quarta-feira, 19 de julho de 2023

TÍTULO DEVE TER TRÁFEGO, ÓTIMO DESEMPENHO E DESTAQUE DOS CONCORRENTES

 

 Jolissa Skow – MonsterInsights

Você já ouviu falar sobre a importância de escrever grandes títulos, mas o que exatamente isso significa? Como você escreve um título otimizado tanto para SEO quanto para seu público?

Escrever grandes títulos pode ser complicado. Felizmente, com algumas práticas recomendadas e ferramentas para redação de títulos em seu arsenal, você ficará bom nisso rapidamente.

Neste artigo, veremos o que torna um título excelente , forneceremos uma lista abrangente de práticas recomendadas a serem seguidas e veremos algumas ferramentas que podem ajudar.

O que torna um título excelente?

Quando você está escrevendo um título para a web, pode ser difícil escrever algo que não apenas atraia o tipo certo de tráfego, mas também tenha um ótimo desempenho nos mecanismos de pesquisa e se destaque de seus concorrentes.

As melhores manchetes atingiram todos esses três objetivos. Não só isso, mas também têm o comprimento certo. Crie um título muito longo e ele será cortado nos resultados da pesquisa. De que adianta escrever um título incrível se parte dele vai ser cortado?

Da próxima vez que estiver navegando na web, faça algumas anotações sobre quais manchetes estão chamando sua atenção. Esteja você fazendo uma pesquisa no Google ou navegando em seu blog ou site de notícias favorito, o que o leva a clicar? Observar suas próprias tendências pode ajudá-lo a ter a mentalidade certa e obter algumas ideias para escrever seus próprios títulos.

Práticas recomendadas para redação de títulos

Embora não haja uma fórmula que funcione para todos os títulos, há um punhado de práticas recomendadas que se aplicam a praticamente todos os títulos escritos para a web. Vamos mergulhar!

7 melhores práticas para escrever títulos: todos os títulos devem…

Ter 60 caracteres ou menos ou usar um título de SEO mais curto

Inclua sua frase-chave de foco

Não ser idêntico a um título com o qual um concorrente já classifica

Inclua 1 ou mais palavras poderosas

Inclua um número quando apropriado

Leve em consideração a intenção de pesquisa

Seja um dos vários rascunhos

Os títulos devem ter 60 caracteres ou menos, ou usar um título de SEO mais curto.

Se você deseja competir nos resultados de pesquisa do Google, deseja que seu título se encaixe nos pontos de título. Se o seu título tiver mais de 60 caracteres, ele será truncado (cortado) para caber. Vejamos um exemplo:

Exemplos de títulos na Pesquisa Google

Qual dessas manchetes você gosta mais? O primeiro se destaca com a lista maior de 20 e a palavra “cativante”. Além disso, tem exemplos! O segundo pode ter exemplos…talvez essa seja a palavra que está cortada? Não sabemos até clicarmos.

Para garantir que seu título seja o mais atraente possível, verifique se ele não está sendo cortado nos resultados de pesquisa. Para fazer isso, você pode garantir que seu título seja menor que 60 caracteres OU pode deixar seu título um pouco mais longo, mas fazer com que seu título de SEO tenha menos de 60 caracteres.

Se você optar por criar um título de SEO mais curto com um título principal mais longo, verifique se eles são quase idênticos para não confundir os rastreadores do Google.

Por exemplo, o título completo da captura de tela acima que está sendo cortado é:

12 dicas para criar as melhores linhas de assunto de e-mail (com exemplos)

Você pode resolver o título truncado nos resultados da pesquisa removendo (com exemplos) do título de SEO ou pode ajustar tudo para se adequar às restrições do Google. Poderia ser:

12 dicas para criar as melhores linhas de assunto de e-mail + exemplos

Ainda incluímos as palavras-chave, mas as tornamos curtas o suficiente para caber completamente no local do título.

Os títulos devem incluir sua frase-chave de foco.

Cada postagem que você escreve deve ter como alvo uma palavra-chave de foco ou frase-chave de foco. Se você não está familiarizado com este conceito, certifique-se de ler O que é uma palavra-chave de foco? Mais 2 exemplos impressionantes .

Cada título que você escreve deve ter sua palavra-chave de foco, se você quiser uma chance de ranquear bem para ele na pesquisa.

Os títulos devem ser únicos e não idênticos ao título de um concorrente.

Para escrever não apenas um ótimo título, mas também um que se destaque de seus concorrentes, você absolutamente precisa dar uma olhada nos artigos que já estão classificados para sua frase-chave de foco e criar um título exclusivo.

Claro, seu título pode ser semelhante a outros já listados, mas definitivamente precisa ser pelo menos um pouco diferente. Não copie!

As manchetes devem incluir palavras poderosas.

Se você quiser se destacar, use palavras que o ajudarão a fazer exatamente isso: palavras de poder. Palavras poderosas são palavras que irão desencadear uma resposta psicológica ou emocional em seus leitores.

Por exemplo, lembra-se que na captura de tela dos resultados da pesquisa acima, a palavra “cativante” se destacou? Isso porque é uma palavra de poder!

Para realmente mergulhar no uso de palavras poderosas, marque algumas listas delas:

Mais de 700 palavras poderosas que irão impulsionar suas conversões

150 palavras poderosas para adicionar um pouco de força à sua cópia e entregar resultados

667 palavras poderosas para gerar mais conversões

Os títulos devem incluir um número quando apropriado.

Se você estiver escrevendo um conteúdo que inclua qualquer tipo de lista, verifique se o título contém um número. Os números podem ser super atraentes em um título!

No entanto, seja inteligente e tático ao usá-los. O número que você escolher pode realmente tornar sua postagem extremamente clicável.

Em geral, listas curtas e listas longas tendem a ser as mais atraentes para clicar. Se você está tentando seguir um tutorial, por exemplo, ninguém quer um artigo chamado “20 passos para pintar a porta da frente”. Caramba! Que tal “Pintar a porta da frente em 3 etapas rápidas”. Soa muito melhor!

Por outro lado, aquelas listas de palavras poderosas que compartilhamos acima funcionam melhor porque são números grandes. Ninguém quer uma lista de 50 palavras poderosas quando pode clicar em uma lista de 700.

Os títulos devem levar em consideração a intenção de pesquisa.

A intenção de pesquisa é incrivelmente importante para escrever um ótimo título (e artigo), mas infelizmente é uma etapa que os escritores perdem. Antes mesmo de começar um conteúdo, pesquise o termo que você espera classificar com o conteúdo que está prestes a escrever e anote o que está lá.

Por exemplo, o artigo que você está lendo agora tem como alvo o termo “como escrever um título”. Quando inserimos isso na pesquisa, vemos que o resultado principal é uma postagem passo a passo, e o restante das postagens na página um são quase todas listas com um número no título.

Assim, quando um pesquisador digita “como escrever um título”, sua intenção provavelmente é encontrar um guia passo a passo ou uma lista de dicas. Se você escrever outra coisa, como apenas um “guia” sem números ou etapas, é provável que tenha errado o alvo do que o pesquisador está procurando.

Para saber mais sobre a intenção de pesquisa, leia O que os pesquisadores realmente querem? Compreendendo a intenção da palavra-chave .

Os títulos devem ser uma das várias opções.

Se você flexionar seu cérebro e escrever várias opções para cada um de seus títulos, você terá títulos melhores. Sente-se e pense nisso por mais tempo, e você terá mais ideias para extrair ou combinar para criar o melhor título possível. Atire para anotar pelo menos 3 a 5 ideias antes de escolher seu título.

Ferramentas úteis para escrever títulos

Você sabia que existem diferentes tipos de ferramentas de títulos que podem ajudá-lo a escrever títulos incríveis que seu público vai adorar? Não apenas existem ferramentas de análise que informam como melhorar seu título, mas também geradores que fornecem ideias com base em algumas palavras que você fornece.

Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

Analisador de títulos do MonsterInsights

Analisador de títulos do MonsterInsights

O analisador de títulos do MonsterInsights revisará seu título e fornecerá ideias de como melhorá-lo.

O analisador inclui:

Pontuação geral : fornece uma pontuação com base na qualidade geral do seu título.

Histórico de pontuações : inclui pontuações de títulos que você analisou recentemente.

Áreas para melhoria : fornece algumas informações específicas sobre como você pode melhorar seu título.

Sentimento : Seu título tem um sentimento mais positivo ou negativo? Descubra nesta parte do relatório.

Tipo de título : o tipo de título corresponde ao seu artigo?

Contagem de caracteres : certifique-se de que seu título caberá nos resultados de pesquisa do Google.

