sábado, 29 de outubro de 2022

A NETFLIX ENGOLIU A BLOCKBUSTER

 

Marina Rafaella – Junior Borneli – SartSe

Num dia como hoje, em 1985, a Blockbuster abriu a primeira loja.

A empresa foi fundada por David Cook, com um estoque de 8 mil fitas. Rapidamente a empresa cresceu e, em menos de 10 anos, tinha chegado a 4.500 lojas.

Mais ou menos nessa época, em 1997, nasceu uma empresa chamada Netflix, que fazia a mesma coisa, só que com uma novidade: aluguel de DVDs via correio e sem multa por atraso.

O fundador da Netflix, Reed Hastings, disse:

“Grande parte dos lucros da Blockbuster vinha de multas por atraso. Se o meu modelo de negócios depende de induzir sua base de clientes e se sentir idiota, dificilmente você obterá a lealdade deles.”

A Netflix começou com apenas 925 filmes e acelerou. Rapidamente chamou a atenção de Jeff Bezos, da Amazon, que ofereceu US$ 16 milhões pela empresa. Os fundadores rejeitaram a oferta.

Pouco depois disso, no ano 2000, a Blockbuster chegou a 7.700 lojas, seu ápice. Mas, a essa altura, a Netflix já tinha lançado seu serviço de assinatura de DVDs, com milhares de clientes.

Em 2002, a Netflix fez seu IPO e as duas empresas continuaram bem. Até que, em 2007, a Netflix deu sua maior cartada: lançou o serviço de streaming.

Esse foi o “começo do fim” da Blockbuster. Em 2010, o número de lojas caiu para 6.500. Em 2012, já eram apenas 1 mil lojas. Em 2017, eram apenas 10 lojas.

Hoje, existe apenas 1 loja da Blockbuster, enquanto a Netflix tem 223 milhões de assinantes e está avaliada em US$ 107 bilhões de dólares.

PS: em 2000, o CEO da Blockbuster teve nas suas mãos uma proposta de US$ 50 milhões para compra da Netflix. Ele disse que o negócio de assinatura de DVDs “parecia uma piada”.

Como a Netflix usa tecnologia na experiência do usuário

Entenda como a companhia está utilizando algoritmos para oferecer personalização em escala

Conteúdo exclusivo. Integração com smart TVs e adaptadores para televisões que não são smart. Sincronia correta da obra assistida, independente do dispositivo escolhido. Pouco tempo de carregamento. Títulos atrativos. Preço.

Esses são apenas algumas das variáveis levadas em conta, de forma consciente ou não, por usuários de serviços de streaming. Em um mercado cada vez mais concorrido, essas são algumas questões que fazem o usuário assinar um serviço em detrimento de outro.

Criada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a Netflix é pioneira no setor. Ao longo dos anos, a companhia tem investido no segmento que leva em conta todas essas iniciativas: a experiência do usuário.

A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM ESCALA

Atualmente, a Netflix possui 209 milhões de assinantes, distribuídos em mais de 100 países. No entanto, a companhia aposta em personalização para que os usuários continuem assistindo aos títulos dia após dia.

Você já mudou de um usuário para outro na sua assinatura e notou capas diferentes para os mesmos títulos? Isso acontece porque a companhia é capaz de promover a personalização em escala e está frequentemente realizando testes na plataforma.

O IMPACTO DAS CAPAS

Os posters possuem a mesma importância para a escolha de assistir uma série no Netflix quanto no cinema. Com o tempo, a empresa entendeu que precisaria chamar a atenção do usuário rapidamente, oferecendo títulos que o agradem.

Hoje, a companhia possui um algoritmo para criar diversas opções de capa para o mesmo título. As que são aprovadas pelo time de conteúdo são distribuídas para os usuários de acordo com seus interesses.

Confira um exemplo da empresa: 

Foto: Divulgação/Netflix

Na primeira fileira, a capa que aparece do filme Good Will Hunting é de um casal. Isso porque o usuário assiste filmes de romance com frequência. Já na segunda fileira, é a capa que aparece para outro usuário, que prefere filmes de comédia.

No teste, a Netflix avalia o número de usuários que assistem o filme recomendado; se assistem até o final; os que visualizam e escolhem não assistir, entre outros. Gopal Krishnan, vice-presidente de engenharia na empresa, escreveu em um post no blog da companhia que, geralmente, os usuários preferem imagens que passem o sentimento daquele título (comédia, tristeza, suspense, etc).

O ALGORITMO

Novos filmes, séries, documentários, shows e desenhos animados são adicionados na Netflix todos os dias. Além disso, a companhia também realiza os testes de capas com usuários, o que garante que diversas versões sejam feitas. 

Foto: divulgação/Netflix

Portanto, para ter diversas opções de capas, a empresa utiliza um algoritmo. O algoritmo é programado para, através de mapas de calor, identificar cenas interessantes dos personagens; depois, avalia o espaço disponível para adicionar o título da obra.

As capas passam pelo crivo do time de conteúdo da companhia, que avalia, com “sim” ou “não”, se a arte é usável. Em caso negativo, a recomendação é de explicar os motivos, para colaborar com o machine learning.

“Uma arte de capa que parece bonita pode não ser a melhor decisão para o título de uma obra; uma imagem muito nítida do personagem pode conter um spoiler. Todas essas decisões são melhores feitas por humanos e queremos mantê-las desse jeito”, contam Hamid Shahid e Syed Haq, engenheiros da Netflix, em um blog de tecnologia da companhia.

Sua empresa está realmente preparada para disputar espaço com as empresas que já nasceram ou se tornaram digitais?

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 180.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O SANGUE FRIO DO BOLSONARO DIANTE DOS PROBLEMAS DO RADIOLÃO

 

POR: AGENTES FEDERAIS

Desde que o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na noite de ontem (26), após o ministro Alexandre de Moraes recusar o pedido da sua campanha para investigar a diferença de inserções eleitorais nas rádios do país, alguns apoiadores do Capitão do Exército demonstraram certa frustração e desânimo.

Isso ocorreu porque muitos criaram a expectativa de que Bolsonaro anunciaria alguma medida radical contra Moraes, após o Capitão ter convocado, antes do seu pronunciamento, uma reunião de emergência, inclusive contando com a presença dos comandantes das Forças Armadas, segundo o Estadão.

