Liminar de Moraes de Alexandre impede indicação de Zanin ao STF
Por Paulo Polzonoff Jr. – Gazeta do Povo
Moraes de Alexandre: o ministro constitucionalista e virtuoso do mundo bizarro.| Foto: Montagem
Estou
há quase um mês tentando escrever esta história que se passa no mundo
bizarro. Aquele onde tudo é mais ou menos o contrário do nosso mundo
real. Culpa de um amigo que me deu a ideia. Tremendo presente de grego,
hein?! Agora, não se passa um só dia sem que eu me arrependa de ter
aceitado a incumbência, com direito a “por que eu não pensei nisso
antes?” e tudo.
O problema é que, desde que me pus a imaginar o mundo bizarro (que na
verdade é só um Brasil bizarramente normal), não fui além do
protagonista, inteligentemente batizado pelo amigo de Moraes de
Alexandre. Que é o avesso, por dentro e por fora, do ministríssimo
alexandríssimo de moraesíssimo, como se pode ver por suas longas
madeixas loiras (foto) e por suas decisões rigorosamente
constitucionais. “Juiz tem que ter justo” – essa é a frase pela qual, lá
no mundo bizarro, Moraes de Alexandre há de ser lembrado. E admirado!
Mas minha imaginação só foi até aí. Porque para criar um Moraes de
Alexandre capaz de, por exemplo, vetar a indicação de Zanin Cristiano ao
FTS (o Federal Tribunal Superior), seria preciso bem mais do que lhe
dar uma peruca de surfista e mudar a ordem do seu nome. Seria preciso
torcer e torcer e torcer a lógica histórica. A tal ponto que a história
ficaria incompreensível para o leitor. Afinal, como explicar que no
mundo bizarro Lula tenha sido eleito presidente? E pela terceira vez? E
ainda mais depois de uma campanha em defesa do voto auditável,
encabeçada por ninguém menos do que Luís Roberto Barroso?
Aliás, convém explicar que, na época em que o amigo me deu a ideia, a
indicação de Zanin ao STF era uma possibilidade que só os loucos
hiperbólicos levavam a sério. Nem os petistas acreditavam que Lula
desceria tão baixo. Por isso na história original Moraes de Alexandre
nem cogitava dar uma liminar impedindo a palhaçada lulista e as decisões
dele tinham a ver com Janones André, Rodrigues Randolfe, Dino Flávio.
Esse povo aí. Tinha até uma parte em que multidões, lideradas pela
tchurma da MPB, saíam as ruas em defesa da liberdade e da justiça.
Bizarramente normal E aqui você, que é um leitor atento, percebeu
mais uma incongruência da história. Não adianta. Pau que nasce torto,
etc. Afinal, se Moraes de Alexandre fosse mesmo bizarramente normal,
jamais censuraria quem quer que fosse. Logo, nesse Brasil de
ponta-cabeça não haveria motivos nem mesmo para os octogenários da MPB
se darem ao trabalho de protestar. (Viu como era difícil?).
O desafio, porém, estava posto e eu não sou desses que desistem
diante do primeiro, segundo ou décimo obstáculo. Me sentei para
escrever. “Vez uma era…”, comecei, na esperança de que a gracinha não
passasse despercebida pelo leitor. Lula virou Lalu. Nas ruas, os carros
andavam de ré. A chuva caía para cima. Osasco era ponto turístico. O
Coxa era tricampeão da Libertadores. Homens vestiam roupas de mulheres e
as mulheres… Se bem que é melhor parar por aqui.
Até que chegou a hora da indicação de Zanin ao FTS. Travei. Porque no
mundo bizarro como eu o imagino, Zanin Cristiano é um homem decente. Um
advogado das antigas. Que defendeu Lalu não por interesse financeiro,
afinidade ideológica ou ambição jurídico-política. Na história, Zanin
Cristiano defendeu Lalu porque acreditava que até mesmo o político mais
pilantra do mundo tinha direito à defesa. Não é assim no mundo normal?
De acordo com essa sua natureza bizarramente honesta, portanto, ao
ser indicado por Lalu à vaga no STF ou FTS (já nem sei mais), o Zanin do
mundo invertido se viu obrigado a recusar a questionável honraria – e
bota questionável nisso! De modo que não haveria sequer indicação para
Moraes de Alexandre vetar.
Diante desse impasse lógico e temendo que o excesso de ironia,
referências e firulas tornasse o texto ilegível, sem falar na minha
incapacidade de retratar as muitas dificuldades bizarras que enfrentamos
à luz de um mundo minimamente normal, desisti. Ou, por outra, escrevi o
texto que você lê neste momento. De qualquer forma, saiba que no mundo
bizarro aquele milagre que não nos salvará, mas ao menos nos trará algum
alívio, acabou de acontecer.
Notas: (1) peço desculpas ao meu amigo de fé e irmão camarada Jones
Rossi. Não é a primeira vez que falho ao tentar dar forma a uma ideia
dele; (2) queria ter publicado o texto de cabeça para baixo, com o
último parágrafo no lugar do primeiro, e assim por diante. Só para
constar.
Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’? Persuasão é a
capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom vendedor precisa
dominar.
Saber negociar e persuadir seu cliente é fundamental para ter sucesso
em seu empreendimento. E isso nada tem a ver com enganar ou ludibriar, e
sim saber colocar todos os pontos para expor da forma mais clara
possível os benefícios do seu produto ou serviço, a ponto de convencer o
seu cliente que ele precisa do que você está vendendo.
O poder da persuasão também pode trazer benefícios na sua vida como
um todo, não somente para vender algo, isso também tem a ver como a
forma como você se posiciona. Saber influenciar alguém está relacionado
com alguns adjetivos que você precisa carregar consigo. Ser uma pessoa
confiante, otimista, positiva, eloquente, crível.
Persuasão e negociação nas vendas
Na área de vendas, essas são competências fundamentais para o
resultado de todo e qualquer empreendedor, lucro, resultado positivo,
conta no azul. Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’?
Persuasão é a capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom
vendedor precisa dominar. Por que usar o poder da persuasão em um
processo de venda?
Valor da oferta – o quanto vale a proposta que está
sendo feita precisa estar claro para o seu interlocutor, ele precisa
entender definitivamente o valor agregado ao produto/ serviço;
Se destacar dos outros – vendedor existem muitos, mas bons são poucos. Se você usar a persuasão em uma negociação, você irá se destacar dos outros;
Fazer o melhor pelo cliente – um bom vendedor não
pensa somente na venda daquele momento e sim em conquistar o cliente
para sempre. A persuasão bem-feita convence seu cliente que com você,
ele fará o melhor negócio.
