quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

GERENCIAMENTO DE CRISE É UM PROCESSO PARA LIDAR COM MOMENTOS DIFÍCEIS PELOS QUAIS PASSAM AS EMPRESAS

 

RD Station

Fazer o gerenciamento de crise da melhor maneira é algo crítico para a sobrevivência das empresas, por isso, é preciso planejar-se antes do problema acontecer

Gerenciamento de crise é um processo por meio do qual uma empresa lida com um problema inesperado, que pode prejudicar sua imagem ou causar outros prejuízos. Também faz parte desse conjunto de práticas investigar possíveis riscos e gerenciá-los antes que a crise se instaure.

É um erro pensar que uma empresa não pode ser atingida por uma crise. Todo negócio, não importa o segmento ou tamanho, está sujeito a problemas envolvendo sua imagem, seja devido a desastres naturais, natureza legal, falhas em equipamentos ou serviços, acidentes de trabalho ou obstáculos fiscais.

É para lidar com esses momentos que existe o gerenciamento de crise. Neste artigo, entenda o que é, qual a importância e como investir nesse conjunto de práticas que podem salvar seu negócio de muitos prejuízos. Saiba também como a área de Customer Success pode minimizar esses problemas e ajudar a lidar com a situação.

O que é gerenciamento de crise?

O gerenciamento de crise, também chamado de gestão de crise, é um conjunto de práticas que têm como objetivo lidar com um problema inesperado, interno ou externo, que pode causar prejuízos financeiros e para a reputação da empresa. Esse tipo de problema costuma acontecer de surpresa, representar uma ameaça para o negócio e exigir uma rápida tomada de decisão.

Além de lidar com os problemas enquanto ocorrem e com os efeitos que causam, fazer gerenciamento de crise também inclui identificar fontes de risco para lidar com elas antes que a crise se instaure.

Como lidar com as crises da melhor maneira é algo crítico para a sobrevivência das empresas, muitos negócios criam antecipadamente um plano de contingência, que deve ser seguido assim que os problemas surgirem. Além disso, é preciso aprender com os erros que já ocorreram, traçando estratégias para que não voltem a acontecer.

Qual a importância do gerenciamento de crise?

O gerenciamento de crise garante que a empresa reduza os danos causados por problemas que surgem de repente e que, se não forem bem resolvidos, podem até levar o negócio a fechar as portas. Estes são alguns motivos pelos quais a empresa deve investir em um fazer uma boa gestão de crises:

Agir de maneira rápida e eficiente frente a um problema;

Contribuir para a sobrevivência da empresa no mercado;

Preservar a reputação da empresa perante o mercado;

Reduzir o impacto da crise, tanto interna quanto externamente;

Aprender com os erros, evitando-os no futuro.

Como fazer gerenciamento de crise?

Estar no mercado é estar constantemente exposto a situações de crise. Por isso é importante ter um planejamento prévio de gerenciamento de crise no sentido de preservar a credibilidade e imagem da empresa, prevenindo-se contra qualquer impacto negativo ou mesmo utilizando isso como oportunidade para intensificar ou gerar novos negócios.

Não há uma regra mágica ou um modelo matemático que pode e deve ser seguido para esses momentos de conflito, por isso cada empresa deve trabalhar de acordo com sua realidade e estar constantemente se atualizando. No entanto, há alguns pontos que podem evitar ou ajudar a minimizar os efeitos percebidos na repercussão da crise:

1. Conheça a percepção dos seus clientes

Conhecer a percepção dos seus clientes sobre a sua empresa também ajuda a evitar crises. Mas como?

Por meio dessas informações é possível entender como seu negócio é visto no mercado. Para descobrir, use pesquisas de satisfação e de imagem de marca. Ao monitorar a satisfação da clientela, a empresa entende como o cliente se relaciona com ela, se está satisfeito e se é fiel. Também entende melhor como se comunicar com essas pessoas.

Criando esse relacionamento com o consumidor, será mais fácil superar as crises.

2. Invista em customer experience

Oferecer uma boa experiência é indispensável em um mercado competitivo como o atual. O que você talvez não saiba é que essa ação auxilia também a lidar com as crises.

Isso acontece porque, se um cliente tem uma boa experiência com a empresa, é mais fácil fidelizá-lo. Se, além de estar passando por uma crise, o negócio oferecer um mau produto ou serviço, ou, ainda, um atendimento de pouca qualidade, será fácil substituí-lo.

3. Monte um comitê de gerenciamento de crise

A empresa não precisa ter colaboradores exclusivamente dedicados à gestão de crise, mas é importante ter um grupo de pessoas cuja atribuição, ainda que parcial, seja lidar com esses problemas quando surgirem.

Essa equipe deve ser multidisciplinar, formada pelo CEO e também por um representante do jurídico, além de gestores dos diferentes departamentos. É importante contar também com profissionais de relações públicas ou marketing.

4. Entenda quais são os riscos que a empresa corre

Antes de elaborar o plano de gerenciamento de crise, convém conhecer os pontos fracos da empresa.

Todo negócio corre riscos e alguns podem ser mais óbvios para determinados negócios. Para descobrir os seus, reúna o comitê de gestão de crise e liste possíveis problemas que podem ocorrer. Daí a importância de ter uma equipe multidisciplinar, aliás. Dessa forma, nenhum potencial risco fica de fora.

Os feedbacks da sua clientela são outra boa fonte de fraquezas da empresa. Observe as respostas que os consumidores deram às pesquisas que você fez e levante os possíveis riscos.

5. Crie um plano de gerenciamento de crises

O planejamento para o gerenciamento de crises deve iniciar bem antes de os problemas surgirem. Nesse momento, a empresa deve trabalhar sua imagem e se preparar para os eventuais problemas que podem acontecer.

É difícil fazer previsões, mas ter uma equipe e um plano de prontidão ajuda bastante quando (e se) a crise estourar. Quando a empresa não se prepara, por outro lado, é mais fácil tomar decisões erradas no calor do momento. O negócio também pode dar declarações imprecisas ou pouco alinhadas, estendendo o problema.

É importante não usar um modelo genérico, e sim fazer um planejamento personalizado para o seu negócio, considerando os riscos levantados anteriormente. O plano de gerenciamento de crise deve incluir:

Quem são os membros do comitê de gerenciamento de crise;

Quais são os critérios para identificar se o problema se trata de uma crise ou não;

Quais são as práticas de monitoramento para identificar uma crise já nos primeiros; sinais

Quem são os porta-vozes de cada canal da empresa;

Quem são os contatos de emergência;

Quais são os processos para avaliar a gravidade da crise;

Quais são os procedimentos para responder à crise;

Como avaliar a eficácia do gerenciamento de crise depois que o trabalho foi realizado.

6. Saiba como se comunicar

Comunicar-se da maneira certa com os clientes, o mercado e os stakeholders é essencial em momentos de crise. Por isso, não basta definir um porta-voz, é preciso saber se comunicar bem e dizer as coisas certas.

