segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

A SATISFAÇÃO DO CLIENTE PODE GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA DE UMA MARCA

Tiago Sanches, head de vendas da Total IP

A tecnologia tem o potencial de aprimorar e facilitar o contato assertivo com o público alvo

Dentre todos os tópicos responsáveis pela sobrevivência de uma marca, a satisfação do cliente se encontra como ponto primordial e, atualmente, com uma forte variedade de opções, ele está cada vez mais suscetível a trocar de preferência. Nesse contexto, a Customer Experience (CX) entrou em pauta, tornando-se foco para as empresas com desejo de se destacar e construir relações fortes com o grupo alvo.

A satisfação da persona é o carro chefe de uma empresa de sucesso

A parte mais importante de atenção dos empreendimentos deve ser voltada para a experiência desse público com o local. Isso envolve o atendimento, processo de compra, pagamento e pós venda. Logo, destinar investimentos e recursos para esse viés é uma estratégia de êxito, uma missão amparada pela tecnologia.

Para o head de vendas da Total IP, Tiago Sanches, a população pós pandemia procura por um contato humanizado, algo visível no comércio por meio do tato e diálogo entre os envolvidos na compra. “A expansão da Covid-19 resultou em uma sociedade distante uns dos outros durante um determinado período de tempo. Nessa época, convivemos com máquinas e robôs a todo o momento para resolver pendências e isso agilizou os procedimentos, trazendo ganhos imensuráveis. Contudo, é preciso saber lidar com o ser humano com mais cuidado, mesmo usando de artifícios tech”, comenta.

Seguindo esse raciocínio, existem disponíveis no mercado organizações voltadas para o segmento, oferecendo serviços de assistência e apoio ao consumidor por meio de ferramentas inovadoras, como é o caso da Total IP. Dentre as oportunidades, incluem contato por voz, chat e redes sociais, seja WhatsApp, Telegram, entre outros.

Um bom relacionamento com o cliente em pauta

Para Sanches, a preocupação com o bem-estar do comprador, relacionado ao negócio, envolve muitos pontos de atenção e algumas atitudes tendem a colaborar para um relacionamento efetivo e duradouro. Veja alguns deles:

Estimule conversas com os interessados: manter uma comunicação clara, aberta e transparente traz proximidade com a entidade. Isso pode acontecer de variadas formas, com pesquisas de satisfação, focus groups, entrevistas. O importante é ouvir as opiniões e pensamentos individuais, dar voz a eles.

Olhe para dentro: coletar e estruturar informações já existentes internamente, como opções de compra, frequência, preferências pessoais. Isso serve para construir abordagens personalizadas e relevantes.

Organize métricas e informações: os feedbacks não devem apenas ser coletados com regularidades, também precisam de uma análise detalhada para compreender o significado deles.

Parta para a ação: é essencial ter disciplina para transformar os insights e retornos recolhidos em atitudes reais, visando, assim, maiores resultados.

Construa times focados no cliente: as práticas corporativas externas devem sempre seguir o ponto de vista do freguês e do mais adequado a ele. “Para ele ter uma visão excepcional e superar as próprias expectativas, é crucial o engajamento dos membros. Nessa parte do processo, entram os treinamentos e auxílio tech”, aponta.

A tecnologia inserida no atendimento

Segundo a pesquisa “IDC FutureScape: Worldwide Customer Experience 2023 Predictions”, realizada pela IDC, cerca de 46% das empresas brasileiras contribuíram para criar valor para os interessados por meio da tecnologia em 2023. Esses números comprovam como a modernização, além de fazer, cada vez mais, parte do cotidiano dos cidadãos, consegue manter uma relação de aprimoramento para as marcas.

No geral, a vivência do comprador ganhou relevância e se tornou fundamental para os estabelecimentos se superarem e conquistarem a confiança. Portanto, firmas voltadas para o CX saem a frente na liderança, com características fortes as quais as diferenciam positivamente da concorrência. “Dirigir o planejamento para a persona é como se colocar naquele local. O que procura em uma corporação? O que brilha seus olhos? Como quer ser tratado no mercado? Respondendo a essas indagações, fica claro o significativo resultado proporcionado pela tecnologia, propiciando excelência”, reflete o gestor.

De fato, consoante uma pesquisa da Gartner, 70% das instituições brasileiras estiveram predispostas a usar chatbots nos últimos meses. Eles são agentes de acompanhamento virtual com a capacidade de conversar por meio de texto ou voz. Assim, podem ser inseridos para responder a questionamentos comuns, resolver problemas rotineiros e até mesmo fornecer suporte para vendas.

Nesse contexto, de acordo com a Forrester, em seu estudo “Forrester Wave: Customer Service Experience Platforms, Q4 2022”, 51% das companhias brasileiras tenderam a migrar a maioria do volume de suporte para canais digitais e de autoatendimento neste ano. “Essa é uma escolha interessante do ponto de vista estratégico. Pensando na resolução prática, a forma como um mecanismo digital realiza uma tarefa é mais rápida, simples e assertiva, pois não conta com os possíveis erros humanos, apesar de toda a programação ser feita por nós”, finaliza Sanches.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 235.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

domingo, 11 de fevereiro de 2024

ANVISA RECOMENDA O USO DE REPELENTES ADEQUADOS AO COMBATE DO MOSQUITO DA DENGUE

 

História de Redação • IstoÉ Dinheiro

Phoenix, Arizona, United States – June 21, 2011: A collection of bug sprays and lotions are displayed on a tree stump. Insect repellants are important to ourdoorsmen and to those trying to avoid contracting mosquite-borne diseases such as West Nile Virus and encephalitis.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações à população sobre os tipos de repelentes adequados para evitar o Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. De acordo com as instruções, apenas os produtos de aplicação na pele e os de uso no ambiente possuem eficiência comprovada.

“Não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito”, alerta nota divulgada pela agência.

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No caso dos produtos para pele, a orientação é que o repelente seja aplicado diretamente nas áreas expostas do corpo, com exceção dos casos em que o rótulo traga instruções para o uso diretamente na roupa.

De acordo com a Anvisa, as orientações descritas no produto também tratam sobre o uso em crianças, já que os cosméticos repelentes com o ingrediente DEET não devem ser aplicado em menores de dois anos e a presença dele não poderá ser maior que 10%, em produtos adequados para crianças de dois a 12 anos.

Assim como os cosméticos repelentes, os sanitizadores, que são inseticidas para matar o mosquito adulto ou repelentes para afastar o inseto do ambiente, precisam ter a aprovação da Anvisa tanto para a substância ativa, quanto para os componentes complementares, como solubilizantes e conservantes. De acordo com a instituição, não há comprovação de eficácia para produtos de princípio ativo natural, como citronela, andiroba e cravo da índia, por exemplo. “As velas, os odorizantes de ambientes e incensos que indicam propriedades repelentes de insetos não estão aprovados” destaca a agência.

O registro junto ao órgão garante a eficiência do produto para enfrentar o mosquito da dengue e, para facilitar a consulta se determinado repelente está ou não regular, a Anvisa mantém no seu site duas listas: uma de cosméticos para aplicação na pele e outra de saneantes para uso no ambiente.

