terça-feira, 6 de junho de 2023

MUNDO BIZARRO ONDE TUDO É CONTRÁRIO AO MUNDO REAL DE PONTA-CABEÇA


Liminar de Moraes de Alexandre impede indicação de Zanin ao STF

Por
Paulo Polzonoff Jr. – Gazeta do Povo


Moraes de Alexandre: o ministro constitucionalista e virtuoso do mundo bizarro.| Foto: Montagem

Estou há quase um mês tentando escrever esta história que se passa no mundo bizarro. Aquele onde tudo é mais ou menos o contrário do nosso mundo real. Culpa de um amigo que me deu a ideia. Tremendo presente de grego, hein?! Agora, não se passa um só dia sem que eu me arrependa de ter aceitado a incumbência, com direito a “por que eu não pensei nisso antes?” e tudo.

O problema é que, desde que me pus a imaginar o mundo bizarro (que na verdade é só um Brasil bizarramente normal), não fui além do protagonista, inteligentemente batizado pelo amigo de Moraes de Alexandre. Que é o avesso, por dentro e por fora, do ministríssimo alexandríssimo de moraesíssimo, como se pode ver por suas longas madeixas loiras (foto) e por suas decisões rigorosamente constitucionais. “Juiz tem que ter justo” – essa é a frase pela qual, lá no mundo bizarro, Moraes de Alexandre há de ser lembrado. E admirado!

Mas minha imaginação só foi até aí. Porque para criar um Moraes de Alexandre capaz de, por exemplo, vetar a indicação de Zanin Cristiano ao FTS (o Federal Tribunal Superior), seria preciso bem mais do que lhe dar uma peruca de surfista e mudar a ordem do seu nome. Seria preciso torcer e torcer e torcer a lógica histórica. A tal ponto que a história ficaria incompreensível para o leitor. Afinal, como explicar que no mundo bizarro Lula tenha sido eleito presidente? E pela terceira vez? E ainda mais depois de uma campanha em defesa do voto auditável, encabeçada por ninguém menos do que Luís Roberto Barroso?

Aliás, convém explicar que, na época em que o amigo me deu a ideia, a indicação de Zanin ao STF era uma possibilidade que só os loucos hiperbólicos levavam a sério. Nem os petistas acreditavam que Lula desceria tão baixo. Por isso na história original Moraes de Alexandre nem cogitava dar uma liminar impedindo a palhaçada lulista e as decisões dele tinham a ver com Janones André, Rodrigues Randolfe, Dino Flávio. Esse povo aí. Tinha até uma parte em que multidões, lideradas pela tchurma da MPB, saíam as ruas em defesa da liberdade e da justiça.

Bizarramente normal
E aqui você, que é um leitor atento, percebeu mais uma incongruência da história. Não adianta. Pau que nasce torto, etc. Afinal, se Moraes de Alexandre fosse mesmo bizarramente normal, jamais censuraria quem quer que fosse. Logo, nesse Brasil de ponta-cabeça não haveria motivos nem mesmo para os octogenários da MPB se darem ao trabalho de protestar. (Viu como era difícil?).

O desafio, porém, estava posto e eu não sou desses que desistem diante do primeiro, segundo ou décimo obstáculo. Me sentei para escrever. “Vez uma era…”, comecei, na esperança de que a gracinha não passasse despercebida pelo leitor. Lula virou Lalu. Nas ruas, os carros andavam de ré. A chuva caía para cima. Osasco era ponto turístico. O Coxa era tricampeão da Libertadores. Homens vestiam roupas de mulheres e as mulheres… Se bem que é melhor parar por aqui.

Até que chegou a hora da indicação de Zanin ao FTS. Travei. Porque no mundo bizarro como eu o imagino, Zanin Cristiano é um homem decente. Um advogado das antigas. Que defendeu Lalu não por interesse financeiro, afinidade ideológica ou ambição jurídico-política. Na história, Zanin Cristiano defendeu Lalu porque acreditava que até mesmo o político mais pilantra do mundo tinha direito à defesa. Não é assim no mundo normal?

De acordo com essa sua natureza bizarramente honesta, portanto, ao ser indicado por Lalu à vaga no STF ou FTS (já nem sei mais), o Zanin do mundo invertido se viu obrigado a recusar a questionável honraria – e bota questionável nisso! De modo que não haveria sequer indicação para Moraes de Alexandre vetar.

Diante desse impasse lógico e temendo que o excesso de ironia, referências e firulas tornasse o texto ilegível, sem falar na minha incapacidade de retratar as muitas dificuldades bizarras que enfrentamos à luz de um mundo minimamente normal, desisti. Ou, por outra, escrevi o texto que você lê neste momento. De qualquer forma, saiba que no mundo bizarro aquele milagre que não nos salvará, mas ao menos nos trará algum alívio, acabou de acontecer.

Notas: (1) peço desculpas ao meu amigo de fé e irmão camarada Jones Rossi. Não é a primeira vez que falho ao tentar dar forma a uma ideia dele; (2) queria ter publicado o texto de cabeça para baixo, com o último parágrafo no lugar do primeiro, e assim por diante. Só para constar.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/polzonoff/liminar-de-moraes-de-alexandre-impede-indicacao-de-zanin-ao-stf/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 

SABER NEGOCIAR E PERSUADIR SEU CLIENTE É FUNDAMENTAL PARA TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS

 

Aline W de Paula

Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’? Persuasão é a capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom vendedor precisa dominar.

Saber negociar e persuadir seu cliente é fundamental para ter sucesso em seu empreendimento. E isso nada tem a ver com enganar ou ludibriar, e sim saber colocar todos os pontos para expor da forma mais clara possível os benefícios do seu produto ou serviço, a ponto de convencer o seu cliente que ele precisa do que você está vendendo.

O poder da persuasão também pode trazer benefícios na sua vida como um todo, não somente para vender algo, isso também tem a ver como a forma como você se posiciona. Saber influenciar alguém está relacionado com alguns adjetivos que você precisa carregar consigo. Ser uma pessoa confiante, otimista, positiva, eloquente, crível.