É importante que o porta-voz escolhido saiba lidar com a mídia e se sinta confortável em diferentes meios. A equipe de gestão de crise deve auxiliar na elaboração de declarações coerentes para a imprensa, prezando sempre pela transparência.

7. Trabalhe de maneira consistente e contínua

Passada a crise, depois de todo o desgaste sofrido, tenha em mente que o trabalho ainda não terminou. Lembre-se de que a imagem de uma empresa é construída ao longo dos anos, por isso, os danos sofridos não serão recuperados do dia para a noite.

Esse momento serve para analisar e refletir, com base nos dados coletados, sobre os pontos positivos e negativos causados pela crise, seus reflexos na opinião dos clientes, os meios de rever processos criados, o treinamento de áreas e, ainda, melhorar o planejamento com os responsáveis.

O trabalho de gerenciamento de crise deve ser consistente e o negócio deve aprender com os erros passados, buscando sempre atualizar o plano de gestão.

Além disso, o gerenciamento de crises anda de mãos dadas com outras equipes, como marketing, branding e atendimento ao cliente. Todos esses times devem ter em mente os problemas trazidos pela crise, trabalhando continuamente para reverter os danos.

Qual o papel do Customer Success no gerenciamento de crise?

Falamos que o relacionamento com os clientes é importante e não é por acaso. Essa área, responsável por manter seus clientes e comum principalmente entre negócios SaaS, deve ser rapidamente informada quando ocorre uma crise. Ela é de extrema importância para a manutenção da imagem do negócio frente aos consumidores, além de ser uma possível facilitadora para a resolução do problema ocorrido.

Não se pode esquecer que a principal consequência de uma crise é a quebra de relacionamentos. Uma crise mal gerenciada, dessa forma, pode acarretar no cancelamento do contrato por parte dos clientes, o que é especialmente danoso para empresas que usam o modelo de receita recorrente. No desenvolvimento de negócios e na prestação de serviços, o bom relacionamento é essencial para o sucesso da empresa.

Abaixo trazemos algumas recomendações que podem ser úteis para a área de Customer Success durante uma situação de crise:

1. Assuma as responsabilidades da crise

No momento de crise, ações rápidas e coerentes devem ser tomadas e o ideal é ser proativo e tomar a frente da situação, apurando os fatos, assumindo erros e apontando possíveis soluções. Mantenha a calma e faça todos os esforços no sentido de que o incidente não adquira proporções alarmantes.

Ao chegar o momento de responder a questionamentos, lembre-se de que a empresa que assume ser suscetível a erros e acertos tem mais chances de reconquistar a confiança dos seus clientes.

2. Conheça o cliente e suas necessidades

Esse é um erro clássico. No momento do gerenciamento de crise é que você mostra ao seu cliente o quanto ele é importante e o quanto ele é valorizado. Saber do que os clientes gostam pode ajudar você a prevenir crises, além de facilitar o processo de comunicação e entendimento com o cliente. Não esqueça de comunicá-lo e esclarecer efetivamente sobre a situação.

3. Informe, eduque e oriente seu cliente

Durante o relacionamento com o cliente você deve ajudá-lo em muitas coisas e, no momento de uma crise, ainda mais. Mantenha o controle da situação, informando-o sobre o fato e dizendo qual a melhor maneira de fazer algo e como isso pode impactá-lo.

Comunique todas as más notícias de uma única vez e evite criação de expectativas que não serão atingidas. Além de informar, precisamos educar os clientes para que realizem as ações necessárias de acordo com suas necessidades, como enviar uma errata ou uma nota de esclarecimento. Dessa forma, a orientação do cliente pode criar ainda mais valor para sua empresa.

4. Seja empático

Quando uma crise acontece, as reações das pessoas envolvidas são diversas, e a maior dificuldade de quem enfrenta um problema como esse é colocar-se no lugar do outro. Sempre entenda e respeite as preocupações e sentimentos dos seus clientes, ainda que a empresa não seja culpada.

5. Seja claro e transparente

A omissão no atendimento é outro ponto que tira qualquer cliente do sério. Por mais simples que seja, isso pode melhorar significativamente o padrão de atendimento de uma empresa, deixando os clientes mais satisfeitos e confiantes. Caso não tenha prazos certos para soluções, não prometa o que não existe e nem o que não pode cumprir — o pior que você pode fazer é criar falsas expectativas.

Saiba que, nestes momentos, nada é mais importante que tentar manter uma boa relação com clientes e parceiros, por pior que seja o cenário. A empresa só poderá atender as expectativas dos clientes por meio de uma comunicação transparente com eles. Não omita, nem minta, nem comente situações hipotéticas. Seja claro e assegure-se de estar sendo compreendido, pois tudo pode ser considerado como um problema de comunicação.

6. Não deixe o cliente sem uma solução

O maior causador de perda de clientes é o mau atendimento e a falta de resolução de problemas. Aproveite a falha e corrija a causa do problema, vá na raiz, peça desculpas e resolva. Esse tipo de postura colabora diretamente para a manutenção da credibilidade da empresa.

Está comprovado que quando a empresa resolve algum problema a maioria de seus clientes a perdoa e continua ao seu lado. Caso a situação problemática não seja de possível ou rápida resolução, tente ajudar o cliente a encontrar soluções paliativas ou alternativas.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

PRESIDENTE DO EQUADOR DECRETOU ESTADO DE EMERGÊNCIA EM RESPOSTA AO CRIME ORGANIZADO

História por dw.com  • DW Brasil

Presidente Daniel Noboa, que assumiu o cargo em novembro prometendo enfrentar o narcotráfico, decretou estado de emergência após criminoso fugir de prisão e fala em conflito entre facções.

Homens invadiram os estúdios da TC em Guayaquil armados de fuzis e granadas© Marcos PIN/AFP

Homens encapuzados e armados com fuzis e granadas invadiram nesta terça-feira (09/01) uma transmissão ao vivo da emissora de TV TC em Guayaquil, no Equador, obrigando funcionários do canal público a se deitarem no chão enquanto sons de tiros e gritos eram ouvidos no fundo.

O caso ocorre em meio ao sequestro de pelo menos sete policiais, fuga de presos e uma série de ataques com explosivos atribuídos ao narcotráfico, um dia após o presidente Daniel Noboa declarar estado de emergência no país.

Imagens na internet mostravam membros da equipe da emissora se agachando no chão, enquanto os homens armados gesticulavam em direção à câmera e alguém gritava, ao fundo, “sem polícia”. O sinal da TC acabou sendo cortado.

Nas redes sociais a polícia informou ter enviado unidades especiais para os estúdios da TC na cidade portuária de Guayaquil, no sudoeste do Equador. Horas depois, anunciou a prisão de ao menos 13 pessoas e a libertação de todos os reféns, dois deles com ferimentos leves.

Presidente assumiu cargo em novembro prometendo enfrentar o narcotráfico

Filho de um dos homens mais ricos do Equador, Noboa assumiu a Presidência em novembro do ano passado prometendo conter a violência nas ruas e nas prisões associada ao narcotráfico.

