domingo, 30 de junho de 2024

COMO TIRAR MOFO DE ROUPA

História de Equipe eCycle

Descubra como tirar mofo de roupa

Descubra como tirar mofo de roupa© Fornecido por eCycle

Como tirar mofo de roupa? Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no guarda roupa e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar nas suas roupas, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda a casa.

Por isso, saber como tirar mofo de roupa é um conhecimento dos mais importantes – e não requer o uso de produtos químicos nocivos para sua saúde, como a água sanitária.

Por que o cheiro de mofo aparece?

O odor característico do mofo é resultado do excesso de umidade do ar no ambiente. Isso permite o aumento da proliferação dos fungos. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas mofadas.

Quando as manchas de mofo são recentes, é só lavar normalmente as roupas, o mais rápido possível, para tirar todo o mofo. Em outros casos, o cheiro de mofo insiste em continuar nas roupas, por mais que você tente lavá-las.

Às vezes dá até vontade de jogar a roupa fora, né? Calma! Embora dramático, o mofo nas roupas é uma questão reversível. Além disso, para tirar manchas de mofo, você pode usar algumas técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza com substâncias químicas prejudiciais.

Como tirar mancha de mofo da roupa?

Como tirar mofo de roupa com vinagre?

O que é bom para tirar mofo de roupas coloridas? Se a lavagem simples não deu jeito, você pode tentar o truque de remover o mofo usando um pouco de vinagre. Essa técnica é bem simples e rápida – além de econômica. O vinagre tem propriedades antibióticas e antifúngicas, de modo que ele ajuda a eliminar tanto o cheiro de mofo, quanto os fungos que causam as manchas de mofo.

Jogue água quente em uma bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre de álcool ou qualquer vinagre branco. Deixe a peça de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a peça normalmente e deixe secar completamente antes de guardá-la no guarda-roupa ou usá-la de novo.

Como tirar mofo de roupa com bicarbonato de sódio?

Um segundo passo na briga para tirar mofo de roupa é misturar o vinagre com algumas colheres de bicarbonato de sódio, sempre útil nas soluções caseiras. Misture os dois itens até obter uma pasta, aplique na região afetada e espere 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova ou um pano limpo, fazendo movimentos circulares (cuidado para não estragar o tecido!). Então, lave a roupa normalmente.

Como tirar mofo de roupa com limão e sal?

Para tirar mofo de roupa com sal e limão, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha de mofo, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal das roupas afetadas.

Como tirar mofo de roupas com álcool?

Tirar o mofo de roupa de couro é uma tarefa um pouco mais difícil. Para essas peças, usar álcool e sabão pode ajudar. Primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar e, em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida (se for um sabão caseiro ou de coco é melhor!) e água ou com álcool.

Freezer

Para roupas que não podem ser lavadas, é possível tirar o mofo com o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.

Ebulição

Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa prática é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas.

Depois disso, coloque a mistura de água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada. Para saber mais, confira a matéria:

Esses métodos citados são ótimas alternativas de como tirar mofo de roupa. Você acaba com o cheiro indesejável e não prejudica o tecido – nem sua saúde ou o meio ambiente. Entretanto, se nenhum deles der certo, evite usar tecidos mofados, pode ser perigoso para sua saúde! Entenda o porquê na matéria:

 

MEI PODE SER UMA ARMADILHA PARA IDOSOS EMPREENDEDORES

 

História de Redação – Catraca Livre

Senior men drinking tea together and chatting

Senior men drinking tea together and chatting© Fornecido por Catraca Livre

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O desejo de muitos aposentados de buscar uma renda extra através do empreendedorismo pode se tornar uma armadilha se não observados os critérios ao regularizar seus pequenos negócios como Microempreendedor Individual (MEI). A formalização pode, na verdade, resultar no corte de benefícios importantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), exigindo cautela ao dar esse passo.

Idosos com MEI podem perder aposentadoria

Idosos com MEI podem perder aposentadoria© Fornecido por Catraca Livre

Empreender na aposentadoria

Após a aposentadoria, muitos idosos desejam continuar ativos no mercado de trabalho, explorando seus talentos ou transformando hobbies em fontes de renda. Empreender pode ser uma escolha válida, mas é fundamental compreender os critérios, principalmente ao optar pela formalização através do MEI.

Mesmo com a aposentadoria, não há restrições para iniciar um novo emprego ou empreendimento. O afastamento do mercado de trabalho não implica em invalidez, e muitos idosos escolhem dedicar-se a atividades autônomas para complementar sua renda.

Os riscos de abrir um MEI na aposentadoria

É importante que os aposentados estejam cientes dos riscos ao optarem pelo MEI. Ao registrar um pequeno negócio em seu nome, o sistema reconhece a nova fonte de renda, e isso pode resultar no cancelamento de benefícios importantes do INSS.

Os benefícios do INSS cancelados ao se tornar MEI incluem a Aposentadoria por Invalidez e o Auxílio-Doença ou Salário Maternidade.