Persuasão e negociação nas vendas

Na área de vendas, essas são competências fundamentais para o resultado de todo e qualquer empreendedor, lucro, resultado positivo, conta no azul. Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’? Persuasão é a capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom vendedor precisa dominar.  Por que usar o poder da persuasão em um processo de venda?

Valor da oferta – o quanto vale a proposta que está sendo feita precisa estar claro para o seu interlocutor, ele precisa entender definitivamente o valor agregado ao produto/ serviço;

Se destacar dos outros – vendedor existem muitos, mas bons são poucos. Se você usar a persuasão em uma negociação, você irá se destacar dos outros;

Fazer o melhor pelo cliente – um bom vendedor não pensa somente na venda daquele momento e sim em conquistar o cliente para sempre. A persuasão bem-feita convence seu cliente que com você, ele fará o melhor negócio.

Sabendo o por que usar a persuasão em uma negociação, é importante também conhecer algumas técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia. É preciso ser recíproco e criar afeição com seu público, agir com compromisso e coerência, demonstrar autoridade no assunto e criar, com isso, credibilidade no que fala. Além disso, aplicar os recursos de escassez – técnica muito usada em vendas, além da prova social, ou seja, expor que outras pessoas que também compraram o que você está vendendo.

A negociação em vendas envolve técnicas que podem ajudar o negociador a se tornar mais persuasivo e também a perceber estratégias que o outro negociador pode estar utilizando nessa relação:

A informação

Obter informação faz com que uma parte da negociação consiga ter argumentos mais persuasivos. Conhecer o ambiente de negócios, o funcionamento do setor, as características do outro negociador e o perfil dos outros concorrentes dá vantagem para o negociador. Discutir sobre algo que não se conhece pode ser problemático porque podem faltar justificativas, contra-argumentos e conhecimento sobre o processo de negociação. Sobre informação, é preciso:

Conhecer o ambiente de negócios

Funcionamento do setor

Características do outro negociador

Concorrentes

O tempo

Lidar com o tempo disponível para a negociação pode ser decisivo para o resultado dessa interação. Falta de tempo para fechar um negócio pode fazer com que não se tenha reflexão suficiente e tempo hábil para se ter a melhor posição na negociação. Ela pode ser concluída não porque se chegou à melhor proposta, mas porque não há mais condições de continuar a negociação. É importante que o negociador controle o tempo disponível para negociação e perceba como a outra parte lida com isso. Saiba que é preciso:

Controle do tempo

Não desviar o foco

Planejar-se e evitar urgências

O poder

Um dos elementos relevantes numa negociação é o poder de decisão. Ele pode ser explícito, por diferentes cargos e níveis sociais que os negociadores podem ter, ou ainda implícito, em relações que aparentemente podem parecer que os negociadores têm as mesmas funções. A questão é que quem tem poder consegue coagir a outra parte para que a negociação tenha um desfecho dentro de suas intenções. O negociador deve então ter a sensibilidade de perceber, racionalmente, quem está com o poder e quais os mecanismos que estão sendo trabalhados para manutenção ou troca de poder. A partir daí, recomenda-se as seguintes atividades:

Identificar quem tem o poder

Saber se existe possibilidade de troca de poder

Focar na negociação

Compreender os mecanismos de manutenção e troca de poder

Como não se sentir intimidado perto de pessoas

  1. Primeira mudança: Vista-se bem e preste atenção na sua arrumação. …
  2. Segunda mudança: Faça algo que te interessa. …
  3. Terceira mudança: Inspire-se naqueles que te intimidam. …
  4. Quarta mudança: Dê pequenos passos para melhorar a si mesmo. …
  5. Quinta mudança: …
  6. Eu acredito em você!

Considera-se a extroversão como uma característica fundamental para ser um bom vendedor. É verdade que os extrovertidos respondem melhor quando são pressionados, são mais rápidos ao realizar diversas tarefas porque trocam a precisão pela velocidade ao apresentar soluções. Sua capacidade de criar conexão e não se intimidar pelo ambiente facilita a abordagem de vendas e dá abertura para uma conversa entusiasmada. Entretanto, muitas vezes o extrovertido perde o foco por deixar-se influenciar por algum acontecimento ou comentário não relacionado à venda.

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

segunda-feira, 5 de junho de 2023

CARROS POPULARES TERÃO SUBSÍDIO DO GOVERNO E TERÃO BAIXO IMPACTO NO COMÉRCIO

Indústria automotiva
Receita velha

Por
Célio Yano – Gazeta do Povo


Benefício para “carro popular” reduzirá valor de veículos em até 10,96%, diz governo.| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo

O programa de incentivo fiscal para baratear carros novos é uma receita velha que deve ter efeito discreto sobre os indicadores de inflação, ao custo de uma renúncia tributária bilionária e com baixo impacto econômico e social, avaliam economistas. A iniciativa, anunciada pelo governo no último dia 25, perpetua um regime que privilegia o setor automotivo no país e dificulta o cumprimento das metas estabelecidas pela equipe econômica no desenho do novo arcabouço fiscal.

A medida consiste em cortes de IPI, PIS e Cofins para modelos de até R$ 120 mil que atendam a critérios de eficiência energética e de conteúdo local. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), com o benefício concedido a montadoras, o valor de um veículo zero quilômetro pode cair de 1,5% a até 10,96%. As regras para acesso ao desconto, no entanto, ainda dependem de parecer do Ministério da Fazenda, que deve defini-las nos próximos dias.

“A gente mais uma vez está apostando em saídas antigas, que já deram errado. A medida vai frontalmente na direção oposta à agenda que o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad está tentando perseguir, que é de reversão de renúncia fiscal, e de que o arcabouço fiscal depende”, diz Gabriel Leal de Barros, sócio e economista-chefe da Ryo Asset e ex-diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI).

A intenção de Haddad é cortar aproximadamente R$ 150 bilhões de regimes especiais por ano, segundo já declarou mais de uma vez. Enquanto projeta R$ 136,2 bilhões de resultado primário negativo neste ano, o governo estabeleceu como meta zerar o déficit já a partir de 2024.

