terça-feira, 9 de julho de 2024

DEFESA DE JAIR BOLSONARO SE MANIFESTA NO CASO DAS JÓIAS

História de Aline Fernandes – CNN Brasil

Defesa de Jair Bolsonaro se manifesta após retirada de sigilo do caso das joias; leia íntegra

Defesa de Jair Bolsonaro se manifesta após retirada de sigilo do caso das joias; leia íntegra© Fornecido por CNN Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta segunda-feira (8), após a retirada do sigilo do inquérito da Polícia Federal (PF) que apura possíveis desvios das joias sauditas, recebidas como presente em visita ao Oriente Médio. Bolsonaro e outras 11 pessoas foram indiciadas por crimes relacionados ao caso. Segundo a PF, o grupo que atuou na suposta venda ilícita das peças milionárias teria agido para enriquecimento ilícito do ex-presidente. Os advogados de Bolsonaro afirmam que os presentes ofertados à Presidência da República “obedecem a um rígido protocolo de tratamento e catalogação”, sobre o qual “o Chefe do Executivo não tem qualquer ingerência, direta ou indireta”. De acordo com a defesa, o Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), que é o responsável por definir se o bem será destinado ao acervo público ou ao acervo privado de interesse público da Presidência, é composto por servidores de carreira que vinham de gestões anteriores. O documento chama o inquérito das joias de “insólito”, por voltar-se “só e somente ao Governo Bolsonaro, ignorando situações idênticas havidas em governos anteriores”. A defesa diz ainda que Bolsonaro compareceu de forma espontânea, após ser noticiado da necessidade da restituição, e decidiu que os bens fossem devolvidos. No parecer, os advogados do ex-presidente defendem que em momento algum ele pretendeu ter para si “bens que pudessem, de qualquer forma, serem havidos como públicos”. Confira abaixo a íntegra da nota da defesa de Bolsonaro no caso das joias: A defesa de Jair Messias Bolsonaro, diante da decisão proferida nesta data, tornando públicos os autos da Pet 11645, que versa sobre bens do acervo de presentes oferecidos ao ex-Presidente durante seu mandato, vem esclarecer o seguinte: Os presentes ofertados a um Presidência da República obedecem a um rígido protocolo de tratamento e catalogação e sobre o qual o Chefe do Executivo não tem qualquer ingerência, direta ou indireta, sendo desenvolvido pelo “Gabinete Adjunto de Documentação Histórica” (“GADH”), responsável por analisar e definir, a partir dos parâmetros legais, se o bem será destinado ao acervo público ou ao acervo privado de interesse público da Presidência da República. Referido Gabinete, esclareça-se, é composto por servidores de carreira e que, na espécie, vinham de gestões anteriores. Note-se, ademais disso, que todos os ex-Presidentes da República tiveram seus presentes analisados, catalogados e com sua destinação definida pelo “GADH”, que, é bem de se ver, sempre se valeu dos mesmos critérios empregados em relação aos bens objeto deste insólito inquérito, que, estranhamente, volta-se só e somente ao Governo Bolsonaro, ignorando situações idênticas havidas em governos anteriores. No curso desta mesma investigação — repita-se, estranhamente direcionada apenas ao ex-Presidente Bolsonaro —, houve representação para a inclusão do atual Presidente da República, tendo em vista as próprias declarações do mesmo de que, quando no exercício de mandato, havia recebido um relógio da sofisticada marca Piaget, presenteado pelo ex-Presidente da República Francesa, Jacques Chirac. A despeito de tratar-se de situação absolutamente análoga, inclusive quanto a natureza e valor expressivo do bem, o Ministro Alexandre de Moraes, na condição de relator da presente investigação, determinou o pronto arquivamento da representação, em 6 de novembro de 2023, sem declinar as razões que tornariam aquela situação legítima e a do ex-Presidente Bolsonaro não. Importa, ainda, lembrar que o ex-Presidente Bolsonaro, desde que foi noticiado, em março do ano passado, que o Tribunal de Contas da União havia aberto procedimento voltado a avaliar a destinação dos bens aqui tratados para o acervo privado de Presidência da República, antes mesmo de qualquer intimação ou ciência oficial, compareceu de forma espontânea aos autos e requereu que os referidos bens fossem, desde logo, depositados naquela Corte de Contas. A iniciativa visava deixar consignado, ao início da menor dúvida, que em momento algum pretendeu se locupletar ou ter para si bens que pudessem, de qualquer forma, serem havidos como públicos. Se naqueles autos colocou-se em discussão o status legal de tais itens, dada a complexidade das normas que teoricamente disciplinam a dinâmica de bens dessa ordem, requereu-se, ad cautelam, que desde logo ficassem sob a custódia do poder público, até a conclusão da discussão sobre sua correta destinação, de forma definitiva. A presente investigação — assim como as demais que colocam hodiernamente o ex-Presidente como protagonista —, ressente-se, ainda, da evidente incompetência do Supremo Tribunal Federal e da inexistência de qualquer prevenção do Ministro Alexandre de Moraes enquanto relator, aspecto sobre o qual a Procuradoria Geral da República, já em agosto de 2023, expressamente declinou da competência para a tramitação da apuração, indicando o MM. Juízo de 1.ª instância em Guarulhos. Como sói acontecer nos feitos que envolvem o ex-Presidente, a apuração permaneceu tramitando na Suprema Corte, ignorando-se a manifestação da PGR. Por último, a defesa manifesta sua completa indignação com o fato de que o relatório apresentado pela Polícia Federal, imputou — de forma temerária e despida de quaisquer fundamentos factuais ou mercadológicos —, que o ex-presidente teria tentado beneficiar-se de valores contabilizados na absurda ordem de R$ 25.000.000,00, afirmação que, somente após enorme e danosa repercussão midiática, foi retificado pela Polícia Federal.