Estes benefícios são destinados a situações específicas, como doenças permanentes que impedem o retorno ao trabalho. Abrir uma empresa pode ser interpretado como a capacidade de gerar uma renda adicional, o que poderia afetar a elegibilidade desses benefícios.

Exceções para Idosos Aposentados:

Por outro lado, os idosos aposentados por idade, tempo de contribuição ou insalubridade têm mais liberdade para registrar suas atividades como Microempreendedor.

Nesses casos, a formalização pode ser uma maneira interessante de regularizar o trabalho prestado, contribuir para o INSS e aproveitar vantagens adicionais.

Por que idosos devem considerar o MEI?

Para aqueles que ainda não se aposentaram, a abertura do MEI é uma opção interessante, pois permite a contribuição para o INSS e traz diversas vantagens:

  • Emissão de nota fiscal e venda para outras empresas ou órgãos públicos;
  • Possibilidade de realizar empréstimos em nome da empresa para investimentos;
  • Contratação de até um funcionário para aumentar a produção;
  • Unificação de pagamentos de impostos, resultando em benefícios fiscais.

SER CRIATIVO E ESTRATÉGICO SEMPRE FOI PARTE IMPORTANTE DO PACOTE NA ÁREA DE MÍDIA

START SE – Redação Startups

Thiago Fernandes é diretor-executivo de Canais e Audiências da iD\TBWA

Algoritmos, prompts e criatividade: conheça o novo perfil do profissional de mídia 4.0

Profissão está em constante evolução e integração da IA está transformando a maneira como campanhas são criadas e gerenciadas. Entenda!

O profissional de mídia 4.0: entre algoritmos, prompts e criatividade

No dia 21 de junho comemoramos o Dia do Profissional de Mídia. É impossível mensurar ao certo quando esta profissão surgiu de fato, porém, o que podemos ter certeza é que ele passou por inúmeras mudanças desde então. Inclusive, a potencial maior delas acontece neste exato momento com a chegada da IA. Antes de mais nada, porém, é preciso avaliar o contexto histórico.

Há alguns anos, os profissionais técnicos de mídia, que operam nas plataformas de comunicação, principalmente Google e Facebook, eram chamados de “traders”. Isso porque havia uma clara semelhança entre a forma de atuação destas pessoas de mídia com funcionários do setor financeiro, em um leilão frenético entre publishers vendendo seus espaços e as agências/anunciantes calibrando os lances.

Com a evolução do papel da comunicação no negócio e nos resultados dos clientes, a operação de mídia passou a receber um teor mais analítico e matemático. Não me entenda mal, ser criativo e estratégico sempre foi parte importante do pacote no na área de mídia. No entanto, os profissionais mais recentes que ingressaram no mercado passavam mais tempo operando plataformas digitais de mídia do que expondo o seu lado inspiracional.

Avaliando o atual cenário do setor de mídia, a IA definitivamente chegou e está sendo integrada de forma definitiva na rotina de praticamente todas as áreas. E o profissional de mídia, é claro, não está passando ileso a isso. Em um movimento liderado por essas mesmas grandes plataformas, como Google e Facebook, estão sendo implementadas soluções complexas e integradas ao setor de mídia, praticamente unindo a parte criativa à operação de comunicação.

Por meio da integração da IA com as plataformas de mídia, você é capaz de montar sua peça, troca o fundo, adiciona o call to action, muda o copy, integra nas campanhas, testa o resultado, tira insights, otimiza e corre pro abraço. Tudo numa mesma jornada de usuário e sequência rápida de cliques e prompts. Este é o futuro presente da profissão, pelo menos no que depender das plataformas de mídia self-service.

Esse novo cenário cria um momento de reflexão – como será o profissional de mídia e comunicação que irá cumprir essa função? Daqui a mais ou menos 2 anos (ou será 6 meses?), quando essa pessoa for contratada, como será sua rotina? E qual será a nomenclatura desse cargo? Criatimídia? Midiativo? Criativo analítico? Estrategista de campanhas? Trader criativo?

Apesar de todas essas incógnitas, o que fica claro é que o novo profissional de mídia, ou de criação, ou de marketing em geral, vai precisar adicionar inúmeras novas camadas em uma única função: capacidade analítica, ser bom com números, ter senso estético, criatividade, redação e desenvolver bons prompts. Ou seja, quem trabalha com mídia precisará usar intensamente ambos os lados do cérebro. A ampliação das atribuições não ocorre sem um contexto propício.

Com a IA integrando-se cada vez mais às plataformas de mídia, a automação de tarefas repetitivas irá liberar tempo para que os profissionais de comunicação possam focar cada vez mais em estratégias criativas e analíticas. No entanto, isto exigirá novos conhecimentos e demandas por parte dos especialistas de mídia. Plataformas como o Google Ads, por exemplo, já utilizam machine learning para otimizar lances e segmentação de forma automática, mas demandam conhecimento em mídia, mesmo que básico, em programação básica e compreensão de algoritmos da tecnologia.

