quinta-feira, 4 de julho de 2024

O NOVO PROFISSIONAL COMERCIAL BUSCA INFORMAÇÕES DE MERCADO, ENTENDE O MOMENTO DA EMPRESA E DO INTERLOCUTOR

 

Mauricio Preto – Redator da StartSE

Mauricio Pretto, colunista da StartSe, fala sobre a importância da adaptação constante no mercado comercial, enfatizando a necessidade de conhecimento, preparo e relevância para os profissionais.

Profissional programadora (Foto: Pexel)

Manter-se na zona de conforto não é mais uma opção no mercado super acelerado em que vivemos. O que hoje é novidade e relevante, amanhã pode parecer ultrapassado em um instante. 

É preciso manter a curiosidade e a inquietação na busca incessante por conhecimento.

Profissionais comerciais são testados todos os dias, em cada reunião, em cada interação, em cada follow-up. Clientes superinformados sabem cada vez mais o que querem e, principalmente, o que não querem. 

Seu cliente não quer perder tempo ouvindo sobre seu produto, seu roadmap ou uma lista interminável de funcionalidades que são incomparáveis.

O Novo Profissional Comercial chega totalmente preparado ao cliente relevante, pois sempre se prepara para a reunião. Busca informações de mercado, entende o momento da empresa e do interlocutor. 

Em total controle de sua inteligência emocional, escuta o cliente porque sabe que, para causar impacto, é obrigatório escutar, compreender e não apenas falar.

Compreender o mercado é uma regra; não existe negociação. É necessário ter disciplina para saber que, antes de conversar com um cliente, participar de um evento, ou falar do produto, é preciso compreender a realidade, buscar dados e informações, adotar uma mentalidade data-driven. 

Expressões como “Isso ocorre muitas vezes por semana” não são aceitas. Termos como “muito”, “pouco”, “às vezes” e “sempre” são totalmente subjetivos. O Novo Profissional Comercial não fala subjetivamente; ele busca os detalhes, os números, os fatos!

Para se destacar no mercado é obrigatório ser relevante, conhecer o mercado do cliente e ser visto como uma fonte de informações valiosas e não como uma metralhadora de informações sobre o produto que estão disponíveis no site da empresa.

Se, por exemplo, você vende tecnologia para o mercado de agricultura, sua relevância está em conhecer o mercado do agro, não o seu produto. 

Conheça os fatores que impactam o agro: clima, cotação do dólar, balança econômica, oferta de empréstimos subsidiados, mão de obra, modernização de maquinário. 

Se você entender como tudo isso impacta a vida do seu interlocutor, você terá empatia e conseguirá se comunicar na linguagem do seu cliente e fomentar a inovação e o impacto positivo do seu produto, sem falar das suas funcionalidades.

O Novo Profissional Comercial é detalhado amplamente no livro “Ninguém quer comprar de você, e agora?”. No livro, compartilho os aprendizados e mudanças que tive que fazer nos vinte e cinco anos em que atendi os mais variados segmentos do mercado privado e governamental no Brasil e no mundo.

Leitura recomendada 

Conheça a imersão para empresários, diretores e c-levels que desejam usar IA para levar seus negócios para o próximo nível.

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

  • Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

QUAL É A SABEDORIA DA JOGADA DE LULA

 

História de William Waack – CNN Brasil

Waack: Qual é a sabedoria da jogada de Lula?

