sábado, 13 de julho de 2024

VIABILIZAÇÃO DE ESTUDOS PARA CONTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO ENTRE ES E RJ

 

História de Gabriel Vasconcelos – Jornal Estadão

RIO – A Prumo Logística, dona do Porto do Açu, vai entregar ao governo federal um pacote de estudos de viabilidade e engenharia executiva para a licitação da construção da Estrada de Ferro 118 entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O projeto de 530 quilômetros de trilhos pode conectar a Estrada de Ferro Vitória-Minas, concedida à Vale, em Cariacica (ES) à malha da MRS em um ponto de Nova Iguaçu (RJ). Discutido há pelo menos uma década, o projeto deve constar do Plano Nacional de Ferrovias, em preparação pelo governo federal.

A construção é de interesse direto da Prumo, empresa controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, porque integraria o Açu à malha ferroviária nacional, mudando a escala de movimentação do porto, hoje limitado a rodovias.

Com o trem, a “mancha de captura” potencial de grãos, por exemplo, cresceria no Centro-Oeste, aumentando em mais de quatro vezes o volume movimentado, que poderia chegar a 30 milhões de toneladas por ano, estimam executivos da Prumo. Somente com caminhões, como acontece hoje, o limite de viabilidade dessa mancha é o sul do Estado de Goiás. Atualmente, escoar a produção do agronegócio é um dos focos do Porto do Açu no curto prazo.

Outra possibilidade é aumentar o volume de minério escoado. Em 2023, o Porto do Açu movimentou cerca de 24 milhões de toneladas de minério de ferro molhado trazidos de Minas Gerais pelo mineroduto da Anglo American, em que a Vale tem parte. A capacidade máxima é de 26 milhões de toneladas. Com a ferrovia, esse teto subiria.

Porto de Açu só tem acesso por via rodoviária atualmente Foto: Divulgação / Prumo Logística

Porto de Açu só tem acesso por via rodoviária atualmente Foto: Divulgação / Prumo Logística© Fornecido por Estadão

O presidente do Porto do Açu, Eugênio Figueiredo, diz que a conexão ferroviária vai fazer a movimentação de cargas do porto crescer em “progressão geométrica”. Hoje essa movimentação está na casa das 85 milhões de toneladas por ano, concentrada em minério e petróleo.

Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Prumo, Eduardo Kantz disse ao Estadão/Broadcast que nunca se esteve tão próximo de tirar o projeto da EF-118 do papel. Para além da finalização dos estudos, há disposição do governo Lula em aportar dinheiro público em ferrovias, viabilizando as grandes linhas planejadas para o País, à diferença do governo anterior, que apostava no modelo de autorização e no investimento totalmente privado.

“O que vamos fazer com esses estudos é ajudar a viabilizar a concessão da EF-118, para que o ministério possa tirá-la do papel”, diz Kantz.

Esses estudos foram feitos por empresas contratadas, especializadas em modal ferroviário, e envolvem avaliações de engenharia, de demanda de carga, além de estudos ambientais, fundiários e jurídicos que poderão ser incorporados pelo Ministério dos Transportes.

Prazos e obstáculos

A ideia é subsidiar a etapa de projeto e acelerar o rito de concessão, que envolve desenho de edital, aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), realização de audiências públicas e, finalmente, um leilão. Segundo o executivo, há sinalização do governo para um leilão ainda em 2025, a fim de encaminhar o projeto no governo Lula. “Depois disso, são pelo menos três ou quatro anos para a construção da linha”, diz.

O diretor evita estimar um custo por quilômetro de trilho antes da entrega dos estudos, mas lembra que as principais variáveis nesse tipo de projeto são volumes de conflitos urbanos; desapropriações; intervenções como pontes e viadutos; e restrições ambientais.

“Já sabemos que a região a ser cortada pela EF-118 é menos complexa se comparada a outras, como a da Ferrogrão (entre Mato Grosso e Pará) no quesito socioambiental. O que pesa são questões ligadas ao terreno de fato, se é mais ou menos plano”, explica. E diz que, por se tratar de um projeto de integração do Sudeste, com estudos avançados e com o atrativo de um Porto capaz de desafogar a pressão sobre pares, como o Porto de Santos, a EF-118 estaria bem posicionada na fila de ferrovias a serem construídas no País.

Especificamente no caso da ligação da EF-118 com o Açu, ainda seria necessária a construção de outra ferrovia “perpendicular” de 40 quilômetros, ligando a nova linha ao litoral. A Prumo, diz Kantz, já tem autorização federal para construir esse trecho menor a um investimento próprio estimado em R$ 600 milhões.

Plano Nacional

A expectativa é que a EF-118 seja incluída no Plano Nacional de Ferrovias, a ser divulgado nas próximas semanas pelo Ministério dos Transportes. O Plano prevê parcerias público-privadas (PPPs), com aportes federais para viabilizar os projetos, que também contarão com o investimento privado de quem vencer os leilões. Leva a concessão quem oferecer o maior desconto ao gasto público.

A União, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, deve colocar pouco mais de R$ 20 bilhões no plano. A maior parte desse montante, prevê o governo, viria da repactuações de contratos de renovação antecipada de concessões já existentes.

PRODUTIVIDADE DAS PESSOAS EM QUAL HORÁRIO É MELHOR?

 

História de Pedro Pannunzio – Jornal Estadão

A crença de que as pessoas são mais produtivas na parte da manhã é quase um senso comum em alguns círculos. Mas, um grupo de pesquisadores colocou em xeque essa máxima. O estudo, publicado na revista científica BMJ Public Health, indica que pessoas com hábitos noturnos têm uma atividade cognitiva mais elevada do que pessoas matutinas.

O grupo analisou dados de mais de quase 27 mil pessoas de 53 a 86 anos para investigar a relação entre sono e habilidades cognitivas. Os dados foram extraídos do UK Biobank, um repositório biomédico de dados anônimos de milhares de pacientes do Reino Unido.

Resultados da pesquisa mostraram que adultos noturnos tiveram desempenho superior aos diurnos. Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Resultados da pesquisa mostraram que adultos noturnos tiveram desempenho superior aos diurnos. Foto: Prostock-studio/Adobe Stock© Fornecido por Estadão

Os pesquisadores cruzaram dados de testes cognitivos com as preferências de horários de cada pessoa. Os “voluntários” foram divididos em dois grupos e, dentro dessa separação, foram classificados entre noturnos (aquelas pessoas que dizem preferir realizar atividades na parte da tarde e noite) e os diurnos (que preferem realizar as atividades na parte da manhã).

