A indicação do economista foi confirmada nesta terça-feira (13) pelo presidente eleito Lula da Silva
Nesta terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) confirmou que o economista e ex-ministro Aloizio Mercadante
(PT) será o novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES)
Nesta terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o economista e ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) será o novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a sua gestão.
“Não é mais boato”, disse Lula. “Nós estamos precisando de alguém que
pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse
país, em inovação tecnológica, na geração e financiamento ao pequeno e
médio empresário para que esse País volte a gerar emprego”, afirmou o
presidente eleito.
Desde a segunda (12), os rumores sobre a indicação circulavam no
mercado. No fechamento de ontem, o principal índice de ações da B3
encerrou o dia em queda de 2,02%, aos 105.343,33 pontos. Com a
derrocada, a carteira teórica zerou todos os ganhos acumulados em 2022. A
notícia também azedou o humor dos investidores e afetou os ativos da petroleira, que também cederam 3,24% no pregão.
Para entender a reação do mercado, é necessário relembrar quem é Mercadante.
Atual coordenador de grupos técnicos da transição, o economista formado
na Universidade de São Paulo (USP) liderou três ministérios durante os
mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (2011 a 2016): Ciência,
Tecnologia e Inovação, Educação e Casa Civil.
“Ele teve participação protagonista durante os mandatos de Dilma
Rousseff. Ele foi uma presença efetiva em diversas tomadas de decisão
importantes do governo, que não foi bem avaliado pelo mercado”, afirma
Matheus Pizzani, economista da CM Capital.
O governo Dilma foi marcado por atitudes consideradas irresponsáveis
do ponto de vista fiscal. As sucessivas interferências nas estatais, o
controle artificial dos preços da gasolina e energia elétrica, e a
chamada “contabilidade criativa” nas contas do governo resultaram na
alta da inflação e em recessão.
O ex-ministro também tem mestrado e doutorado em Economia pela
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), considerada de viés mais
“heterodoxo” – pensamento econômico antagônico ao tradicional,
geralmente associado à política de maiores investimentos públicos para
fomentar o crescimento econômico.
“Ele é lido como um economista heterodoxo, o que não é bem visto pelo
mercado, considerando a percepção de que isso pode envolver retomada de
políticas de caráter desenvolvimentista”, afirma Pizzani.
Na visão de Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de
Investimentos, a escolha de Mercadante significa que Lula está
descartando o suporte de economistas liberais. Figuras respeitadas como
Pérsio Arida, Armínio Fraga e Henrique Meirelles chegaram a manifestar
apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores (PT) durante a corrida eleitoral.
“Ele está desconsiderando, para posições-chave da economia, colocar
alguém desse grupo ou apoiado por esse grupo (de liberais). A decepção
maior do mercado é em relação a isso. Não é apenas o nome do Haddad ou
Mercadante, por si”, diz Conde. “Lula desconsiderou as ideias deles e
está apenas colocando pessoas que defendem um lado da moeda, que é o
lado do ‘PT raiz’.”
Mercadante no BNDES
A indicação de Mercadante ao BNDES, divulgada pelo Estadão,
assusta o mercado financeiro pela perspectiva de um retorno às práticas
da gestão de Dilma. Na época, a instituição foi muito utilizada para
direcionar crédito com juros abaixo do mercado, por meio do forte
endividamento do governo.
“O governo se endividava para fazer com que o BNDES pudesse fazer
empréstimos com juros baixos, porque o BNDES não podia ficar operando no
prejuízo, então o prejuízo ficava para o Tesouro. Só que hoje não temos
essa capacidade de endividamento”, diz Mário Lima, analista sênior de
política e macroeconomia da Medley Advisors.
A consequência dessa política é o aumento dos gastos públicos e do
risco fiscal, fora a interferência na política monetária. Em outras
palavras, a medida provocava distorções no mercado de crédito – enquanto
o Banco Central tentava controlar a inflação subindo os juros, o BNDES
continuava fornecendo crédito com juro baixo, estimulando o consumo na
ponta final.
Durante o governo de Michel Temer (MDB), o programa foi reduzido.
Logo, o BNDES pagou a dívida com o governo e os juros dos empréstimos
passaram a andar em linha com o mercado. “Isso fez com que as grandes
empresas fossem buscar financiamento também via mercado, melhorando o
mercado de crédito no Brasil com esse novo desenho”, afirma Lima.
O analista político ressalta que a formação acadêmica de Mercadante
na Unicamp e a possibilidade de que ele apoie maiores gastos públicos
para financiar crescimento provoca a dúvida sobre o modelo que será
adotado no BNDES caso o ex-ministro assuma o comando da instituição.
“Retomar esse modelo de o BNDES promover uma enxurrada de dinheiro no
mercado, de forma subsidiada pelo governo, pode criar mais distorções e
dificultar o trabalho do Banco Central no combate à inflação”, diz Lima.
Lista de 50 frases imbatíveis para executar em suas redes sociais e engajar a sua publicação
Já viram nas redes sociais uma foto para vender um produto e na
legenda está escrito exatamente o que o internauta viu na imagem? Isso
não ajudará em nada. Seria melhor deixar apenas a ilustração.
De acordo com a especialista em vendas pelas redes sociais, uma boa
legenda, feita totalmente focada na mensagem da emoção que seu produto
causa, fará toda diferença em um post.
“Saber despertar a necessidade que o cliente precisa captar ao olhar a
imagem pode fazer total diferença na decisão e urgência de compra, mas a
grande realidade é que 92% das contas de venda nas redes sociais não
sabem como causar este impacto”, afirma.
Camila Silveira vem com uma estratégia imbatível e mega prática que
irá revolucionar seu raciocínio e fazer com que esta ação seja possível.
Você nunca mais terá dificuldades, ou será aquele vendedor mudo que
mostra a foto e não diz nada, ou ainda pior que isto coloca a foto e
descreve abaixo como se o cliente não soubesse o que está na imagem.
“O primeiro passo será identificar qual emoção quer despertar com sua
foto. Então, olhe a imagem e procure abaixo nas palavras listadas qual
emoção mais combina com sua imagem: comprovação, autoridade, facilidade,
desejo, estatísticas, descoberta, prova social, escassez, medo,
aceitação, gratuito, dificuldade ou dúvida”, explica.
“Agora o segundo passo será de acordo com a emoção
identificada.Escolha o inicio de frase que mais combine com este
sentimento e lembre-se de seguir a regra de descrever no início a dor
que o seu cliente tem até adquirir seu produto. Em seguida, o desejo que
ele terá após sua compra. Termine mostrando que você é a solução que
ele busca”, completa.
Para facilitar este processo, Camila listou um início de frase que
possa combinar com este conjunto para você ter uma legenda imbatível e
persuasiva.
Lista de 53 frases imbatíveis para executar em suas redes sociais e engajar a sua publicação:
1. Você já se perguntou por que…?
2. Já reparou como…?
3. Você não odeia quando?
4. Você já se encontrou …?
5. Você tem …?
6. Sério! Como você…?
7. E se você pudesse…?
8. Quer saber um segredo?
9. Posso ser totalmente honesto com você?
10. Você está cansado de …?
11. Isso soa familiar?
12. Imagine como seria…
13. Pense nisto por um momento ….
14. Você começa a se preocupar que …
15. Você já tentou de tudo…
16. Eu conheço o sentimento…
17. Admita, …
18. No fundo, você sabe que …
19. Isso mesmo
20. E você estaria certo se…
21. Você entendeu que …
22. Sim, é verdade que …
23. Sim, eu pensei que …
24. Achava que não …
25. Achava que não
26. Não exatamente
27. Isso pode realmente ser verdade?
28. Ainda não está convencido?
29. Então qual é o problema?
30. O único problema é …
31. Entendeu?
32. E você?
33. Primeiro de tudo
34. Para começar
35. Além disso
36. Mas isso não é tudo
37. Pense desta maneira
38. E entenda isso:
39. Aqui está outra maneira de pensar sobre isso
40. Não deixe isto ser você
41. A boa notícia é que isto não precisa acontecer com você
42. E isso foi apenas o começo
43. Esse é o primeiro passo para
44. Agora é a sua vez
45. Vamos Recapitular
46. Então, o que tudo isso significa?
47. Então tudo isso contribui para …
48. Em poucas palavras…
49. Resumidamente …
50. Você está pronto para …?
51. O que está impedindo você?
52. Então o que você está esperando?
53. O que você tem a perder?
Propagandas online e off-line
O analógico que me perdoe, mas o marketing digital é essencial!
A importância do marketing todo mundo já sabe. Construção de marca, comunicação – essa ciência não é exatamente nova, né?
Agora, o marketing digital… esse sim é novo. Em um mundo cada
vez mais conectado, o seu produto não vai ficar para trás, no papel
impresso ou no rádio.
Os recursos online ajudam a sua empresa a levar o marketing
para outro nível: para além de barreiras geográficas, para além das
restrições de tempo e espaço das quais somente as ferramentas de
automação podem te livrar!
