quarta-feira, 4 de outubro de 2023

MERCADO DE EVENTOS ESTÁ CRESCENDO NO BRASIL

 

Rodrigo Cartacho – CEO da Sympla – SEBRAE

O mercado de eventos no Brasil está crescendo cada vez mais, mesmo com todas as adversidades econômicas e políticas que o país vive nos últimos anos. Isso se deve por inúmeros fatores, mas acredito que o principal deles é que a forma com que organizadores e o público se relacionam com os eventos foi mudando e acompanhando uma tendência mundial: a de viver experiências.

Ao pensar em festivais de entretenimento, por exemplo, é possível perceber claramente essa mudança ao compararmos as primeiras edições com as mais atuais. O line-up (ou seja, os artistas e bandas que se apresentam em determinado evento), deixou de ser o principal atrativo, e espaços gastronômicos, de lazer, de descanso e até mesmo as estruturas de decoração passaram a fazer parte da experiência de participar de alguns desses festivais.

Em eventos corporativos, como palestras, congressos e seminários, espaços voltados para a realização de networking e a exposição de alguns serviços relacionados às temáticas principais do evento também são exemplo de como transformar a experiência dos participantes. Em suma, é possível dizer que não somente aqueles que organizam eventos estão preocupados com o que oferecem em suas produções — os clientes e participantes também estão em busca de algo “novo”, “memorável”, “inesquecível”.

Com quase sete anos de Sympla e tendo uma experiência anterior como produtor, tive a oportunidade de conhecer diversos eventos e seus organizadores, assim como também tive o privilégio de acompanhar o surgimento e o crescimento de vários deles. Uma das vantagens de fazer parte de um SaaS que contribui para o desenvolvimento desse mercado é exatamente esta: poder participar do progresso e das melhorias no que tange ao pré, ao durante e ao pós-evento.

Foram mais de 320 mil eventos que passaram pela Sympla e deixaram seus erros, acertos e muitos aprendizados para toda a equipe. Hoje, posso dizer que consigo olhar e compreender como a produção de eventos pode se tornar um canal de posicionamento e aquisição de clientes para muitas empresas e negócios, sendo um meio extremamente estratégico para promover o crescimento.

Seguindo a tendência de que as pessoas estão em busca de novas experiências, o mercado está em crescimento e fazer eventos pode ser uma ótima estratégia de Marketing e Vendas para empresas, gostaria de compartilhar com vocês alguns exemplos de eventos que foram muito bem realizados e cumpriram com seu objetivo: promover um crescimento exponencial para a empresa realizadora.

POR QUE ORGANIZAR UM EVENTO?

Um evento organizado por uma empresa normalmente tem um caráter mais corporativo e pode ser feito em diversos formatos, tais como, congressos, seminários, cursos, workshops, conferências ou feiras de negócio. Para as empresas, a realização de um evento é considerada como um “marco”: momento no qual todo o esforço de planejamento é, literalmente, materializado e entregue, colhendo (ou não) os frutos esperados.

E isso acontece pois os eventos corporativos são uma das melhores formas de criar um relacionamento mais pessoal, informal e próximo entre empresas e clientes, negócios e leads. Não que as conexões digitais e redes sociais sejam ruins ou prejudiciais, mas nada melhor do que estar presente de corpo e alma com seu possível cliente.

Os eventos são uma ótima opção para quem quer captar leads, apresentar seu trabalho para o mercado e fechar novos negócios. Com eles, é possível atrair clientes, posicionar-se e estabelecer laços muito próximos com os participantes. Já imaginou conversar com pessoas interessadas em seu trabalho em um espaço que reúne profissionais do ramo? Pois bem, essa é uma das principais motivações de empresas que começam a organizar eventos.

Além disso, ao organizar um evento, você tem a oportunidade de trazer toda a experiência da sua empresa para os participantes, podendo expor seus valores, missão, objetivos e visão de futuro ou do próprio mercado no qual atua.

QUANDO ORGANIZAR UM EVENTO?

Não existe um “momento perfeito” ou regras que estabeleçam a melhor época ou as circunstâncias ideais para a realização de um evento – gosto de dizer que toda hora é hora de organizar um, desde que você tenha seus motivos e objetivos bem claros. Para empresas ou pessoas que desejem divulgar ou expandir seu negócio, é possível pensarmos em alguns objetivos principais.

Pode-se afirmar que existem três grandes motivadores para a realização de um evento corporativo, sendo eles:

        posicionamento de mercado;

        aquisição de leads ou relacionamento com clientes;

        exposição de novas tendências do mercado.

Para entender melhor as diferenças e particularidades de cada um desses motivadores, vou detalhá-los um pouco mais. Assim, você também saberá identificar em que momento sua empresa ou negócio se encontra e poderá escolher melhor o objetivo do seu evento.

EVENTO DE POSICIONAMENTO DE MERCADO

O objetivo de um evento de posicionamento não é segredo, não é mesmo? Como o nome mesmo já diz, a proposta principal desse tipo de produção é posicionar-se no mercado. Esse tipo de evento é realizado, normalmente, para o lançamento de alguma empresa ou para a apresentação de novos produtos ou serviços de uma empresa já existente.

Contudo, o evento de posicionamento também pode ser realizado para se posicionar como uma autoridade dentro do mercado no qual a empresa já atua ou no que está entrando. Nesse aspecto, gosto de trazer o exemplo de um de nossos parceiros, a Resultados Digitais.

A Resultados Digitais organiza, desde 2013, o RD Summit que, após cinco edições apenas, já é considerado o maior evento sobre Marketing Digital e Vendas da América Latina, reunindo,  em Florianópolis, profissionais de áreas relacionadas vindos de todo o país. O RD Summit auxiliou (e muito) a Resultados Digitais a se estabelecer como autoridade no assunto: na edição de 2018, são esperadas mais de 8 mil pessoas!

EVENTO PARA A AQUISIÇÃO DE LEADS OU RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Os eventos para a aquisição de novos leads ou para trabalhar um melhor relacionamento com os clientes são, normalmente, realizados em um segundo momento. É comum que esse tipo de evento aconteça na sequência da estratégia de posicionamento – mesmo que você opte por não organizar um com essa motivação. Independentemente de ser realizado após um evento de posicionamento, os eventos para aquisição têm dois propósitos bem claros:

        criar um relacionamento mais próximo com seu cliente ou potencial cliente;

        converter esse potencial cliente ou realizar um upsell em seus atuais clientes.

