Para mais informações e imagens, acesse nosso site ou entre em contato com DANIELE CARVALHO (dcarva31@ford.com).
Equipado com motor Coyote V8 5.0 aspirado de 488 cv, o novo Ford
Mustang GT Performance é o mais potente de todos os tempos e oferece uma
experiência inigualável de direção – veja o vídeo
· O seu visual esculpido e atlético combina linhas modernas
estruturadas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60,
inaugurando um novo capítulo na história do ícone
· O cockpit inspirado em caças a jato exibe um nível inédito
de tecnologia e conectividade, com uma tela integrando o painel de
instrumentos e o multimídia, totalmente personalizáveis
· Suspensão adaptativa ajustável, freios Brembo na dianteira e
na traseira e barras estabilizadoras do Mach 1 fazem parte dos seus
refinamentos de engenharia
· Freio eletrônico Drift Brake, sistema de detecção
automática de buracos e o Remote Rev, que permite acelerar o motor
remotamente pela chave, são outros recursos exclusivos
O Ford Mustang GT Performance de sétima geração, um dos lançamentos
mais aguardados dos últimos tempos, já está à venda no Brasil. O cupê
esportivo mais vendido do mundo há oito anos consecutivos evoluiu no
desempenho, na tecnologia e no design para continuar a ser a expressão
máxima do “muscle car” e entregar o que os seus fãs mais desejam: o
prazer de dirigir – veja o vídeo. Essa edição é histórica, também, por
marcar a comemoração de 60 anos de lançamento do ícone.
“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang,
que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela
capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na
verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os
fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb,
vice-presidente da Ford América do Sul.
Considerado o mais emocionante e visceral já produzido, o novo
Mustang é oferecido na versão única GT Performance, topo de linha. Seu
visual esculpido e atlético combina linhas modernas com elementos
clássicos do modelo original dos anos 60. A frente de olhar intimidante é
marcada pela nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A
traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e
aerofólio.
Potência e inovação
O Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta
geração, de 488 cv, e transmissão automática de dez velocidades com
nova calibração. Trata-se do Mustang GT mais potente de todos os tempos.
Traz também vários aprimoramentos na direção, suspensão e freios para
proporcionar uma experiência de direção incomparável.
As novidades incluem suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções
de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras
estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional. Os
freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na
traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões,
respectivamente. As rodas exclusivas de 19”, com pneus Pirelli P-Zero
255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, contribuem para a
excepcional aderência.
O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer
manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outra novidade
que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista
incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e
medidores auxiliares no Track Apps.
O novo Mustang GT vem com seis modos de condução para o motorista
calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a
sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do
escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes
situações de rodagem.
No interior o cockpit totalmente novo, inspirado em caças a jato,
transpira tecnologia e performance. As telas de 12,4” e 13,2” do painel
de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com
várias opções de personalização. O pacote inclui também GPS embarcado,
Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som
B&O de alta qualidade.
O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e
aquecimento, oferece excelente empunhadura. Os bancos parcialmente em
couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro
recurso novo e divertido – desenvolvido pela engenharia brasileira – é o
Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela
chave.
Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente
de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático
adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência,
assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O
esportivo conta ainda com atualizações “over the air” para melhorar a
sua segurança e performance ao longo do tempo.
O novo Ford Mustang GT Performance 2024 já está à venda nas 110
concessionárias da Rede Ford no Brasil por R$ 529.000, com previsão de
entrega das primeiras unidades até o final de junho. Ele vem também com
um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas: o
Minhas Experiências Ford, que inclui o app FordPass Connect, agendamento
de serviços online, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento
preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge.
Clássico moderno
O Ford Mustang GT de sétima geração tem estilo ousado e empolgante,
com uma interpretação moderna de elementos originais e atemporais do
ícone. A sua silhueta mantém as proporções clássicas de capô longo,
traseira curta e teto baixo, com uma nova leitura de design. As linhas
da carroceria exibem vincos mais fortes e raios mais curtos, com
transições rápidas que destacam sua aerodinâmica aprimorada em tunel de
vento.
Com 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura com os retrovisores e
1.398 mm de altura, ele é ligeiramente mais comprido (22 mm) e mais
baixo (5 mm) que o Mustang Mach 1. A frente com grade maior e novas
aberturas de ventilação no capô refletem o aumento de potência e
desempenho, junto com o divisor dianteiro redesenhado.
Os faróis full-LED com novas luzes de assinatura de três elementos e
perfil alongado transmitem refinamento tecnológico, ao mesmo tempo em
que dão ao carro um olhar intimidador de “sobrancelha cerrada”, que
impõe respeito. A linha do teto também foi otimizada para facilitar a
entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas.
A traseira é igualmente nova, com um vinco pronunciado em forma de
cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas
de escapamento cromadas. A lanterna de três barras, com seta
sequencial, é mais um elemento clássico revisitado. A linha de cintura
mais baixa e os ombros pronunciados são outros elementos que contribuem
para dar um visual mais encorpado e musculoso ao novo Mustang.
“A nova geração do Mustang não é uma evolução e sim uma revolução no
design. Tudo nele remete a musculatura”, diz Andréa Sagiorato, designer
da Ford América do Sul. “E quando se destrava o carro ele exibe um show
de luzes na dianteira e na traseira. A projeção do ícone do cavalo no
chão é outro sinal de boas-vindas.”
