O país assiste perplexo às repercussões, a favor e contra, a decisão tomada pelo ministro Dias Toffoli, do STF.
O ministro anulou todas as provas obtidas no acordo de leniência da
Odebrecht firmado com a Lava Jato em 2016 – a delação premiada da
empresa.
Toffoli anulou também as informações obtidas em dois sistemas de computação da Odebrecht – “Drousys” e “My Web Day B.
Segundo a Lava Jato, esses sistemas continham informações sobre
pagamentos de propina a políticos e teriam sido utilizados (e
confessados) pelos executivos da Odebrecht para controle do
“departamento da propina”, chamado de Departamentos de Operações
Estruturadas.
Um servidor da empresa, que trabalhou nessa área, Camilo Gornati,
afirmou que por questão de segurança, o “servidor” desses sistemas era
guardado na Suíça.
O ministro julgou que as causas que o levaram a anular as provas são
vícios insanáveis, ou seja, atos irregulares e contra a lei.
Os impactos das medidas irregulares da Lava Jato, portanto, vão além do presidente Lula.
Inúmeros réus poderão ter seus processos revistos ou anulados, se confirmada a decisão.
A decisão foi prolatada na Reclamação (RCL) 43007 e confere os
efeitos “erga omnes” (para todos), que tornam imprestáveis as provas e
demais elementos, “em qualquer âmbito ou grau de jurisdição”.
Em consequência, tais documentos não podem ser usados em quaisquer
ações criminais, eleitorais, cíveis ou de improbidade administrativa.
Essas provas anuladas por Toffoli já eram recusadas no STF, por decisão do então ministro Ricardo Lewandowski.
O entendimento beneficiou à época, por exemplo, o atual
vice-presidente Geraldo Alckmin, acusado de receber propinas da
Odebrecht, quando governador de SP.
O recente despacho do ministro Toffoli é monocrático (decisão
proferida por apenas um magistrado) e qualquer revisão somente será
possível, através de agravo regimental (art. art. 1.021, do CPC).
O prazo para interposição é de cinco dias, após a publicação.
Recorde-se, que em junho de 2001, o plenário do STF declarou a
competência da Segunda Turma da Corte para julgar a “contaminação” das
provas utilizadas pelo então juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de
Curitiba, contra o ex-presidente Lula.
Posteriormente, a 2ª Turma confirmou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro para julgar o ex-presidente Lula.
A maioria dos ministros entendeu que ele não teve um julgamento justo, no caso do tríplex do Guarujá (SP).
No momento, o fato novo, que cai como uma “bomba”, é a decisão do
ministro Toffoli, que traz consigo repercussões políticas e jurídicas,
acerca do desdobramento da Operação Lava Jato.
Do ponto de vista político, poderá ser a libertação definitiva de
qualquer tipo de acusação de corrupção contra o presidente Lula e todos
os demais beneficiados nas ações.
Significará uma carta de alforria para o presidente Lula, o seu partido o PT e aliados.
Em contraponto, qualquer fato novo, que desconstitua a versão do
ministro Dias Toffoli será fatal para derrocada política deste grupo
político.
É o típico “tudo ou nada”.
Do ponto de vista jurídico, a decisão do Ministro Toffoli repete posições já anteriormente assumidas pelo Supremo.
Não se pode negar que o texto tenha inegavelmente conteúdo
doutrinário e legal, sobretudo nas avaliações de provas colhidas nos
processos, porém antecipa juízos de valor, todos de natureza tipicamente
política.
Por exemplo: o uso de expressões como a “constatação de que houve
conluio entre a acusação e o magistrado”; fala em “situações
estarrecedoras postas nos autos”, que tornariam “possível concluir que a
prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, até poder-se-ia chamar de um dos
maiores erros judiciários da história do país.
Vai mais além, ao declarar a existência de uma “armação fruto de um
projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de
conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e
ações contra “legem”.
Um fato grave acerca da legitimidade da prova colhida é a denúncia
contida nos autos, de que as conversas gravadas jamais tiveram sua
autenticidade confirmada e, ainda que fossem verdadeiras, não
representariam nenhuma prática ilegal ou abusiva, como atestou o então
corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel.
Nessas gravações, existiriam trocas de mensagens secretas entre o
ex-juiz federal, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan
Dallagnol.
Moro aparece dando orientações sobre procedimentos da Operação Lava Jato, da qual era juiz e Dallagnol coordenador.
Se não há confirmação da autenticidade desses diálogos, não haverá
fundamento para suspeição ou condenações do juiz Sérgio Moro e
procuradores.
Outro ponto a ser considerado na evolução desse caso são as
evidencias do extraordinário volume de dinheiro devolvido aos cofres
públicos, por confissão dos próprios culpados.
Nos últimos sete anos, já foram devolvidos cerca de 25 bilhões de reais desviados dos cofres públicos.
A Petrobras, até agora, é uma das maiores beneficiárias da devolução de recursos.
A estatal já recebeu em seu caixa 6,28 bilhões de reais, a partir de
acordos da Lava-Jato com empresas, empresários e diretores que
participaram do esquema de corrupção na empresa.
Ainda sobre a nulidade do acordo de leniência da Odebrecht, cabe
lembrar que o gabinete do ministro Teori Zavascki supervisionou todos os
trâmites.
Quando ele morreu, a ministra Carmen Lúcia prosseguiu com os trabalhos.
O Supremo homologou o acordo de leniência da Odebrecht.
A Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal chancelou igualmente o acordo.
Como se vê, a decisão do ministro Toffoli gera dúvidas, que certamente serão esclarecidas.
Não se pode, sob qualquer argumento, concordar com as condenações,
que não respeitem o devido processo legal e sejam obtidas pela coerção,
ou ameaças.
Por outro lado, os fatos públicos e notórios falam por si.
Neste ponto, a Lava Jato, no mínimo, apontou indícios veementes de
práticas ilícitas, que para serem anuladas necessitam de fundamentos
sólidos e transparentes.
Sabe-se que a origem ilícita da prova anula todo o procedimento.
Entretanto, pela extensão da Operação Lava Jato, inevitavelmente será
gerado um “efeito dominó” sobre todas as condenações que tenham sido
sustentadas com informações nos documentos considerados nulos.
Além disso, é possível que outros acordos de leniência possam ser revistos ou anulados.
Este será o desafio a ser enfrentado pelo Judiciário brasileiro, no
deslinde da controvérsia, para que a história seja escrita com
fidelidade aos fatos e não a versões.
*Ney Lopes, jornalista, advogado, ex-deputado federal;
professor de direito constitucional da UFRN; ex-presidente do Parlamento
Latino-Americano, procurador federal
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do PL, Valdemar Costa Neto,
afirmou não estar preocupado com a delação premiada do tenente-coronel
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), mas disse que o
Judiciário está extrapolando nas investigações contra o ex-presidente e
que haverá troco.
“Isso é efeito bumerangue, é o que vai acontecer com quem está
exagerando. Isso vai se voltar contra o Poder Judiciário”, disse
Valdemar.
Sem citar nomes de ministros, o presidente do PL classificou decisões
do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido por Alexandre de
Moraes, de “brincadeiras” que “passaram dos limites”.
“O que o Judiciário fez com ele, não tem como ficar bem. É só uma pessoa que é cega que não enxerga.
Passaram dos limites essa brincadeiras. Dar multa de R$ 22,9 milhões.
Essas brincadeiras… Marcar a data do julgamento no dia 22. Isso vai ter
troco porque é a vida”, afirma.
A data a que Valdemar se refere, cujo número é o mesmo do PL (22), é a
do início do julgamento do TSE que tornou Bolsonaro inelegível.
A multa citada foi aplicada em novembro por Moraes ao PL na ação em
que o partido visava invalidar votos depositados em parte das urnas no
segundo turno das eleições. Moraes condenou a coligação de Bolsonaro ao
pagamento de multa no valor de R$ 22.991.544,60 por litigância de má-fé.
“O negócio das joias é um exagero, porque era um presente pessoal. Eu
não tenho dúvida. Igual a todos os presidentes que passaram, é que
ninguém nunca mexeu com o assunto. Eles querem matar o Bolsonaro.”