O post Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

400 DIAS DE LULA NA ECONOMIA

 

Neste domingo de carnaval, vale lembrar a marchinha ‘Recordar é viver’ (1955), a propósito do programa Nova Indústria Brasil

Por Pedro S. Malan – Jornal Estadão

O Brasil foi descoberto no dia 21 de abril, “dois meses depois do carnaval”, dizia a marchinha que encantou foliões no carnaval de 1934. Tudo, metaforicamente, ficaria para depois da grande festa nacional. Mas não foi assim este ano, em que ações da Polícia Federal ocuparam as primeiras páginas dos jornais, iluminando a importância de elucidar os eventos que levaram ao surreal 8 de janeiro de 2023. As rodas da economia e da política tampouco deixaram de girar com Executivo e Congresso em estado de alta tensão por causa da disputa sobre fatias do Orçamento.

Foi numa virada de fevereiro para março, logo após o carnaval de exatos 30 anos atrás, que o governo de então lançou a Unidade Real de Valor (URV). Essa unidade de conta era o embrião da nova moeda, que chegaria quatro meses mais tarde sob o nome de real e que viria a consolidar-se – esperemos – como a definitiva moeda nacional.

Neste início de fevereiro, o governo Lula completou seus primeiros 400 dias. Pode parecer pouco, mas o tempo da política não é igual ao tempo cronológico. Na política, como na guerra, dias podem valer semanas; semanas, meses; meses, anos. Foi também de 400 dias, por exemplo, o período decorrido entre o momento em que o presidente Itamar Franco nomeou FHC seu (quarto) ministro da Fazenda e o lançamento do Real. Aqueles 400 dias valeram por anos.

O governo Lula parece apostar que os efeitos dos seus primeiros 400 dias também se projetarão por anos à frente e contribuirão para seu (legítimo) projeto de permanecer no poder, vencendo as eleições de 2026. Como estamos em pleno domingo de carnaval, vale lembrar outra marchinha dos carnavais de outrora, Recordar é viver (1955), a propósito do programa Nova Indústria Brasil, anunciado ao final de janeiro.

O programa evoca três lembranças. A primeira é uma declaração da então presidente Dilma Rousseff, dez anos atrás, a poucos meses das eleições. “Só em 2014 estão em construção ou contratados para serem construídos aqui, no Brasil, 18 plataformas, 28 sondas de perfuração e 43 navios tanque (…) Graças à política de compras da Petrobras (…), renasceu uma indústria naval dinâmica e competitiva, que irá disputar o mercado com as maiores indústrias navais do mundo.” Quem é minimamente informado sabe no que deu.

A segunda lembrança é uma imperdível entrevista concedida a este jornal (2/1/2013) por Bernardo Figueiredo, por muitos anos braço direito de Dilma Rousseff para assuntos de infraestrutura. “Se a gente pegar os planos nacionais de logística de transporte e de logística portuária e outros estudos do governo, teremos de investir perto de R$ 400 bilhões em cinco anos. Vamos dizer que tenho de investir outros R$ 20 bilhões por ano para não gerar novo passivo e ser preventivo. Então, a necessidade de investimento seria de R$ 100 bilhões por ano. Resolvendo isso, posso dizer que em cinco anos não teríamos mais problemas de infraestrutura.”

A terceira lembrança é também de uma entrevista – ainda mais imperdível, porque reveladora do pensamento de Lula sobre a arte de governar (Valor Econômico, 17/9/2009). “Tenho cobrado sistematicamente da Vale a construção de siderúrgicas no País. A Vale não pode se dar ao luxo de exportar apenas minério de ferro.” “Convoquei o Conselho da Petrobras para dizer: olha, este é um momento em que não se pode recuar. Que a Petrobras construa refinarias, estimule a construção de estaleiros (…). Este é o papel do governo.” “Não conheço ninguém que tenha a capacidade gerencial da Dilma.”

A julgar pelos primeiros 400 dias de Lula III, o pensamento de 15 anos atrás perdura. “Se der superávit zero, ótimo, se não der, ótimo também” (8/2/2024). O País está sendo informado de que haverá simultaneamente um plano trienal de ação (2024-2026) e um Plano de Aceleração do Crescimento (novo PAC). Em ambos há referências a metas aspiracionais cujo horizonte estende-se até um ponto não especificado nos anos 30.

Quando, como é nosso caso, o Estado já se sobrecarregou de obrigações que testam os limites de sua capacidade – de tributar, de gastar, de se endividar, de reformar, de gerir e de investir –, a realidade impõe, pelo lado da oferta doméstica, restrições a ambiciosos processos de expansão. E exige claras definições de prioridades. Porque, ao dispersar demais suas atividades, o Estado fica mais suscetível a ceder a interesses isolados, a persistir em promessas que não pode cumprir. A assumir metas e objetivos inalcançáveis, que redundam em dívidas por equacionar. Principalmente quando receitas não recorrentes são utilizadas para financiar gastos que se tornam permanentes – e crescentes –, como vimos em experiências recentes.

Ao longo dos próximos três anos será fundamental, de maneira clara e crível, sinalizar para agentes econômicos que existe um sistema de regras de responsabilidade fiscal que represente compromisso firme em assegurar a sustentabilidade da trajetória de finanças públicas do País. Como temos nos regimes monetário e cambial e como ainda nos falta na área fiscal, a despeito dos esforços do ministro Fernando Haddad, contra intenso fogo amigo. Porque uma política fiscal insustentável pode impedir o desenvolvimento econômico e social sustentado no longo prazo.

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ECONOMISTA, FOI MINISTRO DA FAZENDA NO GOVERNO FHC. E-MAIL: MALAN@ESTADAO.COM

AGÊNCIA DA ONU EM GAZA DAVA COBERTURA AO HAMAS

 

A UNRWA, que Israel acusa de estar “totalmente infiltrada pelo Hamas”, nega conhecimento do túnel e afirma que não ocupa sua sede desde 12 de outubro por conta da ofensiva israelense na Faixa de Gaza

Por Redação – Jornal Estadão

JERUSALÉM -As Forças de Defesa de Israel (FDI) e o serviço de segurança interna de Israel afirmaram, neste sábado, 10, que descobriram um túnel do grupo terrorista Hamas sob a sede da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) na Cidade de Gaza.

A UNRWA, que Israel acusa de estar “totalmente infiltrada pelo Hamas”, afirmou por sua vez que não ocupa sua sede desde 12 de outubro, cinco dias após o inicio da guerra, quando terroristas do Hamas invadiram o território israelense e mataram 1.200 pessoas, além de terem sequestrado 240.

Este foi o maior ataque terrorista da história de Israel e o maior contra judeus desde o Holocausto. Após o ataque, tropas israelenses iniciaram uma ofensiva na Faixa de Gaza, com bombardeios aéreos e invasão terrestre, que deixou mais de 28 mil palestinos mortos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas.