E aí, você não vai ficar parado esperando o digital chegar até a você, não é?
Desvantagens da propaganda de rádio
O que-e.com
Outra das maiores desvantagens da publicidade no rádio é que os ouvintes geralmente não gostam de publicidade.
Ao ouvir uma estação de rádio, muitos ouvintes mudam de estação durante
os intervalos de anúncios. Eles geralmente preferem ouvir o programa
principal, como música ou um talk show.
Quais são as desvantagens da propaganda de rádio?
Os passageiros diários são o principal público da propaganda no rádio.
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que
costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no
rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de
fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles
também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o
ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo
quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao
usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado, que
muitas vezes se enche rapidamente.
Uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio é a falta de
estimulação visual. Tudo o que a publicidade na rádio pode oferecer é
áudio, como vozes e música. A propaganda na televisão, por outro lado,
tem um elemento visual agregado. Muitos especialistas concordam que esse
elemento visual adicionado costuma ser mais eficaz para se infiltrar na
mente de um consumidor em potencial.
A propaganda no rádio geralmente depende do talento da estação no ar.
Os rádios são comumente usados para ruído de fundo em muitos
lugares, incluindo residências, escritórios, lojas e veículos. Isso
geralmente significa que os ouvintes geralmente não estão ouvindo rádio
ativamente. Isso também pode resultar em uma das maiores desvantagens da
propaganda de rádio – os ouvintes muitas vezes nem mesmo ouvem a
maioria dos comerciais de rádio. Se eles não os ouvem e ouvem,
geralmente têm menos probabilidade de patrocinar esses negócios
específicos.
Estudos mostram que anúncios em jornais em sites podem ter mais sucesso do que outros métodos.
Outra das maiores desvantagens da publicidade no rádio é que os
ouvintes geralmente não gostam de publicidade. Ao ouvir uma estação de
rádio, muitos ouvintes mudam de estação durante os intervalos de
anúncios. Eles geralmente preferem ouvir o programa principal, como
música ou um talk show. Anúncios que os ouvintes de rádio não ouvem são
ineficazes.
A impossibilidade de estudar uma propaganda no lazer do ouvinte é
outra das grandes desvantagens da propaganda no rádio. Os leitores podem
voltar e ler um anúncio de jornal, por exemplo ou site, mas não podem
fazer isso com um anúncio de rádio. Se os ouvintes perderem alguma
informação importante em um anúncio de rádio, eles geralmente terão que
esperar até que o anúncio seja exibido novamente. Nesse momento,
entretanto, eles podem ter se esquecido ou perdido o interesse.
A propaganda no rádio carece do apelo visual que outras mídias têm.
Vantagens da propaganda online?
Fábio Maciel
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas
mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por
dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em
mídia digital como o site da Valeon. E isso é uma atitude bastante
arriscada. Por esse motivo, resolvemos fazer esse post. Nele, vamos
mostrar as vantagens da propaganda online para o seu negócio.
Segmentação
A mídia que permite melhor segmentação hoje em dia é a internet. Com
ela, é possível que você separe o seu público por interesses,
demograficamente ou por características específicas. Isso faz com que
sua publicidade seja ainda mais efetiva, evitando dispersão da mensagem.
Custo reduzido
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é
claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco
dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é
mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda
mais barato.
Dinamismo
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar
uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em
uma data festiva, basta entrar na plataforma do site da Valeon e
realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Você pode ainda pausar uma campanha a qualquer momento, caso ela não esteja dando os retornos esperados.
Acompanhamento em tempo real
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real
tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha
é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de
visualizações e de comentários que a ela recebeu.
Com este acompanhamento, fica mais simples fazer modificações para
melhorar o desempenho da campanha. Como já foi dito, as alterações podem
ser feitas em tempo real, fazendo com que seja possível perceber a
performance de todo o conteúdo.
Engajamento
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o
material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é
possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver
se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Interação
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio
publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não
permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital
como a Plataforma Comercial da Valeon, você consegue conversar com o
consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real,
criando uma proximidade com a empresa.
Alcance
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o
seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela
esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
No entanto, é necessário ter cuidado ao anunciar para um público
muito distante: você deve estar preparado para atender a demanda deste
consumidor para não criar uma experiência ruim.
Neste post, você viu um pouco mais sobre as vantagens da propaganda online. Não se esqueça que uma presença digital hoje é tão ou mais importante que a presença física. Por isso, é essencial que sua marca saiba se posicionar e tenha um bom reconhecimento na internet.
Por que você não aproveita o momento e divide seus conhecimentos com
seus contatos? Através do site Valeon. Compartilhe este post nas suas
redes sociais e mostre que você está antenado com as tendências do
mercado.
As 11 principais vantagens das redes sociais e desvantagens no uso para as empresas
Wedoiti
Uma pesquisa feita em 2021 apontou que o Brasil passou a ocupar
atualmente a 3ª posição no uso das redes sociais por sua população. Cada
brasileiro passa, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectado às
redes sociais. Nesse sentido, perdemos somente para as Filipinas e a
Colômbia. A pesquisa em questão foi feita pela plataforma de descontos
Cupom Valido que consolidou dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o
uso de redes sociais no país.
Além disso, uma outra pesquisa feita pela Kaspersky e Corpa,
descobriu que sete em cada dez internautas brasileiros, entre 20 e 65
anos de idade, recorrem as redes sociais para se informar. No universo
dos internautas pesquisados, 83% disseram cuidar de sua saúde com base
em informações obtidas nas redes sociais. Da mesma forma, 88% mantêm-se
informados sobre o funcionamento de serviços públicos e do comércio,
pelas redes sociais.
Acima de tudo, o cenário atual apontado acima é uma grande
oportunidade para sua empresa. Ela pode utilizar o marketing de redes
sociais não somente para aumentar a visibilidade para sua marca, mas
também para gerar mais leads e vendas. Porém, à medida que você aprende
mais sobre o marketing para as redes sociais, você pode se perguntar
sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais.
Neste artigo, abordaremos as sete principais vantagens e quatro desvantagens no uso das redes sociais pelas empresas.
Quais são as vantagens das redes sociais?
As redes sociais são uma excelente oportunidade para fazer com que
sua empresa cresça e apareça. Nesse sentido, vamos abordar primeiro os
sete benefícios de usar o marketing para redes sociais.
A primeira das vantagens das redes sociais é que elas permitem alcançar um grande público
Existem milhões de pessoas usando plataformas de redes sociais no
Brasil. Para ser mais exato, são 165 milhões de brasileiros em 2022,
segundo o Statista. É uma ótima oportunidade para sua empresa atingir um grande grupo de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.
Confira os números das principais plataformas de redes sociais no Brasil e respectivos números de usuários em 2021.
250
mihões usuários
99
mihões usuários
99
mihões usuários
45
mihões usuários
37
mihões usuários
22.5
mihões usuários
7
mihões usuários
Primordialmente, os números acima atestam as vantagens das redes
sociais em atingir grandes públicos. Acima de tudo, elas abrem a porta
da sua empresa para a chegada de leads que desejam seus produtos ou
serviços.
As vantagens das redes sociais não se caracterizam somente pela
grande afluência de público, mas também pelo tempo de permanência,
conforme mencionado anteriormente. Definitivamente, os brasileiros usam
muito as plataformas de redes sociais. Logo, isso cria inúmeras
oportunidades para que sua empresa possa alcançar leads e assim poder
envolvê-los nas diferentes plataformas.
Um restaurante especializado em camarões, em Florianópolis, por
exemplo, poderia usar as redes sociais para alcançar não somente
residentes, mas também turistas. Praticamente, todas as plataformas de
redes sociais permitem segmentar usuários dentro de um determinado raio
ou local ao criar anúncios sociais ou impulsionar postagens orgânicas.
Ambas as estratégias podem ajudar a trazer tráfego de usuários locais
para o restaurante dado como exemplo.
A segunda das vantagens das redes sociais é estabelecer uma conexão direta com seu público
O marketing para redes sociais é uma das poucas estratégias do
marketing digital que permite que você se conecte diretamente com seu
público-alvo. À princípio, você sabe quem está interessado em seu
negócio, porque eles seguem seus perfis nas redes sociais e você
consegue identificar quem eles são.
Sua empresa pode se beneficiar das vantagens das redes sociais, especificamente neste ponto, de várias maneiras. Veja a seguir :
Aumentar seu conhecimento sobre seu público-alvo
Logo, você pode oferecer conteúdo mais direcionado e interessante
para eles. Assim você faz com que o conteúdo seja ainda mais
personalizado baseado nos interesses deles. Como consequência, isso leva
mais engajamento em seus perfis sociais e com seu negócio.
Melhorar o atendimento ao cliente
A princípio, quando você estabelece uma conexão direta com seu
público-alvo, você facilita e acelera não somente o atendimento, mas
também a resolução de problemas. Dessa forma, é possível abordá-los
individualmente, lidar com o problema específico de cada um deles e
assim desenvolver sua marca sob uma ótica positiva no processo.
