segunda-feira, 11 de julho de 2022

MUITAS PROMESSAS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS E TAMBÉM MUITA NOSTALGIA

 

Estratégia Eleitoral
Por
Wesley Oliveira
Brasília


Pré-candidatos a presidente Lula (PT) e Bolsonaro (PL) definem estratégias de campanha, com foco na economia| Foto: CHRISTOPHE PETIT TESSON/EFE; Joédson Alves/EFE

Faltando cerca de um mês para o início da campanha eleitoral deste ano, os articuladores dos principais nomes da disputa presidencial deste ano já traçam narrativas que pretendem emplacar ao longo da disputa. Até o momento, pautas da agenda econômica dão o tom dos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De olho no cenário econômico, o núcleo de campanha do presidente Bolsonaro aposta na aprovação da PEC dos benefícios sociais para ampliar a popularidade do governo. Levantamento do instituto Quaest desta quarta-feira (6), mostrou que 44% eleitores acreditam que o principal problema do Brasil neste momento é a economia.

Na avaliação do entorno de Bolsonaro, se o governo for bem-sucedido na concessão do reajuste do Auxílio Brasil e do vale-gás e na criação do “voucher caminhoneiro”, o presidente deve chegar com mais musculatura para o segundo turno. Nos cálculos, a medida terá impacto, principalmente, sobre o eleitorado do Nordeste, considerado um dos principais redutos do PT.

Para o analista André César, da Hold Assessoria Política, a campanha de Bolsonaro está se movimentando para dar mais destaque à agenda econômica. Na avaliação dele, a pauta de costumes e a agenda anticorrupção não serão tão priorizadas como na disputa de 2018.

“O tema economia volta a ser preponderante. Isso explica a pressão que o governo está fazendo pra aprovar a PEC Kamikaze [PEC dos Benefícios]. No cálculo do governo e dos aliados, essa aprovação vai ter um peso no eleitorado. Esse é um ponto diferencial de 2018, onde Bolsonaro conseguiu emplacar a narrativa do combate à corrupção”, explica César.

Ainda de acordo com o analista, a campanha de Bolsonaro também precisa explorar a falta de planos do PT. “Campanha é isso. Bolsonaro precisa mostrar que o adversário, que no caso é o Lula, não tem proposta. O plano de econômico do PT é uma incógnita. A campanha deveria emplacar a narrativa de que a volta do Lula não seria uma solução, mas sim [que a solução seria] a continuidade do atual governo por mais quatro anos”, completa.

Campanha de Lula investe na “nostalgia” para tentar emplacar narrativa  
A campanha do PT também vai investir nos discursos da recuperação econômica para se contrapor ao governo Bolsonaro. No entorno de Lula, a avaliação é de que o ex-presidente deve focar seus discursos para os mais pobres e na promessa de recuperação de renda lembrando números dos governos petistas.

Entre as estratégias para recuperar o eleitorado pela “memória”, a campanha de Lula regravou o jingle “sem medo de ser feliz” da campanha de 1989. O slogan “Lula lá”, criado pelo marqueteiro Paulo de Tarso, vem sendo utilizado pelos petistas no intuito de emplacar o discurso de que a campanha deste ano será de “retomada” após o governo Bolsonaro.

“Parece que agora a campanha do Lula encontrou a invocadora, que é o termo técnico que chamamos na campanha de ‘fez e fará’. A lógica da campanha do Lula é: eu já fiz, você me conhece, vou fazer de novo. Ele vem fazendo esse apelo emocional no intuito de construir unidade. Não tem como o PT fazer essa campanha sem um apelo emocional”, destaca Paulo de Tarso.

Ainda de acordo com o ex-marqueteiro do PT, essa estratégia traz uma carga emocional que pode reverberar em votos. “Isso traz uma carga de emocional que o PT teve junto aos eleitores. Ele é um ativo que emocional. Em 1989 nós conseguimos uma mobilização de emoção e vejo que eles estão tentando resgatar agora”, completou o marqueteiro.

Ciro e Tebet enfrentam dificuldades para emplacar narrativa junto ao eleitorado

Na contramão de Lula e de Bolsonaro, as campanhas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e da senadora Simone Tebet (MDB) ainda enfrentam dificuldades para dialogarem com o eleitorado. Na avaliação de Paulo de Tarso, as duas candidaturas não conseguiram emplacar uma narrativa contra a polarização eleitoral.

“A minha avaliação é de que a terceira via é uma invenção política sem demanda popular. Existe uma parcela da sociedade que se opõe aos dois principais candidatos, mas no momento atual não existe uma demanda fora do campo da esquerda ou da direita. Eu fiz a campanha da Marina [Silva] em 2014, e lá tivemos 20% dos votos. Hoje eu não vejo essa demanda. Houve todo um processo de exploração da terceira via, mas o eleitorado não comprou essa narrativa”, defende Tarso.

Para o analista André César, as pesquisas sempre mostraram que o eleitor já tinha optado pela polarização entre Bolsonaro e Lula. “As pesquisas sempre apontaram que a terceira via nunca se mostrou uma alternativa viável. Eram muitos candidatos, mais nomes e egos do que propostas. Ela [terceira via] não encantou o eleitor. O eleitorado optou pela polarização e vai escolher Bolsonaro ou Lula”, explica.

Para marqueteiros, rejeição vai definir o segundo turno entre Bolsonaro e Lula

De acordo com a Quaest, o ex-presidente teria 54%, ante 34% do atual presidente em um eventual segundo turno. Nos cálculos dos marqueteiros ouvidos pela Gazeta do Povo, a rejeição, no entanto, deve pautar a agenda entre os dois candidatos.

Ainda de acordo com o levantamento da Quaest, a rejeição ao presidente Bolsonaro chega a 59% dos entrevistados, enquanto 41% rejeitam o ex-presidente Lula. Para André César, o índice de rejeição será determinante para definir o próximo presidente.

“O índice de rejeição sempre é importante. Se o candidato que aquele eleitor votou não for para o segundo turno, ele vai escolher aquele que considera menos pior. Na média geral das pesquisas, os índices de rejeição estão muito próximos. Dada essa escala, se o Bolsonaro crescer nas próximas semanas e se aproximar do Lula, nós teremos um segundo turno resolvido por quem tiver a menor rejeição”, explica o analista.

Na mesma linha, Maurício Moura, fundador do instituto Ideia, avalia que essa eleição é o que ele chama de “batalha de rejeições”. “Tanto a rejeição ao PT quanto ao presidente Bolsonaro. Nesse momento, a rejeição ao governo maior proporciona a liderança do Lula, mas quem chegar com uma rejeição menor em outubro será o vencedor”, diz.

Para o marqueteiro Marcelo Senise, CEO da agência Social Play, todos esses movimentos reforçam que a eleição ainda está aberta. “Isso mostra que gente ainda está com uma eleição completamente indefinida. Essa eleição vai ser muito menos ideológica que anterior, o que pode tornar a coisa mais instável, mas pode abrir um discurso mais interessante para as narrativas das campanhas”, afirma.

Metodologia de pesquisa citada na reportagem 
A pesquisa Quaest, encomendada pelo banco Genial, ouviu 2 mil eleitores entre os dias 29 de junho e 2 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-01763/2022.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2022/beneficios-sociais-x-nostalgia-quais-serao-as-narrativas-da-campanha-de-bolsonaro-e-de-lula/
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CLASSES PRIVILEGIADAS COTIUAM FATURANDO MUITO ACIMA DO PREVISTO NO TETO

 

Por
Lúcio Vaz

Fachada da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unido, em Abu Dhabi


Fachada da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unido, em Abu Dhabi| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A renda mensal dos embaixadores brasileiros no exterior chega aos R$ 150 mil e alcança os R$ 260 mil no mês em que é pago o 13º salário. O embaixador brasileiro no Japão, Eduardo Paes Saboia, por exemplo, teve renda de R$ 145 mil em fevereiro. Em novembro de 2021, mês da gratificação natalina, a renda foi a R$ 262 mil. Mas os supersalários não são pagos apenas nos países do primeiro mundo.