A primeira coisa que devemos pensar, é: qual medida Bolsonaro poderia ter anunciado? Alguns, por meio das redes sociais, citaram a invocação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), enquanto outros mencionaram os militares (Art. 142) ou decreto.

Houve também a expectativa por um pronunciamento simplesmente mais agressivo, com críticas contundentes e em tom de ameaça; o velho estilo Bolsonaro 2018, em vez do tom ameno apresentado pelo chefe do Executivo diante das câmeras.

Sangue frio de um Capitão

O que esses apoiadores precisam entender é que Bolsonaro não está enfrentando uma simples eleição, contra um simples adversário; ele está diante de um sistema monstruoso, cujos inimigos estão por todos os lados e até mesmo ao seu redor!

Isto significa, que, qualquer decisão precipitada poderá dar aos inimigos os argumentos necessários para legitimar uma reação sem precedente, fazendo com que até mesmo os até então aliados se voltem contra o governo, o que deixaria o presidente politicamente isolado dentro e fora do Brasil.

Em 2021, durante as manifestações do 7 de setembro, se Bolsonaro tivesse ouvido o “eu autorizo” à risca, talvez o seu governo não estivesse de pé agora. Talvez o Brasil não tivesse avançado como avançou, economicamente, e criado um ambiente pronto para prosperar de forma avassaladora nos próximos anos.

Isso porque, naquela época, Bolsonaro não tinha os argumentos que tem hoje, e o mesmo ocorrerá após o dia 31 de outubro, independentemente do resultado da eleição presidencial, pois o fato mais importante a ser compreendido é que, quanto mais abusos ocorrem, mais os inimigos se expõem!

Quanto maior a exposição do inimigo, maior é a indignação popular e maior é o respaldo que o Capitão Jair Bolsonaro possui para tomar uma decisão potencialmente radical lá na frente. Ele tem dito que agirá “dentro das quatro linhas da Constituição”, o que está correto, pois a nossa Carta Magna possui recursos suficientes para reações em circunstâncias excepcionais.

Bolsonaro está ciente disso, por isso tem repetido que, diferentemente do outro lado, só agirá de acordo com a Constituição. Esperar o transcorrer da eleição e ver até onde os adversários são capazes de ir, ao mesmo tempo em que fatos escandalosos são revelados ao público, pode ser apenas um jogo de paciência.

Jogo esse que, por sinal, poderá ter um fim melhor do que o esperado, com a vitória de Bolsonaro por força da maioria e da pressão exercida pela fiscalização das Forças Armadas sobre o processo eleitoral. Se isso ocorrer, mesmo com todos os abusos já cometidos, o resultado será muito menos danoso para todos, especialmente para a imagem do Brasil no exterior.

Para que isso possa ocorrer, Bolsonaro precisa falar não apenas para os seus apoiadores, mas também com os indecisos. Esse é o motivo da sua mudança de postura, tornando-se mais sereno, pois ele está mostrando que não é o “ogro” pintado pela imprensa militante, mas sim alguém que realmente pensa no Brasil e é capaz de governá-lo por mais quatro anos.

Dito isso, não resta ao público outra alternativa, senão confiar e fazer a sua parte. Cada um deve cumprir o seu dever cívico, sem perder a esperança de que sim, o Brasil jamais será uma Venezuela, pois o seu povo e força são maiores do que qualquer sistema corrupto que tenta retornar ao poder.

TSE NO CASO DO RADIOLÃO AGE COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

 

Editorial
Por
Gazeta do Povo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres,e o presidente da República, Jair Bolsonaro, falam à imprensa no Palácio da Alvorada


O presidente Jair Bolsonaro, no pronunciamento em que disse que seguiria buscando solução para a denúncia sobre inserções de rádio.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Ainda há mais dúvidas que certezas a respeito da denúncia, feita pela coligação do presidente Jair Bolsonaro, de que emissoras de rádio em várias regiões do país, especialmente no Nordeste, estariam deixando de veicular inserções de propaganda do candidato do PL, colocando-o em clara desvantagem na comparação com o ex-presidente, ex-presidiário e ex-condenado Lula. A resposta do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, no entanto, não deixa dúvida alguma de que a corte está, efetivamente, contribuindo para desequilibrar a disputa eleitoral, tratando de forma diametralmente oposta as demandas judiciais de ambos os candidatos.

A parte do material entregue pela campanha de Bolsonaro ao TSE na terça-feira e que chegou ao conhecimento do público, no entanto, ficou aquém do tamanho da denúncia feita na véspera pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. As centenas de planilhas apresentadas permitem comparar porcentagens e tempos de inserções dos dois candidatos em inúmeras emissoras do país todo, mas uma pasta vazada com detalhamentos com áudios cobria apenas oito emissoras. E ainda foi possível, posteriormente, encontrar disparidades entre as planilhas e os áudios em ao menos um caso. Também há uma controvérsia a resolver sobre o fato de a auditoria ter se debruçado sobre a programação efetivamente veiculada por ondas radiofônicas ou por streaming na internet – neste segundo caso, as regras para a propaganda eleitoral são mais frouxas.

Apesar disso tudo, diante do material apresentado, a postura esperada de um magistrado seria uma análise mais ponderada, dada a existência de indícios que poderiam ser ponto de partida para uma investigação a respeito da possibilidade de Bolsonaro ter sido prejudicado. Por óbvio, a abertura de investigação não é desfecho obrigatório; um juiz poderia, de fato, recusar a denúncia por inépcia, mas para isso teria de apontar as falsidades ou irregularidades que justificassem sua decisão. Aparentemente, não foi o que aconteceu, no entanto, e a resposta de Alexandre de Moraes foi marcada por uma série de problemas.

Ao recusar terminantemente a investigação, Moraes desqualificou de forma pouco criteriosa as auditorias contratadas, sem apontar com clareza onde estaria a inépcia que justificasse a rejeição

De início, já nos pareceu abusivo que Moraes tivesse ameaçado os denunciantes com abertura de inquérito caso não apresentassem as provas dentro do prazo de 24 horas. E, uma vez entregues as provas solicitadas, Moraes cometeu novos equívocos. Ao recusar terminantemente a investigação, ele desqualificou de forma pouco criteriosa as auditorias contratadas, sem apontar com clareza onde estaria a inépcia que justificasse a rejeição; as únicas menções mais específicas se referem a uma única emissora, a Rádio Bispa, silenciando completamente sobre os demais casos e limitando-se a críticas genéricas ao material apresentado.