Na última segunda-feira (08/01), ele declarou estado de emergência – uma ferramenta usada por seu antecessor sem muitos resultados. A medida deve vigorar por 60 dias e permite o emprego de forças militares nas ruas e em prisões, bem como a imposição de um toque de recolher.

Militares estão nas ruas do Equador desde que presidente decretou estado de emergência© Dolores Ochoa/AP/picture alliance

O decreto foi uma reação ao “desaparecimento” de Adolfo Macias da prisão, noticiada no último domingo, bem como a motins subsequentes nos presídios. Macias é líder do Los Choneros, uma das facções criminosas mais temidas do país.

A resposta do crime organizado ao decreto veio na forma de sequestros, motins em prisões e atentados.

Em um vídeo citado pela agência de notícias AFP, três agentes penitenciários são vistos sentados no chão enquanto um deles lê uma mensagem ao presidente Noboa. “Você declarou guerra, e é guerra que terá”, diz. “Você declarou o estado de exceção e nós declaramos policiais, civis e militares como espólio de guerra.” A autenticidade do material não pôde ser verificada.

Citando informações do órgão equatoriano que administra as penitenciárias, a AFP afirma que os presos mantêm sob seu controle no momento 25 guardas penitenciários e 14 funcionários administrativos em cinco prisões.

Sumiço de narcotraficante desencadeou caos atual

Antes de declarar o estado de emergência, Noboa havia anunciado a mobilização de milhares de agentes das forças de segurança para recapturar Macias, que cumpria pena de 34 anos de prisão desde 2011. Ainda não está claro, porém, se ele de fato conseguiu fugir da prisão ou está escondido em algum lugar em seu interior.

Sob estado de emergência, Equador registrou revoltas nas prisões; novo presidente assumiu o cargo em novembro prometendo enfrentar o narcotráfico© FERNANDO MACHADO/AFP/Getty Images

Macias é suspeito de ter tramado o assassinato no ano passado do candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio.

Em um decreto atualizado publicado na tarde desta terça-feira, Noboa fala em “conflito interno armado” no Equador e cita diversas facções criminosas como grupos terroristas, incluindo Los Choneros, acionando as Forças Armadas para neutralizá-las.

Também nesta terça, as autoridades anunciaram a fuga de outro narcotraficante, Fabricio Colón Pico, da facção Los Lobos, preso na sexta sob suspeita de participar de um sequestro e de tramar um plano para assassinar a chefe do Ministério Público.

País vive escalada da violência

Localizado entre a Colômbia e o Peru, os dois maiores produtores mundiais de cocaína, o Equador se transformou em reduto do narcotráfico. Em 2023, o país de 17 milhões de habitantes registrou mais de 7,8 mil homicídios e a apreensão de 220 toneladas de droga.

Confrontos entre presos deixaram mais de 460 mortos desde 2021, e a taxa de homicídios nas ruas saltou quase 800% entre 2018 e 2023, indo de 6 para 46 mortes para cada 100 mil habitantes – no Brasil, essa taxa era de 23,4 em 2022.

Na semana passada, o presidente Noboa anunciou a construção de duas prisões de segurança máxima, uma delas na província de Pastaza. Representantes de movimentos indígenas na região convocaram protestos pacíficos contra a medida para esta terça-feira.

ra /av (Reuters, AFP, EFE, ots)

 

EMPRESA PRIVADA FRACASSA NA TENTATIVA DE POUSAR NA LUA

 

História por Redação  • IstoÉ Dinheiro

O módulo lunar privado americano que decolou na segunda-feira (8), mas depois teve sérios problemas durante o voo, não tem “nenhuma possibilidade” de realizar um pouso suave na Lua, declarou nesta terça-feira (9) a empresa Astrobotic, que desenvolveu o dispositivo.

A missão seria a primeira a pousar um módulo americano na Lua desde o fim do programa Apollo, há mais de 50 anos. Além disso, a Astrobotic queria ser a primeira empresa privada a conseguir pousar sobre o satélite natural.

Após um “vazamento” de combustível, “infelizmente não há possibilidade de um pouso suave na Lua”, declarou a Astrobotic em comunicado publicado na rede social X.

Apesar deste fracasso, “ainda temos bastante combustível para continuar operando o veículo como uma nave”, indicou a Astrobotic. “Estimamos atualmente que o combustível vai acabar em cerca de 40 horas”, acrescentou.

A jovem empresa com sede na Pensilvânia afirmou que continua recebendo “dados valiosos” para sua próxima tentativa de alunissagem.

O módulo lunar decolou da Flórida na segunda-feira, anexado a um novo foguete Vulcan Centaur do grupo industrial ULA.

Batizada de Peregrine, a cápsula foi desenvolvida pela Astrobotic com apoio financeiro da Nasa, que contratou a empresa para transportar material específico à Lua, um negócio superior a 100 milhões de dólares (R$ 489 milhões, na cotação atual).

Os Estados Unidos têm recorrido ao setor privado em um esforço para estimular uma economia lunar mais ampla e enviar sua própria nave a um custo baixo, dentro do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS).

“Os voos espaciais são uma aventura audaz”, reagiu na segunda-feira o administrador da Nasa, Bill Nelson, na rede X. “A @NASA seguirá ampliando nosso alcance no cosmos com nossos parceiros comerciais”, acrescentou.

Outra empresa americana selecionada pela Nasa para seu programa, Intuitive Machines, tentará novamente a aventura em breve, já que tem prevista uma decolagem rumo à Lua, possivelmente em meados de fevereiro, com um foguete da SpaceX.

– Missões perigosas –

A bordo do módulo Peregrine há um conjunto de instrumentos científicos que seriam utilizados para estudar a radiação e a composição da superfície lunar, o que permitiria abrir caminho para o retorno dos astronautas à Lua.

O dispositivo também transporta um veículo do tamanho de uma caixa de sapatos construído pela Universidade Carnegie Mellon, um bitcoin físico e, algo um tanto polêmico: restos cremados e DNA, incluídos os do criador de Star Trek, Gene Roddenberry; do lendário autor de ficção científica, Arthur C. Clarke, e de um cachorro.

A Nação Navajo, o maior grupo indígena dos Estados Unidos, se opôs ao envio de restos humanos, argumentando que isto profana elementos sagrados para sua cultura. Embora tenham mantido uma última reunião com representantes da Casa Branca, da Nasa e outros funcionários, suas objeções foram ignoradas.

Até agora, apenas agências espaciais nacionais conseguiram realizar uma alunissagem suave no satélite natural da Terra: a União Soviética foi a primeira, em 1966, seguida pelos Estados Unidos, que continua sendo o único país que levou humanos à Lua.

A China tocou a superfície do satélite natural com sucesso em três ocasiões na última década, e a Índia foi a mais recente, ao conseguir a façanha em sua segunda tentativa no ano passado.

Nos últimos anos, missões privadas de Israel e Japão, e também outra recente da agência espacial russa, fracassaram na tentativa de pousar na Lua.