Waack: Qual é a sabedoria da jogada de Lula?© Fornecido por CNN Brasil

Quando um político experiente como o presidente Lula faz uma jogada que só traz problemas para ele mesmo, que só atrapalha em vez de ajudar a conseguir o que ele quer, em gíria, uma jogada que parece burra… pergunta-se: será que não tem alguma coisa mais elaborada por detrás? É o que acontece agora com a insistência de Lula em atacar a autonomia do Banco Central e em não dizer exatamente como pretende equilibrar as contas públicas. O falatório do presidente, duas vezes por dia, tem boa parcela de culpa na subida do dólar, que vai acabar batendo na economia real sob a forma de inflação, juros altos, dificuldades políticas e no aumento de expectativas negativas sobre a capacidade do governo de equilibrar as contas, além do descrédito da equipe econômica e da própria figura do presidente da República. O presidente foi desmentido hoje pelo ainda presidente do Banco Central brasileiro ao vivo e a cores na frente dos colegas presidentes dos bancos centrais da Europa e dos Estados Unidos. Assessores no palácio e políticos do partido dele também murmuram… tudo isso para quê? Será que esse jogo de cena, as ameaças de intervenção no câmbio, na política monetária, não escondem na verdade um plano estratégico, um decisivo passo político? Parece que não. É só uma jogada burra mesmo.

TAXAÇÃO E CRIAÇÃO DO IMPOSTO-PUM NA DINAMARCA

História de Carlos Castelo – Jornal Estadão

Flatulência de vacas, ovelhas e porcos é taxada na Dinamarca.

(Rawpixel) Foto:

(Rawpixel) Foto:© Fornecido por Estadão

Imagine um futuro em que as vacas fazem fila nos bancos para pagar seus impostos. “Dona Mimosa, por favor, apresente sua carteira de identidade e o comprovante de residência do estábulo,” orienta a caixa, digitando bovinamente no computador. Pois é, isso logo será a nova realidade dinamarquesa, onde as flatulências dos animais passaram de inconveniente rural à taxação federal.

Os rebanhos escandinavos, sem dúvida, devem estar em polvorosa. Calcule se fossem falantes, como os personagens do livro “Revolução dos bichos”. Sem dúvida, um porco, representante dos animais de fazenda, estaria resmungando:

“Primeiro nos fizeram produzir mais carne, e agora querem controlar o que comemos e soltamos no ar?”

Sim, bacorinho, chegou a era do imposto sobre as ventosidades. Nada mais justo, afinal, suínos, bovinos e ovinos não podem sair por aí emitindo metano como se estivessem numa queima de fogos na virada do ano em Copacabana.

Nessa nova Dinamarca eco-friendly, até o mais rosado dos porquinhos será cobrado pelos sua falta de modos. Pensem só no terror dos fazendeiros ao contabilizar as finanças no final do mês: “Milho, ração, frutas, legumes e… 40 euros pelos arrotos do Rabicó!”

A situação fica ainda mais curiosa quando se pensa no aumento progressivo da taxa. Se hoje é 40 euros por cada animal, em 2035 o valor subirá para 100 euros. É quase como se o governo estivesse dizendo: “Se não conseguimos lhes convencer a reduzir a emissão de gases agora, vamos fazê-los pagar tanto que vão acabar tendo que arrolhar seus animais.”

Os pobres fazendeiros da Dinamarca de amanhã talvez até passem a oferecer cursos de etiqueta para as criações. “Branquinha, querida, lembre-se de mastigar 32 vezes antes de engolir, senão a coisa vai feder pra gente.”

As grandes empresas de suplementos alimentares, é claro, já sentiram o fedor do dinheiro com a nova onda. Logo promoverão rações nas feiras agropecuárias com a promessa: “Zero gases, zero taxas!” E os anúncios serão completamente inusitados: “Cansado de pagar caro pelos traques de seu boi? Experimente nosso suplemento antigás “No-Paid” e economize já.”

A internet também ficará lotada de vídeos com gastroeconomistas ensinando como administrar o campo da nova era. Já dá até para ver o nome dos canais: “Fatos e Flatos”, “Ecoflatos no Ar”, “Agro Sem Pum”.

E os políticos? Bem, parlamentar, como todos sabem, consegue lucrar até com vento. Certamente, se tornarão os heróis que salvaram o planeta Terra, enquanto observam os cofres se enchendo com o dinheiro do recente imposto-pum.

Essa, nem “Revolução dos Bichos”, previu: uma batalha fiscal intestina cujo centro é o intestino dos rebanhos. Chupa, George Orwell!