Contagem de palavras : Quantas palavras estão em seu título? Certifique-se de que não é muito longo ou prolixo.

Visualização da pesquisa : mostra como seu título aparecerá nos resultados de pesquisa do Google.

Resumo : Resume todos os detalhes acima.

A melhor parte: o analisador é grátis! Comece agora.

Analisador de títulos da CoSchedule

CoSchedule Headline Analyzer

O Headline Analyzer da CoSchedule fornecerá toneladas de informações sobre seu título, incluindo pontuações gerais para o título e seu SEO geral.

Esta ferramenta é realmente uma ferramenta robusta com muitos recursos. Ele informa seu tipo de título, analisa palavras individuais e estrutura geral, nível de leitura, capacidade de leitura, clareza, qualidade e densidade de palavras-chave, média de pesquisas mensais e muito mais.

Você precisa se inscrever para uma conta gratuita com CoSchedule para usar a ferramenta. Depois disso, você poderá acessar um painel chamado Headline Studio.

Experimente o Headline Analyzer agora.

Gerador de ideias de conteúdo da Portent

Portent Content Idea Generator

Precisa de alguma inspiração? Encontre-o com o Gerador de ideias de conteúdo da Portent . Isso ajudará você a criar um ótimo título para sua postagem no blog ou outro conteúdo.

Depois de inserir seu assunto, o gerador irá cuspir diferentes títulos potenciais com diferentes giros em sua ideia. Continue clicando para manter as ideias fluindo!

Experimente o gerador de ideias agora.

Gerador de tópicos de blog da HubSpot

Gerador de ideias de blog da HubSpot

O Blog Ideas Generator da HubSpot é outra ferramenta que gera ideias de títulos com base nas palavras que você digita. Você pode inserir até 5 substantivos para serem usados ​​nas ideias. Você pode obter 5 ideias imediatamente ou inserir seu endereço de e-mail para obter uma lista completa de 250 ideias.

Experimente o Gerador de ideias de blog agora!

É isso! Esperamos que você tenha encontrado novas ideias para todas as suas necessidades de redação de títulos.

Marketplaces em alta: o sucesso no mercado

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Certas estratégias são cruciais para alavancar as vendas e isso começa com o primeiro contato

Marketplaces são uma tendência no e-commerce. Isso porque, os benefícios existem tanto para quem tem seu próprio ambiente, quanto para os sellers, os quais vendem nas plataformas de outros empreendedores. Entretanto, apesar dessa alta, é fundamental as organizações se prepararem da melhor forma para receberem seus grupos alvo, independentemente da época do ano. Isso inclui uma elaboração iniciada pelo atendimento.

O que são marketplaces e qual a sua realidade no mercado?

Esse conceito se remete a uma noção mais coletiva de vendas on-line. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus artigos, dando ao cliente um leque de opções. Desse jeito, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro da mesma página. Ou seja, é como um shopping center virtual cujos visitantes têm acesso a vários estabelecimentos. Sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon e a Valeon são ótimos exemplos, inclusive, de acordo com o último relatório Webshoppers, 84% dos empreendedores brasileiros possuem canais ativos em ambientes como esses.

Conforme a ChannelAdvisor, na China, esse tipo de comércio já representa 90% do faturamento do varejo on-line e, nos EUA, 33%. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.

Principalmente em temporadas de forte atividade, como o Natal, Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, as movimentações tendem a ser significativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, em 2022, chegou a um faturamento de R$ 722 milhões, com elevação de 22% em comparação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. Contudo, para, de fato, chamar a atenção dos fregueses, apenas preços atrativos e propagandas não são o suficiente, é preciso oferecer uma experiência completa. “Para deixar uma marca positiva é necessário garantir um primeiro contato excelente, indo até o pós-venda. Os responsáveis por esse tipo de negócio tendem a pensar só no produto final entregue, mas toda interação importa”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Um destaque em meio à concorrência é fundamental

Ciente de como apenas qualidade final não é o suficiente, diversos quesitos tendem a ajudar uma empresa a se destacar em meio a tanta concorrência. Logo, diferentes fatores influenciam a posição ocupada nas buscas, seja preço, custo do frete, avaliações, etc. Além disso, é imprescindível identificar como chamar a atenção em detrimento de sellers ocupando o mesmo espaço. Nesse contexto, conhecimento nunca é demais para descobrir como planejar condições visando se sobressair.

Outra questão importante diz respeito aos parceiros mantidos por perto e a estrutura do negócio em geral. Para a quantidade de vendas alcançadas por um programa como esse, investir na atração de indivíduos para promover suas corporações lá dentro, diversificando e ampliando o portfólio torna tudo mais robusto. Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações.

Todavia, de nada adianta tomar cuidado com tudo isso e não promover uma boa gestão operacional. Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das demandas. A partir desse ponto é crucial redobrar a cautela com estratégias adotadas no local omnichannel. Uma administração eficiente é o meio para a criação de modelos de vivência da persona para ela ter uma boa prática nessa aquisição. “Hoje em dia, uma pessoa transita por diferentes pontos de contato. É relevante, então, conseguir alcançar o preciso da melhor forma e naquele momento, assim, há grandes chances de fidelizar”, comenta o especialista.

Dicas para se sair bem no mercado

Antes de tudo é sempre interessante se colocar no lugar dos frequentadores, pois, somente conhecendo bem eles é viável proporcionar oportunidades e elementos favoráveis. Em circunstâncias assim, um bom levantamento de dados para analisar as dores e as necessidades é uma excelente alternativa, tendo em vista como, por meio dessas informações, é fácil identificar qual a busca e como agradar.

No entanto, o ditado é real e, de fato, a primeira impressão fica. Logo, a assistência inicial desse sujeito deve ser levada em consideração de forma primordial. Como anda o seu atendimento? Quais as abordagens utilizadas para lidar com esses interessados? Independentemente de qual seja, a Startup Valeon consegue auxiliar, incrementar e melhorar qualquer estratégia de forma inovadora.

A tecnologia de robôs tem sido cada vez mais utilizada em diversas esferas do cotidiano da população. No geral, essa indústria está em crescimento, de acordo com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), as vendas do setor aumentaram em 13% em 2022. Nos primeiros quatro meses, os pedidos recebidos foram elevados em 38%, também em relação ao ano anterior, na Alemanha.

Em todo o mundo, já existem mais de três milhões deles operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de modernização. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. As indústrias automotiva, elétrica, eletrônica e metálica se destacam nesse uso em seus parques industriais. Porém, no caso do apoio ao consumidor esse artifício também não poderia ficar de fora. Com a Startup Valeon isso é possível para todos os âmbitos. “Nós enxergamos essa assistência como parte do processo de conquista e a colocamos como um pilar principal para os nossos usuários.

Dessa maneira, a firma oferece serviços baseados na aprimoração desse suporte para as companhias parceiras, seja com os tão comentados robôs, responsáveis por atender chamadas e responder mensagens automaticamente, ou com outras ferramentas. Ao todo, há uma flexibilidade sem igual para atender a todo tipo de instituição, com humanos, chat, voz, redes sociais e WhatsApp, o propósito é aumentar os resultados e promover atualização constante.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

terça-feira, 18 de julho de 2023

ACORDO MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA PODE SER FECHADO AINDA ESSE ANO

 

Lula cita ressalvas

CNN BRASIL

Presidente da Comissão Europeia diz que ambição do bloco europeu é resolver quaisquer diferenças para concluir o acordo e Lula reforça resistênciasLula e Ursula von der Leyen na BélgicaLula e Ursula von der Leyen na BélgicaRicardo Stuckert

Em declaração à imprensa feita após o encontro bilateral em Bruxelas, nesta segunda-feira (17), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mencionou a intenção do bloco europeu em fazer o acordo com o Mercosul avançar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que discursou logo na sequência, ao lado de von der Leyen, não fez menção ao assunto inicialmente. Depois, na abertura do fórum empresarial da cúpula Celac-União Europeia, o presidente repetiu a intenção em finalizar o acordo este ano, mas mencionou ressalvas sobre pontos previstos pelo acordo.

A presidente da Comissão Europeia disse que o bloco quer “trabalhar de mãos dadas” com o Brasil para lidar com os grandes desafios atuais e enfatizou a importância do acordo em sua declaração junto a Lula.

“Queremos discutir hoje como conectar mais os nossos povos, empresas, como reduzir o risco, reforçar e diversificar as cadeias de abastecimento e como modernizar nossas economias de forma a reduzir as desigualdades e trazer benefícios a todos. Tudo isso é possível se conseguirmos concluir o acordo União Europeia e Mercosul”, disse von der Leyen.