Barros lembra que boa parte do atual gasto tributário, que corresponde hoje a 4% do PIB, é considerada praticamente “irrevogável”, em razão do custo político, como o referente às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, ao Simples Nacional e a entidades sem fins lucrativos que atuam nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social.

“Conforme a gente vai retirando desse bolo de renúncias o que tem mais dificuldade política de ser revertido na reforma tributária, sobra um espaço muito pequeno para que o Haddad consiga ser bem-sucedido na agenda de aumentar a arrecadação acabando com benefícios fiscais”, diz.

Segundo o governo, 33 modelos de 11 marcas serão beneficiados com a nova rodada de benefícios à indústria automotiva. “A proposta de estímulo é transitória e anticíclica, para este momento em que a indústria está com muita ociosidade”, disse Alckmin ao tornar pública a proposta para o setor.

“Apesar da redução de impostos ter sido bem recebida pelos líderes da indústria, faltam mais informações a respeito do plano”, comenta Pedro Canto, analista da CM Capital. “Não foram informados o montante total a que o governo iria renunciar, o tempo de validade e tampouco se haverá compensação e de que forma a perda desta receita iria impactar um momento difícil de déficit nas contas públicas”, acrescenta.

Em entrevista à GloboNews, Haddad disse que o programa deve durar de três a quatro meses e que o custo não chegará a R$ 2 bilhões. “O problema é que a gente não consegue acreditar que vai durar só isso. Já vimos várias vezes benefícios temporários sendo prorrogados aqui no Brasil. Nada impede que a mesma coisa aconteça”, diz o economista-chefe da Ryo Asset.

Ele ressalta ainda que a medida não está focada em pessoas socialmente mais vulneráveis. “A gente sabe que essa renúncia é para a classe média. O governo está de olho na popularidade”, avalia.

Ainda à GloboNews, Haddad argumentou que o governo busca atender todas as classes sociais, e não apenas sua base eleitoral tradicional.

Do ponto de vista macroeconômico, o novo benefício deve ter efeito marginal sobre a inflação, uma vez que carros novos e usados têm peso de 5% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Uma redução no valor dos veículos zero deve pressionar para baixo também a referência de negociação no mercado de seminovos.

Do ponto de vista da atividade econômica, o efeito não deve ser perceptível, segundo Barros. “Não acho que vá ser suficiente para estimular a concessão de financiamento, até porque os juros estão altos, as famílias estão muito endividadas e o comprometimento de renda também está muito elevado”, diz o economista. “O espaço é muito curto para que essa medida seja um gatilho para um crescimento muito forte tanto do emprego quanto do PIB.”

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, o pacote do governo teria o potencial de gerar um aumento de vendas da ordem de 200 mil a 300 mil unidades neste ano.

Estímulo a conteúdo nacional prejudica produtividade e produto final, diz analista
O estímulo à densidade industrial local, por meio da concessão de benefícios maiores a modelos com maior porcentual de peças nacionais, também não é consenso entre analistas. “Medidas de proteção da indústria local por meio de barreiras não tarifárias – como regras de conteúdo local – tendem a prejudicar a produtividade da indústria e o produto final para o consumidor, no longo prazo”, ressalta Júlia Aquino, analista da Rico Investimentos.

Embora tenha incluído a eficiência energética como um dos critérios para enquadramento no regime especial, o governo ainda acaba por incentivar a produção de veículos movidos a combustão, contrariando a tendência de transição energética para fontes mais limpas adotada no contexto internacional.

Também em razão dos subsídios concedidos historicamente ao setor – o governo já abre mão de cerca de R$ 10 bilhões anuais de impostos da indústria automotiva –, o Brasil não têm uma plataforma de produção de veículos para exportação. “A produção é basicamente focada no mercado local, e isso explica também porque os carros são caros aqui”, explica Barros.

Um dos argumentos utilizados pelo governo para conceder a renúncia foi o de que as montadoras estão operando abaixo de sua capacidade instalada. “O setor automotivo no Brasil tem uma capacidade instalada de 4,5 milhões de automóveis, e 84% da produção depende do mercado interno. A utilização dessa capacidade está muito baixa, e cerca de 13 fábricas anunciaram paralisações”, justificou Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC.

“Mas parte relevante desse excesso de capacidade instalada foi produzido pelo próprio Lula e por Dilma quando [seus governos] deram enormes incentivos fiscais a partir da crise de 2008 e 2009”, diz o economista-chefe da Ryo Asset.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/receita-velha-subsidio-do-governo-para-carros-tera-efeitos-colaterais-e-baixo-impacto/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 

BRASIL VAI FABRICAR BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS

Contra Corrupção
“Eu vou lutar até o fim”, diz Dallagnol durante ato contra decisão do TSE em Curitiba
Por
Gazeta do Povo com informações de Gabriele Bonat
Curitiba


Deputado Deltan Dallagnol durante ato no centro de Curitiba| Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou neste domingo (4), durante ato em Curitiba, que vai “lutar até o fim” para reverter a decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou o registro de sua candidatura. Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-procurador da Lava Jato afirmou que “não quer viver em um país que tem um corrupto na Presidência”.

“Eu não quero viver num país que tem um corrupto na presidência e que quem combate a corrupção corre risco de ir para a cadeia. Eu não quero viver num país em que um amigo do presidente é colocado no Supremo Tribunal Federal. Não por suas qualidades, mas por fidelidade”, disse Deltan em referência a indicação de Cristiano Zanin para o STF, advogado que atuou nos processo de Lula na Lava Jato.

Ainda de acordo com Deltan Dallagnol, o ato desta tarde em Curitiba “encheu seu coração de esperança” para ele lutar para manter o seu mandato na Câmara dos Deputados. “Eu vou lutar até o fim por esses 344.917 votos que vocês me deram para ser a voz de vocês. Me aperta o coração o fato de tanta gente boa, tanta gente honesta, tanta gente competente está ficando órfã de representatividade no Congresso Nacional”, completou Dallangol.