Sabendo o por que usar a persuasão em uma negociação, é importante
também conhecer algumas técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia. É
preciso ser recíproco e criar afeição com seu público, agir com
compromisso e coerência, demonstrar autoridade no assunto e criar, com
isso, credibilidade no que fala. Além disso, aplicar os recursos de
escassez – técnica muito usada em vendas, além da prova social, ou seja,
expor que outras pessoas que também compraram o que você está vendendo.
A negociação em vendas envolve técnicas que podem ajudar o negociador
a se tornar mais persuasivo e também a perceber estratégias que o outro
negociador pode estar utilizando nessa relação:
A informação
Obter informação faz com que uma parte da negociação consiga ter
argumentos mais persuasivos. Conhecer o ambiente de negócios, o
funcionamento do setor, as características do outro negociador e o
perfil dos outros concorrentes dá vantagem para o negociador. Discutir
sobre algo que não se conhece pode ser problemático porque podem faltar
justificativas, contra-argumentos e conhecimento sobre o processo de
negociação. Sobre informação, é preciso:
Conhecer o ambiente de negócios
Funcionamento do setor
Características do outro negociador
Concorrentes
O tempo
Lidar com o tempo disponível para a negociação pode ser decisivo para
o resultado dessa interação. Falta de tempo para fechar um negócio pode
fazer com que não se tenha reflexão suficiente e tempo hábil para se
ter a melhor posição na negociação. Ela pode ser concluída não porque se
chegou à melhor proposta, mas porque não há mais condições de continuar
a negociação. É importante que o negociador controle o tempo disponível
para negociação e perceba como a outra parte lida com isso. Saiba que é
preciso:
Controle do tempo
Não desviar o foco
Planejar-se e evitar urgências
O poder
Um dos elementos relevantes numa negociação é o poder de decisão. Ele
pode ser explícito, por diferentes cargos e níveis sociais que os
negociadores podem ter, ou ainda implícito, em relações que
aparentemente podem parecer que os negociadores têm as mesmas funções. A
questão é que quem tem poder consegue coagir a outra parte para que a
negociação tenha um desfecho dentro de suas intenções. O negociador deve
então ter a sensibilidade de perceber, racionalmente, quem está com o
poder e quais os mecanismos que estão sendo trabalhados para manutenção
ou troca de poder. A partir daí, recomenda-se as seguintes atividades:
Identificar quem tem o poder
Saber se existe possibilidade de troca de poder
Focar na negociação
Compreender os mecanismos de manutenção e troca de poder
Como não se sentir intimidado perto de pessoas
Primeira mudança: Vista-se bem e preste atenção na sua arrumação. …
Segunda mudança: Faça algo que te interessa. …
Terceira mudança: Inspire-se naqueles que te intimidam. …
Quarta mudança: Dê pequenos passos para melhorar a si mesmo. …
Quinta mudança: …
Eu acredito em você!
Considera-se a extroversão como uma característica
fundamental para ser um bom vendedor. É verdade que os extrovertidos
respondem melhor quando são pressionados, são mais rápidos ao realizar
diversas tarefas porque trocam a precisão pela velocidade ao apresentar
soluções. Sua capacidade de criar conexão e não se intimidar pelo
ambiente facilita a abordagem de vendas e dá abertura para uma conversa
entusiasmada. Entretanto, muitas vezes o extrovertido perde o foco por
deixar-se influenciar por algum acontecimento ou comentário não
relacionado à venda.
Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?
Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)
Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra
fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local,
pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas
na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer
“milão” é “caro demais”.
Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios
na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A
lógica deveria ser justamente a inversa.
Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.
O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam
conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR
DIA!).
Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.
Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?
Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?
Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?
Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?
Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…
Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Absolutamente nenhuma além da internet.
E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?
Marketing Digital é barato, mas não é de graça.
Vamos fazer uma conta de padaria:
Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?
Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.
Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.
Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando
metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada
carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.
Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.
Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta
pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno
de R$ 5,51.
Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.
Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…
E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.
Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco
explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números
disparados na frente do marketing tradicional.
Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.
Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você
deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para
o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?
Deixo a reflexão.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para
divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais
veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das
empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros
meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio
funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa
ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda
existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou
produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio
funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas
vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender
que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará
entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim,
concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que
costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no
rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de
fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles
também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o
ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo
quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao
usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade
para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de
marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por
mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e
a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos
smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia
digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é
claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco
dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é
mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda
mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar
uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em
uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança,
voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo
o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é
colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e
de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o
material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é
possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver
se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio
publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não
permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio
digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que
ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a
empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o
seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela
esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma
permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão
interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não
estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar
potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos:
computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com
publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as
marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes
segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de
público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos
consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro
contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes
queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência
pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente.
Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas
compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos
diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa
abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das
pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua
presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as
chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma,
proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce,
os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles
funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os
consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo
ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas
encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus
produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa
que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em
2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que
são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e
escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é
possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua
marca.
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em
torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o
consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita
que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu
consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e
reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende
as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A
ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio,
também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para
ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem
a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar
empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de
escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Benefício para “carro popular” reduzirá valor de veículos em até
10,96%, diz governo.| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo
O
programa de incentivo fiscal para baratear carros novos é uma receita
velha que deve ter efeito discreto sobre os indicadores de inflação, ao
custo de uma renúncia tributária bilionária e com baixo impacto
econômico e social, avaliam economistas. A iniciativa, anunciada pelo
governo no último dia 25, perpetua um regime que privilegia o setor
automotivo no país e dificulta o cumprimento das metas estabelecidas
pela equipe econômica no desenho do novo arcabouço fiscal.
A medida consiste em cortes de IPI, PIS e Cofins para modelos de até
R$ 120 mil que atendam a critérios de eficiência energética e de
conteúdo local. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), com o benefício concedido a
montadoras, o valor de um veículo zero quilômetro pode cair de 1,5% a
até 10,96%. As regras para acesso ao desconto, no entanto, ainda
dependem de parecer do Ministério da Fazenda, que deve defini-las nos
próximos dias.