VÍDEO – Análise: Brasil assume Mercosul com volta da Venezuela no radar

Análise: Brasil assume Mercosul com volta da Venezuela no radar | CNN 360°

A presidente da Comissão Europeia completou que o bloco quer resolver discordâncias entre os países para finalizar a parceria. “A nossa ambição é resolver quaisquer diferenças que ainda existam o quanto antes possível para podermos concluir este acordo. Queremos ser um parceiro que possa chegar a um acordo ‘ganha-ganha’ que dê benefícios a todos.”

No seu discurso com von der Leyen, o presidente Lula não mencionou nenhuma vez o acordo e focou sua declaração na questão climática, dizendo que a transição energética e a transição climática passam a ser uma prioridade do governo.

No compromisso seguinte, a abertura do fórum empresarial da cúpula, o presidente fez mais um discurso e chegou a dizer que pretende finalizar o acordo neste ano. Mas novamente repetiu suas resistências, citando as compras governamentais.

“Um acordo entre o Mercosul e a União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda neste ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder os presentes desafios e futuros. As compras governamentais são um instrumento vital para articular investimentos em infraestrutura e sustentar a nossa política industrial”, disse Lula.

O presidente afirmou ainda que os Estados Unidos e a União Europeia saíram na frente e já adotam políticas industriais ambiciosas baseadas em compras públicas e conteúdo nacional.

O presidente teme que as empresas europeias roubem espaço das empresas nacionais com a permissão para participarem de licitações públicas, conforme prevê o acordo.

Também na abertura do fórum empresarial, Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, que assumiu a presidência da União Europeia em julho, afirmou que a Espanha fará esforços para que o acordo seja finalizado neste ano. Sanchez disse que está trabalhando para que os países resolvam as questões climáticas e superem dificuldades.

CNN já havia adiantado que havia expectativa que Lula, à frente do Mercosul, e Sanchez, à frente da União Europeia, falassem sobre esforços para o acordo avançar, já que ambos estão à frente dos seus respectivos blocos. Mas nenhum avanço concreto sobre o acordo é esperado na cúpula da Bélgica.

UNIÃO EUROPEIA QUER INTENSIFICAR RELACIONAMENTO COM A AMÉRICA LATINA

 

História por Daniel Gallas – Enviado especial da BBC News Brasil a Bruxelas 

Líderes europeus têm demonstrado pressa em atrair países da América Latina para sua zona de influência© Ricardo Stuckerd/Presidência do Brasil

Bilhões de euros em investimentos, promessas de um acordo de comércio e palavras de união — tudo para recuperar o tempo perdido.

Essa tem sido a tônica dos anúncios da Europa nesta semana durante a cúpula de líderes de União Europeia e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontece em Bruxelas.

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (17/7) que a América Latina vai receber 45 bilhões de euros (mais de R$ 240 bilhões) nos próximos quatro anos como parte do Global Gateway — o programa europeu de investimentos em projetos sustentáveis em diversos setores, como saúde, educação e tecnologia.

Os europeus também têm pressa para finalizar o acordo comercial com o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) — que está sendo negociado desde 1999. Em Bruxelas, Pedro Sánchez, presidente da Espanha (país que ocupa atualmente a presidência rotatória da União Européia), disse que existe uma “janela de oportunidade” agora para se fechar o acordo até o final do ano.

Mas por que a Europa tem tanta pressa e oferece tantas “benesses” ao continente agora?

Segundo fontes do Itamaraty, especialistas internacionais e até mesmo algumas das autoridades europeias, três pontos explicam o afã europeu em se aproximar do Brasil e dos demais países da região neste momento: a crescente influência da China na América Latina, a rivalidade com a Rússia no cenário internacional e a sensação que a Europa perdeu muito tempo ao longo das últimas décadas.

Rivalidade com a China

A própria presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, ao anunciar o investimento maciço na América Latina nesta segunda-feira, reconheceu esses motivos.

“A América Latina, o Caribe e a Europa precisam uns dos outros mais do que nunca. O mundo no qual vivemos é mais competitivo, mais conflituoso do que antes, ainda se recuperando do impacto da pandemia de covid. O mundo está sofrendo o impacto duro da agressão da Rússia à Ucrânia. E tudo isso acontece com o pano de fundo do crescimento da ascendência da China no exterior”, disse a presidente da Comissão Europeia.

A cúpula entre União Européia, América Latina e Caribe não acontecia desde 2015 — e foi relançada em um momento em que os europeus tentam trazer o continente de volta à sua esfera de influência.

“Hoje marca um novo começo para uma velha amizade”, disse Von Der Leyen.

Analistas dizem que a aproximação com a América Latina — o que inclui o acordo comercial com o Mercosul — se tornou uma das prioridades da gestão de Von Der Leyen na União Europeia. Neste ano, ela já visitou Brasil, Argentina, México e Chile.

“A importância do acordo UE-Mercosul aumentou ainda mais para Bruxelas, já que a Europa decidiu diversificar seus laços comerciais após uma dura separação da Rússia após a invasão da Ucrânia e uma avaliação de risco sobre sua dependência de suprimentos chineses e acesso ao mercado”, afirma um relatório da consultoria política Eurasia Group.

O próprio programa de investimentos da Europa — o Global Gateway — é visto como uma resposta europeia ao ambicioso plano de investimentos da China — conhecido como “Nova Rota da Seda”. Nos últimos dez anos, através desse programa, a China despejou bilhões em projetos de infraestrutura principalmente em países da América Latina, Ásia e África.

A Nova Rota da Seda construiu rodovias, ferrovias e portos no exterior e aumentou a influência de Pequim em mais de 140 países.

Há diferentes estimativas sobre quanto dinheiro já foi investido pela China em dez anos. Os valores vão de US$ 890 bilhões (mais de R$ 4,2 trilhões) a US$ 1 trilhão (R$ 4,8 trilhões).

Com seu programa Global Gateway, a Europa quer investir 300 bilhões de euros (R$ 1,6 trilhões) até 2027 para “diminuir o fosso de investimento global” em infraestrutura que existe entre os países ricos e os em desenvolvimento.

Segundo os detalhes anunciados em Bruxelas, a América Latina vai receber uma fatia de 45 bilhões de euros para 130 projetos.

Entre esses projetos estão 2 bilhões de euros (R$ 10 bilhões) de investimento para apoiar a produção brasileira de hidrogênio verde e energias renováveis, uma parceria com a Argentina sobre matérias-primas sustentáveis e lançamento de um Fundo para Hidrogênio Renovável no Chile, com orçamento inicial de 225 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão).

Acordos comerciais

Mas o movimento de reaproximação com a América Latina não tem sido sempre fácil.

A União Europeia está no processo de finalizar três acordos de livre comércio na região — um com Chile, um com México e um com Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Tanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, como o presidente rotativo do Conselho da União, Pedro Sánchez (Espanha), disseram que a prioridade é aprovar esses acordos até o final do ano.

Mas, no caso do Mercosul, ainda há muitos obstáculos no caminho.

Países como França, Irlanda, Holanda e Áustria tentam introduzir mecanismos no acordo que inviabilizem negócios com países que desmatarem suas florestas. Ao discursar na Cúpula em Bruxelas na segunda-feira, Lula disse que esse tipo de cláusula soa como “ameaças”.

“A conclusão do Acordo Mercosul-União Europeia é uma prioridade e deve estar baseada na confiança mútua, e não em ameaças. A defesa de valores ambientais, que todos compartilhamos, não pode ser desculpa para o protecionismo”, disse Lula.

“Proteger a Amazônia é uma obrigação. Vamos eliminar seu desmatamento até 2030. Mas a floresta tropical não pode ser vista apenas como um santuário ecológico.”

Também existe uma pressão para que empresas europeias possam participar de licitações públicas em setores nacionais estratégicos, o que no jargão diplomático é conhecido como “compras governamentais”.

No mesmo discurso em Bruxelas, Lula também disse que o Brasil não aceitará essa pressão.

“O poder de compra do Estado é uma ferramenta essencial para os investimentos em saúde, educação e inovação. Sua manutenção é condição para industrialização verde que queremos implementar.”

Não se sabe ainda se essa questão pode ser rapidamente negociada pelos diplomatas ou se ela pode acabar reabrindo todas as negociações entre os blocos.

Apesar dos entraves, é possível que o acordo Mercosul-União Europeia avance ainda neste ano. O Brasil apresentou no fim de semana aos seus parceiros do Mercosul uma proposta de resposta às reivindicações feitas por europeus.

Depois que essas propostas forem analisadas e houver um consenso dentro do Mercosul, as negociações devem seguir adiante.

Analistas e fontes do Itamaraty acreditam que o momento é propício para avanços nas negociações. A “janela de oportunidade” se estende até junho de 2024, quando a Europa realizará eleições para o Parlamento do bloco.