 

MINISTRO DO STF DESTRAVA PENDURICALHOS DE JUÍZES DE R$ 1 BI

 

História de admin3 – IstoÉ

Às vésperas do recesso do Judiciário, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, devolveu para julgamento a ação sobre o pagamento de quase R$ 1 bilhão em penduricalhos a juízes federais. A discussão sobre o tema está suspensa desde março, quando o ministro pediu mais tempo para analisar um recurso da Advocacia-Geral da União contra decisão do ministro Dias Toffoli que liberou o benefício a um grupo de magistrados que pode vir a embolsar até R$ 2 milhões cada.

Gilmar liberou o caso para julgamento às 12h do dia 26, data em que teve início o Fórum Jurídico de Lisboa. O evento é organizado pelo IDP, a faculdade do ministro e foi apelidado de ‘Gilmarpalooza’ nas redes sociais.

Não há data prevista para que o caso volte a ser debatido no STF. A análise deve ser retomada no plenário virtual da Corte, onde o processo começou a ser avaliado. O caso está sob alçada da Segunda Turma, da qual participam, além de Gilmar e Toffoli, os ministros Edson Fachin, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

No centro do processo está uma decisão do Tribunal de Contas da União que suspendeu o pagamento retroativo do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) – vantagem extinta desde 2006 e que foi ressuscitada pelo Conselho da Justiça Federal em 2022.

Mais conhecido como quinquênio, o ATS prevê que, a cada cinco anos, os magistrados incorporem 5% de seus salários aos respectivos contracheques, um aumento automático.

A decisão do Conselho de Justiça Federal foi chancelada pelo Conselho Nacional de Justiça, o que abriu um impasse com a Corte de Contas.

Toffoli atendeu um pedido da Associação dos Juízes Federais e suspendeu o acórdão do TCU. A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão, alegando que a decisão de Toffoli iria gerar um “prejuízo irreparável para os cofres públicos”.

Os ministros do STF não devem se manifestar sobre a validade do benefício concedido aos magistrados, mas sobre a possibilidade de o Tribunal de Contas suspender ato do Conselho da Justiça Federal.

A associação dos juízes federais sustenta que não existe essa possibilidade, sob argumento de “independência do Poder Judiciário”.

Do outro lado, o TCU considera que negar a competência do TCU para suspender o pagamento do benefício implicaria em negar a atribuição do “Congresso Nacional para exercício do controle externo por meio de auditorias e inspeções realizadas pela Corte de Contas por solicitação das Casas Legislativas ou de suas comissões”.

A Procuradoria-Geral da República deu parecer favorável aos juízes federais. Apontou que a competência do TCU é federal e não nacional. Para a PGR a decisão do TCU que travou o quinquênio “atenta contra a unicidade do estatuto da magistratura”.

DÍVIDA DOS ESTADOS COM A UNIÃO AINDA SEM DEFINIÇÃO DE COMO PAGAR

 

História de Rebeca Borges, Gabriela Prado – CNN Brasil

Dívida dos estados: Pacheco reúne líderes e governadores, mas negociação segue sem desfecho

Dívida dos estados: Pacheco reúne líderes e governadores, mas negociação segue sem desfecho© Fornecido por CNN Brasil