Valdemar afirma que o ex-presidente errou na comunicação da pandemia do coronavírus e “pagou caro”, perdendo a eleição.
O presidente do PL diz que não está preocupado com a delação de Cid
porque Bolsonaro é honesto e porque tem certeza de que não vão achar
rastros de uso indevido de dinheiro público. Afirma ainda que Bolsonaro
também não tem preocupação com a colaboração.
Valdemar voltou a dizer que, em sua avaliação, o ex-presidente será
um grande cabo eleitoral nas eleições municipais do ano que vem, mesmo
com todos os problemas enfrentados na Justiça.
Em entrevista à Folha de S.Paulo em julho, Valdemar já havia afirmado
que Bolsonaro é perseguido pelo TSE e insinua que Alexandre de Moraes,
presidente da corte, provoca os apoiadores do ex-presidente com suas
decisões.
“Aí vão julgar o Bolsonaro, tem tantos dias para escolher do mês, ele
escolhe o dia 22 [número do PL]. Isso, o cara do PL, da direita, que
fez isso com ele [agrediu Moraes] lá na Itália, acompanha. Esse é o
problema. Não somos nós que fazemos campanha contra ele. Ele [o apoiador
de Bolsonaro] vê um negócio desse e não se conforma.”
Apesar de Valdemar negar ter preocupação com a colaboração premiada
de Mauro Cid, pessoas próximas a Bolsonaro afirmam que o acordo tem
potencial para comprometer a imagem do ex-presidente.
Temem também eventuais implicações contra a ex-primeira-dama Michelle
Bolsonaro e se preocupam com o teor das revelações que podem ser
apresentadas pelo ex-ajudante de ordens presidencial.
A colaboração foi fechada no âmbito do inquérito das milícias
digitais, que é a principal apuração contra Bolsonaro no STF e mira os
ataques às instituições, a tentativa de golpe e o caso das joias, entre
outros pontos.
Nas declarações públicas, no entanto, a palavra-chave, segundo
interlocutores de Bolsonaro, será tranquilidade. A ideia é dizer que
Bolsonaro está sereno e manter a tese de que há um vácuo legal sobre
presentes recebidos por mandatários.
Mauro Cid foi preso em 3 de maio por suspeita de adulterar o seu
cartão de vacinação, o de Bolsonaro, o de sua esposa, Gabriela Cid, e de
uma de suas filhas.
Cid deixou a unidade militar no DF onde estava preso na tarde deste
sábado (9), após firmar o acordo, mas passará a usar tornozeleira
eletrônica.
Cid tinha acesso a praticamente todas as informações da vida do
ex-mandatário e pode apresentar novos detalhes sobre os casos das joias,
da inserção de dados falsos de vacinação e da campanha de desinformação
contra as urnas eletrônicas liderada pelo antigo chefe do Executivo.
O governo federal pode gastar até R$ 300 milhões para custear
transporte, hospedagem e reuniões do G20 que será realizado no Brasil no
ano que vem, adiantou uma fonte do primeiro escalão. O encontro da
Cúpula está marcado para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de
Janeiro, mas as atividades começam a partir do dia 1º de dezembro,
quando o Brasil assume a presidência. As primeiras reuniões serão feitas
por videoconferência em dezembro e janeiro.
Ao longo dos 12 meses da gestão brasileira, serão realizadas mais de
100 reuniões em todas as regiões do Brasil. Cinquenta por cento das
atividades estarão concentradas entre Brasília e Rio de Janeiro. Ao que
tudo indica, haverá concentração de eventos na região nordeste do
Brasil. A cidade de Salvador, por exemplo, deve receber seis reuniões.
Na região sudeste do Brasil, além do Rio de Janeiro, também existem
atividades confirmadas para Belo Horizonte.
O governo vai custear as reuniões técnicas, ministeriais e a Cúpula; o
transporte dos grupos de trabalho e das delegações; e a hospedagem da
equipe brasileira. O custo de estadia das comitivas estrangeiras fica a
cargo de cada uma delas. O Executivo vai abrir uma licitação no valor
estimado de R$ 300 milhões, podendo gastar um pouco menos ou um pouco
mais. Além o recurso proveniente dos cofres públicos, quando houver a
soma de investimentos feitos por parceiros públicos e privados, o total
gasto será superior.
Custo descentralizado
Ao todo, 20 ministérios promovem atividades dentro do G20
coordenados, principalmente, pelo Ministério das Relações Exteriores e
também pelo Ministério da Fazenda. O valor estimado para a licitação vai
sair do orçamento de todas as pastas envolvidas. O bloco tem na sua
estrutura duas trilhas, dentro da trilha do Itamaraty estão abrigados 16
Grupos de Trabalho (incluindo o de Empoderamento da mulher, que ainda
será criado) e a Fazenda e o Banco Central coordenam outros 8 GTs. Cada
grupo realiza, ao longo do ano, três reuniões.
O custo projeto de licitação está sendo desenhado pelo Ministério da
Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O governo federal conta
com parcerias que serão feitas com estados e municípios que vão sediar
atividades. Empresas estatais também poderão ser parceiras da realização
dos eventos do bloco durante a gestão brasileira.
Brasil x Índia
A previsão é que o G20 no Brasil custe bem menos que o realizado na
presidência indiana. Uma das fontes da Itatiaia acredita que o governo
da Índia tenha desembolsado US$ 250 milhões, convertendo para o real
seria equivalente a R$ 1,2 bi. Em Nova Délhi, o Centro de Convenções, em
formato de nave, que sediou a reunião da Cúpula, foi construído para a
realização do evento. Também foi construída uma espécie de cidade, ao
lado da ruína mais famosa da Índia, exclusivamente, para atender
vistantes de delegações estrangeiras durante o G20, já que o local é
isolado e demandou de infraestrutura para o acesso.
A nova linguagem de design é baseada no Material Design 3 e faz parte do WhatsApp Beta 2.23.13.16 para
usuários selecionados do Android. O Material Design 3 é a versão mais
recente do sistema de design do Google, aplicado ao Android, web e
outras plataformas. É caracterizado por uma linguagem de design simples e bidimensional.
O que mudou?
No modo claro, todo o cabeçalho do aplicativo agora é branco e
outros elementos da UI são verdes – o mesmo verde usado para o logotipo
do WhatsApp. O próprio letreiro do WhatsApp, que aparece no canto
superior esquerdo do aplicativo, agora usa uma fonte diferente e também é
verde.
A barra de navegação agora está na parte inferior da tela. Isso não é
novidade para alguns usuários, pois essa mudança está sendo
implementada. Assim como em uma caixa de entrada de e-mail, agora você encontrará diversas opções de filtros na parte superior para encontrar mensagens específicas mais rapidamente:
Todas
Não lidas
Pessoal
Negócios
Esse recurso já fazia parte das versões beta anteriores, mas retorna nesta com um novo visual.
Quando o novo design do WhatsApp estará disponível?
Atualmente, o novo design do WhatsApp está disponível apenas para um
pequeno grupo de testadores beta e deve estar nos celulares de mais
testadores nas próximas semanas, antes de ser lançado para todos os
usuários. Portanto, ainda não há uma previsão de data.
Solução para o pedido da Presidência seria a
compra de um A330 usado de uma empresa de leasing com sede na Suíça;
aeronave teria poucas horas de voo e pertenceria a dirigente árabe
Por Marcelo Godoy
O Ministério da Defesa entregou ao Palácio do Planalto o estudo feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para
substituir o Airbus A319-ACJ, o “Aerolula”, por outra aeronave mais
confortável. A opção mais barata pode custar de US$ 70 milhões a US$ 80
milhões, o equivalente a quase R$ 400 milhões, segundo informações aos
quais o Estadão teve acesso.
A Presidência informa que, até o momento, não há uma decisão tomada. A
oposição vê na exigência de Lula e da primeira-dama Janja desperdício
de dinheiro público. O casal quer que a nova aeronave tenha cama de
casal e banheiro com chuveiro. E, ainda, um gabinete de trabalho
privativo, uma sala de reuniões e cerca de uma centena de poltronas
semi-leito.