Ou seja, a convergência entre departamentos criativos de comunicação e de mídia sugere uma maior necessidade de colaboração interdisciplinar, com equipes integradas de criadores, analistas de dados e especialistas em IA trabalhando juntas para criar campanhas holísticas. O grande ponto é: será que os departamentos de Criação e Mídia, apartados, porém integrados, como são hoje, continuarão a existir? Aliás, será que departamentos irão existir?

“Ah Thiago, mas os profissionais de hoje já são assim!” São mesmo? Claro que existem pessoas de mídia que conseguem alinhar todas essas expertises, seja por talento ou necessidade. Contudo, cada vez mais esse será o default da profissão – e precisaremos aprender na marra a viver dentro desta nova realidade. Estamos num momento de deslumbramento, adaptação, incertezas e novidades na área de mídia. É normal estar apreensivo, mas também é mágico poder participar de tudo isso, desde ajudando a desenhar o futuro ou mesmo experimentando como as coisas acontecerão.

A grande verdade é que a profissão de mídia digital no âmbito da comunicação está em constante evolução, e a integração da IA está transformando a maneira como as campanhas são criadas e gerenciadas. O especialista precisa estar mais preparado do que nunca, alinhando uma combinação equilibrada de analista de dados, criativo, estrategista, tecnólogo e adaptando-se continuamente às novas ferramentas, plataformas e métodos que a tecnologia traz para o campo de mídia. O caminho à frente é desafiador, mas também repleto de oportunidades para inovação e crescimento. E se você irá participar deste processo comigo, feliz Dia do Profissional de Mídia!

PITCH DA ValeOn

1 – PROBLEMAS QUE A STARTUP ValeOn RESOLVE:

A dinâmica empresarial cria fluxos no qual a população busca por produtos e serviços cada vez mais especializados. Desse modo a dinâmica e a rede comercial gera interferências em todas as cidades aqui do Vale do Aço.

Existem as mudanças de costumes e hábitos inseridos na sociedade que por meio das tecnologias acessíveis e do marketing chegam até aos menores lugares, levando o ideário de consumismo e facilitando que esses locais igualmente tenham oportunidade de acesso aos diversos produtos.

A facilidade no acesso as novas tecnologias, à propaganda e estímulo ao consumismo fazem com que mesmo, com o comércio físico existente nessas cidades, ocorra a difusão das compras por meio da internet.

O setor terciário agrega as atividades que não fazem e nem reestruturaram objetos físicos e que se concretizam no momento em que são realizadas, dividindo-se em categorias (comércio varejista e atacadista, prestação de serviços, atividades de educação, profissionais liberais, sistema financeiro, marketing, etc.)

Queremos destacar a área de marketing que é o nosso negócio que contribui na ampliação do leque de informações através da publicidade e propaganda das Empresas, Serviços e Profissionais da nossa região através do site que é uma Plataforma Comercial da Startup ValeOn.

A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

2 – O QUE FAZ A STARTUP ValeOn

A Statup ValeOn através do seu site que é uma Plataforma Comercial feita para fazer publicidade e propaganda online das Empresas, Serviços e Profissionais Liberais da região do Vale do Aço para as suas 27 (vinte e sete) cidades.

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

3 – VALEON É UM MARKETPLACE – QUE FAZ UM MARKETPLACE?

Marketplace é um site de comércio eletrônico no qual são anunciados produtos das empresas, serviços e profissionais liberais dos parceiros anunciantes.

Um marketplace funciona como um shopping virtual e dessa forma as vantagens desse modelo de negócio atinge todos os envolvidos.

Os consumidores podem comparar os preços, orçamentos e avaliações de vários profissionais nesta vitrine online de conquistar mais clientes.

Marketplace é na realidade uma junção de palavras: Market (mercado em inglês) e Place (lugar em inglês). É basicamente, um lugar onde se faz comércio.

O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos dando aos consumidores um leque de opções.

4 –  MERCADO DA STARTUP ValeOn

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

  • Fazemos anúncios de publicidade para vários tipos de Empresas, Serviços e para Profissionais Liberais;
  • Temos excelente custo x benefício;
  • Nossos sites: (https://valedoacoonline.com.br/ e https://valeonnoticias.com.br/) têm grande penetração no mercado consumidor com um bom marketing fit que satisfaz esse mercado;
  • A nossa Plataforma Comercial ValeOn permite total flexibilidade de anúncios, promoções e de produtos, além de oferecer serviços de divulgação de Ofertas de Supermercados e de Veículos;
  • Os resultados são mensurados através de métricas diária/mensal;
  • O seu negócio estará disponível para milhares de Internautas através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • A sua empresa fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existe;
  • Somos altamente comprometidos com os nossos clientes no atendimento de suas demandas e prazos e inteiramente engajados para aumentar as suas vendas.

5 – DIFERENCIAL DA STARTUP ValeOn?

  • Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

6 – OBJETIVOS FUTUROS DA STARTUP ValeOn

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como uma forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

7 – DESCRIÇÃO DA STARTUP ValeOn

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: Facebook, Instagran, WhatsApp, Google, Linkedin, Rádios locais, Jornais locais e onde for possível fazê-la.

Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.