“Nosso estudo descobriu que adultos que são naturalmente mais ativos à noite tendem a ter um desempenho melhor nos testes cognitivos do que aqueles que são pessoas matutinas”, disse Raha West ao Imperial College London, uma das instituições envolvidas no estudo.

Os resultados mostraram que, no primeiro grupo, os noturnos tiveram um desempenho 13,5% superior aos diurnos. No segundo grupo, a diferença ficou em 7,5%. West, no entanto, disse que os resultados mostram uma tendência e não podem ser aplicados de forma indiscriminada para definir todas as pessoas.

“É importante ressaltar que isso não significa que todas as pessoas matutinas têm pior desempenho cognitivo. As descobertas refletem uma tendência geral em que a maioria pode inclinar-se para uma melhor cognição nos tipos noturnos”, disse.

Os pesquisadores ainda fazem uma outra ressalva. Mais do que a preferência de horários, a duração do sono é, também, bastante importante. O estudo diz que dormir menos de 7 horas, ou mais de 9 horas por noite pode prejudicar a função cerebral.

ERRAR É PARTE DO PROCESSO DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM É A CHANCE DE FAZER MELHOR DA PRÓXIMA VEZ

 

Giuliana Tranquilini – Professora e colunista da StartSe

A jornada de construção de uma Marca Pessoal eficaz envolve a compreensão de que o fracasso não apenas é inevitável, como essencial.

Foto: Pexels

Tabu, derrota, mancha na imagem profissional. São alguns termos com que o mundo corporativo costumava associar histórias sem “final feliz”. Ainda que todos saibam que ele exista e não haja quem não o enfrente uma hora ou outra, o fracasso é sempre aquele convidado que chega na festa e causa mal estar. É o elefante na sala, se preferirem.

Quando a gente observa uma criança pequena aprender a andar, é fácil entender que a habilidade real não está em evitar fracassos ou tombos, mas em como se responde a eles. 

Uma abordagem construtiva aos fracassos pode revelar resiliência e a capacidade de adaptação, qualidades altamente valorizadas em qualquer profissional. Já pensou se os tombos iniciais fizessem a criança optar por permanecer engatinhando?

  • A jornada de construção de uma Marca Pessoal eficaz envolve a compreensão de que o fracasso não apenas é inevitável, como essencial. 

Aqui no Vale do Silício, eu diria até que “errar” sempre esteve em alta. Seja em uma explosão no lançamento da SpaceX, seja no Metaverso de Mark Zuckerberg ou ainda nos “n” produtos da Alphabet (Google) que não dão certo e são descontinuados ou mudam de nome sem aviso prévio.

Por que eu digo isso? Quando a SpaceX lançou a Starship, a nave mais poderosa do mundo que pretende no futuro levar seres humanos até Marte, seu propulsor explodiu três minutos após o lançamento. A empresa do bilionário Elon Musk admitiu que a explosão não era programada, mas argumentou também que o teste tornará a nave mais confiável.

Ou seja, erros precisam acontecer agora para que os cientistas descubram o que não pode dar errado quando a nave for finalmente tripulada. Os lançamentos são sempre celebrados, cada vez que algo dá errado, novas adaptações são feitas. Há quem critique os valores que Musk investe em cada “fracasso“, mas ninguém pode dizer que ele não se esmera na busca pela excelência no processo. 

Talvez pelo fato de que na Era da Informação, as empresas mais valiosas do mundo são “Big Techs”, o Vale do Silício tornou-se um local que convida ao erro, um local de experimentação, que dá margem para recalcular a rota. 

  • Só não vale errar por anos e esconder isso de seu público, como Elizabeth Holmes, ex-Theranos, que hoje cumpre pena de prisão por fraude.

A expectativa é de que a antiga “nova Steve Jobs“, como foi apelidada na época, seja libertada em dezembro de 2032. Há quem aposte que ela irá fazer como Nelson Mandela, ou seja, irá transformar os anos de cadeia em parte de sua história e marca pessoal.

Não só nas gigantes da Califórnia como na sua própria jornada como empreendedor, é preciso ver que cada erro carrega consigo uma lição

No contexto de todo e qualquer tipo de personal branding, independente da metodologia a que se recorra, entender e refletir sobre as falhas e gaps pessoais é parte inescapável de uma boa construção de Marca Pessoal. Desconfie de quem tentar vender só positividade. Magic Kingdom é um parque!

Acertar é possível?

“O que significa errar para você?”, essa foi uma pergunta que me fizeram recentemente em um podcast. Respondi sem medo que, obviamente, ninguém gosta de errar, mas é parte do processo de crescimento e aprendizagem. Para mim, como empreendedora, é a chance de poder fazer melhor da próxima vez. Identifico o problema e ajusto a rota.

Isso evita a repetição dos erros e traz insights valiosos para um processo de melhoria progressiva e contínua. A capacidade de aprender com os erros é um indicativo de um profissional que não teme desafios e está sempre buscando evoluir.

Admitir falhas publicamente soa contraintuitivo para alguém de prestígio. Contudo, mostrar-se vulnerável de maneira estratégica e autêntica pode aumentar significativamente a confiança que os outros têm em você. Já pensou nisso?

Se os maiores gênios da humanidade escorregam, não errar seria, em si, um erro, certo? Ser transparente sobre as próprias falhas demonstra integridade e humanidade, características que atraem e retêm conexões profissionais e pessoais profundas.

Particularmente em culturas como a brasileira, existe forte resistência à ideia de falhar. O desafio é ainda mais acentuado em ambientes que não incentivam a tomada de riscos.

No entanto, criar um espaço em que o risco é permitido e o fracasso como meio de acertar é crucial para o desenvolvimento de uma Marca Pessoal resiliente e adaptável.

Recentemente, Matt Abrahams, autor e professor de Comunicação Estratégica da Stanford Graduate School of Business, convidou para o seu podcast “Think Fast, Talk Smart: Communications Techniques” a também autora e professora da Harvard Business School, Amy Edmondson, para trocar ideias a respeito da arte de fracassar.