Moraes ainda lavou as mãos a respeito da competência do TSE para fiscalizar as inserções – um caso raríssimo, talvez único, de aspecto da campanha eleitoral sobre o qual Moraes acredita não ter poder algum, já que a corte vem se atribuindo a capacidade de alcançar praticamente tudo com seus tentáculos e decisões inconstitucionais. E mesmo esta alegação ainda é contestada por especialistas em Direito Eleitoral. “O TSE é o fiscal da lei e tem poder de polícia. Se não fosse, por que motivo ter um responsável pelo pool de rádios e televisão? Os partidos devem, sim, fiscalizar também em defesa dos seus interesses. Mas a Justiça Eleitoral tem também essa responsabilidade, porque o sorteio dos horários e o mapa de mídia são feitos com a atuação da Justiça Eleitoral. Quem tem o poder de polícia para atuar de ofício é a Justiça Eleitoral. Não pode ela se desonerar desse poder-dever seu”, disse à Gazeta do Povo o jurista Adriano Soares da Costa.

Não satisfeito em simplesmente recusar a denúncia sem demonstrar onde estaria a inépcia alegada, Moraes ainda determinou que o episódio integre também o abusivo inquérito das “milícias digitais” no STF, do qual ele mesmo é o relator. E pediu que o procurador-geral eleitoral e a Corregedoria-Geral Eleitoral investiguem não as rádios, mas a própria coligação de Bolsonaro por “possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno” e “desvio de finalidade na utilização de recursos do Fundo Partidário” – o que é contraditório, já que, se a fiscalização é responsabilidade dos partidos, como alega Moraes, com que dinheiro se espera que eles paguem as auditorias contratadas?

O que mais chama a atenção é que Moraes, além de pura e simplesmente descartar a denúncia, já deixou clara sua presunção-quase-certeza de que Bolsonaro agiu com má intenção. Mas como comprovar a eventual má-fé quando não se tenta averiguar a veracidade das alegações da campanha de Bolsonaro? Apenas depois que uma investigação demonstrasse a falsidade da denúncia faria sentido buscar as motivações por trás da apresentação de uma denúncia inverídica. Ao agir como agiu, Moraes simplesmente negou a um dos candidatos o devido direito ao acesso à Justiça.

Compare-se, agora, a resposta do TSE a um dos vários pedidos de censura feitos pela coligação de Lula recentemente. A petição que denuncia a existência de uma suposta operação coordenada entre bolsonaristas para se criar o alegado “ecossistema de desinformação” repete à exaustão que, para a abertura de investigação, “não é exigida a comprovação cabal a respeito da irregularidade apontada”. A investigação solicitada tinha justamente o objetivo de levantar as provas para confirmar ou não a ação coordenada e os abusos de poder político e econômico, assim como Bolsonaro pretendia que se investigasse se a disparidade de inserções radiofônicas ocorreu, e em que dimensões. Mas, enquanto este pedido foi sumariamente negado, aquele recebeu o “tapete vermelho” do ministro Benedito Gonçalves, que determinou investigação e uma série de medidas, incluindo desmonetização de canais e a censura prévia a um documentário da Brasil Paralelo.

A duplicidade de critérios que prejudica claramente um dos candidatos é extremamente danosa para o processo eleitoral, pois tira a credibilidade do órgão responsável por garantir sua lisura

Com uma serenidade notável e bem-vinda, Bolsonaro se pronunciou na noite de quarta-feira. Fazendo suas críticas legítimas à resposta de Alexandre de Moraes e sem elevar o tom, o presidente prometeu acionar os canais institucionais disponíveis para esclarecer o episódio. Foi extremamente oportuna sua menção a uma inserção específica da campanha petista, que acusa Bolsonaro de pretender eliminar direitos trabalhistas previstos na Constituição, como o 13.º salário. O pedido para que a peça fosse retirada do ar foi recusado na segunda-feira… por Alexandre de Moraes, sob a alegação de que a propaganda não dizia que Bolsonaro pretendia eliminar esses direitos – isso apesar de o narrador dizer explicitamente que “o próximo alvo” do presidente, depois de não mais reajustar o salário mínimo pela inflação, seriam as férias e o 13.º.

“O conteúdo da publicidade está direcionado no debate a respeito de possíveis propostas (…), revelando-se compatível com a dialética do debate político, inerente ao ambiente da disputa eleitoral (…) A afirmação contida na peça publicitária (…) aparenta, na verdade, conotação de advertência”, escreveu Moraes, em uma rara demonstração de sensatez, pois é da natureza das campanhas políticas o alerta para a possibilidade de um candidato promover algo considerado negativo. Mas esse argumento não valeu para Jair Bolsonaro, que teve banidas, por ordem da ministra Cármen Lúcia, inserções publicitárias afirmando que Lula pretendia trabalhar pela legalização do aborto no Brasil.

Essa duplicidade de critérios que prejudica claramente um dos candidatos é extremamente danosa para o processo eleitoral, pois tira a credibilidade do órgão responsável por garantir sua lisura. Por mais infundadas que possam ser, às vezes, as críticas feitas por autoridades e anônimos ao TSE, o fato é que nos últimos dias é a corte que vem desmoralizando a si própria. Seus ministros podem estar plenamente convictos de que estão defendendo a democracia e a igualdade de armas entre os candidatos, mas o resultado objetivo de suas decisões é violar a Constituição, agredir as liberdades democráticas e permitir praticamente tudo a uma das campanhas, enquanto dificulta ao máximo a campanha adversária – o episódio da exoneração do assessor responsável pelo envio das inserções, a poucos dias do segundo turno, em meio a todo esse turbilhão e com direito a mudança de versão para a demissão, só contribui para elevar a desconfiança. Não é apenas um candidato que perde quando a Justiça Eleitoral deixa de lado a necessária isenção: é o país todo que passa a sofrer com a suspeita de que suas eleições não estão sendo conduzidas como deveriam.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/tse-radiolao-criterios-lula-bolsonaro/
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O GOVERNO LIBERA AUXÍLIOS, EMPRÉSTIMOS E FGTS

Pacote
A aposta de Bolsonaro em medidas econômicas no 2º turno

Por
Vandré Kramer – Gazeta do Povo


A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, participa do lançamento do programa Caixa Pra Elas Empreendedoras, uma das iniciativas econômicas do governo implantadas no segundo turno das eleições.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Uma das apostas do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela reeleição neste segundo turno foi o anúncio de medidas econômicas. Foram pelo menos nove medidas divulgadas ou implantadas entre os dias 3 e 18 de outubro, em sua maioria direcionadas à população de baixa renda e quase todas com vigência imediata.