 

A PRIMEIRA GIGAFÁBRICA DE BATERIAS DE LÍTIO NO BRASIL SERÁ INSTALADA NA BAHIA

 

História de Nicolas Tavares – Inside EVS Global

Fábrica de equipamentos de carregamento da ABB

Fábrica de equipamentos de carregamento da ABB© InsideEVs Brasil

Bravo Motor Company desistiu de erguer um complexo em Minas Gerais e vai investir R$ 1,27 bilhões no estado baiano

O Brasil finalmente começará a produzir baterias. A Bravo Motor Company, empresa de mobilidade elétrica fundada pelo arquiteto argentino Miguel Angel Bravo, assinou na sexta-feira uma parceria estratégica com o Estado da Bahia para instalar a primeira gigafábrica de baterias de lítio da América Latina. O anúncio foi feito logo depois que a gigante automotiva chinesa BYD também escolheu a Bahia para instalar sua nova fábrica de carros elétricos.

O anúncio da parceria estratégica ocorreu na tarde de sexta-feira (5), em Salvador, com a presença de Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company. ” Esse marco representa um avanço significativo na transição energética e no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”, disse Muñoz.

Bravo Motor (1)

Bravo Motor (1)© InsideEVs Brasil

A assinatura do acordo também contou com a presença das autoridades do município de São Sebastião do Passé, onde a fábrica de baterias será construída. A cidade fica a 35 km de Camaçari, onde a BYD terá a sua fábrica. Porém, a fabricante chinesa não deve usar as baterias da Bravo, pois também terá sua linha de montagem para este componente – a BYD nasceu como uma produtora de baterias e só depois começou a desenvolver veículos.

O plano inicial da Bravo era ter uma fábrica de baterias e carros elétricos em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em parceria com a ABB. O anúncio foi feito em 2021 com a presença do governador do estado Romeu Zema (NOVO). Em conversa com o Diário do Comércio, Muñoz explicou que a decisão de trocar de estado foi tomada por uma diferença na atitude entre a Bahia e Minas Gerais sobre as políticas econômicas e financeiras.

Bravo Motors assina protocolo para ter fábrica de baterias na Bahia

Bravo Motors assina protocolo para ter fábrica de baterias na Bahia© Fornecido por InsideEVs Global

Marcos Braga – Ascom/SDE

“Nossa proposta de negócio encontrou maior apoio e convergência na Bahia, onde as diretrizes em relação à eletromobilidade e ao hidrogênio são claras, segmentadas e específicas. Essa clareza é fundamental para o desenvolvimento e o avanço da indústria nesse setor”, explica o executivo. Em 2023, Zema criticou os carros elétricos e disse que “são uma ameaça aos nossos empregos”, o que mostra a diferença de posicionamento.

A fábrica produzirá células de bateria de lítio para veículos elétricos e Sistemas de Armazenamento de Energia por Bateria (BESS): “Esses produtos são essenciais para garantir a liderança do Brasil na transição energética e na descarbonização da economia”, disse a empresa. A assinatura do acordo incluiu a doação pelo município de um terreno de 400.000 metros quadrados, localizado a 50 quilômetros da cidade de Salvador, na rodovia BR324. A fábrica será chamada de “Colossus Cluster”.

A capacidade de produção estimada da fábrica será de 1 GWh por ano. A meta é atingir 5 GWh por ano até 2027. A Bravo Motor Company estima que o setor automotivo da América Latina demandará 45 GWh por ano até 2030. Os principais clientes serão veículos pesados (caminhões e ônibus), mas também carros de passeio leves. O investimento nessa primeira etapa é de US$ 110 milhões (R$ 548,3 milhões) e serão criados 450 empregos. O aporte total será de R$ 1,27 bilhões.

Bravo Aipa

Bravo Aipa© InsideEVs Brasil

A Bravo Motor Company fabricou protótipos de carros elétricos na Argentina, mas cancelou seus planos em nosso país devido a obstáculos políticos de diferentes governos. Em 2012, Miguel Angel Bravo decidiu estabelecer sua empresa nos Estados Unidos e depois expandiu para o Brasil. Hoje, a empresa conta com a associação de parceiros reconhecidos, como Rockwell Automation, SMC Automação do Brasil, ABB, AI-Bess Technology e EVE Energy Co Ltda.

CORTE DE GASTOS ANUNCIADOS PELO GOVERNO MEXE COM A CÚPULA DO PT

História de CATIA SEABRA, BRUNO BOGHOSSIAN E IDIANA TOMAZELLI – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Ministros do governo Lula têm se reunido com dirigentes do PT, partido do presidente, com o objetivo de aplacar resistências internas a possíveis cortes de despesas que atinjam benefícios da área social.

Há cerca de duas semanas, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, debateram medidas econômicas com a cúpula petista durante um jantar oferecido pela tesoureira do PT, Gleide Andrade, em Brasília.

À mesa, os dirigentes da maior corrente interna da sigla —a CNB (Construindo um Novo Brasil)— ouviram da dupla argumentos favoráveis às ações adotadas em seus ministérios.

A conversa passou pelo pente-fino em benefícios pagos pelo governo, medida anunciada pelo ministro da Fazenda com o aval de Lula para reduzir despesas.

Diante de Haddad, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), reafirmou suas críticas ao ajuste fiscal promovido pela Fazenda. Segundo relatos de participantes, Gleisi foi incisiva ao dizer que a fixação de uma meta de déficit zero foi um erro cometido pelo governo.

Durante o jantar, Gleisi também reclamou da hipótese de uma flexibilização de pisos constitucionais para Saúde e Educação, aventada pela equipe econômica e desautorizada publicamente por Lula. De acordo com relatos, ela afirmou que essa medida seria a frustração de compromissos históricos do partido.

Haddad, por sua vez, defendeu o ajuste fiscal como garantidor de previsibilidade econômica. Ele apontou a aprovação do arcabouço fiscal em substituição ao teto de gastos como um avanço da atual gestão.

Ainda segundo relatos, Gleisi dirigiu suas críticas à revisão de beneficiários do Bolsa Família, a cargo da pasta de Wellington Dias. Ela se queixou especificamente da reavaliação dos benefícios concedidos às chamadas famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.

A revisão conduzida pelo governo Lula já tirou do programa quase 2 milhões de pessoas que recebiam o benefício irregularmente ou integravam uma família maior, mas fizeram uma opção indevida pela divisão do cadastro. A Fazenda quer que o ministério de Dias aprofunde essa reavaliação.