Depois disso, é difícil prever se a União Europeia aprovaria o acordo, já que isso dependeria do perfil dos novos parlamentares e da nova composição da casa.

Em Bruxelas, Lula disse que, apesar das dificuldades, espera a conclusão do acordo ainda neste ano.

“A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Nossa corrente de comércio poderá ultrapassar este ano a marca de US$ 100 bilhões. Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes”, disse o presidente brasileiro.

Rússia

Outro ponto que tem causado certo atrito nas relações com os latino-americanos — e com o Brasil em especial — é a Rússia.

A União Europeia, junto com Estados Unidos e Reino Unido, vem impondo sanções pesadas à Rússia desde a invasão da Ucrânia no ano passado.

Diplomatas em Bruxelas relatam que há dificuldades para se chegar a um consenso sobre como tratar do tema na declaração final da cúpula, que termina na terça-feira.

Von Der Leyen — que já foi apontada neste ano como favorita para assumir a presidência da aliança militar ocidental Otan — fez referências críticas à Rússia em seu discurso.

Já Lula fez o oposto: criticou a atuação das potências ocidentais.

“A guerra na Ucrânia é mais uma confirmação de que o Conselho de Segurança das Nações Unidas não atende aos atuais desafios à Paz e à Segurança. Seus próprios membros não respeitam a Carta da ONU”, disse Lula.

“Recorrer a sanções e bloqueios sem o amparo do direito internacional serve apenas para penalizar as populações mais vulneráveis.”

A Cúpula União Europeia-Celac termina na terça-feira (18/7) na Bélgica. Pela manhã, Lula terá um encontro com líderes “progressistas”, organizado pelo ex-premiê sueco Stefan Löfven, que preside o Partido Socialista Europeu.

No mesmo dia, ele participa de sessão plenária final da cúpula e mantém encontros bilaterais com líderes de Suécia (premiê Ulf Kristersson) e Dinamarca (premiê Mette Frederiksen). Ele deve embarcar de volta para o Brasil na manhã de quarta-feira.

MORO SOFRE PERSEGUIÇÃO PETISTA À MODA DA VENEZUELA

 

Senador que conduziu a Lava Jato enquanto juiz federal deverá ser julgado em meio a mudanças na composição da Corte eleitoral que podem pôr sob risco seu mandato

Blog do Fausto Macedo

Por Rubens Anater – Jornal Estadão

O senador Sergio Moro pode ter mandato cassado por investigação que aponta gastos eleitorais acima do limite; teto é de R$ 4,4 milhões e Moro declarou R$ 5,2 milhões
O senador Sergio Moro pode ter mandato cassado por investigação que aponta gastos eleitorais acima do limite; teto é de R$ 4,4 milhões e Moro declarou R$ 5,2 milhões Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ante um ambiente adverso no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná — após mudanças na composição da Corte que podem pôr sob risco seu mandato —, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) atribui a ‘especulações fantasiosas’ as ações que o acusam de abuso do poder econômico. ‘São mero estratagema do PT para calar, à moda venezuelana, à oposição democrática’, declarou Moro ao Estadão nesta segunda-feira, 17.

O TRE do Paraná passou por alterações recentes em seus quadros. Essas mudanças podem abrir caminho para um cenário desfavorável a Moro, segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, confirmada pela reportagem do Estadão.

Ex-juiz na própria Justiça paranaense, Moro é investigado principalmente por suspeita de abuso de poder econômico na pré-campanha das eleições de 2022, com gastos eleitorais acima dos limites estabelecidos pela lei. O processo ainda está em fase de produção de provas, mas tanto adversários políticos quanto aliados apontam que mudanças recentes no TRE-PR prejudicaram o clima favorável que o senador desfrutava até o mês passado.

A principal mudança foi a troca na relatoria do processo, que estava nas mãos de Mário Helton Jorge. Em junho, o desembargador uniu as ações do PT de Lula e do PL de Bolsonaro que pedem cassação de Moro por caixa 2 e, em uma de suas últimas ações no TRE, tomou decisão favorável a Moro negando pedidos de diligências dos partidos, a começar pela expedição de mandado de busca e apreensão contra o ex-juiz, inclusive com o recolhimento do celular do parlamentar, além de quebra de seus sigilos telemático, bancário e fiscal.

Helton Jorge voltou a manifestar-se em favor de Moro, negando ao PL excluir testemunha da defesa na ação. Pela postura do desembargador, a expectativa era de que ele daria um parecer contra a representação.

Desembargador Mário Helton Jorge deixou a relatoria do julgamento de Moro depois de discurso afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste
Desembargador Mário Helton Jorge deixou a relatoria do julgamento de Moro depois de discurso afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste Foto: Divulgação/Anoreg-PR

No entanto, Helton acabou afastando-se da relatoria depois que espalhou-se um discurso seu afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste. O próprio Tribunal de Justiça do Paraná veio a público dizer que não endossa a postura do desembargador, que encerrou o mandato no TRE em 4 de julho.

A relatoria da ação, então, foi assumida pelo desembargador D’Artagnan Serpa Sá que que não é identificado como adepto dos métodos da Lava Jato e é apontado como um magistrado com independência para barrar eventuais pressões de aliados de Moro.

A posse de novos integrantes no tribunal, no dia 5, também aumentam a tensão que pesa contra Moro. O advogado Julio Jacob Junior, por exemplo, é ligado ao ex-governador tucano Beto Richa, que foi alvo da Operação Lava Jato. Além disso, Jacob Junior foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril. O juiz Anderson Ricardo Fogaça também é visto como entre os que poderiam votar contra Moro se houverem provas consistentes.

Desembargador D'Artagnan Serpa Sá assumiu a relatoria do julgamento que investiga Sergio Moro no TRE
Desembargador D’Artagnan Serpa Sá assumiu a relatoria do julgamento que investiga Sergio Moro no TRE Foto: Divulgação TJPR

Há também aliados do ex-juiz no tribunal e a situação não está definida. Contudo, o cenário não é favorável. Depois do TRE, o Tribunal Superior Eleitoral também deverá dar seu posicionamento — em junho, o mesmo tribunal determinou a cassação de Deltan Dallagnol, aliado de Moro na Operação Lava Jato.

O que o PL imputa ao ex-ministro de Bolsonaro?

Na ação em tramitação no TRE, que foi unida à ação do PT, o PL sustenta que a pré-campanha de Moro foi ‘irregular’ e causou ‘desequilíbrio eleitoral’, desde o momento em que o senador divulgou sua filiação ao Podemos e a pré-candidatura ao cargo de presidente da República, até ele ser eleito pelo União Brasil ao Senado pelo Paraná.

“Os investigados orquestraram conjunto de ações para usufruir de estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, num segundo momento, migrar para uma disputa de menor visibilidade, menor circunscrição e teto de gastos vinte vezes menor, carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente, ferindo a igualdade de condições entre os concorrentes ao cargo de Senador no Estado do Paraná”, argumentou o partido.

A ação movida pela legenda atribui a Moro: suposta captação ilícita e gastos ilícitos de recursos, o caixa 2; abuso de poder econômico por violação ao limite de gastos da campanha; uso indevido dos meios de comunicação; desvios dos recursos partidários.

O que o PT imputa ao algoz de Lula na Lava Jato?

Já o partido de Lula aponta indícios de que Moro usou ‘recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha, além de outras movimentações financeiras suspeitas, para construção e projeção de sua imagem enquanto pré-candidato de um cargo eletivo no pleito de 2022, independentemente do cargo em disputa’.

“Há diversos indicativos de que em conluio, os investigados realizaram triangulação de valores do fundo partidário e do fundo eleitoral também entre os dois partidos políticos pelo qual o ex-juiz foi pré-candidato, praticando inúmeras ilicitudes que afrontam expressamente as normas eleitorais, além de poderem configurar ilícitos comuns, a serem apurados pelos órgãos competentes”, sustentou o PT.

O processo movido pelo PT imputa a Moro captação ilícita de recursos, abuso de poder econômico, apropriação de recursos ou valores destinados ao financiamento eleitoral e possíveis crimes de caixa 2 e lavagem de recursos públicos.

COM A PALAVRA, O SENADOR SERGIO MORO

À reportagem do Estadão, o senador Sergio Moro manifestou-se afirmando que as ações — protocoladas tanto pelo PT quanto pelo PL — ‘se baseiam em especulações fantasiosas’ e são mero ‘estragema do PT’ junto com ‘oportunistas que perderam a eleição’ para calar ‘a oposição democrática’. Confira a nota na íntegra:

As ações se baseiam em especulações fantasiosas, como a de que a minha pré-candidatura presidencial seria mero subterfúgio para me tornar conhecido no Paraná, o que não faz o menor sentido. No fundo, são mero estratagema do PT para calar, à moda venezuelana, a oposição democrática, aliado a oportunistas que perderam a eleição. É um desrespeito à democracia e a 1,953 milhão de eleitores paranaenses.