Beneficiários do Auxílio Brasil, mulheres, taxistas e caminhoneiros estão entre os principais alvos. A execução está a cargo principalmente da Caixa Econômica Federal, banco estatal.

As medidas de alcance mais amplo foram voltadas ao público que recebe o Auxílio Brasil, que inclusive teve um aumento no número de beneficiários – hoje mais de 21 milhões de famílias estão no programa.

As principais medidas anunciadas são:

Antecipação do pagamento do Auxílio Brasil;
13.° para mulheres que recebem Auxílio Brasil;
Aumento no número de beneficiários do Auxílio Brasil;
Lançamento do consignado do Auxílio Brasil por 12 instituições financeiras;
Campanha de refinanciamento de dívidas em até 90% na Caixa;
Antecipação do pagamento dos Auxílios Caminhoneiro e Taxista;
Aumento no valor do Auxílio Gás e ampliação do número de beneficiários;
Crédito para mulheres empreendedoras na Caixa; e
Aprovação de uso de crédito futuro de FGTS para financiamento de imóveis.

Confira a seguir um resumo de cada uma das medidas.

Antecipação do pagamento do Auxílio Brasil
A antecipação no pagamento do Auxílio Brasil foi anunciada no dia 3 de outubro, dia seguinte à votação do primeiro turno. Originalmente, o repasse dos benefícios às famílias seria feito de 18 a 31 de outubro, mas os pagamentos foram realizados entre os dias 11 e 25, cinco dias antes do segundo turno.

13° para mulheres que recebem Auxílio Brasil

Quanto: R$ 10,1 bilhões (em 2023)
Beneficiários: 16,9 milhões de famílias
Outra medida anunciada no dia 3 de outubro foi a promessa de 13.º do Auxílio Brasil para famílias chefiadas por mulheres. As mulheres foram 81,6% dos beneficiários do programa em setembro, segundo dados levantados pelo jornal “O Estado de S. Paulo” com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania.

O benefício deve vigorar a partir do ano que vem, contudo não há espaço previsto no projeto de lei orçamentária anual (PLOA) de 2023, que tem recursos apenas para o pagamento médio mensal de R$ 405 por família.


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Aumento no número de beneficiários do Auxílio Brasil

No dia 4, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que iria zerar a fila do Auxílio Brasil, possibilitando a inclusão de 500 mil famílias no programa de transferência de renda ainda em outubro. Três milhões de beneficiários ingressaram no programa desde agosto, ao custo de R$ 4,6 bilhões, segundo o UOL. Com isso, 21,1 milhões de famílias passaram a ser beneficiárias do Auxílio Brasil.

Lançamento do consignado do Auxílio Brasil por 12 instituições financeiras
Quanto: R$ 1,8 bilhão foi emprestado (até o dia 17)
Beneficiários: 700 mil famílias (até o dia 17)
Outra medida relacionada ao Auxílio Brasil foi a concessão de empréstimos consignados com base no benefício, que ficou disponível a partir de 10 de outubro. Ela envolve 12 instituições financeiras, entre elas a Caixa. As taxas de juro chegam a 3,5% ao mês, em, no máximo, 24 meses e com prestação de até 40% do valor do benefício.

O custo do consignado é maior do que outros similares. Dados do Banco Central mostram que a taxa média é de 2,68% ao mês para trabalhadores do setor privado, 1,73% ao mês para profissionais do setor público e 1,98% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS.

Até o dia 17, a Caixa já tinha liberado mais de R$ 1,8 bilhão para mais de 700 mil pessoas. Mas a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão da concessão do crédito. Segundo o Ministério Público junto ao TCU, há possível desvio de finalidade e uso “meramente eleitoral” da iniciativa.

A concessão chegou a ser suspensa entre as 18 horas de sexta-feira (21) e 7 horas da segunda (24), devido, segundo a Caixa, à “manutenção programada em seus ambientes tecnológicos.”

Na segunda, o TCU sugeriu ao banco que suspendesse a concessão de novos empréstimos até a corte analisar documentos e informações que foram solicitadas à Caixa Econômica. O tribunal também deu 24 horas para a instituição financeira se manifestar sobre a liberação dos recursos, “pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade da liberação apontam para elevado risco”.

A Caixa informou que a liberação do crédito consignado nas contas dos beneficiários do Auxílio Brasil vai demorar cinco dias úteis. A medida foi tomada após recomendação do TCU para que a linha fosse suspensa.

Refinanciamento de dívidas com até 90% de desconto na Caixa
Outra medida anunciada pela Caixa Econômica Federal foi a possibilidade de pessoas e empresas renegociarem dívidas com o banco com até 90% de desconto, dependendo do contrato. A novidade foi antecipada por Bolsonaro em 6 de outubro.

A campanha não contempla financiamentos imobiliários nem dívidas agrícolas. Os demais contratos poderão ser renegociados e não há valor limite para participar da ação.

O anúncio coincide com um momento de crescimento na inadimplência. Dados da Serasa Experian mostram que, em julho, 67,6 milhões de pessoas tinham alguma pendência de crédito atrasada. É o maior número desde 2016, quando começou a série histórica.

É uma medida parecida à prevista no programa de governo de Ciro Gomes (PDT) e nas diretrizes do programa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos propunham um amplo plano para renegociação de dívidas de famílias e empresas, e que contariam com a participação de instituições financeiras públicas.

Antecipação do pagamento dos Auxílios Caminhoneiro e Taxista
Duas categorias que também foram beneficiadas com a antecipação dos benefícios foram os caminhoneiros e os taxistas. A parcela de outubro, que seria paga a partir do dia 22, foi antecipada para o dia 18.