O embaixador em Luanda (Angola), Rafael de Mello Vidal, por exemplo, teve renda mensal de R$ 152 mil em fevereiro (o registro mais recente). Ele recebeu R$ 261 mil em novembro, sendo a maior parte relativa a indenizações – R$ 144 mil. Ele recebeu mais R$ 135 mil de indenizações em dezembro, quando a renta total chegou a R$ 296 mil. No mês de novembro, há aplicação de abate-teto sobre a remuneração básica.

O embaixador em Togo, Nei Futuro Bitencourt, teve renda de R$ 137 mil em fevereiro. Em novembro, recebeu R$ 115 mil em indenizações, R$ 86 mil de gratificação natalina e R$ 89 mil de remuneração básica. Com um abate-teto de R$ 39 mil, a renda total chegou a R$ 241 mil.


Baku, Ierevan, Burkina Faso
Embaixador em Baku, no Azerbaijão, Adalberto Montenegro Lopes da Cruz teve renda de R$ 127 mil em fevereiro. Em novembro, com indenizações de R$ 103 mil e R$ 77 mil de 13º salário, chegou à renda de R$ 220 mil, já descontado o abate-teto de R$ 34 mil.

O embaixador em Ierevan (Armênia), Agemar de Mendonça Santos, teve renda de R$ 115 mil em fevereiro e chegou a R$ 204 mil em novembro, quando recebeu R$ 94 mil em indenizações. Em dezembro do ano passado, Santos teve o seu nome aprovado para a embaixada em Belmopan (Belize), país do Caribe conhecido pelas de praias paradisíacas.

A embaixadora de Burkina Faso, Ellen Osthoff Ferreira de Barros, tem renda mensal de R$ 125 mil e recebeu R$ 219 mil em novembro, principalmente pelos R$ 104 mil pagos em verbas indenizatórias. Rubem Corrêa Barbosa é embaixador em Astana, no Cazaquistão, com renda mensal de R$ 120 mil. Os R$ 102 mil pagos em indenizações em novembro elevaram a sua renda total para R$ 212 mil.

O embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, tem renda mensal de R$ 120 mil e recebeu R$ 223 mil em novembro, quando levou R$ 122 mil em indenizações. A renda mensal do embaixador na França, Luís Fernando de Andrade Serra, é de R$ 132 mil. Em novembro, chegou a R$ 244 mil, graças aos R$ 140 mil em indenizações.

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, não tem renda tão elevada. Ele recebeu R$ 102 mil em fevereiro e R$ 194 mil em novembro do ano passado. O mesmo ocorre na embaixada nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi. O embaixador brasileiro Fernando Lemos Igreja recebeu R$ 112 mil em fevereiro e R$ 201 mil em novembro. (Veja tabela abaixo com a renda por embaixada)

A mais significativa das verbas indenizatórias é a indenização de representação no exterior (Irex), calculada em razão da natureza da missão, da hierarquia funcional, do cargo exercido, do custo de vida local e das condições peculiares de vida da sede no exterior . Os direitos dos diplomatas em exercício no exterior são os mesmos assegurados aos militares que cumprem missão no exterior.

O auxílio-familiar é pago mensalmente para atender às despesas de educação e assistência, no exterior, a seus dependentes. São considerados dependentes a esposa, menor de 21 anos ou estudante menor de 24 anos, mãe viúva sem remuneração, enteados, adotivos, tutelados e curatelados.

A ajuda de custo é paga ao servidor para custeio das despesas de viagem, de mudança e da nova instalação. O transporte é assegurado com o pagamento de passagem aérea para o servidor e seus dependentes. O auxílio-moradia é devido ao servidor em missão permanente ou transitória no exterior, a título de indenização, para custeio de locação de residência, na forma de ressarcimento por despesa comprovada pelo servidor. Há ainda diárias, auxílio funeral, auxílio-moradia, 13º salário e 1/3 de férias.

A aplicação do teto
O Ministério das Relações Exteriores afirmou ao blog que passou a aplicar o limite remuneratório constitucional sobre os vencimentos dos funcionários a serviço no exterior a partir de agosto de 2013, cumprindo decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). O Acórdão 2054/13 determinou que o ministério limitasse a remuneração ao teto constitucional, computando as parcelas referentes à retribuição básica, à gratificação no exterior por tempo de serviço e ao fator de correção cambial incidente sobre essas parcelas.

O Itamaraty acrescentou que, a fim de assegurar segurança jurídica e previsibilidade à retribuição paga aos servidores lotados no exterior, passou a adotar, a partir de dezembro de 2021, o índice de câmbio por paridade do poder de compra publicado pela OCDE como critério para cálculo do limite remuneratório.
A maiores rendas
país fevereiro (R$ mil) novembro (R$ mil)
Japão 145 262
Angola 152 261
França 132 244
Togo 134 241
China 127 230
Reino Unido 121 223
Senegal 130 223
Azerbaijão 127 220
Áustria 120 219
Singapura 130 218
Guiné Equatorial 123 217
Mauritânia 125 214
Arábia Saudita 116 213
Cazaquistão 120 212
Zâmbia 122 211
Benin 122 209
Líbano 114 205
Armênia 115 204
Burkina Faso 125 119
Fonte: Portal da Transparêndia da PR
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BOLSONARO E LULA DEVEM EVITAR RADICALIZAR MAIS A DISPUTA POLÍTICA ENTRE ELES

 

Política

Por
Diogo Schelp


O guarda municipal Marcelo Arruda, assassinado em festa de aniversário que teve Lula como tema| Foto: Reprodução/Redes Sociais

Loucura, fanatismo, brutalidade, intolerância. Muitas palavras podem servir para descrever o ato cometido em Foz de Iguaçu neste sábado (11) pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho. Segundo o boletim de ocorrência, ele invadiu uma festa e disparou com sua arma contra o aniversariante, o guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, que revidou. Arruda morreu. Guaranho foi internado.

Guaranho era bolsonarista. Arruda, petista. A orientação política dos dois é relevante para compreender o crime. Guaranho, segundo os relatos, entrou na festa, que tinha o PT e Lula como tema e para a qual não havia sido convidado (consta que sequer fosse conhecido do aniversariante), gritando “aqui é Bolsonaro!” e fazendo ameaças.

Não é possível fingir que esse tem tudo para ser um episódio isolado de violência política, provocado por um louco, fanático, bruto ou intolerante. Não será um episódio isolado se os principais candidatos à Presidência na campanha eleitoral deste ano — Lula e Bolsonaro, portanto — não colocarem a mão na consciência e resolverem, daqui para frente, moderar o discurso.

O tom do discurso dos candidatos tem, sim, influência sobre os ânimos e a disposição à violência de seus apoiadores.

Episódios trágicos como o de Foz de Iguaçu podem ocorrer mesmo sem falas acirradas dos candidatos, é claro. Mas tornam-se mais prováveis se o tom for semelhante ao de um chamado para a guerra, de um tudo ou nada, de ódio ao adversário, de relativização das agressões mútuas.

Lula, por exemplo, precisa evitar declarações como a de sexta-feira (8), quando fez um agradecimento a um ex-vereador do PT que em 2018 foi preso por empurrar um manifestante antipetista, fazendo com que ele batesse a cabeça contra o para-choque de um caminhão, sofrendo traumatismo craniano. A agressão ocorreu em frente ao Instituto Lula, em São Paulo.