O esportivo é disponível em oito cores: Vermelho Zadar, Vermelho
Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza
Catalunha e Preto Astúrias.
Cockpit digital
O impacto visual causado pelo novo Mustang continua quando se entra
na cabine. Seu cockpit inspirado em aviões de caça é o mais tecnológico,
conectado e centrado no motorista de todos os tempos, com tela
integrando o painel de instrumentos e o multimídia, totalmente
personalizáveis. O acabamento é esportivo e requintado, com materiais
premium.
O painel de instrumentos de 12,4” permite selecionar cores e gráficos
personalizados, com animações de alta definição inspirados em games,
incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado
também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2” do
multimídia SYNC 4, formando uma peça única.
Além de comandos de voz, o SYNC 4 tem espelhamento sem fio com
Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do
ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 W, vem com 12
alto-falantes, incluindo subwoofer. Há também carregador por indução no
console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada próximo ao
retrovisor para câmeras e outros dispositivos, evitando fios pendurados
na cabine.
O volante esportivo de base reta, inspirado nos modelos de
competição, oferece mais espaço para sentar e dirigir. Ele é revestido
em couro, aquecido e entre outros comandos incorpora as teclas para
troca de marchas “paddle shift”. Os bancos, parcialmente em couro, são
ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o
motorista e quatro posições para o passageiro.
O freio de mão também tem acabamento em couro. Os retrovisores contam
com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o
logotipo e o nome Mustang.
Performance incomparável
O novo Mustang GT Performance oferece uma experiência de direção
incomparável, combinando tecnologias avançadas de motor, transmissão,
suspensão, direção e freios. Seu motor Coyote V8 5.0 de quarta geração,
com 488 cv (@ 7.250 rpm) e torque de 564 Nm (@ 5.000 rpm), é o
naturalmente aspirado mais potente já oferecido numa versão GT. Entre
outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois
corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de
admissão, e sistema duplo de injeção. A transmissão automática de 10
velocidades também traz uma nova calibração.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a
apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na
potência e 8 Nm a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3
segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200
km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos,
supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
O novo Mustang GT tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na
dianteira e 45% na traseira) e direção mais rápida, precisa e
comunicativa. Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1,
contribuem para uma rigidez torsional 30% maior, que aprimora a
dirigibilidade.
A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibração totalmente nova.
Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem 1.000 leituras
por segundo para otimizar a aderência nas acelerações e frenagens e
reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas.
Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos, que
enrijece o amortecedor em desníveis para evitar danos aos pneus e às
rodas.
Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 390 mm e
seis pistões na dianteira e discos de 355 mm e quatro pistões na
traseira. O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake –
pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de
experiência desenvolvam a sua habilidade de drifting.
O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui também as
funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”),
cronômetros com tempo de volta e diversos tipos de aceleração,
performance de frenagem, medição de força G lateral e longitudinal e
medidores auxiliares de temperatura e pressão do óleo, temperatura do
motor e do diferencial e outros parâmetros, exibidos na tela do SYNC 4. O
diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de
performance.
Modos personalizados
O motorista pode configurar rapidamente os parâmetros do Ford Mustang
GT Performance para diferentes situações, seja para rodar em uma
estrada sinuosa ou uma competição de fim de semana. Os ajustes incluem:
assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da
suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas
de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior
da cabine e aparência do painel de instrumentos.
Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução
disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também
é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando
os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os
quatro modos de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha –,
que prevalecem sobre a seleção automática.
“O novo Mustang GT Performance tem uma dirigibilidade impressionante,
extremamente agradável e previsível. As relações de direção mais
rápidas, a dinâmica em curvas, a maior potência em linha reta e as
respostas de aceleração e frenagem são muito superiores ao antigo GT e,
em alguns aspectos, melhores também que as do Mach 1”, destaca Luís
Gozzani, piloto de Testes e Engenharia Veicular da Ford.
Seguro e conectado
O novo Ford Mustang GT Performance traz o que há de mais avançado em
tecnologias de segurança. Ele vem com piloto automático adaptativo com
Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem
autônoma de emergência à frente e de ré, assistente de manutenção e
centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego
cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sete
airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e joelho para o passageiro).
Esse arsenal ganhou também assistente de manobras evasivas,
monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. A
conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série
de experiências convenientes e personalizadas.
“O proprietário pode se conectar com o carro através do aplicativo
FordPass Connect no celular para fazer travamento e destravamento
remoto, acionamento das luzes e buzina, partida remota com climatização,
verificação do nível de combustível, autonomia e odômetro, localização
do veículo e recebimento de alertas de funcionamento e alarme”, diz
Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
Os donos do Mustang contam ainda com a conveniência do agendamento de
serviços online, serviço leva e traz gratuito, acesso ao histórico de
manutenção e garantia e ao Guia 360, com tutoriais para tirar dúvidas
técnicas.
“Com o acompanhamento preventivo inteligente, o cliente tem o
funcionamento do veículo monitorado continuamente e recebe um alerta em
caso de falha mais séria. E a qualquer momento ele pode contatar os
atendentes do Ford Expert para receber apoio e orientação no que
precisar, para ter total tranquilidade”, completa Rossini.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn,
Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor,
onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O
plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina
suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre
ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua
lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários
esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de
luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por
meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue,
projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e,
inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado
para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e
Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus
negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades.
Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor
Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo.
Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no
Brasil, visite o site
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.