A quinta e a sexta parcelas também foram antecipadas para 19 de novembro e 10 de dezembro. Segundo a “Folha de S. Paulo”, o Ministério do Trabalho informou que a reprogramação no pagamento do calendário de benefícios faz parte do processo para permitir a liberação de uma parcela extra para os taxistas.

O benefício ao caminhoneiro é destinado aos profissionais cadastrados no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022 ou que fizeram a autodeclaração do termo de registro. O programa prevê um auxílio mensal de R$ 1 mil até dezembro.

O auxílio aos taxistas prevê o pagamento mensal de R$ 1 mil até dezembro de 2022. Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que atendam aos demais critérios definidos em portaria do Ministério do Trabalho.

Antecipação do Auxílio Gás e ampliação do número de beneficiários

Quanto: R$ 34 milhões
Beneficiários: 300 mil
O Auxílio Gás é outro benefício que teve os seus pagamentos antecipados. O benefício começou a ser pago no dia 11 e terminou dia 25. Originalmente, o período de pagamento seria entre os dias 18 e 31. O benefício bimestral corresponde ao valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (R$ 112). Em outubro, segundo o UOL, mais 300 mil famílias foram contempladas, o que elevou as transferências de recursos em mais R$ 34 milhões.

Crédito para mulheres empreendedoras na Caixa
Quanto: R$ 1 bilhão
Valor médio do crédito: R$ 1 mil por linha, segundo a Caixa

A Caixa e o Sebrae lançaram no dia 17 o programa Caixa Pra Elas Empreendedoras. O objetivo da parceria é apoiar mulheres para se formalizarem e se capacitarem por meio de cursos gratuitos do Sebrae e para a concessão de crédito. Até 19 de novembro, o banco realizará ações de atendimento ao empreendedorismo feminino no país.

Aprovação de uso de crédito futuro de FGTS para financiamento de imóveis
O Conselho Curador do FGTS aprovou, no dia 18, uma proposta apresentada pelo governo federal que permite o uso de créditos futuros do Fundo de Garantia para o financiamento de imóveis.

As regras para a utilização dos depósitos são:

o imóvel tem de ser adquirido no programa Casa Verde e Amarela;
apenas os trabalhadores com renda familiar mensal de até R$ 2,4 mil poderão se beneficiar dos depósitos que ainda serão feitos nas suas contas do FGTS para amortizar ou liquidar o financiamento feito para a casa própria;
os valores bloqueados do FGTS para o pagamento das prestações ficarão indisponíveis para as demais movimentações.


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TSE NÃO ESCLARECEU O CASO DAS TRAPAÇAS DAS INSERÇÕES NO RÁDIO

 

Eleições

Por
Alexandre Garcia


Alexandre de Moraes, presidente do TSE.| Foto: LR Moreira/Secom/TSE

Temos eleição neste domingo. A decisão sobre o futuro do país, o futuro de nós todos, de nossos filhos. E a Justiça Eleitoral vai ficar devendo um esclarecimento sobre essa história do desequilíbrio na propaganda eleitoral radiofônica, que tem de ser igual para os dois candidatos, mas foi desigual, segundo a auditoria de uma empresa de Santa Catarina que costuma auditar 5 mil emissoras de rádio, prestando serviço aos anunciantes para saber se a publicidade está sendo mesmo publicada tal como foi paga e programada. O ministro Alexandre de Moraes simplesmente recusou a notícia-crime, dizendo que estão querendo tumultuar a eleição.

Eu nunca vi isso de juiz recusar uma queixa. Aliás, a queixa nem vai para juiz, vai para o delegado, para o Ministério Público. O juiz é mobilizado pelo MP. E isso não está acontecendo mais aqui no Brasil porque o Supremo não dá muita bola para o Ministério Público, embora a Constituição diga nos artigos 127 e 129 que o MP é essencial, que é o autor da ação. Mas esses são os novos tempos que o Senado vai ter de resolver a partir de fevereiro.

Temos ainda esse caso que não foi esclarecido, inclusive com a exoneração de um funcionário de confiança, por assédio moral. De repente, às vésperas da eleição, com um papel importante, de ser encarregado do pool das emissoras de rádio. E aí o que aconteceu não foi apurado. Um advogado, Arthur Hermogenes Sampaio Júnior, moveu uma queixa de prevaricação contra Alexandre de Moraes, mas não adiantou nada; caiu nas mãos de colegas – no caso, Ricardo Lewandowski, que disse que não cabe ação, que não tem nenhuma base.


Não sei se vocês já tinham visto isso em algum lugar: colega julga colega, colega defende colega. É estranho, assim como quando os três ministros do Supremo que estão no TSE, e que haviam feito uma resolução, depois julgaram a mesma resolução no Supremo e votaram a favor dela. Nunca se viu nada igual! Ainda ontem, numa mesa com 80% de advogados, eu comentei e também eles nunca tinham visto algo assim. Mais coisas estranhas que espero que o Senado brasileiro resolva.

PDT quer impedir que beneficiários do Auxílio Brasil peguem empréstimo
O PDT tentou acabar com o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Entrou no Supremo e a ação caiu nas mãos do ministro Nunes Marques. A alegação do PDT era de que as pessoas vão se endividar. Claro, quem tira empréstimo se endivida. Agora, compete ao banco avaliar se a pessoa tem condição de pagar. O empréstimo corresponde a 40% do auxílio. O TCU também andou se metendo com a Caixa Econômica, dizendo que a Caixa não podia dar esse empréstimo. Mas essa é uma questão interna da Caixa, que assume os riscos. As pessoas estão precisando, o Natal está quase aí.

Moraes confunde alta potência com alto calibre
Roberto Jefferson, que estava preso em flagrante, agora teve a prisão preventiva decretada por atirar contra policiais. O ministro Alexandre de Moraes disse que Jefferson “utilizou armamento de alto calibre, fuzil 556”. Sabem qual é o calibre? 22. São 5,5 milímetros, que equivalem a 0,22 polegada. Esse é o calibre 22. E Moraes diz que Jefferson utilizou armamento de “alto calibre”. Pode ser de alta potência, mas não de alto calibre. E a gente espera que o juiz esteja atento.