Para atender ao casal presidencial, a FAB encontrou um Airbus
A330-200 usado registrado em nome de uma empresa de leasing com sede na
Suíça. Por razões de confidencialidade, o antigo dono não é revelado,
mas os especialistas da área dizem acreditar que seria um dirigente
árabe. Normalmente, afirmam especialistas consultados pelo Estadão, esse tipo de avião é usado por príncipes e xeques árabes, que se desfazem deles com pouco tempo de uso.
A informação sobre a preferência pelo modelo usado foi revelada pelo site Metrópoles e confirmada pelo Estadão.
Inicialmente, o plano era a reforma de um dos dois A330-200 da FAB,
mas a conversão seria mais cara do que a compra de um avião usado, ainda
que com poucas horas de voo.
As principais dificuldades para a conversão dos atuais A330, conforme revelou o repórter Roberto Godoy para a Coluna do Estadão,
seriam o fato de a Aeronáutica precisar deles para o reabastecimento em
voo de seus caças, bem como para o deslocamento rápido de pessoal e
para socorro médico.
Mas foram os custos altos para transformar o Airbus para um arranjo
presidencial que acabou por fazer a hipótese da compra se mostrar a mais
razoável. Lula tem se queixado do desconforto nas viagens
internacionais desde que iniciou seu terceiro mandato.
Oposição abre fogo contra Lula em razão do novo avião
A oposição tem considerado irresponsabilidade a aquisição de uma nova
aeronave para o presidente no momento em que o País enfrenta uma crise
financeira. “Considerando as dificuldades porque passam nosso país, a
aquisição de uma nova aeronave presidencial é pura irresponsabilidade,
um verdadeiro absurdo que não pode prosperar”, afirmou ao Estadão o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara.
Um verdadeiro absurdo que não pode prosperar
Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara
No dia 4, foi a vez do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) postar em uma
rede social a seguinte mensagem: “Aerolula de centena$ de milhoe$ de
reai$ pro pai dos pobres”. Procurado pelo Estadão, o
senador reiterou as críticas: “No governo Lula o mau exemplo vem de
cima. Ele ignora a dor e o sofrimento dos gaúchos, assolados pela
passagem de um ciclone, e viaja para o exterior para passear com sua
esposa dançarina, sem trazer nenhum real de investimento para o Brasil.
Com Lula o dinheiro público nunca vai pro lugar certo e os problemas
reais do Brasil só se agravam.”
O atual avião usado por Lula é um A-319, que conta em sua
configuração comercial com 12 assentos semileitos e 114 da classe
econômica. O Airbus é dividido em três sessões. A principal, na parte
frontal do avião tem dez poltronas e leva as principais autoridades. Há
ainda uma área reservada ao presidente, com suíte privativa.
No meio da aeronave há uma sala de reunião, com poltronas mais largas
e confortáveis, revestida em couro claro, ao redor de uma mesa de
trabalho. Na parte traseira, viajam os assessores e demais convidados em
cerca de 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.
Aerolula foi comprado no primeiro governo Lula
O Aerolula foi comprado em 2004 por US$ 56,7 milhões (cerca de US$
91,7 milhões, em valores atualizados). O A-319 presidencial pertence ao
Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília, e é usado para
as viagens de longa distância. O Grupo também conta com dois EMB-190,
para as rotas regionais, e ainda jatos menores E-135 e E-145, todos
fabricados pela Embraer.
Já o novo modelo A330 é semelhante aos dois A330-200 comprados pela
FAB em abril de 2022 pelo governo de Jair Bolsonaro. A Aeronáutica
decidiu obter as aeronaves, que pertenciam à empresa Azul, após a crise
de falta de oxigênio em Manaus, em 2021, durante a pandemia de covid-19,
demonstrar a necessidade de a Força ter aviões maiores para executar
esse tipo de missão. Os dois Airbus foram convertidos em aeronaves de
uso múltiplo: transporte e reabastecimento em voo.
Cada um deles custou cerca de US$ 80 milhões, valor semelhante ao que
agora o governo terá de desembolsar nessa nova compra afim de garantir o
conforto desejado por Lula em suas viagens internacionais. O A-330 tem
autonomia de 13,5 mil quilômetros de voo, quase o dobro do atual
Aerolula. Caso seja comprado a aeronave da empresa da suíça, o novo
Airbus deve ter número de série próximo do das duas aeronaves já
adquiridas pela FAB, o que facilitaria a sua manutenção.
Fernando Arruda, Diretor de Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil
Responsável por três frentes de atuação dentro da área de P&D da
Samsung Brasil, o profissional fala sobre os momentos mais marcantes de
sua trajetória na empresa
Há 13 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da
Samsung, Fernando Arruda já contribuiu para importantes avanços dentro
da empresa, entre eles a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
da Samsung. Um entusiasta da área de inovação, formado em engenharia, o
profissional participou de uma entrevista exclusiva para a Samsung
Newsroom Brasil, compartilhando suas percepções sobre o momento atual do
mercado brasileiro de tecnologia e a importância da área de P&D
para o setor, além de apresentar as principais iniciativas da Samsung
nesse contexto. Continue a leitura abaixo para a entrevista na íntegra!
Newsroom: Fale um pouco sobre sua carreira. Como chegou à sua área de atuação?
Fernando: Eu sou engenheiro eletrônico e, desde que me formei, sempre
me dediquei à área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). São muitos
anos atuando na área dentro do mercado brasileiro e tive experiências em
diversas empresas. Trabalhei em instituições científicas e
tecnológicas, empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Por isso, acredito que minha carreira tem sido bem diversificada dentro
da área de P&D.
Após vários anos como profissional da área, atuei na fundação de um
instituto de P&D, na qual fui diretor técnico e presidente. Em
seguida, fui para uma empresa bem menor, que tinha apenas 12
funcionários, e ainda passei por um segundo instituto antes de vir para a
Samsung. Nessa minha jornada como engenheiro, acho que fiz tudo o que
poderia dentro da área de desenvolvimento de produtos. Uma curiosidade é
que quase sempre minha atuação foi na área de telecomunicações, em
setores como sistemas e infraestrutura de rede, hardwares, softwares,
projetos, e testes de engenharia. Agora, na Samsung, cuido de uma parte
mais voltada à Lei de Informática.
Newsroom: Fale um pouco sobre sua rotina de trabalho. Como é o dia a dia na Samsung?
Fernando: Eu trabalho com projetos relacionados à Lei de Informática.
Trata-se, basicamente, de um benefício fiscal que a empresa recebe,
tendo que executar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento em
contrapartida. Atualmente, o principal produto é o smartphone, mas
também trabalhamos no desenvolvimento de funcionalidades para notebooks,
TVs, tablets e wearables. Algumas dessas funcionalidades são aplicadas
em produtos globais. São algoritmos muito usados também na parte da
saúde e bem-estar, aplicados nos smartwaches, por exemplo. Nós também
trabalhamos nas funcionalidades aplicadas a todos os produtos móveis
para a América Latina.
Mais especificamente, meu papel demanda atuação em três frentes: na
gestão da contrapartida, ou seja, do investimento da empresa em P&D
dentro da Lei de Informática, em que cuidamos da gestão eficiente desses
recursos. Também cuido da parte de relações institucionais relativa aos
assuntos de P&D, que inclui reuniões com associações e órgãos do
governo, como o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Superintendência
da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Por fim, sou responsável também pela
gestão da propriedade intelectual, relacionada às patentes e
publicações técnicas.
Newsroom: Qual é a importância da área de P&D para a empresa e no mercado de tecnologia como um todo?
Fernando: Existe um lado muito positivo para o país, que é a proposta
da Lei de Informática, que dá benefícios para as empresas que produzem
aqui no Brasil. Ela faz com que as empresas globais venham para o nosso
país e instalem suas fábricas aqui, trazendo suas tecnologias de
manufatura e gerando empregos para a população local. Já na parte de
P&D propriamente dita, essa responsabilidade de realizar atividades
com foco em Pesquisa e Desenvolvimento, por si só, traz um
desenvolvimento tecnológico bem importante. Citando a Samsung como
exemplo, no que diz respeito à mão de obra qualificada, nós temos hoje
um ecossistema robusto que formamos no Brasil para atuar na área de
P&D. São pessoas que estão em instituições científicas e
tecnológicas, universidades, e também dentro da própria empresa. Dessa
forma, gera-se uma rede de profissionais de alta qualificação, que
inclui muitos mestres, doutores e representantes de universidades com os
quais trabalhamos em conjunto com foco em pesquisas que trazem
importantes resultados.