8- EQUIPE DA ValeOn

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

9 – CONTATOS

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

 

sábado, 29 de junho de 2024

DECLARAÇÕES DE LULA GERAM PRESSÃO SOBRE O CÂMBIO

História de Marianna Gualter – jornal Estadão

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira, 28, foram responsáveis pela escalada registrada pelo câmbio, avalia Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central e consultor da A.C. Pastore & Associados.

“Esse movimento (do câmbio) tem nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ele começar a falar e o dólar começou a subir”, pontua o economista, que afirma que não houve nenhum fator externo com força o suficiente para justificar o movimento.

Nesta manhã, Lula voltou a criticar o nível atual da taxa básica de juros e disse que, quando indicar o novo presidente do BC, será construída uma nova filosofia na autarquia. O presidente também afirmou que o governo está fazendo uma análise sobre os gastos públicos, para verificar se há exageros ou desperdício, mas disse que essa avaliação ocorre sem considerar os humores do mercado.

Schwartsman: 'Enquanto o presidente continuar a falar ‘cretinices’, o mercado reagirá negativamente' Foto: Gabriela Biló/Estadão

Schwartsman: ‘Enquanto o presidente continuar a falar ‘cretinices’, o mercado reagirá negativamente’ Foto: Gabriela Biló/Estadão© Fornecido por Estadão

Ao longo do dia, o mercado de câmbio viveu nova rodada de estresse. Com as dúvidas sobre a situação fiscal doméstica renovadas e catalisadas pelo temor de que o contingenciamento nos gastos no próximo relatório bimestral seja apenas modesto, a cotação da moeda americana à vista foi de quase R$ 5,60, com pressão também nos juros futuros e, em menor grau, na Bolsa.

À tarde, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse ser normal haver especulações sobre o próximo comandante da autarquia, mas que é um “não-tema” para um diretor — Galípolo é o favorito para assumir o cargo no fim do ano. O dirigente reconheceu também que o nível do câmbio chama a atenção do BC. Apesar disso, a toada de desvalorização do real seguiu.

Ao fim do dia, o dólar à vista estava cotado a R$ 5,5883, alta diária de 1,47% e semestral de 15,14%, o maior salto neste ano entre os emergentes relevantes e também a mais alta variação ante o real desde 2020. Na semana, a moeda subiu 2,71%, e em junho avançou 6,43%. No acumulado do ano, a alta foi de 15,14%, o que corresponde ao avanço mais significativo em relação à moeda brasileira desde os 35,51% registrados no primeiro semestre de 2020.

A alta do dólar ante o real neste primeiro semestre também se destacou quando comparada ao desempenho da moeda americana ante outras divisas de países emergentes. O dólar subiu bem menos em relação à lira turca (11,01%), peso mexicano (7,97%) peso colombiano (7,15%), peso chileno (7,06%) e rupia indiana (0,23%), e em relação ao rublo russo e ao rand sul-africano caiu 4,06% e 0,55%, respectivamente.

As declarações de Lula já haviam mexido com o câmbio também na quarta-feira, 26. Em entrevista ao portal UOL, pela manhã, ele afirmou que o governo estava fazendo uma análise sobre os gastos públicos, mas ressaltou haver muitos outros países que gastam muito mais do que o Brasil. O petista chegou a reclamar das notícias que relacionavam a alta do dólar às suas declarações na quinta-feira, 27. “Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista”, afirmou. Apesar de o dólar ter aberto em alta na quarta, o movimento acelerou durante sua entrevista.

Lula chegou a sinalizar um ajuste nas contas. Nesta sexta, por exemplo, ele voltou a dizer que “nunca” fará um ajuste fiscal “em cima do povo trabalhador e pobre”, mas ressaltou que fará “qualquer ajuste necessário”, porque não quer “gastar mais do que a gente ganha”.

“Agora mesmo estão dizendo que é importante ter preocupação e fazer ajuste fiscal porque o salário mínimo está ficando alto. Que salário mínimo alto? É o mínimo. Eu farei qualquer ajuste necessário, porque não quero gastar mais do que a gente ganha, mas não será nunca em cima do povo trabalhador e pobre”, afirmou. As cobranças por um ajuste fiscal não passam, porém, pelo reajuste do salário mínimo em si, mas pelo fato de esse valor estar atrelado a outros benefícios, como o BPC (benefício a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência), por exemplo.

Para Schwartsman, a chance de o governo concretizar um ajuste pelo lado do gasto neste ou nos próximos anos é “zero”.

O economista avalia que reações do mercado como a vista nesta sexta tendem a continuar enquanto o presidente seguir fazendo declarações parecidas. “Enquanto o presidente continuar a falar ‘cretinices’, o mercado reagirá negativamente.”

 

CONTA DE LUZ VOLTA A SUBIR

História de NICOLA PAMPLONA – Folha de S. Paulo

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Depois de mais de dois anos sem taxa extra na conta de luz, o brasileiro terá que pagar em julho R$ 1,88 por cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos para sustentar o acionamento de usinas térmicas, mais caras do que as renováveis.