Por falar nisso, vai ter Copa do Mundo no Catar e todos nós esperamos que os juízes que apitarem os jogos do Brasil sejam isentos. Que não apitem impedimento na hora do gol do Brasil, nem inventem pênalti na hora de gol contra o Brasil.


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NÃO DIVULGAR INSERÇÕES DE RÁDIO DO BOLSONARO FOI UMA TRAPAÇA GIGANTE

 

Por
J.R. Guzzo – Gazeta do Povo


Prédio do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A “justiça eleitoral” do TSE, essa aberração criada pela ditadura do Estado Novo e que não existe em nenhuma democracia séria do mundo, está fazendo o possível, o impossível e mais um pouco para dar a impressão de que as eleições presidenciais de 2022 vão ser roubadas. Podem não ser, é claro – na noite do dia 30 vai se saber, para efeitos práticos -, mas os fatos, os puros e simples fatos, tornam cada vez mais difícil para o cidadão comum acreditar que o TSE age com imparcialidade nesta eleição. É simples: quase tudo o que decide é abertamente a favor de um candidato, o ex-presidente Lula, e contra o outro, o presidente Bolsonaro. Um é atendido em todas as exigências que faz. O outro não ganha nada e é proibido de tudo. O que eles querem, então, que as pessoas pensem?

O último escândalo, talvez o pior de toda a coleção que o TSE acumulou desde o início da campanha, é essa trapaça gigante, e cada vez mais obscura, na administração do horário eleitoral. Não se trata mais, apenas, da expropriação de tempo que pertence legalmente a Bolsonaro, e que foi entregue a Lula com “argumentação técnica” de jardim de infância. Trata-se, agora, de fraude direto na veia: segundo denúncia apresentada ao TSE pela candidatura do presidente, cerca de 1.300 horas, ou o equivalente a 150.000 mensagens devidas a ele, não foram ao ar em emissoras de rádio do Nordeste. É isso: sumiram, simplesmente, ao longo da campanha, e deixaram o eleitor nordestino ouvindo uma voz só – a de Lula. Não há precedentes de um roubo de tempo igual a esse na história das eleições no Brasil.

Não se trata mais, apenas, da expropriação de tempo que pertence legalmente a Bolsonaro, e que foi entregue a Lula com “argumentação técnica” de jardim de infância. Trata-se, agora, de fraude direto na veia

A reação do TSE foi um desastre com perda total. O ministro Alexandre Moraes, que dá todas as ordens nesta eleição, teve mais uma das reações automáticas que vem exibindo desde o início da campanha: ignorou a queixa no minuto em que foi apresentada, alegando “falta de provas”, e sem fazer o mínimo esforço para verificar se existiam ou não essas provas. Simplesmente, não fez investigação nenhuma – justo ele, Moraes, que manda investigar tudo, até um grupo de amigos que conversava em particular no WhatsApp, quando a acusação é feita contra a candidatura de Bolsonaro. Em vez de tentar apurar os fatos, ameaçou punir os que estavam fazendo a queixa, pela suspeita de “denúncia falsa”. Para completar, demitiu o funcionário do tribunal que relatou falhas na gestão do tempo eleitoral – com uma nota oficial perfeitamente incompreensível na qual diz que, no fundo, é tudo culpa dele e que o TSE não tem nada a ver com a distribuição de inserções no horário de propaganda eleitoral. É por coisas assim, e pelo conjunto da obra, que a honestidade da eleição está sendo questionada. Como poderia ser diferente?

A eleição presidencial de 2022 está sendo feita sob uma ditadura judiciária inédita na história do Brasil. O Poder Executivo e o Poder Legislativo foram anulados; estão de boca fechada e mãos amarradas, não decidem nada de relevante e operam sob as ordens do Judiciário. Pior: todo o país está virtualmente sob as ordens de um homem só, o ministro Alexandre Moraes. Essa ditadura foi imposta em nome da necessidade de se defender a “democracia” – só que são o STF e Moraes, exclusivamente, que decidem o que é e o que não é democracia no Brasil. No momento, segundo eles, “democracia” é impedir que o presidente Jair Bolsonaro seja eleito – isso, e apenas isso. Não interessa o que dizem a Constituição, as leis e o eleitorado. Tudo isso é secundário, ou um estorvo, para a “democracia” do STF – ela é um valor maior que todos os demais, dizem os ministros, e tem de ficar por cima de qualquer tipo de legalidade. É assim que está funcionando.


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ÚLTIMA CHANCE PARA O SEU VOTO

 

Bolsonaro e Lula

Por
Luís Ernesto Lacombe


Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro no primeiro debate do segundo turno, realizado pela Band.| Foto: Sebastião Moreira/EFE

Quem vai combater a pobreza, a fome? Quem promete picanha e cerveja? Ou quem pagou em 16 parcelas, nos anos de 2020 e 2021, R$ 359 bilhões de auxílio emergencial? Isso é mais do que foi distribuído pelo Bolsa Família em 15 anos, entre 2004 e 2019. Com o Auxílio Brasil, Bolsonaro vai fechar seu mandato à frente de Dilma e Lula no pagamento de programa permanente de renda: R$ 157,7 bilhões, em apenas quatro anos. Lula pagou praticamente o mesmo valor, mas em dois mandatos.

Em quem você apostaria para que a oferta de alimentos aumentasse e os preços dos produtos caíssem? No candidato que chama o agronegócio brasileiro de “fascista”, ou naquele que tem o apoio dos nossos produtores rurais e promoveu avanços enormes na estrutura para escoamento da produção? Você prefere quem apoia o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, que invade, sim, propriedades produtivas, ou quem reduziu a quase zero o número de ocupações?

Quem vai implementar o melhor programa social do mundo: o incentivo à criação de empregos? Aquele que diz que não tem ideia de como fazê-lo, de como gerar novas vagas de trabalho, aquele que ameaça os empregos informais, principalmente os ligados a novas tecnologias? Ou quem já está criando mais empregos do que todos os países do G-20, os mais ricos do mundo?

Quem vai garantir a liberdade? Quem promete regular a mídia? Quem pede censura, censura prévia, banimento, cancelamento? Que democracia é essa que o PT defende, abraçado a ditadores da América Latina?