Lula disse que o ex-vereador, conhecido como Maninho do PT, foi preso por defendê-lo, para “não permitir que um cara ficasse me xingando na porta do Instituto”. Trata-se do tipo de declaração que legitima atos de violência política.

Bolsonaro, por sua vez, vem adotando cada vez mais um discurso de incitação ao uso da força como meio para resolver disputas políticas. Obviamente, não se trata de dizer explicitamente que os apoiadores ataquem petistas na rua, mas de fazer constantes menções a um possível cenário de guerra civil caso as eleições não sejam “limpas” (ou seja, implicitamente, se o resultado das urnas não for o que ele espera), de exortar seus apoiadores a se armar (não como uma medida complementar de segurança pública, mas como garantia de “liberdade”) e de incentivar a intolerância política ao descrever a campanha eleitoral como uma “guerra do bem contra o mal”.

A retórica de Bolsonaro é propositalmente vaga quando usa tais expressões bélicas, mas, para bons entendedores entre os apoiadores, é o que basta.

Sem uma moderação no discurso dos candidatos, a campanha de 2022 pode se tornar a mais violenta desde a redemocratização. Potencialmente violenta tanto para os eleitores, como para os próprios candidatos.

Não podemos nos esquecer que Bolsonaro já foi vítima de um atentado a faca, do qual saiu vivo por muito pouco, durante a campanha de 2018.

E que, no mesmo ano, em março, uma caravana de ônibus em que viajava Lula foi atacada a tiros. Por sorte, neste caso, ninguém se feriu.

Que os episódios do passado não sirvam de justificativa para uma campanha ainda mais violenta este ano.

É preciso que os candidatos parem de lavar as mãos para a brutalidade que é cometida em nome deles e condenem essa forma de resolver disputas políticas. A responsabilidade para evitar uma campanha violenta também é deles.


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ÓDIO E RADICALISMO IDEOLÓGICO DOMINAM AS ELEIÇÕES NO BRASIL

 

Por
Alexandre Garcia


| Foto:

Infelizmente o assunto hoje é ódio. É radicalismo ideológico, político.

Na sexta-feira, mataram o ex-primeiro-ministro do Japão, um homem muito querido lá. Aliás, no domingo o partido dele ganhou a eleição. Ele foi morto por um sujeito que construiu a arma em casa, porque lá é proibido vender armas.

No dia seguinte, o ex-presidente Lula agradeceu a um vereador que cumpriu pena de sete meses por ter empurrado um empresário adversário contra um caminhão e ele foi ferido gravemente na cabeça.

Um dia depois, numa associação que era ser recreativa e esportiva do pessoal da segurança de Itaipu, dois policiais se confrontam por motivos políticos. Um deles fez lá na associação sua festa de 50 anos e cobriu o cenário da festa com propaganda para Lula. O outro chegou lá, um agente penal federal, viu aquilo, se irritou, bateram boca e acabaram trocando tiros. O guarda municipal, aniversariante, morreu e o outro está na UTI.

Além das cenas chocantes do tiroteio – que é uma explosão de ira, de raiva -, a cena que se seguiu é uma cena de brutalidade, de horror, mas pensada. A gente vê nas imagens. O policial penal, que agora está na UTI, estava no chão e vem um sujeito de bermuda e chuta a cabeça dele várias vezes. Aí vai até o outro, constata que ele está baleado, e volta acompanhado de dois, que ficam chutando o corpo deste homem. Ele está na UTI, talvez pelos tiros que recebeu, mas talvez também pelos chutes.

Um horror. E tudo isso é consequência desta ideologia que vende o ódio.

Na própria sexta-feira, o presidente Bolsonaro estava na formatura da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, quando disse “corneteiro prossiga” e o corneteiro deu sentido e um toque de silêncio, que é um toque emocionante. A gente via o rosto de Bolsonaro com lágrimas saindo dos olhos, engolindo em seco, certamente ele estava lembrando da tentativa de matá-lo no 6 de setembro de 2018 pelo Adélio. Teve outro “Adélio” lá no Japão que foi bem sucedido. E esse caso do Adélio até hoje não foi ainda esclarecido. Só não matou porque estava perto da Santa Casa de Juiz de Fora – se estivesse em um local sem socorro, a história seria outra.

Fica aqui um registro das violências que a gente teme, e a gente até de certa forma até prevê pelo jeito que as coisas estão aqui no Brasil. As fontes de ódio.

Transparência
Está marcada para esta semana, para quinta-feira, uma conversa no Senado sobre transparência da apuração exigida pelo artigo 37 da Constituição. A presença do presidente do TSE, ministro Fachin, ainda não está confirmada porque ele estava em Washington. O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio, já confirmou. O relator da PEC que estava aprovando o comprovante de voto e depois derrubou, o deputado Filipe Barros, e o chefe da Polícia Federal Márcio Oliveira também estão convidados.

Tomara que o ministro Fachin participe, porque eu soube que os dois ministros do STF convidados para falar na semana passada sobre ativismo judicial e independência de poderes, Barroso e Moraes, nem responderam ao convite. O senador Espiridião Amin se irritou com isso. Disse que quando precisaram dos senadores para serem aprovados como ministros eles iam lá com frequência. Mas agora dão as costas para aqueles que os conduziram ao Supremo.


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SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA ESTÃO FUNCIONANDO

 

  1. Opinião 

A resposta efetiva para as dificuldades que alcançam os mercados globais de energia e agroalimentar é a cessação da guerra.

Josep Borrell, O Estado de S.Paulo

São úteis sanções contra a Rússia? Sim, elas já estão golpeando duramente Vladimir Putin e seus cúmplices e seus efeitos sobre a economia russa tendem a crescer ao longo do tempo.

Desde que a Rússia violou deliberadamente o direito internacional ao invadir a Ucrânia, a União Europeia impôs seis pacotes de sanções contra Moscou. Nossas medidas restritivas atingem cerca de 1.200 indivíduos e 98 entidades na Rússia, bem como um significativo número de setores econômicos russos. Tais sanções foram adotadas em coordenação com os membros do G7 e sua efetividade tem sido ampliada pelo fato de cerca de outros 40 países (incluindo países tradicionalmente neutros) terem-nas implementado ou adotado medidas similares.

Até o fim de 2022, teremos reduzido em 90% nossas importações de petróleo da Rússia e contraído drasticamente nossas importações de gás. Tais decisões estão gradualmente liberando-nos de uma dependência que por longo tempo inibiu nossas escolhas políticas diante da agressividade de Vladimir Putin.

Alguns podem questionar se tais sanções têm impacto real sobre a economia russa. A resposta simples é sim. Embora a Rússia exporte muitas matérias-primas, ela encontra-se obrigada a importar manufaturas de alto valor agregado que não fabrica. No segmento de alta tecnologia, ela depende em 45% de fornecimentos da União Europeia e 21% dos Estados Unidos, comparativamente a apenas 11% da China.

A indústria petrolífera está sendo afetada não apenas pela partida de operadores estrangeiros, mas também pela dificuldade de acesso a tecnologias avançadas, como perfuração horizontal. A capacidade da indústria russa de manter o fluxo de petróleo dos poços deverá ser bastante limitada. Finalmente, para assegurar a manutenção do tráfego aéreo, a Rússia terá de retirar a maior parte de suas aeronaves de circulação para prover peças de reposição necessárias para permitir a utilização da frota restante. Acrescentem-se a isso o bloqueio ao acesso a mercados financeiros, a desconexão das principais redes de pesquisa globais e a massiva fuga de cérebros.

Relativamente à alternativa oferecida pela China à economia russa, esta permanece limitada em termos reais, sobretudo quanto a produtos de alta tecnologia. Até o presente momento, o governo chinês, em razão da grande dependência do país de suas exportações para países desenvolvidos, não tem auxiliado a Rússia a contornar as sanções impostas pelo Ocidente. Ao contrário, as exportações chinesas para a Rússia têm declinado em escala comparável àquela dos países ocidentais.

