Rafaela Cozar – Formada em Contabilidade e tem um MBA em Finanças
Entenda o que são essas habilidades e como elas estão fazendo a diferença nas empresas
As soft skills vêm se tornando cada vez mais importantes no mercado
de trabalho. O termo significa as habilidades comportamentais
relacionadas a como as pessoas lidam umas com as outras ou consigo
mesmas. Dentre elas, podem ser citadas a inteligência emocional, a
resiliência e a organização. São, portanto, diferentes das hard skills,
que se referem às habilidades técnicas de cada um.
Segundo pesquisa da consultora McKinsey, a estimativa é de que até
2030 o crescimento da demanda por habilidades emocionais seja de 26% nos
Estados Unidos e de 22% na Europa e que hoje as capacidades de
liderança e de gestão já se tornaram prioridade para a maioria das
organizações.
Um levantamento da Forbes demonstrou que, em 2022, 45% de todos os
empregos anunciados no LinkedIn Premium mencionavam a importância das
habilidades de comunicação e que mais de 61% dos profissionais dizem que
as soft skills no local de trabalho são tão importantes quanto as hard
skills. Esses dados estão em crescimento desde a pandemia de covid-19,
com a automatização de processos e com o trabalho remoto, que exigem
menos conhecimentos técnicos e mais capacidade de se relacionar.
“As competências técnicas no mundo on-line em que vivemos são muito
fáceis de adquirir. Temos cursos, vídeos, toda forma de aprendizado,
principalmente no mundo online”, explica Rafaela Cozar, head de gestão e
inovação na Roda Brasil Logística, transportadora que tem como foco
organizacional o investimento em tecnologia e em gestão profissional.
“Agora, o mesmo não acontece com as soft skills; elas precisam ser
desenvolvidas de dentro para fora e dependem da maturidade e da vivência
de cada indivíduo. Elas precisam ser buscadas e o profissional, acima
de tudo, precisa querer desenvolvê-las”.
Para Rafaela, as habilidades que mais se destacam são resiliência,
organização, gestão do tempo e capacidade de resolução de problemas. “Os
desafios do dia a dia nos moldam como indivíduos e precisamos saber
usar isso a nosso favor e aprendermos e sermos melhores com eles.
Assim, os desafios deixam de ser problemas e podem ser encarados como
melhorias”, comenta. Mesmo que as soft skills não sejam adquiridas
apenas com cursos e aprendizados, ainda assim é possível desenvolvê-las.
“É necessário fazer um exercício de autoconhecimento”, explica a head
de gestão e inovação. “Na prática, temos que refletir sobre como agimos
em situações do dia a dia e sobre como devemos agir se tivéssemos
pensado na situação antes. Muitas vezes, as perguntas são mais
importantes do que as respostas”.
E é responsabilidade das empresas ajudarem nesse desenvolvimento,
também: “Conhecendo o colaborador, e sabendo onde pode chegar, podemos
entregar novos desafios que vão permitir desenvolver essas
competências”.
Uma vez desenvolvidas certas soft skills, é importante que os
profissionais saibam demonstrar seus pontos fortes. “É por meio de
situações e de desafios de seu trabalho que ele consegue demonstrar
isso. Assim, sempre aconselho que guarde suas conquistas, anotando e
colocando quais competências foram determinantes para alcançá-las. Isso
trará clareza e ajudará na reflexão do que já está legal e do que ainda
precisa ser trabalhado e servirá como material para poder compor seu
perfil profissional, ajudando a crescer na carreira”, completa Rafaela.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”,
sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de
resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial
da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer
pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as
minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais
uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a
sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você
comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online
com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu
WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para
ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja
e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao
mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para
sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em
Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para
enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de
isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos
hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar
pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade,
durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar
por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que
tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa
barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio
também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda
do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim
um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu
processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e
eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e
aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu
certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. –
Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um
grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe
você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o
próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no
futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas
como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos
consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas
tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo
aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de
pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos
justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer
e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde
queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a
absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que
você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo
por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na
internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a
sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar
você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297