Sendo assim, é possível afirmar que estes eventos têm como abordagem principal não o motivador “aquisição de clientes”, mas tudo aquilo que promova isso como consequência imprescindível. Usufruir e reforçar sua autoridade sobre determinado assunto em um evento organizado por você ajuda a comprovar o quanto você é realmente a melhor opção de empresa ou serviço, além de mostrar que você realmente entende do assunto.

A maior parte dos eventos realizados por empresas conhecidas é organizado tendo como base esse motivador. E é claro que, se eles continuam acontecendo cada vez mais, é por estarem conseguindo cumprir com seus objetivos!

EVENTO PARA A EXPOSIÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Na minha opinião, os eventos realizados para a exposição de novas tendências do mercado são, apesar de mais complexos de organizar, os mais interessantes para participar.

É comum que esse tipo de evento seja organizado por empresas consolidadas e conhecidas – que, normalmente, já passaram pelo ciclo anterior de organizar eventos de posicionamento e, em sequência, os de aquisição – e, por isso, já têm uma autoridade em alta para debater e apresentar tendências sobre aquele mercado.

É simples, se pensarmos nos motivadores que apresentei aqui. As empresas já se posicionaram, já adquiriram novos leads, já melhoraram o relacionamento com seus clientes e, agora, possuem o know-how necessário para olhar para o futuro – e mostrar para os participantes o que eles podem esperar para o mercado nos próximos cinco ou dez anos.

Os eventos de tendências direcionam o mercado para o que vai acontecer nos próximos anos, mostrando o lugar aonde vamos chegar e indicando os melhores caminhos para chegarmos bem. É um espaço ótimo para já pensar em ações que devem começar a ser feitas agora, mas que gerarão resultado apenas em alguns anos.

Um bom exemplo de evento de tendência é o INBOUND, evento organizado pela Hubspot e que acontece em Boston, nos Estados Unidos. Desde as últimas edições, ele tem trazido painéis e keynotes com outras visões do mercado, além de apresentar o que acham que será do Inbound Marketing nos próximos anos. Isso sem deixar de apresentar o conteúdo rico que fortaleceu o posicionamento da marca e promoveu uma grande aquisição de clientes nas primeiras edições.

A organização de um evento pode trazer diversos benefícios para sua empresa ou negócio, muito além do que foi abordado neste artigo. Agora, é só colocar no papel o que você deseja alcançar e botar a mão na massa!

Se precisar de alguma ajuda, pode contar com a Sympla, empresa de gestão de eventos, venda de ingressos e inscrições. Tem atualmente o maior número de eventos simultâneos à venda no Brasil.

Cofundador e CEO da Sympla, plataforma líder no Brasil em venda de ingressos e gestão de eventos, Rodrigo é formado em Comunicação Social pela PUC-Minas, com mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Girona, na Espanha. Empreendedor de nascença, aos 37 anos contabiliza sete empreendimentos diferentes na carreira. Após nove anos fora do Brasil, período em que abriu negócios na Espanha e na Hungria, retornou em 2012 para fundar a Sympla.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

terça-feira, 3 de outubro de 2023

A HUMANIDADE PRECISA SE CONVERTER PARA A CAUSA ECOLÓGICA

 

História por José Renato Nalini* • Jornal Estadão

É de se duvidar se o gênero humano é de fato racional. Se assim fora, não hesitaria em adotar medidas que primeiro mitigassem e, em seguida, neutralizassem os nefastos efeitos da mudança climática, provocada por nossa insanidade.

José Renato Nalini Foto: Alex Silva/Estadão© Fornecido por Estadão

Quando se ouve falar que “a era da ebulição global chegou”, declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, o português António Guterrez e não se verifica uma comoção geral no planeta, fica-se entre o espanto e a frustração.

Julho foi o mês mais quente dos últimos oitenta anos. Ou seja, desde que começou a apuração da temperatura da Terra. É consequência da intensificação do lançamento de gases do efeito estufa na atmosfera. Na China, a temperatura chegou a 50 graus. Nos Estados Unidos, rodovias se partiram ao meio e os operários da construção civil tiveram de misturar gelo ao concreto, para evitar que as vigas não se rachariam ao secar.

Pessoas que caíram no asfalto se queimaram tanto que tiveram de se hospitalizar em Phoenix, capital do Arizona. A Grécia ardeu em chamas. Na Sicília, canos subterrâneos derreteram e deixaram meio milhão de pessoas sem energia. Os filmes apocalípticos foram superados pela trágica realidade.

Tudo isso acaba com o turismo, com a saúde e com o futuro. E tem preço. O “Atlas da Mortalidade e de Perdas Econômicas Causadas por Fenômenos Climáticos e Hídricos Extremos” registra que os mais de onze mil desastres naturais associados ao clima ocorridos entre 1970 e 2019 tenham gerado custos de US$ 3,64 trilhões, ou R$ 17,22 trilhões na cotação atual. Outro relatório da auditoria Deloitte projeta que, mantidos os padrões de emissão de carbono, essas perdas globais totalizarão US$ 178 trilhões, ou R$ 841 trilhões. Dá para imaginar?

Todos os aspectos da vida – não apenas humana – serão afetados. Agricultura, “a cereja do bolo” brasileira e a saúde serão as áreas mais prejudicadas.

O prejuízo é muito maior do que esses cálculos, embora pareçam astronômicos. Isso porque a questão climática sempre foi considerada um tema de menor importância, vinculada à ecologia, cujos apóstolos foram ridicularizados e folclorizados durante muito tempo.

Nada obstante, se as pessoas que têm poder e autoridade fossem realmente inteligentes, estariam empenhadas na aceleração da transição energética. Toda empresa quer baixar seus custos, inclusive os de energia. E a energia mais barata é a solar ou eólica. Um mercado global de US$ 21 trilhões. Enquanto isso, cumprir o Acordo de Paris representaria lucros de US$ 43 trilhões, ou R$ 203 trilhões.