Quem vai combater a inflação? Quem pretende aumentar o gasto público, o número de ministérios, o número de servidores? Ou quem reduziu o número de pastas e gerou a maior economia com o funcionalismo da história do país? Quem promoveu um processo acelerado de digitalização dos serviços públicos, ou quem gosta de burocracia? Quem vai torrar o dinheiro dos pagadores de impostos, gastar até o que não temos, até em obras em outros países, é esse o seu preferido? O Estado intervencionista que o Lula ama está fazendo estragos na Argentina e já destruiu a Venezuela…

Segurança pública? Quem defende os meninos que roubam celular, quem ataca as forças de segurança? Quem acha todo bandido uma vítima da sociedade? Quem defende um mundo de benefícios para réus e condenados? Quem intercedeu pela libertação de sequestradores? Quem protegeu terrorista italiano envolvido em quatro assassinatos? Quem entra em favela dominada por traficantes, com toda a tranquilidade e segurança?


Por amor ao Brasil
Quem vai combater a corrupção? O partido que comandou o mensalão e o petrolão, que dilapidou estatais e fundos de pensão? O partido que teve seu chefe condenado em três instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro? O PT, que ocupou as cadeias com presidentes, diretores e gerentes de estatais, ministros, líderes no Congresso, tesoureiros, publicitários?

Quem vai garantir a liberdade? Quem promete regular a mídia? Quem pede censura, censura prévia, banimento, cancelamento? Quem apoia processos ilegais, a suspensão da Constituição, pelo menos até depois das eleições? Quem tentou extraditar um jornalista estrangeiro? Que democracia é essa que o PT defende, abraçado a ditadores da América Latina? Lula admite que mente, esconde o programa de governo, não anuncia a equipe econômica… Ele quer voto e sabe que não teria chance, sem a torcida da velha imprensa e a ajuda do árbitro.

ELEIÇÕES 2022
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QUEM VOTAR CONTRA O PT FARÁ HISTÓRIA

 

Eleições

Por
Franklin Ferreira


Imagem ilustrativa.| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo / arquivo

Nesse próximo domingo, cada brasileiro que votar contra o PT fará história. Cada brasileiro que assim o fizer vai impor uma derrota histórica à esquerda autoritária representada pelo PT, o partido do caso Celso Daniel, dos dólares na cueca, da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, do escândalo dos fundos de pensão, dos “aloprados”, do mensalão, do petrolão, das “pedaladas” da Dilma e do “Radiolão” – para citar alguns dos piores escândalos em que o partido esteve envolvido. Na verdade, o PT articulou um gigantesco escândalo de corrupção que assolou milhões de famílias brasileiras, levando-as à pobreza, miséria, desesperança, insegurança e medo – num ambiente de violência crescente. Ainda que muitos, à semelhança dos comunistas soviéticos de outrora, tentem na atualidade apagar a história terrível do PT, é fácil pesquisar e descobrir sobre os muitos crimes em que o partido está envolvido.

Cada brasileiro que votar contra o PT votará contra um partido que tem toda a sua cúpula enrolada com a justiça e é comandado por Lula, condenado por nove juízes e três cortes no âmbito da Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro – e que teve os julgamentos anulados por tecnicismo do STF.

Não se trata de escolher um entre dois candidatos, mas de cada brasileiro definir, no domingo, se o Brasil seguirá o rumo da liberdade e da prosperidade ou mergulhará com o PT nas profundezas do inferno socialista

Cada brasileiro que votar contra o PT ajudará pessoalmente na derrota da agenda “progressista” que vai engolfando o Ocidente, que hoje consiste na defesa de bandidos soltos e inimputáveis, descriminalização das drogas e do aborto, apoio à ideologia de gênero, educação doutrinada, saúde negligenciada, trabalho empobrecido, segurança pública sucateada e altos impostos para sustentar a súcia socialista no poder, além da defesa da censura contra os opositores. Também é o partido fundador do Foro de São Paulo, que apoia, entre outros, o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o ditador nicaraguense Daniel Ortega, que há meses persegue com selvageria clérigos católicos.

Cada brasileiro que votar contra o PT também rejeitará que o Brasil se torne uma “república de ladrões”. Como escreveu Modesto Carvalhosa, por ocasião da anulação das condenações de Lula no STF: “A decisão do plenário do STF ratificando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro é um marco definitivo do retorno da cleptocracia em nosso país. Vivemos agora sob o domínio pleno dos corruptos […]. O povo brasileiro não aceita esse destino de ser governado por bandidos e rejeita enojado as decisões agora tomadas pelo STF. A cidadania continuará mobilizada para reverter está vergonhosa situação que nos coloca na categoria de república dos ladrões”.


E o voto dos brasileiros no domingo pode marcar não apenas a derrota do PT, que esteve à frente de tanta corrupção e que merece ser extinto. Cada brasileiro que votar domingo também imporá derrota ao “teatro das tesouras” encenado por PT, PSDB e MDB, que dominaram o Brasil desde a redemocratização e levaram o país a um beco sem saída: os modelos centristas e de centro-esquerda produziram o atual modelo de Estado brasileiro, que simplesmente faliu.

Esta eleição será definidora para o futuro da nossa nação. Não se trata de escolher um entre dois candidatos, mas de cada brasileiro definir, no domingo, se o Brasil seguirá o rumo da liberdade e da prosperidade ou mergulhará com o PT nas profundezas do inferno socialista. Isto é o que está em jogo.

Portanto, cada brasileiro que no domingo votar contra o PT estará pessoalmente fazendo história, rompendo o jugo nefasto da esquerda. Cada brasileiro que rejeitar o PT ajudará pessoalmente a derrotar a ideologia totalitária esquerdista. Cada brasileiro, antes amordaçado e sob controle, imporá pessoalmente derrota à prisão ideológica dominante, à praga demoníaca do “pensamento único” esquerdista. Cada brasileiro que votar contra o PT estará pessoalmente retomando o seu destino pessoal e afirmando a liberdade individual e o primado da moralidade, resgatando os fundamentos de uma sociedade ordenada. E cada brasileiro que assim o fizer fará pessoalmente história!

Às urnas, brasileiros! Às urnas!
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LIVROS PARA EMPREENDEDORES LER

 

Ana Julia Guimarães – StartSe

Aprenda a lidar com situações adversas no empreendedorismo com esses livros valiosos.