Em que medida esses significativos e crescentes impactos conduzirão Vladimir Putin a modificar seus cálculos estratégicos? Provavelmente, não no futuro imediato: suas ações não são precipuamente guiadas por lógica econômica. Contudo, ao forçá-lo a escolher entre manteiga e canhões, as sanções irão trancá-lo num torniquete a comprimir-se gradualmente.

Com relação ao impacto das sanções sobre países terceiros, particularmente na África, bastante dependentes do trigo e de fertilizantes ucraniano e russo, a responsabilidade por eventual crise de insegurança alimentar deve recair sobre o agressor: nossas sanções de nenhuma maneira visam às exportações russas de trigo e fertilizantes, enquanto as exportações ucranianas de trigo estão retidas pelo bloqueio do Mar Negro e a destruição de infraestrutura de transporte pela agressão russa. Caso emerjam quaisquer impactos dessa natureza vinculados às nossas sanções, estamos prontos para implementar mecanismos apropriados para seu enfrentamento e superação. Informei meus contrapartes africanos dessa determinação e solicitei a eles não se deixarem enredar pelas inverdades divulgadas pelas autoridades russas sobre nossas sanções.

A resposta efetiva para as dificuldades que alcançam os mercados globais de energia e agroalimentar é a cessação da guerra. Tal objetivo não pode ser concretizado pela aceitação do ditame russo, mas apenas pela retirada russa da Ucrânia. O respeito pela integridade territorial de Estados soberanos e o não uso da força não constituem princípios exclusivos ocidentais ou europeus. Trata-se de elementos basilares do Direito Internacional que têm sido irreverentemente atropelados pela Rússia. Aceitar tal violação representa abrir as portas para a lei da selva em escala global.

Contrariamente ao nosso pensamento quase ingênuo de poucos anos atrás, a interdependência econômica não implica automaticamente pacificação das relações internacionais. Essa é razão pela qual a transição da Europa em potência, que venho conclamando desde o início de meu mandato, é imperativa. Confrontados com a invasão da Ucrânia, começamos a nos mover da intenção para a ação, demonstrando que, quando provocada, a Europa pode reagir. Visto que não pretendemos entrar em guerra com a Rússia, sanções econômicas constituem o núcleo de nossa reação. Elas estão começando a produzir efeitos e vamos aplicá-las cada vez mais nos próximos meses.

ALTO REPRESENTANTE DA UNIÃO PARA OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA, É VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA

MARKETING B2B DAS INDÚSTRIAS

 

Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI.

Não é de hoje que falamos sobre a importância do Marketing para as indústrias, quando pensamos em estratégias para falar de Marketing e ignorar que a maior parte da população digital está na internet é algo indispensável.

O Marketing Digital para Indústrias é atualmente umas das principais fontes das atividades de negócios que influenciam o crescimento e a receita de várias maneiras, seja no câmbio dos serviços e produtos e contribuição constante de relacionamento, identificação e difusão das empresas.

O CEO e principal estrategista da TRIWI Marketing Digital, Ricardo Martins destaca que é evidente o uso de canais digitais, a internet como ferramenta para se posicionar digitalmente casado com ferramentas tradicionais de Marketing é a receita essencial para gerar valor, posicionar e comunicar.

“O que o Marketing Digital dispõe às empresas é a capacidade de controlar e democratizar exponencialmente, alinhando de forma personalizada suas campanhas, orçamentos, e seus objetivos em tempo real’. Pontua.

Observando o mercado é possível constatar que pouquíssimas empresas têm um site, que hoje é o cartão de visitas de uma empresa. “Quando me refiro a site, há uma deficiência real, em questões que muitas empresas não se atentam, e que são simples de solucionar, como apostar em indicadores de localização para o potencial cliente me identificar geograficamente, um telefone ou celular que possa contactar de maneira fácil e rápida, tudo isso precisa estar fácil dentro do site não apenas questões como visão e valores que vemos com mais frequência por aí”. Destaca.

Posicionamento, conexão e comunicação.

Com todo o cenário atual que temos hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas e mesmo no contexto B2B, é extremamente importante considerar que empresas vendem para outras empresas para a conexão a transação se dá de pessoa para pessoa e o direcionamento da comunicação é construída unicamente com o relacionamento.

Diante dessa premissa, outras constatações nos levam a embasar o entendimento do Marketing Digital para indústrias, observando o comportamento de compra das mesmas.

Em levantamento feito pela Forbes, aponta que cerca de 90% dos executivos usam smartphones no dia a dia, incorporando o uso deles exclusivamente para execução de tarefas e tomadas de decisões, no próprio dispositivo móvel.

Na prática isso nos mostra o caminho a seguir, com executivos e pessoas que têm o poder de decisão, 100% conectados, estar conectado e bem posicionado é uma oportunidade clara de aparecer, interagir e se relacionar a partir desses dispositivos.

No mesmo cenário, a mesma pesquisa mostra que cerca de 50% das consultas no contexto B2B, ou seja de produtos ou serviços, é feita por dispositivos móveis também. Considerando o que foi pontuado acima, pensar e construir sites que atendam ao funcionamento pleno também nos dispositivos é outra tarefa indispensável nos dias atuais.

Marketing Digital para Indústrias – Princípio da Atração

O Marketing Digital Industrial oferece um escopo vibrante para as indústrias em termos de obtenção de leads mais qualificados e acionáveis, com alta probabilidade de conversão. As empresas podem optar por várias estratégias em uma ampla gama de canais, como LinkedIn, E-Mail Marketing, Pesquisa Orgânica, PPC, Marketing de Conteúdo, etc. para conquistar clientes influentes de negócios em uma abordagem com diferentes escalas.

Atualmente, as estratégias de marketing baseadas em anúncios em diferentes canais e formas de abordagem também são bastante poderosas para atrair os consumidores certos no momento certo, o que também resulta em conversões mais rápidas de leads.

Ou seja, podemos ver que o marketing já não se limita mais ao boca-a-boca ou à extensa abordagem de rede. É possível identificar que concorrentes, compradores e vendedores buscam com mais critério marcas e negócios genuínos on-line através de vários modos da esfera digital.

Tráfego Orgânico

SEO e aspectos técnicos

O SEO é um elemento essencial para a classificação dos principais resultados nos mecanismos de pesquisa. O SEO na página garante que várias diretrizes e detalhes técnicos sejam seguidos, de acordo com as recomendações dos mecanismos de pesquisa para aumentar a visibilidade do site.

Ele inclui metatags, descrições, tags de título, otimização de conteúdo etc. que podem lhe proporcionar uma grande vantagem sobre seus concorrentes. É importante que cada página do site seja completamente otimizada para se obter os resultados desejados.

Conteúdo

O conteúdo é o principal braço do SEO. Um site com ótimo conteúdo, informativo e compreensível, como o site da Plataforma Comercial da Startup Valeon,  pode fazer com que seu site seja exibido em posição privilegiada nos principais resultados de pesquisa. Isso também irá facilitar o entendimento do seu negócio pelos impactados em seu público alvo.

O Conteúdo bem feito diminui as taxas de rejeição e aumenta as chances de gerar leads em potencial. Você pode ainda criar um blog em seu site para obter ainda mais visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca.

Vídeos, redes sociais, e mais recentemente podcasts formam um conglomerado de canais que dão base para que o conteúdo chegue em todos os ambientes possíveis e disponíveis.

Tipos de Conteúdo

Cases – Mostrar de forma aplicada que solução o seu produto ou serviço trouxe para clientes;

Estatísticas – Dados que validam e impulsionam o valor do seu produto ou serviço;

Notícias – Crie relacionamento com a mídia através de assessoria

Posts – Conteúdos para redes sociais e blogs/ sites.