Ela lançou recentemente o livro “Right Kind of Wrong: The Science of Failing Well”, algo como “O Tipo Certo de Erro: A Ciência de Falhar Bem”, ainda sem tradução no Brasil. 

Ela oferece tanto em sua fala como na obra, ótimos insights sobre como categorizar e aprender com diferentes tipos de fracassos. O objetivo? Em uma organização, fomentar a inovação e a eficácia da equipe. E, claro, ao fazer isso, a sua essência, a sua Marca Pessoal como líder, ganha força.

Não há só uma forma de fracassar

A autora lista os fracassos em três categorias distintas, cada uma delas com lições e implicações próprias para o aprendizado, seja a pessoa liderança ou colaborador de uma empresa.

A primeira, chamada de fracasso básico, inclui erros resultantes de desatenção ou esforço insuficiente. Embora muitas vezes vistos como desnecessários, atuam como lembretes vitais para manter a vigilância e dedicação. Revisar é preciso.

Já o fracasso complexo emerge em sistemas intrincados onde múltiplos componentes podem interagir. Esses fracassos são frequentemente inevitáveis, ocorrendo durante tentativas de inovação ou em resposta a mudanças nas condições existentes.

Eles são particularmente valiosos por exporem vulnerabilidades no sistema que precisam ser corrigidas, incentivando melhorias em processos e mecanismos de segurança.

O fracasso inteligente é o mais importante. São experimentos deliberados, de resultados incertos. Este tipo é fundamental para inovações transformadoras e aprendizado significativo. Motivam a exploração e o teste de ideias: impulsionam o avanço e a descoberta em ambientes altamente competitivos e dinâmicos.

A autora também destaca a importância de transitar da ruminação para a reflexão. Lembra do que eu respondi ao podcast que mencionei acima? Ao invés de meramente remoer os fracassos, é necessário analisá-los de forma construtiva. Ou não há crescimento pessoal.

Além disso, só a capacidade de se comunicar de forma aberta e eficaz irá criar um ambiente onde o fracasso se torna oportunidade para crescimento. Um espaço seguro onde uma equipe possa expressar ideias não convencionais, desafiar normas e compartilhar suas falhas sem medo de julgamento é indispensável para fomentar a inovação.

Dentro dessa atitude produtiva com o erro, é preciso ter segurança psicológica para experimentar e falhar, e ainda criar ferramentas onde lições sejam tiradas dos fracassos. Estes passos ajudam a criar uma equipe resiliente e adaptável, além de garantir que cada erro contribua para o sucesso coletivo.

Gerenciar o erro

Uma maneira eficaz de lidar com erros, sejam eles do tamanho que forem, é a busca constante por feedback. Isso não só ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também demonstra um compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Aliás, você dá abertura para receber críticas? 

Lembre-se: não leve o lado pessoal, julgue a ação. No método Fly para fortalecer a marca pessoal, que desenvolvi junto com a Susana Arbex, a realizamos o Feedback 360º anônimo para avaliar sua reputação, pedimos para pessoas que convivem ou conviveram com o nosso cliente para falar qual imagem que eles percebem daquele cliente. Isso é fundamental para a gente entender como somos percebidos pelo outro.

Documentar suas falhas e as lições aprendidas pode transformar experiências negativas em exemplos de determinação e capacidade de superação. E, claro, compartilhar esses “casos de estudo” não apenas enriquece seu perfil profissional, mas também serve como inspiração para outros que podem estar enfrentando desafios semelhantes. Ser um exemplo é uma forma natural de estabelecer uma marca realmente única.

A chave para uma marca pessoal forte não é ser infalível, mas a habilidade de transformar falhas em pilares de crescimento. Ao enfrentar seus fracassos de frente e aprender com eles, você não só demonstra o tamanho da sua garra, mas também constrói uma marca pessoal que verdadeiramente ressoa com autenticidade e confiança.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

                                                                                                                                              QUEM SOMOS

A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

Diferenciais

  • Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Valeo do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Missão:

Oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes, respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Visão:

Ser uma empresa de referência no ramo de prestação de serviços de Tecnologia da Informação na região do vale do aço e conquistando relacionamentos duradouros.

Valores:

  • Integridade – Ética e Transparência
  • Responsabilidade – Profissional, ambiental e social
  • Inovação – Busca pelo melhor

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

sexta-feira, 12 de julho de 2024

ENRGÉTICO É TOMADO PARA QUE QUALQUER TAREFA PAREÇA MENOS CANSATIVA

 

História de Ana Paula Ferreira – BF Boa Forma

energetico

energetico© Racool_studio/Freepik

Basta tomar alguns goles de energético durante um dia corrido para que qualquer tarefa pareça menos cansativa. Isso ocorre porque a composição destas bebidas realmente ajuda a ficar mais alerta e ter mais atenção. Contudo, de acordo com estudos e profissionais, o preço pode ser alto, uma vez que os efeitos dessas substâncias no organismo são variados e nem sempre benéficos.

Recentemente, um estudo divulgado no Public Health Journal apontou que o consumo de bebidas energéticas ricas em cafeína, taurina e açúcar pode afetar seriamente a saúde mental de crianças e adolescentes, incluindo a ocorrência de pensamentos suicidas.

Essa conclusão veio após a análise de 51 estudos feitos anteriormente com mais de 1,2 milhão de crianças. Ansiedade, dificuldades de aprendizagem, depressão e insônia foram alguns dos efeitos relatados.

De acordo com a cardiologista e professora de Medicina da Universidade Positivo, Chiu Yun Yu Braga, “exagerar no consumo dessas bebidas pode causar dependência de cafeína e está associado a comportamentos de risco”.

Efeitos do energético no organismo

De acordo com Yun Yu Braga, à medida que a cafeína, o açúcar e outros ingredientes, como a taurina, começam a surtir efeito no organismo, as pessoas podem experimentar diferentes sensações físicas. Além dessas mudanças perceptíveis, outros efeitos mais discretos também podem ocorrer.

“Logo após a ingestão de um energético, nos primeiros dez minutos, já se nota, por exemplo, um aumento significativo da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. A alta dose de cafeína age como um estimulante no corpo, provocando a elevação da frequência cardíaca e da pressão”, explica a médica.

Segundo ela, a cafeína pode estar presente nos energéticos em doses de até 150 mg e a dose segura de cafeína é de até 400 mg por dia. Além disso, os efeitos citados acima tendem a ser mais agudo em consumidores mais jovens.