De acordo com o Exército israelense e o Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, as operações militares na Cidade de Gaza nas últimas semanas levaram à descoberta de uma “entrada de túnel” perto de uma escola gerida pela agência humanitária da ONU.

Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem ter encontrado um túnel do grupo terrorista do Hamas embaixo de uma escola da UNRWA
Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem ter encontrado um túnel do grupo terrorista do Hamas embaixo de uma escola da UNRWA  Foto: Jack Guez/AFP

Nos últimos dez anos, o Hamas escavou na Faixa de Gaza um grande número de túneis, nos quais Israel afirma que seus combatentes se escondem.

Em outubro, um estudo do Modern War Institute, da academia militar americana West Point, identificou 1.300 túneis, que abrangem mais de 500 km de corredores subterrâneos.

“A entrada levava a um túnel terrorista subterrâneo que era um importante ativo para a inteligência militar do Hamas e passava por baixo do prédio que serve como sede principal da UNRWA na Faixa de Gaza”, indicaram as fontes israelenses em um comunicado.

Soldados israelenses caminham perto de um prédio da ONU na Cidade de Gaza
Soldados israelenses caminham perto de um prédio da ONU na Cidade de Gaza  Foto: Ariel Schalit/AP

Também acrescentaram que “as instalações da UNRWA forneciam eletricidade para o túnel”, que tinha 700 metros de comprimento e estava a 18 metros abaixo da terra, e que encontraram documentos e armas no recinto da ONU, o que “confirma que os escritórios também foram usados por terroristas do Hamas”.

Agência da ONU nega uso por terroristas

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) negou que uma de suas escolas fosse usada por terroristas do Hamas e afirmou que retirou os funcionários de suas instalações na Cidade de Gaza por conta da ofensiva israelense no enclave palestino.

“Não utilizamos este prédio desde que o abandonamos e não temos conhecimento de qualquer outra atividade desenvolvida”, respondeu a UNRWA. As acusações de Israel “merecem uma investigação independente, impossível neste momento, já que Gaza está em uma zona de guerra ativa”, acrescentou.

Israel já afirmou que quer acabar com a presença da agência da ONU na Faixa de Gaza. Uma investigação feita por Tel-Aviv aponta que trabalhadores da UNRWA contribuíram para o ataque do grupo terrorista Hamas em Israel no dia 7 de outubro. A inteligência israelense afirmou que 12 funcionários da agencia se envolveram nos ataques terroristas do Hamas.

Soldados israelenses operam em uma instalação da UNRWA na Faixa de Gaza
Soldados israelenses operam em uma instalação da UNRWA na Faixa de Gaza  Foto: Jack Guez/AFP

Além disso, segundo Israel, cerca de 190 colaboradores da agência, que distribui alimentos, fornece abrigo e educação aos refugiados palestinos, teriam algum tipo de militância em grupos radicais que promovem atos terroristas, como o Hamas e a Jihad Islâmica.

A UNRWA informou que demitiu a maioria dos funcionários supostamente envolvidos nos ataques, e a ONU está investigando internamente as acusações contra os funcionários demitidos. O secretário-geral da organização, António Guterres, nomeou uma comissão independente para avaliar a “neutralidade” da agência.

Falta de financiamento

No dia 26 de janeiro, os Estados Unidos anunciaram o fim do financiamento à agência da ONU, decisão também tomada por países como Austrália, Canadá, Itália, Reino Unido, Finlândia e Países Baixos.

A agência depende de contribuições voluntárias. Cerca de 95% do orçamento vem de transferências governamentais. Conforme balanços recentes, a UNRWA teve orçamento de US$ 1,17 bilhão, em 2022. Os maiores doadores foram países membros da União Europeia (US$ 520 milhões) e os Estados Unidos (US$ 344 milhões).

Os EUA anunciaram na sexta-feira, 9, que não vão retomar a colaboração até que a investigação seja concluída. No início do mês, a União Europeia decidiu manter repasses por avaliar que são essenciais para sobrevivência dos refugiados, mas considerou as denúncias “muito graves” e cobrou uma auditoria na agência.

Lula promete mais apoio do Brasil

Devido à retirada de financiamento de diversos países, o presidente do BrasilLuiz Inácio Lula da Silva, afirmou que Brasília vai aumentar o montante enviado à UNRWA em reação ao que o governo brasileiro entende ser uma ameaça à continuidade do trabalho em Gaza. O anúncio foi feito durante visita à Embaixada da Palestina em Brasília, na noite de quinta-feira, 8.

“O Brasil exorta a comunidade internacional a manter e reforçar suas contribuições para o bom funcionamento das suas atividades. Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência”, afirmou Lula, conforme discurso divulgado na sexta-feira, 9, pelo Palácio do Planalto. “O Brasil também integra a Comissão Consultiva da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). As recentes denúncias contra funcionários da UNRWA precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la.”

O valor adicional a ser transferido pelo Brasil não foi divulgado. Consultados pelo Estadão, integrantes das equipes do Palácio do Planalto, do Ministério da Fazenda e do Ministério das Relações Exteriores disseram que ainda não há uma cifra definida./Com informações de Felipe Frazão e AFP

OS INVESTIMENTOS PRIVADOS PRECISAM DE RESPEITO AOS CONTRATOS, SEGURANÇA JURÍDICA E REGRAS CLARAS

Com uma infraestrutura deficiente e debilitada, o País não deveria se dar ao luxo de dispensar investimentos privados, mas será preciso bem mais do que retórica para atrair novas empresas

Por Notas & Informações – Jornal Estadão

O governo quer atrair novas empresas para projetos de concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs) da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que é preciso diversificar, uma vez que os grupos que já atuam no País estariam sobrecarregados.

O diagnóstico do ministro não é exatamente novo. O certame para a concessão de estradas no Paraná realizado no ano passado foi disputado por dois fundos de investimento que já atuavam na área e no País. Já o leilão da chamada “rodovia da morte”, em Minas Gerais, não teve interessados.

Nas ferrovias, a opção do governo foi a de renovar os contratos de concessão das atuais administradoras em troca da antecipação dos investimentos. Com algumas exceções, os leilões de aeroportos também têm registrado uma certa concentração de empresas que já haviam adquirido outros ativos.

Com uma infraestrutura deficiente e um orçamento estrangulado, o Brasil não deveria se dar ao luxo de dispensar os investimentos da iniciativa privada. Porém, ao contrário do mercado financeiro, capaz de atrair capital externo interessado no diferencial das taxas de juros, o setor de infraestrutura ainda desperta muitas dúvidas nos investidores. E não sem razão.

Basta lembrar o então prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella destruindo as praças de pedágio da Linha Amarela em outubro de 2019. Mais recentemente, após uma tempestade que deixou regiões da capital paulista por dias sem luz, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entrou em uma saga judicial demagógica para tentar rescindir o contrato com a Enel.

Cenas e atitudes como essas ocorreram nas duas principais cidades do País. É importante que se diga, no entanto, que atos de irresponsabilidade nessa seara não são exclusividade dos prefeitos.