Tráfego pago

Anúncios Gráficos

Os anúncios gráficos são bastante influentes e assertivos em termos de apelo visual aos clientes-alvo. Essa pode ser uma estratégia eficaz de publicidade paga para gerar leads e clientes em potencial por meio de várias redes de anúncios gráficos.

O Google oferece potencialmente vários canais, como anúncios do Gmail , do YouTube, da GDN etc., que podem influenciar de maneira abrangente a gerar conscientização sobre sua empresa.

Em pesquisa realizada em canais de indústrias que praticam Marketing Digital, pode-se observar que boa parte das empresas optam por anúncios gráficos para alcançar potenciais consumidores e, com maior probabilidade de conversão.

Automação

Os leads identificados como consumidores são direcionados para os revendedores que se encontram na mesma região. A equipe responsável pela parte comercial da indústria recebe os leads que representam oportunidades de vendas. Assim, ambos grupos de leads são abastecidos de conteúdo ainda mais específico, o que fará com que eles avancem no funil de vendas.

Esse processo também é muito útil quando a indústria participa ou promove eventos do seu setor. Neste caso, o profissional de Marketing pode criar uma Landing Page e iniciar uma nutrição do público participante com conteúdos específicos, isto é, com o que será apresentado nos eventos ou até mesmo conteúdos noticiosos, mas que indiretamente vendem os serviços.

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Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.

Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

domingo, 10 de julho de 2022

ELETROBRAS PRIVATIZADA MEXE NA CONTA DE LUZ

 

Energia elétrica

Por
Cristina Seciuk


Novos contratos de concessão de 22 hidrelétricas da recém-privatizada Eletrobras podem reduzir reajustes tarifários em 2%, estima Aneel.| Foto: Reprodução/Furnas Centrais Elétricas


O processo de privatização da Eletrobras teve na venda de ações, liquidada em 14 de junho, a sua etapa mais visível, mas a desestatização da companhia se tornou plenamente vigente apenas alguns dias depois, a partir da assinatura de uma série de novos contratos com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessão de novas outorgas para 22 hidrelétricas da empresa era requisito previsto na lei da Eletrobras para que a privatização se concretizasse, e deve mexer com o preço da energia nos próximos anos.

Após a assinatura dos contratos, em 17 de junho, a Eletrobras realizou o pagamento da bonificação pelas novas outorgas, em parcela única no dia 20. Conforme fato relevante divulgado pela empresa, o valor direcionado à União foi de R$ 26,6 bilhões. Esse pagamento é um de dois benefícios econômicos previstos como condição para as novas concessão da Eletrobras privatizada.

O segundo diz respeito a um aporte total de R$ 71 bilhões a ser utilizado ao longo de 25 anos como ferramenta de modicidade tarifária, ou seja, para segurar os reajustes nas tarifas de energia elétrica entre 2022 e 2047. A expectativa da Aneel é de que os repasses atenuem em 2% os índices de reajuste das distribuidoras.

Para este ano o valor a ser destinado pela Eletrobras à modicidade tarifária é de R$ 5 bilhões. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o pagamento está previsto para 17 de julho, mas o dinheiro já passou a ser considerado para processos examinados pela Aneel em junho. Aumentos recém aprovados nas tarifas da paranaense Copel e da Energisa Minas Gerais, por exemplo, contaram com reduções em comparação aos índices calculados inicialmente. Reajustes aprovados antes do aporte ainda podem ser impactados, com chance de revisões.

Enquanto isso, a reguladora abriu consulta pública para aprimorar as regras de formação de tarifas de modo a refletir os aportes anuais. A ideia é “delimitar o tratamento tarifário para assegurar o efetivo repasse à modicidade tarifária em benefício dos consumidores atendidos no Ambiente de Contratação Regulada (ACR)”.

Quanto dinheiro a Eletrobras vai repassar para baixar a tarifa
Os aportes da Eletrobras serão depositados na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial que banca políticas públicas do setor elétrico, em pagamentos anuais. Superado o aporte inicial, os seguintes serão de:

R$ 574,6 milhões em 2023;
R$ 1,1 bilhão em 2024;
R$ 1,7 bilhão em 2025;
R$ 2,2 bilhões em 2026; e
R$ 2,8 bilhões ao ano entre 2027 e 2047.
O cronograma traçado prevê repasses sempre em abril, com valores corrigidos pelo IPCA.

Como não foi incluído no orçamento da CDE para este ano, o repasse poderia significar redução no volume de encargos pagos pelo consumidor de energia, que é o seu principal financiador. Para este ano a CDE somará R$ 32,09 bilhões, quase 95% (ou R$ 30,21 bilhões) dos quais são relativos a quotas anuais pagas pelos consumidores na conta de luz.

A lei da Eletrobras, entretanto, prevê regra de rateio dos valores aportados, a serem distribuídos de forma proporcional aos montantes descontratados em decorrência da alteração do regime de contratação da energia vinculada às usinas da Eletrobras.

Dentre os 22 contratos assinados no último dia 17, quatorze promovem mudanças no modelo de comercialização da eletricidade gerada nas hidrelétricas, que saem do regime de cotas de garantia física para o de produção independente.

Com a mudança, a eletricidade produzida na maior parte das usinas que são objeto das novas concessões poderá ser vendida no Ambiente de Livre Contratação, comumente chamado de mercado livre em alusão à sua principal característica: a relação direta entre gerador e consumidor, sem a figura de um intermediário – a distribuidora de energia, que é central no mercado cativo, no qual não é possível escolher de quem se compra a energia.

No regime de cotas, grosso modo, toda a garantia física de energia e de potência das usinas hidrelétricas é disponibilizada ao mercado regulado para atendimento da demanda das distribuidoras, com previsão de um preço fixo (e mais baixo) para a energia. O modelo, criado por meio de decreto de 2012, considera operação e manutenção da usina, mas elimina do cálculo os riscos e eventuais prejuízos da variação de produção (como o ônus da falta de chuvas), repassando-os diretamente ao consumidor por meio da tarifa.

Por outro lado, o regime de produção independente não está sujeito a fixações e opera a preço de mercado, mas cabe à empresa gerenciar seus riscos e arcar com os custos atrelados a eles. Conforme avaliação do Conselho Nacional de Política Energética, a alteração permite que os consumidores fiquem “menos expostos aos fatores hidrológicos que afetam o sistema elétrico”.

A descotização será gradual. Começa em 2023 e se estenderá até 2027, com retirada anual de 20% do total da garantia física das usinas cotistas da Eletrobras do portfólio das distribuidoras até sua liberação total para comercialização. O escalonamento pretende suavizar eventuais efeitos no preço ao consumidor, uma vez que a energia cotizada é mais barata que a de mercado.

Os novos contratos entre Eletrobras e Aneel incluem ainda novas concessões das usinas de Tucuruí, Curuá-Una e Mascarenhas de Moraes (com livre disponibilidade de energia já a partir da assinatura, uma vez que nunca chegaram a operar sob o regime de cotas) e das hidrelétricas de Sobradinho e Itumbiara (que são subsidiadas por grandes consumidores e, por isso, têm regras diferenciadas previstas em lei).


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/novos-contratos-da-eletrobras-privatizada-podem-reduzir-reajustes/
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A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTATAL FRACASSOU

Por
Paulo Uebel


Com raras exceções, a educação estatal fracassou. Os sindicatos capturaram as secretarias de educação e não operam com foco no aprendizado do aluno.| Foto: Unsplash


O filósofo romano Sêneca cunhou a frase: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” Passados 2 mil anos, o Brasil ainda não entendeu a lição. Embora tenha um gasto elevado com educação – o Brasil investe 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 4,4% do PIB –, a distribuição dos investimentos por aluno é muito menor. Ou seja, o foco não está no estudante, e nossos resultados são péssimos.