Após um dia marcado por negociações entre governadores, parlamentares e membros do governo, a dívida dos estados com a União segue sem uma solução oficial. Na noite desta terça-feira (2), o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP); o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, para discutir o tema. A reunião durou quase três horas. A equipe de Pacheco chegou a anunciar que o senador faria um pronunciamento após a agenda, mas a coletiva de imprensa foi adiada para quarta-feira (3). Segundo o governo federal, os estados brasileiros acumulam um total de R$ 740 bilhões em dívidas com a União. Cinco estados concentram a maior parte dos débitos: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás. Expectativa por urgência Pacheco trabalha na construção de um projeto de lei complementar para reduzir juros e amenizar os débitos das unidades federativas com a União. O presidente do Senado tenta costurar um acordo que agrade os gestores estaduais e o Ministério da Fazenda. A expectativa é de que o texto seja protocolado em regime de urgência, para que não haja necessidade de avaliá-lo em comissões temáticas. Pacheco espera aprovar a matéria antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é cotado para a relatoria. Encontro com governadores Na tarde desta terça, Pacheco também se reuniu com governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e com o governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth (PSD). A principal mudança pleiteada pelos gestores estaduais seria alterar o indexador da dívida. Hoje, os juros são de 4% mais o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou a taxa Selic, o que for menor. Os governadores pedem só a correção da inflação ou no máximo mais 1% de juros. A proposta ainda inclui que outros 2% que seriam usados no pagamento de juros sejam revertidos em investimentos para as áreas necessárias aos estados, como infraestrutura, segurança pública e educação. Os governadores também pedem a ampliação do pagamento da dívida com ativos, incluindo o uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) que será feito para os estados com a Reforma Tributária. Análise de governadores Após a reunião, o governador em exercício por São Paulo, Felício Ramuth (PSD), afirmou à CNN que a proposta avançou, mas que técnicos dos estados ainda vão trabalhar na proposta com o Senado. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que as medidas precisam ser ampliadas para atender o estado. “Vejo como medidas boas, positivas, que vão ajudar, mas precisaríamos de algo robusto. Para uma dívida como a de Minas, que é de R$ 160 bilhões, transferir ativos de R$ 20 bilhões, R$ 30 bilhões ou R$ 40 bilhões, ainda nos deixaria com uma dívida monstruosa e que inviabilizaria uma boa gestão”, disse Zema.

GOVERNO ESPERA APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA COM MUITOS VOTOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

História de Renata Souza, Luisa Cerne – CNN Brasil

Governo espera mais de 400 votos para aprovar regulamentação da reforma tributária

Governo espera mais de 400 votos para aprovar regulamentação da reforma tributária© Fornecido por CNN Brasil

O governo conta com mais de 400 votos na Câmara dos Deputados para aprovar a regulamentação da reforma tributária, segundo informações do líder do governo na Casa, deputado federal José Guimarães (PT-CE). A declaração foi dada em entrevista nesta terça-feira (2) e foi validada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Para ser aprovada, a medida precisa de maioria absoluta — 257 votos entre os 513 deputados. “Podem cravar, são mais de 400 votos”, disse Guimarães. Na avaliação de Haddad, o momento mais difícil foi a aprovação da emenda constitucional que estabeleceu a reforma tributária — promulgada em dezembro do ano passado. “A emenda constitucional beirou os 400 votos, essa aqui está mais tranquila do que a emenda constitucional, eu concordo”, complementou Haddad à fala do deputado. Segundo o ministro, as discussões para regulamentação da matéria têm gerado um “processo suprapartidário” entre os congressistas. “Você não consegue nem distinguir um parlamentar do outro, o partido, está todo mundo empurrando para o mesmo lado de pacificar o país em relação a isso — de diminuir litigiosidade, aumentar transparência, fazer todo mundo pagar para pagar menos, o consumo popular ter uma incidência menor de alíquota. Está todo mundo na mesma linha, todo mundo concorda com os princípios”, afirmou. Há dois meses, os deputados federais, divididos em dois grupos de trabalho (GTs), discutem a regulamentação da reforma. A expectativa é de que os relatórios dos GTs sejam divulgados na quarta-feira (3) e a votação em plenário fique para a segunda semana de julho, antes do recesso parlamentar — que começa no dia 18. “Aprovamos a emenda constitucional, [que] é muito mais difícil, e agora são detalhes a partir do que já foi discutido. Os temas centrais já estão na Constituição, agora o que entra aqui, entra lá, são detalhes, não é isso que vai impedir. E outra, uma votação só, 257 votos, está tudo bem mais tranquilo”, disse Haddad.   *Com informações de Rebeca Borges e João Rosa, da CNN

 

TAXAÇÃO DE PRODUTOS CHINESES GERA CONFLITO COM A CHINA

 

História de NELSON DE SÁ – Folha de S. Paulo

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Questionado sobre as ações do governo brasileiro contra produtos da China, o regime em Pequim minimizou as divergências e não respondeu se as tarifas poderão resultar, na direção contrária, em diminuição das compras chinesas no Brasil.