“A gente mais uma vez está apostando em saídas antigas, que já deram
errado. A medida vai frontalmente na direção oposta à agenda que o
[ministro da Fazenda, Fernando] Haddad está tentando perseguir, que é de
reversão de renúncia fiscal, e de que o arcabouço fiscal depende”, diz
Gabriel Leal de Barros, sócio e economista-chefe da Ryo Asset e
ex-diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI).
A intenção de Haddad é cortar aproximadamente R$ 150 bilhões de
regimes especiais por ano, segundo já declarou mais de uma vez. Enquanto
projeta R$ 136,2 bilhões de resultado primário negativo neste ano, o
governo estabeleceu como meta zerar o déficit já a partir de 2024.
Barros lembra que boa parte do atual gasto tributário, que
corresponde hoje a 4% do PIB, é considerada praticamente “irrevogável”,
em razão do custo político, como o referente às empresas instaladas na
Zona Franca de Manaus, ao Simples Nacional e a entidades sem fins
lucrativos que atuam nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência
social.
“Conforme a gente vai retirando desse bolo de renúncias o que tem
mais dificuldade política de ser revertido na reforma tributária, sobra
um espaço muito pequeno para que o Haddad consiga ser bem-sucedido na
agenda de aumentar a arrecadação acabando com benefícios fiscais”, diz.
Segundo o governo, 33 modelos de 11 marcas serão beneficiados com a
nova rodada de benefícios à indústria automotiva. “A proposta de
estímulo é transitória e anticíclica, para este momento em que a
indústria está com muita ociosidade”, disse Alckmin ao tornar pública a
proposta para o setor.
“Apesar da redução de impostos ter sido bem recebida pelos líderes da
indústria, faltam mais informações a respeito do plano”, comenta Pedro
Canto, analista da CM Capital. “Não foram informados o montante total a
que o governo iria renunciar, o tempo de validade e tampouco se haverá
compensação e de que forma a perda desta receita iria impactar um
momento difícil de déficit nas contas públicas”, acrescenta.
Em entrevista à GloboNews, Haddad disse que o programa deve durar de
três a quatro meses e que o custo não chegará a R$ 2 bilhões. “O
problema é que a gente não consegue acreditar que vai durar só isso. Já
vimos várias vezes benefícios temporários sendo prorrogados aqui no
Brasil. Nada impede que a mesma coisa aconteça”, diz o economista-chefe
da Ryo Asset.
Ele ressalta ainda que a medida não está focada em pessoas
socialmente mais vulneráveis. “A gente sabe que essa renúncia é para a
classe média. O governo está de olho na popularidade”, avalia.
Ainda à GloboNews, Haddad argumentou que o governo busca atender
todas as classes sociais, e não apenas sua base eleitoral tradicional.
Do ponto de vista macroeconômico, o novo benefício deve ter efeito
marginal sobre a inflação, uma vez que carros novos e usados têm peso de
5% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Uma redução no valor
dos veículos zero deve pressionar para baixo também a referência de
negociação no mercado de seminovos.
Do ponto de vista da atividade econômica, o efeito não deve ser
perceptível, segundo Barros. “Não acho que vá ser suficiente para
estimular a concessão de financiamento, até porque os juros estão altos,
as famílias estão muito endividadas e o comprometimento de renda também
está muito elevado”, diz o economista. “O espaço é muito curto para que
essa medida seja um gatilho para um crescimento muito forte tanto do
emprego quanto do PIB.”
Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, o pacote do governo teria o
potencial de gerar um aumento de vendas da ordem de 200 mil a 300 mil
unidades neste ano.
Estímulo a conteúdo nacional prejudica produtividade e produto final, diz analista O
estímulo à densidade industrial local, por meio da concessão de
benefícios maiores a modelos com maior porcentual de peças nacionais,
também não é consenso entre analistas. “Medidas de proteção da indústria
local por meio de barreiras não tarifárias – como regras de conteúdo
local – tendem a prejudicar a produtividade da indústria e o produto
final para o consumidor, no longo prazo”, ressalta Júlia Aquino,
analista da Rico Investimentos.
Embora tenha incluído a eficiência energética como um dos critérios
para enquadramento no regime especial, o governo ainda acaba por
incentivar a produção de veículos movidos a combustão, contrariando a
tendência de transição energética para fontes mais limpas adotada no
contexto internacional.
Também em razão dos subsídios concedidos historicamente ao setor – o
governo já abre mão de cerca de R$ 10 bilhões anuais de impostos da
indústria automotiva –, o Brasil não têm uma plataforma de produção de
veículos para exportação. “A produção é basicamente focada no mercado
local, e isso explica também porque os carros são caros aqui”, explica
Barros.
Um dos argumentos utilizados pelo governo para conceder a renúncia
foi o de que as montadoras estão operando abaixo de sua capacidade
instalada. “O setor automotivo no Brasil tem uma capacidade instalada de
4,5 milhões de automóveis, e 84% da produção depende do mercado
interno. A utilização dessa capacidade está muito baixa, e cerca de 13
fábricas anunciaram paralisações”, justificou Uallace Moreira Lima,
secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços
do MDIC.
“Mas parte relevante desse excesso de capacidade instalada foi
produzido pelo próprio Lula e por Dilma quando [seus governos] deram
enormes incentivos fiscais a partir da crise de 2008 e 2009”, diz o
economista-chefe da Ryo Asset.
Contra Corrupção “Eu vou lutar até o fim”, diz Dallagnol durante ato contra decisão do TSE em Curitiba Por Gazeta do Povo com informações de Gabriele Bonat Curitiba
Deputado Deltan Dallagnol durante ato no centro de Curitiba| Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo
O
deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou neste domingo
(4), durante ato em Curitiba, que vai “lutar até o fim” para reverter a
decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou o
registro de sua candidatura. Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva, o ex-procurador da Lava Jato afirmou que “não quer viver em um
país que tem um corrupto na Presidência”.
“Eu não quero viver num país que tem um corrupto na presidência e que
quem combate a corrupção corre risco de ir para a cadeia. Eu não quero
viver num país em que um amigo do presidente é colocado no Supremo
Tribunal Federal. Não por suas qualidades, mas por fidelidade”, disse
Deltan em referência a indicação de Cristiano Zanin para o STF, advogado
que atuou nos processo de Lula na Lava Jato.
Ainda de acordo com Deltan Dallagnol, o ato desta tarde em Curitiba
“encheu seu coração de esperança” para ele lutar para manter o seu
mandato na Câmara dos Deputados. “Eu vou lutar até o fim por esses
344.917 votos que vocês me deram para ser a voz de vocês. Me aperta o
coração o fato de tanta gente boa, tanta gente honesta, tanta gente
competente está ficando órfã de representatividade no Congresso
Nacional”, completou Dallangol.