Para nós, isso é muito importante porque nos coloca no mapa de
desenvolvimento global da Samsung. Por exemplo, aqui no Brasil é
desenvolvido software para todos os modelos de wearables, tablets e
smartphones comercializados na América Latina. Existem ainda os
benefícios no contexto social. Temos em Manaus a Academia Stem, um
projeto de P&D com foco em capacitação, realizado em parceria com as
universidades locais, incluindo a Universidade Federal do Amazonas
(UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal
(IFAM). A iniciativa é voltada para a promoção do ensino com base na
abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e
Matemática), visando potencializar a formação e capacitação dos
participantes nessas áreas. Com esse projeto, buscamos atrair alunos do
ensino médio para cursos de engenharia, computação e áreas correlatas
para, futuramente, entrarem com alta qualificação no mercado de
trabalho.
Outro programa de capacitação tecnológica é o Samsung Ocean, feito em
parceria com as Universidades de São Paulo (USP) e Universidade do
Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa oferece aulas e cursos remotos e
presenciais de forma totalmente gratuita, com cronogramas mensais que
abordam os temas de maior relevância para o mercado tecnológico, como
Inteligência Artificial, Inovação, Programação, entre outros. É uma
iniciativa muito importante para quem deseja aprofundar conhecimentos
nas mais diversas áreas da indústria, bem como para quem deseja
empreender no mercado de tecnologia, além do potencial de alcançar
pessoas de todo o Brasil.
E ambientalmente falando, temos um grupo de pesquisadores voltados
para o tratamento do reuso da água. No geral, são projetos que impactam
positivamente as áreas nas quais a empresa está inserida, e acabam
também contribuindo para a sua imagem frente ao mercado e aos
consumidores.
Newsroom: Atualmente, quais são as principais ações de P&D da Samsung no Brasil?
Fernando: Especialmente em Manaus temos a produção de softwares para
todos os modelos de smartphones que são distribuídos para a América
Latina. Além disso, temos em Campinas, interior de São Paulo, e também
em Manaus, nossos laboratórios de coleta de dados voltados para as áreas
de saúde e bem-estar, onde trabalhamos no desenvolvimento e
aperfeiçoamento de algoritmos desenvolvidos para os smartwatches. E no
laboratório de Campinas, também coletamos insumos para a nossa
Inteligência Artificial embarcada nos relógios para diversas
funcionalidades relacionadas à saúde e bem-estar. E além desse trabalho
de altíssimo nível e conteúdo tecnológico, nós também temos atividades
em parceria com algumas universidades no país.
Hoje em dia, esse trabalho nos traz bastante reconhecimento na área
da saúde e bem-estar, sendo uma linha de trabalho bem relevante para a
empresa. Atuamos também em segurança da informação, automação industrial
para a otimização das linhas de produção, aplicações específicas e
capacitação, que tem ganhado bastante força nos últimos tempos. Um
exemplo disso são as iniciativas em parceria com as universidades.
Newsroom: Há 13 anos na Samsung, qual você considera ter sido o momento mais marcante da sua jornada na empresa até agora?
Fernando: Quando entrei na Samsung não havia uma área de P&D como
é hoje. Então, participar da formação disso foi muito gratificante para
mim. Foi um processo. A gente começou fazendo P&D com institutos e,
na sequência, começamos esse processo de criação do Centro de Pesquisa e
Desenvolvimento da Samsung. Ele foi criado inicialmente como uma área
interna de P&D, o que já foi uma realização para mim e tive o prazer
de ajudar a estruturar. Dois anos depois ele foi inserido no contexto
de Centros de P&D globais da Samsung. Nós passamos por uma auditoria
da matriz e, com isso, deixamos de ser apenas uma área de
desenvolvimento na fábrica, e passamos a ser reconhecidos como Centro de
Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. Pouco tempo depois criamos uma
área de P&D também em Manaus.
Newsroom: Hoje em dia, quais são as oportunidades da área de P&D na sua opinião?
Fernando: Acredito que é o fato de termos a possibilidade de criar um
ecossistema de P&D com diferentes parceiros, entre eles
universidades e institutos. Essa concentração de esforços de
competências é algo muito rico e alavanca o desenvolvimento da
tecnologia. Nós temos essa massa crítica de pessoas altamente
qualificadas e essa convergência de capacitação é bastante nossa, é uma
coisa única e pouco comum em outros Centros de P&D. Então é uma
interessante oportunidade termos esse recurso para investir em P&D
dessa forma, com uma gama de parceiros e fazendo essa junção de
conhecimentos.
Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho? Por quê?
Fernando: É difícil dizer, pois eu gosto do que faço. Acho que cada
parte do meu trabalho me dá um prazer diferente e tem seus desafios
próprios. Quando falo da parte da gestão de recursos dentro da Lei de
Informática, é uma coisa que gosto muito de fazer. O desafio nisso é a
parte que envolve um percentual do orçamento da empresa porque isso muda
a cada mês.
A parte de relações institucionais de P&D é algo que eu também
gosto muito de fazer. É quando podemos ter contato externo com o governo
e com outras empresas. Então, do meu ponto de vista pessoal, essa
diversidade de relacionamentos que a gente vai cultivando é bastante
interessante. Eu acabo me relacionando com pessoas de outras empresas,
trocando informações e ideias dentro das nossas limitações de
confidencialidade, claro, mas existe essa interação e ela é muito
positiva. É claro que, no geral, tudo traz seus respectivos desafios,
principalmente no que diz respeito a mudanças de legislação, decretos,
portarias, relacionamento com o congresso e tudo mais. Mas no geral, é
algo que me dá muito prazer!
Newsroom: Quais características da Samsung mais te atraem como profissional e como consumidor?
Fernando: Eu, naturalmente, sou consumidor Samsung. A gente acaba
sendo fiel à marca porque sabemos da qualidade que ela entrega e do
conteúdo de inovação tecnológica que temos aqui dentro. Além disso,
participamos ativamente em alguns processos de criação dos produtos,
então sou um fiel consumidor da marca.
Como funcionário, é ótimo trabalhar em uma empresa com diversidade de
produtos de tecnologia e de áreas de negócios. A Samsung tem algo
único, tecnologicamente falando, que é essa integração entre TVs,
tablets, smartphones, notebooks e demais produtos do ecossistema. Essa
convergência é muito interessante. E há ainda um potencial enorme de
gerar conhecimento e informação, graças à essa magnitude que a empresa
tem. Tanto por ser global, quanto pela diversidade de produtos e
negócios que ela oferece. É algo fascinante! Eu já trabalhei em empresas
menores e elas têm seu charme, mas o que mais me atrai na Samsung é
esse gigantismo. É muito gratificante para uma pessoa da área técnica de
P&D.
Newsroom: Quem é Fernando Arruda fora da Samsung? Quais são os seus hobbies, gostos e preferências?
Fernando: Sou casado e tenho 2 filhas já adultas, ambas advogadas.
Gosto de reunir minha esposa e minhas filhas em casa para fazemos algo
juntos. Essa reunião de família é algo de que gosto muito. Também sou um
corredor amador! Para mim, correr é saúde, mas também um prazer. É
claro que me relaxa, então percorro de 5 a 8km. É algo que tento fazer
todos os dias. Eventualmente tenho algumas lesões, e é quando preciso
pegar leve, mas gosto muito. Aém disso, sempre fui e ainda sou muito
ligado à música. Devido a isso, estudei violão clássico e violino.
Também sou muito ligado ao aprendizado de idiomas. Ainda não consegui
aprender coreano, mas já estudei japonês, francês, inglês, italiano,
alemão e espanhol. Sou também muito interessado em história. Minha
estante está cheia de livros de história, pois tenho esse interesse de
modo geral. Compro muita literatura ligada à história.
Por fim, gosto muito de viajar e faço isso sempre que tenho
oportunidade. Já estive em uns 40 países e 250 cidades pelo mundo.