O post O fracasso do primeiro pouso na Lua de empresa privada dos EUA apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

MICROSOFT REVELA UM NOVO TIPO DE BATERIA REVOLUCIONÁRIA COM AJUDA DA IA

 

História por Guilherme Guerra  • Jornal Estadão

Microsoft, em parceria com o o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico do Departamento de Energia (PNNL, na sigla em inglês) revelou nesta terça-feira, 9, um novo tipo de bateria que pode ser revolucionária para uma série de dispositivos eletrônicos, de celulares a carros e até computação quântica.

A descoberta foi realizada graças à plataforma de inteligência artificial (IA) científica da Microsoft, a Azure Quantum Elements, e ao que a companhia de tecnologia chama de “computação de alto desempenho” (HPC, na sigla em inglês), em que uma computação em nuvem combina várias máquinas para realizar tarefas científicas e complexas.

No caso, a máquina analisou a combinação de 32 milhões de materiais inorgânicos potenciais até chegar a 500 mil possibilidades, depois para 800 e, então, 18 protótipos considerados promissores no desenvolvimento da bateria. Esse processo levou 80 horas, permitindo uma redução drástica em relação a meses de pesquisa tradicional que seria feita com humanos.

O resultado é uma bateria que traz lítio e sódio, elementos que, até então, se acreditava não poderem ser misturados em um sistema eletrolítico de estado sólido. Os testes, no entanto, mostraram sucesso ao misturar os dois elementos nesse formato.

Amostras do novo eletrólito sólido descoberto pelos cientistas da PNNL e com a computação da Microsoft Foto: Dan DeLong© Fornecido por Estadão

Na prática, isso pode significar que as baterias podem reduzir em até 70% o teor de lítio utilizado na composição. Atualmente, as baterias do mercado são de íon-lítio, mineral cada vez mais escasso devido à alta demanda para abastecer eletrônicos do mundo todo.

Velocidade surpreendente

A descoberta é grande não só pelo feito em si, mas principalmente pela velocidade com que o processo aconteceu, graças à inteligência artificial e à computação.

Até chegar ao protótipo do anúncio desta terça, o PNNL afirma que o desenvolvimento adicional totalizou menos de nove meses de duração, “um piscar de olhos” se comparado aos métodos tradicionais, diz o comunicado.

“Para tornar o composto competitivo em relação aos padrões de referência publicados, é necessária uma otimização adicional e as investigações iniciais sugerem novos caminhos para explorar ainda mais as propriedades funcionais do novo material”, diz o laboratório em comunicado.

Agora, a bateria desenvolvida pela IA está em protótipo em laboratório para então seguir com testes em centenas de utilizações diferentes. Depois, se o processo tiver sucesso, o material ganha uso comercial em larga escala.

“Independentemente de ser uma bateria viável no longo prazo, a velocidade com que encontramos uma química viável para a bateria é bastante convincente”, diz Brian Abrahamson, diretor digital do PNNL.

Vijay Murugesan é o chefe do grupo de ciências de materiais do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) Foto: Andrea Starr/PNNL© Fornecido por Estadão

Para a Microsoft, a descoberta representa um avanço nos potenciais usos da inteligência artificial na área científica, inclusive em descobertas que podem levar ao supercomputador quântico com capacidade operacional e prática — um dos grandes desafios científicos da década.

“A Microsoft iniciou este projeto de bateria para provar que a descoberta de novos materiais era possível e pode ser aplicada a outros problemas urgentes”, diz a empresa, em nota.

A descoberta também demonstra a capacidade sistemas de IA no campo da química, prometendo a descoberta de novos materiais e substâncias.

A pesquisa foi conduzida por Vijay Murugesan, Shannon Lee, Dan Thien Nguyen e Ajay Karakoti, cientistas do PNNL, com a ajuda da computação oferecida pela Microsoft.

COMPUTAÇÃO ESPACIAL PARA 2024

 

História por Chris Velazco  • Jornal Estadão

THE WASHINGTON POST – Se os últimos dois anos provaram que a inteligência artificial (IA) generativa e os modelos de linguagem ampla (LLM, na sigla em inglês) vão continuar sendo desenvolvidos, 2024 será o ano em que eles serão incorporados a produtos que você talvez queira comprar.

Para ver a prova, comece olhando para Las Vegas esta semana. A Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, receberá milhares de engenheiros, empreendedores e empresas de tecnologia em Nevada, todos ansiosos para compartilhar suas visões do que está por vir. E, sim, a IA está mais presente do que nunca na feira, embora não seja a única coisa sobre a qual os participantes estarão falando.

É um show inebriante de se assistir, repleto de otimismo, inovação e, sim, promessas impossíveis de serem cumpridas. Mas nem mesmo a ampla área de exposição da CES consegue capturar totalmente as mudanças sísmicas em produtos e políticas que moldarão nosso relacionamento com a tecnologia este ano.

Foto:© Fornecido por Estadão

Aqui está nosso guia para as tendências tecnológicas que esperamos ver em 2024:

1 – Dispositivos de IA por toda parte

Empresas como a Intel e a Qualcomm estão correndo para fabricar PCs comuns projetados para se destacarem em recursos de IA, alimentados por “unidades de processamento neural” distintas em suas CPUs. A Microsoft, cujo software Windows será executado nessas máquinas, determinou recentemente que os novos PCs com o sistema operacional devem incluir um botão dedicado à IA em seus teclados, para facilitar o acesso ao Copilot AI.

Os smartphones, que há anos usam o aprendizado de máquina para melhorar nossas fotos e fazer com que as chamadas telefônicas soem melhor, continuam a se inclinar para o hype da IA. A Samsung, por exemplo, planeja lançar novos celulares “alimentados por IA” logo após a CES. Mais interessante, porém, são as empresas iniciantes que estão olhando para além dos smartphones tradicionais para imaginar como um gadget verdadeiramente voltado para a IA deve funcionar.

Humane, uma startup da Califórnia com milhões de dólares em financiamento, está se preparando para lançar uma espécie de broche com tecnologia de IA que o envolve em conversas e projeta dados em sua mão, o AI Pin. Outra empresa, a Rabbit, planeja apresentar este mês um dispositivo portátil que pode lidar com comandos de voz complicados e com várias partes que a Siri e a Alexa não saberiam como lidar.

Mesmo nesse estágio inicial, a lista de produtos com tecnologia de IA programados para estrear em 2024 inclui carros, robôs de todos os tipos, ferramentas de saúde e acessibilidade e até mesmo bicicletas elétricas. Ainda não se sabe se vale a pena usar qualquer um desses produtos, mas prepare-se para ouvir falar de gadgets de IA durante o resto do ano e, com certeza, depois dele.

Foto:© Fornecido por Estadão

2 – Um acerto de contas para a computação “espacial”

Não estamos dizendo que 2024 é o ano em que todos correrão para comprar seu próprio headset sofisticado. Mas é o ano em que começaremos a ver as gigantes de tecnologia Tech promoverem uma visão mais completa do que a realidade virtual, a realidade mista e a realidade aumentada possibilitarão para nós.