No jantar, Gleisi disse que a atualização cadastral afeta a base social do governo Lula. Ela disse já haver reação entre apoiadores do presidente e recomendou cuidado para que não sejam cometidas injustiças.

Wellington alegou que a averiguação cadastral analisa indícios de inconsistências. O ministro afirmou ainda que outros benefícios estão sendo concedidos no lugar dos suspensos.

Descrevendo a reunião como bastante cordial, Wellington disse que pediu para fazer nas próximas semanas uma apresentação das ações do ministério às bancadas do PT na Câmara e no Senado, além do Diretório Nacional da legenda.

O corte de despesas com benefícios sociais foi anunciado oficialmente por Haddad na última quarta-feira (3), após uma reunião com Lula. Ao seu lado estavam os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Em 2025, o governo espera poupar pelo menos R$ 25,9 bilhões com essas ações. As medidas incluem revisões cadastrais no BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, no seguro-defeso, pago a pescadores artesanais no período em que a atividade é suspensa, e em benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Em entrevista recente ao UOL, Lula afirmou que o governo trabalhava para conter gastos excessivos e tentaria identificar “pessoas que não deveriam receber e que estão recebendo”.

As medidas foram definidas sob a coordenação da equipe econômica, mas a estratégia é que o anúncio dos detalhes de cada revisão sejam anunciados pelos ministérios finalísticos —Desenvolvimento Social e Previdência Social entre eles.

A intenção é dar uma demonstração pública de coesão do governo em torno do plano, depois de as próprias pastas resistirem inicialmente ao pente-fino.

Além de dirigentes do PT, integrantes da equipe econômica têm conversado com parlamentares da sigla para esclarecer dúvidas. O diálogo é considerado importante, dado que parte da revisão dependerá de medidas legislativas.

Um dos argumentos do time da Fazenda para aplacar as resistências é que não está em pauta a desvinculação dos benefícios à correção concedida ao salário mínimo, nem a flexibilização dos pisos constitucionais de Saúde e Educação.

Aliados de Haddad não veem razão para o PT ficar incomodado com as medidas de revisão e argumentam que o governo garantiu um “colchão social” importante com a retomada da política de valorização do salário mínimo, que assegura ganhos reais (acima da inflação) e não será modificada pelo Executivo.

Na reunião de quarta, integrantes da equipe econômica inclusive afirmaram ao presidente que sua promessa de campanha, de “incluir o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda”, está sendo cumprida com a valorização do salário mínimo, de um lado, e a taxação de fundos de super-ricos e em paraísos fiscais, de outro.

Auxiliares do presidente reconhecem, em caráter reservado, que a oposição deve explorar os cortes para acusar Lula de abandonar uma plataforma de campanha. Por isso, dizem, é necessário que o PT esteja na linha de frente da defesa do ajuste.

Essa agenda também busca evitar obstáculos no Congresso Nacional, como o enfrentado em maio, quando a bancada do PT se rebelou contra a taxação de importações de até US$ 50.

Os parlamentares petistas também reclamaram a Padilha por terem sido surpreendidos por propostas encaminhadas ao Congresso, sem prévio debate com as bancadas.

Procurada para falar sobre as críticas à política econômica, Gleisi não quis se manifestar. Outro participante do jantar disse que as ressalvas da deputada são de conhecimento público e que essas reuniões permitem que dúvidas sejam esclarecidas, em âmbito restrito, antes que cheguem ao público.

 

AUMENTO DOS PREÇOS DE GASOLINA E GÁS DE COZINHA ANUNCIADOS PELA PETROBRAS A PARTIR DE HOJE.

 

História de Redação – IstoÉ Dinheiro

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) que aumentará em R$ 0,20 o preço do litro da gasolina a partir desta terça-feira (9). Com o reajuste, de 7,12%, o preço de venda da gasolina A para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,01 por litro.

O impacto no preço da gasolina vendida ao consumidor final, que tem 27% de etanol em sua composição, deverá ser de R$ 0,15 por litro. No entanto, o valor cobrado pelos postos de combustível depende de cada varejista, uma vez que ainda são incluídos no valor as margens de lucro do comerciante e da distribuidora, além dos custos associados ao transporte.

Segundo a Petrobras, esse é o primeiro reajuste da gasolina neste ano. A última vez que a estatal havia modificado o preço do produto havia sido em 21 de outubro de 2023, quando houve redução de 4%. O último aumento ocorreu em 16 de agosto daquele ano (16%).

GLP

A Petrobras também anunciou aumento do preço do gás de cozinha (GLP), que subirá R$ 3,10 por botijão de 13h kg (9,81%) e passará a custar R$ 34,70. O último ajuste no preço do gás de botijão havia sido feito em 1º de julho de 2023, quando houve queda (-3,9%). O último aumento (24,9%) havia sido feito em 11 de março de 2022.

AZEITES IMPORTADOS CONSUMIDOS NO BRASIL

História de darlanlvarenga – Dinheiro Rural

As oliveiras são famosas pela resistência à seca e ao calor, e já na Grécia antiga eram um símbolo de força. Mas as mudanças climáticas estão mostrando que mesmo elas têm um limite, atingido no verão passado no sul da Europa, o mais quente em dois mil anos.

A árvore identifica o momento da floração pelas alterações de temperatura, e uma primavera mais quente que o normal faz as flores desabrocharem antes do tempo. Como resultado, o fruto – a apreciada azeitona – perde em qualidade e quantidade. Além disso, em caso de seca extrema, a oliveira pode nem produzir frutos naquele ano.

O sul da Europa é a maior região produtora de azeite de oliva do mundo. Na safra de 2022/23, sua produção foi um terço menor que a anterior. A colheita da nova safra começa só em outubro, os estoques estão baixos e o preço não para de subir – inclusive no Brasil.

Em maio, a inflação do azeite em 12 meses atingiu 49% no Brasil, mais que 12 vezes a inflação geral no período, de 4%. Uma garrafa de 500 mil é hoje vendida por cerca de R$ 50, o que levou supermercados a protegê-las como fazem com bebidas caras.