Sempre quero ir a um lugar diferente e acho que cada lugar tem seu
charme. Passei um tempo no Japão, e foi quando fiquei fascinado pela
escrita e comecei a estudar japonês. Esse estudo acabou se estendendo
por 25 anos, pois não parei quando voltei de lá. A Índia também é um
lugar que tem coisas muito místicas e maravilhosas. Eu sempre busco
conhecer lugares históricos, até por isso a Europa me atrai bastante. A
maioria das minhas viagens acaba sendo para a Europa, com interesses
mais históricos, para visitar igrejas, museus e castelos. De modo geral,
sou mais urbano. Viajo para cidades mais do que para lugares cheios de
vegetação e natureza. Eu também gosto, mas tenho esse lado mais urbano
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes,
executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de
apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para
que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e
até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as
entrevistas já publicadas.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias
transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores,
smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais,
sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e
LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em
https://news.samsung.com/br.
Propagandas online e off-line
O analógico que me perdoe, mas o marketing digital é essencial!
A importância do marketing todo mundo já sabe. Construção de marca, comunicação – essa ciência não é exatamente nova, né?
Agora, o marketing digital… esse sim é novo. Em um mundo cada
vez mais conectado, o seu produto não vai ficar para trás, no papel
impresso ou no rádio.
Os recursos online ajudam a sua empresa a levar o marketing
para outro nível: para além de barreiras geográficas, para além das
restrições de tempo e espaço das quais somente as ferramentas de
automação podem te livrar!
E aí, você não vai ficar parado esperando o digital chegar até a você, não é?
Desvantagens da propaganda de rádio
O que-e.com
Outra das maiores desvantagens da publicidade no rádio é que os ouvintes geralmente não gostam de publicidade.
Ao ouvir uma estação de rádio, muitos ouvintes mudam de estação durante
os intervalos de anúncios. Eles geralmente preferem ouvir o programa
principal, como música ou um talk show.
Quais são as desvantagens da propaganda de rádio?
Os passageiros diários são o principal público da propaganda no rádio.
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que
costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no
rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de
fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles
também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o
ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo
quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao
usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado, que
muitas vezes se enche rapidamente.
Uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio é a falta de
estimulação visual. Tudo o que a publicidade na rádio pode oferecer é
áudio, como vozes e música. A propaganda na televisão, por outro lado,
tem um elemento visual agregado. Muitos especialistas concordam que esse
elemento visual adicionado costuma ser mais eficaz para se infiltrar na
mente de um consumidor em potencial.
A propaganda no rádio geralmente depende do talento da estação no ar.
Os rádios são comumente usados para ruído de fundo em muitos
lugares, incluindo residências, escritórios, lojas e veículos. Isso
geralmente significa que os ouvintes geralmente não estão ouvindo rádio
ativamente. Isso também pode resultar em uma das maiores desvantagens da
propaganda de rádio – os ouvintes muitas vezes nem mesmo ouvem a
maioria dos comerciais de rádio. Se eles não os ouvem e ouvem,
geralmente têm menos probabilidade de patrocinar esses negócios
específicos.
Estudos mostram que anúncios em jornais em sites podem ter mais sucesso do que outros métodos.
Outra das maiores desvantagens da publicidade no rádio é que os
ouvintes geralmente não gostam de publicidade. Ao ouvir uma estação de
rádio, muitos ouvintes mudam de estação durante os intervalos de
anúncios. Eles geralmente preferem ouvir o programa principal, como
música ou um talk show. Anúncios que os ouvintes de rádio não ouvem são
ineficazes.
A impossibilidade de estudar uma propaganda no lazer do ouvinte é
outra das grandes desvantagens da propaganda no rádio. Os leitores podem
voltar e ler um anúncio de jornal, por exemplo ou site, mas não podem
fazer isso com um anúncio de rádio. Se os ouvintes perderem alguma
informação importante em um anúncio de rádio, eles geralmente terão que
esperar até que o anúncio seja exibido novamente. Nesse momento,
entretanto, eles podem ter se esquecido ou perdido o interesse.
A propaganda no rádio carece do apelo visual que outras mídias têm.
Vantagens da propaganda online?
Fábio Maciel
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas
mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por
dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em
mídia digital como o site da Valeon. E isso é uma atitude bastante
arriscada. Por esse motivo, resolvemos fazer esse post. Nele, vamos
mostrar as vantagens da propaganda online para o seu negócio.
Segmentação
A mídia que permite melhor segmentação hoje em dia é a internet. Com
ela, é possível que você separe o seu público por interesses,
demograficamente ou por características específicas. Isso faz com que
sua publicidade seja ainda mais efetiva, evitando dispersão da mensagem.
Custo reduzido
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é
claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco
dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é
mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda
mais barato.
Dinamismo
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar
uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em
uma data festiva, basta entrar na plataforma do site da Valeon e
realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Você pode ainda pausar uma campanha a qualquer momento, caso ela não esteja dando os retornos esperados.
Acompanhamento em tempo real
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real
tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha
é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de
visualizações e de comentários que a ela recebeu.
Com este acompanhamento, fica mais simples fazer modificações para
melhorar o desempenho da campanha. Como já foi dito, as alterações podem
ser feitas em tempo real, fazendo com que seja possível perceber a
performance de todo o conteúdo.
Engajamento
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o
material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é
possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver
se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Interação
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio
publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não
permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital
como a Plataforma Comercial da Valeon, você consegue conversar com o
consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real,
criando uma proximidade com a empresa.
Alcance
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o
seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela
esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
No entanto, é necessário ter cuidado ao anunciar para um público
muito distante: você deve estar preparado para atender a demanda deste
consumidor para não criar uma experiência ruim.
Neste post, você viu um pouco mais sobre as vantagens da propaganda online. Não se esqueça que uma presença digital hoje é tão ou mais importante que a presença física. Por isso, é essencial que sua marca saiba se posicionar e tenha um bom reconhecimento na internet.
Por que você não aproveita o momento e divide seus conhecimentos com
seus contatos? Através do site Valeon. Compartilhe este post nas suas
redes sociais e mostre que você está antenado com as tendências do
mercado.
As 11 principais vantagens das redes sociais e desvantagens no uso para as empresas
Wedoiti
Uma pesquisa feita em 2021 apontou que o Brasil passou a ocupar
atualmente a 3ª posição no uso das redes sociais por sua população. Cada
brasileiro passa, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectado às
redes sociais. Nesse sentido, perdemos somente para as Filipinas e a
Colômbia. A pesquisa em questão foi feita pela plataforma de descontos
Cupom Valido que consolidou dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o
uso de redes sociais no país.
Além disso, uma outra pesquisa feita pela Kaspersky e Corpa,
descobriu que sete em cada dez internautas brasileiros, entre 20 e 65
anos de idade, recorrem as redes sociais para se informar. No universo
dos internautas pesquisados, 83% disseram cuidar de sua saúde com base
em informações obtidas nas redes sociais. Da mesma forma, 88% mantêm-se
informados sobre o funcionamento de serviços públicos e do comércio,
pelas redes sociais.
Acima de tudo, o cenário atual apontado acima é uma grande
oportunidade para sua empresa. Ela pode utilizar o marketing de redes
sociais não somente para aumentar a visibilidade para sua marca, mas
também para gerar mais leads e vendas. Porém, à medida que você aprende
mais sobre o marketing para as redes sociais, você pode se perguntar
sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais.
Neste artigo, abordaremos as sete principais vantagens e quatro desvantagens no uso das redes sociais pelas empresas.
Quais são as vantagens das redes sociais?
As redes sociais são uma excelente oportunidade para fazer com que
sua empresa cresça e apareça. Nesse sentido, vamos abordar primeiro os
sete benefícios de usar o marketing para redes sociais.
A primeira das vantagens das redes sociais é que elas permitem alcançar um grande público
Existem milhões de pessoas usando plataformas de redes sociais no
Brasil. Para ser mais exato, são 165 milhões de brasileiros em 2022,
segundo o Statista. É uma ótima oportunidade para sua empresa atingir um grande grupo de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.
Confira os números das principais plataformas de redes sociais no Brasil e respectivos números de usuários em 2021.
Primordialmente, os números acima atestam as vantagens das redes
sociais em atingir grandes públicos. Acima de tudo, elas abrem a porta
da sua empresa para a chegada de leads que desejam seus produtos ou
serviços.