O elefante na sala é a Apple. No ano passado, a empresa apresentou uma primeira tentativa de óculos de realidade visual e aumentada, que custa US$ 3,5 mil e que ela espera que mude a maneira como consumimos mídias e trabalhamos. Enquanto a empresa prepara um lançamento para fevereiro, duas perguntas ainda não foram respondidas: a Apple conseguirá criar um fone de ouvido de realidade mista que as pessoas queiram usar? E o que acontecerá com todo o movimento da computação espacial se ela não conseguir?

Obviamente, a Apple não é a única empresa que está traçando um caminho para a computação “espacial”. A Samsung e o Google anunciaram uma parceria no ano passado para trabalhar em fones de ouvido com óculos de realidade virtual.

Enquanto isso, a fabricante de chips Qualcomm continua produzindo versões atualizadas de seus processadores “XR” que oferecem resoluções cada vez mais altas (para colocar imagens mais detalhadas na frente de seus olhos) e suportam mais câmeras (para rastrear melhor os olhos, as mãos e o mundo ao redor do usuário) para uso pelas Samsungs, Googles e Metas do mundo – sem mencionar as muitas empresas menores que estão ansiosas por um pouco de atenção em Las Vegas.

3 – A primeira eleição da IA

Não esperamos encontrar muitas autoridades eleitorais no Centro de Convenções de Las Vegas, mas mesmo assim: prepare-se para ouvir muito sobre IA no período que antecede a eleição presidencial dos EUA em novembro.

O terrível potencial das ferramentas de IA generalizadas em um ano eleitoral é claro: a desinformação por meio de deepfakes, ou vídeos e imagens artificiais, e artigos de notícias enganosos gerados por IA podem ajudar a aprofundar as divisões políticas, desestruturar as campanhas e envenenar a percepção das pessoas sobre reportagens legítimas.

“A circulação generalizada de conteúdo fabricado pode minar a confiança dos eleitores no ambiente de informações mais amplo”, diz uma pesquisa produzida por pesquisadores da Harris School of Public Policy da Universidade de Chicago e da Stanford Graduate School of Business. “Se os eleitores passarem a acreditar que não podem confiar em nenhuma evidência digital, será difícil avaliar seriamente aqueles que procuram representá-los.”

Mas alguns usos aparentemente benignos da IA podem afetar a maneira como você ouve e aprende sobre os legisladores e candidatos.

Projetos como o Chat2024, desenvolvido por uma startup de Miami chamada Delphi, permitem que você faça perguntas a chatbots baseados em candidatos presidenciais, treinados com base em suas declarações publicadas e transcrições de aparições em vídeo. E pelo menos um candidato ao Congresso – Shamaine Daniels, democrata da Pensilvânia – começou a usar um robocaller de IA desenvolvido por uma empresa chamada Civox para envolver milhares de eleitores em potencial em conversas personalizadas.

Foto:© Fornecido por Estadão

4 – Tecnologia de medicina domiciliar fica mais pessoal

Nenhum gadget ou IA pode substituir um médico humano qualificado – embora não seria um choque total ouvir alguém fazer essa afirmação na feira. Mas da primeira safra de produtos de tecnologia de saúde que apareceram na CES, um número surpreendente deles promete ajudar a monitorar e cuidar do seu bem-estar no conforto da sua casa.

A Withings, que causou sensação no ano passado quando exibiu um dispositivo capaz de analisar urina, desenvolveu um aparelho multifuncional que permite que as pessoas meçam a temperatura, verifiquem os níveis de oxigênio no sangue e meçam e armazenem os resultados de um estetoscópio digital. Outras empresas planejam exibir sensores surpreendentemente sofisticados, como fones de ouvido sem fio que supostamente monitoram a saúde do coração de uma pessoa com precisão clínica, além de reproduzir podcasts.

Alguns projetos têm o objetivo de ajudar as pessoas com problemas de saúde mais pessoais. Uma startup sediada na Irlanda planeja lançar um sensor vestível que monitora a frequência e a gravidade dos sintomas da menopausa, enquanto outra da Coreia do Sul afirma ter desenvolvido um dispositivo que aumentará a motilidade do esperma do usuário.

É quase impossível avaliar se produtos como esses realmente funcionam bem em uma feira comercial, mas uma coisa parece clara: as empresas de tecnologia estão interessadas em se aprofundar em questões que nem sempre receberam uma parcela justa dos holofotes.

5 – Consequências dos processos antitruste contra Big Techs

Começaremos a ver como as formas de interação com os titãs da tecnologia podem mudar em resposta à pressão antitruste. Os jurados no julgamento Epic vs Google, por exemplo, concluíram que a gigante das buscas – que mantém o sistema operacional Android usado por bilhões de dispositivos móveis em todo o mundo – operava sua loja de aplicativos Google Play como um monopólio.

Ainda não está claro quais soluções o tribunal irá propor, mas é possível que o Google tenha que permitir que os usuários do Android tenham mais acesso a lojas de aplicativos concorrentes. Com o tempo, isso pode significar que você terá que navegar em várias lojas para encontrar o software que deseja usar.

A Apple pode ter um destino semelhante graças à Comissão Europeia, que alguns observadores esperam que exija que a empresa permita que os usuários façam “sideload”, ou instalem manualmente, aplicativos baixados de fora da App Store.

Outros casos antitruste são importantes. O Departamento de Justiça e vários estados estão processando o Google por alegações de que ele sufoca ilegalmente a concorrência nas pesquisas, e os argumentos finais devem ser ouvidos em maio. A Comissão Federal de Comércio está travando uma batalha legal com a Amazon devido à preocupação de que a gigante do comércio prejudique vendedores e compradores ao “privá-los dos benefícios de uma concorrência aberta e justa”.

Foto:© Fornecido por Estadão

6 – Mais tempo conectados aos satélites

As redes de telefonia via satélite existem há décadas, mas a ideia de pessoas comuns se conectarem a satélites só se tornou popular nos últimos anos com o iPhone da Apple, principalmente em caso de emergência. Mas em 2024, algumas empresas estão se aproximando de tornar realidade outros tipos de conexões práticas via satélite.

No início deste mês, a SpaceX de Elon Musk lançou os primeiros seis satélites projetados para funcionar como torres de celular em órbita, sinalizando um possível fim da era das zonas sem sinal de celular.

A ideia, como Musk explicou pela primeira vez em 2022, é permitir que smartphones comuns enviem e recebam mensagens de texto de qualquer lugar do mundo a partir deste ano. As duas empresas esperam eventualmente oferecer chamadas de voz e até mesmo conexões de dados, mas provavelmente não antes de 2025, no mínimo.