É a primeira vez, desde abril de 2022, que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) implanta a bandeira amarela sobre a tarifa. Em todo esse período, o elevado volume de chuvas e o crescimento da geração renovável mantiveram a conta sem taxas extras.

Em nota, a Aneel diz que a decisão responde à previsão de chuvas abaixo da média até o fim do ano e à expectativa de consumo acima do normal no inverno, que terá temperaturas superiores à média histórica. Assim, espera-se um acionamento maior de usinas térmicas no período.

O sistema de bandeiras tem quatro diferentes níveis. A verde representa que o sistema está ajustado e não cobra taxa extra na conta de luz. As outras têm valores diferentes para cada 100 kWh consumidos: a amarela, R$ 1,885; a vermelha patamar 1, R$ 4,465; e a vermelha patamar 2, R$ 7,877.

Os valores são revistos a cada ano. Em 2024, a Aneel aprovou reduções entre 20% e 37%. Em nota, disse que os cortes foram aprovados “devido ao cenário hidrológico favorável, à grande oferta de energia renovável no país e aos alívios verificados no preço dos combustíveis fósseis no mercado internacional”.

Agora, afirma em nota que as projeções de chuva e demanda já vêm impactando o preço da energia no mercado atacadista, chamado PLD (preço de liquidação das diferenças) e o risco hidrológico das hidrelétricas, que podem gerar menos do que os valores contratados.

“Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, diz a Aneel.

Antes das bandeiras, prossegue, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava mais cara e, portanto, não tinha um sinal para reagir ao aumento.

“Dessa forma, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e reflete o custo variável da produção de energia, no país.

Em 2021, diante da seca severa nas bacias das regiões Sudeste e Centro-Oeste, o governo acabou criando uma bandeira adicional, chamada de bandeira de escassez hídrica, que tinha valor de R$ 14,20 por 100 kWh consumidos.

 

O GOVERNO PODERÁ DESARRANJAR UMA ECONÔMIA RAZOAVELMENTE EQUILIBRADA COM SEUS ALTOS GASTOS

 

História de Rolf Kuntz – jORNAL eSTADÃO

Com desemprego em queda, inflação no espaço de tolerância, consumo em alta e contas externas em ordem, as finanças públicas são a área principal de incerteza econômica no País. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistir na gastança, poderá desarranjar uma economia razoavelmente equilibrada e em condições de crescer com segurança. O alerta vem sendo acionado, seguidamente, por suas falas em defesa de uma política orçamentária frouxa. O problema, segundo ele, é saber “se precisa efetivamente cortar ou se a gente precisa aumentar a arrecadação.

Dólar em alta e agitação financeira têm sido efeitos imediatos dessa retórica — eventos acompanhados, nos últimos dias, de ferozes catilinárias presidenciais contra os especuladores do mercado. Lula continua muito menos empenhado em entender do que em xingar o mercado e o presidente do Banco Central (BC)Roberto Campos Neto. De vez em quando, até aceita falar sobre contenção de gastos, atendendo à insistência do ministro da FazendaFernando Haddad, associado, nessa pressão, à colega do PlanejamentoSimone Tebet. Mas esse discurso dura pouco e é difícil acreditar num efetivo compromisso presidencial de austeridade financeira.

O governo brasileiro pode e deve gastar mais, segundo o presidente Lula. No Brasil, de acordo com ele, a dívida pública é muito menor que a observada em outros países. Na média, a dívida observada em países da OCDE, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, equivale a 123% do Produto Interno Bruto (PIB). Na China, corresponde a 83%. No Japão, a 237%. No Brasil, anda próxima de 75%. Poderia ter citado mais exemplos, como França, Itália e outros desenvolvidos. Mas faltaria lembrar a diferença entre os juros pagos pelos Tesouros desses países e aqueles cobrados do setor público brasileiro. O complemento desse discurso deveria incluir alguma consideração sobre o risco atribuído pelos emprestadores a cada um desses governos.

O risco associado ao setor público brasileiro pode ser exagerado, neste momento, mas é explicável por uma história de irresponsabilidades e de má administração. É preciso, sem dúvida, consertar essa imagem, mas, para isso, será preciso converter em rotina a boa gestão das finanças federais. Neste século — para mencionar um período razoavelmente curto — o Brasil já acumulou o desastre fiscal deixado pela gestão Dilma Rousseff e o golpe do governo Bolsonaro contra os detentores de precatórios, créditos contra o governo reconhecidos pela Justiça.