“Eu quero dizer para vocês que eles podem ganhar ou a gente pode
ganhar. Eu não sei o que você vai fazer, mas eu vou dizer o que eu vou
fazer: eu vou lutar eu vou lutar até o fim. Várias pessoas ao longo da
Lava Jato me pediram: ‘não desista nós precisamos de pessoas como você’.
Agora sou eu que quero pedir para vocês: não desistam!”, disse.
Em declaração à Gazeta do Povo pediu para que o seus apoiadores
busquem a Mesa Diretora da Câmara para que a decisão do TSE seja revista
pelos deputados. Apesar da decisão da Corte, cabe à Mesa dar a última
palavra sobre o mandato de Dallagnol.
Na semana passada, o ex-procurador da Lava Jato entregou sua defesa à
Corregedoria da Casa, junto com a assinatura de apoio de 116 deputados
federais. Caberá à corregedoria elaborar um parecer a ser votado pela
Mesa Diretora.
“Agora a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda pode se erguer
como heroína da democracia e pode corrigir essa injustiça. Eu só posso
pedir uma coisa agora para as pessoas. Falem com a Mesa Diretora. Mandem
mensagens educadamente e defendam esses votos, defendam a democracia e
defendam soberania popular. Nós não vamos desistir dos nossos votos e da
nossa democracia”, disse o deputado.
Apoiadores de Dallagnol se reuniram no centro de Curitiba
A concentração dos apoiadores de Deltan Dallangol ocorreu na Boca
Maldita, no centro de Curitiba. Os manifestantes foram às ruas
reivindicando contra a corrupção e cassação do mandato do parlamentar.
“Eu quero dizer para vocês que eu ouvi essa palavra impossível várias
vezes na minha vida. Disseram que era impossível colocar bandidos na
cadeia, e nós juntos colocamos. Disseram que era impossível recuperar
dinheiro desviado do Brasil, e nós recolhemos mais de R$ 15 milhões.
Disseram que era impossível responsabilizar os maiores corruptos do
nosso país, e nós acusamos mais de 500 condenamos mais de 670 e mais de
100 foram presos. Disseram que era impossível fazer o povo se interessar
por política e nós vemos hoje aqui uma multidão”, disse Dallangol aos
seus apoiadores.
Além de milhares de curitibanos, deputados, senador e vereadores e também marcam presença no ato que teve início às 15h.
Toffoli será o relator do pedido de Deltan Dallagnol no STF
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o
relator do pedido da defesa do deputado Deltan Dallagnol para suspender
os efeitos da impugnação do registro de candidatura. Além da Mesa
Diretora da Câmara, o parlamentar recorreu ao STF contra a decisão do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A escolha do relator foi feita por meio de sorteio. Não participaram
os ministros que integram o TSE: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e
Kassio Nunes Marques.
A defesa afirmou que o parlamentar é “personagem atualmente polêmico
do cenário político brasileiro”, pois colecionou uma série de
“inimizades” ao longo de sua atuação como procurador da Lava Jato. Além
disso, os advogados alegam que o TSE contrariou “preceitos
constitucionais fundamentais”.
A Justiça Eleitoral anulou o registro de candidatura de Deltan e, em
consequência disso, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados. O
ex-procurador da Lava Jato, no entanto, não foi considerado inelegível
para eleições posteriores. Na prática, o objetivo da defesa é que o STF
assegure que ele permaneça no cargo até que a disputa jurídica na
Justiça Eleitoral tenha uma decisão definitiva.
Contra Corrupção “Eu vou lutar até o fim”, diz Dallagnol durante ato contra decisão do TSE em Curitiba Por Gazeta do Povo com informações de Gabriele Bonat Curitiba
Deputado Deltan Dallagnol durante ato no centro de Curitiba| Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo
O
deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou neste domingo
(4), durante ato em Curitiba, que vai “lutar até o fim” para reverter a
decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou o
registro de sua candidatura. Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva, o ex-procurador da Lava Jato afirmou que “não quer viver em um
país que tem um corrupto na Presidência”.
“Eu não quero viver num país que tem um corrupto na presidência e que
quem combate a corrupção corre risco de ir para a cadeia. Eu não quero
viver num país em que um amigo do presidente é colocado no Supremo
Tribunal Federal. Não por suas qualidades, mas por fidelidade”, disse
Deltan em referência a indicação de Cristiano Zanin para o STF, advogado
que atuou nos processo de Lula na Lava Jato.
Ainda de acordo com Deltan Dallagnol, o ato desta tarde em Curitiba
“encheu seu coração de esperança” para ele lutar para manter o seu
mandato na Câmara dos Deputados. “Eu vou lutar até o fim por esses
344.917 votos que vocês me deram para ser a voz de vocês. Me aperta o
coração o fato de tanta gente boa, tanta gente honesta, tanta gente
competente está ficando órfã de representatividade no Congresso
Nacional”, completou Dallangol.
“Eu quero dizer para vocês que eles podem ganhar ou a gente pode
ganhar. Eu não sei o que você vai fazer, mas eu vou dizer o que eu vou
fazer: eu vou lutar eu vou lutar até o fim. Várias pessoas ao longo da
Lava Jato me pediram: ‘não desista nós precisamos de pessoas como você’.
Agora sou eu que quero pedir para vocês: não desistam!”, disse.
Em declaração à Gazeta do Povo pediu para que o seus apoiadores
busquem a Mesa Diretora da Câmara para que a decisão do TSE seja revista
pelos deputados. Apesar da decisão da Corte, cabe à Mesa dar a última
palavra sobre o mandato de Dallagnol.
Na semana passada, o ex-procurador da Lava Jato entregou sua defesa à
Corregedoria da Casa, junto com a assinatura de apoio de 116 deputados
federais. Caberá à corregedoria elaborar um parecer a ser votado pela
Mesa Diretora.
“Agora a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda pode se erguer
como heroína da democracia e pode corrigir essa injustiça. Eu só posso
pedir uma coisa agora para as pessoas. Falem com a Mesa Diretora. Mandem
mensagens educadamente e defendam esses votos, defendam a democracia e
defendam soberania popular. Nós não vamos desistir dos nossos votos e da
nossa democracia”, disse o deputado.