Enquanto isso, a Amazon – que pretende criar seu próprio serviço global de internet de banda larga via satélite para competir com o Starlink de Musk – superou um obstáculo crucial no final de dezembro, quando conseguiu estabelecer uma conexão de dados estável e de alta velocidade entre dois satélites de teste. A empresa planeja construir uma frota em órbita suficiente nos próximos meses para iniciar testes com clientes ainda este ano.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

LULA CONSIDERA QUE A HISTÓRIA DELE A DO PT SÃO A GARANTIA QUE A DEMOCRACIA CONTINUARÁ INABALÁVEL

 

História por Notas & Informações  • Jornal Estadão

Não há mais dúvida: o Brasil gira em torno de Lula. Esse arremedo de Luís 14 considera que a história dele e a do PT são a “garantia”, segundo suas próprias palavras, de que a democracia brasileira existirá “inabalável” no País.

O demiurgo petista detalhou sua teoria lulocêntrica perto do final de seu discurso por ocasião do evento de anteontem, em Brasília, que lembrou o primeiro aniversário da tentativa de golpe de Estado promovida por hordas bolsonaristas.

Era para ser um pronunciamento adequado ao momento solene – no qual era preciso enfatizar o papel das instituições na resistência à barbárie dos liberticidas que, insuflados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pretendiam criar o caos a partir do qual, conforme seus delírios, produzir-se-iam uma ruptura e o estabelecimento de um regime de exceção liderado por tiranetes bolsonaristas.

Lula até que salientou, corretamente, “a coragem de parlamentares, governadores e governadoras, ministros e ministras da Suprema Corte, ministros e ministras de Estado, militares legalistas e, sobretudo, da maioria do povo brasileiro” naquele dia infame.

No entanto, em vez de ater-se ao script à sua frente, cujo tom, malgrado alguns exageros retóricos, parecia no geral correto, Lula foi fiel à sua vocação palanqueira e transformou aquela cerimônia de defesa da democracia em comício para atacar seus adversários e louvar a si mesmo e a seu partido – exatamente como previam os vários governadores de oposição que, por essa razão, se recusaram a comparecer.

Lula chamou Bolsonaro de “golpista” e fez diversas insinuações de malfeitos do ex-presidente. No trecho do discurso em que claramente estava improvisando – e, portanto, foi mais autêntico –, Lula chegou a sugerir que os três filhos de Bolsonaro que se elegeram para cargos políticos renunciassem a seus mandatos em protesto contra as urnas eletrônicas, que, dizem os extremistas bolsonaristas, foram fraudadas para impedir a reeleição do ex-capitão.

Ora, não era isso o que se esperava do estadista que Lula julga ser. Nem se discute que a cantilena bolsonarista contra a lisura das urnas eletrônicas era e é profundamente antidemocrática, como já dissemos repetidas vezes neste espaço, mas Lula, na condição de presidente da República e sendo o principal orador de um evento voltado à celebração da democracia e à pacificação nacional, deveria ter se limitado a louvar a manutenção do regime de liberdade e de respeito à lei.

Mas a natureza é implacável. Lula não conhece outra língua senão a do enfrentamento. Aproveita todo e cada momento para estimular o rancor contra aqueles que considera seus inimigos, o que é particularmente inapropriado no momento em que as autoridades públicas, sobretudo o presidente da República, têm o dever de esfriar os ânimos e buscar convergências.

No mesmo fôlego em que atacou duramente seus adversários políticos numa cerimônia supostamente apolítica, Lula foi capaz de declarar que a democracia brasileira viceja, vejam só, porque ele e o PT existem. “Eu queria dizer para vocês, e sobretudo aos companheiros da Suprema Corte e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral: quando alguém colocar dúvidas sobre a democracia no Brasil, seria importante que vocês não tivessem receio de utilizar a minha história e a história do meu partido como garantia da existência inabalável da democracia neste país”.

Mais autorreferente do que nunca, o presidente mostra que nada aprendeu com os fatos recentes. Se a democracia resistiu ao 8 de Janeiro, foi em razão da força de suas instituições, testadas até o limite nos últimos anos, e da união da sociedade, que ignorou suas diferenças para derrotar um de seus maiores inimigos. O mérito é de muitos, inclusive de alguns que se ausentaram ou que não se sentiram representados no evento comemorativo.

É realmente lamentável que uma data que tinha tudo para se firmar como uma efeméride relevante para a democracia brasileira tenha sido convertida por Lula em uma festa em louvor a si mesmo e à companheirada. Do mesmo modo que Bolsonaro tentou sequestrar o 7 de Setembro, Lula quer se apropriar do 8 de Janeiro. Se depender dos verdadeiros democratas, não conseguirá.

GOVERNO NÃO CONSEGUIU EXPULSAR INVASORES DO GARIMPO EM TERRAS YANOMAMI

 

História por JOÃO GABRIEL E MARIANNA HOLANDA  • Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (9), que não é possível “perder guerra” contra garimpo ilegal e prometeu utilizar toda a máquina pública para expulsar invasores.

O chefe do Executivo disse ainda que a desintrusão do garimpo na Terra Indígena Yanomami (RR) precisa ser tratada como uma questão de Estado.

Desde o início do ano passado, o governo federal promove uma operação contra o garimpo ilegal na região, mas, apesar da fala de Lula, não conseguiu extinguir totalmente a atividade.

“A gente vai decidir tratar a questão de Roraima, indígena, dos yanomami, como questão de Estado. Vamos ter que fazer esforço ainda maior, utilizar todo poder que a máquina pública pode ter”, disse o presidente, no início da reunião.

“Porque não é possível que a gente possa perder uma guerra para o garimpo ilegal, que a gente possa perder uma guerra pra pessoas que estão fazendo coisas contra o que a lei determina”, completou.

O encontro foi fechado, mas a Secretaria de Comunicação divulgou o discurso de Lula.

Além de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), diversos ministros foram envolvidos na reunião: Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Mucio (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão), Marina Silva (Meio Ambiente), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom) e Jorge Messias (Advogado-Geral da União).

Além das pastas, outro órgãos participam das tratativas: Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire (chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas), Miriam Belchior (Secretária-Executiva da Casa Civil), Andrei Rodrigues (Polícia Federal), Joenia Wapichana (Fundação dos Povos Indígenas) e Humberto Freire de Barros (diretor a Amazônia e Meio Ambiente da PF).

A operação de desintrusão da Terra Indígena Yanomami começou em janeiro de 2023, após o presidente Lula realizar viagem ao local e o governo decretar emergência sanitária na região.

O Ministério da Saúde encontrou quadros graves de desnutrição entre os yanomamis. A causa, dentre outras, era a contaminação por mercúrio, elemento utilizado no garimpo ilegal e que poluí os rios e contamina animais e humanos.

Relatórios da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) revelados pela Folha de S.Paulo mostraram que os postos sanitários foram deixados pelo governo Jair Bolsonaro (PL) em situação precária, com remédios vencidos, seringas orais reutilizadas indevidamente e fezes espalhadas em unidades de atendimento, além de desvio de comida e de medicamentos para tratamento de malária.

A obrigação de expulsão dos invasores e garimpeiros ilegais do território foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, hoje presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda durante o governo de Bolsonaro —que nunca cumpriu a ordem.