Obter mais informações e insights sobre seus clientes
A conexão direta com seu público-alvo ajuda você a conhecê-lo
melhor. Ou seja, você sabe quem interage com suas postagens e da mesma
forma como eles interagem com elas. Como resultado, você obtém
informações valiosas sobre o comportamento do seu público-alvo. Dessa
forma isso o ajudará a adaptar sua estratégia de marketing para redes
sociais para torná-la melhor para seus seguidores.
Melhorar sua percepção sobre seu negócio pelos olhos do seu público
Desde já, quem não quer saber como os outros veem o seu negócio? Com
o marketing para redes sociais, você consegue saber o que seu público
pensa da sua empresa. É uma grande vantagem do marketing para redes
sociais porque você pode capitalizar sobre aspectos que as pessoas
gostam em seu negócio e evitar elementos de que não gostam.
A conexão direta com seu público é uma ótima maneira de melhorar suas
campanhas de marketing digital no geral. Você obterá insights de seus
seguidores e será capaz de adaptar melhor sua estratégia de redes
sociais para atender às necessidades deles.
A terceira das vantagens das redes sociais é que você pode criar conteúdo orgânico
A capacidade de postar conteúdo orgânico, sem custos, é um benefício
incrível das redes sociais para as empresas. Isso abre muitas
oportunidades para sua empresa se conectar com leads sem custo algum.
Essa é uma das razões pelas quais as empresas adoram usar as plataformas
de redes sociais.
Você pode postar a quantidade de conteúdo que quiser para envolver
seu público. Além disso, as plataformas permitem a publicação de
conteúdo em vários formatos. Dessa forma eles podem ser produzidos como
fotos, vídeos e muito mais, dependendo da plataforma de redes sociais. É
uma ótima maneira de divulgar sua marca para pessoas interessadas em
sua empresa e ajudá-las a se familiarizarem com ela.
A quarta das vantagens das redes sociais são os serviços de publicidade paga
Se você quiser ir além da postagem orgânica, existe a opção de
veicular anúncios pagos. Cada uma das plataformas de redes sociais
oferece sua própria maneira de publicidade paga. Logo, os recursos de
publicidade pagas variam de acordo com cada plataforma. A Plataforma
Comercial da Valeon veicula o seu anúncio no seu site por um preço bem
acessível.
Anúncios pagos oferecem ao seu negócio a oportunidade de se conectar
com leads interessados que ainda não encontraram seu negócio. As
plataformas de redes sociais permitem que você personalize seus anúncios
para que apareçam nos feeds de pessoas que procuram seus produtos e
serviços.
Isso cria uma grande oportunidade para sua empresa expandir seu
alcance e obter novos leads. Você ajuda os leads mais interessados a
encontrar sua empresa, o que resulta em novos seguidores, bem como em
conversões para sua empresa.
A quinta das vantagens das redes sociais é a possibilidade de construir sua marca
Uma vantagem do marketing de redes sociais é a capacidade de
construir sua marca. Quando você se conecta com leads interessados nela,
você os expõe à sua marca. A capacidade de postar conteúdo orgânico
gratuitamente permite que você construa o reconhecimento da marca de
forma sistemática com seu público.
Isso gera fidelidade à marca. Quanto mais as pessoas ficam expostas à
sua marca, mais se familiarizam com ela. A familiaridade com a marca
leva a mais conversões no futuro porque as pessoas tendem a comprar de
marcas que conhecem mais.
As redes sociais também ajudam a construir sua marca porque permite o
compartilhamento. Você pode compartilhar, repostar e fixar novamente o
conteúdo nas redes sociais. Isso significa que os seguidores podem
compartilhar seu conteúdo com amigos e familiares, o que ajuda a expor
sua marca a mais pessoas.
É uma excelente forma de obter novos clientes. Você pode alcançar
leads que não alcançaria de outra forma. Isso ajuda você a aumentar seus
seguidores e gerar mais leads.
Se você precisar de ajuda para fazer campanhas pagas nas redes sociais e no site da Valeon, fale conosco.
A sexta das vantagens das redes sociais é direcionar tráfego para seu site
As redes sociais têm potencial para serem grandes geradores de
tráfego para o site da sua empresa disponibilizado na Plataforma
Comercial da Startup Valeon.
A maioria das plataformas de redes sociais permitem que você poste
conteúdo com um link para o seu site. Quando você cria um conteúdo
interessante, pode levar seu público para o site clicando num link. Isso
os direciona exatamente para um lugar estratégico do seu site, onde
podem comprar algo ou aprender mais sobre sua empresa.
É uma ótima oportunidade para você vender mais. Da mesma forma a ajudar seu público a se familiarizar mais com seu negócio.
Dependendo do seu negócio, você pode até permitir que as pessoas usem
seu site para marcar compromissos ou pagar contas. Uma estratégia de
marketing para redes sociais de clínicas e médicos, por exemplo, pode
direcionar as pessoas a um site como o da VAleon para marcar sua
primeira consulta e da mesma uma aula teste de ginástica.
Mais tráfego em seu site também ajuda seus outros esforços de
marketing, porque você direcionará tráfego mais relevante para seus
perfis sociais.
A sétima e última das vantagens das redes sociais é poder avaliar seu desempenho
A sétima vantagem do marketing de redes sociais é a capacidade de
avaliar seu desempenho. Sempre que você realiza uma campanha de
marketing, deseja saber como ela está se saindo. As plataformas de redes
sociais facilitam o rastreamento de sua campanha para ver se você está
gerando bons resultados.
Você pode determinar quantas pessoas veem suas postagens, comentam,
gostam, compartilham e muito mais. Se você veicular uma campanha
publicitária, também poderá visualizar as métricas dessa campanha. Você
verá métricas como impressões, cliques e conversões.
Quando você pode avaliar o desempenho de sua estratégia de redes
sociais, logo você pode otimizá-la e melhorá-la para gerar melhores
resultados.
Quais são as desvantagens das redes sociais?
Em qualquer estratégia de marketing, sempre há desvantagens. As
desvantagens não significam que a abordagem não seja eficaz, mas sim,
que apresentam obstáculos potenciais que você pode ter que superar
durante a execução de suas campanhas. Estas são as quatro principais
desvantagens do marketing de redes sociais.
1 – Você pode receber feedback negativo e é necessário lidar com ele
As pessoas usam as redes sociais para postar conteúdo que gostam, mas
também as usam para compartilhar experiências que não gostam. Se alguém
teve uma experiência ruim com seu negócio, as redes sociais são portas
amplificadas para que ele compartilhe sua experiência ruim com outras
pessoas.
Esse feedback negativo vem de diferentes formas. Em plataformas como o
Facebook, alguém pode deixar um comentário negativo em sua página e
compartilhar sua experiência negativa. Da próxima vez que alguém
verificar sua empresa, ela verá os comentários e verá o feedback
negativo.
Em sites como o Twitter, os usuários podem marcar uma empresa em suas
postagens e compartilhar sua experiência negativa. As pessoas podem
retuitar essa experiência ruim e espalhá-la pela rede.
As plataformas de mídia social são catalisadoras de reclamações e de
feedbacks negativos. As pessoas usam seus perfis para ajudar outras
pessoas a entender sua experiência ruim. Muitas pessoas sentem que há
uma obrigação social de compartilhar suas experiências negativas para
evitar que outras pessoas tenham a mesma experiência.
Ter muito feedback negativo pode impactar negativamente seus esforços de marketing no futuro.
As pessoas confiam nas outras pessoas para lhes dar uma visão sobre a
sua empresa, especialmente se for a primeira vez que ouvem falar dela.
Com as redes sociais, é possível que o feedback negativo possa impedir
sua empresa de ganhar novos leads.
Como administrar o feedback negativo
Sempre que você receber um feedback negativo, em qualquer das
plataformas, responda a ele. Não deixe as queixas e preocupações das
pessoas sem solução. Nem todo mundo terá uma experiência positiva com
sua empresa, mas lidar com os problemas, pode falar muito sobre sua
empresa e seus valores.
2 – Você abre possibilidades para o cancelamento da sua marca
Não é difícil para algumas postagens se tornarem virais nas redes
sociais. As pessoas ficam de olho nas coisas boas e ruins nas redes
sociais. Se você não tomar cuidado com o conteúdo que publica, pode
acabar criando uma situação de cancelamento para sua marca sem nem
perceber.
Um bom exemplo neste caso, foi o que aconteceu com a Natura. Ela
veiculou uma campanha de Dia dos Pais tendo um homem trans no papel de
um pai de família. No entanto, parte do seu público, mais ligado a
questões religiosas e contrário ao movimento LGBTQIA+, cancelou a marca
nas redes sociais. Dessa forma, a Natura passou a ser a marca mais
cancelada pelo público que deseja ver os princípios e valores de sua
religião na sociedade.