O edital de privatização do Porto de Santos chegou a ser enviado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) no governo Bolsonaro, mas o processo foi suspenso após a eleição do presidente Lula da Silva.

No caso da privatização da Eletrobras, aprovada pela Câmara e pelo Senado, o governo federal, por meio de uma ação no Supremo Tribunal Federal, tenta reverter sua perda de influência nos rumos da empresa, materializada no menor número de assentos no Conselho de Administração.

Para dar sobrevida a estatais estaduais, o Executivo tentou passar por cima do marco do saneamento, também aprovado pelo Congresso, por meio de decreto, ainda que a incompetência dessas empresas em universalizar o acesso à água e ao esgoto tratados esteja mais do que atestada.

Como explicar essas idas e vindas, de maneira convincente, para os investidores privados que tanto se pretende atrair? Eis o tamanho do desafio do ministro da Casa Civil, que precisará muito mais do que retórica para mostrar que o Brasil respeita contratos e tem segurança jurídica, regras claras e agências reguladoras independentes. Também será preciso dobrar a aposta em medidas que favoreçam o ambiente de negócios.

Algo que também faria diferença nessa área seria a reconquista do grau de investimento. Fundos de pensão estrangeiros, que tradicionalmente investem em ativos de infraestrutura, têm limitações para aplicar recursos em países mal avaliados pelas agências de classificação de risco.

No caso brasileiro, a maior dúvida das agências não é a exposição ao setor externo, mas a política fiscal. Não por acaso, ao elevar o rating soberano do País, logo após a aprovação da histórica reforma tributária pelo Legislativo, a agência de classificação de risco S&P enfatizou a importância de que o País permaneça na rota do pragmatismo para criar as bases para um crescimento econômico sustentável e perene.

Nesse sentido, a defesa do déficit zero é importante, mas insuficiente. Como mostrou o Banco Central, a dívida bruta do País voltou a subir pela primeira vez em três anos e atingiu 74,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Garantir que a curva do endividamento público pare de crescer e atinja a estabilidade é fundamental para que o País passe a ser visto como um destino seguro para os investidores de longo prazo.

 

É HORA DE REDESCOBRIR O LONGO PRAZO E O PLANEJAMENTO

 

É preciso buscar muito mais que uma expansão econômica superior à estimada para 2024. É hora de redescobrir o longo prazo e o planejamento

Por Rolf Kuntz – Jornal Estadão

Pesadão e emperrado, o Brasil continuará correndo no segundo ou terceiro pelotão da economia mundial, neste ano e no próximo, segundo projeções de entidades multilaterais, do mercado e também do governo brasileiro. As políticas sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva podem favorecer o consumo e estimular a atividade em 2024 e 2025, mas será necessário muito mais que isso para intensificar e prolongar o crescimento. Só se expande o potencial produtivo com muito investimento em infraestrutura, construção civil, incorporação de máquinas e equipamentos e formação de mão de obra. Mas o País continua deficiente em todo esse conjunto de requisitos.

Completadas mais de duas décadas, o balanço deste início de século é pouco entusiasmante. Do ano 2000 até novembro do ano passado, a taxa média mensal de investimento em capital físico ficou em 17,9% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A partir de janeiro de 2015 a média caiu para 16,4%. Esse quadro indica fragilidade do crescimento econômico e “liga um alerta para o futuro”, comentou a pesquisadora Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB-FGV.

Uma expansão sustentável em torno de 4% ao ano – mais próxima daquela observada em outras economias emergentes – dependeria de um investimento físico equivalente a uns 24% do PIB, segundo estimativa bem conhecida. O recuo da inflação, claramente observado a partir do quadrimestre final do ano passado, permitirá novos cortes de juros, como já antecipou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Com juros menores haverá melhores condições para investimento em meios de produção. Mas a decisão de investir dependerá também das expectativas econômicas e políticas.

Essas expectativas serão em boa parte influenciadas pelo relacionamento do Executivo com o Congresso. Esse relacionamento será determinado principalmente pela habilidade política do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Parlamentares têm-se mostrado famintos de recursos orçamentários – obtidos por meio de emendas – para objetivos políticos pessoais. Verbas da União deveriam, racionalmente, ser destinadas a programas e projetos de caráter nacional, mas muitos congressistas tendem a agir como vereadores federais.

A apropriação de dinheiro federal para objetivos paroquiais é bem maior no Brasil do que em muitas economias desenvolvidas e emergentes, como se observa em comparações com Estados Unidos, França, Portugal, Turquia, Estônia e outros países. Congressistas brasileiros absorvem um quinto das verbas livres do Orçamento, isto é, daquelas disponíveis quando se descontam as despesas obrigatórias. A fatia controlada por parlamentares muito raramente supera 2% dos gastos livres na maior parte do mundo desenvolvido e emergente, segundo levantamento citado pelo Globo.

Se o Executivo federal tivesse maior controle dessas verbas, seu uso seria provavelmente muito mais benéfico para o desenvolvimento nacional. Além disso, haveria melhores condições para o ajuste das contas públicas, um importante objetivo explicitado pelo ministro da Fazenda, valorizado pelos mercados nacional e internacional e sacramentado em lei, mas pouco presente, no dia a dia, em decisões e manifestações de parlamentares. O Orçamento da União “pertence a todos, não apenas ao Executivo”, disse o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reagindo aos cortes de pagamentos de emendas orçamentárias pela Presidência da República. Ele seria mais convincente se os congressistas se ocupassem também da busca do equilíbrio financeiro do Tesouro, tarefa exercida normalmente pelo Executivo.

Enquanto Lira critica a “burocracia técnica” e reivindica poder sobre o Orçamento, o ministro da Fazenda tenta conciliar dois objetivos, crescimento econômico pouco superior a 2% – talvez 2,2% ou 2,3% – e Orçamento com déficit zero no resultado primário, isto é, sem o gasto com juros. Contido o déficit, será mais fácil frear o endividamento do Tesouro.

Embora modesto para o Brasil, o crescimento buscado neste ano pelo governo é superior às taxas projetadas para o País pelo Fundo Monetário Internacional (1,7%), pelo Banco Mundial (1,8%), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE (1,8%), e também pelo mercado, segundo a pesquisa Focus (1,6%). Além disso, todas essas taxas são inferiores à expansão estimada para a economia global, de 3,1% no cenário do FMI, 2,9% no da OCDE e 2,4% na projeção do Banco Mundial.

Projeções para a economia do Brasil têm sido geralmente erradas nos últimos três anos, como observou o presidente do BC. O crescimento surpreendeu em 2023 e poderá, segundo ele, surpreender de novo. São observações animadoras, mas é preciso buscar muito mais que uma expansão superior à estimada para 2024. O objetivo deve ser uma fase prolongada de modernização e maior expansão. Isso vai exigir muito mais que ações de estímulo imediato ao consumo e à produção. É hora de redescobrir o longo prazo e o planejamento.