Para se atingir essa meta, as emissões de gases causadores do efeito estufa deveriam se reduzidas em ao menos 48% até 2030. Isso demandaria mobilização muito maior de políticos e da sociedade civil do que se verifica hoje, com a pasmaceira, a inércia e a insensibilidade predominando.

O interesse do setor privado é que pode fazer a diferença. Existe tecnologia suficiente para reverter a tendência que nos aproxima do ponto de inflexão irreversível. Quando a redução das emissões for avaliada economicamente, então o mercado se sensibilizará.

Também é preciso despertar a sociedade civil, anestesiada por uma série de ismos nefastos: egoísmo, consumismo, materialismo, dentre outros. Seria impossível não se converter para a causa ecológica, depois de verificar os dramas ocorridos em todo o mundo e também aqui.

A dimensão temporal do problema se alterou de maneira expressiva. Antes se dizia que dentro de um século a humanidade sofreria as consequências de sua imprudência. Mas as coisas terríveis estão ocorrendo aqui e agora. Por isso é de se confiar na juventude, para que ela, com entusiasmo e fervor, sacuda as estruturas estatais muito mais ligadas em eleição e na matriz da pestilência chamada reeleição.

Invocar o lema inicial dos primeiros ambientalistas: “Pensar globalmente, agir localmente”. Atuar em cada área de influência, para que os humanos adquiram juízo e ao menos comprovem sua condição de seres racionais. Recuso-me a crer que somos tão obtusos, ignorantes e cegos, que não enxerguemos nossa caminhada célere rumo ao suicídio coletivo.

*José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e secretário-geral da Academia Paulista de Letras

SENADO VAI DISCUTIR MANDATOS DE MINISTROS DO STF

História por Gabriel Hirabahasi •11h

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta segunda-feira, 2, que a Casa discuta o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definir o segundo indicado para uma vaga na Corte. Rosa Weber se aposentou na semana passada do STF, dias antes de completar 75 anos, quando se aposentaria compulsoriamente. O presidente Lula ainda não definiu quem ocupará a vaga.

Pacheco já havia manifestado publicamente a defesa da fixação de mandatos de ministros do STF anteriormente. “Seria bom para o Judiciário, para a sociedade brasileira, ter uma limitação do mandato de ministro do STF. Agora que já resolverá a segunda vaga de responsabilidade do presidente Lula, é o momento de iniciarmos a discussão no Senado e buscarmos a elevação da idade mínima para ingresso no STF e a fixação de mandatos na Suprema Corte em um tempo que dê estabilidade jurídica para a jurisprudência no país. É aplicado em outros países do mundo e defendida em diversos segmentos, inclusive por ministros e ex-ministros do STF”, disse Pacheco em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Rodrigo Pacheco defende que, após próxima indicação de Lula ao STF, possa haver um debate sobre mandatos a ministros da Corte Foto: Roque de Sá/Agência Senado© Fornecido por Estadão

A fixação de mandatos para ministros do Supremo teria de ser estabelecida por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Na semana passada, essa possibilidade chegou a ser discutida em reunião de Pacheco com líderes do Senado.

Atualmente, as únicas regras para os ministros da Suprema Corte é que precisam ter mais de 35 anos. Aos 75, eles se aposentam compulsoriamente – ou seja, alguns podem ter mais de 30 anos de atuação no STF.

O decano da Corte atualmente é o ministro Gilmar Mendes, indicado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002, aos 46 anos. Ele pode ficar na Corte até 2030.

PEC pode permitir derrubada de decisões da Corte

Além da ideia de definir mandatos para os ministros do STF, o Congresso debate outra medida que pode impactar a Corte. Trata-se da PEC que permite que o Legislativo derrube decisões do Supremo. O texto foi protocolado na semana passada na Câmara dos Deputados, após receber assinatura de 175 parlamentares.

Avanço do Legislativo sobre o Judiciário se dá após a inclusão de temas sensíveis na pauta do STF, o que irritou membros do Parlamento Foto: Carlos Moura/STF© Fornecido por Estadão

A mobilização no Congresso, fortemente encampada pela oposição, vem após a Corte aprovar medidas que o Legislativo considera como invasão de suas atribuições, como no debate sobre descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, a derrubada do marco temporal e a discussão sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.

A PEC propõe que o Congresso poderia “deliberar, por três quintos dos membros de cada Casa legislativa, em dois turnos, sobre projeto de Decreto Legislativo do Congresso Nacional, apresentado por 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que proponha sustar decisão do Supremo Tribunal Federal que tenha transitado em julgado, e que extrapole os limites constitucionais”, prevê o texto.

 

GASOLINA TEM VALIDADE SIM

 

IstoÉ

Gasolina tem validade? Descubra o prazo de expiração dos principais combustíveis© Fornecido por IstoÉ

Você já deve saber que a gasolina é o combustível mais utilizado entre todos os outros tipos, afinal, essa é a escolha mais popular entre os motoristas de todo o mundo, movendo bilhões de veículos diariamente.

Mas já se perguntou se esse insumo derivado do petróleo tem validade? Será que a gasolina é capaz de se deteriorar ao longo do tempo? Para sanar essa dúvida, a resposta é sim. Todos os combustíveis possuem um prazo de utilização.

Para explicar como essa avaliação funciona, preparamos um artigo em parceria com a Fit Combustíveis, a maior distribuidora de combustíveis para postos de bandeira branca no Rio de Janeiro e São Paulo, para que você possa garantir o melhor desempenho do seu veículo em todas as circunstâncias.

Compreendendo melhor a gasolina

Antes de entendermos se a gasolina tem validade, é importante compreender o que ela é. A gasolina é um combustível fóssil derivado do petróleo bruto, que, quando queimado no motor de um veículo, libera energia, movendo o carro.

A gasolina não é uma substância estática, mas sim uma mistura complexa de hidrocarbonetos e outros componentes. Os hidrocarbonetos mais comuns encontrados na gasolina são o heptano e o octano. O índice de octanagem é uma medida da resistência da gasolina à detonação. Quanto maior o número de octanas, menos propensa a gasolina é à detonação prematura, o que é importante para o desempenho do motor.

Além disso, a gasolina pode conter aditivos, como detergentes, que ajudam a limpar os sistemas do motor e evitam a formação de depósitos e a oxidação do combustível, como a linha FIT | UFC, distribuída pela Fit Combustíveis e disponibilizada nos postos de bandeira branca.

