como o Beacon ajudam a aliviar a pressão e promovem um ambiente acolhedor, tão fundamental para atletas que estejam se sentindo pressionados. Não apenas questões psicológicas são o foco dos animais. Em alguns casos, podem ajudar até na locomoção de pessoas. Os cães-guia, por exemplo, atuam como companhia além de desempenhar um papel no deslocamento de pessoas com deficiência visual.

A CULPA POR UM RESULTADO RUIM DE UM NEGÓCIO NUNCA É DOS CLIENTES

 

João Branco – Marketing StartSe

Você conhece os seus consumidores? Não existe nenhuma informação mais valiosa e potente para mudar os resultados de um negócio do que o profundo entendimento do que os seus clientes precisam e preferem. Mas será que que você os conhece de verdade?

Foto: Pexels

Você conhece os seus consumidores? Qualquer empreendedor ou vendedor responde positivamente a essa pergunta. Mas será que que você os conhece de verdade?

Vamos começar do básico: como é o perfil do seu melhor consumidor? “Mulheres, mães, na meia-idade, de alta renda, que moram em grandes cidades e que trabalham fora de casa”. 

O que você acha dessa resposta? A gigantesca maioria das pessoas que se aventuram a fazer marketing acham que essa definição está boa. Parece um público bem definido e fácil de encontrar. 

Mas se você quer realmente tirar um tesouro dos seus clientes, você deve entendê-los muito além dessa descrição. As variáveis demográficas (idade, gênero, cidade, renda) são boas, mas muito limitadas. 

O que realmente vai ajudar a atingir resultados maiores é a percepção das necessidades e interesses do seu público

Saber que você procura por “pessoas que estão preocupadas com o aumento da violência e querem mais segurança para suas casas”, por exemplo, é muito mais importante do que os itens que eu descrevi acima, percebe? Especialmente nos dias de hoje, quando é possível segmentar os usuários das redes sociais com base no que elas buscam. 

Entenda: a culpa por um resultado ruim de um negócio nunca é dos clientes. Não são eles que não estão percebendo quão maravilhosa é a sua proposta. Não são eles que não estão conseguindo encontrar a sua loja. Não são eles que não estão fazendo as contas direito. É você que não está sendo capaz de encontrá-los, atraí-los e convencê-los. 

E tudo começa em saber com quem você está falando e qual é a ajuda que essa pessoa precisa. Não existe nenhuma informação mais valiosa e potente para mudar os resultados de um negócio do que o profundo entendimento do que os seus clientes precisam e preferem. 

Um produto só é caro ou barato se o cliente achar que é caro ou barato. Uma embalagem só é bonita ou feia se o cliente achar que ela é bonita ou feia. Um anúncio está fácil ou difícil de entender se o cliente achar que ele é fácil ou difícil de entender. São eles que definem as coisas. 

Se a sua agenda reflete as suas prioridades, garanta que você sempre tem um horário reservado para ouvir clientes. Fale com eles. Escute gravações de ligações no SAC. Observe atendimentos no balcão. Ligue para os melhores compradores. Leia os comentários dos posts sobre seu serviço. Se possível, peça ajuda de especialistas para fazer pesquisas. 

Para te ajudar, deixo aqui uma lista de erros comuns que você deve evitar nesse processo: 

  • Considerar que a opinião de alguns clientes é uma demanda de todos eles. Se você quer realmente aprender com as críticas (isso vale ouro), confira se uma parcela importante do seu público realmente está incomodada com algo antes de sair fazendo mudanças drásticas. O mesmo vale para os elogios. 
     
  • “Adivinhar” o que os clientes estão querendo agora. Cuidado, os gostos, preferências e necessidades mudam. Mesmo que você tenha muita experiência no que faz, não caia na tentação de supor que você já sabe o que eles pensam. Confirme suas hipóteses.
     
  • Falar sempre com os mesmos clientes. A não ser que você não tenha interesse algum em clientes novos, precisa ouvir gente diferente. 
     