“Eu quero dizer para vocês que eles podem ganhar ou a gente pode ganhar. Eu não sei o que você vai fazer, mas eu vou dizer o que eu vou fazer: eu vou lutar eu vou lutar até o fim. Várias pessoas ao longo da Lava Jato me pediram: ‘não desista nós precisamos de pessoas como você’. Agora sou eu que quero pedir para vocês: não desistam!”, disse.

Em declaração à Gazeta do Povo pediu para que o seus apoiadores busquem a Mesa Diretora da Câmara para que a decisão do TSE seja revista pelos deputados. Apesar da decisão da Corte, cabe à Mesa dar a última palavra sobre o mandato de Dallagnol.

Na semana passada, o ex-procurador da Lava Jato entregou sua defesa à Corregedoria da Casa, junto com a assinatura de apoio de 116 deputados federais. Caberá à corregedoria elaborar um parecer a ser votado pela Mesa Diretora.

“Agora a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda pode se erguer como heroína da democracia e pode corrigir essa injustiça. Eu só posso pedir uma coisa agora para as pessoas. Falem com a Mesa Diretora. Mandem mensagens educadamente e defendam esses votos, defendam a democracia e defendam soberania popular. Nós não vamos desistir dos nossos votos e da nossa democracia”, disse o deputado.

Apoiadores de Dallagnol se reuniram no centro de Curitiba

A concentração dos apoiadores de Deltan Dallangol ocorreu na Boca Maldita, no centro de Curitiba. Os manifestantes foram às ruas reivindicando contra a corrupção e cassação do mandato do parlamentar.

“Eu quero dizer para vocês que eu ouvi essa palavra impossível várias vezes na minha vida. Disseram que era impossível colocar bandidos na cadeia, e nós juntos colocamos. Disseram que era impossível recuperar dinheiro desviado do Brasil, e nós recolhemos mais de R$ 15 milhões. Disseram que era impossível responsabilizar os maiores corruptos do nosso país, e nós acusamos mais de 500 condenamos mais de 670 e mais de 100 foram presos. Disseram que era impossível fazer o povo se interessar por política e nós vemos hoje aqui uma multidão”, disse Dallangol aos seus apoiadores.

Além de milhares de curitibanos, deputados, senador e vereadores e também marcam presença no ato que teve início às 15h.

Toffoli será o relator do pedido de Deltan Dallagnol no STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do pedido da defesa do deputado Deltan Dallagnol para suspender os efeitos da impugnação do registro de candidatura. Além da Mesa Diretora da Câmara, o parlamentar recorreu ao STF contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A escolha do relator foi feita por meio de sorteio. Não participaram os ministros que integram o TSE: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques.

A defesa afirmou que o parlamentar é “personagem atualmente polêmico do cenário político brasileiro”, pois colecionou uma série de “inimizades” ao longo de sua atuação como procurador da Lava Jato. Além disso, os advogados alegam que o TSE contrariou “preceitos constitucionais fundamentais”.

A Justiça Eleitoral anulou o registro de candidatura de Deltan e, em consequência disso, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da Lava Jato, no entanto, não foi considerado inelegível para eleições posteriores. Na prática, o objetivo da defesa é que o STF assegure que ele permaneça no cargo até que a disputa jurídica na Justiça Eleitoral tenha uma decisão definitiva.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/eu-vou-lutar-ate-o-fim-diz-dallagnol-durante-ato-contra-decisao-do-tse-em-curitiba/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

 

MANIFESTAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO E APOIO AO DEPUTADO CASSADO DELTAN

 

Contra Corrupção
“Eu vou lutar até o fim”, diz Dallagnol durante ato contra decisão do TSE em Curitiba
Por
Gazeta do Povo com informações de Gabriele Bonat
Curitiba


Deputado Deltan Dallagnol durante ato no centro de Curitiba| Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou neste domingo (4), durante ato em Curitiba, que vai “lutar até o fim” para reverter a decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou o registro de sua candidatura. Sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-procurador da Lava Jato afirmou que “não quer viver em um país que tem um corrupto na Presidência”.

“Eu não quero viver num país que tem um corrupto na presidência e que quem combate a corrupção corre risco de ir para a cadeia. Eu não quero viver num país em que um amigo do presidente é colocado no Supremo Tribunal Federal. Não por suas qualidades, mas por fidelidade”, disse Deltan em referência a indicação de Cristiano Zanin para o STF, advogado que atuou nos processo de Lula na Lava Jato.

Ainda de acordo com Deltan Dallagnol, o ato desta tarde em Curitiba “encheu seu coração de esperança” para ele lutar para manter o seu mandato na Câmara dos Deputados. “Eu vou lutar até o fim por esses 344.917 votos que vocês me deram para ser a voz de vocês. Me aperta o coração o fato de tanta gente boa, tanta gente honesta, tanta gente competente está ficando órfã de representatividade no Congresso Nacional”, completou Dallangol.

“Eu quero dizer para vocês que eles podem ganhar ou a gente pode ganhar. Eu não sei o que você vai fazer, mas eu vou dizer o que eu vou fazer: eu vou lutar eu vou lutar até o fim. Várias pessoas ao longo da Lava Jato me pediram: ‘não desista nós precisamos de pessoas como você’. Agora sou eu que quero pedir para vocês: não desistam!”, disse.

Em declaração à Gazeta do Povo pediu para que o seus apoiadores busquem a Mesa Diretora da Câmara para que a decisão do TSE seja revista pelos deputados. Apesar da decisão da Corte, cabe à Mesa dar a última palavra sobre o mandato de Dallagnol.

Na semana passada, o ex-procurador da Lava Jato entregou sua defesa à Corregedoria da Casa, junto com a assinatura de apoio de 116 deputados federais. Caberá à corregedoria elaborar um parecer a ser votado pela Mesa Diretora.

“Agora a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda pode se erguer como heroína da democracia e pode corrigir essa injustiça. Eu só posso pedir uma coisa agora para as pessoas. Falem com a Mesa Diretora. Mandem mensagens educadamente e defendam esses votos, defendam a democracia e defendam soberania popular. Nós não vamos desistir dos nossos votos e da nossa democracia”, disse o deputado.