LULA BRASÍLIA 17. 06.2024 LULA/FUNDO AMAZÔNIA POLÍTICA OE - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhado dos ministro, Ricardo Lewandowvski (Justiça) Marina Silva (Meio Ambiente) o presidente do BNDES Aloisio Mercadante , o diretor geral da Policia Federal Andrei Rodrigues, a presidente da Petrobras Magda Chambriard, durante a cerimônia de assinatura de contrato entre o Ministério da Justiça e o BNDES para destinação de recursos do Fundo Amazônia a ações de fortalecimento do ¨Plano Amazônia: Segurança e Soberania -AMAS. FOTO: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO Foto: WILTON JUNIOR/Estadão

LULA BRASÍLIA 17. 06.2024 LULA/FUNDO AMAZÔNIA POLÍTICA OE – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhado dos ministro, Ricardo Lewandowvski (Justiça) Marina Silva (Meio Ambiente) o presidente do BNDES Aloisio Mercadante , o diretor geral da Policia Federal Andrei Rodrigues, a presidente da Petrobras Magda Chambriard, durante a cerimônia de assinatura de contrato entre o Ministério da Justiça e o BNDES para destinação de recursos do Fundo Amazônia a ações de fortalecimento do ¨Plano Amazônia: Segurança e Soberania -AMAS. FOTO: WILTON JUNIOR/ ESTADÃO Foto: WILTON JUNIOR/Estadão© Fornecido por Estadão

No fim do ano passado, o presidente Lula editou medida provisória para liberar R$ 93 bilhões destinados a liquidar precatórios acumulados desde o período bolsonarista. Fortalecer a credibilidade financeira do governo federal tem sido um dos objetivos declarados do atual ministro da Fazenda. O buraco de R$ 48,64 bilhões nas contas federais de fevereiro foi causado principalmente pela liquidação de precatórios.

A área financeira do atual governo tem procurado consertar problemas acumulados em anos de irresponsabilidade. Ao apoiar esse esforço, o presidente Lula contabiliza a seu favor o apoio a um respeitável trabalho de correção e saneamento. Por enquanto, o ministro da Fazenda parece dispor, juntamente com a ministra do Planejamento, de uma forte sustentação no Palácio do Planalto. Mas compromissos de seriedade fiscal têm apoio limitado no Congresso e são com frequência sabotados no Executivo. Além disso, austeridade financeira e rigorosa seleção de gastos podem conflitar com padrões petistas, mais favoráveis à identificação entre governar e gastar.

O presidente Lula mostrará compromisso com a seriedade se continuar apoiando o uso moderado e criterioso do dinheiro público. Isso deverá envolver uma seleção cuidadosa dos investimentos e uma escolha rigorosa das políticas sociais. O rótulo “social” é tão insuficiente quanto a palavra “investimento” para indicar o uso produtivo e socialmente útil do orçamento. Muitos bilhões foram desperdiçados, neste século, em projetos mal concebidos, mal-executados e frequentemente emperrados. O ministro Haddad parece saber disso. Parte do governo nem parece dar alguma importância a esse tipo de preocupação.

UNIÃO PARA BANCAR AUTORIDADES EM LISBOA GASTA R$ 1,3 BI E O MINISTRO GILMAR MENDES ACHA POUCO

 

História de Weslley Galzo – Jornal Estadão

ENVIADO ESPECIAL A LISBOA – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), minimizou o custo de R$ 1,3 milhão, revelado pelo Estadão, para que as autoridades brasileiras se deslocassem a Portugal para participar do Fórum de Lisboa – evento que foi promovido pelo Instituto de Ensino e Desenvolvimento em Pesquisa (IDP), do qual Gilmar é sócio.

“Eu não sei avaliar essa questão de valores porque teria que se fazer vis a vis a viagens que são realizadas também no Brasil”, disse Gilmar no encerramento do evento. “A todo momento a imprensa publica eventos que estão ocorrendo no Brasil e que custam. É natural que haja custo. Tem que se ter passagem, hospedagem, de modo que eu não sei avaliar se isso é muito ou pouco”, afirmou.

O levantamento do Estadão é parcial, com base nas informações já publicadas: o valor final tende a aumentar. Procurados, os órgãos confirmaram as informações e detalharam as agendas de seus representantes.

O ministro do STF Gilmar Mendes no Fórum de Lisboa Foto: orumdelisboa.com/2024Via Facebook

O ministro do STF Gilmar Mendes no Fórum de Lisboa Foto: orumdelisboa.com/2024Via Facebook© Fornecido por Estadão

Só em diárias, o valor desembolsado por órgãos dos Três Poderes para que seus integrassem viajassem a Lisboa chegou a R$ 1,2 milhão. O pagamento foi feito a pelo menos 78 pessoas, entre servidores, políticos, seguranças, ministros de Estado e membros do Poder Judiciário. A conta tende a aumentar: os dados consultados pela reportagem estão atualizados até o dia 26 de junho, o que significa que nem todos os pagamentos aparecem nas ordens bancárias.

O decano do STF brincou com a situação ao ser questionado pela reportagem sobre os custos ao erário para que juízes, políticos e servidores participassem do evento. “Até agora a gente não conseguiu inventar essa possibilidade da gente viajar de graça. Se o Estadão conseguir ensinar como os correspondentes se deslocam de maneira mais barata. Certamente não vêm a nado”, afirmou.

Segundo Gilmar, uma viagem de Brasília a São Paulo custa mais do que uma viagem de Brasília a Lisboa. Busca na plataforma de monitoramento de passagens Google Flights indica custo de aproximadamente R$ 9 mil para fazer o trajeto Brasília-Lisboa com partida nesta sexta-feira, 28, e retorno no mesmo dia da semana que vem. Já o percurso Brasília-São Paulo na mesma data custaria cerca de R$ 2,6 mil.