A defesa do senador também se manifestou a respeito dos gastos de campanha que teriam superado o teto estabelecido de R$ 4,4 milhões. Moro declarou R$ 5,2 milhões, mas a defesa, em nota, afirma que certos gastos não são incluídos no limite. Leia na íntegra:

Quanto a prestação de contas, a defesa do senador explica que foi aprovada, por unanimidade, pelo TRE-PR. No limite de gastos, a lei exclui custos com honorários de advogados e contador, por exemplo.

Senador que conduziu a Lava Jato enquanto juiz federal deverá ser julgado em meio a mudanças na composição da Corte eleitoral que podem pôr sob risco seu mandato

Blog do Fausto Macedo

Por Rubens Anater – Jornal Estadão

O senador Sergio Moro pode ter mandato cassado por investigação que aponta gastos eleitorais acima do limite; teto é de R$ 4,4 milhões e Moro declarou R$ 5,2 milhões
O senador Sergio Moro pode ter mandato cassado por investigação que aponta gastos eleitorais acima do limite; teto é de R$ 4,4 milhões e Moro declarou R$ 5,2 milhões Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ante um ambiente adverso no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná — após mudanças na composição da Corte que podem pôr sob risco seu mandato —, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) atribui a ‘especulações fantasiosas’ as ações que o acusam de abuso do poder econômico. ‘São mero estratagema do PT para calar, à moda venezuelana, à oposição democrática’, declarou Moro ao Estadão nesta segunda-feira, 17.

O TRE do Paraná passou por alterações recentes em seus quadros. Essas mudanças podem abrir caminho para um cenário desfavorável a Moro, segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, confirmada pela reportagem do Estadão.

Ex-juiz na própria Justiça paranaense, Moro é investigado principalmente por suspeita de abuso de poder econômico na pré-campanha das eleições de 2022, com gastos eleitorais acima dos limites estabelecidos pela lei. O processo ainda está em fase de produção de provas, mas tanto adversários políticos quanto aliados apontam que mudanças recentes no TRE-PR prejudicaram o clima favorável que o senador desfrutava até o mês passado.

A principal mudança foi a troca na relatoria do processo, que estava nas mãos de Mário Helton Jorge. Em junho, o desembargador uniu as ações do PT de Lula e do PL de Bolsonaro que pedem cassação de Moro por caixa 2 e, em uma de suas últimas ações no TRE, tomou decisão favorável a Moro negando pedidos de diligências dos partidos, a começar pela expedição de mandado de busca e apreensão contra o ex-juiz, inclusive com o recolhimento do celular do parlamentar, além de quebra de seus sigilos telemático, bancário e fiscal.

Helton Jorge voltou a manifestar-se em favor de Moro, negando ao PL excluir testemunha da defesa na ação. Pela postura do desembargador, a expectativa era de que ele daria um parecer contra a representação.

Desembargador Mário Helton Jorge deixou a relatoria do julgamento de Moro depois de discurso afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste
Desembargador Mário Helton Jorge deixou a relatoria do julgamento de Moro depois de discurso afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste Foto: Divulgação/Anoreg-PR

No entanto, Helton acabou afastando-se da relatoria depois que espalhou-se um discurso seu afirmando que a cultura do Paraná é ‘superior’ à das regiões Norte e Nordeste. O próprio Tribunal de Justiça do Paraná veio a público dizer que não endossa a postura do desembargador, que encerrou o mandato no TRE em 4 de julho.

A relatoria da ação, então, foi assumida pelo desembargador D’Artagnan Serpa Sá que que não é identificado como adepto dos métodos da Lava Jato e é apontado como um magistrado com independência para barrar eventuais pressões de aliados de Moro.

A posse de novos integrantes no tribunal, no dia 5, também aumentam a tensão que pesa contra Moro. O advogado Julio Jacob Junior, por exemplo, é ligado ao ex-governador tucano Beto Richa, que foi alvo da Operação Lava Jato. Além disso, Jacob Junior foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril. O juiz Anderson Ricardo Fogaça também é visto como entre os que poderiam votar contra Moro se houverem provas consistentes.

Desembargador D'Artagnan Serpa Sá assumiu a relatoria do julgamento que investiga Sergio Moro no TRE
Desembargador D’Artagnan Serpa Sá assumiu a relatoria do julgamento que investiga Sergio Moro no TRE Foto: Divulgação TJPR

Há também aliados do ex-juiz no tribunal e a situação não está definida. Contudo, o cenário não é favorável. Depois do TRE, o Tribunal Superior Eleitoral também deverá dar seu posicionamento — em junho, o mesmo tribunal determinou a cassação de Deltan Dallagnol, aliado de Moro na Operação Lava Jato.

O que o PL imputa ao ex-ministro de Bolsonaro?

Na ação em tramitação no TRE, que foi unida à ação do PT, o PL sustenta que a pré-campanha de Moro foi ‘irregular’ e causou ‘desequilíbrio eleitoral’, desde o momento em que o senador divulgou sua filiação ao Podemos e a pré-candidatura ao cargo de presidente da República, até ele ser eleito pelo União Brasil ao Senado pelo Paraná.

“Os investigados orquestraram conjunto de ações para usufruir de estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, num segundo momento, migrar para uma disputa de menor visibilidade, menor circunscrição e teto de gastos vinte vezes menor, carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente, ferindo a igualdade de condições entre os concorrentes ao cargo de Senador no Estado do Paraná”, argumentou o partido.

A ação movida pela legenda atribui a Moro: suposta captação ilícita e gastos ilícitos de recursos, o caixa 2; abuso de poder econômico por violação ao limite de gastos da campanha; uso indevido dos meios de comunicação; desvios dos recursos partidários.

O que o PT imputa ao algoz de Lula na Lava Jato?

Já o partido de Lula aponta indícios de que Moro usou ‘recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Campanha, além de outras movimentações financeiras suspeitas, para construção e projeção de sua imagem enquanto pré-candidato de um cargo eletivo no pleito de 2022, independentemente do cargo em disputa’.

“Há diversos indicativos de que em conluio, os investigados realizaram triangulação de valores do fundo partidário e do fundo eleitoral também entre os dois partidos políticos pelo qual o ex-juiz foi pré-candidato, praticando inúmeras ilicitudes que afrontam expressamente as normas eleitorais, além de poderem configurar ilícitos comuns, a serem apurados pelos órgãos competentes”, sustentou o PT.

O processo movido pelo PT imputa a Moro captação ilícita de recursos, abuso de poder econômico, apropriação de recursos ou valores destinados ao financiamento eleitoral e possíveis crimes de caixa 2 e lavagem de recursos públicos.

COM A PALAVRA, O SENADOR SERGIO MORO

À reportagem do Estadão, o senador Sergio Moro manifestou-se afirmando que as ações — protocoladas tanto pelo PT quanto pelo PL — ‘se baseiam em especulações fantasiosas’ e são mero ‘estragema do PT’ junto com ‘oportunistas que perderam a eleição’ para calar ‘a oposição democrática’. Confira a nota na íntegra:

As ações se baseiam em especulações fantasiosas, como a de que a minha pré-candidatura presidencial seria mero subterfúgio para me tornar conhecido no Paraná, o que não faz o menor sentido. No fundo, são mero estratagema do PT para calar, à moda venezuelana, a oposição democrática, aliado a oportunistas que perderam a eleição. É um desrespeito à democracia e a 1,953 milhão de eleitores paranaenses.

A defesa do senador também se manifestou a respeito dos gastos de campanha que teriam superado o teto estabelecido de R$ 4,4 milhões. Moro declarou R$ 5,2 milhões, mas a defesa, em nota, afirma que certos gastos não são incluídos no limite. Leia na íntegra:

Quanto a prestação de contas, a defesa do senador explica que foi aprovada, por unanimidade, pelo TRE-PR. No limite de gastos, a lei exclui custos com honorários de advogados e contador, por exemplo.