Apoiadores de Dallagnol se reuniram no centro de Curitiba
A concentração dos apoiadores de Deltan Dallangol ocorreu na Boca
Maldita, no centro de Curitiba. Os manifestantes foram às ruas
reivindicando contra a corrupção e cassação do mandato do parlamentar.
“Eu quero dizer para vocês que eu ouvi essa palavra impossível várias
vezes na minha vida. Disseram que era impossível colocar bandidos na
cadeia, e nós juntos colocamos. Disseram que era impossível recuperar
dinheiro desviado do Brasil, e nós recolhemos mais de R$ 15 milhões.
Disseram que era impossível responsabilizar os maiores corruptos do
nosso país, e nós acusamos mais de 500 condenamos mais de 670 e mais de
100 foram presos. Disseram que era impossível fazer o povo se interessar
por política e nós vemos hoje aqui uma multidão”, disse Dallangol aos
seus apoiadores.
Além de milhares de curitibanos, deputados, senador e vereadores e também marcam presença no ato que teve início às 15h.
Toffoli será o relator do pedido de Deltan Dallagnol no STF
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o
relator do pedido da defesa do deputado Deltan Dallagnol para suspender
os efeitos da impugnação do registro de candidatura. Além da Mesa
Diretora da Câmara, o parlamentar recorreu ao STF contra a decisão do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A escolha do relator foi feita por meio de sorteio. Não participaram
os ministros que integram o TSE: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e
Kassio Nunes Marques.
A defesa afirmou que o parlamentar é “personagem atualmente polêmico
do cenário político brasileiro”, pois colecionou uma série de
“inimizades” ao longo de sua atuação como procurador da Lava Jato. Além
disso, os advogados alegam que o TSE contrariou “preceitos
constitucionais fundamentais”.
A Justiça Eleitoral anulou o registro de candidatura de Deltan e, em
consequência disso, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados. O
ex-procurador da Lava Jato, no entanto, não foi considerado inelegível
para eleições posteriores. Na prática, o objetivo da defesa é que o STF
assegure que ele permaneça no cargo até que a disputa jurídica na
Justiça Eleitoral tenha uma decisão definitiva.
Adido militar recebe indenizações acima de R$ 300 mil, com despesas sob sigilo
Por Lúcio Vaz – Gazeta do Povo
Adidos militares contam com fartos salários no exterior| Foto: Edvaldo Belitardo
O
capitão de mar e guerra Márcio Soares Pereira recebeu em janeiro, como
adido militar no exterior, R$ 204 mil de verbas indenizatórias e R$ 114
mil de “outras remunerações eventuais”. Incluindo o salário básico,
levou um total de R$ 375 mil. Em abril, o suboficial da Aeronáutica
Dener Vidal, auxiliar de adido militar nos Emirados Árabes Unidos,
recebeu indenizações no valor de R$ 356 mil. São relativos ao pagamento
antecipado de auxílio-moradia no exterior . Os valores pagos aos adidos
são divulgados, mas os comandos militares mantêm em sigilo o
detalhamento das despesas cobertas.
Houve um aumento nos valores de indenizações em fevereiro por causa
do encerramento de missões de adidos militares. Naquele mês, as verbas
indenizatórias somaram R$ 25 milhões. No mês de abril, ficaram em R$ 17
milhões, segundo dados do Portal da Transparência da Presidência da
República. Os Comandos Militares informam os valores totais das
indenizações pagas a cada militar, mas não fazem o detalhamento dos
gastos com representação no exterior, aluguel de imóvel, despesas de
viagem e mudança e auxílio-familiar. Não informam nem o país onde os
militares cumprem missão.
O capitão de fragata Rafael Moutinho recebeu em fevereiro R$ 42 mil
de remuneração básica, R$ 85 mil de remunerações eventuais e R$ 113 mil
de indenizações, num total de R$ 235 mil. O capitão de corveta Newton
Ferro recebeu R$ 48 mil de remuneração básica, mais R$ 25 mil de
remunerações eventuais” e R$ 126 mil de verbas indenizatórias – o
equivalente a R$ 196 mil. Não apenas os oficiais recebem valores
elevados. O suboficial da Marinha Washington Oliveira, que foi auxiliar
de adido em Moscou, teve remuneração básica de R$ 32 mil em fevereiro.
Ele contou com mais R$ 62 mil de remunerações eventuais e R$ 90 mil de
indenizações, totalizando R$ 190 mil.
Na Aeronáutica, coronel Marcelo Ribeiro teve remuneração básica de R$
49 mil. Recebeu mais R$ 137 mil de verbas indenizatórias. No total,
foram R$ 185 mil. O coronel Alexandre Leal teve remuneração básica de R$
43 mil e R$ 126 mil de verbas indenizatórias – totalizando R$ 175 mil. O
major Daniel Figueiredo recebeu um total de R$ 166 mil, incluindo R$
123 mil de indenizações. Os pagamentos no exterior são feitos em
dólares. O blog fez a conversão para reais.
VEJA TAMBÉM: Lula gasta R$ 6 milhões com viagens a nove países e perde o controle do Congresso
Quais indenizações recebem os adidos Os militares em missão
permanente no exterior, em aditâncias ou em outras missões, contam com
as seguintes indenizações: Indenização de Representação no Exterior
(IREX), auxílio-familiar, ajuda de custo, diárias no Exterior,
auxílio-funeral e auxílio-moradia. Ajuda de custo é paga antecipadamente
ao servidor para custeio das despesas de viagem, mudança e da nova
instalação. Tem o valor de 2 duas retribuições básicas e dois o
auxílios-familiar, acrescido o total de uma IREX.
O auxílio-familiar cobre as despesas de educação e assistência aos
dependentes do servidor no exterior. É calculado em função da IREX
recebida pelo servidor, na proporção 10% desse valor para a esposa; 5%
para filho menor de 21 anos ou estudante menor de 24 anos que não receba
remuneração, filha solteira e mãe viúva que não recebam remuneração.
A IREX é destinada a compensar “as despesas inerentes a missão de
forma compatível com suas responsabilidades e encargos”, diz a Lei nº
5.809/1972. O valor depende de questões com a representatividade e a
natureza da missão, a hierarquia funcional ou militar e o custo de vida
local.
VEJA TAMBÉM: Câmara dos Deputados paga o teto salarial ou até um pouco mais para 1,5 mil servidores
Verbas previstas na lei, afirmam militares O blog enviou às
Forças Armadas a relação das maiores remunerações pagas a adidos e
solicitou esclarecimentos sobre os elevados valores pagos. A Marinha
respondeu que as remunerações de adidos militares estão previstas na Lei
nº 5.809/1972, que dispõe sobre a retribuição e direitos do Pessoal
Civil e Militar em Serviço da União no Exterior.