As vantagens das redes sociais não se caracterizam somente pela
grande afluência de público, mas também pelo tempo de permanência,
conforme mencionado anteriormente. Definitivamente, os brasileiros usam
muito as plataformas de redes sociais. Logo, isso cria inúmeras
oportunidades para que sua empresa possa alcançar leads e assim poder
envolvê-los nas diferentes plataformas.
Um restaurante especializado em camarões, em Florianópolis, por
exemplo, poderia usar as redes sociais para alcançar não somente
residentes, mas também turistas. Praticamente, todas as plataformas de
redes sociais permitem segmentar usuários dentro de um determinado raio
ou local ao criar anúncios sociais ou impulsionar postagens orgânicas.
Ambas as estratégias podem ajudar a trazer tráfego de usuários locais
para o restaurante dado como exemplo.
A segunda das vantagens das redes sociais é estabelecer uma conexão direta com seu público
O marketing para redes sociais é uma das poucas estratégias do
marketing digital que permite que você se conecte diretamente com seu
público-alvo. À princípio, você sabe quem está interessado em seu
negócio, porque eles seguem seus perfis nas redes sociais e você
consegue identificar quem eles são.
Sua empresa pode se beneficiar das vantagens das redes sociais, especificamente neste ponto, de várias maneiras. Veja a seguir :
Aumentar seu conhecimento sobre seu público-alvo
Logo, você pode oferecer conteúdo mais direcionado e interessante
para eles. Assim você faz com que o conteúdo seja ainda mais
personalizado baseado nos interesses deles. Como consequência, isso leva
mais engajamento em seus perfis sociais e com seu negócio.
Melhorar o atendimento ao cliente
A princípio, quando você estabelece uma conexão direta com seu
público-alvo, você facilita e acelera não somente o atendimento, mas
também a resolução de problemas. Dessa forma, é possível abordá-los
individualmente, lidar com o problema específico de cada um deles e
assim desenvolver sua marca sob uma ótica positiva no processo.
Obter mais informações e insights sobre seus clientes
A conexão direta com seu público-alvo ajuda você a conhecê-lo
melhor. Ou seja, você sabe quem interage com suas postagens e da mesma
forma como eles interagem com elas. Como resultado, você obtém
informações valiosas sobre o comportamento do seu público-alvo. Dessa
forma isso o ajudará a adaptar sua estratégia de marketing para redes
sociais para torná-la melhor para seus seguidores.
Melhorar sua percepção sobre seu negócio pelos olhos do seu público
Desde já, quem não quer saber como os outros veem o seu negócio? Com
o marketing para redes sociais, você consegue saber o que seu público
pensa da sua empresa. É uma grande vantagem do marketing para redes
sociais porque você pode capitalizar sobre aspectos que as pessoas
gostam em seu negócio e evitar elementos de que não gostam.
A conexão direta com seu público é uma ótima maneira de melhorar suas
campanhas de marketing digital no geral. Você obterá insights de seus
seguidores e será capaz de adaptar melhor sua estratégia de redes
sociais para atender às necessidades deles.
A terceira das vantagens das redes sociais é que você pode criar conteúdo orgânico
A capacidade de postar conteúdo orgânico, sem custos, é um benefício
incrível das redes sociais para as empresas. Isso abre muitas
oportunidades para sua empresa se conectar com leads sem custo algum.
Essa é uma das razões pelas quais as empresas adoram usar as plataformas
de redes sociais.
Você pode postar a quantidade de conteúdo que quiser para envolver
seu público. Além disso, as plataformas permitem a publicação de
conteúdo em vários formatos. Dessa forma eles podem ser produzidos como
fotos, vídeos e muito mais, dependendo da plataforma de redes sociais. É
uma ótima maneira de divulgar sua marca para pessoas interessadas em
sua empresa e ajudá-las a se familiarizarem com ela.
A quarta das vantagens das redes sociais são os serviços de publicidade paga
Se você quiser ir além da postagem orgânica, existe a opção de
veicular anúncios pagos. Cada uma das plataformas de redes sociais
oferece sua própria maneira de publicidade paga. Logo, os recursos de
publicidade pagas variam de acordo com cada plataforma. A Plataforma
Comercial da Valeon veicula o seu anúncio no seu site por um preço bem
acessível.
Anúncios pagos oferecem ao seu negócio a oportunidade de se conectar
com leads interessados que ainda não encontraram seu negócio. As
plataformas de redes sociais permitem que você personalize seus anúncios
para que apareçam nos feeds de pessoas que procuram seus produtos e
serviços.
Isso cria uma grande oportunidade para sua empresa expandir seu
alcance e obter novos leads. Você ajuda os leads mais interessados a
encontrar sua empresa, o que resulta em novos seguidores, bem como em
conversões para sua empresa.
A quinta das vantagens das redes sociais é a possibilidade de construir sua marca
Uma vantagem do marketing de redes sociais é a capacidade de
construir sua marca. Quando você se conecta com leads interessados nela,
você os expõe à sua marca. A capacidade de postar conteúdo orgânico
gratuitamente permite que você construa o reconhecimento da marca de
forma sistemática com seu público.
Isso gera fidelidade à marca. Quanto mais as pessoas ficam expostas à
sua marca, mais se familiarizam com ela. A familiaridade com a marca
leva a mais conversões no futuro porque as pessoas tendem a comprar de
marcas que conhecem mais.
As redes sociais também ajudam a construir sua marca porque permite o
compartilhamento. Você pode compartilhar, repostar e fixar novamente o
conteúdo nas redes sociais. Isso significa que os seguidores podem
compartilhar seu conteúdo com amigos e familiares, o que ajuda a expor
sua marca a mais pessoas.
É uma excelente forma de obter novos clientes. Você pode alcançar
leads que não alcançaria de outra forma. Isso ajuda você a aumentar seus
seguidores e gerar mais leads.
Se você precisar de ajuda para fazer campanhas pagas nas redes sociais e no site da Valeon, fale conosco.
A sexta das vantagens das redes sociais é direcionar tráfego para seu site
As redes sociais têm potencial para serem grandes geradores de
tráfego para o site da sua empresa disponibilizado na Plataforma
Comercial da Startup Valeon.
A maioria das plataformas de redes sociais permitem que você poste
conteúdo com um link para o seu site. Quando você cria um conteúdo
interessante, pode levar seu público para o site clicando num link. Isso
os direciona exatamente para um lugar estratégico do seu site, onde
podem comprar algo ou aprender mais sobre sua empresa.
É uma ótima oportunidade para você vender mais. Da mesma forma a ajudar seu público a se familiarizar mais com seu negócio.
Dependendo do seu negócio, você pode até permitir que as pessoas usem
seu site para marcar compromissos ou pagar contas. Uma estratégia de
marketing para redes sociais de clínicas e médicos, por exemplo, pode
direcionar as pessoas a um site como o da VAleon para marcar sua
primeira consulta e da mesma uma aula teste de ginástica.
Mais tráfego em seu site também ajuda seus outros esforços de
marketing, porque você direcionará tráfego mais relevante para seus
perfis sociais.
A sétima e última das vantagens das redes sociais é poder avaliar seu desempenho
A sétima vantagem do marketing de redes sociais é a capacidade de
avaliar seu desempenho. Sempre que você realiza uma campanha de
marketing, deseja saber como ela está se saindo. As plataformas de redes
sociais facilitam o rastreamento de sua campanha para ver se você está
gerando bons resultados.
Você pode determinar quantas pessoas veem suas postagens, comentam,
gostam, compartilham e muito mais. Se você veicular uma campanha
publicitária, também poderá visualizar as métricas dessa campanha. Você
verá métricas como impressões, cliques e conversões.
Quando você pode avaliar o desempenho de sua estratégia de redes
sociais, logo você pode otimizá-la e melhorá-la para gerar melhores
resultados.
Quais são as desvantagens das redes sociais?
Em qualquer estratégia de marketing, sempre há desvantagens. As
desvantagens não significam que a abordagem não seja eficaz, mas sim,
que apresentam obstáculos potenciais que você pode ter que superar
durante a execução de suas campanhas. Estas são as quatro principais
desvantagens do marketing de redes sociais.