Todavia, a Natura não é o único exemplo. Uma infinidade de marcas já passou por uma situação de cancelamento nas redes sociais.
Como evitar o cancelamento nas redes sociais
Sempre faça uma pesquisa antes de postar conteúdo nas redes sociais.
Seja uma foto, uma hashtag ou um vídeo, faça uma pesquisa para ver se há
alguma maneira de interpretarem de forma errada seu conteúdo. A
pesquisa ajuda você a adaptar seu conteúdo para evitar cancelamento para
sua empresa.
3 – O investimento de tempo é muito alto
As redes sociais não são o único canal de marketing digital. Todavia
elas exigem que você crie constantemente conteúdo novo para postar e se
envolver com seu público. Uma grande desvantagem das redes sociais é que
elas consomem muito tempo das empresas.
Se você tem uma pequena empresa, um pequeno departamento de marketing
ou recursos limitados, é um desafio gerenciar uma campanha de marketing
de redes sociais.
Você tem que encontrar tempo para equilibrar a postagem de conteúdo,
monitorar esse conteúdo, responder às pessoas e medir o impacto do seu
conteúdo. Se você não tiver os recursos, pode ser uma tarefa difícil.
Se você não está fazendo o suficiente com suas redes sociais porque
não tem tempo, pessoas ou software para ajudá-lo a executar sua
estratégia de marketing para as redes sociais, suas campanhas serão
prejudicadas. Você não será tão eficaz quanto um concorrente que tem os
recursos necessários para executar uma campanha de sucesso.
Como administrar essa desvantagem da exigência de tempo
Se você não tem os recursos, considere terceirizar sua
campanha de marketing para redes sociais para uma agência de marketing
digital como a Startup Valeon. Nós podemos lidar com suas
campanhas enquanto você administra seu negócio. Sem mencionar que você
fará parceria com pessoas que têm anos de experiência na execução de
campanhas nas redes sociais e sabem como promover o sucesso do seu
negócio.
4 – Você tem que esperar algum tempo para ver os resultados
Quando as empresas investem em estratégias de marketing, elas querem
ver resultados imediatos. Você quer saber se suas estratégias estão
funcionando e se vale a pena investir seu tempo e dinheiro nelas. Com o
marketing de redes sociais, você não vê resultados imediatos.
O sucesso do marketing de redes sociais depende do sucesso geral das
campanhas. Publicar um único conteúdo não determina o sucesso de sua
campanha. Você deve postar várias peças de conteúdo durante um certo
período para determinar o verdadeiro sucesso de suas campanhas.
Esta é uma desvantagem das redes sociais porque você tem que esperar
para ver os resultados. Você deve ser paciente e esperar algumas semanas
para ver os resultados antes de ajustar sua campanha.
Como se adaptar a essa desvantagem das redes sociais
A única adaptação verdadeira é ser paciente. Você deve se lembrar que
você não pode ver resultados imediatos até que sua campanha esteja em
execução por algum tempo. A melhor coisa que você pode fazer é
acompanhar o desempenho de suas postagens à medida que as publica, para
tê-las prontas para comparação quando sua campanha estiver em execução
por algum tempo.
Conclusão
O marketing de redes sociais cria muitas oportunidades para sua
empresa gerar novos leads. É uma ótima maneira de se conectar com seu
público e ajudá-lo a se familiarizar com sua empresa. Se você está
pronto para começar a colher os benefícios das redes sociais, a Startup
Valeon o ajudará a criar sua campanha.
CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET
Moysés Peruhype Carlech
Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver,
gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma
consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do
mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados
satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada
para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui
profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem
potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto
resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu
projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas
considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e
a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos
smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia
digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é
claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco
dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é
mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda
mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar
uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em
uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança,
voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo
o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é
colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e
de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o
material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é
possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver
se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio
publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não
permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio
digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que
ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a
empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o
seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela
esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma
permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão
interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não
estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar
potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos:
computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso
proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores
que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por
meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes
queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência
pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente.
Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas
compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos
diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa
abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das
pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua
presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as
chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma,
proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce,
os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles
funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os
consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo
ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas
encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus
produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa
que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em
2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas
vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver
seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do
nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a
visibilidade da sua marca.
VOCÊ CONHECE A ValeOn?
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode
moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é
colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn
possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o
seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e
reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende
as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A
ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio,
também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para
ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem
a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar
empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de
escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
MP reajusta o salário mínimo. Oposição já se articula no Congresso
Por Anderson Gonçalves – Gazeta do Povo
Lula e Alexandre de Moraes durante solenidade de diplomação no TSE.| Foto: André Borges/EFE
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber
diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se
inscrever.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado
nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu
discurso, ele não citou o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas fez
críticas ao seu governo, afirmando que a democracia “poucas vezes esteve
tão ameaçada” como nas últimas eleições. A mesma linha foi seguida pelo
presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ao dizer que a ameaça veio de
“covardes” e que os responsáveis serão responsabilizados. Saiba como foi
a solenidade.
Lisura das eleições. No mesmo discurso, Alexandre de Moraes disse que
a diplomação de Lula representa o “reconhecimento da lisura do pleito
eleitoral” e a “legitimidade política conferida soberanamente pela
maioria do povo”.
Segurança Institucional. Parte dos auxiliares de Lula tem defendido
mudanças na composição do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),
responsável pela segurança do presidente. Entenda por que o petista não
quer que essa tarefa seja mais delegada ao órgão.
Copa do Mundo 2022 Depois da frustração, o retorno. Argentina e
Croácia decidem nesta terça-feira (13), às 16 horas, quem será o
primeiro finalista da Copa do Mundo do Catar. Enquanto isso, torcedores
brasileiros pagam caro para antecipar a volta para casa e chegam até a
vender pertences.
Política, Economia e Mundo Oposição a Lula no Congresso. A futura
oposição a Lula já se articula no Congresso Nacional para se contrapor
ao governo petista de forma organizada e institucional. Saiba como estão
as negociações no Senado e na Câmara, e quem está cotado para os postos
de liderança.
Reajuste do salário mínimo. O presidente Jair Bolsonaro assinou a
medida provisória (MP) que reajusta o valor do salário mínimo para R$
1.302 a partir de 1º de janeiro. Relembre de quanto foram os aumentos
aplicados nos últimos anos.
Giro pelo mundo. Enquanto governos de esquerda manifestaram apoio ao
presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, o atual governo formalizou
uma proposta para antecipar as eleições. O presidente da Colômbia,
Gustavo Petro, causou preocupação ao propor uma anistia geral na
Venezuela.
Opinião da Gazeta Inflação desacelera, mas 2023 preocupa. Depois
de voltar ao campo positivo em outubro assustando o mercado, com um IPCA
de 0,59%, a inflação desacelerou em novembro e ficou em 0,41%. Com
isso, o acumulado de 12 meses voltou a cair, para 5,90%, e a inflação de
2022 subiu para 5,13%, oficializando o estouro do limite superior de
tolerância da meta deste ano. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Fato é que as políticas já em curso, com os novos gastos autorizados
pela PEC fura-teto, e aquelas que deverão ser implantadas após 2023, a
julgar pelas opiniões que Lula e Haddad já manifestaram no passado
recente, apontam para uma política econômica de viés expansionista e,
consequentemente, inflacionário.
O que mais você precisa saber hoje Vandalismo. Manifestantes quebram carros e tentam invadir sede da PF em Brasília após prisão de indígena
Tentativa de homicídio. Motorista avança sobre grupo de manifestantes em frente a quartel no Paraná
Educação domiciliar. O que diz o documento de ONG que tenta derrubar o homeschooling no Senado
Rede social. Twitter lança verificação comunitária de fatos e ameaça a hegemonia das agências checadoras
Artigos e colunas A utopia monetária da FTX. Quando surgiu, a casa
de câmbio de criptomoedas FTX e seu CEO, Sam Bankman-Fried, prometiam
mudar o mundo. Porém, a empreitada acabou se tornando uma fraude. Artigo
de Dominic Pino detalha como isso aconteceu.
J.R. Guzzo alerta que clubes de tiro estão na mira do novo ministro da Justiça, mas bandidos armados, não.
Guilherme Fiuza faz uma crônica ressaltando como o brasileiro não foge à luta.
Para inspirar Prêmio para arquitetura humanitária. O projeto
elaborado por um time de quatro arquitetos brasileiros foi o vencedor de
um concurso internacional de arquitetura humanitária para a construção
de um centro educacional para meninas em Moçambique. Conheça a
iniciativa.
Tenha um ótimo dia!