EXÉRCITO BRASILEIRO QUER COMPRAR DRONES KAMIKAZES USADOS NA UCRÂNIA

 

A chamada munição ‘vagante’ ou remotamente pilotada está revolucionando o campo de batalha; Força deve definir quais unidades devem usá-la e contra quais tipos de objetivo

Por Marcelo Godoy – Jornal Estadão

O Exército brasileiro decidiu comprar drones kamikazes iguais aos usados na guerra da Ucrânia. A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) deu o primeiro passo para a aquisição do equipamento na semana passada, ao publicar o requerimento para informações 0144/2023 para receber de fabricantes interessados cotações do preço de dois tipos de “munição vagante” ou munição remotamente pilotada – nome técnico do produto no Brasil.

Soldados ucranianos lançam um drone perto de Bakhmut, na região de Donetsk, na Ucrânia, em dezembro de 2022
Soldados ucranianos lançam um drone perto de Bakhmut, na região de Donetsk, na Ucrânia, em dezembro de 2022 Foto: Associated Press

A consulta direta a fornecedores abrange tanto buscas pelo produto no mercado nacional quanto no exterior. “Após o recebimento das cotações, ocorrerá a finalização do Estudo Técnico Preliminar (ETP). Entre outros assuntos, o ETP determinará a viabilidade ou não da aquisição. Caso a aquisição seja viável, será possível apontar como se dará a efetivação da compra, conforme a legislação em vigor”, informou o Exército à coluna.

São dois os tipos de drones kamikazes pretendidos pelo Exército. O primeiro de curto alcance, com capacidade para atingir alvos localizados a até 10 quilômetros de distância do operador da munição. A Força Terrestre quer 14 desses drones, com uma central de controle e lançamento. O segundo prevê a compra de seis munições vagantes capazes de destruir objetivos a pelo menos 40 quilômetros com cargas de alto explosivo para objetivos múltiplos e contra blindados e tanques.

Munição vagante antitanque portátil Hero-400, desenvolvida pela empresa israelense  Uvision Air Ltd, exibida em junho na feira de Le Bourget, em Paris, na França
Munição vagante antitanque portátil Hero-400, desenvolvida pela empresa israelense Uvision Air Ltd, exibida em junho na feira de Le Bourget, em Paris, na França Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

O fabricante deve também providenciar um simulador e o treinamento de três semanas no Brasil para dez operadores – cinco para cada tipo de drone. Só depois de experimentar o uso dessa munição com esses primeiros dois lotes é que Exército definirá o modelo a ser adotado em suas unidades, se terá ou não um projeto próprio desse tipo de munição e se ela será feita no Brasil por um produtor nacional ou em parceria com um estrangeiro – IrãRússiaIsraelEUA e China detém essa tecnologia.

“No momento, não existe qualquer projeto para desenvolvimento de MRP (munições remotamente pilotadas) no âmbito do Exército Brasileiro”, informou o Exército à coluna. A Força Terrestre ainda não tem previsão sobre quanto deve gastar nessa primeira fase da aquisição dos drones kamikazes. A intenção de comprar a munição vagante foi revelada pela revista Tecnologia & Defesa e confirmada pela coluna.

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Um drone suicida Shahed-136, de fabricação iraniana, usado por forças russas na Ucrânia, sobrevoa a região próxima de Odessa, em setembro de 2022
Um drone suicida Shahed-136, de fabricação iraniana, usado por forças russas na Ucrânia, sobrevoa a região próxima de Odessa, em setembro de 2022 Foto: Serhii Smolientsev/Reuters

Em agosto, será feito um simpósio no Comando Militar do Sul (CMS) para discutir o uso dessa nova tecnologia no campo de batalha. Militares ouvidos pela coluna afirmaram que uma das questões ainda em aberto é definir se os drones seriam operados por unidades de artilharia de campanha ou também pelas de cavalaria e de infantaria que estiverem operando em zonas de contato com o inimigo.

Há uma tendência de que o Exército adote uma solução híbrida. Alvos importantes para a manobra de uma força, como uma brigada, devem ser objeto da artilharia a fim de diminuir o risco de fogo amigo e manter a coordenação e o controle da ação. Mas a munição “vagante” poderá ser operada ainda por unidades de cavalaria que estejam atuando de forma descentralizada, em missões de reconhecimento.

Um soldado ucraniano prepara um drone para ser lançado na central de controle do equipamento perto da linha de frente em Zaporizhzhia, na Ucrânia
Um soldado ucraniano prepara um drone para ser lançado na central de controle do equipamento perto da linha de frente em Zaporizhzhia, na Ucrânia Foto: Stringer/Reuters

“A destinação é uma das últimas fases do processo, cabendo ao órgão de direção operacional (Comando de Operações Terrestres) manifestar-se, oportunamente e baseado em critérios operacionais, sobre quais tropas receberão o material”, informou o Exército.

Drones

Os drones kamikazes com suas ogivas explosivas são parte de um sistema de munições remotamente pilotadas. Ao contrário de mísseis e foguetes, as munições “vagantes” têm capacidade de permanecer em voo durante um período à procura de alvos compensatórios. O operador recebe imagens para rastrear, identificar e localizar o objetivo antes de determinar o ataque. Caso verifique algum erro de identificação do objetivo, a missão pode ser cancelada, o que as diferencia dos drones com sistemas de armas embarcados.

Os drones kamikazes geram grande efeito psicológico no campo de batalha, pois mantém a inquietação de forma constante, criando um cenário ainda mais caótico no combate. O soldado não tem mais como perceber se a ação inimiga passou do ponto culminante, pois esta poderá se manter por meio dos drones enquanto a tropa adversária se reabastece.

Um drone kamikaze russo ZALA Lancet-3 (munição vagante) em cima da blindagem de um obuseiro polonês autopropulsado AHS Krab, de 155 mm, do exército ucraniano
Um drone kamikaze russo ZALA Lancet-3 (munição vagante) em cima da blindagem de um obuseiro polonês autopropulsado AHS Krab, de 155 mm, do exército ucraniano Foto: Reuters

Atualmente, o Exército tem drones de reconhecimento do tipo CAT-1 e CAT-2, operados pela Aviação do Exército, em Taubaté, ambos produzidos no Brasil pela empresa XMobots. O mais moderno deles, o Nauru 1000C, foi entregue em dezembro de 2022. Na época, o então comandante militar do Sudeste e hoje comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, afirmou que o drone colocava a Força Terrestre em outro “patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos”.

O plano era usar os aparelhos tanto em ambientes urbanos quanto nas fronteiras. O modelo CAT-2 pode transportar um sistema de armas – o protótipo desse sistema deve ser testado até o fim do ano. Entre as possibilidade de uso do equipamento estaria a destruição de pistas de pouso clandestino em garimpos ilegais na Amazônia, durante operações de garantia da lei e da ordem.

Pacificação

A compra dos drones e prosseguimento dos projetos estratégicos já existentes para a modernização do Exército – como o sistema de foguetes Astros – vão pouco a pouco recuperando a atenção dos militares para o dia a dia das coisas da caserna, afastando a tropa das questões vinculadas à política partidária. Essa é uma prioridade não só para o general Tomás, mas também para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, conforme mostram as constantes declarações do ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho.

É também por isso que o ministro tem se empenhado em resolver questões, como arrumar uma forma de destravar a venda blindados Guarani, fabricados pela Iveco Defence Vehicles (IDV) para a Argentina. Com o dinheiro dos royalties dessa operação pagos ao Exército – de 2 a 5% do valor do negócio de R$ 1,8 bilhão – o Escritório de Projetos da Força pode desenvolver novas versões do blindado e outros projetos, como uma possível munição remotamente pilotada nacional.

FORÇAS RUSSAS COLOCAM TUDO PARA ROMPER AS DEFESAS DA UCRÂNIA

 

Forte avanço de forças russas envolve, ainda, 900 tanques e 370 veículos blindados de lançamento de foguetes, informou o vice-comandante de comunicações estratégicasSoldados russos em tanque na região de Donetsk, durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.Soldados russos em tanque na região de Donetsk, durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.22/05/2022REUTERS/Alexander Ermochenko

Maria KostentoVasco Cotovioda CNN

Mais de 100.000 soldados russos se reuniram na área de Kupyansk para tentar quebrar as defesas de Kiev, disse um porta-voz militar ucraniano na segunda-feira (17).

“O inimigo concentrou um agrupamento muito poderoso na direção Lyman-Kupyansk, com mais de 100.000 homens, mais de 900 tanques e mais de 370 MLRS [veículo blindado e autopropulsado de lançamento de foguetes]”, disse Serhii Cherevatyi, vice-comandante de comunicações estratégicas do Grupo Militar Oriental.

“O inimigo implantou unidades aerotransportadas, as melhores unidades de infantaria motorizadas de lá. Como apoio adicional, há a reserva do exército de combate, tropas territoriais, companhias Storm-Z.”

Ele acrescentou que as forças russas estão “colocando tudo para romper nossa defesa. Nossos soldados estão firmes na defesa”.