1 – Você pode receber feedback negativo e é necessário lidar com ele
As pessoas usam as redes sociais para postar conteúdo que gostam, mas
também as usam para compartilhar experiências que não gostam. Se alguém
teve uma experiência ruim com seu negócio, as redes sociais são portas
amplificadas para que ele compartilhe sua experiência ruim com outras
pessoas.
Esse feedback negativo vem de diferentes formas. Em plataformas como o
Facebook, alguém pode deixar um comentário negativo em sua página e
compartilhar sua experiência negativa. Da próxima vez que alguém
verificar sua empresa, ela verá os comentários e verá o feedback
negativo.
Em sites como o Twitter, os usuários podem marcar uma empresa em suas
postagens e compartilhar sua experiência negativa. As pessoas podem
retuitar essa experiência ruim e espalhá-la pela rede.
As plataformas de mídia social são catalisadoras de reclamações e de
feedbacks negativos. As pessoas usam seus perfis para ajudar outras
pessoas a entender sua experiência ruim. Muitas pessoas sentem que há
uma obrigação social de compartilhar suas experiências negativas para
evitar que outras pessoas tenham a mesma experiência.
Ter muito feedback negativo pode impactar negativamente seus esforços de marketing no futuro.
As pessoas confiam nas outras pessoas para lhes dar uma visão sobre a
sua empresa, especialmente se for a primeira vez que ouvem falar dela.
Com as redes sociais, é possível que o feedback negativo possa impedir
sua empresa de ganhar novos leads.
Como administrar o feedback negativo
Sempre que você receber um feedback negativo, em qualquer das
plataformas, responda a ele. Não deixe as queixas e preocupações das
pessoas sem solução. Nem todo mundo terá uma experiência positiva com
sua empresa, mas lidar com os problemas, pode falar muito sobre sua
empresa e seus valores.
2 – Você abre possibilidades para o cancelamento da sua marca
Não é difícil para algumas postagens se tornarem virais nas redes
sociais. As pessoas ficam de olho nas coisas boas e ruins nas redes
sociais. Se você não tomar cuidado com o conteúdo que publica, pode
acabar criando uma situação de cancelamento para sua marca sem nem
perceber.
Um bom exemplo neste caso, foi o que aconteceu com a Natura. Ela
veiculou uma campanha de Dia dos Pais tendo um homem trans no papel de
um pai de família. No entanto, parte do seu público, mais ligado a
questões religiosas e contrário ao movimento LGBTQIA+, cancelou a marca
nas redes sociais. Dessa forma, a Natura passou a ser a marca mais
cancelada pelo público que deseja ver os princípios e valores de sua
religião na sociedade.
Todavia, a Natura não é o único exemplo. Uma infinidade de marcas já passou por uma situação de cancelamento nas redes sociais.
Como evitar o cancelamento nas redes sociais
Sempre faça uma pesquisa antes de postar conteúdo nas redes sociais.
Seja uma foto, uma hashtag ou um vídeo, faça uma pesquisa para ver se há
alguma maneira de interpretarem de forma errada seu conteúdo. A
pesquisa ajuda você a adaptar seu conteúdo para evitar cancelamento para
sua empresa.
3 – O investimento de tempo é muito alto
As redes sociais não são o único canal de marketing digital. Todavia
elas exigem que você crie constantemente conteúdo novo para postar e se
envolver com seu público. Uma grande desvantagem das redes sociais é que
elas consomem muito tempo das empresas.
Se você tem uma pequena empresa, um pequeno departamento de marketing
ou recursos limitados, é um desafio gerenciar uma campanha de marketing
de redes sociais.
Você tem que encontrar tempo para equilibrar a postagem de conteúdo,
monitorar esse conteúdo, responder às pessoas e medir o impacto do seu
conteúdo. Se você não tiver os recursos, pode ser uma tarefa difícil.
Se você não está fazendo o suficiente com suas redes sociais porque
não tem tempo, pessoas ou software para ajudá-lo a executar sua
estratégia de marketing para as redes sociais, suas campanhas serão
prejudicadas. Você não será tão eficaz quanto um concorrente que tem os
recursos necessários para executar uma campanha de sucesso.
Como administrar essa desvantagem da exigência de tempo
Se você não tem os recursos, considere terceirizar sua
campanha de marketing para redes sociais para uma agência de marketing
digital como a Startup Valeon. Nós podemos lidar com suas
campanhas enquanto você administra seu negócio. Sem mencionar que você
fará parceria com pessoas que têm anos de experiência na execução de
campanhas nas redes sociais e sabem como promover o sucesso do seu
negócio.
4 – Você tem que esperar algum tempo para ver os resultados
Quando as empresas investem em estratégias de marketing, elas querem
ver resultados imediatos. Você quer saber se suas estratégias estão
funcionando e se vale a pena investir seu tempo e dinheiro nelas. Com o
marketing de redes sociais, você não vê resultados imediatos.
O sucesso do marketing de redes sociais depende do sucesso geral das
campanhas. Publicar um único conteúdo não determina o sucesso de sua
campanha. Você deve postar várias peças de conteúdo durante um certo
período para determinar o verdadeiro sucesso de suas campanhas.
Esta é uma desvantagem das redes sociais porque você tem que esperar
para ver os resultados. Você deve ser paciente e esperar algumas semanas
para ver os resultados antes de ajustar sua campanha.
Como se adaptar a essa desvantagem das redes sociais
A única adaptação verdadeira é ser paciente. Você deve se lembrar que
você não pode ver resultados imediatos até que sua campanha esteja em
execução por algum tempo. A melhor coisa que você pode fazer é
acompanhar o desempenho de suas postagens à medida que as publica, para
tê-las prontas para comparação quando sua campanha estiver em execução
por algum tempo.
Conclusão
O marketing de redes sociais cria muitas oportunidades para sua
empresa gerar novos leads. É uma ótima maneira de se conectar com seu
público e ajudá-lo a se familiarizar com sua empresa. Se você está
pronto para começar a colher os benefícios das redes sociais, a Startup
Valeon o ajudará a criar sua campanha.
CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET
Moysés Peruhype Carlech
Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver,
gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma
consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do
mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados
satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada
para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui
profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem
potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto
resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu
projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas
considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e
a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos
smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia
digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é
claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco
dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é
mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda
mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar
uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em
uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança,
voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo
o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é
colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e
de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o
material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é
possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver
se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio
publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não
permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio
digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que
ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a
empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o
seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela
esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma
permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão
interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não
estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar
potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos:
computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso
proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores
que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por
meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes
queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência
pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente.
Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas
compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos
diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa
abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das
pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua
presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as
chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma,
proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce,
os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles
funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os
consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo
ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas
encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus
produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa
que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em
2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas
vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver
seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do
nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a
visibilidade da sua marca.
VOCÊ CONHECE A ValeOn?
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode
moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é
colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn
possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o
seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e
reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende
as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A
ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio,
também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para
ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem
a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar
empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de
escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Brasil, Estados Unidos e Índia lançaram neste sábado, dia 9, a
Aliança Global de Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês). A
iniciativa tem o objetivo de fomentar a produção e o uso de
biocombustíveis, sobretudo do etanol, como fonte de energia alternativa
para transporte menos poluente que os combustíveis de origem fóssil. Os
três países estão entre os cinco principais produtores de etanol do
mundo.
O lançamento ocorreu em uma cerimônia breve, à margem da Cúpula do
G-20, grupo das principais economias do mundo, na Índia. Não houve
discursos oficiais. Apenas o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi,
apertou uma lâmpada para simbolizar a criação da coalizão.
Participaram da cerimônia os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva
(Brasil), Joe Biden (EUA), Alberto Fernández (Argentina); as
primeiras-ministras Giorgia Meloni (Itália) e Sheikh Hasina
(Bangladesh); os primeiros-ministros Lee Hsien Loong (Singapura),
Narendra Modi (Índia), Pravind Jugnauth (Ilhas Maurício) e um
representante governamental dos Emirados Árabes Unidos. Eles posaram
para fotos de mãos dadas.