Acrescentou que as “remunerações eventuais” são valores proporcionais
referentes às rubricas de retribuição básica, gratificação por tempo de
serviço e auxílio moradia no exterior. As descritas como “verbas
indenizatórias” são valores referentes à IREX, ajuda de custo e auxílio
familiar.
Afirmou ainda que o valor referente à IREX é o produto entre o Índice
de Representação e o Fator de Conversão referentes à missão exercida,
independente da “remuneração básica”. “Por fim, a Marinha reforça o seu
compromisso com a transparência, a legalidade, a ética e a probidade na
condução de suas atividades”, diz a nota do Comando da Marinha.
O blog perguntou ao Comando da Aeronáutica por que as indenizações do
suboficial Dener Vidal tiveram valor tão elevado. A base de dados do
Portal da Transparência não detalha essas despesas. A Aeronáutica
respondeu que, além das usuais receitas e despesas previstas na Lei nº
5.809/72, no contracheque, constam valores decorrentes de ressarcimento
de auxílio-moradia no exterior, concedido na forma de ressarcimento por
despesa comprovada pelo militar. “Entretanto, em virtude de exigência da
legislação dos Emirados Árabes Unidos, os contratos de aluguel são
firmados pelo período mínimo de um ano e os locatários exigem o
pagamento integral e antecipado dos aluguéis referentes a este período”,
diz a nota do comando.
A Aeronáutica acrescentou que adota as normas estabelecidas na Lei de
Retribuição no Exterior (nº 5.809/1972). “No caso dos militares que
foram citados na solicitação em comento, todos já haviam regressado ao
Brasil e receberam valores referentes ao somatório das indenizações por
término de missão”.
A Força Aérea afirmou ainda que adota as normas estabelecidas na Lei
de Retribuição no Exterior (nº 5.809/1972). “No caso dos militares que
foram citados na solicitação em comento, todos já haviam regressado ao
Brasil e receberam valores referentes ao somatório das indenizações por
término de missão”.
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o ex-presidente Bolsonaro| Foto: Isac Nobrega/ Palácio do Planalto
A
eleição municipal já está mexendo com os partidos. O ex-presidente Jair
Bolsonaro (PL) almoçou na sexta-feira (2), na companhia do governador
Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o prefeito de São Paulo, Ricardo
Nunes. E ele declarou que Ricardo Nunes é a melhor solução para
prefeitura de São Paulo no ano que vem. Ou seja, apoiando a reeleição de
Ricardo Nunes, que é do MDB.
Claro que isso desgostou o deputado Ricardo Sales (PL-SP), que foi
ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro e que é um ativista político e
bota a boca no mundo. Nas redes sociais ele já disse que “quem anda com
porcos farelo come”. Então, está praticamente rompendo.
Agora eu fico pensando que Bolsonaro, com isso, pode estar se
aproximando e atraindo MDB, que é uma grande força de articulação
política, principalmente, em termos municipais. E em segundo lugar, está
sendo realista, porque o outro o candidato adversário é [Guilherme]
Boulos (PSol) e na capital a esquerda é forte. Ou seja, precisa de um
candidato com uma veia mais populista.
Talvez seja esse o desejo. E, ao mesmo tempo, é o desejo do
presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que também está dando força
para o prefeito de São Paulo.
Senador quer mudar relatora da CPMI do 08 de janeiro Neste
domingo (4), antes da missa, um depoimento de uma senhora que estava lá,
na frente do Supremo. Uma senhora que eu digo, uma senhora de mais de
70 anos. Eu a admirava pelo seu restaurante em Brasília. Ela me disse
que estava lá [nas manifestações do 08 de janeiro] e que viu as pessoas
saindo do Supremo e se vangloriando que já tinham quebrado as coisas. Um
veio com a capa do [ministro Alexandre de] Moraes, o outro veio com
outra coisa e não eram as pessoas que ela via no acampamento [do QG do
Exército]. Eram caras novas e caras esquisitas.
Acho que essas coisas têm que ser apuradas. Agora vai ser difícil
apurar, se a relatora [da CPMI] já expressou a sua conclusão. Disse que
foi uma tentativa de golpe, que foi um atentado e que ela nunca viu isso
nem no governo militar. Não sei se ela tem idade para ter visto alguma
coisa no governo militar. A senadora Eliziane [Gama].
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) está pedindo que troquem a
relatora, porque ela já expressou a vontade dela. Ela é claramente
aliada do seu coestaduano maranhense, que é o senador e ministro da
Justiça, Flávio Dino. Não sei se vai conseguir, mas ele anuncia, o
senador Marcos do Val, que no âmbito da CPI mista vai fazer esse pedido.
Governo Lula não tem base no Congresso e dificilmente terá Eu
queria fazer um levantamento do que foi a votação da Medida Provisória
dos Ministérios. O governo desesperado quase perdeu. Quase ficou sem 17
Ministérios e teve que largar R$ 1 bilhão e 700 milhões em emendas para
deputados para conseguir 337 votos. Foi um desespero e o governo teve
que abrir mão de tudo aquilo que se alterou na medida provisória.
E teve até MPS de que sequer foram votadas e, portanto, não fizeram
as mudanças que o governo queria. Por exemplo, a medida provisória que
trazia o Coaf de volta para o ministério da Fazenda caducou. Ou seja,
Coaf continua no Banco Central.
A medida provisória que extinguia Funasa caducou também e ninguém
votou nela. Então não se extinguiu a Funasa e o governo está correndo
atrás para reconstruir aquilo que foi desmontado nesses meses de
administração do Lula. A Funasa foi enterrada, foi uma medida
provisória, mas ressuscitou e isso é um problema sério.
Isso sem falar daquilo que foi retirado e passaram para a medida
provisória principal. Retiraram de Marina Silva, do ministério do Meio
Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Agência Nacional de Águas
(ANA), e retiraram do ministério dos Povos Indígenas, da Sônia
Guajajara, a possibilidade de fazer demarcação de terra. Isso é o que a
oposição mudou nos desejos do governo e o governo não tem maioria no
Congresso e dificilmente vai ter.
Lula crê que corrupção e abusos de poder podem ser esquecidos se houver ‘narrativa melhor’
Por Felipe Moura Brasil – Jornal Estadão
“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa
para destruir o meu potencial inimigo.” A frase dita por Lula ao lado de
Nicolás Maduro, durante visita do ditador venezuelano ao Brasil, é uma
confissão do método usado e recomendado pelo presidente.