Apoiadores de Dallagnol se reuniram no centro de Curitiba

A concentração dos apoiadores de Deltan Dallangol ocorreu na Boca Maldita, no centro de Curitiba. Os manifestantes foram às ruas reivindicando contra a corrupção e cassação do mandato do parlamentar.

“Eu quero dizer para vocês que eu ouvi essa palavra impossível várias vezes na minha vida. Disseram que era impossível colocar bandidos na cadeia, e nós juntos colocamos. Disseram que era impossível recuperar dinheiro desviado do Brasil, e nós recolhemos mais de R$ 15 milhões. Disseram que era impossível responsabilizar os maiores corruptos do nosso país, e nós acusamos mais de 500 condenamos mais de 670 e mais de 100 foram presos. Disseram que era impossível fazer o povo se interessar por política e nós vemos hoje aqui uma multidão”, disse Dallangol aos seus apoiadores.

Além de milhares de curitibanos, deputados, senador e vereadores e também marcam presença no ato que teve início às 15h.

Toffoli será o relator do pedido de Deltan Dallagnol no STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do pedido da defesa do deputado Deltan Dallagnol para suspender os efeitos da impugnação do registro de candidatura. Além da Mesa Diretora da Câmara, o parlamentar recorreu ao STF contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A escolha do relator foi feita por meio de sorteio. Não participaram os ministros que integram o TSE: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Kassio Nunes Marques.

A defesa afirmou que o parlamentar é “personagem atualmente polêmico do cenário político brasileiro”, pois colecionou uma série de “inimizades” ao longo de sua atuação como procurador da Lava Jato. Além disso, os advogados alegam que o TSE contrariou “preceitos constitucionais fundamentais”.

A Justiça Eleitoral anulou o registro de candidatura de Deltan e, em consequência disso, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da Lava Jato, no entanto, não foi considerado inelegível para eleições posteriores. Na prática, o objetivo da defesa é que o STF assegure que ele permaneça no cargo até que a disputa jurídica na Justiça Eleitoral tenha uma decisão definitiva.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/eu-vou-lutar-ate-o-fim-diz-dallagnol-durante-ato-contra-decisao-do-tse-em-curitiba/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

ADIDOS MILITARES TÊM ALTO SALÁRIO E INDENIZAÇÕES FARTAS

 

Adido militar recebe indenizações acima de R$ 300 mil, com despesas sob sigilo

Por
Lúcio Vaz – Gazeta do Povo


Adidos militares contam com fartos salários no exterior| Foto: Edvaldo Belitardo

O capitão de mar e guerra Márcio Soares Pereira recebeu em janeiro, como adido militar no exterior, R$ 204 mil de verbas indenizatórias e R$ 114 mil de “outras remunerações eventuais”. Incluindo o salário básico, levou um total de R$ 375 mil. Em abril, o suboficial da Aeronáutica Dener Vidal, auxiliar de adido militar nos Emirados Árabes Unidos, recebeu indenizações no valor de R$ 356 mil. São relativos ao pagamento antecipado de auxílio-moradia no exterior . Os valores pagos aos adidos são divulgados, mas os comandos militares mantêm em sigilo o detalhamento das despesas cobertas.

Houve um aumento nos valores de indenizações em fevereiro por causa do encerramento de missões de adidos militares. Naquele mês, as verbas indenizatórias somaram R$ 25 milhões. No mês de abril, ficaram em R$ 17 milhões, segundo dados do Portal da Transparência da Presidência da República. Os Comandos Militares informam os valores totais das indenizações pagas a cada militar, mas não fazem o detalhamento dos gastos com representação no exterior, aluguel de imóvel, despesas de viagem e mudança e auxílio-familiar. Não informam nem o país onde os militares cumprem missão.

O capitão de fragata Rafael Moutinho recebeu em fevereiro R$ 42 mil de remuneração básica, R$ 85 mil de remunerações eventuais e R$ 113 mil de indenizações, num total de R$ 235 mil. O capitão de corveta Newton Ferro recebeu R$ 48 mil de remuneração básica, mais R$ 25 mil de remunerações eventuais” e R$ 126 mil de verbas indenizatórias – o equivalente a R$ 196 mil. Não apenas os oficiais recebem valores elevados. O suboficial da Marinha Washington Oliveira, que foi auxiliar de adido em Moscou, teve remuneração básica de R$ 32 mil em fevereiro. Ele contou com mais R$ 62 mil de remunerações eventuais e R$ 90 mil de indenizações, totalizando R$ 190 mil.

Na Aeronáutica, coronel Marcelo Ribeiro teve remuneração básica de R$ 49 mil. Recebeu mais R$ 137 mil de verbas indenizatórias. No total, foram R$ 185 mil. O coronel Alexandre Leal teve remuneração básica de R$ 43 mil e R$ 126 mil de verbas indenizatórias – totalizando R$ 175 mil. O major Daniel Figueiredo recebeu um total de R$ 166 mil, incluindo R$ 123 mil de indenizações. Os pagamentos no exterior são feitos em dólares. O blog fez a conversão para reais.

VEJA TAMBÉM:
Lula gasta R$ 6 milhões com viagens a nove países e perde o controle do Congresso


Quais indenizações recebem os adidos
Os militares em missão permanente no exterior, em aditâncias ou em outras missões, contam com as seguintes indenizações: Indenização de Representação no Exterior (IREX), auxílio-familiar, ajuda de custo, diárias no Exterior, auxílio-funeral e auxílio-moradia. Ajuda de custo é paga antecipadamente ao servidor para custeio das despesas de viagem, mudança e da nova instalação. Tem o valor de 2 duas retribuições básicas e dois o auxílios-familiar, acrescido o total de uma IREX.

O auxílio-familiar cobre as despesas de educação e assistência aos dependentes do servidor no exterior.  É calculado em função da IREX recebida pelo servidor, na proporção 10% desse valor para a esposa; 5% para filho menor de 21 anos ou estudante menor de 24 anos que não receba remuneração, filha solteira e mãe viúva que não recebam remuneração.