Justiça Eleitoral Lula critica Bolsonaro na diplomação; Moraes fala em punir quem ameaçou a democracia Por Wesley Oliveira – Gazeta do Povo Brasília
Alexandre de Moraes e Lula exibem o diploma de presidente eleito, na solenidade de diplomação.| Foto: Ricardo Stuckert/PT
O
presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado pelo
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12), e usou seu
discurso para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu governo,
sem citá-lo nominalmente. Segundo Lula, “poucas vezes [a democracia]
esteve tão ameaçada” como nas últimas eleições. O presidente do TSE,
Alexandre de Moraes, também discursou dizendo que a democracia
brasileira foi ameaçada por “covardes”. Ele ainda disse que os
responsáveis serão responsabilizados “para que isso não volte nas
próximas eleições”.
A cerimônia da diplomação do presidente eleito e do vice-presidente
eleito Geraldo Alckmin (PSB) marca o fim do processo eleitoral, e tem
como objetivo atestar que ambos foram eleitos e que a eleição
presidencial foi legítima.
No seu discurso, Lula disse que sua vitória nas eleições foi a
vitória da democracia. “Este não é um diploma do Lula presidente. É um
diploma de uma parcela significativa do povo que ganhou o direito de
viver em uma democracia. Vocês ganharam esse diploma”, disse Lula ao
mesmo tempo em que chorava de emoção.
Sem citar o presidente Bolsonaro diretamente, Lula afirmou ainda que
“poucas vezes [a democracia] esteve tão ameaçada” como nas últimas
eleições. De acordo com o presidente eleito, a vontade popular foi
testada diante dos ataques ao sistema eleitoral com o objetivo de
desgastar o sistema democrático. Trata-se de uma crítica indireta a
Bolsonaro, que questiona a segurança das urnas eletrônicas.
“Quando se esperava um debate político democrático, a nação foi
envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais. Eles
semearam a mentira e o ódio, e país colheu violência política que só se
viu nas páginas mais tristes de nossa história. E, no entanto, a
democracia venceu”, completou o presidente eleito.
Ainda durante o seu discurso, Lula celebrou a “coragem” da Justiça
Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal (STF) durante todo o processo
eleitoral. “Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas,
cuja confiabilidade é reconhecida há muito tempo por todo o mundo. Quero
destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior
Eleitoral que enfrentaram toda a sorte de ofensas, ameaças e agressões
para fazer valer a soberania do voto popular”, disse o petista.
Ao finalizar o seu discurso, Lula se comprometeu a “fazer do Brasil
um país mais desenvolvido e mais justo”. “Reafirmo hoje que farei todos
os esforços para, juntamente com meu querido companheiro Geraldo
Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha,
mas durante toda a minha vida: fazer do Brasil um país mais
desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de
vida para todos os brasileiros, sobretudo as pessoas mais necessitadas”,
disse o presidente eleito.
Moraes defende urnas e o trabalho do TSE nas eleições
Após a fala de Lula, o presidente do TSE, ministro Alexandre de
Moraes, abriu o seu discurso dizendo estar honrado de receber os
convidados no “tribunal da democracia”. Para ele, “extremistas usaram as
redes sociais para disseminar notícias falsas”. “Passaram a atacar a
mídia tradicional para, desacreditando-a, substituir por suas medidas
autoritárias e discriminatórias”, disse.
Ainda de acordo com Moraes, a Justiça Eleitoral se preparou para
assegurar a lisura das eleições. “[A Justiça Eleitoral se preparou] para
combater com eficácia, eficiência, celeridade aos ataques
antidemocráticos ao Estado de Direito e os covardes ataques pessoais aos
seus membros e de todo o poder Judiciário”, afirmou ele.
O presidente do TSE disse que, a despeito dos questionamentos à
lisura das urnas eletrônicas, nenhuma fraude foi encontrada – quem
questionou as urnas durante todo o processo eleitoral foi o presidente
Bolsonaro. “Esses grupos criminosos atuam no mundo inteiro para
desacreditar o sistema eleitoral. (…) Jamais houve uma fraude constatada
nas eleições realizadas com as urnas eletrônicas”. Para Moraes, existe a
necessidade de se responsabilizar aqueles “que buscam subverter a ordem
democrática”. “Eles serão integralmente responsabilizados para que isso
não retorne nas próximas eleições. A Justiça Eleitoral soube garantir a
estabilidade democrática”, completou.
Para o ministro, a diplomação consolida a vontade popular. “Os
vencedores foram proclamados e hoje estão sendo diplomados. Encerra-se
mais um ciclo democrático com respeito à soberania popular e à
Constituição Federal”, finalizou.
Diplomação de Lula foi antecipada pelo TSE
A diplomação, que está prevista no Código Eleitoral, tem de ser
realizada até o dia 19 de dezembro. Em princípio, essa seria a data da
diplomação de Lula. Mas, a pedido do petista, a solenidade foi
antecipada para este dia 12. A solenidade finaliza o processo eleitoral.
Antes da sessão, o tribunal analisa a prestação de contas das
coligações eleitorais, para verificar se estão dentro da legalidade; No
caso de Lula e Alckmin, isso ocorreu na terça-feira (6) passada, com
aprovação por unanimidade pelo TSE das contas de campanha.
O diploma é um documento físico que deve conter o nome do candidato, a
legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o
qual foi eleito ou a sua designação como suplente.
Durante a solenidade, o presidente do TSE, ministro Alexandre de
Moraes, cumprindo uma formalidade, oficializou o resultado da eleição
com a seguinte declaração: “Pela vontade do povo brasileiro, expressa
nas unas no dia 30 de outubro de 2022, o candidato pela coligação Brasil
da Esperança formada por Federação Brasil, PT, PCdoB, Solidariedade,
Federação PSOL-REDE, PSB, AGIR, AVANTE E PROS, Luiz Inácio Lula da
Silva, foi eleito presidente da república federativa do Brasil. Em
testemunha desse fato, a Justiça Eleitoral expediu-lhe este diploma que o
habilita a investidura perante ao cargo perante ao Congresso Nacional
em primeiro de janeiro de 2023 nos termos da Constituição Federal”.
Além de Lula e de Geraldo Alckmin, a cerimônia de diplomação reuniu
os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo
Pacheco (PSD-MG); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. De
acordo com o TSE, foram confirmadas as presenças de mais de 120
convidados e 45 representações diplomáticas estrangeiras.
VEJA TAMBÉM: Por que Lula não quer que sua segurança como presidente seja feita pelo GSI A caravana de Lula e parlamentares à Cop27 teve a ajuda de empresários Quem são os comandantes das Forças Armadas escolhidos por Lula TSE reforçou segurança para diplomação de Lula A
cerimônia de diplomação de Lula ocorreu sob forte esquema de segurança
na região do TSE, em Brasília. A área externa do tribunal contou com
policiamento reforçado por oficiais da Polícia Militar do Distrito
Federal e até varredura de grupo antibomba da Polícia Federal.
As vias que dão acesso ao TSE foram interditadas pela PM, que só
autorizou a passagem de servidores públicos e convidados credenciados
para participar da diplomação. O tribunal, que fica numa área distante
da Esplanada dos Ministérios, reforçou a segurança predial com o uso de
grades de proteção nas imediações. O perímetro da Corte ainda contou com
o monitoramento de agentes especiais da PF, que cuidam da preparação de
grandes eventos com a presença do presidente em exercício ou do
presidente eleito.
Como a oposição a Lula se articula para próxima legislatura do Congresso
Por Rodolfo Costa – Gazeta do Povo Brasília
Vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado federal Evair
de Melo (PP-ES) quer assumir a liderança da oposição na gestão Lula|
Foto: Laycer Tomaz/Divulgação
A futura oposição ao presidente
eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se articula no Congresso Nacional
para se contrapor ao governo petista de forma organizada e
institucional. Na Câmara e no Senado, há negociações e movimentações
desde novembro. Em jogo, a ambição pessoal pelos postos de liderança, o
interesse em fazer um contraponto ao futuro governo Lula e a defesa do
legado da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na Câmara, a liderança da oposição é pleiteada pelos deputados
federais Carlos Jordy (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli
(PL-SP) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), vice-líder do governo na
Câmara.
No Senado, o atual líder do governo, Carlos Portinho (PL-RJ), é
favorito para assumir o posto. A senadora eleita Damares Alves
(Republicanos-DF) é outra candidata e se articula para isso.
A maioria dos “candidatos” quer ser líder da oposição. Mas eles
também não descartam a possibilidade de assumir a liderança da minoria
no Senado, na Câmara e no Congresso (são três cargos existentes). A
liderança da oposição existe apenas nas duas Casas.
A liderança do Congresso atua em votações que reúnem parlamentares
das duas Casas, o que envolve, por exemplo, articulações sobre os vetos
presidenciais e comissões mistas, incluindo a do Orçamento. Um
parlamentar cotado para o cargo é o atual ministro-chefe da Casa Civil,
Ciro Nogueira, senador e presidente nacional licenciado do PP.
Diferentemente das disputas pelas presidências da Câmara e do Senado,
não há eleições formais para a definição dos líderes da oposição e da
minoria. O processo de escolha é feito internamente, nos bastidores, por
quem tem mais apoio entre os parlamentares de oposição. Isso não
impede, porém, que cada um se articule e peça o apoio de seus colegas.