Especialistas ouvidos pela DW afirmam que a safra deste ano no sul da Europa tende a ser melhor que a passada, mas a recuperação plena deve levar de dois a três anos, se o clima permitir. Ao contrário de colheitas como a da soja ou milho, na qual a cada ciclo a planta inteira é retirada, as oliveiras são uma cultura permanente e as árvores levam um tempo para se recuperar após um evento extremo.

Para os brasileiros que usam o azeite no dia a dia, as notícias não são boas. O preço deve seguir nessa faixa ou subir ainda mais devido alta do dólar – que na quarta-feira, 3, acumulava valorização de 17% sobre o real desde o início do ano.

“Devido a questões climáticas, a produtividade das oliveiras no Mediterrâneo diminuiu, e isso explica a alta do preço ao longo de 2023. Vemos uma alta menor em 2024, mas os choques cambiais do momento terão reflexo nas prateleiras, inclusive no azeite”, diz Felippe Serigati, pesquisador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro).

De onde vem o azeite consumido no Brasil

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de azeite do mundo, e também o segundo maior importador, atrás somente dos Estados Unidos, afirma Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Os brasileiros consomem cerca de 100 milhões de litros por ano, dos quais mais de 99% são importados.

O maior produtor mundial de azeite é a Espanha, que respondeu em 2022/23 por 28,6% do mercado, seguido por Turquia (13,9%), Grécia (12,8%) e Itália (8,6%), segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (IOC, na sigla em inglês).

Por motivos históricos e de tradição comercial, o Brasil importa a maior parte do azeite que consome de Portugal, responsável por 4,6% da produção mundial. Em 2023, os brasileiros importaram cerca de 47 milhões de litros de azeite de oliva português, quase quatro vezes mais que o volume comprado da Espanha, no segundo lugar, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O azeite de oliva produzido no Brasil é um mercado de nicho. Em 2023, a safra foi de apenas 700 mil litros, a maior parte oriunda do Rio Grande do Sul.

Um efeito colateral do aumento do preço é o estímulo à adulteração. Em março, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Polícia Militar de São Paulo realizaram uma operação contra a adulteração de azeite de oliva com a adição ilegal de óleo de soja em uma fábrica clandestina em Saquarema (RJ), que aprendeu 104 mil litros de produtos.

Além do problema com adulteração, Fernandes afirma que o Brasil tem um “problema grave de classificação do azeite”. Em 2023, uma análise não representativa feita pelo Ministério do Agricultura com 46 amostras apontou que 82,6% delas tinham irregularidades na classificação – eram comercializadas como extravirgem sem que atendessem aos padrões sensoriais dessa classificação superior.

Espanha zera imposto sobre azeite

O brasileiro consome em média 500 gramas de azeite de oliva por ano, segundo o IOC. Um volume pequeno se comparado aos países do sul da Europa, onde o azeite é um item tradicional da dieta mediterrânea. Os espanhóis consomem 11,4 quilos por ano, os gregos, 10,3 quilos, e os italianos, 7,1 quilos.

Na Espanha, o preço do azeite triplicou desde janeiro de 2021, e o consumo caiu 20%, forçando o governo a agir. Em junho, as autoridades anunciaram que a partir desta segunda-feira (01/07) até o final de setembro o azeite de oliva ficará isento do imposto sobre valor agregado. De outubro a dezembro, a alíquota será de 2% e, a partir do ano que vem, o produto será considerado item de primeira necessidade, taxado a 4%.

A isenção do imposto sobre azeite de oliva foi uma das condições colocadas pelo partido Juntos pela Catalunha para aprovar a prorrogação do decreto anticrise do governo do premiê Pedro Sánchez em dezembro de 2023, mas que ainda não havia sido implementada. A secretária do Tesouro espanhol, María Jesús Montero, afirmou que a decisão refletia “a importância do azeite de oliva na dieta mediterrânea e para um estilo de vida saudável”.

A queda do consumo não atingiu somente os espanhóis. Uma pesquisa divulgada no final de junho indicou que um terço dos italianos também havia diminuído o consumo de azeite de oliva extra virgem em função da alta do preço.

Na Grécia, as perspectivas para a safra de oliveiras neste ano não são boas, segundo a cooperativa de agricultores de Kalamata, a maior região produtora de azeite do país. O inverno foi o mais quente desde o início dos registros e as oliveiras floresceram antes da época, “o que certamente criará problemas” para a safra, disse Michalis Antonopoulos em março à agência de notícias Reuters.

Preparação para o futuro

O calor e a seca fora do comum não são o único problema para as oliveiras. Na região central da Itália, em vez da seca, o problema climático deste ano para os olivicultores foi o excesso de umidade na época da floração, que também afeta o desenvolvimento dos frutos.

Uma situação parecida prejudicou os produtores gaúchos no ano passado, quando o inverno mais ameno que o normal e o excesso de chuvas em setembro fez com que muitas oliveiras não florescessem.

“Embora as mudanças climáticas, na média, elevem a temperatura, o fato que mais tem prejudicado a produção agropecuária é a variabilidade climática. Quando há onda de calor, é mais intensa, quando há queda de temperatura, também é mais intensa – você torna o ambiente mais volátil”, diz Serigati.

Uma alternativa para os olivicultores se prepararem para essa nova realidade é pesquisar quais espécie de oliveiras se adaptam melhor a condições de estresse hídrico ou de excesso de humidade, afirma Fernandes.

O setor também avalia medidas como cultivar mais de uma espécie na mesma área, investir no cuidado do solo para proteger mananciais e melhorar a retenção de água ou, no limite, mover as plantações para outras regiões.

 

FÁBRICA DE AVIÕES BOEING SE DECLARA CULPADA PELOS ACIDENTES CAUSADOS PELO SEU AVIÃO 737 MAX

 

História de dw.com – DW Brasil

Maior empresa aeroespacial do mundo pagará multa milionária após acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos por quedas que mataram 346 pessoas e ficará livre de um julgamento.

Modelo de avião 737 MAX é alvo de investigações em várias partes do mundo

Modelo de avião 737 MAX é alvo de investigações em várias partes do mundo© Elaine Thompson/AP Photo/picture alliance

A Boeing aceitou se declarar culpada em uma investigação sobre dois acidentes aéreos envolvendo o modelo 737 MAX, ocorridos em 2018 e 2019, na Indonésia e na Etiópia, que mataram 346 pessoas. Maior empresa aeroespacial do mundo, a companhia americana pagará uma multa milionária após acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O anúncio foi feito neste domingo (07/07).