  • Ouvir apenas os elogios. Aceitar críticas é um processo doloroso, mas fundamental para crescer. As sugestões de melhoria nos fazem perceber as possíveis falhas e nos tiram da zona de conforto.
     
  • Fazer as perguntas erradas. É muito fácil manipular pesquisas. Seja honesto em questionar o que realmente quer descobrir e deixe-os livres para falarem o que quiserem. 

Os clientes estão sempre nos contando o que eles gostam e preferem. Mas só às vezes eles usam palavras. 

Toda vez que eles clicam em um conteúdo, abrem um e-mail, preenchem um cadastro, instalam um aplicativo ou participação de uma promoção da sua marca, estão demonstrando interesse pelo que está sendo oferecido. 

Você está aprendendo com isso?

Leitura recomendada 

João Branco tem mais de 20 anos de experiência na área de marketing e atuou em marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Além disso, é professor na imersão Marketing ao Máximo.

Vantagens Competitivas da Startup Valeon

pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise.

Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras.

Em vez de andar pelos comércios, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira.

Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

Contudo, para esses novos consumidores digitais ainda não é tão fácil comprar online. Por esse motivo, eles preferem comprar nos chamados Marketplaces de marcas conhecidas como a Valeon com as quais já possuem uma relação de confiança.

Inovação digital é a palavra de ordem para todos os segmentos. Nesse caso, não apenas para aumentar as possibilidades de comercialização, mas também para a segurança de todos — dos varejistas e dos consumidores. Não há dúvida de que esse é o caminho mais seguro no atual momento. Por isso, empresas e lojas, em geral, têm apostado nos marketplaces. Neste caso, um shopping center virtual que reúne as lojas físicas das empresas em uma única plataforma digital — ou seja, em um grande marketplace como o da Startup Valeon.

Vantagens competitivas que oferece a Startup Valeon para sua empresa:

1 – Reconhecimento do mercado

O mercado do Vale do Aço reconhece a Startup Valeon como uma empresa de alto valor, capaz de criar impactos perante o mercado como a dor que o nosso projeto/serviços resolve pelo poder de execução do nosso time de técnicos e pelo grande número de audiências de visitantes recebidas.

2 – Plataforma adequada e pronta para divulgar suas empresas

O nosso Marketplace online apresenta características similares ao desse shopping center. Na visão dos clientes consumidores, alguns atributos, como variedade de produtos e serviços, segurança e praticidade, são fatores decisivos na escolha da nossa plataforma para efetuar as compras nas lojas desse shopping center do vale do aço.

3 – Baixo investimento mensal

A nossa estrutura comercial da Startup Valeon comporta um baixo investimento para fazer a divulgação desse shopping e suas empresas com valores bem inferiores ao que é investido nas propagandas e divulgações offline.

4 – Atrativos que oferecemos aos visitantes do site e das abas do shopping

 Conforme mencionado, o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores tem como objetivos:

  • Fazer Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Fornecer Informações detalhadas do Shopping Vale do Aço;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada aba desse shopping vale do aço e destacamos:
  • Média diária de visitantes das abas do shopping: 400 e no pico 800
  • Média mensal de visitantes das abas do shopping: 5.000 a 6.000

Finalizando, por criarmos um projeto de divulgação e propaganda adequado à sua empresa, temos desenvolvido intensa pesquisa nos vários sites do mundo e do Brasil, procurando fazer o aperfeiçoamento do nosso site para adequá-lo ao seu melhor nível de estrutura e designer para agradar aos mais exigentes consumidores. Temos esforçado para mostrar aos srs. dirigentes das empresas que somos capazes de contribuir com a divulgação/propaganda de suas lojas em pé de igualdade com qualquer outro meio de divulgação online e mostramos o resultado do nosso trabalho até aqui e prometemos que ainda somos capazes de realizar muito mais.

                                                               Site: https://valedoacoonline.com.br/