O ministro ainda minimizou as críticas ao evento. Disse ouvir as válidas e refutar as que julga injustas.

O evento promovido pelo decano do STF, que foi apelidado no mundo jurídico de “Gilmarpalooza”, por causa dos eventos paralelos, chegou à sua 12ª edição neste ano imerso em críticas por causa da falta de transparência e sob suspeita de conflito de interesses.

Estadão mostrou que sócios, diretores e presidentes de 12 empresas com ações no STF participam como palestrantes da edição deste ano do Fórum. A reportagem também mostrou que o happy hour do Gilmarpalooza na última quinta-feira, 27, foi organizado pelo banco BTG Pactual, que responde a ações na Corte, e reuniu ministros e parlamentares.

MILEI DIZ QUE OS OS DOIS PAÍSES DEVEM COLOCAR OS SEUS INTERESSES ACIMA DESSAS NINHARIAS DE PEDIR DESCULPA

 

História de admin3 – IstoÉ

O ultraliberal presidente argentino Javier Milei recusou-se, nesta sexta-feira (28), a pedir desculpa ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como havia pedido, e em vez disso descreveu-o como um “esquerdista” com “ego inflamado”.

“Devemos nos colocar acima dessas ninharias porque os interesses dos argentinos e dos brasileiros são mais importantes do que o ego inflamado de algum esquerdista”, declarou Milei ao ser questionado pelo canal de televisão LN+ sobre o pedido de Lula.

O presidente brasileiro havia dito publicamente que não falaria com Milei até que ele pedisse desculpas.

“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas”, disse Lula em entrevista ao portal UOL.

Lula não especificou a quais declarações se referia, embora Milei já o tenha chamado de “corrupto”.

“Quais são os problemas, que eu o chamei de corrupto? Ele não foi preso por ser corrupto? Ou estamos tão doentes com o politicamente correto que não se pode dizer nada à esquerda, mesmo que seja verdade?”, disse Milei nesta sexta-feira quando questionado sobre o assunto.

Ambos os presidentes cumprimentaram-se cordialmente quando se encontraram recentemente na Itália, durante a cúpula do G7, mas não se reuniram.

Lula havia declarado que “a Argentina é um país muito importante para o Brasil, e o Brasil é muito importante para Argentina. Não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre Brasil e Argentina”.

Lula não compareceu à posse de Milei em dezembro, para a qual foi convidado seu adversário político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), próximo do presidente argentino.

Milei e Lula se reunirão novamente em Assunção no início de julho, durante a cúpula do Mercosul, bloco comercial do qual são grandes parceiros, junto ao Paraguai e ao Uruguai.

Uma fonte da Chancelaria paraguaia confirmou à AFP a presença dos dois líderes na reunião de 8 de julho.

GERAÇÃO Z, MILLENIAL E BOOMER SÃO TERMOS UTILIZADOS PARA DENOMINAR PESSOAS QUE NASCERAM EM DETERMINADOS PERÍODOS

 

História de Vika Rosa – IGN Brasil

Geração Z, Millenial, Boomer e mais: em que ano começou cada geração? Entenda as características e particularidades de cada uma© Fornecido por IGN Brasil

Você provavelmente já ouviu falar de geração Z, Millenials, Boomers e outros termos. Eles são utilizados para denominar pessoas que nasceram entre determinados períodos.

Em todo caso, o IGN Brasil fez um guia para você nunca mais se confundir sobre as gerações e suas particularidades. Lembrando que isso se altera conforme o contexto cultural, então não é poss

Guia de gerações Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964 e fazem entre 60 e 78 anos em 2024. Geração X: nascidos entre 1965 e 1980 e fazem entre 44 e 59 anos em 2024. Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos. Geração C: Não é uma geração de verdade, mas uma denominação para bebês e crianças que nasceram ou vivenciaram a pandemia de Covid-19. Não existe uma definição de quando começa ou termina.

Lembrando que não existe um consenso exato entre especialistas sobre a definição de cada geração, embora os períodos acima sejam os mais aceitos e divulgados. Inclusive, pesquisas são feitas com base neles.

Entenda um pouco sobre cada geração

Apesar das particularidades de cada geração, precisamos destacar que não se trata de algo genérico. O comportamento de jovens mudam conforme o contexto cultural e a geração Z no Brasil não apresenta comportamentos iguais à dos EUA, Europa, Japão ou México.

Mesmo assim, existem certas semelhanças, devido ao contexto global, como o comportamento no mercado de trabalho. Você também pode encontrar semelhanças com a geração anterior ou posterior, especialmente se nasceu no final ou começo da sua geração.

Baby Boomers

Também chamados de Boomers, o termo vem em por conta do “boom” na taxa de natalidade em diversos países (1946-1964). De modo geral são mais conservadores, prezam por estabilidade, família e uma carreira que não necessariamente significa dinheiro.