VÍDEO – Casal morre em ataque contra ponte da Crimeia; adolescente de 14 anos está internada

Casal morre em ataque contra ponte da Crimeia; adolescente de 14 anos está internada | LIVE CNN

Cherevatyi disse que o avanço russo na área foi para tentar obter algum sucesso depois que a Ucrânia aproveitou o momento em torno de Bakhmut.

“[Os russos] precisam mostrar pelo menos algum sucesso, então eles se esforçaram ao máximo nessa área, fazendo tudo o que podem e não podem, para mostrar ações ofensivas”, disse ele.

FOTOS – Imagens mostram a destruição da guerra entre Rússia e Ucrânia

Em Bakhmut

Cherevatyi disse que as forças russas permaneceram na retaguarda na cidade oriental, acrescentando que suas baixas estavam aumentando.

“As perdas do inimigo já estão se aproximando daquelas que estavam no auge da luta com o Grupo Wagner”, disse ele. “Os russos estão continuamente renovando seu estado-maior de combate, enviando paraquedistas para lá antes de mais nada, na esperança de interromper nossa ofensiva.”

“Estamos sendo muito cautelosos e deliberados para preservar nossas forças e pessoas o máximo possível.”

BRITÂNICOS ACHAM QUE BREXIT FOI UM ERRO

Diz pesquisa

Com poucos benefícios econômicos por deixar a União Europeia, 57% da população considera que separação foi ruim; apenas 32% diz que foi bom

Maioria dos britânicos considera Brexit um erro, diz pesquisa | CNN NOVO DIA

Andy Bruceda Reuters – CNN

Londres, Reino Unido

A proporção de britânicos que dizem que o Brexit foi um erro atingiu um novo recorde neste mês, mostrou uma pesquisa da YouGov nesta terça-feira (18).

Com poucos benefícios econômicos como resultado da votação de junho de 2016 para deixar a União Europeia, 57% dos britânicos disseram que a decisão de deixar o bloco em 2016 foi errada, em comparação com 32% que achavam que a decisão estava correta.

Putin diz que ataque da Ucrânia à ponte da Crimeia terá resposta | CNN PRIME TIME

Mais da metade (55%) disseram que votariam para voltar à UE, contra 31% que disseram que prefeririam ficar de fora se um referendo fosse realizado hoje.

A YouGov disse que os resultados marcaram uma “mudança moderada” em relação a janeiro de 2021, quando 49% diziam que votariam para voltar à UE e 37% ficariam de fora.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse em maio que o Brexit está trazendo benefícios, citando sua principal política de freeports e cortes de impostos de valor agregado que, segundo ele, tornariam a cerveja e os produtos sanitários mais baratos.

Economistas dizem que os freeports — zonas especiais contendo isenções fiscais e alfandegárias e regulamentações comerciais simplificadas — provavelmente não irão impulsionar a economia britânica, mas podem ter valor limitado como ferramenta de desenvolvimento regional.

O investimento empresarial britânico mal cresceu desde meados de 2016, em contraste com outras economias avançadas. Enquanto os economistas que apoiam o Brexit apontam para o fato de que o capital cresceu fortemente nos anos anteriores a 2016 e estava sujeito a desacelerar, as pesquisas empresariais apontam para o Brexit como uma das causas da estagnação.

A pesquisa YouGov, com mais de 2.000 britânicos, mostrou que 63% agora consideram o Brexit mais um fracasso do que um sucesso, em comparação com 12% que o consideram mais um sucesso. Outros 18% disseram que a saída da UE não era nem uma coisa, nem outra.

 

O SONHO DOS CACHORROS É SEMELHANTE AO SONHO DOS HUMANOS

Adriana Arruda

Olá! Será que os cães sonham? Segundo a ciência, sim. Camilli Chamone, geneticista, consultora sobre bem-estar e comportamento canino e editora de todas as mídias sociais “Seu Buldogue Francês”, explica como os sonhos ressignificam experiências estressantes – e motivos pelos quais não se deve acordar os cachorros neste momento. Fique à vontade para divulgar o tema; ela também está à disposição para entrevistas.

Em sonhos, cães ressignificam experiências estressantes

Geneticista ressalta que fases do sono são importantes para regulação emocional e aprendizado do peludo

Certamente você já ouviu seu cachorro roncar ou se mexer ao dormir. Mas será que, como nós, humanos, ele também sonha?

Segundo a ciência, sim. Camilli Chamone, geneticista, consultora em bem-estar e comportamento canino, editora de todas as mídias sociais “Seu Buldogue Francês” e, também, criadora da metodologia neuro compatível de educação para cães no Brasil, explica que o sonho é uma etapa importante do sono e existe para ressignificar uma determinada experiência vivida pelo sujeito.

“Os estudos mostram que, no sonho, uma situação estressante na qual o cachorro tenha passado é vivida em outro cenário, para que ela se torne menos traumática”, relata.

Segundo a geneticista, o sono dos cães passa por diversas fases – e todas elas são importantes para a regulação emocional e o aprendizado. Justamente por isso, ela aconselha a nunca acordar o cachorro quando estiver dormindo.

“Também é importante que ele tenha seu próprio cantinho individual para dormir. Assim, não fica com a qualidade do sono comprometida e preserva sua saúde mental”, relata.

Fases do sono

Ao contrário de nós, humanos, que possuímos o sono monofásico (ou seja, só temos a necessidade de dormir por um período – geralmente o noturno –, para depois nos mantermos acordados), os cães possuem sono polifásico, isto é, precisam dividir o sono ao longo do dia, além de dormirem quase o dobro dos humanos – em geral, cerca de 14 horas por dia.

Em todos os mamíferos, incluindo cães e humanos, o sono passa por duas etapas: a não REM (Rapid Eyes Moviment, traduzido por Movimento Rápido dos Olhos) e a do sono REM.

Inicialmente, o animal começa com o sono não REM, composto por quatro fases principais. “A primeira é aquela em que ele ainda está meio acordado, meio dormindo; na segunda, o sono está um pouco mais profundo. Na terceira fase, seu nível de consciência diminui muito. Já a quarta fase é conhecida como sono profundo – é como se o cérebro estivesse desligado, mesmo, e é nessa hora que ocorre o descanso e o profundo relaxamento do corpo”, registra Chamone.

Após esta quarta fase do sono não REM, o cão entra no sono REM – e esta é, enfim, a fase dos sonhos. “Ela acontece, necessariamente, só após a quarta fase do não REM, que é o sono profundo. Como sugere o próprio nome, ‘Movimento Rápido dos Olhos’, na etapa REM o cérebro do cão fica super ligado. Isso significa que, surpreendentemente, sua atividade cerebral é igual ou maior do que a do indivíduo acordado”, afirma a geneticista.

É nesta fase, de intensa atividade neural, que o cão ressignifica memórias que foram traumáticas, sendo, portanto, algo muito benéfico para a sua saúde.

“Mesmo que o animal esteja dormindo, alguns donos, ao perceberem barulhos ou movimentos, acham que ele está sofrendo e acabam por acordá-lo. Isso é bastante prejudicial, pois interrompe essas fases cíclicas e compromete a qualidade do sono. Isso consequentemente prejudica toda a regulação emocional e o aprendizado do cão, além da consolidação de memórias no cérebro. Se o indivíduo não dorme bem, ele não aprende e o cérebro até atrofia – e isso vale para humanos e outros animais”, pondera Chamone.

Ciclo circadiano regulado: sono de qualidade

Neste cenário, a geneticista destaca que, tal como com humanos, um sono de qualidade passa necessariamente por manter regulado o ciclo circadiano do cachorro – que diz respeito ao ritmo que o organismo realiza as suas funções ao longo de um dia.

O que cerca esse ciclo é a luminosidade e a escuridão. “Por isso, quando está de dia, é importante deixar a casa toda clara, mesmo que o cachorro esteja dormindo. O mesmo raciocínio serve para o período noturno – o ambiente deve seguir a natureza e, portanto, ficar escuro”.

Estas simples ações ajudam a preservar o ciclo circadiano, que, se não estiver regulado, pode desencadear estresse.

“O cérebro e o corpo dos cães funcionam de forma semelhante aos nossos. A diferença está nas competências cognitivas (entender ideias e aplicá-las), que obviamente são mais desenvolvidas em humanos”, compara.

Por isso, é importante ter conhecimento sobre os benefícios do sono para, assim, deixar o seu cãozinho sonhar sem preocupações e dormir em paz.