Mas, afinal, a gasolina tem validade?

Voltando à pergunta central: a gasolina tem validade? Como mencionado anteriormente, a resposta é sim, a gasolina pode deteriorar-se ao longo do tempo, devido a processos químicos que afetam sua composição. A oxidação desempenha um papel crucial nesse processo. Quando a gasolina entra em contato com o oxigênio do ar, ela começa a se oxidar, o que pode levar à formação de depósitos sólidos e à diminuição do desempenho do motor.

Outro fator a ser considerado é a evaporação. A gasolina é uma substância volátil, e parte dela pode evaporar com o tempo, deixando uma gasolina menos eficaz em termos de combustão.

Prazo de validade da gasolina

Agora que sabemos que a gasolina pode se deteriorar, qual é o prazo de validade dela? A resposta a essa pergunta não é tão simples e não possui uma data específica.

Especialistas avaliam que o tempo médio para a expiração desse tipo de combustível, quando mantido no tanque de um veículo, costuma variar em torno de três meses. No entanto, o prazo de validade depende de vários outros fatores, incluindo:

Armazenamento

A forma como a gasolina é armazenada desempenha um papel fundamental em sua vida útil. Por exemplo, a gasolina mantida longe da luz solar direta e do calor, como em veículos estacionados em locais cobertos, tende a durar mais.

Aditivos

A presença de aditivos na gasolina também pode estender sua vida útil, ajudando a prevenir a oxidação e a formação de depósitos. Portanto, optar por gasolina de alta qualidade com aditivos é uma decisão inteligente.

Temperatura

A temperatura ambiente afeta a taxa de oxidação e evaporação da gasolina. Em climas quentes, a gasolina pode se deteriorar mais rapidamente do que em climas mais frios.

Em condições ideais de armazenamento, a gasolina pode manter sua qualidade por cerca de três a seis meses. No entanto, em condições adversas, como altas temperaturas e exposição ao ar, ela pode se deteriorar em questão de semanas.

Como prolongar a validade da gasolina?

Não há uma fórmula mágica para impedir que a deterioração aconteça, mas manter o veículo longe da exposição solar direta ou de fontes de calor pode ajudar a prolongar sua vida útil.

Além disso, abastecer com gasolina de alta qualidade que contenha aditivos em sua composição é uma ótima forma de garantir que o combustível se mantenha funcional por mais tempo.

A principal recomendação é evitar o armazenamento prolongado. Se você utiliza o carro com menos frequência, avalie a quantidade e o tipo de combustível que irá utilizar para evitar problemas no motor.

Outros combustíveis também têm validade?

Além da gasolina, outros combustíveis também têm validade. O diesel, por exemplo, pode se deteriorar até mesmo mais rápido do que a gasolina, estando mais sujeito à oxidação por ser mais sensível à umidade.

O etanol, opção muito comum entre os motoristas, também está sujeito a processos de degradação ao longo do tempo. Por ser mais propenso à absorção de água do que a gasolina, ele cria o fenômeno conhecido como fase aquosa, que pode prejudicar o desempenho do motor, reduzindo sua eficiência de queima e causando problemas na partida.

Tabela com o prazo de validade de cada combustível
Gasolina comum e aditivada3 meses
Gasolina super aditivada6 meses
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IBAMA E PETROBRAS PROCURAM ENTENDER SOBRE ÁREAS DE EXPLORAÇÃO

História por admin3 • IstoÉ Dinheiro

O Ibama optou por conceder licença ambiental para a Petrobras perfurar a bacia mais conhecida da Margem Equatorial, de Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte e Ceará, avaliou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em uma rede social. A licença acontece após a negativa do órgão, em maio, para o pedido de licença para a exploração na bacia da Foz do Amazonas, prioridade para a estatal devido à expectativa de reservatórios gigantes como os encontrados pelos vizinhos Guiana e Suriname.

“Ao que parece, Ibama e MMA (Ministério do Meio Ambiente) optaram por começar a licenciar a possibilidade de perfuração marítima em águas profundas da Margem Equatorial pela região em que há mais estudos, atividades e experiência operacional: a bacia Potiguar (costa do Ceará e do Rio Grande do Norte) possui 7 poços produzindo petróleo e gás, 437 poços marítimos já perfurados pela Petrobras historicamente, além de mais de 8.680 poços em terra”, disse Prates no Twitter.

Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) em maio deste ano, Prates já havia informado que a empresa deveria perfurar o campo de Pitu Oeste, na bacia Potiguar, enquanto aguardava a reconsideração do Ibama em relação à bacia da Foz do Amazonas.

“O pedido de reconsideração apresentado pela Petrobras ante a primeira negativa do Ibama foi feito em 25/05. Ofícios de 11, 14 e 20 de julho, e de 22 de agosto, 1 e 18 de setembro registram a manutenção da prioridade em licenciar o poço FZA-M-59”, informou Prates nesta segunda-feira na rede social.

Ele informou que a campanha exploratória da Petrobras para a Margem Equatorial brasileira consiste de um total de 16 poços exploratórios (busca de novas reservas) a serem perfurados entre 2023-2027, um investimento estimado em R$ 15 bilhões (US$ 3 bilhões). As bacias sedimentares onde a Petrobras possui blocos exploratórios a perfurar são: FZA (Foz do Amazonas), PAMA (Pará-Maranhão), BAR (Barreirinhas) e POT (Potiguar).

A ida para o norte do País visa a reposição de reservas de petróleo, movimento necessário para que o Brasil mantenha a produção para o abastecimento interno e exportação.

“A Petrobras está consciente (e efetivamente operante) do seu papel de protagonista no abastecimento de petróleo para o Brasil, de forma a garantir a segurança energética tão importante para consolidar a atual rota de desenvolvimento sustentável a partir da autonomia e uso consciente dos ainda necessários recursos petrolíferos e gasíferos”, explicou o executivo.

Prioridade

De acordo com o presidente da estatal, a prioridade da Petrobras sempre foi a Foz do Amazonas (FZA), Potiguar e Barreirinhas, nesta ordem.

Ele informou que os pedidos de licença iniciais foram apresentados em abril do ano passado ao Ibama, e que o órgão segue analisando o pedido de reconsideração para a licença da FZA. “A Petrobras já cumpriu todas as novas exigências e requerimentos colocados pelo Ibama em seu parecer mais recente sobre o caso”, afirmou.