O acordo, que ainda precisa ser aprovado por um juiz federal, envolve se declarar culpada de fraude na certificação desses aviões e evitaria um julgamento. A empresa pagará uma multa de 244 milhões de dólares e investir 455 milhões de dólares, nos próximos três anos, para melhorar seus programas de conformidade e segurança.

O valor estabelecido, entretanto, é muito menor do que os 24,8 bilhões de dólares que as famílias das vítimas exigiam da fabricante. Em comunicado, a Boeing apenas confirmou que havia chegado a “um princípio de acordo sobre os termos de uma resolução com o Departamento de Justiça, sujeito à aprovação de termos específicos”.

Desde janeiro deste ano, quando o painel da porta de um 737 MAX 9, da Alaska Airlines, desprendeu-se do avião em pleno voo, a Boeing passou a serinvestigada de maneira minuciosa por diferentes agências do governo americano. As investigações encontraram falhas durante o processo de fabricação da aeronave. A reputação da empresa, entretanto, já estava manchada pelos acidentes anteriores.

Acidentes envolvendo o 737 MAX

Os dois acidentes que motivaram o acordo ocorreram num intervalo de seis meses e envolveram o modelo 737 MAX 8. O primeiro foi em outubro de 2018, num voo da empresa Lion Air que saiu de Jacarta, na Indonésia, e caiu no mar após a decolagem. O segundo, ocorrido em março de 2019, foi em um voo que partiu de Joanesburgo, na África do Sul, operado pela Ethiopian Airlines, que também caiu minutos após decolar.

Famílias das vítimas exigiam 24,8 bilhões de dólares da fabricante.

Famílias das vítimas exigiam 24,8 bilhões de dólares da fabricante.© Andrew Harnik/Getty Images

Em 2020, um relatório do Congresso dos Estados Unidos revelou falhas de design e uma cultura de acobertamento na empresa, assim como erros por parte da Administração Federal de Aviação (FAA). Os dois acidentes deixaram um prejuízo histórico para a Boeing.

Neste ano, a empresa voltou aos holofotes quando, no dia 5 de janeiro, a porta de um 737 MAX se soltou da fuselagem, forçando os pilotos a realizarem um pouso de emergência. O acidente não teve vítimas, mas levou a FAA a suspender por três semanas o modelo de avião.

Uma reportagem do jornal The New York Times revelou que foram realizadas 89 auditorias após o acidente, nas quais foram encontrados vários casos de descumprimento das exigências de controle de qualidade por parte da Boeing e seus fornecedores. A empresa Spirit AeroSystems, uma das fornecedoras da companhia, foi aprovada apenas em seis das 13 auditorias realizadas.

Boeing 787 da Latam perdeu altitude abruptamente durante um voo entre Sydney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia

Boeing 787 da Latam perdeu altitude abruptamente durante um voo entre Sydney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia© Brett Phibbs/AFP

Há investigações abertas contra a Boeing pelo Departamento de Justiça dos EUA e pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). Além do modelo 737 MAX, outros aviões da empresa também se envolveram em acidentes recentes. No dia 13 de janeiro deste ano, um 737-800 operado pela companhia aérea All Nippon Airways precisou retornar à pista de decolagem ao descobrirem uma rachadura na janela da cabine do piloto. Os 59 passageiros e seis tripulantes não se feriram.

Outras investigações

Autoridades da Nova Zelândia e do Chile também investigam o que levou um Boeing 787 da Latam a perder altitude abruptamente durante um voo entre Sydney (Austrália) e Auckland (Nova Zelândia), que teria como destino final a cidade de Santiago, no Chile. A Comissão de Investigação de Acidentes de Transportes (Taic) da Nova Zelândia está analisando as gravações contidas na caixa-preta do avião. O incidente ocorreu num voo com 263 passageiros e deixou 50 pessoas feridas.

MERCADO DE PLANT-BASED DESTACA COMO UMA TENDÊNCIA PROMISSORA DO SETOR ALIMENTÍCIO

 

Entrevista com Carlos Correa – APAS (Associação Paulista de Supermercados) 

O mercado plant-based no Brasil tem se destacado como uma das tendências mais promissoras do setor alimentício. Em uma entrevista exclusiva concedida à Plant-Based Tech, o Diretor-Geral da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Carlos Correa, compartilhou suas perspectivas e insights sobre esse fenômeno em ascensão.

Um olhar otimista para o futuro

Carlos Correa expressa um entusiasmo notável em relação ao crescimento do mercado plant-based. “A demanda do consumidor por esse tipo de produto aumenta cada vez mais e o Brasil tem um mercado bem promissor”, afirma Correa. Segundo ele, um recente levantamento da APAS indica que os produtos saudáveis estão em franca aceleração, com os alimentos não-industrializados predominando nas cestas de compras dos brasileiros. Este movimento é impulsionado por uma busca crescente por uma alimentação mais saudável, motivada por diversos fatores.

Receptividade e expansão nos supermercados

A aceitação dos produtos plant-based no mercado tem sido positiva. “O mercado opta por disponibilizar à sociedade cada vez mais variedade desses produtos, uma vez que a demanda por parte do consumidor registra constante crescimento”, explica Correa. Nos supermercados, é possível encontrar uma vasta gama de itens, incluindo cereais integrais, frutas, verduras, legumes e sementes.

A APAS tem desempenhado um papel ativo na promoção desse mercado. Correa destaca o sucesso da APAS SHOW, onde produtos orgânicos e plant-based ganharam um espaço significativo. Além disso, a APAS firmou um acordo de cooperação técnica com a CEAGESP, visando o desenvolvimento de boas práticas e o incentivo ao mercado de Frutas, Legumes e Verduras (FLV).

Acessibilidade para todos

Embora o plant-based inicialmente tenha sido associado a consumidores de alto padrão aquisitivo, essa realidade está mudando. “Vem crescendo a parcela de consumidores de todas as classes que consomem e veem valor nesse tipo de alimentação”, observa Correa. Ele reconhece que o preço final dos produtos plant-based ainda pode ser mais alto, mas acredita que a maior variedade e oferta podem oferecer mais opções aos clientes.