No ranking de competitividade mundial de 2022 (World Competitiveness Booklet 2022) do International Institute for Management Development (IMD), sediado na Suíça, o Brasil ocupa a posição 63 no índice de educação, a última. Está atrás, até mesmo, da Venezuela, que ocupa a 57.ª posição na avaliação. Como se não bastasse estar atrás do pior país da América do Sul no ranking educacional do IMD, o Brasil também é um fracasso no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

Nos resultados do Pisa de 2018, os estudantes brasileiros obtiveram os piores resultados da América do Sul em matemática (com empate estatístico com a Argentina) e ciências (empatado com Argentina e Peru). Os estudantes brasileiros também se saíram mal em leitura, ficando na segunda pior posição – 50% não atingiram o conhecimento mínimo em leitura que deveriam possuir até o final do ensino médio. A educação brasileira é tão ineficiente que 38% dos estudantes universitários não chegaram nem ao nível intermediário de alfabetismo: entraram no ensino superior sem saber o básico, conforme dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf).

A pandemia demonstrou claramente que muitos sindicatos de professores não consideram a educação como um serviço essencial, que deveria ser o último a fechar e o primeiro a abrir. A perda de aprendizagem dos estudantes brasileiros por causa das escolas fechadas na pandemia é espantosa: de 10 pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para estudantes do ensino médio até o fim de 2020. Até o fim de 2021, a perda teria dobrado para 20 pontos. A estimativa é de um estudo que tem o economista Ricardo Paes de Barros entre os autores, uma parceria do Insper com o Itaú Unibanco.

“Para termos uma ideia do que são 10 pontos de perda na escala Saeb, ou 20 pontos de perda na escala Saeb, é importante comparar com o que um aluno tipicamente aprende no ensino médio na escala Saeb. Em língua portuguesa, ele aprende 20 pontos. Logo, perder 10 pontos é perder metade do que você vai aprender no ensino médio. Perder 20 pontos quer dizer que você perdeu tudo o que você aprenderia no ensino médio. Então, essa perda é gigantesca”, explicou Paes de Barros ao Nexo Jornal.

Enquanto isso, ao aprovar a Lei 14.276/21, que modifica regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Congresso não dirigiu recursos para melhorar o aprendizado do estudante. Em vez disso, manteve a exigência de aplicação mínima de 70% dos recursos anuais totais dos Fundos para o pagamento de salários dos profissionais da educação básica. Assim, perdemos a oportunidade de garantir que os recursos fossem investidos com foco no aprendizado dos alunos, com incentivos para que novos mecanismos e metodologias de ensino pudessem gerar melhores resultados.

Colocar mais recursos em um modelo com indicadores ruins é a lógica perfeita para o fracasso futuro. Embora as políticas públicas devam ser baseadas em dados e evidências, quando os dados e evidências são negativos para os interesses sindicais, eles costumam ignorar os resultados. É como se dados e evidências pudessem ser simplesmente descartados.

Precisamos de coragem para repensar a educação pública, que foi completamente estatizada no Brasil, principalmente a educação fundamental, para prover um futuro melhor para as crianças. As crianças de famílias carentes, que mais dependem da educação pública e que, muitas vezes, não possuem estrutura de apoio, são as que mais sofrem com a estatização da educação. Não há nada mais importante para uma nação do que ter uma boa educação fundamental. Como Sêneca alertou, a boa educação ecoa por toda a vida, fazendo com que, diariamente, as pessoas possam fazer melhores escolhas, gerando um círculo virtuoso.

As consequências da falta de educação fundamental de qualidade são brutais. O impacto econômico, embora seja gigantesco, não é o maior. O pior impacto é a baixa qualidade cívica de uma sociedade que não consegue ler, interpretar a bula de um remédio, avaliar adequadamente as políticas públicas nem fazer cálculos aritméticos simples. Isso impacta o futuro do país em todas as suas áreas.

Quando uma criança adquire as habilidades básicas de ler, escrever, interpretar textos e de dominar matemática na idade certa, um novo mundo se descortina para ela e, também, para o resto da sociedade. Com essas habilidades, as crianças poderão adquirir qualquer outra habilidade desejada. Cada cidadão com uma boa educação fundamental trará benefícios para todos os demais. Com os alicerces sólidos, não há limite para crescer e se desenvolver. Justamente por isso, todos os estudos mostram que a primeira infância (período de 0 aos 7 anos de idade) é tão importante para as crianças.

A conduta de boa parte dos sindicatos durante a pandemia mostrou que, na visão deles, educação não é tão essencial quanto saúde e segurança. Enquanto os profissionais da saúde e da segurança trabalharam, praticamente, durante toda a pandemia, cientes da importância e essencialidade dos seus papéis, destacados sindicatos de professores se empenharam para que as escolas fossem as primeiras instituições públicas a fechar e as últimas a abrir. Em países desenvolvidos, onde a educação é considerada um dos serviços mais essenciais, não foi isso que aconteceu.

Antes de se exigir que mais recursos sejam investidos em um modelo que se mostrou ineficiente, ineficaz e inefetivo, é preciso repensar a estrutura da educação. Com raras exceções – que precisam ser comemoradas e replicadas –, como regra, a educação estatal fracassou. Os sindicatos capturaram as secretarias de educação e não operam com foco no aprendizado do aluno. O foco foi, apenas, aumentar salários e benefícios dos profissionais da educação, mesmo que isso não signifique melhoria dos indicadores educacionais. Ou mudamos esse sistema, ou continuaremos sem aplicar a grande lição que Sêneca nos deixou.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/paulo-uebel/a-educacao-estatal-fracassou-o-modelo-precisa-beneficiar-alunos-nao-sindicatos/
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O BRASIL PLANEJA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE TRIGO

 

Agronegócio

Por
Marcos Tosi

Colheitadeira. Colheita de trigo. Foto: Wenderson Araujo/Trilux


Colheita de trigo| Foto: Wenderson Araújo / CNA Divulgação

Considerado por muitos anos o “patinho feio” das commodities agrícolas no Brasil, devido às dificuldades no manejo de doenças, riscos climáticos e baixo retorno financeiro, o trigo vive uma nova realidade de mercado e de conceito perante agricultores, técnicos, pesquisadores e governantes. Atualmente, o cereal tem peso negativo de quase 2 bilhões de dólares por ano na balança comercial brasileira, mas já há projetos para colocar a cultura no “azul” e transformá-la numa fonte de divisas.

A guerra na Ucrânia escancarou os índices acentuados de dependência externa para produção do pão de cada dia – já estávamos “acostumados” a importar metade de nossas necessidades – e, mais do que isso, abriu oportunidade para os produtores obterem lucro com a cultura. Para muitos agricultores, o trigo, até então, tinha suas virtudes não na rentabilidade, mas na amortização dos custos do sistema de produção e em seu papel de controlar pragas e preparar o solo para o cultivo que realmente importa, o da soja, no verão.

Pois a guerra virou esses conceitos do avesso. As cotações do trigo, que já vinham numa tendência de valorização desde 2020 por problemas climáticos nos EUA, Canadá e na Europa, registraram uma disparada inédita. Em 24 meses, a cotação do cereal na Argentina saiu de 200 dólares a tonelada para mais de 450 dólares, posto no porto. Os vizinhos, a propósito, abastecem quase todo o déficit do mercado brasileiro.