A autorização do Ibama ocorreu após a realização de uma recente e bem sucedida Avaliação Pré-Operacional (APO) na bacia de Potiguar, onde foi realizada uma simulação de vazamento para atestar os procedimentos de combate/Remediação.

“Foram mais de 1.000 pessoas envolvidas (pessoal próprio, terceirizado, e frentes de atuação local), incluindo mais de 30 forças-tarefa atuando no mar e nas praias, 150 empregados no Posto de Comando central no Edisen (sede da Petrobras no Rio), 50 empregados no Posto de Comando local em Fortim-CE, 400 agentes ambientais e profissionais de fauna, além de pessoal da Transpetro, da UN-RNCE (unidade Rio Grande do Norte-Ceará) e de 13 CDAs (Centros de Defesa Ambiental) espalhados pelo Brasil”, informou Prates. “É diante do êxito dessa simulação técnica e operacional que estamos otimistas quanto à obtenção, nesta próxima semana, da licença para perfurar Pitu Oeste e, concomitantemente, prosseguir com a finalização bem sucedida do processo de licenciamento no Amapá”, destacou.

De acordo com o Broadcast, a licença foi concedida na sexta-feira, 29.

Para realizar a operação, a Petrobras vai retornar com a sonda que ficou meses aguardando o licenciamento do bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, a 560 quilômetros da Foz do rio Amazonas. A sonda está no momento realizando trabalhos na bacia de Campos, e voltará a ser deslocada para o norte do País a fim de perfurar dois blocos no campo de Pitu Oeste. “Essa perfuração em águas profundas da Margem Equatorial deve durar de 4 a 5 meses. Caso o Ibama ainda autorize a realização de similar APO na bacia da Foz, a Petrobras deverá conduzi-la imediatamente, com vistas à obtenção da licença também no Amapá”, informou.

Transição

Prates fez questão de ressaltar nas mensagens pelas redes sociais que a busca de novas reservas e os investimentos exploratórios na Margem Equatorial brasileira não são contraditórios em relação à transição energética em curso, tanto na Petrobras quanto no mundo.

“Ela representa um potencial de investimentos de US$ 21 bilhões (mais de R$ 100 bilhões de reais) na região, geração de quase 500 mil empregos diretos e indiretos e cerca de R$ 160 bilhões em receitas governamentais (União, Estados e Municípios) nos próximos cinco anos”, informou Prates, destacando que os recursos da produção de petróleo na região podem ajudar a organização da economia circular da “floresta em pé”, desenvolvendo a infraestrutura da Amazônia em harmonia com a natureza e o bem estar dos povos da Amazônia.

O post Ibama opta por bacia mais conhecida da Margem Equatorial, mas prioridade é Foz, diz Prates apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

 

LULA JÁ PODE TRABALHAR E NÃO PODE RECEBER VISITAS POR 15 DIAS

História por Por Maria Carolina Marcello • Reuters

Médicos Giancarlo Polesello, ortopedista (à esquerda), e Roberto Kalil chegam para entrevista coletiva após cirurgia de Lula© Thomson Reuters

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem qualquer impedimento para voltar a trabalhar após ser submetido a uma cirurgia no quadril direito, desde que por meio do telefone ou teleconferências e mantenha sua rotina de fisioterapia, informou o médico Roberto Kalil, acrescentando que visitas estão proibidas pelo menos nas duas primeiras semanas do pós-operatório.

Médico de Lula de longa data, Kalil disse que não há grandes alterações no outro quadril do presidente e não há programação de uma cirurgia do tipo no lado esquerdo.

“O presidente fará fisioterapia, mas nada impede dele, à distância, trabalhar normalmente, dependendo da vontade dele e da necessidade”, disse o médico em entrevista à GloboNews, acrescentando que visitas estão “terminantemente proibidas pelo menos pelas duas primeiras semanas”.

“Não há nenhum impedimento. O presidente não está doente. O presidente apenas está fazendo sessões de fisioterapia após uma cirurgia”, afirmou.

“Conversamos muito com o presidente, com a Janja, em relação a não receber visitas — pelo risco, ele está em um pós-operatório. Você imagina se vai alguém com Covid apesar de o presidente estar vacinado”, explicou Kalil.

O presidente recebeu alta do hospital no domingo, após passar pelo procedimento cirúrgico na sexta-feira.

A expectativa inicial era que a liberação do hospital Sírio-Libanês, em Brasília, ocorresse na terça-feira, mas a alta foi antecipada “após boa evolução clínica”, segundo boletim médico.

A operação ocorreu sem intercorrências e Lula já fez sua primeira sessão de fisioterapia nesta segunda-feira no Palácio da Alvorada, segundo Kalil.

A artoplastia do quadril com colocação de prótese foi realizada em Lula na sexta-feira para sanar problema ortopédico que ocorre com a idade, um desgaste na cartilagem que reveste a articulação entre o osso da perna e o quadril. Lula aproveitou a internação e a anestesia para fazer um procedimento de correção das pálpebras.

 

NOVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA WHATSAPP E INSTAGRAM

História por Redação • Catraca Livre

Tudo sobre a Meta IA para Instagram e WhatsApp© Reprodução/Meta

Créditos: Reprodução/Meta

A Meta, empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o lançamento da chamada Meta AI. A novidade promete uma forma inovadora de interação com os usuários, por meio de inteligência artificial.

Novidade chega aos Estados Unidos em breve© Fornecido por Catraca Livre

O anúncio acabou sendo veiculado na Meta Connect 2023, conferência anual da empresa, onde Mark Zuckerberg, CEO da Meta, apresentou variados recursos de IA.

O que é a nova Meta AI?

A inteligência artificial atuará como uma espécie de ChatGPT integrado aos aplicativos da empresa, permitindo que os usuários façam perguntas sobre os mais diversos temas e obtenham respostas de maneira direta através dos aplicativos.

A princípio, a Meta AI funcionará na versão Beta e estará disponível apenas para os Estados Unidos.

A ferramenta visa tornar a experiência do usuário com os aplicativos da empresa mais interativa e personalizada. Além de responder perguntas e conduzir conversas, a Meta AI oferecerá outros recursos.