Desde o início de 2023, órgãos como Polícia Federal (PF), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Funai e Forças Armadas vêm atuando para a expulsão dos invasores do território.

O plano inicial do governo Lula previa que a desintrusão dos garimpeiros seria concluída em 180 dias. Como isso não ocorreu, Barroso determinou que o Executivo apresente nova estratégia.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o governo federal estuda retirar dos militares a atribuição de destribuir cestas básicas aos yanomami, uma das principais medidas de combate à desnutrição na região, e contratar helicópteros privados para realizar essa função.

Atualmente, um grupo de tranalho interministerial trabalha na proposta, que deve priorizar aeronaves de grande porte, para substituir os Black Hawks ou semelhantes usados pelos militares, mas também pode haver a contratação de equipamentos menores.

Durante a operação, houve denúncias de falha na entrega de cestas básicas por parte dos militares. Em junho, a Agência Pública revelou que o Ministério da Defesa cobrava R$ 1,6 milhões da Funai para realizar a tarefa.

Desde o governo Bolsonaro, mas também durante a gestão Lula, pessoas envolvidas na operação reclamam da articulação com os militares.

Como revelou a Folha de S.Paulo, relatórios de inteligência da Funai de 2019 dão conta de que militares vazavam informações sobre operações de combate à atividade ilegal e permitiam a circulação de ouro ou drogas mediante pagamento de propina pelos garimpeiros.

Além disso, o documento aponta que membros das Forças Armadas da região tinham relação de parentesco com pessoas que atuavam na exploração ilegal de ouro e cassiterita.

Outro relatório, este da PF e também revelado pela Folha de S.Paulo, indica que ao menos dois ex-militares da FAB (Força Aérea Brasileira) são suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável pela exploração de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo, o Ministério dos Povos Indígenas disse que trabalha em um novo plano, com uma lista de dez territórios prioritários, que inclui aqueles onde o garimpo cercou aldeias.

No total, a ADPF 709, que deu origem à ordem de Barroso para desintrusão, comporta sete territórios, dentre eles o Yanomami, mas não só.

Integrantes das operações dizem que a próxima prioridade do governo é a Terra Indígena Munduruku, uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal, além da exploração de madeira e gado irregular. Essa área também é contemplada na ação que corre no STF.

O diagnóstico é de que a operação no território Yanomami avançou, mas estagnou após os meses iniciais. Relatos de indígenas dão conta de que o garimpo já começa a voltar a atuar na região e o fechamento do espaço aéreo para sufocar a rede de suprimentos da atividade ilegal não foi eficiente.

Das terras citadas na ADPF 709, o governo também realiza operações na Apyterewa e na Trincheira-Bacajá, em uma ação conjunta —as áreas são vizinhas.

Agentes dessa ação avaliam que ela começou com problemas, sobretudo políticos, mas que vem transcorrendo bem após os percalços.

No meio de 2023, o governo chegou a adiar o início da operação, após pressão, e as operações de campo chegaram a ser suspensas por um período.

A DEMOCRACIA NO BRASIL VEM SENDO TESTADA ALÉM DO TEMPO

 

 Mauro Falcão – https://maurofalcao.com.br/ – E-mail: advfalcao@hotmail.com

Não foi apenas no 08 de janeiro que a democracia foi testada, ao longo do tempo ela tem sido o resultado de batalhas heroicas travadas por indivíduos e movimentos que buscavam valores fundamentais de interesse da comunidade. Essa conquista não se resume apenas a um sistema de governo; é uma manifestação coletiva da vontade de viver em um mundo onde todos podem reivindicar seus direitos.

Cada avanço na consolidação da democracia foi marcado por sacrifícios humanos, resistência tenaz e coragem diante da opressão. Desde movimentos de independência até lutas por direitos civis, as páginas da história refletem a determinação incansável de indivíduos que se recusaram a aceitar a tirania e a injustiça. Eles entenderam que a democracia não é dada, mas sim alcançada através da persistência e da solidariedade.

Além disso, esse objetivo comum de construir sociedades mais justas e igualitárias cria uma teia invisível de conexões. Essa rede transcende fronteiras geográficas e diferenças culturais, formando uma imensa corrente de pessoas em busca conjunta de um futuro melhor. A força dessa energia é conhecida pela metafísica como egrégora, representando a união de milhões de vozes clamando por dignidade, respeito e oportunidades iguais para todos. Essa união se torna intransponível, uma vez que foi consolidada com muito suor e sangue, constituindo-se como uma forma extrafísica imutável por iniciativas individuais.

Essa visão de democracia como uma conquista conjunta, imbuída de significado cultural e social, ressoa nos corações daqueles que anseiam por um mundo melhor. Ela representa a promessa de um futuro onde as sociedades vindouras poderão colher os frutos desses enfrentamentos árduos e inspiradores. É um legado valioso que deve ser protegido e fortalecido para garantir que sua luz continue a brilhar sobre as mentes e os corações da humanidade.

Portanto, hoje, ao refletirmos sobre a importância da democracia, devemos reconhecer não apenas o seu papel político, mas também como um símbolo poderoso da capacidade humana de superar desafios em busca da evolução. Ela nos lembra que somos mais fortes quando estamos unidos em prol da ordem e do progresso. É uma vitória social que transcende o tempo e o espaço, moldando o destino das nações e inspirando gerações futuras a continuarem essa jornada rumo à verdadeira emancipação humana.

LIVE MARKETING PODE SER DEFINIDO COMO MARKETING "AO VIVO"

 

Creative House

O conceito de live marketing pode ser definido como marketing “ao vivo”. É uma forma de chamar a atenção do seu público, ao interagir de forma criativa, gerando uma experiência memorável, além de proporcionar o diálogo entre marcas e pessoas e aumento do engajamento.

Segundo um estudo apresentado pela Forrester, 77% dos consumidores preferem, indicam ou pagam a mais por uma marca que entrega experiência ou serviço personalizado. Isso mostra a importância de traçar uma estratégia de marketing que priorize a relação positiva com o cliente, caso do Live Marketing.

O que é

Até hoje em dia, vez ou outra, você é abordado no supermercado ou algum pequeno comércio por um promotor que oferece a degustação de um produto. Ou os grandes festivais de música, como Lollapallooza, Rock In Rio, com cenários interativos e lounges promovidos por diversas marcas. Esses são alguns dos exemplos que é uma experiência de live marketing.

O principal objetivo de uma marca/empresa fazer live marketing é permanecer vivo na memória de seus clientes (e dos potenciais também). Por isso, investem pesadamente na construção de um relacionamento em que os clientes possam interagir com a marca, criando conexão afetiva, emocional e sensorial.

Não existe o melhor formato de Live Marketing, mas sim, aquele que é o melhor de acordo com o perfil e os objetivos do negócio, bem como o público que se deseja atingir e a mensagem que se quer transmitir.