 

SEGREDOS DOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS LONGOS

Caio Bittencourt – especialista em relacionamento

O relacionamento amoroso é uma jornada repleta de desafios e transformações. À medida que os anos passam, é comum que casais enfrentem períodos de monotonia ou perda de entusiasmo. Porém equilibrar a vida pessoal e o relacionamento é importante, os casais precisam saber nutrir interesses individuais, ao mesmo tempo em que dedicam tempo e esforço para fortalecer sua parceria no dia-a-dia.

O relacionamento amoroso é uma jornada repleta de desafios e transformações. À medida que os anos passam, é comum que casais enfrentem períodos de monotonia ou perda de entusiasmo. No entanto, a chave para superar esses obstáculos e manter a chama acesa em relacionamentos longos está ao alcance de todos e o especialista em relacionamento do site MeuPatrocínio, Caio Bittencourt conta o segredo para a longevidade do amor a dois.

Com o ritmo acelerado da vida moderna, muitos casais se encontram presos na rotina e negligenciam o investimento necessário para manter um relacionamento saudável. Porém equilibrar a vida pessoal e o relacionamento é importante, os casais precisam saber nutrir interesses individuais, ao mesmo tempo em que dedicam tempo e esforço para fortalecer sua parceria no dia-a-dia.

Segundo Caio Bittencourt, um dos fatores essenciais para manter a chama acesa é a comunicação, a transparência entre o casal e, é claro o romantismo, carinho, cuidado com o outro. O especialista destaca a importância de compartilhar sentimentos, desejos e preocupações para evitar que problemas se acumulem e afetem o relacionamento. Além disso, ele incentiva casais a explorarem novas formas de se conectar, como experimentar atividades juntos, fazer surpresas românticas e criar momentos especiais para reacender a paixão.

“É fundamental cultivar a intimidade emocional e física no relacionamento. Isso envolve mostrar o quanto você se importa com o parceiro, como dedicar tempo para conversas significativas e manter a vida sexual saudável e satisfatória”, afirma Caio. “Além disso, é importante lembrar-se de que a paixão pode mudar com o tempo, mas a profundidade e a conexão emocional podem crescer, tornando o relacionamento ainda mais gratificante”.

“Independente dos problemas é extremamente necessário que os casais redescubram o que os uniu inicialmente e use isso para nutrir o amor ao longo do tempo, enfrentando as diversidades. À medida que o tempo passa, é natural que a paixão e a intensidade do início diminuam um pouco, são fases. Alimentando o fogo corretamente, a chama do amor nunca vai apagar por completo.” Finaliza Caio Bittencourt.

 

OS MARKETPLACES UM SHOPPING VIRTUAL CONTINUARÃO EM ALTA JUNTO COM OS CONSUMIDORES

 

Thiago Bertacchini, Senior Business Development da Nethone

No material, o porta-voz defende que problemas de segurança podem afetar o desempenho da plataforma e impactar a reputação da marca e, por isso, cita como se proteger e evitar riscos desnecessários.

Problemas de segurança podem afetar o desempenho da plataforma e impactar a reputação da marca. Saiba como se proteger e evitar riscos desnecessários

O e-commerce brasileiro teve forte expansão na pandemia, e seu impacto nas vendas continuará sendo muito importante para as empresas. Um relatório da Americas Market Intelligence indica que as vendas online chegaram a US$ 197,6 bilhões no ano passado, com expansão de 29% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o e-commerce movimente US$ 341,7 bilhões em 2025 – com crescimento médio anual de 22% desde 2021.

A contínua expansão do varejo online tem sido impulsionada pelos marketplaces: ainda segundo o relatório Americas Market Intelligence, o modelo “shopping virtual” representou 62,4% do comércio eletrônico brasileiro no ano passado. Não é à toa que grandes varejistas de todos os segmentos têm incluído marketplaces em sua estratégia de mercado, com o objetivo de lucrar não só com a venda direta ao consumidor, mas também com a intermediação de vendas por terceiros e prestação de serviços de marketing, gestão e logística.

Para que esse crescimento continue, no entanto, as plataformas de marketplace e os vendedores precisam dar mais atenção a um aspecto cada vez mais importante: os riscos de fraudes online.

Não é nenhum segredo que os cibercriminosos estão continuamente à procura de oportunidades de lucrar – o que, para as vítimas, pode significar danos enormes e duradouros. À medida que os marketplaces ganham destaque crescente no comércio eletrônico, eles também se tornam um alvo mais desejável.

O risco pode ser muito alto. Afinal, não se trata de uma operação isolada de uma única empresa, mas de um modelo de negócio em que dezenas de milhares de empresas e empreendedores se conectam a uma plataforma para, a partir dela, impactar milhões de clientes que acessam o marketplace. Uma quebra de segurança na plataforma pode afetar tanto consumidores quanto vendedores – e gerar uma quebra de confiança difícil de reverter.

Como combater a fraude online nos marketplaces

A luta contra as fraudes online não tem uma resposta única, justamente porque são inúmeras as possibilidades de cometer crimes digitalmente. Do controle de contas ao ransomware, passando por ações de phishing para convencer as vítimas a fornecer dados e facilitar o acesso aos sistemas, existem várias maneiras de os criminosos comprometerem os sistemas, capturarem dados confidenciais e monetizarem suas ações fraudulentas.

Portanto, a estratégia de combate a fraudes em marketplaces envolve vários pontos de atenção. Dentre eles, merecem destaque:

1) Respeito ao quadro legal:

Regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram criadas como forma de dificultar ações criminosas e definir melhor os deveres e direitos de cada participante do ecossistema empresarial. Alinhar os processos de negócios com as regras da LGPD é essencial para que toda empresa se proteja.

Do ponto de vista dos marketplaces, é preciso não apenas garantir a proteção das informações dos clientes, mas também restringir a troca de informações sensíveis com os sellers ao estritamente necessário. A LGPD exige que as empresas implementem medidas técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais contra acesso não autorizado, destruição acidental ou ilícita, alteração, divulgação e qualquer outra forma de processamento não autorizado. A autenticação de dois fatores (2FA) é uma medida de segurança amplamente reconhecida que pode ajudar as empresas a proteger dados pessoais, exigindo que os usuários forneçam duas formas de identificação antes de acessar informações confidenciais. Quanto mais dados sigilosos circularem, maior a possibilidade de passarem por algum ponto vulnerável e serem capturados por criminosos.

2) Não tente fazer tudo sozinho:

Por maior que seja o mercado, seu negócio não é segurança digital – é varejo online. Nenhuma plataforma sozinha será capaz de acompanhar todas as evoluções do cibercrime e desenvolver respostas para elas. A melhor forma de evitar fraudes é recorrer aos serviços de empresas especializadas para melhorar a sua capacidade de detecção.

O ditado, nesse caso, faz muito sentido: a união faz a força. Empresas especializadas estão focadas 24 horas por dia na compreensão e combate às ações criminosas. Nenhuma plataforma de varejo tem tempo, disponibilidade, capacidade técnica ou poder de investimento para dedicar a atenção necessária a esse tema.

3) Busque evolução constante:

O cibercrime está sempre mudando – e as táticas, técnicas e tecnologias de prevenção também estão mudando. Para obter sucesso na prevenção de crimes digitais, os marketplaces precisam ter em mente que precisarão evoluir constantemente, o que exigirá investimentos contínuos em infraestrutura e sistemas de proteção.

A preocupação com a segurança precisa ser constante. Cuide do problema por um período de tempo específico e a plataforma ficará temporariamente protegida – e poderá ser seriamente afetada mais adiante.

4) Use o poder da Inteligência Artificial

O surgimento de fraudes como identidades sintéticas torna cada vez mais difícil diferenciar entre o que é real e o que é falso no mundo digital. Com a necessidade de processar transações em questão de segundos, simplesmente não há tempo para revisar milhões de vendas. Por outro lado, os sistemas de proteção baseados em regras são facilmente superados pelas capacidades dos cibercriminosos.

Para aliar velocidade, segurança e uma boa experiência para o consumidor final (e cliente legítimo do marketplace), as plataformas precisam colocar o poder da Inteligência Artificial a seu favor. Os sistemas de segurança que aprendem e analisam continuamente as “pegadas digitais” de milhares de consumidores aumentam a segurança e podem identificar melhor os riscos.

O futuro dos marketplaces no Brasil continua muito promissor. Para continuar crescendo e conquistando ainda mais espaço, porém, as plataformas precisam estar atentas às necessidades de segurança e contar com parceiros tecnológicos capazes de entregar a proteção necessária ao negócio. A fraude online representa grandes desafios para a gestão de negócios, mas superar esses desafios é fundamental para o sucesso.

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

LULA PAZ E AMOR FAZ CAÇA ÀS BRUXAS CONTRA A OPOSIÇÃO

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