Passados 15 a 20 minutos do consumo, a cafeína pode deixar as pessoas mais alertas e concentradas. No entanto, esse efeito é passageiro, visto que, aproximadamente uma hora depois, os níveis dessa substância caem de repente, o que pode levar a sensações de cansaço ou mesmo exaustão.

“O excesso de cafeína provoca uma resposta do fígado, que absorve todo o açúcar rapidamente, causando uma queda repentina nos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, cansaço. Muitas vezes, esse cansaço pode ser ainda maior do que aquele que se pretendia evitar antes de consumir a bebida”, esclarece a profissional.

Por fim, o aumento súbito nos níveis de açúcar, cafeína e concentração proporcionado pelos energéticos pode ter consequências nocivas, mesmo muitas horas depois do consumo. Entre 12 e 24 horas mais tarde, o consumidor pode sentir dores de cabeça, irritabilidade e até mesmo prisão de ventre.

É possível manter uma relação saudável com os energéticos, desde que o consumo seja moderado. “Você pode consumir um energético eventualmente, quando precisa manter-se alerta por alguma razão específica. O importante é evitar o consumo rotineiro, que pode levar à dependência de cafeína. Uma vez dependente, o corpo exige doses cada vez maiores dessa substância, o que pode estar associado ao risco de arritmias cardíacas”, finaliza a cardiologista.

GERAÇÃO Z NÃO GOSTA DE TRABALHAR NO HORÁRIO COMERCIAL

 

História de Jayanne Rodrigues – Jornal Estadão

No escritório da NG.CASH, os funcionários não precisam seguir horários rígidos, e os códigos de vestimentas não existem. A cultura organizacional mais flexível é reflexo da gestão de uma liderança que representa a gen Z. Aos 26 anos, Mario Augusto Sá é CEO da fintech focada na geração que está entrando no mercado de trabalho e questiona estruturas hierárquicas e modelos tradicionais. Ele é o primeiro entrevistado da série Lideranças da Geração Z. Vamos nos referir aos CEOs da geração Z como “CEO Z”.

O executivo é um típico nativo digital. Aos 14 anos, criou o canal do YouTube Neagle (canal de entretenimento). Durante o curso de Ciências da Computação na PUC-Rio, participou da criação da fintech Trampolim, posteriormente vendida para a Stone. Atualmente, a NG.CASH, fundada durante a pandemia, oferece soluções como cartão de crédito pré-pago, Pix e investimentos em criptomoedas.

Com um escritório em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, Sá enfatiza que não exige a presença física dos funcionários nem monitora os horários de entrada e saída da equipe.

O espaço funciona mais como uma base da empresa. O foco é nas entregas.

Embora seja um representante da gen Z, o CEO valoriza a sinergia entre diferentes gerações para construir equipes bem-sucedidas. Mas ele adianta que quem gosta de seguir dress code, horário comercial e “mostrar serviço” pode ter dificuldade em se adaptar ao ambiente mais flexível da NG.CASH.

“Tem que ser diferente para funcionar com a gen Z. Se você botá-los na mesma caixinha das gerações anteriores, não vai funcionar, vai dar atrito”, afirma.

Confira trechos da entrevista:

Como o fato de ser uma pessoa da geração Z influencia o seu estilo de liderança?

Gosto da geração Z, nasci em 1997.

A maior parte do time é da geração Z (são quase 100 funcionários, sendo 51% da gen Z). Também temos pessoas mais velhas e de outras gerações, incluindo o CFO (Rodin Spielmann) e o CTO (Lucas Alves) da NG.CASH. Lidar com as pessoas da geração Z é diferente.

Medimos se a entrega tem qualidade e não ficamos microgerenciando as pessoas, acreditamos nelas e olhamos para os resultados. Essa geração também valoriza a liberdade de horários e está muito mais focada na entrega.

Aqui uma das coisas mais importantes é a pessoa ser autodidata e proativa. Na empresa, ninguém precisa que alguém diga o tempo todo o que fazer. Então, é importante ter iniciativa para realizar as tarefas.

Não gostamos de ser o “banco dos adolescentes”, porque não vamos ficar com os adolescentes para sempre, vamos amadurecer com essa geração. Esse é o plano.

Mario Augusto Sá no escritório de São Paulo da NG.CASH. Foto: Alex Silva/Estadão

Mario Augusto Sá no escritório de São Paulo da NG.CASH. Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

Existe uma percepção de que a geração Z tem preguiça de trabalhar, rompe hierarquias. Você considera avaliações justas?

São avaliações justas, mas isso não é nem um pouco ruim. Eles rompem hierarquias, mas aqui não tem uma hierarquia, alguém vai ter que vir aqui falar comigo para resolver um problema.

Eles não gostam de trabalhar às 7h da manhã, batendo ponto e saindo às 18h. Às vezes querem trabalhar das 18h às 7h da manhã.

Então, sim, se você for botar no modelo tradicional que a pessoa tem que chegar lá, bater o ponto e ir embora, eles não gostam. Mas não significa que eles não tenham entregas maravilhosas.

Tem que ser diferente para funcionar com essa geração. Se colocar na mesma caixinha das gerações anteriores, não vai funcionar, vai dar atrito. Talvez funcione para alguns, mas a maioria vai trabalhar infeliz e não vai ter tanta satisfação quanto trabalhar em uma empresa que valoriza esse tipo de relação.

Mario Sá, o CEO da NG.CASH. Foto: Alex Silva/Estadão

Mario Sá, o CEO da NG.CASH. Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

Estadão pediu para Mario Sá responder algumas perguntas usando apenas emojis. Veja como ele reagiu a cada uma delas no quadro abaixo:

infographics

infographics© Fornecido por Estadão

Você considera importante ter uma sinergia de gerações na NG.CASH?

Com certeza. É muito importante ter pessoas mais seniores, que já passaram por mais coisas para errar menos no caminho. Ter pessoas mais experientes que conhecem o mercado e sabem como funciona é essencial.

Por outro lado, acredito que ter a mesma geração do nosso cliente também é importante porque eles vivem a mesma dor e sabem como se comunicar. Por isso, existem perfis específicos de pessoas que trabalham bem com a gente, mas tem outros que não vingam.

Quais?