Quais recursos a ferramenta irá oferecer?

  • Edição de imagens no app: o usuário poderá criar imagens com amigos ou mesmo fazer edições individuais em suas fotografias no Instagram, através de ferramentas com restyle e backdrop. Os usuários poderão adicionar estilo às imagens, alterar a cena ou o plano de fundo, entre outras edições.
  • Assistentes virtuais: os usuários poderão fazer perguntas e gerar imagens nos chatbots, que serão interpretados por personalidades famosas, como o rapper Snoop Dogg, a socialite Paris Hilton, o atleta de futebol americano Tom Brady, a modelo Kendall Jenner e muito mais.
  • Criação de figurinhas personalizadas: como anunciado por Mark Zuckerberg, dono da Meta, a Meta AI permitirá a criação de figurinhas personalizadas em todos os aplicativos da companhia. A ferramenta transforma comandos de texto em figurinhas.

Créditos: Reprodução/Meta

A Meta AI é resultado de uma evolução contínua na maneira como as pessoas interagem virtualmente. A inteligência artificial presente no Chat GPT promete mais facilidade para os usuários obterem informações e auxiliarem nas suas conversas diárias.

Além disso, a ferramenta de edição de imagens usando a IA poderá transformar a experiência de compartilhamento de fotos e figurinhas.

WhatsApp deixará de funcionar nestes 15 celulares em breve; veja a lista

Descubra se o seu celular é um dos afetados e saiba como garantir o uso contínuo do popular aplicativo de mensagens

Por: Redação Catraca Livre

WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares

Créditos: Divulgação/WhatsApp

WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares

A partir do dia 24 de outubro, uma nova atualização do popular WhatsApp pode levar à desconexão de 15 modelos diferentes de celulares e tablets. Esses eletrônicos são principalmente aqueles com sistema operacional Android 4.1 ou sistemas ainda mais antigos.

A medida segue movimento semelhante realizado em julho, quando 35 outros dispositivos perderam a compatibilidade com o aplicativo.

Segundo informações oficiais do aplicativo, a partir do próximo mês, aqueles usuários que possuem os modelos que perderão suporte devem considerar a aquisição de aparelhos com sistemas operacionais mais recentes.

Para continuar utilizando o WhatsApp, é necessário que o smartphone esteja operando sistemas Android acima do 5.0, iOS acima do 12 ou KaiOS 2.5.0, ou ainda mais recentes. Ainda há o alerta para que o aparelho tenha suporte a SMS, para permitir a validação da conta.

Como saber se o meu celular é um dos afetados?

O corte no suporte do aplicativo nos modelos listados de dispositivos será efetuado no dia 24 de outubro de 2023.

Para verificar se o seu aparelho é um dos afetados pela atualização, é possível acessar a aba de informações de software dentro das configurações do seu dispositivo.

Confira a lista a seguir:

  1. Galaxy Note 2
  2. Galaxy S2
  3. Galaxy Nexus
  4. Galaxy Tab 10.1
  5. Nexus 7
  6. One
  7. Desire HD
  8. Sensation
  9. Xoom
  10. Droid Razr
  11. Optimus 2X
  12. Optimus G Pro
  13. Xperia Z
  14. Xperia S2
  15. Xperia Arc 3

Impactos da atualização

Naturalmente, essa medida traz impactos significativos para os usuários afetados. Isso porque, o WhatsApp é uma ferramenta essencial de comunicação nos celulares. Seja para mensagens de texto, chamadas de voz, vídeo chamadas ou para o envio de diversas formas de mídia. Com isso, muitas pessoas podem se ver obrigadas a trocar de aparelho para continuar se comunicando através do app.

Sem dúvidas, é interessante notar como o mensageiro tem se adaptado e se aperfeiçoado ao longo dos anos, mesmo que isso signifique a descontinuação de suporte a modelos antigos de dispositivos.

Embora seja um inconveniente para alguns, é importante lembrar que essas atualizações e avanços tecnológicos são importantes para garantir a segurança dos dados dos usuários e a eficácia do aplicativo.

 

GOVERNO QUER POR FREIO A MORAIS E DESCONFIA DA DELEÇÃO DE CID

História por JULIA CHAIB E CATIA SEABRA • Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Apesar de o próprio presidente Lula (PT) usar as recentes descobertas da Polícia Federal como munição contra o adversário Jair Bolsonaro (PL), alas do governo e parlamentares se dividem sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes e dos avanços da delação do tenente-coronel Mauro Cid.

Ministros e aliados do petista no Congresso veem com cautela a forma como a colaboração de Cid foi firmada com o STF (Supremo Tribunal Federal), enquanto ele estava preso. Integrantes desta ala frisam que esse tipo de conduta lembra métodos usados durante a Operação Lava Jato.

A torcida é para que a delação de Cid seja robusta e farta em provas porque senão, afirmam, não haveria por que fechá-la. A ausência de evidências é uma das críticas apresentadas às delações firmadas na Lava Jato.

Essa posição difere da do ministro Flávio Dino (Justiça), que tem respaldado e defendido publicamente todos os atos da Polícia Federal, que está sob seu guarda-chuva.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, métodos de investigação esvaziados ou até mesmo enterrados pelo movimento contra a Lava Jato no STF têm sido reconstruídos pela própria corte e por outras instâncias do Judiciário em cerco contra o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados.

A delação de pessoas presas, por exemplo, chegou a ser comparada à tortura pelo ministro Gilmar Mendes. Agora, o magistrado atua como um dos principais pilares de sustentação da atuação de Moraes, que manteve Cid detido por quatro meses e só o soltou após homologar sua colaboração premiada.

A delação de Cid foi homologada em 9 de setembro por Moraes.

Um dos principais focos de atenção entre aliados de Lula está no poder concentrado nas mãos do ministro. Se por um lado Moraes tem mirado em adversários do petista, por outro lado as ações dele representam um fortalecimento excessivo, avaliam.

Em conversas, aliados do presidente atribuem a Moraes uma origem de centro-direita, tendo sido indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), além do risco implícito no ativismo judicial.

Para essas pessoas, a indicação de Flávio Dino ao STF culminaria na constituição de um triunvirato na corte, composto também por Moraes e por Gilmar Mendes. Esses argumentos não fizeram com que Lula deixasse de prestigiar Moraes, também ouvido nas indicações para tribunais.