A IREX é destinada a compensar “as despesas inerentes a missão de forma compatível com suas responsabilidades e encargos”, diz a Lei nº 5.809/1972. O valor depende de questões com a representatividade e a natureza da missão, a hierarquia funcional ou militar e o custo de vida local.

VEJA TAMBÉM:
Câmara dos Deputados paga o teto salarial ou até um pouco mais para 1,5 mil servidores


Verbas previstas na lei, afirmam militares
O blog enviou às Forças Armadas a relação das maiores remunerações pagas a adidos e solicitou esclarecimentos sobre os elevados valores pagos. A Marinha respondeu que as remunerações de adidos militares estão previstas na Lei nº 5.809/1972, que dispõe sobre a retribuição e direitos do Pessoal Civil e Militar em Serviço da União no Exterior.

Acrescentou que as “remunerações eventuais” são valores proporcionais referentes às rubricas de retribuição básica, gratificação por tempo de serviço e auxílio moradia no exterior. As descritas como “verbas indenizatórias” são valores referentes à IREX, ajuda de custo e auxílio familiar.

Afirmou ainda que o valor referente à IREX é o produto entre o Índice de Representação e o Fator de Conversão referentes à missão exercida, independente da “remuneração básica”. “Por fim, a Marinha reforça o seu compromisso com a transparência, a legalidade, a ética e a probidade na condução de suas atividades”, diz a nota do Comando da Marinha.

O blog perguntou ao Comando da Aeronáutica por que as indenizações do suboficial Dener Vidal tiveram valor tão elevado. A base de dados do Portal da Transparência não detalha essas despesas. A Aeronáutica respondeu que, além das usuais receitas e despesas previstas na Lei nº 5.809/72, no contracheque, constam valores decorrentes de ressarcimento de auxílio-moradia no exterior, concedido na forma de ressarcimento por despesa comprovada pelo militar. “Entretanto, em virtude de exigência da legislação dos Emirados Árabes Unidos, os contratos de aluguel são firmados pelo período mínimo de um ano e os locatários exigem o pagamento integral e antecipado dos aluguéis referentes a este período”, diz a nota do comando.

A Aeronáutica acrescentou que adota as normas estabelecidas na Lei de Retribuição no Exterior (nº 5.809/1972). “No caso dos militares que foram citados na solicitação em comento, todos já haviam regressado ao Brasil e receberam valores referentes ao somatório das indenizações por término de missão”.

A Força Aérea afirmou ainda que adota as normas estabelecidas na Lei de Retribuição no Exterior (nº 5.809/1972). “No caso dos militares que foram citados na solicitação em comento, todos já haviam regressado ao Brasil e receberam valores referentes ao somatório das indenizações por término de missão”.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/lucio-vaz/adido-militar-recebe-indenizacoes-acima-de-r-300-mil-com-despesas-sob-sigilo/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

PARTIDOS JÁ ESTÃO SE MOVIMENTANDO PARA A ELEIÇÃO MUNICIPAL

 

Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo


Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o ex-presidente Bolsonaro| Foto: Isac Nobrega/ Palácio do Planalto

A eleição municipal já está mexendo com os partidos. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) almoçou na sexta-feira (2), na companhia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. E ele declarou que Ricardo Nunes é a melhor solução para prefeitura de São Paulo no ano que vem. Ou seja, apoiando a reeleição de Ricardo Nunes, que é do MDB.

Claro que isso desgostou o deputado Ricardo Sales (PL-SP), que foi ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro e que é um ativista político e bota a boca no mundo. Nas redes sociais ele já disse que “quem anda com porcos farelo come”. Então, está praticamente rompendo.

Agora eu fico pensando que Bolsonaro, com isso, pode estar se aproximando e atraindo MDB, que é uma grande força de articulação política, principalmente, em termos municipais. E em segundo lugar, está sendo realista, porque o outro o candidato adversário é [Guilherme] Boulos (PSol) e na capital a esquerda é forte. Ou seja, precisa de um candidato com uma veia mais populista.

Talvez seja esse o desejo. E, ao mesmo tempo, é o desejo do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que também está dando força para o prefeito de São Paulo.

Senador quer mudar relatora da CPMI do 08 de janeiro 
Neste domingo (4), antes da missa, um depoimento de uma senhora que estava lá, na frente do Supremo. Uma senhora que eu digo, uma senhora de mais de 70 anos. Eu a admirava pelo seu restaurante em Brasília. Ela me disse que estava lá [nas manifestações do 08 de janeiro] e que viu as pessoas saindo do Supremo e se vangloriando que já tinham quebrado as coisas. Um veio com a capa do [ministro Alexandre de] Moraes, o outro veio com outra coisa e não eram as pessoas que ela via no acampamento [do QG do Exército]. Eram caras novas e caras esquisitas.

Acho que essas coisas têm que ser apuradas. Agora vai ser difícil apurar, se a relatora [da CPMI] já expressou a sua conclusão. Disse que foi uma tentativa de golpe, que foi um atentado e que ela nunca viu isso nem no governo militar. Não sei se ela tem idade para ter visto alguma coisa no governo militar. A senadora Eliziane [Gama].

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) está pedindo que troquem a relatora, porque ela já expressou a vontade dela. Ela é claramente aliada do seu coestaduano maranhense, que é o senador e ministro da Justiça, Flávio Dino. Não sei se vai conseguir, mas ele anuncia, o senador Marcos do Val, que no âmbito da CPI mista vai fazer esse pedido.

Governo Lula não tem base no Congresso e dificilmente terá 
Eu queria fazer um levantamento do que foi a votação da Medida Provisória dos Ministérios. O governo desesperado quase perdeu. Quase ficou sem 17 Ministérios e teve que largar R$ 1 bilhão e 700 milhões em emendas para deputados para conseguir 337 votos. Foi um desespero e o governo teve que abrir mão de tudo aquilo que se alterou na medida provisória.

E teve até MPS de que sequer foram votadas e, portanto, não fizeram as mudanças que o governo queria. Por exemplo, a medida provisória que trazia o Coaf de volta para o ministério da Fazenda caducou. Ou seja, Coaf continua no Banco Central.