Por exemplo, alguém mais rígido, que não esteja aberto a mudar o jeito de trabalhar, do tipo: é tudo do jeito dele. Tem pessoas do mercado com vícios do mercado. Então, se está muito viciado no corporativismo, politicagem interna, esse tipo de coisa não funciona aqui.

Outra coisa: tem gente que é de empresa grande e quer mostrar que trabalha muito, tem que postar tudo o que está fazendo porque tem 14 mil pessoas na organização, se não mostrar ninguém vai ver. Aqui vamos ver que trabalha sem precisar disso.

É um jeito diferente, não só de geração, mas também do tamanho da empresa. Somos uma empresa de quase 100 pessoas.

Como CEO, de alguma forma, você consegue moldar o local de trabalho. Qual é o diferencial da sua gestão?

Muita liberdade de tempo e de hora. Tem Dev que passa a madrugada no escritório, outro chega 18h e vai embora 7h da manhã. Ele gosta, vem porque quer, se quisesse ficar em casa também poderia. Essa liberdade é muito importante, não tem regra de roupa, pode vir de bermuda. Por exemplo, meu sócio está usando bermuda e chinelo ali (aponta para a sala ao lado durante a entrevista).

Tem um bar no escritório, que usamos quando batemos uma meta ou quando alguém quer, mesmo. É um ambiente descontraído com a seriedade das entregas, levamos muito a sério.

O CEO Mario Augusto Sá no bar do escritório de São Paulo, localizado na rua Cardeal Arcoverde. Foto: Alex Silva/Estadão

O CEO Mario Augusto Sá no bar do escritório de São Paulo, localizado na rua Cardeal Arcoverde. Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

Essa geração quer mostrar que é boa e que vai entregar o que precisa, não esses pequenos detalhes. Parte da minha gestão é deixar as pessoas confortáveis e deixar claro as coisas que valorizamos.

Ficar sentado no escritório o dia inteiro não é mostrar serviço. Você mostra serviço com entrega de qualidade.

Então, muita independência, foco no objetivo final, e não nos detalhes de como a pessoa trabalha, porque cada pessoa tem um estilo de trabalhar. Quando valorizamos isso, atraímos as melhores pessoas.

Você desejava o cargo de liderança?

Não, foi acontecendo naturalmente. Gosto de resolver problemas, é o que me motiva. O cargo de liderança acaba sendo um pouco disso. O que muita gente não gosta é o que me traz energia. Tenho muita energia para resolver grandes problemas.

O cargo de liderança veio muito pelo que me dá satisfação no trabalho: apaziguar as coisas, botar todo mundo na mesma direção e resolver problemas. Isso casou muito bem.

Quais são os seus propósitos?

Construir algo relevante e positivo para o mundo, atingir milhões de pessoas e trabalhar com algo que tenha felicidade em falar que estou fazendo. Não estou vendendo cigarro, nada contra quem faz, mas não gostaria.

Também tem o aspecto pessoal, que essa geração valoriza muito. Então, ter saúde, viajar, valorizo muito minha vida pessoal e a maioria das pessoas que trabalham aqui, também. Sou faixa preta de judô, pratiquei minha vida inteira, hoje estou com menos tempo para praticar. Mas faço academia e caminhada.

Mario Augusto Sá. Foto: Alex Silva/Estadão

Mario Augusto Sá. Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

É difícil equilibrar a rotina de CEO com a vida pessoal?

É muito difícil. Normalmente chego ao escritório depois do almoço. Trabalho a parte da manhã de casa, faço as primeiras reuniões, vou à academia, almoço em casa ou marco algum encontro corporativo com investidor/fornecedor, depois venho para o escritório e fico aqui até o período da noite. Não costumo vir cedo, gosto de começar meu dia em casa e depois venho para cá.

Com a experiência que você tem hoje, quais foram os erros que o tornaram um líder melhor?

Cercar-se das melhores pessoas e dos valores culturais é importante.

Uma situação: o cara era muito bom, então não podia demitir, mas ele não tinha nada a ver com a cultura da empresa. Então, aprendi que não importa a sua qualidade técnica se você não faz parte da cultura da empresa e não valoriza as mesmas coisas das outras pessoas que estão aqui, não importa o quão bom você é.

É um grande aprendizado de gestão. Pessoas que só valorizam o dinheiro não vão ser boas para a empresa. Então, cultura acima de todas as outras coisas, independentemente da qualidade técnica da pessoa.

Como é a cultura de feedback?

A cultura de feedback é instantânea, fazemos o processo formal a cada três meses, mas nunca tem novidade porque não esperamos esse tempo para dar um retorno. Às vezes, recebo feedback direto de alguém do atendimento – não temos essa barreira de hierarquia. Aqui todo mundo consegue falar direto quando tem alguma coisa errada ou discorda, não precisa esperar para fazer um relatório.

É muito mais um resumo do que mudou ou melhorou. O feedback acontece em tempo real entre todos os níveis hierárquicos da empresa. Aconteceu, fala! Não precisa anotar para dizer na avaliação três meses depois. Incentivamos as trocas e as críticas diárias.

"O líder tem que acreditar nas pessoas que trouxe e medir o resultado, não o caminho", afirma o CEO. Foto: Alex Silva/Estadão

“O líder tem que acreditar nas pessoas que trouxe e medir o resultado, não o caminho”, afirma o CEO. Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

Na sua visão, qual é a característica nº 1 para profissionais da gen Z?

Autonomia. É fazer a entrega na hora em que achar melhor. Por exemplo, vou malhar ao meio-dia porque vou trabalhar de madrugada.

Não tem como microgerenciar essa geração. Você vai dar um objetivo e ela vai chegar lá. Às vezes, de um jeito completamente diferente e o resultado vai ficar melhor.

O líder tem que acreditar nas pessoas que trouxe e medir o resultado, não o caminho.

Você já precisou lidar com conflitos geracionais? Houve algum episódio?

Na hora da contratação sentimos algumas vezes, principalmente porque a maioria dos chefes da NG.CASH são novos. O chefe de marketing tem 26 anos. Se ele contratar um profissional de 50 anos, essa pessoa vai aceitar receber ordens de alguém que tem metade da idade dela?

Nós acreditamos ter evitado conflitos algumas vezes durante os processos seletivos, mas nunca houve um conflito direto.

Como você enxerga a liderança do futuro?