DITADURAS FASCINAM ALGUMAS PESSOAS

Os últimos dias foram ricos em insights sobre projetos autoritários em diversas fases de gestação, no Brasil, El Salvador, Venezuela e China

Por Lourival Sant’Anna

Por que as ditaduras exercem fascínio sobre tantas pessoas, como se instalam, como escondem seus danos e finalmente impõem sua vontade à força bruta? Os últimos dias foram ricos em insights sobre projetos autoritários em diversas fases de gestação, no BrasilEl SalvadorVenezuela e China.

As conversas entre autoridades militares e civis, obtidas pela Justiça brasileira, mostram como o impulso autoritário vira ao avesso normas corporativas, leis nacionais e princípios morais e patrióticos. A covardia de abusar do próprio poder para trair a vontade popular expressa livremente nas urnas é apresentada como coragem; o apego à legalidade, como covardia.

A intentona militar no Brasil não deu certo porque não estamos em 1964; quem está são os seus patéticos protagonistas. Foi por isso também que Donald Trump não obteve apoio militar para reverter a própria derrota eleitoral de 2020. A democracia, hoje em dia, não é esmagada por solas de coturnos; é carcomida por dentro, lenta e sutilmente. As novas armas são os líderes carismáticos, as soluções mágicas, a invenção de uma realidade paralela nas telas.

Por isso, Nayib Bukele é a nova sensação dos autoritários e desavisados; San Salvador, seu novo lugar de peregrinação. Em 2020, no segundo ano de seu primeiro mandato, ele comandou a invasão da Assembleia Nacional com apoio de militares e policiais, sentou-se na cadeira do presidente do Parlamento, declarou-se detentor de “poder divino” e mandou aprovarem US$ 109 milhões para seu plano de segurança.

O presidente conquistou a confiança dos militares dobrando o seu efetivo,  enchendo-os de mordomias e dando-lhes licença para matar. Pelos índices oficiais, os homicídios por 100 mil habitantes caíram de 51 em 2018 para 3 no ano passado. O que ninguém lembra hoje é que esse índice já vinha caindo desde 2015, quando estava em 106.

Além disso, o Observatório Universitário de Direitos Humanos da Universidade Centro-Americana de El Salvador afirma que os homicídios em 2022 foram 659, mais do dobro da cifra oficial de 301.

Homem mostra capa do principal jornal de El Salvador, La Prensa, com a manchete 'Reeleito' e a foto do presidente Bukele e a primeira-dama do país comemorando a vitória nas eleições com 85% dos votos
Homem mostra capa do principal jornal de El Salvador, La Prensa, com a manchete ‘Reeleito’ e a foto do presidente Bukele e a primeira-dama do país comemorando a vitória nas eleições com 85% dos votos  Foto: Marvin Recinos / AFP

Bukele se reelegeu no domingo com quase 85% dos votos. O segundo colocado, Manuel Flores, teve 6%. Os números são consistentes com uma pesquisa independente, feita pelo Centro de Estudos Cidadãos da Universidade.

Francisco Gavidia, na qual 84% dos entrevistados disseram que Bukele era o melhor candidato e Flores, 4%.

Os pesquisadores fizeram uma pergunta carregada de viés: “Antes as gangues espalhavam terror, agora é igual com militares e policiais?” Ao que 86% responderam: “Não, não é igual, estamos mais seguros”. A maioria passou no teste de sanidade: 80% disseram que a terra é esférica e 94%, que a mudança climática é real.

O contentamento dos salvadorenhos com a segurança reconquistada é compreensível e legítimo. Agora, eles podem andar na rua tranquilos. A segurança lhes deu liberdade. Mas também está lhes tirando, sem que muitos percebam. Muitos jovens mortos e presos sem direito à defesa são inocentes.

Em maio de 2021, cinco juízes independentes da Corte Suprema foram destituídos pelo Congresso de maioria governista. Em novembro, a Corte decidiu que, se tirasse seis meses de licença, Bukele poderia disputar a reeleição, vetada pela Constituição. Ele já fala em terceiro mandato, “se o povo quiser”. O número de deputados foi reduzido para favorecer a criação de uma super-maioria do regime. Publicitário, Bukele cunhou para si o apelido “el dictador más cool del mundo”.

Uma lei cruel da condição humana é que, quando falta algo de essencial, aceitamos trocar por algo igualmente essencial, que não falta no momento. É o caso da segurança, estabilidade, justiça, dignidade e liberdade. Mas todas são igualmente essenciais. Não é justo impor escolhas e trocas entre elas.

É o que toda ditadura faz. No início, parece uma boa troca. Com o passar do tempo, as pessoas percebem que caíram numa armadilha. Aí, é tarde demais. Regimes ditatoriais não têm incentivos internos para chegar ao fim. Nicolás Maduro convenceu Joe Biden a voltar a comprar petróleo da Venezuela em troca da promessa de eleições justas este ano. Os EUA fizeram sua parte. Maduro embolsou mais de US$ 1 bilhão e não permitiu que María Corina Machado, a candidata mais competitiva, disputasse a eleição.

Na China, depois de décadas de crescimento astronômico, Xi Jinping adotou medidas para tolher as grandes empresas privadas de tecnologia, motores da economia, por considerar que elas competiam com o Partido Comunista em poder econômico e dados sobre os cidadãos. O resultado é a desaceleração econômica e a explosão do desemprego entre os jovens. O regime censura e reprime os protestos.

A eficiência das ditadura é um mito. A perda da liberdade e da dignidade é real.

 

O BRASIL ESTÁ ESTAGNADO EM RELAÇÃO À MAIORIA DOS PÁÍSES PARA REDUÇÃO DA TAXA DE JOVENS DA GERAÇÃO NEN-NEN

Cenário brasileiro segue entre os piores, permanecendo entre os sete que mais têm jovens que não estudam nem trabalham; faltam políticas públicas específicas

Sem contar com políticas públicas específicas para reduzir as taxas de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, o Brasil está estagnado em relação à maioria dos países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2012, os nem-nem brasileiros eram 20% dessa faixa etária, índice que colocava o País entre os sete piores. Dez anos depois, tanto a posição no ranking quanto o porcentual são os mesmos, mas a taxa brasileira piorou na comparação com a da média das nações que fazem parte da organização – o Brasil ainda não integra esse grupo, mas sua adesão está em tramitação.

Os resultados obtidos pela Irlanda nessa década são os que mais impressionam, fruto de um trabalho que mescla capacitação, ajuda para obtenção de emprego e assistência financeira. Assim, o país saiu da 6ª posição na lista dos dez com maiores índices de nem-nem para ficar entre os sete que menos têm jovens nessa situação. A taxa passou de 21,1% para 8,9%. Os irlandeses ainda melhoraram em relação à média das nações que fazem parte da OCDE. Se em 2012 estavam quase seis pontos porcentuais acima da média da organização, em 2022 passaram a ficar quatro pontos abaixo.

ETHIENY KAREN PEREIRA FERREIRA/ESTADÃO

Um dos programas desenvolvidos por lá se chama Springboard, que oferece cursos de qualificação para jovens em setores empresariais que estão em crescimento ou que apresentam necessidade de mão de obra. Já o Momentum auxilia desempregados de longo prazo a adquirirem habilidades necessárias para a reinserção no mercado de trabalho. Por sua vez, o Pathways to Work, do Departamento de Assuntos de Emprego e Proteção Social, garante assistência financeira e busca capacitar os jovens inativos. Há, ainda, projetos para oferecer estágios em organizações parceiras e iniciativas voltadas para jovens nem-nem com deficiência.