A medida provisória que extinguia Funasa caducou também e ninguém votou nela. Então não se extinguiu a Funasa e o governo está correndo atrás para reconstruir aquilo que foi desmontado nesses meses de administração do Lula. A Funasa foi enterrada, foi uma medida provisória, mas ressuscitou e isso é um problema sério.

Isso sem falar daquilo que foi retirado e passaram para a medida provisória principal. Retiraram de Marina Silva, do ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Agência Nacional de Águas (ANA), e retiraram do ministério dos Povos Indígenas, da Sônia Guajajara, a possibilidade de fazer demarcação de terra. Isso é o que a oposição mudou nos desejos do governo e o governo não tem maioria no Congresso e dificilmente vai ter.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/a-eleicao-municipal-ja-esta-mexendo-com-os-partidos/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

LULA ACREDITA QUE COM AS SUAS NARRATIVAS ELE VAI APAGAR O PASSADO

Lula crê que corrupção e abusos de poder podem ser esquecidos se houver ‘narrativa melhor’

Por Felipe Moura Brasil – Jornal Estadão

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo.” A frase dita por Lula ao lado de Nicolás Maduro, durante visita do ditador venezuelano ao Brasil, é uma confissão do método usado e recomendado pelo presidente.

Ela passou quase despercebida, porque as reações nacionais e internacionais focaram na aplicação dele ao caso do sucessor de Hugo Chávez:

“Companheiro Maduro, você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo. Acho que cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa, para fazer as pessoas mudarem de opinião… É preciso que você construa a sua narrativa. E eu acho que, por tudo que nós conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você… Nossos adversários vão ter que pedir desculpa pelo estrago que eles fizeram na Venezuela.”

Lula cumprimenta Nicolás Maduro, recebido no Palácio do Itamaraty, em 29 de maio: 'Nossos adversários vão ter que pedir desculpa.' Foto: Andre Borges/EFE
Lula cumprimenta Nicolás Maduro, recebido no Palácio do Itamaraty, em 29 de maio: ‘Nossos adversários vão ter que pedir desculpa.’ Foto: Andre Borges/EFE Foto: Andre Borges/EFE

Lula, porém, já havia aplicado o mesmo método ao caso de José Dirceu. O presidente declarou, em fevereiro, que o mensaleiro petista também condenado pelo petrolão “não tem que andar escondido, tem que colocar a cara para fora e brigar”.

“Você tem que brigar para construir uma outra narrativa na sociedade brasileira.”

Dirceu está condenado em três instâncias por corrupção, com pena fixada pelo Superior Tribunal de Justiça em 4 anos e 7 meses em regime semiaberto. Ele recebeu suborno de R$ 2 milhões em caso envolvendo compra de tubos da Petrobras, segundo a acusação.

Já as agências de inteligência militares e civis do estado venezuelano implementam um “plano orquestrado nos mais altos níveis do governo para reprimir a dissidência através de crimes contra a humanidade”, segundo uma missão estabelecida pela ONU. Lula ainda tentou se explicar sobre o afago na ditadura que ajudou a sustentar com dinheiro dos brasileiros, via BNDES e Odebrecht:

“Desde que o Chávez tomou posse, foi-se construindo uma narrativa… Em que você determina que o cara é um demônio. A partir daí, você começa a jogar todo mundo contra ele. Foi assim que aconteceu com Chávez, foi assim que aconteceu comigo.”

Quando Lula se coloca junto a ditadores como vítima de narrativas falsas, ele só reforça a certeza sobre a falsidade de suas próprias narrativas, usadas para destruir seus inimigos. Lula crê que corrupção e abusos de poder – do passado, presente ou futuro – podem ser esquecidos, se houver narrativa “infinitamente melhor”. Para legitimar as dele, indicou seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA URGENTE

Apesar de todos os interesses e dificuldades, clima no Congresso é favorável à aprovação da proposta pela primeira vez em anos. Governo não pode deixar esta rara oportunidade passar

Por Notas & Informações – Jornal Estadão

Com a aprovação do arcabouço fiscal, a Câmara deve finalmente dar andamento à reforma tributária, assunto que é debatido há anos na Casa. O relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), pretende apresentar um relatório com as diretrizes da proposta nos próximos dias, mas o substitutivo que irá a votação só será divulgado depois disso. A ideia é submeter o texto ao plenário antes do recesso parlamentar, um cronograma que parece muito otimista diante dos numerosos interesses que um texto digno de ser chamado de reforma deva endereçar.

O coordenador do grupo de trabalho que discute o tema, Reginaldo Lopes (PT-MG), já adiantou que os setores de saúde, educação e transporte coletivo poderão contar com uma alíquota reduzida no Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que deve substituir vários tributos que hoje incidem sobre o consumo. Aventa-se a possibilidade de privilegiar, também, produtos do agronegócio.

Considerando que nem Ribeiro nem Lopes são deputados inexperientes, é de perguntar o que pretendem com as sinalizações que têm dado sobre os rumos da reforma tributária. A divulgação de um parecer com diretrizes gerais, antes do texto que será votado em plenário, soa como diversionismo para não enfrentar de uma vez os conhecidos dissensos da reforma. Já a admissão de que alguns setores terão alíquotas diferenciadas abre a porteira para que todos defendam privilégios para si mesmos.

Reportagens do Estadão têm mostrado a batalha que ocorre nos bastidores da atuação do grupo de trabalho. Empresários de segmentos com direito à desoneração da folha de pagamento querem que a manutenção do benefício seja incluída na proposta – embora esta etapa da reforma nem sequer trate de encargos sobre salários dos funcionários. No lugar da devolução de impostos pagos pela parcela mais vulnerável da população, representantes de supermercados pleiteiam a manutenção da isenção generalizada dos itens da cesta básica, uma política pública cara, sem foco e que atinge até as camadas mais abastadas da sociedade.