Algo nós já sabemos: empreender não é fácil. É uma tarefa contínua que depende unicamente de você! É necessário estudar, analisar o mercado, fazer benchmark e… ler muito!

Para que uma ideia se transforme em um projeto ou negócio de sucesso, a inspiração é um fator indispensável. E nada melhor do que buscar insights nos relatos de pessoas que passaram por situações parecidas com a sua na literatura.

Se você quer conhecer perspectivas inovadoras e alcançar novos patamares de desenvolvimento empreendedor, veja 5 livros essenciais abaixo.

O PODER DO HÁBITO, DE CHARLES DUHIGG 

Um livro para ajudar a ter mais produtividade, concentração e começar hábitos para mudar sua carreira e a sua vida!

Sabe por quê? Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra com exemplos e ciência que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam.

Durante a narrativa, ele cita vários exemplos. Entre eles, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Além disso, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.

Basicamente, o autor explora a ciência por trás da criação e transformação de rotina.

MINDSET: A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO, DE CAROL S. DWEK

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

No livro, ela explica o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. “O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não, ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.”

DE ZERO A UM, DE PETER THIEL

Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups –  apresenta, através do seu livro, uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados e citando exemplos do Vale do Silício.

O PONTO DE VIRADA, DE MALCOM GLADWELL  

Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?

Se a sua resposta for sim para alguma destas perguntas, esse livro é para você! Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender esses fenômenos sociais.

STARTUP ENXUTA, DE ERIC RIES  

A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.

Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.

E as grandes empresas começam a questionar.

O que estamos fazendo de errado?

Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?

Qual a solução para resolver este problema?

A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:

* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.

* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.

* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;

* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.

* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.

O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.

Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.

Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.

Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.

As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.

As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.

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quinta-feira, 27 de outubro de 2022

BOLSONARO FAZ REUNIÃO COM COMANDANTES MILITARES

 

CÉZAR FEITOZA, MARIANNA HOLANDA , MATHEUS TEIXEIRA E RENATO MACHADO – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou os três comandantes das Forças Armadas para uma reunião na noite desta quarta-feira (26), na qual foi discutido o suposto boicote à propaganda de rádio e televisão da campanha do chefe do Executivo.

Após o encontro, o mandatário concedeu uma entrevista coletiva à imprensa em que anunciou que irá recorrer “às últimas consequências” da decisão do ministro Alexandre de Moraes de arquivar a ação em que a sua chapa alega que houve supressão de inserções de rádio no Norte e no Nordeste. Bolsonaro disse que Moraes “matou no peito” a ação.

Compareceram os três comandantes militares: o general Marco Antônio Freire Gomes (Exército), o tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior (Aeronáutica) e o almirante Almir Garnier Santos (Marinha). Também estava presente o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira

Também compareceram ministros de Estado, como Anderson Torres (Justiça), Célio Faria (Secretaria de Governo) e Carlos França (Relações Exteriores).

No momento em que Bolsonaro concedeu a entrevista, voltando a fazer acusações sem provas, estavam ao lado do mandatário apenas Torres e o chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno.

Os eventos da noite desta quarta-feira (26) provocaram rumores de uma ação mais drástica do presidente, que chegou a mudar totalmente o seu roteiro para voltar a Brasília. Bolsonaro estava em Minas Gerais e seguiria direto para pernoitar no Rio de Janeiro, mas decidiu voltar para a capital federal “diante da gravidade dos fatos”.

A Folha de S.Paulo apurou que o comandante do Exército não avisou os militares do Alto Comando da força sobre a reunião, como geralmente costuma fazer. Os generais do mais alto escalão ficaram surpresos com a ida e aguardavam ainda durante a noite um retorno sobre os temas tratados.

Existe a percepção entre os militares que as denúncias sobre as inserções nas rádios são graves e devem ser investigadas. Por outro lado, também defendem que o assunto é responsabilidade da Justiça Eleitoral e que as Forças Armadas não devem embarcar em qualquer tipo de tese de adiamento de eleição.

Vídeo relacionado: Bolsonaro: Forças Armadas não dão ‘selo de credibilidade’ às urnas

No Ministério da Defesa, aliados de Paulo Sérgio Nogueira avaliam que Moraes tem extrapolado em suas decisões e contribuído para a escalada da crise.

Eles citam como exemplo a decisão do presidente do TSE de negar sugestões das Forças Armadas para melhorar a fiscalização no segundo turno das eleições (fiz matéria mais cedo disso).

O entendimento de militares na Defesa é que Moraes tem cometido ilegalidades, como no caso das inserções e retiradas de conteúdo das redes sociais, que prejudicam o andamento do processo eleitoral.

As Forças Armadas foram incluídas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na lista de entidades fiscalizadoras da eleição. Bolsonaro costuma fazer ataques sem provas às urnas eletrônicas e afirma que irá aguardar relatório dos militares sobre a lisura do pleito para aceitar o resultado da eleição.

Na entrevista, o presidente disse que tem provas “contundentes” de que foi prejudicado por terem sido transmitidas mais inserções de Lula do que dele.

“Certos lugares que achava que iria bem e poderia, até ganhar, nossa análise, pode ter havido outros fatores, vimos que perdemos. Com toda a certeza, as inserções de rádio fizeram a diferença ou poderiam ter feito a diferença. Não existe outro fator que a gente possa levar em conta nesse momento”, disse o chefe do Executivo.

O presidente se recusou a responder perguntas dos jornalistas e se retirou após o pronunciamento.

A reunião no Palácio da Alvorada e a fala de Jair Bolsonaro aconteceram horas após Alexandre de Moraes rejeitar a ação apresentada pela campanha do presidente sobre suposto boicote de rádios na veiculação da propaganda eleitoral.

Moraes disse que a ação de Bolsonaro não tem provas e se baseia em levantamento de empresa “não especializada em auditoria”.

O ministro apontou possível “cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana” e mandou o caso para ser avaliado dentro do inquérito das “milícias digitais”, que é relatado por ele mesmo no STF (Supremo Tribunal Federal).

GOVERNO LULA ESCOLHEU SEU INIMIGO NÚMERO UM AS BIG TECHS

  Big Techs ...