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Mesmo sendo um ponto importantíssimo para o gerenciamento de
empresas, muitos empreendedores não sabem de fato o que é gestão
financeira ou não se preocupam tanto com ela.
Atualmente, muitas empresas fecham as portas rapidamente por não
saber o que é gestão financeira e por não colocar em prática esse
importante conceito.
Em muitos empreendimentos, encontram-se casos em que se compra mais
do que vende, não há análise de fluxo de caixa, o estoque não é bem
controlado e não é possível saber quais são os problemas financeiros e
qual a real situação da empresa.
Você já passou por algum problema financeiro em seu negócio que
poderia ser resolvido com mais organização? Como está a gestão
financeira da sua empresa?
Confira nosso artigo e saiba porque é tão importante investir nessa área!
O que é gestão financeira?
Gestão financeira é a tomada de decisões estratégicas que tem intuito
aumentar o valor de uma empresa com ações de planejamento, análise e
controle de atividades financeiras.
Podemos tratar gestão financeira por tudo que se refere a
investimentos, despesas, lucros, empréstimos, valores, tributos e
movimentações do negócio.
Essas ações são vitais para que uma organização tenha bons
resultados, pois é com uma boa gestão financeira que se estabelece
metas, analisa resultados e se pensa em novos direcionamentos.
Quando falamos sobre o que é gestão financeira, logo vem à mente das
pessoas o controle de tabelas, registros e entrada e saída de dinheiro
de caixa, certo?
Porém, esse conceito é muito mais abrangente e envolve muito mais do
que isso, já que aqui se trata de planejamento, análise e controle de
atividades.
Um dos objetivos principais dessa gestão é melhorar a forma como os
recursos são utilizados, protegendo então as finanças da empresa e dando
mais tranquilidade na administração dos negócios.
Como a gestão financeira repercute na empresa?
Depois de saber um pouco mais sobre o que é gestão financeira, a
pergunta que surge é como de fato ela impacta a sua empresa, certo? Por
isso, vamos mostrar alguns pontos importantes para você!
Maior controle de informações
Quando a empresa conta com uma gestão financeira estruturada, mais
facilmente será saber o que acontece em outras áreas que dependem de
investimentos ou monetização.
Com informações reunidas e claras, maior será a rapidez e precisão
nas tomadas de decisões e maiores as chances de acerto ao repassar algum
orçamento para outras áreas.
Redução de custos
Ao saber exatamente o que se passa com a saúde financeira do negócio
maiores serão as informações sobre despesas e custos que não são
necessárias na organização.
Dessa forma, é possível reduzir ou até mesmo eliminar custos desnecessários e superficiais.
Melhora operacional
A organização com gestão financeira eficaz tem mais agilidade na hora
de tomada de decisões, melhorando a parte operacional do negócio.
Com informações necessárias em mãos é mais fácil saber que setor deve ser atacado, reformulado, investido ou mudado.
Melhora na precificação dos produtos ou serviços
O gerenciamento financeiro do negócio também influenciará na
precificação de seus produtos e serviços, ligado diretamente à entrada
no fluxo de caixa da empresa.
Ao saber exatamente quanto se gasta, o quanto é vendido, o que é
preciso em estoque e como o produto ou serviço é percebido pelo
consumidor, mais fácil e justificado será a realização da precificação e
os ajustes.
Como fazer gestão financeira?
Falar sobre conceito é muito mais fácil do que o aplica-lo na
prática, não é mesmo? Por isso, listamos para você algumas simples ações
que podem te ajudar a melhorar a sua gestão financeira na organização.
Planeje
O primeiro passo para implantar uma gestão financeira é planejar.
Saiba exatamente quais são as missões e objetivos da empresa e
entenda onde ela quer chegar e o que precisa para que isso aconteça.
O planejamento estratégico deve envolver todas as áreas da empresa e
no mesmo devem ser traçados os planos, formas de alcançar os objetivos
desejados e os gastos e prazos necessários para isso.
É importante que a empresa pense em seu orçamento anual e defina o que pode investir em cada setor.