Como está a disputa pela liderança da oposição no PL da Câmara A
disputa pela liderança da oposição na Câmara é intensa e ameaça causar
um racha na bancada do PL. Segundo deputados do partido ouvidos pela
Gazeta do Povo, a divisão seria fruto de uma tentativa de Eduardo
Bolsonaro e seus aliados de isolar Zambelli. O parlamentar foi
questionado pela reportagem, mas não respondeu.
Já a deputada rejeita o suposto isolamento. “Tenho visto na imprensa
uma tentativa de me afastar do PL, mas eu não sinto isso, muito pelo
contrário. O PL me trata com bastante prestígio”, afirmou à reportagem.
Ela não negou estar na disputa pela liderança da oposição, mas não se
manifestou sobre o assunto. Os aliados de Zambelli defendem que sua
indicação é natural em razão dos votos que recebeu na eleição de
outubro.
Já Carlos Jordy confirma o interesse no cargo e afirma que tem
trabalhado nisso há “pouco mais de um mês nos bastidores”. “É claro que
isso é tudo uma construção. A gente tem que ouvir outros parlamentares. E
eu acredito que liderança da oposição tem que ser [ocupada] por um
parlamentar atuante e combativo”, diz.
Jordy não cita especificamente as disputas internas, mas entende que
os opositores de Lula não devem deixar que “vaidades” contaminem o
processo de escolha para o cargo de líder do grupo. “Tem que ter uma
pessoa que queira trabalhar nesse sentido e que arregace as mangas
unindo os deputados de diversos partidos de oposição para, efetivamente,
trabalhar. E para conseguir fazer com que a gente possa dar voz à
grande parcela dos brasileiros que não concordam com um possível governo
Lula”, diz.
A fim de apaziguar o ambiente interno, a bancada do PL trabalha para
que a liderança seja rotativa, ou seja, que cada deputado ocupe o cargo
por um ano. A composição é articulada junto ao líder do partido na
Câmara, Altineu Côrtes (RJ), e o presidente nacional do PL, Valdemar
Costa Neto.
O deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder do governo na
Câmara, é outro nome citado nos bastidores, mas ele nega se movimentar
para ser líder da oposição. “Não sou candidato a liderar a oposição, o
partido, nem nada”, diz. Ele afirma, porém, que não negaria o posto caso
fosse escolhido por Bolsonaro. “Se indicado, escolhido e homologado
pelo presidente Bolsonaro, eu, obviamente, não declinaria o convite.”
Como está a articulação pela oposição fora do PL O deputado Evair
de Melo (PP-ES) também admite estar em articulações para viabilizar sua
indicação ao posto de líder dos oposicionistas do futuro governo. “Estou
centrado em organizar a oposição. Conversei com o Arthur [Lira,
presidente da Câmara], com o Valdemar [Costa Neto, presidente do PL],
com o Ciro [Nogueira] e com o Altineu [Côrtes]”, afirma. “Estou
trabalhando e pedindo ‘voto’ [apoio]. Também já conversei com os
deputados do PL e outros partidos.”
A articulação do vice-líder do governo não é bem vista entre alguns
deputados do PL. Alguns entendem que a liderança deve ficar com alguém
do partido por ser a maior bancada da Câmara. Outro motivo apontado é o
apoio do PT à recondução de Lira à presidência da Câmara. Mas Evair se
diz tranquilo e assegura que suas articulações são de conhecimento de
Lira.
Sobre a concorrência ao cargo, porém, Melo diz que, até o momento,
não viu outros deputados “pedindo voto”, como ele. O deputado afirma,
inclusive, ter promovido uma reunião com “quase” 30 parlamentares.
“Estou atuando na tribuna todo dia, defendendo o legado do Bolsonaro e
exercendo uma oposição dura”, diz. “Vou vigiar 24 horas por dia as
lambanças que o Lula vai fazer, porque já está fazendo antes mesmo de
ser presidente.”
Melo promete uma “oposição implacável, programática” e estratégica
contra o novo governo do PT. “O Lula tem que ficar sabendo que ele vai
ter uma oposição que conhece o regimento da Câmara. Estamos com uma
turma experiente. A oposição a ele não vai ser a do PSDB de dez anos
atrás. Estamos estudando e nos preparando, vamos dar um trabalho maluco,
vamos dar um nó regimental, não só de discurso”, diz.
O deputado Bibo Nunes (PL-RS), vice-líder do partido na Câmara, não é
candidato a ser líder da oposição, mas diz o que considera como as
qualidades que um candidato precisa ter para se viabilizar. “Quem quer
ser líder da oposição tem que ser combativo, ter argumentos e conhecer
todos os erros do governo [Lula]. Conhecer o regimento também é muito
importante. Fora disso, nem se candidate”, avalia. Por isso, ele não faz
objeção a candidatos de fora de seu partido, como Evair de Melo.
O deputado Marco Feliciano (PL-SP), vice-líder do governo no
Congresso, considera que há predicados importantes para a disputa do
cargo além do engajamento. “O bom líder não deve ser novato. Deve ser
articulado e com bom trânsito entre as lideranças. Deve conhecer os
caminhos do regimento e dar bem o recado, principalmente para a imprensa
e população”, afirma.
O deputado Sanderson elogia os deputados Evair de Melo e Carla
Zambelli, e diz que ambos são boas opções para a liderança. “Os dois
falaram comigo para ver se eu os apoiaria. O Evair foi o primeiro a
falar comigo, é uma pessoa fiel ao presidente Bolsonaro, um vice-líder, e
vai acabar liderando essa frente. A Carla, sendo do meu partido, também
é um bom nome. E o meu nome está à disposição se o conjunto dos
deputados assim também entender”, afirma.
Lula critica Bolsonaro na diplomação; Moraes fala em punir quem ameaçou a democracia Por que Lula não quer que sua segurança como presidente seja feita pelo GSI Leite diz que PSDB vive crise de identidade diante da simplificação do debate político atual Como está a disputa pela liderança da oposição no Senado A
disputa pela liderança da oposição no Senado está menos acirrada. Após
abdicar de sua pré-candidatura à presidência da Casa e selar apoio pela
candidatura do senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), Portinho diz que
acordos internos sugerem que “muito provavelmente” ele assumirá a
liderança da oposição.
“Estava construindo a minha candidatura, assim como o [senador]
Eduardo Gomes, saímos em consenso com a união em torno do nome do
Marinho, não foi difícil chegar a esse consenso, foi muito fácil, o que
mostra que não tem vaidade e espaço de poder que esteja nos movendo, o
que queremos é vencer e fazer as transformações que a população exige do
Senado”, diz.
Dentro dessa costura, havia uma indicação de que Portinho seria
indicado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas
ele destaca ter abdicado a favor da composição com demais partidos e
senadores. “Dentro dessa construção de uma candidatura, eu também me
coloquei à disposição do partido para que esse espaço possa ser
negociado com a adesão daqueles que acreditam nesse projeto”, diz.
Em razão de acordos, Portinho tende a ficar com a liderança da
oposição no Senado. “É um posicionamento importante, acho que tenho
muito a contribuir. Lógico que todos os senadores que estão conosco são
importantes nesse processo, há uma liderança compartilhada desde que
assumi a liderança do governo, sempre compartilhei os espaços de fala,
inclusive, de condução. Se for o caso, pretendo continuar [como líder da
oposição] porque acho que tenho realmente bastante para contribuir”,
afirma.
A senadora eleita Damares Alves também articula o posto nos
bastidores e, segundo os mais próximos, conta com o apoio de Ciro
Nogueira. É dito no Congresso que o ainda ministro da Casa Civil “vai
ser oposição” a Lula, e pode assumir a liderança da minoria no
Congresso.
Portinho lembra que há outros espaços previstos, como o da minoria no
Senado, e diz que Damares e outros senadores são muito importantes para
a construção de uma oposição. “Todos são muito importante, pois não se
faz sozinho uma oposição, e tem espaço para todo mundo que queira
contribuir para o país fazendo uma oposição construtiva, com base,
conteúdo e lógica. E Damares, por exemplo, é pessoa imprescindível no
Senado, assim como senador Mourão, Heinze, Amin, e Girão. Existe espaço
para todos e é muito importante que essa liderança seja compartilhada”,
afirma.
O que explica a disputa pelas lideranças dentro da base de Bolsonaro Além
de comandar a oposição, a liderança desse bloco e o da minoria são
postos reivindicados pela exposição política e pelo orçamento disponível
a seu ocupante, diz o cientista político Lucas Fernandes, coordenador
de análise política e sustentabilidade da BMJ Consultores Associados.
“O líder da oposição ganha mais orçamento e estrutura, tem um
gabinete próprio além do que já tem enquanto deputado, e vai ter mais
possibilidades de empregos para privilegiar aliados. Então, isso tudo
faz diferença. E é um cargo que vai dar visibilidade”, destaca.