As ações de live marketing podem envolver dezenas de atividades. Entre as de maior uso estão:

Eventos, feiras, exposições e congressos;

Ações promocionais (ofertas, liquidações, brindes, degustação, amostras grátis, distribuições gratuitas de prêmios);

Ações de merchandising com diferentes tipos de sinalizações;

Ativações de marca, marketing de incentivo, endomarketing;

Ações digitais em mídias sociais, aplicativos e demais programas virtuais; transmissões ao vivo pelas redes sociais, como Facebook e YouTube;

Geomarketing;

Vídeo 360º.

Por que apostar nessa estratégia de marketing?

Hoje, as pessoas têm acesso imediato a quase tudo o que buscam e precisam. Você, provavelmente, é bombardeado por milhares de anúncios todos os dias através de vários canais – e, às vezes, nem percebe que está consumindo propagandas.

Quando se pensa em live marketing, se pensa em como posicionar sua marca de maneira memorável para que seu cliente não pense em comprar produtos ou serviços de outra marca.

É exatamente isso que o Live Marketing faz. Não é apenas mais um anúncio direcionado ao seu público, é uma experiência. Com o Live Marketing, você pode mostrar ao seu público-alvo o quão única sua marca é. As pessoas tendem a ser mais propensas a comprar seu produto se você proporcionar uma boa experiência em um evento ou em outra ação.

Benefícios do live marketing

Com o live marketing, é possível ver como as pessoas interagem e reagem ao seu produto/marca. Dependendo do resultado, as informações obtidas com as experiências de marketing ao vivo são cruciais para os profissionais de marketing. E que informações podem ser obtidas?

· Reconhecimento de marca

· Repercussão da marca

· O envolvimento do cliente

· Coleta de leads

· Testes de produtos, o que funcionou e o que não funcionou

· Feedback instantâneo

· Aumento das vendas

Além das informações coletadas, o Live Marketing ainda traz alguns outros benefícios para marcas. Ele transmite uma imagem de mais transparência e confiança ao público, já que por ser “ao vivo”, não permite edições.

E por permitir esse contato direto, cria vínculos muito mais fortes com seu público, superando até a relação de consumo. A empatia gera uma imagem de valor, gerando engajamento.

As ações de live marketing também destacam as empresas, podendo torná-las referências dentro de seus segmentos. Quanto mais o consumidor for impactado, mais propício estará a lembrar dessa empresa.

Cases de Sucesso

Um dos cases de sucesso em live marketing que podemos citar e que, provavelmente, você já participou, são os eventos de demonstração de produtos da Apple e sua concorrente Samsung.

Apple Event

As demos da Apple, que começaram com Steve Jobs, mostravam as funcionalidades de um produto de forma direta, com uma linguagem clara. O evento também poderia ser acompanhado ao vivo, pelo YouTube e pelo site da Apple.

Até hoje, a empresa faz continuamente demos e reviews de seus produtos.

Dove

A campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, promoveu uma ação especial, com pessoas comuns, por meio de interação social. No vídeo, um artista faz retratos-falados das mulheres com base em suas autodescrições e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. A repercussão, espontânea, foi imensa: além de aproximar o público do produto, é um dos vídeos publicitários mais assistido da história do YouTube (além de ter faturado o prêmio principal do Festival de Cannes em 2013).

Old but Gold… Parmalat

Lá em 1996, quando não se falava em live marketing e a Internet não era ainda toda essa potência, a Parmalat lançou uma campanha dos Mamíferos da Parmalat. O comercial da televisão era a coisa mais linda do mundo e os brindes se tornaram uma febre. Para ter seu bichinho de pelúcia, era preciso juntar códigos de barras de produtos Parmalat e complementar com uma quantia pequena em dinheiro. Inicialmente, a campanha, ia distribuir apenas 500 mil bichinhos de pelúcia, mas o sucesso foi tão grande, que… foram mais de 15 milhões de itens distribuídos, o que aumentou em 80% o reconhecimento da marca no mercado – e seu faturamento (de 38 milhões de reais para 1,87).

Até hoje, a ação é considerada a maior distribuição de brindes do país e é comumente associada a cases de sucessos de live marketing.

Existem diversos outros cases para se inspirar como: a Skol Beats e suas festas de lançamento para divulgar as bebidas – e os festivais patrocinados pela marca; o sabão em pó Omo, cuja uma das ações mais famosas está “a camiseta viajante”, de 2011, em que desafiava crianças de diferentes lugares a realizarem atividades com muita sujeira usando uma mesma camiseta; as diversas ações da Coca-Cola…

Conhece algum outro exemplo de campanha bem-sucedida de live marketing?

No passado, precisávamos gastar meses e anos para construir uma marca duradoura. Agora, podemos criar uma experiência de marca que causa impacto quase que instantaneamente. Para os próximos anos, espera-se que as experiências estejam mais ligadas ao mundo digital, à realidade virtual e às diversas tecnologias. A tendência é que tudo seja cada vez mais personalizado.

Você já realizou alguma ação de live marketing? Se você precisa de ajuda para criar estratégias bem-sucedidas, venha bater um papo com o time da Creative House e da Valeon Marketing,

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 226.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 5.800.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas três anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

PORTA QUE SE SOLTOU DE UM BOEING 737-9 EM PLENO VOO FOI ENCONTRADA NOS EUA

Folha de S. Paulo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A porta que se soltou de um Boeing 737-9 Max da Alaska Airlines durante voo foi encontrada no quintal de um professor.

A porta caiu no quintal de um homem chamado Bob no subúrbio de Portland, nos EUA. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) no domingo (7), que recebeu o chamado do professor para relatar o ocorrido.

Investigadores estavam procurando a porta desde que ela explodiu em pleno voo da Alaska Airlines na noite de sexta (5). Será analisado como o pluge de porta (um painel onde uma saída de emergência opcional pode ser colocada) foi fechado antes do incidente.

Também serão investigados os alertas de pressurização que dispararam no avião da Alaska Airlines durante voos em 7 de dezembro, 3 de janeiro e 4 de janeiro, antes do incidente da porta.

A porta é um elemento-chave para determinar as causas do incidente, afirmou a presidente da NTSB, Jennifer Homendy. A explosão deixou um rombo do tamanho de uma geladeira no avião.

A explosão aconteceu no momento em que o aviso do cinto de segurança estava ligado. Passageiros relataram que bens pessoais e celulares foram sugados pelo buraco no avião. Dois telefones foram recuperados na área residencial de Portland.

Dois assentos da fileira 26, desocupados por acaso, sofreram os piores danos. Um deles estava sem o encosto de cabeça e o outro sem o encosto das costas. Ao todo, 12 fileiras do avião tiveram algum problema, informou Homendy.

Três bebês estavam no colo de seus responsáveis durante o incidente. Há uma recomendação para que crianças pequenas viajem em assentos de carro instalados na cadeira do avião, mas não é uma exigência nos EUA.

O avião conseguiu pousar em segurança após 20 minutos no ar. O voo tinha 174 passageiros e seis tripulantes. Ninguém ficou ferido.

 

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

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