Segundo uma pesquisa recente da APAS, 65% dos brasileiros consomem orgânicos, com essa participação subindo para 71% entre os jovens de 18 a 34 anos. Esses números indicam um interesse crescente por parte dos consumidores em adotar uma alimentação mais saudável.

Perspectivas de crescimento

Correa está confiante no crescimento contínuo do setor plant-based no Brasil. “Os produtos saudáveis têm registrado crescimento ano após ano em todas as cestas”, afirma. Ele enfatiza que os consumidores estão cada vez mais conscientes da origem dos produtos e de seu impacto na saúde e no meio ambiente.

Expansão nos Supermercados

Quando questionado sobre a presença dos produtos plant-based nos supermercados, Correa explica que a oferta varia conforme a região e o porte das lojas. “A maior parte dos supermercados de médio e grande porte possuem uma ampla gama de produtos plant-based”, relata. Para os próximos cinco anos, ele projeta um crescimento expressivo desse mercado, apoiado tanto na mudança dos hábitos de consumo quanto na ampliação da oferta de novos produtos pela indústria alimentícia.

Adaptação dos supermercadistas

Os supermercadistas têm demonstrado uma abertura significativa para a tendência do vegetarianismo e da alimentação saudável. “O supermercadista tem o desafio de estar sempre atento às constantes mudanças de demandas e perfis dos consumidores”, destaca Correa. A alimentação saudável e natural já é uma realidade em muitos supermercados, com gôndolas dedicadas a produtos naturais se tornando cada vez mais comuns.

Conclusão

O crescimento do mercado plant-based no Brasil é uma realidade promissora, refletindo a busca dos consumidores por uma alimentação mais saudável e sustentável. A APAS, sob a liderança de Carlos Correa, continua a desempenhar um papel crucial nesse movimento, promovendo e incentivando a oferta de produtos plant-based nos supermercados no Estado de São Paulo. Como bem resumiu Correa, “A alimentação saudável e natural virou uma escolha de uma vida mais feliz e equilibrada.”

Plant-Based Tech

A CEO da TRIOXP Feiras e Eventos, organizadora da Plant Based Tech, Lúcia Abdala, também destaca o grande potencial do mercado brasileiro para o setor plant-based. “O Brasil é um dos mercados mais promissores para o setor plant-based. A nova geração busca alimentos e produtos sustentáveis que não agridam o meio ambiente. Cada vez mais empreendedores buscam novidades que atendam às expectativas desse consumidor,” afirmou Lúcia. Ela ressalta a importância de eventos como a Plant-Based Tech, que serve como um palco para discussões e apresentação de novas tecnologias de produção, soluções para a indústria, embalagens e novos produtos focados em food services e varejo.

FOME DE TEMPO É CARACTERIZADA PELA SENSAÇÃO DE QUE O TEMPO DISPONÍVEL É INSUFICIENTE PARA REALIZAR TODAS AS TAREFAS E OBRIGAÇÕES DO DIA

 

Sabrina Bezerra – Jornalista da StartSe

A “fome de tempo” é um sentimento cada vez mais comum na sociedade moderna, caracterizado pela sensação de que o tempo disponível é insuficiente para realizar todas as tarefas e obrigações do dia a dia.

Pessoa cansada (Foto: Pexels)

A “fome de tempo” é um sentimento cada vez mais comum na sociedade moderna. Para você ter uma noção, se caracteriza pela sensação de que o tempo disponível é insuficiente para realizar todas as tarefas e obrigações do dia a dia. Essa percepção gera estresse, ansiedade, cansaço e frustração, impactando negativamente a qualidade de vida.

  • Para você ter uma noção, 4 a cada 5 residentes empregados nos Estados Unidos sentem-se sem tempo, de acordo com um estudo de 2018.

Qual é o efeito da “fome de tempo” no cérebro?

O excesso de ocupação pode levar a uma redução na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Além disso, o estresse crônico relacionado à ocupação excessiva está associado a problemas cardíacos e diversas doenças.


Quando estamos constantemente sentindo sobrecarga, o cérebro não tem tempo para consolidar novas conexões neurais, essenciais para o seu funcionamento saudável. 

Isso pode levar a problemas de memória, diminuição da capacidade de aprendizado, dificuldade de concentração e alterações de humor.

E qual é a relação com a felicidade neste cenário? Pessoas mais felizes normalmente vivem vidas mais longas e saudáveis, mostram pesquisas.  As empresas que apoiam o bem-estar dos funcionários também são mais lucrativas, de acordo com uma Pesquisa Even de 2023 .

A boa notícia: existem algumas maneiras de reduzir a fome de tempo e ser mais feliz, segundo a pesquisadora Laurie Santos, que participou do South by Southwest este ano:

Diga mais não

Combater a “fome de tempo” envolve aprender a dizer “não” a tarefas que não são essenciais, tanto para os outros como para você. 

Repense o conceito de produtividade 

Laurie propõe questionar a ideia tradicional de produtividade e evitar cair na armadilha da “pseudo-produtividade”, onde estar ocupado não necessariamente se traduz em resultados eficazes.

Tenha autocompaixão e se abrace

Evite a pressão constante de fazer mais e reconhecer a importância de cuidar de si mesmo, evitando se sobrecarregar com tarefas desnecessárias.

Cultive conexões interpessoais 

Faça amizades no ambiente de trabalho para tornar as atividades mais agradáveis e produtivas, destacando a relevância de ter amigos no ambiente profissional.

Por que importa?

Essas estratégias visam ajudar a lidar com a sensação de falta de tempo e aprimorar a eficiência no trabalho, promovendo um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

  • Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

MILEI NO BRASIL DIZ QUE BOLSONARO É VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DO STF

 

História de Pedro Augusto Figueiredo e Tácio Lorran – Jornal Estadão

BALNEÁRIO CAMBORIÚ E BRASÍLIA – Em sua primeira viagem ao Brasil desde que foi eleito, o presidente da Argentina, Javier Milei, criticou o que chamou de governos socialistas dos últimos 20 anos na América Latina, sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Milei ainda afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vítima de uma perseguição judicial no País e que a liberdade de expressão está questionada em grandes potencias mundiais.