A liderança do futuro tem que saber extrair o melhor das gerações em vez de querer implementar nelas o jeito deles de trabalhar. Como é que você se adapta às novas gerações para extrair o melhor delas em vez de querer moldá-las ao seu jeito?

Se você exigir as mesmas coisas do passado, vai ter pessoas frustradas que não vão performar bem ou provavelmente vai perder as melhores pessoas.

CRONOTRABALHO NÃO SEGUEM HORÁRIO COMERCIAL

 

História de Megan Tatum – BBC Worklife – BBC News Brasil

Na maior parte dos dias, Eloise Skinner ainda está trabalhando à meia-noite.

Escritora, instrutora de fitness e terapeuta, ela abre seu computador para verificar os e-mails perto de 11 horas da manhã. À tarde ou no início da noite, ela dá aulas de exercícios físicos em uma academia de ginástica em Londres.

É depois das 19h30 que Skinner desenvolve seus projetos mais profundos. Ela diz que, nesse horário, “o mundo fica quieto” e ela se sente muito melhor para se concentrar.

Com 32 anos de idade e autoproclamada “coruja noturna”, Skinner planeja o trabalho em torno da sua biologia há anos, em diferentes empregos e fusos horários.

“Parece um tanto extremo, mas é apenas um reflexo do fato de que eu realmente me concentro em torno das 8, 9 ou 10 horas da noite”, afirma Skinner. “É quando sou mais produtiva.”

Em meio a um desejo cada vez maior por trabalho flexível após a pandemia de covid-19, os profissionais vêm se interessando por esse tipo de cronograma adotado por Skinner. Muitos pressionam suas empresas para adaptar os horários de trabalho aos seus níveis naturais de energia. Com isso, eles podem atingir o máximo de produtividade.

Já existe até um termo em inglês para este sistema: “chronoworking” – algo como “cronotrabalho”, em português. Ele foi criado pela jornalista britânica Ellen C. Scott.

O cronotrabalho permite que os profissionais ignorem o horário padrão dos escritórios e definam cronogramas que atendam aos seus “cronotipos” pessoais – as horas naturais em que os seus corpos querem dormir.

Existem quatro cronotipos, segundo o psicólogo clínico americano e “médico do sono” Michael Breus.

Suas pesquisas indicam que 55% das pessoas atingem o pico da produtividade no meio do dia (10 às 14 horas); 15% são mais adequados para iniciar o trabalho no começo da manhã; 15% são melhores trabalhando tarde da noite; e 10% têm um ritmo circadiano mais errático, que pode variar de um dia para outro.

Apesar dessas variações, o dia de trabalho tradicional de oito horas, das 9 às 17h – criado pelos sindicatos americanos no século 19 – ainda é a norma entre as empresas. O resultado é que muitas pessoas precisam trabalhar fora dos seus horários de pico de produtividade.

Em uma pequena pesquisa realizada em janeiro de 2024 entre cerca de 1,5 mil profissionais americanos, 94% dos participantes afirmaram que trabalham fora do seu horário de maior produtividade, enquanto 77% disseram que os horários de trabalho padrão estabelecidos prejudicam seu desempenho profissional.

Para lidar com a situação, cerca da metade dos participantes da pesquisa tira sonecas durante o dia de trabalho; 42% se abastecem de cafeína para manter os níveis de energia; e 43% usam técnicas de gestão do estresse, como a meditação mindfulness (atenção plena).

A ideia do cronotrabalho não é nova. Mas ela vem atraindo mais atenção desde a pandemia, quando o trabalho híbrido e remoto se tornou padrão, segundo o professor de gestão de RH Dirk Buyens, da Escola de Negócios Vlerick em Bruxelas, na Bélgica.

“Nós deixamos de passar uma hora no transporte entre os horários definidos de cerca de 7 a 9 horas da manhã e podemos verdadeiramente entender quando somos mais produtivos e como conseguir o máximo do nosso trabalho”, explica o professor.

Os profissionais, principalmente os mais jovens, gostam da ideia de adaptar seus horários para aproveitar seus períodos mais produtivos. Mas as empresas também se beneficiam do cronotrabalho, prossegue Buyens.

Afinal, permitir que os funcionários trabalhem quando estão no melhor da sua forma pode aumentar seu desempenho e bem-estar, com fortes efeitos positivos sobre a sua permanência no emprego.

“Se os profissionais estiverem satisfeitos e seus gerentes permitirem que eles trabalhem nos horários mais adequados às suas necessidades, eles terão maior probabilidade de permanecer na empresa”, explica ele.

Mas este fenômeno não é generalizado.

Muitas empresas acham que este sistema de trabalho não é convencional e simplesmente pode não funcionar para outras companhias, como as que atendem clientes ou dependem de fatores externos, como os horários do mercado de ações.

Paralelamente, outras empresas não enfrentam essas restrições. Elas frequentemente possuem funcionários distribuídos em várias partes do mundo – e estão adotando este tipo de cronograma de trabalho.

Um exemplo é a plataforma de empregos Flexa, com sede em Londres. Seus 17 funcionários seguem padrões de trabalho diferentes.

A CEO da empresa, Molly Johnson-Jones, explica que seus funcionários têm a liberdade de organizar os dias de trabalho com base nos horários em que eles se sentem mais produtivos. Alguns começam logo às 7h30 da manhã, enquanto outros não se apresentam antes das 11 horas e trabalham até a noite.

Para ela, este é o esquema ideal para sua empresa de trabalho remoto.

“Não faz sentido que todos nós precisemos trabalhar juntos ao mesmo tempo”, destaca ela. “Você consegue muito mais das pessoas se operar com base nos diferentes cronotipos.”

Outro benefício deste sistema é a normalização de horários flexíveis para os funcionários que têm filhos ou outras responsabilidades que dificultam a manutenção do horário das 9 às 5, segundo Johnson-Jones. “Ele nivela o campo de jogo.”

Mas Buyens adverte que o cronotrabalho pode criar dificuldades práticas. Por mais que o sistema ofereça independência aos profissionais e a capacidade de ter um dia de trabalho não linear, os funcionários ainda precisam de algumas “horas de convergência” para realizar reuniões e tratar de projetos comuns.

Eles também precisam conhecer os horários de trabalho individuais de cada colega. E os gerentes podem enfrentar dificuldades para supervisionar a produção dos funcionários e garantir que sejam líderes disponíveis e apoiem os profissionais, acrescenta o professor.