Ela passou quase despercebida, porque as reações nacionais e
internacionais focaram na aplicação dele ao caso do sucessor de Hugo
Chávez:
“Companheiro Maduro, você sabe a narrativa que se construiu contra a
Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo. Acho que cabe à
Venezuela mostrar a sua narrativa, para fazer as pessoas mudarem de
opinião… É preciso que você construa a sua narrativa. E eu acho que, por
tudo que nós conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor
do que a narrativa que eles têm contado contra você… Nossos adversários
vão ter que pedir desculpa pelo estrago que eles fizeram na Venezuela.”
Lula
cumprimenta Nicolás Maduro, recebido no Palácio do Itamaraty, em 29 de
maio: ‘Nossos adversários vão ter que pedir desculpa.’ Foto: Andre
Borges/EFE Foto: Andre Borges/EFE
Lula, porém, já havia aplicado o mesmo método ao caso de José Dirceu.
O presidente declarou, em fevereiro, que o mensaleiro petista também
condenado pelo petrolão “não tem que andar escondido, tem que colocar a
cara para fora e brigar”.
“Você tem que brigar para construir uma outra narrativa na sociedade brasileira.”
Dirceu está condenado em três instâncias por corrupção, com pena
fixada pelo Superior Tribunal de Justiça em 4 anos e 7 meses em regime
semiaberto. Ele recebeu suborno de R$ 2 milhões em caso envolvendo
compra de tubos da Petrobras, segundo a acusação.
Já as agências de inteligência militares e civis do estado
venezuelano implementam um “plano orquestrado nos mais altos níveis do
governo para reprimir a dissidência através de crimes contra a
humanidade”, segundo uma missão estabelecida pela ONU. Lula ainda tentou
se explicar sobre o afago na ditadura que ajudou a sustentar com
dinheiro dos brasileiros, via BNDES e Odebrecht:
“Desde que o Chávez tomou posse, foi-se construindo uma narrativa… Em
que você determina que o cara é um demônio. A partir daí, você começa a
jogar todo mundo contra ele. Foi assim que aconteceu com Chávez, foi
assim que aconteceu comigo.”
Quando Lula se coloca junto a ditadores como vítima de narrativas
falsas, ele só reforça a certeza sobre a falsidade de suas próprias
narrativas, usadas para destruir seus inimigos. Lula crê que corrupção e
abusos de poder – do passado, presente ou futuro – podem ser
esquecidos, se houver narrativa “infinitamente melhor”. Para legitimar
as dele, indicou seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal.
Apesar de todos os interesses e
dificuldades, clima no Congresso é favorável à aprovação da proposta
pela primeira vez em anos. Governo não pode deixar esta rara
oportunidade passar
Por Notas & Informações – Jornal Estadão
Com a aprovação do arcabouço fiscal, a Câmara deve finalmente dar
andamento à reforma tributária, assunto que é debatido há anos na Casa. O
relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), pretende apresentar um relatório
com as diretrizes da proposta nos próximos dias, mas o substitutivo que
irá a votação só será divulgado depois disso. A ideia é submeter o texto
ao plenário antes do recesso parlamentar, um cronograma que parece
muito otimista diante dos numerosos interesses que um texto digno de ser
chamado de reforma deva endereçar.
O coordenador do grupo de trabalho que discute o tema, Reginaldo
Lopes (PT-MG), já adiantou que os setores de saúde, educação e
transporte coletivo poderão contar com uma alíquota reduzida no Imposto
sobre Valor Agregado (IVA), que deve substituir vários tributos que hoje
incidem sobre o consumo. Aventa-se a possibilidade de privilegiar,
também, produtos do agronegócio.
Considerando que nem Ribeiro nem Lopes são deputados inexperientes, é
de perguntar o que pretendem com as sinalizações que têm dado sobre os
rumos da reforma tributária. A divulgação de um parecer com diretrizes
gerais, antes do texto que será votado em plenário, soa como
diversionismo para não enfrentar de uma vez os conhecidos dissensos da
reforma. Já a admissão de que alguns setores terão alíquotas
diferenciadas abre a porteira para que todos defendam privilégios para
si mesmos.
Reportagens do Estadão têm mostrado a batalha que
ocorre nos bastidores da atuação do grupo de trabalho. Empresários de
segmentos com direito à desoneração da folha de pagamento querem que a
manutenção do benefício seja incluída na proposta – embora esta etapa da
reforma nem sequer trate de encargos sobre salários dos funcionários.
No lugar da devolução de impostos pagos pela parcela mais vulnerável da
população, representantes de supermercados pleiteiam a manutenção da
isenção generalizada dos itens da cesta básica, uma política pública
cara, sem foco e que atinge até as camadas mais abastadas da sociedade.
Governadores e prefeitos, por sua vez, defendem o IVA Dual, ou seja,
um que unifique os tributos da União, como PIS, IPI e Cofins, e outro
que una os impostos estaduais e municipais, como ICMS e ISS. “O que será
realmente a autonomia de um governador? Qual é a função de uma
Assembleia Legislativa? Em nome de uma reforma tributária, você não pode
matar a Federação, concentrar todos os poderes nas mãos de um comitê”,
criticou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Todas estas demandas são legítimas e não são nenhuma novidade. Nos
últimos anos, os debates no Congresso provaram só haver consenso sobre a
necessidade de uma reforma para substituir um sistema que se tornou
completamente disfuncional ao longo dos anos. Cada setor, no entanto,
quer ter direito a um tratamento especial, justamente a origem do que
levou ao manicômio tributário atualmente em vigor. Subsídios, regimes
diferenciados e guerras fiscais evidenciam essa prática que, de exceção
em exceção, dinamitou as bases do sistema como um todo.
Apesar das dificuldades, há um clima favorável à aprovação de uma
reforma tributária ampla como há muito não havia. Diferentemente da
proposta de fatiamento defendida pelo então ministro da Economia, Paulo
Guedes, durante a administração de Jair Bolsonaro, sabiamente, ao menos
neste tema, o governo Lula decidiu não bater de frente com o Congresso. A
reforma conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),
e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O ministro da Fazenda, Fernando
Haddad, teve reconhecido seu papel como interlocutor e articulador nas
pautas econômicas de interesse do Executivo.