Grécia e Espanha também conseguiram grandes reduções em suas taxas, em torno de dez pontos porcentuais de queda. Com isso, os gregos deixaram o posto de país com maior porcentual de nem-nem que ocupavam em 2012 e passaram à 11ª posição. E a Espanha passou do segundo para o novo lugar. Ambos ainda estão acima da média da OCDE, mas com desvios bem menores.

De 21,1% para 8,9%
Foi a melhora na taxa de jovens nem-nem na Irlanda em uma década

O Reino Unido, por sua vez, cruzou essa fronteira e agora tem índice de jovens que não estudam nem trabalham abaixo da média da organização. Com apoio de um conjunto de políticas públicas, reduziu o porcentual de nem-nem de 16,3% para 10,6% e passou do 13º país com as taxas mais altas para o 13º com os menores índices.

Parcerias entre governo e empresas, além de programas de incentivo à contratação de jovens, foram peças importantes para essa evolução. Esse trabalho se intensificou com o início da pandemia. Lançado em setembro de 2020, por exemplo, o Kickstart financiou empresas para que contratassem jovens de 16 a 24 anos por seis meses, oferecendo colocação para pessoas em risco de desemprego a longo prazo e que dependiam de auxílios do governo britânico. Esses jovens passaram por capacitações para que, ao fim do programa, estivessem treinados para ocupar um cargo permanente.

Os beneficiários do Kickstart ganhavam do governo um salário-mínimo semanal entre 132 libras e 260 libras, variando de acordo com a idade do trabalhador. Já os empregadores recebiam 1.500 libras para cada emprego criado, além da cobertura de custos de seguro e previdência social. Ao fim do programa, em março de 2022, o saldo havia sido de 163 mil novos empregos temporários. E a taxa de desemprego entre jovens havia atingido o menor nível desde o início da série histórica, em 1992, segundo o governo do Reino Unido.

O grupo de nem-nem que acaba de se formar nas escolas também recebeu apoio: jovens de 18 e 19 anos que não encontravam empregos puderam se inscrever em cursos de capacitação em áreas de alta empregabilidade e nas quais faltavam profissionais. Os cursos duravam um ano e eram de áreas de importância na economia do Reino Unido. A partir deles, jovens puderam encontrar empregos ou se tornaram aprendizes e trainees. Para cada formando, o governo custeou 400 libras em cursos. O programa teve início em julho de 2020 e foi encerrado em 2023.

Outros projetos também tiveram como foco a formação de aprendizes e trainees, mesclando experiência de trabalho com cursos de capacitação em áreas variadas. A maior parte dos programas foi voltada para jovens até 24 anos, bem na transição entre as atividades educacionais e o mundo do emprego.


PROBLEMA TEM CAUSAS MÚLTIPLAS NO BRASIL

A causa para os altos índices de nem-nem no País é multifacetada, mas a falta de acesso à educação de qualidade e o desemprego estrutural entre os jovens são os dois principais pontos, na opinião do professor Renan de Pieri, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O especialista explica que, apesar da universalização do ensino fundamental no Brasil, a grande taxa de evasão no ensino médio e o baixo acesso ao ensino superior dificultam a empregabilidade dos jovens.

“Por mais que os ganhos educacionais sejam maiores na infância, o ensino técnico atualiza os jovens e dá a eles ferramentas para as novas vagas que surgem em momentos de crescimento”, diz Pieri. A crise econômica entre 2015 e 2016 e a pandemia de coronavírus agravaram os problemas uma vez que diminuíram as oportunidades para os recém-chegados no mercado de trabalho e exigiram novas habilidades e acesso às ferramentas utilizadas no ensino a distância. Para Pieri, quanto mais tempo o jovem demora para ingressar no mercado de trabalho, mais dificuldades ele vai ter no futuro para se empregar.

“O ensino técnico atualiza os jovens e dá a eles ferramentas para as novas vagas que surgem em momentos de crescimento”

Renan de Pieri

professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV

De acordo com o especialista, a geração de empregos demanda que a economia cresça. “Mas, para que os empregos se formalizem, é necessário um crescimento sustentável por mais tempo. Só quando o mercado dá sinais de mais estabilidade começamos a observar as vagas formais aparecendo, dado que o custo demissional do trabalhador formal é bem mais alto”, explica Pieri.

O Brasil ainda não tem política sólida para lidar com os nem-nem. A situação pode começar a mudar, no entanto, a partir da assinatura do Pacto Nacional pela Inclusão da Juventude, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), juntamente com o governo federal. A assinatura da parceria ocorreu em 11 de dezembro.

ETHIENY KAREN PEREIRA FERREIRA/ESTADÃO


O QUE VEM FAZENDO O PAÍS COM A MENOR TAXA DE NEM-NEM?

Reduzir o índice de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham depende da estabilidade da economia. Mas não só. Também são necessários investimentos e políticas que sejam capazes de gerar oportunidades e boas condições de trabalho. Essa combinação explica em grande parte a situação da Holanda, que tem as menores taxas de nem-nem. Em 2012, o país era o mais bem colocado nesse quesito, situação em que se manteve em 2022.

Só que os holandeses conseguiram nesse período reduzir ainda mais seu índice, que passou de 6,7% para 4,5%. A queda se dá há pelo menos 20 anos, quando a taxa de jovens desocupados de 15 a 29 anos era de 7,1%.

Segundo Alexander Dicks, PhD pelo Centro de Investigação para a Educação e o Mercado de Trabalho (ROA) da Universidade de Maastricht, na Holanda, uma das justificativas para o baixo índice de jovens que não estão na educação, no emprego ou na formação é a economia sólida do país. “Além disso, a Holanda tem um forte sistema de educação profissional, práticas educacionais geralmente boas e universidades de alta qualidade”, afirmou Dicks, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

O sistema educacional holandês é referência e resultado do trabalho do governo em apoiar jovens vulneráveis e limitar a evasão escolar. Até os 16 anos o ensino é obrigatório e, por lei, até os 18 anos os jovens devem obter um diploma qualificativo. As políticas dependem da parceria entre vários ministérios e órgãos governamentais locais e deixaram de focar no desemprego juvenil para melhorar as responsabilidades legais das escolas e municípios. Os custos baixos da educação também influenciam na permanência estudantil, além do apoio financeiro que os alunos podem receber, inclusive aqueles que abandonam o sistema educacional e têm entre 18 e 23 anos.

“A oferta de formação profissional pode ser considerada uma rede de segurança para jovens que não são tão bons em tarefas cognitivas, mas que ainda são mais do que capazes de aprender uma profissão”, diz Dicks. Ela é padronizada e concede aos aprendizes um diploma que especifica as habilidades aprendidas. Para o pesquisador, esse tipo de ensino é fundamental para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.