Plano quer dar impulso ao “trigo tropical”

Cerca de um mês após o início da guerra, no fim de março, o Ministério da Agricultura aprovou um plano de trabalho da Embrapa para impulsionar a pesquisa e o incremento da produção do “trigo tropical” no cerrado brasileiro. Num prazo de 36 meses, a meta é expandir a área em 100 mil hectares na região que abrange partes de São Paulo, Goiás, Minas Gerais Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Só esse acréscimo representaria uma desoneração de R$ 450 milhões na balança das importações de trigo. Os próprios egípcios, maiores importadores mundiais do grão, estão de olho numa parceria para ter acesso a esse trigo tropicalizado, que poderia trazer mais segurança alimentar ao país árabe.

Para atrair novos produtores de trigo no Cerrado, há um esforço articulado de moinhos, sindicatos, empresas de pesquisa e outros órgãos de governo, que pretendem organizar a produção de sementes, transferir tecnologias e traçar uma estratégia de comunicação que ajude a quebrar resistências. “É um trabalho forte para desmistificar a questão de que o trigo só dá no Sul. Hoje tem muitas áreas em nossa região em que não se planta nada no período de inverno, que estamos mapeando e que poderiam começar a cultivar o grão”, diz Sergio Scodro, presidente do Sindicato dos Moinhos de Trigo da Região Centro-Oeste.

“Tem agricultor que ainda fala: não, trigo é lá do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde o clima é frio. Ele não tem noção de toda a pesquisa que hoje é feita não somente pela Embrapa, mas por outras empresas privadas, que estão adaptando o trigo ao cerrado”, emenda Scodro. Somente em Goiás, os moinhos têm capacidade para processar 450 mil toneladas de trigo, mas a produção é de apenas 200 mil toneladas. Ou seja, não faltariam compradores.

Fronteira para a autossuficiência está no trigo sequeiro

Fazer o trigo “subir o mapa” de forma mais acentuada, no entanto, é algo que esbarra na concorrência de outras culturas rentáveis no Centro-Oeste, com uso de irrigação. O cereal tem tradição de cultivo irrigado em áreas de Goiás e do Distrito Federal, mas concorre com hortaliças e feijão, que, por vezes, são mais rentáveis. O cenário atual mexeu nesta balança. Para Márcio Só e Silva, da Semevinea Genética de Sementes, atualmente é possível colocar trigo no cerrado, com pivô central de irrigação, competindo com qualquer cultura. “Mas numa situação normal, é difícil que isso aconteça”, diz. “A grande fronteira para atingir a autossuficiência é no sequeiro, nas áreas não irrigadas. São milhões de hectares que ficam praticamente em pousio no inverno. Isso permite entrar com o milho safrinha, com o sorgo e o trigo safrinha. São muitos hectares que sobram. E hoje o trigo está tendo um retorno bem superior ao preço do milho”, avalia.

Antes ainda das circunstâncias ficarem mais favoráveis, já existia um grupo de técnicos e produtores tentando fazer o trigo reproduzir o caminho da soja no Brasil, mapa acima. E mais além ainda do Centro-Oeste. A Semevinea está dando consultoria para produtores oriundos do Sul do país que querem “experimentar” o trigo em áreas de grãos do Maranhão e do Piauí. Num primeiro momento, estão sendo levadas para lá as cultivares que já demonstraram resistência à seca no Centro-Oeste. Mas, com o tempo, a ideia é desenvolver variedades adaptadas às condições locais.

Seleção genética buscar cultivares tolerantes ao calor
“Estamos fazendo pesquisas para desenvolver variedades tropicalizadas. É como se estivéssemos varrendo o DNA com uma vassoura, limpando o gene do frio e deixando o gene de temperaturas mais elevadas. A gente vai fazendo isso de geração em geração, o que vai tornando o material mais adaptado às condições”, diz Só e Silva.

Nenhuma das equações envolve a derrubada de árvores. “Temos áreas potenciais no cerrado para produzirmos trigo em quatro milhões de hectares sem precisar desmatar. Novas fronteiras para expansão da cultura no Maranhão, Piauí, Ceará e Roraima estão sendo pesquisadas. Mas, para que essa nova fronteira agrícola seja aberta, é necessário que se criem políticas de governo para incentivar o cultivo nessas regiões. Condições climáticas, pesquisa, genética e produtores qualificados nós temos”, aponta Julio Albrecht, da Embrapa Cerrados.

Há grande expectativa para saber como o trigo transgênico, uma novidade deste ano, vai se comportar no Cerrado. Uma das características é a resistência à seca, o que “é maravilhoso para o que precisamos no Centro-Oeste e no Nordeste” – sublinha Sergio Scodro, dos moinhos. Os testes estão sendo feitos pela Embrapa desde março, com autorização da CTNBio.

Experimentos têm dado bons resultados do Matopiba ao Ceará
Se o caminho da autossuficiência em trigo passará realmente pelo incremento significativo das colheitas no Cerrado e até no Matopiba (partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é algo que só o tempo vai dizer. Os experimentos têm dado bons resultados, inclusive, em campos de Roraima, Ceará e Alagoas. “Já existem dados promissores em fase experimental nesses estados. Nos experimentos no Ceará, obtivemos acima de 3.000 kg por hectare em algumas avaliações. Em outras, onde houve problemas com o sequeiro, caiu para 1.500 kg por hectare. Ainda precisamos trabalhar com zoneamento de risco climático e época de semeadura. As questões econômicas e de variedades estão muito associadas. Quando se disponibiliza variedades mais produtivas e mais resistentes a doenças, automaticamente o trigo vai ficando mais viável”, aponta Eduardo Caierão, pesquisador da Embrapa Trigo em Passo Fundo.

O que não pode ser desprezado é o papel da região Sul nessa expansão. No Rio Grande do Sul, que com o Paraná responde por 87% do trigo produzido no país, o ciclo atual atingiu área plantada que não se via há 42 anos. A Emater estima o cultivo de 1,41 milhão de hectares, contra 1,18 milhão no inverno anterior. No entanto, o total de culturas de inverno ocupa apenas um quarto da área plantada no verão, que é de 8,5 milhões de hectares. “Só aí tem espaço para duplicar, triplicar, quadruplicar a área. O Rio Grande poderia ocupar mais quatro milhões de hectares; em Santa Catarina, mais um milhão, e no Paraná também, mais um milhão. Essa região temperada vai ser por alguns anos ainda a área de abastecimento do país, em quantidade”, avalia o pesquisador Gilberto Rocca da Cunha, responsável pelo zoneamento agroclimático do cereal na Embrapa.

País terá primeira usina de etanol de trigo
Além do trigo para alimentação humana e animal, e do mercado exportador, um novo uso bate à porta. A BSBios, da área de biodiesel, assinou no mês passado protocolo de intenções para construir a primeira usina de etanol de trigo do país, em Passo Fundo. Um investimento de 316 milhões de reais que terá, ainda, como subproduto, o farelo para alimentação animal. “Estamos num novo patamar. O etanol é mais um mercado que se abre. Já não é só um mercado gaúcho e nacional. Tem agora a possibilidade de exportação. É um arranjo extremamente salutar e tecnicamente interessante, já que o inverno é essencial para o sistema de produção dar resultado na soja e no milho. E isso deve trazer mais produtores para o trigo”, diz Alencar Ruggieri, diretor-técnico da Emater do Rio Grande do Sul.

Nem tudo conspira a favor do trigo. Um fator recente que turva o cenário é o temor de uma recessão global. Desde que o FED (banco central americano) aumentou os juros de forma mais agressiva, no mês passado, e sinalizou tendência de alta, muitos fundos de ativos que estavam nas commodities agrícolas migraram para alternativas de risco mais baixo, como títulos do Tesouro americano e o dólar. “O mercado vê que a demanda vai se deteriorar muito mais do que a oferta. Enquanto houver muita incerteza, há tendência de sair das commodities. Mas é comida, é primeira necessidade. Tem oferta bastante restrita ainda. Persistem os fundamentos altistas, guerra, sanções contra a Rússia e um mercado com consumo alto. Vai diminuir a demanda? Quanto de risco tem essa recessão? No momento, o mercado preferiu recuar”, avalia Fabio Lima, analista da consultoria StoneX.