São os detalhes e as exceções, porém, que podem fazer o texto
naufragar, e é preciso enfrentá-los com pulso firme. A tramitação do
texto será um novo teste à liderança de Haddad, que, em sintonia com o
relator do parecer e as lideranças do Congresso, terá o desafio de
arregimentar o maior apoio político possível sem deturpar os princípios
da proposta. É obrigação do governo não deixar esta rara oportunidade
passar.
Os sites que são máquinas de vendas são aqueles projetados com o
objetivo específico de gerar conversões e vendas para a empresa. Eles
são criados com foco na experiência do usuário e são estruturados para
incentivar os visitantes a tomar medidas que os levem a se tornarem
clientes pagantes.
Algumas das características de um site que é uma máquina de vendas incluem:
Design otimizado para conversão: o site é criado com
um design visualmente atraente e funcional, que leva o visitante a
realizar a ação desejada, seja ela uma compra, inscrição em um serviço,
etc.
Conteúdo claro e persuasivo: o site apresenta
informações sobre os produtos ou serviços de forma clara, objetiva e
convincente, destacando seus benefícios e diferencial em relação aos
concorrentes.
Calls-to-action (CTAs) bem definidos: o site
apresenta CTAs claros, chamativos e bem posicionados, que incentivam o
visitante a realizar a ação desejada, seja ela comprar um produto, se
inscrever em um serviço, etc.
Experiência do usuário: o site é projetado para
proporcionar uma experiência positiva ao visitante, com navegação fácil,
carregamento rápido e boa usabilidade.
Por outro lado, os sites que são apenas enfeites não são criados com a
intenção de gerar conversões ou vendas, mas sim como uma forma de
apresentação da empresa ou marca na internet. Eles podem ter um design
atraente, mas não são estruturados para incentivar o visitante a tomar
uma ação específica.
Algumas das características de um site que é apenas um enfeite incluem:
Design focado na aparência: o site é projetado com
foco no visual, muitas vezes com elementos visuais excessivos, sem
considerar a eficácia da conversão ou venda.
Conteúdo informativo, mas não persuasivo: o site
fornece informações sobre a empresa ou marca, mas não apresenta conteúdo
que destaque as vantagens e benefícios dos produtos ou serviços.
CTAs limitados: o site não apresenta CTAs claros e bem posicionados, ou mesmo não apresenta nenhuma CTA.
Experiência do usuário secundária: a aparência do
site é mais importante do que a usabilidade e a experiência do usuário. O
carregamento pode ser lento e a navegação pode ser difícil.
Em resumo, a principal diferença entre um site que é uma máquina de
vendas e um site que é apenas um enfeite é a intenção do projeto. O
primeiro é criado com o objetivo de gerar conversões e vendas, enquanto o
segundo é criado como uma forma de apresentação da empresa ou marca na
internet.
Explique como deve ser um site otimizado para conversão?
Moysés Peruhype Carlech e ChatGPT
Um site otimizado para conversão é aquele que é projetado e
construído com o objetivo de transformar visitantes em clientes ou
usuários ativos. Existem várias maneiras de otimizar um site para
conversão, e aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar um site
mais eficaz:
Clareza e simplicidade: Seu site deve ter um design
limpo, fácil de navegar e com informações claras. Certifique-se de que
seus visitantes possam encontrar facilmente o que estão procurando e que
saibam como entrar em contato com você.
Call-to-Actions (CTAs): Inclua botões e links de
chamada à ação em locais estratégicos no seu site, como na página
inicial, nas páginas de produtos e serviços e nas páginas de contato.
Certifique-se de que suas CTAs sejam atraentes e claramente indicativas
do que acontecerá quando o usuário clicar nelas.
Testes A/B: Faça testes A/B em diferentes elementos
do seu site, como o título, as imagens e o texto do botão CTA, para
descobrir o que funciona melhor para converter visitantes em clientes.
Experiência do usuário: Certifique-se de que seu
site seja fácil de usar em dispositivos móveis e carregue rapidamente.
Melhore a experiência do usuário, oferecendo um design intuitivo, com
fácil acesso e navegabilidade.
Conteúdo atraente: O seu site deve ter um conteúdo
interessante e relevante para seus visitantes. Crie conteúdo informativo
e atraente para o seu público-alvo e ofereça soluções para seus
problemas e necessidades.
Social proof: Inclua depoimentos de clientes
satisfeitos, estatísticas e prêmios para ajudar a convencer seus
visitantes a se tornarem clientes.
Monitoramento e análise: Use ferramentas de análise
para monitorar o comportamento dos visitantes e identificar áreas que
precisam ser melhoradas. As métricas que podem ser monitoradas incluem
taxas de conversão, tempo médio de permanência no site, taxa de rejeição
e outras métricas de engajamento.
Ao implementar essas estratégias, você poderá criar um site otimizado
para conversão que atraia mais visitantes e aumente suas taxas de
conversão.
A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz
divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a
atenção para as seguintes questões:
• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou
pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.
• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas
para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.
• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.
• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.
• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se
expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação,
vendas, etc.
• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:
a) Digitalização dos Lojistas;
b) Apoio aos lojistas;
c) Captura e gestão de dados;
d) Arquitetura de experiências;
e) Contribuição maior da área Mall e mídia;
f) Evolução do tenant mix;
g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;
h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;
i) Convergência do varejo físico e online;
j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;
k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;
l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;
m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.
Vantagens competitivas da Startup Valeon:
• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar
rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a
Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando
para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.
• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos
contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam
dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses
parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do
Aço para os nossos serviços.
• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois
são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.
• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.
• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do
mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas
desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na
divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso
funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia,
inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande
empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar
tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos
manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em
como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de
divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu
faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao
site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em
buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para
impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as
suas vendas.
Proposta:
Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas
Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de
divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que
os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.
Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada
empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços,
telefone, WhatsApp, etc.
O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja
também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar
ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o
consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita
que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu
consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e
reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende
as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A
ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio,
também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para
ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem
a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar
empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de
escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a
oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de
divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma
Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa
livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua
empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando
para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as
melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o
cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de
compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que
pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa
plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é
muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação
das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site
de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a
comunicação dos clientes com as lojas.
Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim
trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da
compra.
No país, as lojas online, que também contam com lojas
físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com
relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que
compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/) tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 220.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.600.000 de visitantes.
O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de
comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e
ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros
marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e
promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como:
empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de
produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais
do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós
somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos
tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história
ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.