SITUAÇÃO DAS MULHERES É PIOR NO MUNDO TODO

Tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento registram mais mulheres do que homens entre os nem-nem. A Turquia, que aparece na segunda posição entre os que mais têm população jovem nessa situação, atrás apenas da África do Sul, registra a maior diferença entre os gêneros. Trinta e nove por cento da população feminina da Turquia na faixa etária dos 15 aos 29 anos não trabalha e nem estuda, segundo dados de 2022. Entre os homens, a taxa é de 17,3%, uma diferença de mais de 20 pontos porcentuais. Mas esses números já estiveram mais distantes. Em 2002, quando 21,5% dos homens estavam inativos, as jovens nem-nem somavam quase 60%.

Gerente sênior de pesquisas da Eurofound, agência europeia para a melhoria de condições de vida e de trabalho, Eszter Sándor confirma que essa realidade é global. “Isso ocorre porque as mulheres jovens correm um risco maior de estar em uma situação de nem-nem em razão das responsabilidades de cuidar dos filhos e de outros integrantes da família que precisam de assistência”, explica a especialista. “Elas também fazem outros trabalhos não remunerados, como o trabalho doméstico.”

39%
Da população feminina da Turquia na faixa etária de 15 a 29 anos está no grupo dos nem-nem; país é o que tem a maior diferença entre os gêneros

No México, o índice de mulheres inativas também é alto. Elas representam 29,5% da população nessa faixa etária, enquanto os homens são 9,2%. Há vinte anos, essa diferença era de 34 pontos porcentuais e, há dez anos, de 26 pontos. Isso indica uma melhora lenta, mas constante. Colômbia, República Tcheca, Hungria, Israel, Letônia, México, Polônia e Eslováquia, assim como o Brasil, têm diferenças significativas entre os números de mulheres e homens nem-nem há pelo menos dez anos.

Há também recortes raciais nessa desigualdade. No Brasil, o tempo gasto com o trabalho doméstico é ainda maior para as mulheres negras, como explica a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Juliana Teixeira. “Por mais que todas as mulheres fiquem sobrecarregadas, as mulheres negras são as que mais executam esse trabalho do cuidado”, afirma. Ela ainda explica que as mulheres negras têm uma rede de apoio menor e menos condição de terceirizar o trabalho doméstico.

Entre as soluções para reintegrar as mulheres no ensino e no mercado de trabalho estão ações governamentais necessárias, como ao oferecer condições de assistência social para mães. Eszter Sándor aponta que a taxa de nem-nem na Europa tende a diminuir quando a transição para o emprego é acompanhada da oferta de serviços de apoio à família, principalmente no cuidado das crianças. Essa análise faz parte de um relatório que será lançado em breve pela agência Eurofound, da União Europeia.

Juliana Teixeira, professora da UFES, também menciona o desafio de adaptar os locais de trabalho e estudo, fazendo com que sejam acessíveis para que mulheres possam levar seus filhos. “É preciso repensar os nossos espaços para que as mulheres que cuidam de crianças possam ser reintegradas à educação e ao emprego.”


Com reportagem de:Julia Camim e Letícia Ozório

 

NO MINDSET NO LADO ESQUERDO EMOCIONAL DO CÉREBRO VOCÊ TOMA A DECISÃO DE COMPRA

Rogério Magalhães

*Gatilhos mentais vão além da psicologia e podem ajudar a fechar negócios de maneira qualificada*

Quando escutamos o termo “gatilho mental” isso nos remete a qualquer ato ou palavra que pode despertar alguma reação imediata, benéfica ou nociva.

Mas, no mundo dos negócios, a expressão “gatilhos mentais” pode designar uma estratégia eficiente para que um cliente tome uma decisão de forma mais assertiva.

Segundo estudos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o grau de confiança na especificidade (isto é, o vendedor conferir dados e ser bem específico), aumenta em 34,8% as chances de se fechar um negócio.

“Gatilhos mentais têm viés cognitivos, que quando bem utilizados e de maneira correta, ele ajuda a empresa a vender seus serviços de maneira mais qualificada e rápida. Desse modo, o cliente consegue tomar a decisão de forma mais assertiva. Vou dar um exemplo: um dado, o gatilho da especificidade. Quanto mais específico você for naquele serviço que você está prestando, isto é, se eu embasar minha venda em dados e índices, mais chances eu terei de ser exitoso”, comenta o mentor em negócios de saúde, Rogério Magalhães.

Na visão do especialista, quando conferimos dados daqueles serviços que estamos prestando, que pode ser um exame de sangue ou outro tipo de coleta, estamos sendo específicos.

“Quando eu falo que existem dados para aquele exame ou para aquele serviço, eu estou sendo específico. Outro exemplo, 67% dos nossos pacientes fazem exame mensal de hemograma para acompanhar a sua saúde. Quando eu falo 67%, além de eu estar sendo específico, eu estou passando um nível de confiança e de especificidade muito grande para o paciente. E automaticamente, esse viés cognitivo, entra no seu cérebro, no mindset, no lado emocional do cérebro, que é o seu lado esquerdo do cérebro, e você toma a decisão de também querer fazer esse serviço”, relata o mentor.

Isso representa que “acabamos por fechar negócios com o lado esquerdo do cérebro”.

“Quando o nosso time está preparado, quando os dados estão disponíveis e quando sabemos utilizar esses dados de acordo com o serviço, de acordo com a situação, de acordo com o persona, é muito mais fácil do paciente tomar a decisão, comprar o serviço e efetivamente fazer um exame ou procedimento”, conclui.

Gatilho da especificidade

Esse processo de gatilho da especificidade é realmente muito poderoso para influenciar a decisão do cliente/paciente. Quando você fornece dados específicos sobre um serviço, como a assertividade de um exame ou o número de pessoas que realizam um determinado exame mensalmente, isso cria confiança e credibilidade, o que pode levar a uma maior adesão aos serviços oferecidos. É importante saber utilizar esses dados de forma estratégica para atender às necessidades do paciente e garantir a efetividade do serviço.

Rogério Magalhães

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, é pós-graduado em Marketing pela FGV, em estratégia de marketing pela Universidade de La Verne (Califórnia – Estados Unidos), e em Administração Executiva Sênior pela UFRJ, além de especialista em vendas e marketing pela Universidade de Berry (Flórida – Estados Unidos) e em gestão empresarial pela Business School SP. Foi gestor comercial de empresas multinacionais como a farmacêutica Schering Plough e gerente comercial da Sanofi-Aventis. Tem diversas especializações em universidades e escolas internacionais.

A importância do bom site da Valeon para o seu negócio

Moysés Peruhype Carlech

Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.

De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.

As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.

O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia.  Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet. 

Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.