Governadores e prefeitos, por sua vez, defendem o IVA Dual, ou seja, um que unifique os tributos da União, como PIS, IPI e Cofins, e outro que una os impostos estaduais e municipais, como ICMS e ISS. “O que será realmente a autonomia de um governador? Qual é a função de uma Assembleia Legislativa? Em nome de uma reforma tributária, você não pode matar a Federação, concentrar todos os poderes nas mãos de um comitê”, criticou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Todas estas demandas são legítimas e não são nenhuma novidade. Nos últimos anos, os debates no Congresso provaram só haver consenso sobre a necessidade de uma reforma para substituir um sistema que se tornou completamente disfuncional ao longo dos anos. Cada setor, no entanto, quer ter direito a um tratamento especial, justamente a origem do que levou ao manicômio tributário atualmente em vigor. Subsídios, regimes diferenciados e guerras fiscais evidenciam essa prática que, de exceção em exceção, dinamitou as bases do sistema como um todo.

Apesar das dificuldades, há um clima favorável à aprovação de uma reforma tributária ampla como há muito não havia. Diferentemente da proposta de fatiamento defendida pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, durante a administração de Jair Bolsonaro, sabiamente, ao menos neste tema, o governo Lula decidiu não bater de frente com o Congresso. A reforma conta com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve reconhecido seu papel como interlocutor e articulador nas pautas econômicas de interesse do Executivo.

São os detalhes e as exceções, porém, que podem fazer o texto naufragar, e é preciso enfrentá-los com pulso firme. A tramitação do texto será um novo teste à liderança de Haddad, que, em sintonia com o relator do parecer e as lideranças do Congresso, terá o desafio de arregimentar o maior apoio político possível sem deturpar os princípios da proposta. É obrigação do governo não deixar esta rara oportunidade passar.

 

SITES QUE SÃO UMA MÁQUINA DE VENDAS E SITES QUE SERVEM PARA ENFEITES

Moysés Peruhype Carlech e ChatGPT

Os sites que são máquinas de vendas são aqueles projetados com o objetivo específico de gerar conversões e vendas para a empresa. Eles são criados com foco na experiência do usuário e são estruturados para incentivar os visitantes a tomar medidas que os levem a se tornarem clientes pagantes.

Algumas das características de um site que é uma máquina de vendas incluem:

Design otimizado para conversão: o site é criado com um design visualmente atraente e funcional, que leva o visitante a realizar a ação desejada, seja ela uma compra, inscrição em um serviço, etc.

Conteúdo claro e persuasivo: o site apresenta informações sobre os produtos ou serviços de forma clara, objetiva e convincente, destacando seus benefícios e diferencial em relação aos concorrentes.

Calls-to-action (CTAs) bem definidos: o site apresenta CTAs claros, chamativos e bem posicionados, que incentivam o visitante a realizar a ação desejada, seja ela comprar um produto, se inscrever em um serviço, etc.

Experiência do usuário: o site é projetado para proporcionar uma experiência positiva ao visitante, com navegação fácil, carregamento rápido e boa usabilidade.

Por outro lado, os sites que são apenas enfeites não são criados com a intenção de gerar conversões ou vendas, mas sim como uma forma de apresentação da empresa ou marca na internet. Eles podem ter um design atraente, mas não são estruturados para incentivar o visitante a tomar uma ação específica.

Algumas das características de um site que é apenas um enfeite incluem:

Design focado na aparência: o site é projetado com foco no visual, muitas vezes com elementos visuais excessivos, sem considerar a eficácia da conversão ou venda.

Conteúdo informativo, mas não persuasivo: o site fornece informações sobre a empresa ou marca, mas não apresenta conteúdo que destaque as vantagens e benefícios dos produtos ou serviços.

CTAs limitados: o site não apresenta CTAs claros e bem posicionados, ou mesmo não apresenta nenhuma CTA.

Experiência do usuário secundária: a aparência do site é mais importante do que a usabilidade e a experiência do usuário. O carregamento pode ser lento e a navegação pode ser difícil.

Em resumo, a principal diferença entre um site que é uma máquina de vendas e um site que é apenas um enfeite é a intenção do projeto. O primeiro é criado com o objetivo de gerar conversões e vendas, enquanto o segundo é criado como uma forma de apresentação da empresa ou marca na internet.       

Explique como deve ser um site otimizado para conversão?

Moysés Peruhype Carlech e ChatGPT

Um site otimizado para conversão é aquele que é projetado e construído com o objetivo de transformar visitantes em clientes ou usuários ativos. Existem várias maneiras de otimizar um site para conversão, e aqui estão algumas dicas para ajudar você a criar um site mais eficaz:

Clareza e simplicidade: Seu site deve ter um design limpo, fácil de navegar e com informações claras. Certifique-se de que seus visitantes possam encontrar facilmente o que estão procurando e que saibam como entrar em contato com você.

Call-to-Actions (CTAs): Inclua botões e links de chamada à ação em locais estratégicos no seu site, como na página inicial, nas páginas de produtos e serviços e nas páginas de contato. Certifique-se de que suas CTAs sejam atraentes e claramente indicativas do que acontecerá quando o usuário clicar nelas.

Testes A/B: Faça testes A/B em diferentes elementos do seu site, como o título, as imagens e o texto do botão CTA, para descobrir o que funciona melhor para converter visitantes em clientes.

Experiência do usuário: Certifique-se de que seu site seja fácil de usar em dispositivos móveis e carregue rapidamente. Melhore a experiência do usuário, oferecendo um design intuitivo, com fácil acesso e navegabilidade.

Conteúdo atraente: O seu site deve ter um conteúdo interessante e relevante para seus visitantes. Crie conteúdo informativo e atraente para o seu público-alvo e ofereça soluções para seus problemas e necessidades.

Social proof: Inclua depoimentos de clientes satisfeitos, estatísticas e prêmios para ajudar a convencer seus visitantes a se tornarem clientes.

Monitoramento e análise: Use ferramentas de análise para monitorar o comportamento dos visitantes e identificar áreas que precisam ser melhoradas. As métricas que podem ser monitoradas incluem taxas de conversão, tempo médio de permanência no site, taxa de rejeição e outras métricas de engajamento.

Ao implementar essas estratégias, você poderá criar um site otimizado para conversão que atraia mais visitantes e aumente suas taxas de conversão.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 220.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.600.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...