Boa parte deles já não estão entre nós, mas os mais novos deles podem ser pouco adaptados à internet e modernidade. O termo “Ok, Boomer” é utilizado para pessoas em todas as faixas de idade que apresentam algum comportamento dos Baby Boomers, como reclamar da tecnologia, dos tempos atuais, ou o clássico “na minha época era melhor”.

Geração X

Nasceram em um momento tenso no Brasil e muitos vivenciaram a ditadura em sua infância e até mesmo até o início da vida adulta. No nosso país também são chamados de Geração Coca-Cola.

É provavelmente a mais diversa das gerações, por nascerem em um momento incerto, de dificuldade econômica global e conflito de ideais. A maioria é tradicionalistas, enquanto poucos apresentam tendências mais progressistas.

Geração Y

Os Millenials nasceram em uma mudança de paradigma total. Vivenciaram o inicio da era digital e mudança do mercado do trabalho ainda muito novos. A maioria deles compõem mercado de trabalho atualmente.

Foi uma geração de inovação e passou de uma era mais analógica para o advento da internet em massa. É justo dizer que foram eles quem trouxeram e proporcionaram a era digital. De modo geral, também chegam com novos ideais, desafiando os paradigmas das gerações anteriores.

Geração Z

A primeira geração a presenciar uma era completamente digital e também são chamados de Centennials. Mesmo que os mais velhos dela (nascidos em 1997) possam ter visto, de relance, uma transição. Ela entra atualmente no mercado de trabalho e está mudando fortemente os paradigmas.

Seus comportamentos são distintos e se distanciam dos Millenials. Por exemplo, ao preferirem o uso de smartphones, em vez de computadores. Apesar disso, são consideradas nativas digitais.

Geração A

Definitivamente são as verdadeiras nativas digitais. Apesar de fazerem 14 anos em 2024, já apresentam seus comportamentos específicos na internet e no meio digital como um todo.

Se assemelham muito aos da geração Z no uso de smartphones e contato com a internet. Em alguns anos serão a maior geração da história da humanidade, devido à natalidade em todo o mundo.

PREOCUPAÇÕES SOBRE A CAPACIDADE FÍSICA E MENTAL DO PRESIDENTE BIDEN APÓS FIASCO EM DEBATE COM TRUMP

 

História de dw.com – DW Brasil

Falando a apoiadores, presidente americano admitiu desempenho ruim, mas disse que “sabe como fazer esse trabalho” e prometeu ganhar eleições: “Há muito em jogo.”

Ao lado da mulher, Jill Biden, o presidente americano Joe Biden sorri ao subir no palanque em comício na Carolina do Norte

Ao lado da mulher, Jill Biden, o presidente americano Joe Biden sorri ao subir no palanque em comício na Carolina do Norte© Evan Vucci/AP/dpa/picture alliance

Após o fiasco do debate contra Donald Trump na noite anterior, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentou afastar as preocupações sobre a sua capacidade física e mental de concorrer à reeleição dizendo a apoiadores nesta sexta-feira (28/06) ter certeza de que é capaz de governar o país pelos próximos quatro anos, e que planeja vencer as eleições à Casa Branca, em novembro.

Biden, 81, soou vacilante e confuso no primeiro debate televisionado da campanha, suscitando questionamentos na imprensa americana e entre correligionários sobre a viabilidade de sua candidatura.

“Eu sei, eu não sou nenhum jovem – para dizer o óbvio”, afirmou a apoiadores democratas reunidos em um comício em Raleigh, na Carolina do Norte. “Já não ando com tanta facilidade como antes, não falo com tanta fluência como antes, não debato tão bem como antes, mas sei o que sei: sei como dizer a verdade.”

“Sei distinguir o bem do mal. Sei como fazer este trabalho. Sei como fazer as coisas. Sei, como milhões de americanos sabem, que quando você é derrubado, você se levanta novamente”, acrescentou

Biden disse ainda que não se candidataria novamente se não acreditasse que pode fazer “este trabalho”. “Há muito em jogo.”

“Estou na Carolina do Norte por uma razão, porque tenho a intenção de ganhar este estado em novembro. Se ganharmos aqui, ganhamos as eleições”, afirmou.

Pesquisa aponta Trump como vencedor do duelo

Segundo a imprensa americana, a atuação vacilante de Biden no aguardado duelo televisivo deixou o partido Democrata em pânico.

Trump, 78, alimentou as dúvidas sobre se Biden é capaz de continuar no cargo.

Durante os aproximadamente 90 minutos de debate, Biden titubeou, falou com voz baixa e rouca, e às vezes era difícil seguir seu discurso.

Porta-voz da campanha de Biden, Michael Tyler negou que haja conversas no partido Democrata sobre uma possível troca de candidatos. “Preferiríamos ter uma noite ruim do que um candidato com uma visão ruim de para onde ele quer levar o país”, afirmou a jornalistas.

Em rápida pesquisa com espectadores que assistiram ao debate, a CNN, que transmitiu o duelo, mostrou que Trump foi o vencedor para 67% dos entrevistados, contra 33% que preferiram Biden.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria disse não ter confiança real na capacidade de Biden de liderar o país e que o debate teve pouco ou nenhum efeito sobre a decisão deles em quem votar.