Kleber Santos, VP de Business Transformation da FCamara
A transformação digital impõe às empresas um crescimento acelerado,
exigindo soluções personalizadas para lidar com novas demandas
complexas. No entanto, muitas organizações acabam com várias soluções
desconectadas, levando a complexidades e custos elevados. Para superar
esses desafios, a FCamara desenvolveu o Digital Value Creation (DVC®),
um framework proprietário focado em gerar valor para os negócios,
considerando suas capacidades operacionais atuais e construindo
estratégias para o futuro.
Digital Value Creation (DVC®), desenvolvido pela multinacional
brasileira FCamara, tem como propósito transformar adoção de tecnologia e
inovação em geração de valor para o negócio
O crescimento acelerado das empresas, imposto pelo cenário de
transformação digital, traz à tona a necessidade constante de
implementar soluções personalizadas para atender às novas e complexas
demandas. Mas, com o passar do tempo, as organizações começam a manter
dezenas de soluções desconectadas, com sobreposições e, muitas vezes,
conflitos que as tornam complexas e caras de mante
Para resolver esses e outros obstáculos, a multinacional brasileira
FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro
dos negócios, desenvolveu o Digital Value Creation (DVC®), seu framework
proprietário. A abordagem foca em gerar valor para negócios,
construindo estratégias para o futuro considerando suas atuais
capacidades de operação.
Kleber Santos, VP de Business Transformation da FCamara, destaca que o
framework surgiu durante as implementações de estratégias de geração de
valor pré-estabelecidas de clientes. “Temos nos dedicado a produzir
soluções personalizadas aos nossos clientes. Nossa expertise nos permite
observar que, em muitos casos, a estratégia dos negócios e a operação
acabavam ‘descolando’. Quando a estratégia não considera o contexto
operacional, ela estabelece caminhos mais longos, mais caros e pouco
factíveis. Por outro lado, se a operação não conhece a estratégia, acaba
focando na tecnologia e na inovação em vez de endereçar resultados”,
explica o executivo.
O ecossistema completo e multidisciplinar da FCamara permite uma
visão 360º, o que garante maior eficiência operacional. Diante disso, a
implementação da abordagem Digital Value Creation aos clientes torna-se
ainda mais fundamental, já que é capaz de entender e solucionar gargalos
nas mais diversas áreas da empresa. O DVC pode ser aplicado em sua
totalidade ou de maneira modular integrando-se a estratégias e
componentes já existentes logo no início. Esta flexibilidade representa
um dos principais diferenciais em relação às consultorias tradicionais,
que muitas vezes optam por descartar planos ou investimentos
pré-estabelecidos em favor de novas.
“Quando as empresas nos procuravam, era para executar uma estratégia
pré-estabelecida, uma solução específica. Analisamos o mercado e
descobrimos que poderíamos ir além. Somos reconhecidos por oferecer
soluções personalizadas que não partem do zero e por cocriar
estratégias. Por isso, decidimos apostar no framework para transformar
tecnologia e inovação em geração de valor para o negócio. O DVC nasceu
com esse propósito”, conta o VP.
Os principais geradores de valor que o framework traz para os
negócios são: aceleração das vendas, ganho de eficiência operacional,
criação de novas fontes de receitas e projetos de posicionamento,
fatores hoje considerados como essenciais para a geração de valor em uma
organização. Como o valor de uma empresa é calculado, entre outras
coisas, a partir da expectativa de futuro, aquelas que são percebidas
por sua excelência ou sua cultura de inovação forte tendem a valer mais.
Com um time de profissionais responsáveis atuando em diversas frentes
estratégicas, fica mais fácil ter um olhar para o futuro e entender se
aquilo trará diferenciação e fatores de crescimento.
O Digital Value Creation é composto por cinco estágios: o pré-gaming,
fase em que é realizado um mapeamento para escolher em quais
oportunidades vale a pena investir; perspective lenses, etapa que foca
no problema a ser resolvido, fazendo uma verdadeira imersão a partir de
múltiplas abordagens, incluindo competências técnicas e de negócios
smart route, mais uma vantagem do trabalho em ecossistema, em que os
profissionais avaliam se será necessário começar do zero ou não, o que
pode acelerar a entrega final; lean business case, estágio que mostra o
entendimento do problema, a proposta da solução e o plano econômico,
viabilizando a entrega em um prazo menor, de maneira ágil e enxuta; e a
execução e mensuração de resultados, fase de colocar em prática o
framework a partir de métodos ágeis. Aqui, a empresa começa a medir se o
que entregou para o cliente está rendendo conforme o esperado e se
serão necessários ajustes.
“O Digital Value Creation acompanha todo o processo, desde a
percepção da oportunidade e validação de sua viabilidade até a execução e
mensuração de resultados”, reforça Kleber.
Case de sucesso
A FCamara desenvolveu um projeto com Digital Value Creation para uma
rede de saúde, com foco na redução do tempo de espera nas unidades e
eliminando o uso de papel. O resultado refletiu em uma economia de 75%
dos custos com papel, por meio da implementação de assinatura e
biometria digitais. Além disso, a automatização dos processos, trouxe
uma redução de 25% do tempo de atendimento primário, com 100% do RPA
(Recibo de Pagamento Autônomo) para elegibilidade e uma redução de 20%
do headcount de atendimento, métrica que impacta diretamente na saúde
financeira, lucratividade e no poder de alcance dos objetivos da
empresa. O projeto estimou, ainda, uma economia de R$ 20 milhões em
papel no período de um ano, o equivalente a 66 mil árvores, contribuindo
com o compromisso ambiental da empresa.
“Ou seja, com o Digital Value Creation, o cliente identificou em uma
só jornada a oportunidade de melhorar a experiência do paciente,
fidelizar clientes e minimizar desperdícios financeiros”, conclui
Kleber.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em
razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer
determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a
resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é
necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que
permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma
pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e
compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros
por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o
ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar
conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela
através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e
políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem
positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações
que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade
de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância
com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada
pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em
gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias
escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida
por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é
incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando
agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem
esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de
gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades,
exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a
inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando
que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a
curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova
competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma
importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender
aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de
todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia,
uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência
que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos
de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um
mundo com abundância de informações no qual o discernimento,
seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade
de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões
(inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado
emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após
momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em
líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a
capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
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