Mas, para algumas das empresas que adotaram o cronotrabalho, existem formas de contornar essas questões.

A Flexa, por exemplo, determinou que todos os seus funcionários fiquem online no horário central das 11 às 15 horas. Isso permite que a equipe trate rapidamente das suas tarefas comuns.

Outras empresas usam software para gravar reuniões e enviá-las para os membros da equipe que não estiveram presentes, o que ajuda a conectar as pessoas durante o horário de trabalho não sincronizado.

Johnson-Jones acredita que os benefícios superam em muito as dificuldades. “Conseguimos mais das pessoas, que serão mais produtivas se puderem trabalhar segundo seus próprios cronotipos.”

“Algumas pessoas são matutinas, outras preferem a noite e ainda outras estão no meio-termo. Somos todos diferentes e não se pode esperar que todos nós tenhamos sucesso nas mesmas condições.”

SERVIDORES DO INSS EM GREVE POR SALÁRIOS

História de Maíra Campos – Catraca Livre

Servidores do INSS em greve; veja como o beneficiário será afetado

Servidores do INSS em greve; veja como o beneficiário será afetado© Agência Brasil

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciaram nesta quarta-feira, 10, uma greve a nível nacional e, agora, quem depende dos recursos mensais pagos pelo instituto se pergunta o que pode acontecer com os próximos pagamentos.

Servidores do INSS em greve; veja como o beneficiário será afetado

Servidores do INSS em greve; veja como o beneficiário será afetado© Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Créditos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

A paralisação ocorre por falta de acordo com o governo federal sobre reajuste salarial, e atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office. As informações foram obtidas pela Agência Brasil.

A paralisação pode afetar a análise da concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, BPC (Benefício de Prestação Continuada), atendimento presencial (exceto perícia médica e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias).

Apesar das inúmeras rodadas de negociação com o governo, não houve acordo quanto ao reajuste salarial da categoria.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria – 15 mil – formada por técnicos – responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores, ainda estão no trabalho remoto, em home office.

O INSS informou que vai estudar medidas de contingenciamento para que a população não seja afetada. No entanto, “balanço da paralisação iniciada nesta quarta-feira aponta que não houve impacto no sistema e no atendimento do INSS”.

O instituto diz ainda “que mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) e desktop. Além da Central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h”. Os cidadãos e cidadãs que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem utilizar esses meios.

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social marcaram para entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (16). Esse movimento, convocado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), comunicou por ofício  à ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, sobre a paralisação da categoria em todo o país.

No documento, a entidade de classe, informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”. O texto diz ainda que [o governo] em vez de apresentar de proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”.

A proposta é muito aquém das perdas salariais da categoria que superam os 53% no último período. A entidade enumera também que o acordo da greve de 2022 até agora não foi cumprido pelo governo.

A Fenasps explica que no dia 31 deste mês, encerra o prazo para o INSS se adequar a Instrução Normativa 24 (IN24), que transforma os atuais programas de Gestão, em Programas de Gestão e Desempenho, o que significa uma piora na pressão para cumprimento de metas e a possibilidade de desconto de salário no caso das metas não serem atingidas, bem como a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os servidores.

Por esses motivos, os servidores entraram em greve. Agora, os beneficiários precisarão ficar atentos as informações transmitidas pelo INSS para averiguar se os pagamentos continuarão nas mesmas datas, sem mudanças ou atrasos causados pela greve. A conceção de novos benefícios é o serviço que fica mais vulnerável nestas condições. Todos terão de aguardar.

 

FALAS EQUIVOCADAS DE LULA ALIMENTAM A INFLAÇÃO

História de Alvaro Gribel – Jornal Estadão

reajuste anunciado pela Petrobras na gasolina e no gás GLP nesta segunda-feira, 08, reflete não só a alta do petróleo no mercado internacional, mas também a valorização do dólar sobre o real. Em outras palavras, isso quer dizer que os ataques de Lula à autonomia do Banco Central e as críticas ao ajuste fiscal já tiveram impacto sobre a inflação, como muitos especialistas alertavam.

Desde o último reajuste na gasolina, em 16 de agosto do ano passado, o petróleo do tipo brent saltou de US$ 79,54 para US$ 86,54, um aumento de 8,8%. No mesmo período, o dólar subiu mais em relação ao real, de R$ 4,99 para R$ 5,47, um aumento de 9,61%.

Segundo a economista Andréa Angelo, da Warren Rena, a valorização do dólar sobre o real teve um peso maior no aumento dos combustíveis do que a alta do petróleo.

“Mais da metade da defasagem é explicada pela depreciação do real”, afirmou Andréa Angelo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o lançamento do Plano Safra, em cerimônia realizada em 3 de Julho de 2024 no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: WILTON JUNIOR/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o lançamento do Plano Safra, em cerimônia realizada em 3 de Julho de 2024 no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: WILTON JUNIOR/Estadão© Fornecido por Estadão

Ela calcula que o aumento dos dois combustíveis terão um impacto de 0,18 ponto percentual no IPCA deste ano. Com isso, a projeção da Warren Rena subiu de 4,10% para 4,28%, acima da meta de 3% e muito próximo do teto de tolerância de 4,5%.

O reajuste de R$ 0,20 no litro da gasolina equivale a uma alta de 7,8% no preço do combustível, ainda longe de zerar a defasagem, de 18% segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

As críticas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tiveram correlação direta com a alta do dólar, embora o cenário externo, com a perspectiva da manutenção dos juros nos EUA, também tenha contribuído.

Em junho, levantamento feito pelo economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, já mostrava que a alta do dólar sobre o real era muito mais intensa do que em relação a uma cesta de moedas de países emergentes.

Lula colocou em xeque a autonomia do Banco Central, ao afirmar que haveria uma “nova filosofia” com a indicação do próximo presidente, a ser feita por ele, em dezembro. Também afirmou que considera gastos com salário mínimo, saúde e educação como investimentos, diminuindo a margem de manobra da equipe econômica para seguir com a agenda de reequilíbrio fiscal. Com isso, o mercado passou a entender que o ajuste no País seria mais lento, provocando depreciação da nossa moeda e aumento do risco-país e das taxas mais longas de juros.