Além disso, a titularidade do posto também assegura ao parlamentar
assento no colégio de líderes. “Vai estar lá na formulação da pauta [de
votações] e ajudar o presidente da Câmara a decidir quais projetos serão
encampados. Durante as sessões do plenário, é um espaço de muita
visibilidade. O líder da oposição tem direito à voz para encaminhar as
votações. É um espaço que dá visibilidade, é um poder interessante”, diz
Fernandes.
Diferentemente das lideranças partidárias, porém, a liderança da
oposição ou da minoria não permite que os líderes assinem requerimentos
ou destaques por toda uma bancada, prerrogativa dada a líderes de
partidos, diz o analista.
Ele entende que parlamentares “regimentalistas” (que conhecem muito
bem os regimentos de Câmara e do Senado) têm vantagem ao pleitear o
posto. Mas avalia que, dadas as composições no Congresso e as
possibilidades de reeleição de Lira e Pacheco, é mais provável as
lideranças da oposição ficarem com quadros políticos do PL.
“Mas ainda estamos em um debate sobre o quanto a gente vai conseguir
ver de oposição institucional, o quanto disso é personalismo, e como
Bolsonaro se comporta no ano que vem. Para ele, ter um filho como líder
da oposição seria ótimo. Mas ele está abdicando de falar durante muito
tempo. Vamos ter que ver como ele se comporta no próximo ano”, afirma
Fernandes.
Por que Lula não quer que sua segurança como presidente seja feita pelo GSI Por Wesley Oliveira – Gazeta do Povo
Lula acena a apoiadores observado por seguranças: serviço de
guarda do presidente eleito vem sendo feito por agentes da Polícia
Federal.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Parte dos
auxiliares do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem
defendido mudanças na composição do Gabinete de Segurança Institucional
(GSI) como estratégia de reduzir a participação de militares no futuro
governo. O GSI é responsável pela segurança do presidente. A avaliação
do grupo é de há a necessidade de se rediscutir o status ministerial da
pasta, hoje comandada pelo general Augusto Heleno, um dos principais
aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O eventual esvaziamento do GSI tiraria da pasta a segurança da
Presidência e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A mudança não
seria novidade nos governos do PT, pois em 2015, no segundo mandato de
Dilma Rousseff, o GSI foi incorporado pela Secretaria de Governo,
perdendo o status ministerial, que lhe foi devolvido pelo então
presidente Michel Temer (MDB) em 2017.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
Que nota você dá para os 4 anos de Bolsonaro? AVALIE E COMPARTILHE Para
os que defendem a mudança, isso poderia servir como um gesto político,
já que o segmento militar ampliou a sua participação no primeiro escalão
do governo federal durante a gestão de Bolsonaro. De acordo com líderes
petistas, a pasta é cercada de “desconfiança” devido aos aliados de
Bolsonaro que hoje estão no GSI. E, como o órgão é responsável pela
segurança do presidente, isso causa receio.
Como exemplo, citam o caso do militar Ronaldo Ribeiro Travassos,
lotado no GSI, que no mês passado chegou a divulgar um vídeo nas
manifestações dos apoiadores de Bolsonaro em frente aos quartéis, na
qual afirma que “Lula não vai subir a rampa do Planalto” em 1.º de
janeiro. Travassos é primeiro-sargento da Marinha e trabalha na divisão
administrativa do gabinete de Augusto Heleno. Ele está no Palácio do
Planalto desde o final de 2016, quando Michel Temer era presidente.
Para os integrantes do PT, o esvaziamento do GSI seria uma forma de
fazer uma espécie de contraponto à atual gestão, com uma Esplanada dos
Ministérios formada apenas por civis. Caso a mudança seja confirmada, a
segurança de Lula ficaria à cargo da Polícia Federal (PF), instituição
que tem atuado nessa função desde que o presidente eleito lançou sua
candidatura. A avaliação dos petistas é de que a corporação conseguiu se
manter distante das tentativas de “cooptação” feitas por Bolsonaro,
diferentemente dos militares.
A estimativa é de que Lula tome a decisão após o relatório que será
apresentado para a coordenação da transição que será feito pelo delegado
Andrei Augusto Passos Rodrigues. Ele cuida da segurança de Lula desde a
campanha, e foi nomeado na sexta-feira (2) para o grupo técnico de
inteligência estratégica da transição. Rodrigues é um dos principais
cotados para o cargo de diretor-geral da PF.
Abin pode ficar sobre o comando do ex-chanceler Celso Amorim
Além da segurança da Presidência, os aliados de Lula defendem que a
Abin deixe o guarda-chuva do GSI e seja levado para Secretaria de
Assuntos Estratégicos. Até o momento, o ex-chanceler Celso Amorim é nome
mais cotado para assumir a pasta.
A Abin foi criada em 1999 para ser o órgão central do Sistema
Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Seu objetivo é dar informações
estratégicas e confiáveis ao Executivo Federal, relativas à segurança do
Estado, à sociedade brasileira, à defesa externa e às relações
exteriores. Entre alguns integrantes do PT a avaliação é de que é
preciso “desmilitarizar” a instituição.
A União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin
(Intelis), entidade que representa os servidores da Abin, já indicou ao
governo de transição ser favorável que a agência deixe o GSI. Durante a
campanha, a entidade chegou a se posicionar contra as acusações de
fraude no sistema eleitoral levantadas por Bolsonaro.
À época, a Intelis alegou que os profissionais de inteligência têm
“prestado apoio técnico especializado à Justiça Eleitoral no
fornecimento e na implementação de sistemas e dispositivos
criptográficos, que contribuem para a autenticidade, confidencialidade e
inviolabilidade dos programas e dados das urnas utilizadas no país”.
Afirmou ainda que “não há qualquer registro de fraude nas urnas
eletrônicas desde a implantação do atual sistema”.
A desconfiança sobre o trabalho do GSI fez com que a equipe de Lula
vetasse a participação de integrantes do órgão na sede do governo de
transição, localizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em
Brasília. Paralelamente, os petistas também descartaram os serviços de
segurança da pasta comandada por Augusto Heleno durante a cerimônia de
posse.
Ainda em novembro, quando a equipe de Lula se preparava para ocupar o
CCBB, ao menos 40 agentes do GSI estiveram no local sob a alegação de
que estavam ali para ajudar na segurança do espaço. Além da segurança de
Lula e do espaço, o GSI chegou a oferecer conexão de internet e
computadores para o trabalho da transição. À época, os policiais
federais rejeitaram a participação do GSI no espaço.
“No momento em que temos um presidente [Jair Bolsonaro] recluso (…),
houve uma estranha tentativa de ocupação do prédio de transição pelos
agentes do general Augusto Heleno”, afirmou o senador eleito Flavio Dino
(PSB) em entrevista ao UOL.
Em outra frente, os organizadores da transição não buscaram, até o
momento, o GSI para o trabalho de segurança da cerimônia de posse de
Lula. Com isso, o esquema vai ficar por conta da Polícia Federal e da
Polícia Militar do Distrito Federal.
A expectativa é de que o GSI fique limitado a atuar apenas após a
assinatura do termo de posse – momento em que, oficialmente, a segurança
de Lula passará a ser feita pela pasta. A partir daí, é esperado que
Lula já promova as mudanças na pasta e o gabinete não estará mais
subordinado ao general Augusto Heleno.
De badalada e candidata ao hexacampeonato ao fracasso total nas
quartas de final diante da Croácia, a seleção brasileira deixou a Copa
do Mundo 2022 de forma traumática e melancólica.
A chegada a Doha no início da competição foi marcada pela euforia da
torcida. Já na silenciosa despedida, não havia ninguém. Reflexos de uma
campanha que levou o torcedor da esperança à decepção e que deixa novas
lições de aprendizado para a seleção.
1 – Erros começaram ainda antes da Copa do Mundo O técnico Tite se
irritou bastante ao ser criticado pela convocação do veterano
lateral-direito Daniel Alves para a Copa no Catar.
Chegou a ser deselegante com a jornalista Patrícia Lopes, da Bein Sports, que fez uma pergunta justamente sobre o tema.
Auge De Daniel Alves Na Copa: Consolar Neymar. Foto: EFE. A Copa
mostrou que Tite estava 100% errado. Daniel Alves veio ao Catar a
passeio. Quando o Brasil perdeu os outros três laterais por lesão, mesmo
assim ficou no banco. Nem Tite confiou no soberbo atleta, que ironizou
críticas dizendo que se precisasse “tocaria pandeiro”.
Tabela da Copa do Mundo 2022; acesse! A convocação de Tite teve
outros erros crassos. Além de Dani Alves, levou outros jogadores em quem
não confiava, como Pedro e Éverton Ribeiro. Foram apenas uma resposta a
certo clamor popular. Sem falar na inexplicável insistência em Fred.