Além do fortalecimento político do Supremo, entre aliados do presidente há o receio de que se essa empreitada em cima de Bolsonaro e aliados acabe por ampliar o poder do grupo político oposto ao de Lula.

A avaliação é que Moraes tomou as medidas necessárias para manter a democracia frente a empreitadas golpistas de Bolsonaro, mesmo que algumas tenha sido controversas do ponto de vista jurídico. O problema, apontam, é que agora não se sabe mais quando essas medidas irão cessar.

Há ainda o temor de que eventualmente o ministro direcione as armas para a esquerda.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, auxiliares do presidente e aliados no Congresso veem com apreensão uma eventual prisão em decorrência do avanço das investigações contra o ex-presidente.

A Polícia Federal ainda não tem elementos para efetuar uma prisão preventiva de Bolsonaro e também analisa se seria o caso de realizá-la caso houvesse elementos para tal.

O cálculo leva em consideração os efeitos políticos que isso poderia gerar e também a expectativa de que, no ano que vem, Bolsonaro já terá sido condenado pelo STF.

Investigadores entendem que há provas para indiciar o ex-presidente por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Há evidências sobre tais crimes no caso da investigação das joias.

Questionado sobre o tema, Lula evitou falar sobre a delação em si, mas comentou as suspeitas que pairam sobre Bolsonaro.

“Eu não conheço [o teor da delação], não posso dar palpite sobre o que eu não conheço, só sabe o delegado e o coronel que prestou depoimento. O resto é especulação”, disse o presidente em viagem à Índia em setembro.

Na ocasião, também disse que a cada dia se tem a certeza “de que havia a perspectiva de golpe” e que Bolsonaro “estava envolvido até os dentes”.

A delação de Cid contribuiu para uma série de elementos do inquérito 4874, relatado por Moraes, que reúne as investigações sobre a venda de joias presenteadas por autoridades, a suposta falsificação de cartão de vacina e as circunstâncias de minuta e diálogos de cunho golpista encontrados no celular de Cid.

Os elementos apresentados pelo tenente-coronel que mais chamaram atenção dos investigadores foram aqueles relacionados à tentativa de golpe.

O instrumento da delação premiada foi um dos pilares das investigações da Lava Jato.

Alvos de peso da operação que assinaram os acordos anos atrás agora ou tentam rever as obrigações impostas no passado ou fazem críticas às circunstâncias da época em que aceitaram colaborar com as autoridades.

Nessa lista, estão ex-executivos da empreiteira Odebrecht, políticos e até um dos pivôs da operação, o doleiro Alberto Youssef.

 

FELICIDADE, BEM-ESTAR E SAÚDE MENTAL INTEGRAM A SUSTENTABILIDADE SOCIAL E FAZEM PARTE DA ESG

Paola Klee*Diretora de Pessoas e Cultura da GT7

O tema da Felicidade tem sido objeto de estudo global já há muito tempo, mas nos últimos anos ganhou visibilidade e grande impacto no âmbito corporativo. Hoje vemos cada vez mais empresas trabalhando o tema de Felicidade no Trabalho por meio de programas repletos de ações, geralmente com o objetivo de promover o bem-estar, a saúde mental, a integração e a confraternização das pessoas no ambiente organizacional.

Embora todos os temas sejam de extrema importância para os ambientes corporativos, para trabalhá-los de modo efetivo, é necessário compreender que felicidade, bem-estar e saúde mental são dimensões diferentes que compõem a sustentabilidade humana, que por sua vez integram a sustentabilidade social que faz parte dos critérios do ESG – Environmental, Social and Governance.

Em outras palavras, tais programas e ações que visam criar condições pontuais — e por vezes com efeito passageiro — podem não trazer impacto real no aumento da felicidade dos colaboradores, com aumento da saúde, bem-estar, retenção e engajamento, como é possível observar nos recentes movimentos de profissionais no mercado, os quais surgem como ondas com forte impacto sobre as empresas.

Entre esses movimentos, ganhou destaque recente: a “great resignation” ou a grande renúncia, quando profissionais solicitaram demissão dos seus empregos; o “quiet quitting” ou demissão silenciosa, quando profissionais permanecem nas empresas, mas realizando apenas o estritamente necessário em uma tentativa de estabelecer limite e equilíbrio entre vida pessoal e profissional; e o “grumpy staying” tendência em crescimento nas empresas que ocorre quando o colaborador permanece em seus empregos, mas não esconde sua insatisfação, irritabilidade, resistência a mudanças e falta de engajamento, ocasionando redução da produtividade e da moral do time, além do aumento de conflitos e tensão.

Em 2022, tais ondas refletiram na demissão voluntária de mais de 6 milhões de brasileiros, conforme revelam dados do Ministério do Trabalho. Frente a esta apuração, ganha ainda mais relevância o tema da Felicidade no Trabalho no panorama nacional, mas para alcançá-la é preciso olhar menos para fora e olhar mais para dentro. Ao invés de buscar referências externas, procurar refletir e alinhar com as pessoas quais ações fazem sentido, a partir da realidade das pessoas.

Para que isso ocorra, o primeiro passo é compreender qual significado de Felicidade faz sentido para a cultura e para a maturidade da sua empresa e sob a ótica dos colaboradores que a integram. A partir daí buscar simetria entre as inúmeras escalas de medição da Felicidade e a dimensão que se quer medir, considerando esse processo como evolutivo, adaptativo, plural e contínuo.

Dessa forma, precisamos olhar também para as externalidades negativas e eliminá-las. De nada adianta termos ações de promoção da felicidade se nesse mesmo ambiente existem fatores de sofrimento diários sendo negligenciados, em especial aqueles relacionados aos aspectos culturais, ao estilo de liderança da organização e à sua capacidade de construir segurança psicológica.

Uma forma de trabalharmos na mitigação desses fatores é conhecer e analisar alguns indicadores importantes, entre eles: dados sobre a saúde das pessoas da organização, se estão adoecendo quais são os motivos para isso; a causa raiz de um turnover voluntário; os resultados da pesquisa de clima, com o estabelecimento de planos de ação claros, bem comunicados e elaborados com a participação das pessoas, considerando suas particularidades e singularidades. É necessário também olhar para um aspecto muito importante que é o da baixa eficiência operacional gerando aumento da carga de trabalho, ou ainda a inadequação das habilidades dos times em relação à demanda existente, gerando estresse e conflitos.