“A China e o Brasil apoiam firmemente o comércio livre e se opõem ao protecionismo”, disse a porta-voz Mao Ning, do ministério do exterior. “E estão ativamente comprometidos com o crescimento sólido e constante do comércio bilateral. Tanto a China quanto o Brasil se beneficiam dos laços comerciais. Acreditamos que nossos dois lados podem lidar bem com as questões.”

Na segunda-feira (1º), entrou em vigor no Brasil o aumento do imposto de importação sobre carros elétricos, de 10% para 18%. No ano que vem, ele vai para 25%. Em abril, já havia entrado em vigor o aumento de imposto sobre o aço, também de cerca de 10% para 25%. Nos dois casos, assim como na recente “taxa das blusinhas”, não se identifica o alvo, mas é a China.

Uma autoridade brasileira argumenta que o país não pode abrir mão do uso de tarifas para calibrar sua exposição ao momento atual do comércio exterior. Com Estados Unidos e União Europeia buscando barrar produtos chineses como carros elétricos e aço, estes são desviados para os países onde mantêm acesso, diz a fonte, que solicitou anonimato para abordar o conflito com liberdade.

Outros mercados emergentes de maior porte também estariam se preparando para ampliar as tarifas sobre produtos chineses, casos de Índia e Indonésia, respectivamente, sobre aço e têxteis.

Segundo o argumento brasileiro, sua taxação, em comparação com a americana e a europeia, não seria discriminatória e permitiria manter o mercado exposto à concorrência chinesa, ao mesmo tempo em que evita inviabilizar a indústria local. Nos três casos, aço, carros elétricos e “blusinhas”, as medidas foram anunciadas após lobby de concorrentes já instalados no país.

As ações brasileiras também começam a ser usadas como argumento pelos negociadores europeus, para defender as suas próprias barreiras. Há duas semanas, em viagem a Pequim, o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, disse que o Brasil usa “tarifas punitivas”, enquanto a UE “faz as coisas de forma diferente”, buscando igualdade de condições.

As tarifas europeias começam provisoriamente nesta quinta (3) com uma elevação média do imposto sobre carros elétricos chineses para cerca de 30%. Pequim aceitou a proposta da UE de iniciar negociação, que deve ir até dezembro, quando entram em vigor os percentuais definitivos.

O movimento contra carros elétricos e outros produtos chineses de transição energética, como painéis solares, se acentuou nos últimos meses com as acusações do governo americano de excesso de produção na China, ameaçando o incentivo à produção nos EUA. Pequim acusa Washington de protecionismo, com impacto no combate à mudança do clima.

“Não podemos abrandar o nosso ritmo na transição em troca de crescimento de curto prazo, nem praticar protecionismo em nome da proteção do ambiente”, disse Mao Ning, a porta-voz chinesa. “Precisamos abordar as questões de desenvolvimento com uma visão mais longa e dar as mãos para cultivar novos motores para o crescimento.”

MILEI DEFENDE SUAS OPINIÕES SOBRE O BRASIL E BOLÍVIA

 

História de Simone Iglesias – Bloomberg

(Bloomberg) — O presidente argentino Javier Milei defendeu sua suspeita de que a tentativa de golpe da semana passada na Bolívia foi encenada e continuou seus ataques ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em uma postagem nas redes sociais, que se referia a um crítico não identificado como “um dinossauro idiota”.

A postagem causou confusão generalizada porque Lula era a única pessoa mencionada pelo nome, enquanto a identidade do “dinossauro” não foi explicada. O gabinete de Milei negou a associação, mas não disse quem Milei estava insultando. Reportagens locais identificaram pelo menos dois jornalistas que poderiam ter sido objeto do desdém de Milei.

Mas sua postagem nas redes sociais também reiterou as diversas críticas de Milei a Lula, arriscando uma escalada da rivalidade com seu vizinho um dia depois de escolher esnobá-lo em uma próxima visita ao Brasil.