A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

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Moysés Peruhype Carlech

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Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

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Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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sábado, 10 de fevereiro de 2024

PAUTA ECONÔMICA MOVIMENTA OS BASTIDORES DO CONGRESSO NO SEU RETORNO

 

História de editora3 • IstoÉ Dinheiro

24/05/2017- Brasília- DF, Brasil- Deputados discutem no Plenário da Câmara após governo determinar reforço de tropas federais para proteger Esplanada \rFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dizem que todo mundo, quando volta de férias, está de bom humor. Essa não parece uma realidade para quem trabalha no Congresso Nacional. No retorno do recesso (de quase dois meses, diga-se de passagem) Arthur Lira, presidente da Câmara, já voltou atirando. Frustrado com os vetos do governo ao Orçamento de 2024 (leia-se derrubada das emendas parlamentares), com a MP da reoneração e com as falas do presidente Lula sobre o papel do Legislativo na busca pelo déficit zero, o alagoano falou, em seu discurso de retorno na segunda-feira (5) que “o Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo. Se assim fosse, a Constituição não determinaria a necessária participação do poder Legislativo em sua confecção e final aprovação”.

A fala de Lira estremeceu a relação entre o Legislativo e o Executivo, relação que nunca foi excelente, mas era mediada, principalmente, por Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, e por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. O primeiro reflexo já foi sentido no dia seguinte, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou seu encontro com líderes da Câmara. A reunião dele com os líderes do Senado, no entanto, foi mantida. Ao término dela, o ministro afirmou que a agenda na Câmara foi cancelada a pedido do deputado José Guimarães (PT-CE). Sobre as falas de Lira, disse que “está tudo bem, vai dar tudo bem”.

Mas não é exatamente esse o clima em Brasília. Deputados da base do governo dizem que a tensão com Lira foi ainda maior nos bastidores. A aliados, o deputado que se tornou senhor do dinheiro da nação teria dito que jamais deixaria que alguém o escanteasse para a função de “carimbador”. Uma postura que aumentou a temperatura na já quente Brasília e lembra muito o comportamento de outro político, também alagoano, que já foi presidente do Congresso e era definido pelos colegas como “bombeiro ou piromaníaco, a depender do próprio interesse”. Alguém arriscaria o nome? Dica: é o maior inimigo de Lira.

Contas públicas 1Números de dentro

A dívida do setor público consolidado registrou alta de 2,7 pontos percentuais do PIB em 2023, atingindo 74,3% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 8,07 trilhões, segundo dados do Banco Central. No fechamento de 2022, a dívida bruta do setor público estava em 71,7% do PIB, ou R$ 7,22 trilhões.Esse foi o primeiro aumento da dívida brasileira desde 2020, ano da pandemia da Covid-19. A alta está relacionada com a piora das contas públicas em 2023 — quando foi registrado um déficit de R$ 249 bilhões, ou 2,29% do PIB, o terceiro pior resultado da história em relação ao PIB. A alta também está relacionado com as despesas com juros, que totalizaram R$ 718 bilhões em 2023, ou 6,6% do PIB, contra R$ 586 bilhões (5,8% do PIB de 2022). Mais uma bomba para Haddad desarmar.

Contas públicas 2Números de fora

As transações correntes do balanço de pagamentos em 2023 foram deficitárias em US$ 28,6 bilhões (1,32% do PIB), ante US$ 48,3 bilhões (2,47% do PIB) em 2022. A redução de US$ 19,6 bilhões no déficit deveu-se à ampliação de US$ 36,4 bilhões no superávit da balança comercial e à redução de US$ 2 bilhões no déficit de serviços. No ano de 2023, o déficit em renda primária totalizou US$ 72,4 bilhões, 28,1% acima do déficit de US$ 56,5 bilhões ocorrido em 2022. As despesas líquidas de lucros e dividendos de investimento direto e em carteira somaram US$ 45 bilhões em 2023, 21,5% acima dos US$ 37,1 bilhões observados em 2022.

US$ 28,6 bidéficit 2023 no balanço de pagamentos

TecnologiaUber tem primeiro lucro desde IPO

Desde que se tornou uma empresa de capital aberto, em 2019, a Uber não havia lucrado. O ano passado, no entanto, parece ter virado a página. “Para a Uber, 2023 foi um ponto de inflexão, provando que podemos continuar a gerar um crescimento forte e lucrativo em escala”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da companhia. “Nosso público está maior e mais engajado do que nunca, com nossa plataforma gerando uma média de quase 26 milhões de viagens diárias no ano passado.” A receita cresceu 15% em relação a 2022, para US$ 9,936 bilhões, e o lucro líquido chegou a US$ 1,9 bilhão, contra prejuízo de US$ 9,1 bilhões de 2022. O número de viagens também disparou, totalizando 9,4 bilhões, alta anual de 24%.

SelicNovas quedas à frente

Banco Central (BC) avaliou na terça-feira (6), na ata sobre a última reunião do Copom, que há elementos na economia brasileira que apontam que “a inflação ao consumidor segue a trajetória esperada de desinflação”. Segundo o documento, “os indicadores que agregam os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária estão mais próximos da meta para a inflação que nas divulgações anteriores”. Esses movimentos, segundo o BC, permitem espaços para que as quedas na Selic continuem. No mais recente Relatório Focus, divulgado segunda-feira (5), as projeções para o IPCA em dezembro apontam para um índice de 3,81% e a Selic recuando dos 11,25% atuais para 9%.

Roberto Campos, presidente do BC (Crédito:Divulgação)

Roberto Campos, presidente do BC (Crédito:Divulgação)© Fornecido por IstoÉ Dinheiro

InternacionalSai China, entra México

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o México ultrapassou a China e se tornou o principal fornecedor de produtos para o mercado dos Estados Unidos. Os números foram divulgados quarta-feira (7) pelo Departamento de Comércio dos EUA — as exportações mexicanas subiram quase 5% entre 2022 e 2023, para US$ 475 bilhões, enquanto as vendas chinesas aos americanos recuaram 20%, chegando a US$ 427 bilhões. A última vez em que o México exportou aos americanos mais que Pequim foi em 2002.

Balança bate recordeIndústria da transformação carrega os números

Na quarta-feira (7), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços anunciou o resultado da balança comercial brasileira de janeiro: superávit de US$ 6,5 bilhões. O número é recorde para o mês desde o início da série histórica, em 1997 e ficou 18,4% acima de janeiro de 2023, quando o superávit foi de US$ 2,3 bilhões.

As exportações somaram quase US$ 27 bilhões.

Todos os setores cresceram:

• Agropecuária (+21%, totalizando US$ 4,3 bilhões),

• Indústria Extrativa (+53,3%, com US$ 8,2 bilhões),

•Indústria de Transformação (+4,6%, com US$ 14,5 bilhões).

Pelo lado das importações, o resultado não oscilou em relação a janeiro de 2023: US$ 20,5 bilhões em janeiro de 2024.

Por categoria econômica,

• Bens de Capital teve alta de 12,3% (totalizando US$ 2,6 bilhões),

• Bens de Consumo cresceu 26,2% (total de US$ 3,2 bilhões),

• Bens Intermediários apresentou retração de 5,2% (somando US$ 12,3 bilhões),

• e Combustíveis teve queda de 11,2% (somando US$ 2,4 bilhões).

O post Clima esquenta no retorno do Congresso e bastidores pegam fogo apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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