Para Milei, a “liberdade de expressão, valor fundamental da democracia, se encontra questionado nas principais potencias do mundo sob a desculpa de não ferir a sensibilidade de ninguém, ou respeitar supostos direitos de algumas minorias ruidosas”. Ele afirma que é cada vez mais frequente ouvir que países em que se acreditava que “respeitavam os princípios básicos da democracia, se cometem aberrações em matéria de liberdade de expressão e censura”.

O presidente da Argentina, Javier Milei, durante discurso no CPAC Brasil, em Balneário Camboriú, Santa Catarina Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente da Argentina, Javier Milei, durante discurso no CPAC Brasil, em Balneário Camboriú, Santa Catarina Foto: Evaristo Sa/AFP© Fornecido por Estadão

O presidente argentino avalia que muitas pessoas veem esses conceitos como “abstratos”, mas, nas palavras dele, quem vê “o que lamentavelmente começa a ocorrer hoje no Brasil, pensa duas vezes”. Milei não entrou em detalhes sobre essa menção, tampouco mencionou o governo brasileiro ou o poder judiciário, que foi alvo de várias críticas de outros participantes durante a quinta edição da Conferência de Política Ação e Conservadora (CPAC Brasil), evento que recebeu o presidente argentino para seu discurso de encerramento.

O CPAC foi realizado neste fim de semana em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Em sua fala, Milei estava acompanhado no palco por Bolsonaro, o governador catarinense Jorginho Mello (PL), o senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), organizador do evento. A irmã de Milei, Karina Milei, secretária-geral do governo argentino, o porta-voz Manuel Adorni e o ministro da Defesa, Luis Alfonso Petri, também foram chamados para assistir ao discurso ao lado dos políticos brasileiros.

Jair Bolsonaro saudou Javier Milei durante o evento conservador em Balneário Camboriú Foto: Evaristo Sa/AFP

Jair Bolsonaro saudou Javier Milei durante o evento conservador em Balneário Camboriú Foto: Evaristo Sa/AFP© Fornecido por Estadão

Milei foi recebido pelo público com gritos de “Viva la libertad, carajo” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Ele cumprimentou Bolsonaro, chamando-o de presidente, e Eduardo pela recepção, disse que se sentiu em casa e que é “sempre um prazer estar entre os amigos”.

O presidente argentino usou seu discurso para criticar o que chamou de “governos socialistas” dos últimos 20 anos na América Latina e disse que o único interesse dessas administrações é o “poder pelo poder”. “[Esses governos] Constituem uma receita do desastre econômico, social, político e cultural”, disse. “Uma relação de causalidade entre esses dois elementos não é coincidência”.

Ele citou como exemplos Cuba, Nicaraguá e Venezuela, classificando as gestões desses países como “ditaduras sanguinárias”. Disse ainda que Bolsonaro sofre uma perseguição judicial no Brasil, mas sem entrar em detalhes. Nesta semana, o ex-presidente brasileiro foi indiciado pela Polícia Federal por peculato, lavagem e associação criminosa no caso das joias sauditas, revelado pelo Estadão em março do ano passado.

Milei encerrou o discurso com três gritos de “Viva la libertad, carajo” e abraçou e deu as mãos a Bolsonar antes de deixar o palco e seguir para o aeroporto. O presidente argentino deixa o País ainda hoje.

Após Milei, Eduardo Bolsonaro ainda fez um breve discurso ao lado do americano Matt Schlapp, presidente da CPAC original. No telão, uma arte pedia anistia para Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, o ex-deputado Daniel Silveira, Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal e pessoas presas no ataque aos prédios dos Três Poderes em 8 de Janeiro. Também havia uma imagem de Cleriston da Cunha, preso por participar dos atos golpistas que morreu após ter problemas de saúde na prisão.

“Eu tenho certeza que se nós tivéssemos uma conexão mais íntima nunca teria ocorrido o 8 de Janeiro no Brasil porque nós teríamos aprendido com o 6 de Janeiro nos Estados Unidos”, afirmou. Ainda segundo ele, havia pessoas bem-intencionadas que queriam evitar a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF, mas “acabaram caindo nessa armadilha do 8 de Janeiro”.

“Eu me comprometo a lutar pela anistia de todos os injustiçados pelo 8 de Janeiro do Brasil”, declarou Eduardo, que indicou que será candidato ao Senado em 2026.

Milei e Bolsonaro foram destaque de evento conservador em Santa Catarina

presidente da Argentina chegou na cidade catarinense na noite desse sábado e foi recepcionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois assistiram o jogo entre Brasil e Uruguai pela Copa América. A seleção brasileira foi desclassificada na disputa de pênaltis, após um empate em zero a zero com os uruguaios.

Em encontro durante a CPAC, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, a secretária-geral da Presidência da Nação Argentina, Karina Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente argentino Javier Milei, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina

Em encontro durante a CPAC, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, a secretária-geral da Presidência da Nação Argentina, Karina Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente argentino Javier Milei, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina© Fornecido por Estadão

Já na manhã deste domingo, 7, Milei se reuniu a portas fechadas com Bolsonaro, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ao fim do encontro, o presidente argentino recebeu a medalha “3is: imorrível, imbrochável e incomível” de Bolsonaro.

Milei também se reuniu com Mello e empresários catarinenses. Segundo o governador, o objetivo do encontro foi discutir relações comerciantes entre Santa Catarina e o país vizinho.

Essa é a primeira vez que o argentino vem ao Brasil desde que assumiu a Presidência do país vizinho. Milei não encontrará, contudo, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo um porta-voz de Milei, as agendas em Santa Catarina são “prioritárias” para o mandatário da Argentina.

Nas últimas semanas, Lula e Milei trocaram acusações. O presidente brasileiro disse que o argentino deveria pedir desculpas pelas “bobagens” que falou sobre ele e o Brasil. Milei voltou a repetir que o petista é “comunista” e “corrupto”.