Estava prevista a participação dos líderes do Canadá e da África do
Sul, mas os países não enviaram autoridades à cerimônia. O Canadá e
Cingapura participam, de início, na condição de observadores da aliança,
não de membros fundadores.
A nova aliança vai reunir 19 países ao todo. Também fazem parte
organizações dos setores público e privado internacionais e dos países
membros, no total de 12. Segundo o governo brasileiro, a aliança está
aberta a novas adesões. Especialistas ponderam, no entanto, que a
demanda pelo etanol ainda é baixa. A expectativa do setor é que o uso do
carro flex, consolidado no Brasil, se espalhe pela Índia e demais
participantes, no futuro.
“Nosso desafio é garantir o suprimento global num cinturão de
bioenergia relevante. A demanda existe”, disse o presidente da União da
Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi. “A
eletrificação sozinha não é capaz agora, nem em dez anos, 30 ou 50 anos
de ofertar a descarbonização que o mundo precisa. Não é. Não há ninguém
com base científica que possa dizer isso.”
Um vídeo institucional promoveu a GBA como forma de ajudar a zerar
emissões no transporte e a garantir segurança energética. Segundo os
governos indiano e brasileiro, a produção de biocombustíveis precisa
triplicar até 2030 para o mundo alcançar emissões líquidas zero até
2050. Os dados citados são das Agência Internacional de Energia.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) disse neste sábado (9) que Vladimir Putin poderá vir ao Brasil para
participar da cúpula do G20 no ano que vem sem correr risco de ser
preso.
“Se eu for presidente do Brasil, e se ele [Putin] vier para o Brasil,
não tem como ele ser preso. Não, ele não será preso. Ninguém vai
desrespeitar o Brasil. Se você prender alguém no Brasil sem a
autorização do governo, você não vai respeitar o Brasil”, disse Lula em
entrevista ao site indiano Firstpost.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu em março um mandado de
prisão contra o líder russo por conta de crimes de guerra na Ucrânia. O
Brasil é signatário do Estatuto de Roma, tratado internacional que criou
o TPI, e, em tese, se compromete a cumprir ordens da corte.
Na hipótese de Putin visitar o Brasil, o Ministério Público poderia
pedir sua prisão com base no mandado do TPI, e caberia à Justiça
determinar o seu cumprimento. Ambas as instituições são independentes do
Executivo, de modo que, hipoteticamente, Lula nada poderia fazer para
evitar a prisão de Putin.
A reportagem procurou o Ministério das Relações Exteriores para
comentar a declaração de Lula, mas não obteve resposta até a publicação
deste texto.
Vídeo relacionado: Ausências de Putin e Xi Jinping na reunião do G20 dão vantagem a Lula (Dailymotion)
Lula está em Nova Déli para a cúpula do G20. O Brasil assumirá a
presidência do bloco formado pelas 20 maiores economias do planeta e
sediará o próximo encontro do grupo no ano que vem.
“No Brasil, eles [líderes mundiais] vão sentir um ambiente de paz.
Eles vão sentir que, no Brasil, nós gostamos de música, gostamos de
Carnaval, gostamos de futebol, mas gostamos de paz. E gostamos de tratar
bem as pessoas. Então eu acredito que Putin pode ir facilmente para o
Brasil”, afirmou Lula.
Ele também afirmou que pretende visitar a Rússia no ano que vem para
participar da cúpula do Brics. Putin não compareceu ao encontro de
líderes do Brics deste ano em Joanesburgo justamente porque corria risco
de prisão, uma vez que a África do Sul também é signatária do Estatuto
de Roma.
Na entrevista, Lula defendeu ainda que não sejam incluídas menções à
Guerra da Ucrânia na declaração final da cúpula do G20 por se tratar de
um evento focado em temas econômicos.
“Este não é o fórum apropriado para isso. No dia 19 de setembro deste
mês, teremos a Assembleia-Geral da ONU e é lá que devemos discutir a
guerra. É lá que devemos tentar discutir a paz. É lá que devemos chamar
Putin e Zelenski para a mesa de negociações”, disse o presidente.
Além disso, Lula comparou a invasão da Ucrânia pela Rússia a outras
guerras promovidas pelo Ocidente. “É verdade que a Rússia invadiu a
Ucrânia sem consultar ninguém. E os EUA invadiram o Iraque sem consultar
ninguém. A Inglaterra e a França invadiram a Líbia sem consultar
previamente ninguém. E acreditamos que é possível respeitar o princípio
fundamental das Nações Unidas. O Brasil é 100% contra a invasão da
integridade territorial de qualquer outro país”, afirmou Lula.
De fato, nem a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, nem a invasão
do Iraque pelos EUA em 2003 foram aprovadas pelo Conselho de Segurança
da ONU, órgão responsável por autorizar o uso da força contra países.
Por outro lado, a entidade aprovou uma que a Otan, a aliança militar
ocidental, interviesse na Líbia em 2011.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um forte terremoto atingiu o Marrocos na
noite desta sexta-feira (8) e deixou pelo menos 1.305 pessoas mortas e
1.832 feridos, de acordo com as informações mais atualizadas da mídia
estatal. O número de vítimas, que já faz desse abalo o mais letal em 63
anos, ainda é preliminar, segundo o Ministério do Interior.
O terremoto ocorreu em Ighil, nas montanhas do Alto Atlas, cerca de
70 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5
quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 em Brasília).
De acordo com as autoridades, as mortes se concentram nas províncias e
municípios de Al Hauz, Marrakech, Uarzazat, Azilal, Chichaoua e
Tarudant. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenários de
devastação.
Neste sábado (9), o governo do Marrocos declarou luto oficial durante
três dias. As Forças Armadas anunciaram que enviarão mantimentos,
barracas e cobertores para as áreas afetadas.
“A terra tremeu por cerca de 20 segundos. As portas se abriram e
fecharam sozinhas enquanto eu descia correndo do segundo andar”, disse à
agência de notícias Reuters Hamid Afkir, professor em uma área
montanhosa a oeste do epicentro, perto da cidade de Taroudant.
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e o vice-governador do Rio
Grande do Sul, Gabriel Souza, estavam em Marrakech com suas respectivas
comitivas para o Encontro Mundial de Geoparques. “Toda nossa comitiva do
Governo do Estado do Ceará está bem e em local seguro”, afirmou Romero
pelo X, antigo Twitter. A equipe de Souza também está protegida e deve
retornar ao Brasil neste sábado (9), de acordo com a assessoria do
político.
O Itamaraty informou que não há notícias de brasileiros mortos ou feridos até o momento.
“A população nessa região vive em estruturas altamente vulneráveis a
abalos sísmicos”, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que
estimou a magnitude do terremoto em 6.8. O centro geofísico do Marrocos,
por sua vez, disse que o terremoto teve magnitude de 7.2.
Segundo o instituto americano, o tremor já é o mais letal no país
desde 1960, quando um sismo provocou a morte de 12 mil pessoas, e também
o mais intenso em cem anos, dado que a magnitude 6.8 é rara de ser
atingida no Marrocos.
Na cidade antiga de Marrakech, um Patrimônio Mundial da Unesco
densamente povoado, casas desabaram e um muro apresentava rachaduras e
trechos destruídos. Durante a noite, as pessoas estavam tentando remover
manualmente os escombros enquanto aguardavam equipamentos adequados,
disse à Reuters Id Waaziz Hassan, um morador.
“Via os edifícios se movendo”, disse à AFP Abdelhak el Amrani, de
Marrakech, que afirmou ter havido uma queda da eletricidade de dez
minutos. “As pessoas estavam em pânico. As crianças choravam, os pais
estavam desamparados.”
Pessoas na capital, Rabat, e na cidade costeira de Imsouane, ambas
perto do epicentro, também fugiram de suas casas com medo de um
terremoto mais forte, segundo testemunhas da Reuters.
Montasir Itri, morador da vila de Asni, disse que a maioria das casas
foi danificada. “Nossos vizinhos estão sob os escombros e as pessoas
estão trabalhando duro para resgatá-los usando os meios disponíveis”,
disse ele.
Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte
devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática. Em
2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um
terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país.
Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, com uma magnitude de
7.3, foi um dos terremotos mais destrutivos da história contemporânea.
Resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou pelo menos 300 mil pessoas
desabrigadas.