Defina metas
O setor financeiro não serve apenas para registrar entrada e saída de
recursos da companhia, por isso, defina metas e objetivos para o setor.
Ao operar sem metas é possível que os planos sejam esquecidos no meio
do caminho. Vale ressaltar que as metas devem ser realistas e que
estimulem de fato os colaboradores. Além disso, defina prazos e analise
os resultados a cada objetivo.
Podemos citar algumas metas viáveis, como percentual de redução de
custos e desperdícios, aumento de renda, aumento de disponibilidade
financeira para emergências entre outros.
Cuide do fluxo de caixa
Mesmo não sendo a única tarefa da gestão, ter o fluxo de caixa sob
controle é essencial para todos os outros passos do planejamento.
Tenha maior número possível de informações sobre seu fluxo de caixa,
que dará previsões de capital de giro e estimativas. Vá além do
registro de entrada e saída e busque novas informações relevantes para o
seu negócio.
Invista em tecnologia
Não é preciso sofrer com cálculos e diversas tarefas em muitos
setores quando se pode contar com o auxílio rápido e prático da
tecnologia.
Ao mexer com finanças, pequenos erros de falta de atenção de colaboradores podem ser cruciais.
Por isso, ter um sistema que ajude é essencial e deixa as informações
mais fáceis de serem localizadas e com maior transparência.
Os softwares de automação além de guardar dados, analisam resultados,
simulam cenários e dão relatórios importantes, poupando o tempo do
gestor e dando novos direcionamentos de negócios.
Contar com uma gestão financeira é essencial para gerir um negócio,
aumentar o controle e mudar o foco para o que realmente é importante no
seu planejamento.
Ao saber exatamente com o que se gasta e o que é possível ser
reduzido, é mais fácil prever cenários e investir corretamente no
crescimento do negócio.
Cuidar das finanças do negócio é essencial para definir quanto tempo ele ficará no mercado e o quanto ele será lucrativo.
E você, o que você tem feito para cuidar de suas finanças?
COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS
“Parceiros chegam de várias
formas. Se juntam por diferentes motivos”.
Eu sei, é clichê, rss. E se a
frase fosse minha eu acrescentaria: “O
que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.
Parceria é a arte de
administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando
resultados benéficos para ambas as empresas”.
É por isso que eu costumo
comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é
fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.
Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem
que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o
DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação
muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que
no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial
financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem
um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua
essência, pessoas. É por
isso, que normalmente, os parceiros são
empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o
caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais
difíceis. É como um casamento mesmo!
É importante também que os
parceiros tenham know
how e competências complementares,
que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos
fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no
plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da
histórica da parceria entre Steve
Jobs e Steve
Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de
verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o
potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:
“Eu só estava fazendo algo em
que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia
mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas
boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele
estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo
pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?'”.
Por que essa parceria deu
certo? Habilidades e competências complementares.
As habilidades técnicas
de Woz juntamente
com a visão de Jobs fizeram
dos dois a parceria perfeita nos negócios.
VOCÊ
CONHECE A ValeOn?
A MÁQUINA
DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO
QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é
uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que
é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que
ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer,
especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é
tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as
principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além
de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em
muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda
boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup
Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à
sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar
consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços
têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso
crescimento.
Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial
Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço,
agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada
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de informações úteis e necessárias aos consumidores como:
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de Empresas e Serviços;
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Informações detalhadas dos Shoppings de
Ipatinga;
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Elaboração e formação de coletâneas de
informações sobre o Turismo da nossa região;
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Publicidade e Propaganda das Empresas das 27
cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo,
Caratinga e Santana do Paraíso;
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Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
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Ipatinga;
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Notícias da região e do mundo;
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Play LIst Valeon com músicas de primeira
qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
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seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
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Fazemos métricas diárias e mensais de cada
consulta às empresas e seus produtos.
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Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e
(31) 98428-0590 (App)
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E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
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Site: https://valedoacoonline.com.br/