 

AUMENTO DE IMPOSTOS DE IPORTAÇÃO PARA VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Marcelo de Godoy, presidente da ABEIFA

11/07/2024 – Diante do recente pleito de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores se posiciona contrária a quaisquer mudanças de regras e apoia previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, sobretudo em respeito aos clientes/consumidores que têm o direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta.

A entidade reforça o argumento de que políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil, ressaltando que nos anos 1990, não fossem a abertura do mercado interno para veículos importados, o país não teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes.

“Nos encontramos na iminência de ter um grave retrocesso do setor automotivo brasileiro”, alerta Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, para quem “medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são sempre ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia automotiva e em especial ao Brasil. As importações, além de regular o mercado interno por meio da competitividade de tecnologias e de preços, desafiam as montadoras locais a melhorar seus próprios produtos e ao aumento efetivo das exportações, o que vale dizer que a competitividade coloca em xeque a indústria local”.

A Abeifa também se manifesta contrária à inclusão dos veículos elétricos no imposto seletivo, da reforma tributária, em tramitação, e à exclusão desses modelos na isenção do IPVA, privilegiando somente os veículos híbridos abastecidos com hidrogênio ou etanol, no Estado de São Paulo.

“Os veículos elétricos são mundialmente reconhecidos como uma das principais soluções para a redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ar e o combate às mudanças climáticas”, argumenta Godoy, ”ignorar essa categoria de veículos no incentivo fiscal demonstra falta de alinhamento com as tendências globais e com os compromissos ambientais assumidos pelo Brasil. Além disso, a exclusão dos veículos elétricos da isenção do IPVA desestimula a adoção de uma tecnologia limpa e eficiente, dificultando o avanço do mercado de veículos elétricos no país. Essa decisão contraria os interesses dos consumidores que buscam alternativas mais sustentáveis e dos fabricantes que investem em inovação e sustentabilidade”.

Números do semestre – As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 7.979 unidades, das quais 7.830 importadas e 149 veículos de produção nacional, anotaram em junho último alta em suas vendas de 3,2% ante maio, quando foram comercializadas 7.728 unidades. Comparado a junho do ano passado, o aumento é de 231,4%: 7.979 unidades contra 2.408 veículos.

Na importação, as 7.830 unidades vendidas significaram aumento de 3,3% ante as 7.582 unidades de maio último e alta de 247,1% ante junho de 2023; enquanto na produção nacional – com 149 unidades – alta de vendas foi de 2,1% ante maio último e queda de 2% ante junho de 2023. 

No acumulado de janeiro a junho, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 45.766 unidades, 223,9% mais em relação aos primeiros seis meses de 2023, quando foram emplacadas 14.131 unidades. O acumulado somente de importados anotou crescimento de 235,3%: 44.921 unidades ante as 13.397 unidades do ano passado. No entanto, respondem por 23,2% do total de importados no primeiro semestre do ano.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a junho: os 41.417 veículos eletrificados importados e emplacados pelas associadas à Abeifa representam 52,2% do mercado total de 79.303 unidades emplacadas.   

Participações – Em junho último, com 7.979 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,94% do mercado total de autos e comerciais leves (202.474 unidades). Se consideradas somente as 7.830 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 3,86% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 149 veículos, significaram marketshare de 0,07%.

As 45.766 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano representam marketshare de 4,25% do total de 1.077.062 unidades do mercado interno brasileiro

IRÍDIO METAL RARO NORMALMENTE É COMBINADO COM PLATINA PARA CRIAR LIGAS COM 5 A 10% DE IRÍDIO

 

Por Pedro Freitas

Via nexperts

Embora o ouro já tenha servido como a principal moeda do mundo e também tenha sido altamente requisitado entre as mais diferentes culturas no planeta, existem diversos outros recursos naturais mais preciosos do que esse metal. Desde os diamantes brilhantes até amostras de ródio, o ouro não tem valor nem próximo ao que esses materiais podem oferecer.

Um deles é o irídio, um elemento químico que possui número atômico 77 e é classificado como um metal de transição. Na temperatura ambiente, o irídio é sólido. Assim como o ouro, esse metal não é reativo e tem densidade e ponto de fusão muito altos. Inclusive, o irídio é o elemento mais resistente à corrosão da Tabela Periódica e por isso é altamente valioso.

Origem do Irídio

(Fonte: Getty Images)

Quem descobriu o irídio no mundo foi o químico inglês Smithson Tennant, ou ao menos quem ganhou a fama. Segundo historiadores, um grupo de químicos franceses composto por Collet-Descotils, Fourcroy e Vauquelin teriam encontrado o metal pela primeira vez em minérios de platina por volta de 1803.

Dada a alta densidade deste metal, a sua forma rara e pura é raramente usada. Na realidade, alguns cientistas argumentam que o irídio puro pode nem mesmo existir na natureza — um exemplo claro de sua raridade. A maioria dos minérios contendo irídio possuem apenas uma pequena porcentagem do metal em sua composição e podem ser achados na África do Sul, Alasca, Brasil, Mianmar e Rússia.

Em vez disso, é comum que esse metal seja combinado com platina para criar ligas que normalmente contêm 5 a 10% de irídio. Essas ligas são usadas em joias, pontas de canetas, metais cirúrgicos e contatos elétricos. Sendo assim, é bem provável que você já tenha entrado em contato com esse metal sem nem mesmo saber, ou que esteja olhando para ele neste exato momento.

Custo absurdo

(Fonte: Getty Images)

Um dos grandes problemas do irídio é que, por conta de sua raridade, seu valor de mercado é completamente absurdo. Por isso, sua utilização no dia a dia dos seres humanos é praticamente impossível, embora seja uma liga bastante eficiente. Para se ter noção, cada grama desse metal chega a custar US$ 160, enquanto a grama de ouro está custando aproximadamente US$ 74.

Somente na última década, o preço do irídio chegou a subir mais de 10 vezes e deverá aumentar até 100 vezes conforme novas aplicações para ele são descobertas. Por esse motivo, alguns pesquisadores têm trabalhado para encontrar outras matérias-primas a custos bem mais baixos que possam realizar o mesmo papel.

Até o momento, os cientistas relatam ter encontrado 10 ligas promissoras, todas usando metais de baixo custo, como vanádio, ferro, níquel e alumínio. Apesar de tudo, embora estejam lidando diretamente com uma indústria com vendas na casa de centenas de bilhões de dólares, o irídio ainda dá indícios de que dominará o mercado por algum tempo.