Se o encerramento ficou por conta de Milei, a abertura do CPAC Brasil, na manhã desse sábado, 6, ficou a cargo de Bolsonaro. Em seu discurso, o ex-presidente ignorou o indiciamento da Polícia Federal no caso das joias sauditas, criticou o PT, a quem chamou de “partido do trambique”, e a imprensa. “Não tenho ambição pelo poder, tenho obsessão pelo Brasil, em que pese qualquer outras questões que nos atrapalhe”, afirmou.

Ao fim do primeiro dia de evento, o ex-presidente voltou para o palco, para o discurso de encerramento. Na ocasião, disse que “não irá recuar” mesmo com investigações da Polícia Federal (PF) em curso contra ele. “Apesar de a PF ter ido três vezes na minha casa, hoje já tenho 300 e poucos processos ainda. Vale a pena. A gente não vai recuar”

O CPAC Brasil é organizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e foi inspirado no Conservative Political Action Conference (CPAC), evento que reúne nomes do conservadorismo dos Estados Unidos em congressos anuais desde 1973.

Além de Milei e Bolsonaro, a edição deste ano do CPAC Brasil contou com as presenças dos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, e de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deputados bolsonaristas e empresários.

As palestras do CPAC Brasil foram marcadas principalmente pelo tom de aconselhamento eleitoral para pré-candidatos a prefeito e vereador nas próximas eleições municipais. Deputados e lideranças bolsonaristas frisavam que um bom desempenho no pleito era fundamental para sustentar uma candidatura presidencial bolsonarista em 2026

MINISTRA ARGENTINA DIZ QUE O MERCUSUL PRECISA DE ADRENALINA

História de admin3 – IstoÉ

A ministra argentina de Relações Exteriores, Diana Mondino, afirmou que o Mercosul precisa de “um choque de adrenalina”, ao iniciar neste domingo (7) a reunião de chanceleres do bloco em Assunção, às vésperas de uma cúpula de chefes de Estado marcada pela ausência do argentino Javier Milei e pela adesão da Bolívia.

“Temos uma visão crítica sobre o presente do Mercosul e consideramos que seu potencial como mercado ampliado e plataforma de relacionamento com o mundo está sendo subaproveitado. O Mercosul está precisando de um choque de adrenalina”, declarou Mondino na reunião preparatória.

Ela questionou que o bloco sul-americano, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e agora Bolívia, não tenha conseguido em seus 33 anos “facilitar o acesso aos grandes mercados extrazona” e defendeu uma atualização que contemple “novas modalidades de negociação, mais flexíveis”.

Seu contraparte paraguaio, Rubén Ramírez, ao abrir como anfitrião a 64ª cúpula do Mercosul e países associados no porto de Assunção, disse que “o processo de entendimento tem sido lento e complexo”.

Apesar de criticar a falta de agilidade do bloco, Ramírez destacou o acordo com Singapura, que rompeu com mais de uma década de estagnação na falta de pactos ao ser assinado em dezembro, e mencionou o início das negociações com os Emirados Árabes Unidos no início desta semana.

Por sua vez, o chanceler uruguaio, Omar Paganini, pediu mais uma vez “flexibilidade” nas negociações comerciais, uma antiga demanda do pequeno país pecuarista, e reiterou que o Uruguai impulsionará um acordo com a China ao assumir a presidência semestral do grupo ao fim deste encontro.

A missão é difícil, pois o Paraguai não tem relações com o país asiático devido ao reconhecimento de Taiwan, e os dois maiores parceiros, Brasil e Argentina, não estão convencidos de sua viabilidade.

– Cúpula de líderes –

Além do presidente anfitrião, Santiago Peña, na segunda-feira estarão presentes seus pares do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Uruguai, Luis Lacalle Pou; Bolívia, Luis Arce; e o recém-eleito presidente do Panamá, José Raúl Mulino, como convidado.

O governante boliviano deve formalizar o ingresso de seu país no bloco após a promulgação da lei de adesão na sexta-feira, dias após reprimir o que chamou de uma tentativa de golpe de Estado em La Paz.

Milei, que teve desentendimentos recentes com Arce e Lula, ignorou seus pares do Cone Sul e viajou para um evento conservador no sul do Brasil, onde se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Não buscamos um bloco ideológico, mas sim a integração como objetivo”, respondeu na sexta-feira o chanceler paraguaio Ramírez a uma pergunta sobre o assunto.

O cientista político Alejandro Frenkel, especialista em relações internacionais da Universidade Nacional de San Martín, disse à AFP que essas “situações conflitantes ou de transição política” provavelmente influenciarão o fato de “talvez não haver muita iniciativa ou diretrizes claras sobre para onde avançar” na cúpula.

Além disso, o Uruguai assumirá a presidência pro tempore em pleno período eleitoral, antes das eleições gerais de outubro.

– “Não vamos ceder” –

A reunião acontece em meio a um tratado atrasado com a União Europeia (UE) negociado há mais de 20 anos, que prevê a eliminação da maioria das tarifas entre as duas regiões, criando um espaço comercial com mais de 700 milhões de consumidores.

Segundo este tratado, as potências agrícolas da região exportariam para a Europa carne, açúcar, arroz, mel e soja; enquanto a Europa exportaria automóveis, máquinas e produtos farmacêuticos, entre outros.

No entanto, o acordo encontra resistência de alguns países europeus, principalmente da França, que teme a chegada em massa de produtos agrícolas sul-americanos.

“Não podemos continuar presos em processos nos quais não conseguimos avançar”, declarou Ramírez na reunião de chanceleres.

“Não vamos ceder nem aceitar imposições de políticas protecionistas por parte de países desenvolvidos que, com discursos bem-intencionados, pretendem estabelecer medidas que se transformem em obstáculos ao comércio”, acrescentou.

Longe de desanimar, o Brasil reiterou seu compromisso em alcançar pontos comuns.

“No caso das relações com a União Europeia (…) nosso objetivo de alcançar um acordo ambicioso e equilibrado continua válido”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além desses, são membros plenos a Venezuela, cuja entrada foi aprovada em 2006, mas está suspensa desde 2017 por “ruptura da ordem democrática”, e agora a Bolívia.

 

ACIDENTE DOMÉSTICO DE LULA

  Acidente doméstico de Lula ...