Por fim, Tite trouxe um número excessivo de atacantes com
características similares, deixando outras posições descobertas e a
seleção imobilizada em um único esquema tático. Na hora das
substituições, trocava seis por meia dúzia.
2 – Tite teve 6 anos para encontrar alternativa a Neymar Tite foi agraciado pela CBF com a permanência no cargo mesmo após a queda da seleção para a Bélgica, em 2018.
Teve mais 4 anos para encontrar uma solução para a eventual ausência do craque Neymar, em torno de quem o time girava.
Matheus Bachi, O Filho De Tite. Foto: EFE. A Copa no Catar,
entretanto, provou que Tite, Cléber Xavier, o filho de Tite e toda a
imensa equipe de analistas técnicos, táticos, coordenadores da seleção,
foram incapazes disso. Quando Neymar se lesiona na estreia contra a
Sérvia, há um evidente pânico.
Artilheiros da Copa do Mundo 2022 no Catar: veja lista de todos os gols Para
começar, não há um substituo imediato ao camisa 10. Não se sabe quem
vai jogar. Termina-se com uma aposta no jovem Rodrygo, que nunca havia
atuado na posição. Veja só, foi ser testado de fato justamente em um
Mundial.
Tite teve 4 anos para testar meias ofensivos, como Raphael Veiga e
Gustavo Scarpa, quando estavam em boa fase. Mas não o fez. Talvez eles
também não resolvessem. Mas, mais uma vez, Tite virou refém de Neymar.
3 – Soberba e falta de foco na decisão A seleção chegou ao Catar
badalada. Favorita. Elogiada pela imprensa nacional e internacional. O
título era questão de tempo. Pois bem, faltou à seleção capacidade para
lidar com tamanha expectativa.
Houve soberba dos jogadores, que diante da mínima crítica já entravam
na defensiva e optavam por ironias e rebatidas – críticas, aliás, na
maioria das vezes justas.
Modesta Croácia Derruba O Brasil. Foto: EFE E também por parte da
comissão técnica, que mesmo diante de evidências de que a Croácia
tentaria comandar o meio de campo nas quartas de final, manteve o
esquema cheio de atacantes. O “jeito Brasil” de jogar. E de perder.
Talvez fosse a hora de mudar de acordo com o oponente. De mostrar que
havia variação tática. Planos para diferentes cenários. Algum tipo de
inteligência.
Por fim, na semana que antecedeu o duelo contra os croatas, as
entrevistas foram dominadas por temas como dancinhas, cultura
brasileira, etc. Cabelos pintados.
Tudo menos futebol. Tudo menos o que mais importa. Havia um duelo
decisivo pela frente, faltou foco nas quatro linhas e sobrou presunção.
4 – Fator psicológico derruba Brasil mais uma vez Há uma certa
resistência no meio do futebol com a presença de um psicólogo no elenco.
No Catar, a seleção mostrou o quanto precisava de um profissional da
área com a delegação. Com frases amplas, genéricas e conceitos confusos,
Tite tentou assumir a função.
Thiago Silva, Capitão Decorativo. Foto: EFE. Obviamente não deu
certo. Os traumas recentes de eliminações em 2014 (7 a 1) e 2018
reforçavam ainda mais a necessidade de trabalhar a parte psicológica do
elenco.
O capitão Thiago Silva, aos 38 anos, por exemplo, ainda não
desenvolveu este tipo de força mental necessária aos vencedores.
Novamente se escondeu na hora dos pênaltis.
A fragilidade emocional ficou escancarada após a eliminação, com uma
série de cartinhas em redes sociais, expondo o próprio sofrimento, e a
já citada incapacidade em lidar com críticas externas, muitas vezes
justas, merecidas e construtivas.
5 – Tite se escondeu atrás de auxiliares Faltou comando e
liderança a Tite. Assumir o protagonismo, como se diz hoje em dia. Em
nome de uma suposta gestão compartilhada, escondeu-se muitas vezes atrás
dos auxiliares, Cléber Xavier, e do próprio filho, Matheus Bacchi.
Tite E Cléber Xavier: Gestão Compartilhada. Foto: EFE. O técnico
da Croácia, Zlatko Dalic, compareceu à entrevista após a vitória sobre o
Brasil, ainda no estádio, sozinho. Foi sóbrio e assertivo. Aliás, outro
ponto em que Tite falha, com o estilo verborrágico e vazio que
tergiversa sobre perguntas importantes.
Nesta seleção, não se sabia quem tomava as decisões chave. Quem
definia como o Brasil iria jogar. “Essa bola eu passo para o Cléber”,
dizia Tite, acionando o auxiliar. Aliás, antes dos pênaltis contra a
Croácia, era Cléber Xavier quem tentava motivar os abalados jogadores.
Alexandre de Moraes e Lula exibem o diploma de presidente eleito, na solenidade de diplomação.| Foto: Ricardo Stuckert/PT
Nesta segunda o Tribunal Superior Eleitoral diplomou Lula e Alckmin. A
diplomação é um atestado de que eles foram eleitos presidente e
vice-presidente da República e de que estão aptos a tomar posse dos
cargos diante do Congresso Nacional. A menos que sejam impugnados – como
prevê o artigo 14, parágrafo 10.º, da Constituição, há um prazo de 15
dias para se impugnar ambos alegando abuso do poder econômico, corrupção
ou fraude.
Na diplomação, Lula e Alexandre de Moraes disseram que as urnas
eletrônicas têm a maior transparência, lisura, que está tudo certo, que
nunca houve fraude na história das urnas eletrônicas, segundo Moraes.
Lula disse que a confiança nas urnas eletrônicas é compartilhada pelo
mundo inteiro – mas, na verdade, apenas três países usam urnas como as
nossas.
Bolsonaro e as crianças No fim da tarde de segunda-feira, na hora
do arriamento da bandeira que fica diante do Palácio do Alvorada, uma
multidão correu lá e outra parte da multidão dormiu lá, passou a noite
toda, com mau tempo, dormindo na laje fria. De novo, as crianças foram
protagonistas. No dia anterior, a menina Júlia foi conduzida através do
fosso por um segurança do presidente, como se fosse um São Cristóvão;
ela foi pedir pra Bolsonaro não desistir. Nesta segunda, cerca de 50
crianças invadiram os jardins do Palácio do Alvorada, e um menino índio
chegou a botar um cocar no presidente, fez um discurso em nome das
crianças brasileiras. A primeira a passar foi uma menina que, também
emocionada, entregou um girassol ao presidente; por fim, o coro disse
que eles são o futuro da nação. Houve uma espécie de um sermão de um
padre católico que, de joelhos, pediu que Bolsonaro não decepcionasse as
crianças.
Mais um senador quer enfrentar Rodrigo Pacheco Agora tem mais
um candidato à presidência do Senado: Eduardo Girão, do Ceará. Ele e
Rogerio Marinho, do Rio Grande do Norte, vão tentar impedir que Rodrigo
Pacheco seja reeleito. Aliás, eu leio a Constituição e, na minha
leitura, não pode haver reeleição, mas tem havido. É isso, nós não temos
a cultura de cumprir nem a Constituição. Uma candidatura a mais não vai
dividir os votos de quem não quer Pacheco, porque só será eleito
presidente do Senado aquele que conseguir metade mais um, ou 41 do total
de 81 senadores. Enquanto não alcançar esse número, a pessoa não está
eleita.
A gastança vem aí, com PEC e mais ministérios Enquanto isso, na
Câmara já estão marcando para quarta-feira a votação da PEC da gastança.
E a gastança vai ser maior do que a gente imagina, porque o futuro
ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, já disse que serão 35
ministérios – atualmente são 22. Em tempos anteriores, de Dilma etc.,
chegaram a 39. É uma gastança enorme, para distribuir ministérios entre
os partidos, e os partidos os enchem de nomeados sem concurso, para
cargos de confiança. É uma gastança tão grande que provoca medo dos
investidores, dos empregadores, dos que produzem, dos que plantam, dos
que são credores do Brasil.
Falando em medo, Aloizio Mercadante está cotado para o BNDES, onde
hoje está o excelente Gustavo Montezano, alguém que leva a sério o nome
do banco, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, não
“internacional de desenvolvimento das ditaduras amigas”. Só a
possibilidade de Mercadante entrar lá já causou alta do dólar e queda da
bolsa. O agro está parado, ninguém mais compra nada, não querem
investir sem saber o que vai acontecer. Todos sabem que a dívida pública
brasileira vai aumentar. Num país onde as estatais vinham dando lucro
pela primeira vez, agora todos já se preocupam com quem será o dirigente
partidário que vai comandar as estatais, a Petrobras, o Banco do
Brasil, a Caixa Econômica Federal. Há um medo danado. A inflação está
sob controle, mas será que vai continuar assim? Os juros, que estão
sendo muito bem usados, vão disparar. Essa é a perspectiva;
provavelmente por isso o padre Genésio, ajoelhado na frente de
Bolsonaro, pediu para ele pensar nas crianças. Também nós temos de
pensar nas nossas crianças.