Milei criticou Lula nas eleições argentinas do ano passado, nas quais o brasileiro enviou uma equipe de seus próprios veteranos de campanha para ajudar o oponente de Milei. Ele acusou Lula de interferir nas eleições e apoiar “a campanha mais suja da história”. Ele também chamou Lula de comunista e observou que ele havia sido preso sob acusação de corrupção antes de retornar à presidência.

Milei fez as críticas em uma postagem nas redes sociais que reiterou sua posição de que a tentativa de golpe da semana passada contra o presidente boliviano Luis Arce foi uma insurreição “falsa” e “fraudulenta”, posição que coloca o libertário em desacordo com líderes de esquerda como Lula, que denunciaram a tentativa.

“A fraude montada na Bolívia é conhecida e o perfeito idiota, em vez de aceitar, me critica”, disse Milei em um post no X na manhã de terça-feira, novamente fazendo referência ao “dinossauro” não identificado que ele estava atacando.

Day Two Of The G-7 Leaders Summit

Day Two Of The G-7 Leaders Summit© Photographer: Francesca Volpi/Bloomberg

Milei e Lula têm continuamente trocado farpas públicas, esfriando as relações entre Brasil e Argentina. Na segunda-feira, Milei anunciou que participará do evento CPAC Brasil, um desdobramento da Conferência de Ação Política Conservadora nos EUA, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Milei e Bolsonaro planejam se encontrar durante o evento, que acontecerá sábado e domingo, segundo Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente e organizador da CPAC Brasil.

O governo Lula não quis comentar a postagem. O brasileiro exigiu na semana passada um pedido de desculpas de seu vizinho, e o porta-voz de Milei disse que nenhuma seria dada.

A administração de Arce reuniu-se na segunda-feira com o embaixador da Argentina e disse que “rejeitava energicamente” as declarações de Milei sobre a tentativa fracassada de golpe.

Milei em maio desencadeou uma crise diplomática com a Espanha, um dos aliados históricos da Argentina, ao criticar o primeiro-ministro socialista espanhol Pedro Sanches e aparecendo em um comício de campanha do partido de extrema-direita Vox. O governo de Sanchez respondeu retirando o embaixador da Espanha de Buenos Aires.

(Corrige título e matéria em várias pontos para refletir fato que Lula não foi objeto do insulto sobre “dinossauro”)

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©2024 Bloomberg L.P.

O TRABALHO HÍBRIDO OFERECE FLEXIBILIDADE E EUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL E NA MANUTENÇÃO DE NETWORKING

*Mara Leme Martins

Nos últimos anos, o mundo corporativo sofreu transformações significativas, impulsionadas pela pandemia e pelo avanço das tecnologias digitais. Uma das mudanças mais marcantes foi a adoção do modelo de trabalho híbrido – também conhecido como trabalho flexível -, que combina períodos de trabalho remoto com dias no escritório presencialmente. Segundo um levantamento realizado pela JLL Consultoria, o formato está consolidado entre as empresas da América Latina – a pesquisa mostra que 85,6% das companhias brasileiras adotam o modelo atualmente.

O levantamento também revela que a transição para modelos mais flexíveis foi amplamente adotada por empresas de todos os setores, tamanhos e origens. Contudo, embora o modelo híbrido ofereça flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ele também pode ser desafiador no que diz respeito à manutenção de networking e relacionamentos interpessoais na empresa.

Para que a comunicação não seja afetada, é necessário o alinhamento de estratégias conscientes para cultivar e fortalecer laços profissionais, listo-os abaixo:

1. Eventos e organizações de network: a participação em eventos sociais da empresa e de programas de networking fora da empresa, mesmo que virtuais, são fundamentais no que diz respeito ao crescimento profissional, pois serão oportunidades valiosas para interagir informalmente com colegas de profissão e fortalecer vínculos pessoais. O uso de redes sociais, ou de ferramentas de comunicação interna são grandes aliados nessa jornada

2. Participação ativa em reuniões: participar ativamente em reuniões, sejam elas presenciais ou virtuais, é crucial, se manter preparado para contribuir efetivamente, seja fazendo perguntas pertinentes, compartilhar ideias ou até mesmo dar feedbacks construtivos, demonstrando assim seu comprometimento e construindo sua presença na empresa. 