É importante também compreender que as empresas não fazem ninguém feliz, mas sim criam e zelam pelas condições de felicidade, além de mitigar fatores estressores capazes de gerar sofrimento. A partir daí é necessário que o indivíduo possa deliberar e se comprometer com a sua própria felicidade, pois essa é uma decisão individual, ou seja, acima de tudo é preciso entender que a felicidade é um conceito singular e não coletivo.

Além do aspecto da singularidade é fundamental que possamos trazer uma nova lente para o tema. Falamos muito ainda da Felicidade No Trabalho, mas o local do trabalho, hoje, já está diluído, quando consideramos os modelos híbrido e remoto e o conceito de “work anywhere” — trabalho em qualquer lugar — reforçando a necessidade de não compartimentalizarmos mais a Felicidade. Há urgência em começarmos a falar da Felicidade de Quem Trabalha, porque somos únicos e estamos buscando a felicidade não apenas durante o momento em que trabalhamos, mas em todos os aspectos da nossa vida. Assim, precisamos ir além dos muros organizacionais e dentro de um olhar integral e sistêmico, considerar todas as dimensões do indivíduo se quisermos de fato termos pessoas felizes trabalhando. Considerar a integralidade dos indivíduos que estão atuando em nossa empresa e considerar por exemplo como está o uso do seu tempo, a qualidade do seu sono, são aspectos que compõem esse olhar.

Dessa forma entendo que o tema Felicidade deve ser mais do que um programa da empresa com início, meio e fim; mas sim ser tratado como um caminho, singular, contínuo e evolutivo, no qual, ao tomarmos a decisão de iniciarmos em conjunto com as nossas Pessoas, devemos ser responsáveis em não interrompê-lo, para que não haja ônus para o indivíduo e consequentemente para a organização.

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

•             Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (WApp)

•             E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

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segunda-feira, 2 de outubro de 2023

TCU COLABORA COM O CONGRESSO NA ELABORAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

 

História por Notas & Informações • Jornal Estadão

O Tribunal de Contas da União (TCU) foi mais um dos órgãos a manifestarem apoio à reforma tributária sobre o consumo, atualmente em tramitação no Senado. O relatório da Corte de Contas, elaborado a pedido do relator, Eduardo Braga (MDB-AM), traz ainda mais segurança aos senadores sobre a necessidade de aprovar a proposta.

No Senado, o maior dos receios diz respeito à governança do Conselho Federativo do IBS, imposto que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal. Alguns governadores ainda temem perder autonomia sobre aquela que é a maior fonte de recursos dos Estados, e manifestaram suas preocupações aos senadores. Nesse sentido, as conclusões do relatório do TCU podem acalmar todos.

O Conselho, segundo o tribunal, vai fortalecer a Federação, acabar com a guerra fiscal, mitigar as disfuncionalidades da tributação sobre consumo e contribuir para a redução das desigualdades regionais. Não há qualquer elemento a indicar ofensa ao pacto federativo. Ao contrário: cada Estado e cada município poderá fixar sua própria alíquota, mas terá de aplicá-la para todos os bens e serviços, exceto os expressamente beneficiados com o imposto reduzido.

De acordo com o TCU, o Conselho Federativo vai dar mais eficácia à atuação dos fiscais regionais, garantir o princípio da não cumulatividade, unificar normas, interpretações e procedimentos e assegurar a distribuição da arrecadação entre os entes. O órgão atuará como gestor do algoritmo de um sistema informatizado e processará a arrecadação, compensações e distribuição de receitas de forma automática e não invadirá competências dos fiscos estaduais e municipais.

O TCU também sugeriu aos senadores alguns aperfeiçoamentos ao Conselho Federativo, como o estabelecimento de um órgão de controle externo para fiscalizar suas atividades. Para o tribunal, o ideal seria que isso fosse realizado por um órgão colegiado dos tribunais de contas.

O conjunto de contribuições do TCU traz luz a um debate que, muitas vezes, é baseado menos na realidade e mais em mitos – mitos plantados por quem tem interesse em manter tudo como está, sobretudo as disfuncionalidades do sistema atual.

O manicômio tributário que vigora no País não foi construído de uma só vez. Ao longo dos anos, setores trabalharam para garantir regimes especiais, alíquotas reduzidas e isenções, conquistadas ora no Planalto, ora no Congresso. Benesses criadas para serem temporárias se perpetuaram ao longo do tempo. Distorções nunca corrigidas foram um incentivo para que outros segmentos também buscassem tratamento especial.

Quem sofre com essas práticas é a sociedade, que financia todas as benesses sem auferir maior crescimento econômico e menores desigualdades como contrapartida. Nesse sentido, é muito relevante que o TCU tenha firmado posição quanto à lista de setores e atividades que poderão vir a ser beneficiados com uma alíquota reduzida na reforma tributária.

A sugestão da Corte de Contas é que esses segmentos passem por uma avaliação anual, entre 2026 e 2033, para avaliar o custo e o benefício das bondades a que terão direito. Com base nessa análise, dez anos após a aprovação da reforma, em 2034, o Congresso deverá analisar a pertinência de mantê-las ou revogá-las.

O TCU, por exemplo, calculou em R$ 70 bilhões as perdas que União, Estados e municípios terão com a desoneração integral da cesta básica. Estimou ainda que apenas R$ 4,5 bilhões desses gastos beneficiariam os 10% mais pobres da população, enquanto os 10% mais ricos se apropriariam de R$ 13,4 bilhões. É o tipo de política dispendiosa, mas que gera resultados pífios no que diz respeito à redução da desigualdade.

O posicionamento da Corte de Contas é corajoso, sobretudo em uma discussão contaminada por achismos. É também um convite ao Senado para que cumpra suas funções e comece a revisar não apenas as medidas que geram renúncias de receitas injustificáveis, mas também aquelas que drenam gastos que poderiam ser mais bem direcionados. Como disse o TCU, não se trata de um “jogo de soma zero”. É, na verdade, o que explica o baixo desempenho de nossa economia.

O SUPREMO DELEGADO FEDERAL DO STF

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