3. Comunicação proativa: a comunicação é a espinha dorsal do networking, especialmente no ambiente híbrido. Portanto, seja proativo em suas interações, entenda o funcionamento de ferramentas de comunicação digital e as use sempre que necessário, a exemplo de e-mails, mensagens instantâneas, e chamadas de vídeo, buscando manter contato regular com colegas e superiores. 

4. Mentoria e aconselhamento: busque oportunidades para ser mentorado por profissionais que confia, e também para mentorar os novos colegas de trabalho que poderão ir chegando. Esse relacionamento de troca de conhecimentos e experiências fortalece os laços e cria uma rede de apoio mútua. Além disso, a mentoria pode proporcionar uma visão mais ampla das dinâmicas organizacionais da empresa e auxiliar no desenvolvimento de carreira.

6. Feedback e reconhecimento: não subestime o poder do feedback e do reconhecimento. Elogiar o trabalho bem feito de colegas e solicitar feedback construtivo demonstra respeito e valoriza a colaboração. Essa prática reforça o espírito de equipe e cria um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Não há como escapar de uma realidade consolidada, como o trabalho híbrido, mas com toda certeza podemos nos adaptar e traçar estratégias que nos permitam prosperar nesse novo contexto.

A integração de melhorias na comunicação e o empenho em manter o networking mesmo no cotidiano online pode transformar desafios em oportunidades, e como consequência permitir que profissionais se mantenham conectados e engajados, independentemente da localização física.

*Mara Leme Martins PhD. Vice Presidente do BNI Brasil – Business Network International – a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo

CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET

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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.

Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

  • Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

 

terça-feira, 2 de julho de 2024

DESEQUILÍBRIO FISCAL DAS CONTAS PÚBLICAS PROJETADO PARA VÁRIOS ANOS

 

História de IDIANA TOMAZELLI – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A volta do desequilíbrio na chamada regra de ouro do Orçamento, que impede a emissão de dívida para bancar despesas como salários e benefícios, vai ampliar o poder de barganha do Congresso Nacional nas negociações com o Executivo a partir de 2025.

A projeção inicial do governo indicava uma insuficiência de R$ 52,7 bilhões no ano que vem, mas o valor pode ser até maior no momento do envio da proposta de Orçamento, em 31 de agosto. Em 2026, ano eleitoral, o rombo pode chegar a R$ 293,3 bilhões.

A lógica da regra de ouro, prevista na Constituição, é a de que nenhum governo pode se endividar para pagar despesas que não sejam investimentos (que dão retorno a longo prazo e justificam a contratação de uma operação de crédito) ou a rolagem da própria dívida pública.

Em situação de desequilíbrio, o texto prevê uma válvula de escape. Se a União precisar tomar emprestado para pagar despesas correntes (aquelas do dia a dia, como salários e benefícios), é preciso obter aval da maioria absoluta do Congresso –257 deputados e 41 senadores.

O problema central está no esgotamento dos expedientes usados pelo Executivo nos últimos anos para cobrir sozinho o buraco e evitar a necessidade de recorrer ao Legislativo para obter uma autorização especial e destravar as despesas.

Desde 2021, o Executivo conseguiu recorrer a antecipações de pagamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), repasse de lucros do Banco Central e resgate de superávits financeiros de fundos. Essas receitas financeiras ajudaram a compensar a arrecadação insuficiente para honrar despesas correntes.

Neste ano, as reservas de recursos ainda serão capazes de suprir as necessidades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Orçamento foi enviado com R$ 200,3 bilhões em despesas condicionadas, mas a previsão atual é uma margem positiva de R$ 25 bilhões na regra de ouro.

De 2025 em diante, porém, o diagnóstico é de que a fonte de receitas secou.

A demora em alcançar um superávit suficiente para estabilizar a dívida pública, a suspensão do pagamento da dívida por alguns estados e municípios e a elevação dos juros pagos pelo Tesouro Nacional para se financiar no mercado são ingredientes que só agravam o quadro, pois aumentam o desequilíbrio na regra de ouro.

O risco de descumprir a regra de ouro entrou no radar do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal em 2017, na esteira dos sucessivos déficits desde 2014. Mas a necessidade de fazer o primeiro pedido de crédito suplementar para atender à norma se deu em 2019.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) escolheu condicionar despesas essenciais e com apelo político e social, como benefícios previdenciários e do Bolsa Família, como estratégia para acelerar a liberação. Mesmo assim, enfrentou duras negociações envolvendo pedidos de emendas e verbas. Em 2020, o crédito da regra de ouro também se converteu em moeda de troca nas tratativas com parlamentares.

A partir de 2021, o Executivo conseguiu emplacar na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) um artigo para dar mais flexibilidade à equipe econômica. Na prática, despesas inicialmente condicionadas ao crédito suplementar avalizado pelo Congresso poderiam ser destravadas, caso surgisse alguma receita extra. A medida eliminou uma das fontes de pressão política.

Agora, sem ter de onde tirar recursos para seguir sem depender do Congresso, o governo Lula pode se ver obrigado a ceder em propostas de seu interesse ou liberar mais verbas em troca da aprovação do crédito, avaliam técnicos da área econômica e especialistas.

Mesmo a estratégia de condicionar benefícios sociais para sensibilizar parlamentares pode ser insuficiente diante de um ambiente político mais adverso.

O cientista político Rafael Cortez, sócio da consultoria Tendências, afirma que a nova composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal será a variável central para determinar o grau de governabilidade e as chances de sucesso da agenda do governo de modo geral.

“Nos últimos anos, a Mesa Diretora foi formada, sobretudo a da Câmara, por nomes que rivalizaram com o Executivo, de tal sorte que o atual governo e o próprio PT precisaram apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para não pagar o custo dessa oposição”, disse.

Segundo ele, há dois cenários possíveis. O primeiro, mais otimista, pressupõe a melhora na relação após a substituição de Lira, independentemente do nome escolhido pelos congressistas.

No segundo, mais pessimista, eventual racha do centrão em torno de diferentes nomes na disputa pelo comando da Câmara pode trazer mais instabilidade política, sobretudo se o vitorioso não conseguir superar essas divisões após a eleição. Na avaliação de Cortez, este é o cenário mais provável de se concretizar.

“No atual equilíbrio, Lira até precisa negociar, mas o governo consegue passar a matéria. Não tem uma paralisia. Em um cenário mais preocupante, o risco de paralisia não é desprezível”, disse.

Por ser essencial para o pagamento de benefícios sociais, o crédito da regra de ouro não deve travar totalmente. Mas a barganha tende a aumentar.

“Quanto maior a instabilidade, maior o custo dessa aprovação. O governo precisaria ceder em outros espaços que ele não gostaria”, afirmou Cortez.

ENTENDA O IMPASSE DA REGRA DE OURO

O que é a regra de ouro?

É uma norma prevista na Constituição que impede o uso de recursos obtidos via emissão de títulos da dívida para pagar despesas correntes, como salários e benefícios sociais.

O que acontece se houver desequilíbrio na regra?

O governo fica impedido de pagar as despesas descobertas. A única exceção é quando o Congresso aprova, por maioria absoluta, uma autorização especial para financiar os gastos com recursos da dívida pública.

Qual é o impasse enfrentado pelo governo?

Desde 2021, o governo tem conseguido recorrer a fontes de receitas financeiras extras para compensar o desequilíbrio na regra de ouro sem depender do Congresso Nacional. Essas fontes não devem mais ser suficientes a partir de 2025, o que obrigará o Executivo a negociar a liberação com os parlamentares.

A SITUAÇÃO DA REGRA DE OURO

Em 2024

Projeção no Orçamento: insuficiência de R$ 200,3 bilhões

Projeção atualizada em maio de 2024: margem positiva de R$ 25 bilhões

Próximos anos

2025: insuficiência de R$ 52,7 bilhões

2026: insuficiência de R$ 293,3 bilhões

2027: insuficiência de R$ 263,7 bilhões

2028: insuficiência de R$ 272 bilhões