Lima é cético quando à capacidade de o país manter a expansão de trigo nos níveis atuais, ou mesmo de modestos 5% ao ano. “Não vejo essa possibilidade por enquanto. O trigo é uma cultura arriscada em termos climáticos e em média não tem uma alta rentabilidade. Esse ano o estímulo veio dos bons preços”, argumenta.

Autossuficiência deve chegar em dez anos, segundo Embrapa
As estimativas da Embrapa apontam para uma provável autossuficiência de trigo no Brasil num prazo de dez anos. O consumo atual é de 12,7 milhões de toneladas, das quais metade precisa ser importada. Durante anos seguidos, até 2012, o País era o segundo maior importador mundial de trigo, atrás apenas do Egito, que ainda hoje importa 11 milhões de toneladas.

Mais do que ser autossuficiente, o desafio, segundo Gilberto Rocca da Cunha, é pensar em exportação. “Precisamos sim olhar para nossa demanda de 12 milhões de toneladas, mas é preciso olhar para um comércio mundial que chega a 220 milhões de toneladas. É aí que o Brasil precisa focar. É um dos raros produtos em que não ocupamos as primeiras posições para exportação, como soja, milho, carnes, celulose e café”.

A China, maior produtor mundial de trigo, colhe anualmente uma safra de 135 milhões de toneladas. A Índia, segundo maior produtor, com 106 milhões de toneladas, barrou as exportações do cereal em maio sob a justificativa de garantir preços acessíveis à população local. A Rússia deve produzir neste ano 81 milhões de toneladas, das quais 40 milhões serão destinadas à exportação (um recorde), segundo dados mais recentes, de junho, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A Ucrânia deve colher no ciclo 2022/23 um total de 21,5 milhões de toneladas de trigo, 11,5 milhões a menos do que em 2021/22, devido à guerra. Rússia e Ucrânia respondiam até antes do conflito por 30% das exportações globais de trigo.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/de-grande-importador-a-autossuficiencia-como-o-brasil-planeja-dominar-o-trigo/
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TSE CONTRATA MUITOS OBSERVADORES PARA AS ELEIÇÕES

 

Lupa sobre as urnas

Por
Renan Ramalho
Brasília


Edson Fachin na assinatura de acordo com o presidente do Parlasul, Tomás Enrique Bittar Navarro, no TSE| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já firmou acordos com cinco organizações internacionais que mandarão representantes ao Brasil para verificar a legitimidade e normalidade das eleições de outubro. A Corte confirmou o envio de missões da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Fundação Internacional dos Sistemas Eleitorais (Ifes, na sigla em inglês) e da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore).

Além delas, o TSE ainda está em tratativas para trazer ao país observadores do Carter Center e da Rede Mundial de Justiça Eleitoral, segundo informou nesta quarta-feira (6) o presidente do tribunal, Edson Fachin, durante palestra no Wilson Center, centro de estudos sobre relações internacionais baseado em Washington, nos Estados Unidos.


Segundo ele, só a missão da OEA terá 100 observadores espalhados pelo país. A da Uniore já enviará representantes em agosto, para acompanhar a fase final de preparação das urnas eletrônicas. “O Brasil quer ser visto, porque isso aumenta a legitimidade do processo eleitoral e contribui decisivamente para a defesa de democracia”, disse o ministro.

A Ifes, por sua vez, está constituindo um grupo de peritos em informática e deve fazer uma visita ao Brasil nas próximas semanas. O objetivo, segundo informou Anthony Banbury, presidente da fundação, é conhecer presencialmente os sistemas eletrônicos de votação e totalização, incluindo o acesso ao código-fonte dos programas.

O número de entidades estrangeiras é significativamente superior ao das eleições de 2018, quando apenas a OEA enviou representantes. Todas as entidades foram convidadas pelo TSE, que bancará parte das despesas. Esse esforço é parte da estratégia de Fachin e do ministro Alexandre de Moraes, que o sucederá em agosto, de obter apoio da comunidade internacional para rechaçar um eventual questionamento do resultado pelo presidente Jair Bolsonaro, em caso de derrota, e talvez pelas Forças Armadas.

“A questão democrática no Brasil é uma questão na região [da América], e terá efeitos não só aqui [EUA], como também na Europa continental. Há um dever planetário de preservar o básico da democracia liberal”, disse ainda Fachin na palestra no Wilson Center – ele ressalvou, depois, que os acordos não almejam “nenhum tipo de tutela” sobre as eleições brasileiras.

Durante toda a semana, aliás, o ministro fez um périplo em diversas instituições baseadas na capital americana e arredores para reforçar os convites e alertar para o risco de contestações violentas – ainda nesta quarta, disse, por exemplo, que “poderemos [no Brasil] ter um episódio mais agravado do que o 6 de janeiro daqui, do Capitólio”, em referência à invasão da sede do Congresso americano, no início de 2020, para impedir a diplomação do presidente Joe Biden, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump que contestavam o resultado da eleição.

Missões de observação nacionais são novidade nas eleições de 2022
O esforço não é apenas internacional. Fachin também disse na quarta que sete instituições brasileiras farão observações nacionais, uma nova modalidade de verificação da regularidade das eleições e que foi sugerida pela OEA em 2018. O TSE ainda não divulgou a lista oficial dessas missões brasileiras, que tiveram até terça (5) para se inscreverem. A única instituição, já anunciada por Fachin com destaque é a Universidade de São Paulo.

Em nota à reportagem, o TSE informou que ainda vai processar os pedidos e que, depois, as entidades serão intimadas a indicar os nomes das pessoas observadoras. Os nomes deverão ser apresentados até o próximo dia 15 de julho.

O TSE diz que os observadores internacionais terão autonomia e devem ter expertise na função e o mesmo vale para observadores nacionais. A estes, o TSE impõe os deveres de manter imparcialidade político-partidária nas atividades; atuar de forma “independente, transparente, imparcial e objetiva, prezando pela exatidão das observações, pelo profissionalismo na atuação e pela ética nas manifestações”. Outras obrigações são não obstruir ou interferir no processo eleitoral, adotar “metodologia consistente de coleta e análise dos dados, compatível com a ética, a transparência e o profissionalismo”.

O acordo com a OEA prevê “pleno acesso aos tribunais eleitorais responsáveis pela votação, contagem e totalização dos votos nos níveis municipal, estadual e nacional”. O TSE se comprometeu a entregar à missão cópia digital dos resultados, mesmo naqueles locais onde os observadores não estiverem presentes, além de fornecer, “de maneira ágil”, todas as informações necessárias sobre a condução e supervisão do processo eleitoral

A OEA, por sua vez, deverá informar ao TSE eventuais irregularidades ou interferências que sejam observadas, solicitando depois informações sobre as medidas adotadas.

Auditoria do PL sobre votação eletrônica está parada no TSE

Enquanto o TSE multiplica o número de observadores, em busca de apoio contra contestações, o Partido Liberal ainda não definiu se, como e com qual empresa vai auditar o sistema de votação eletrônica, como deseja o presidente Jair Bolsonaro.

Na quarta-feira (6), completou-se um mês do pedido do partido junto ao tribunal para credenciar o Instituto Voto Legal (IVL), presidido por um dos criadores da urna eletrônica, o engenheiro e empresário Carlos Rocha. Desde então, Fachin analisa com técnicos da Corte a viabilidade da proposta de auditoria. Mas o próprio PL está em dúvida: ainda não fechou um contrato com o instituto e, segundo informou a assessoria do partido, ainda não definiu como vai fazer a auditoria. “A empresa é uma possibilidade, mas não tem nada contratado ainda.”

Na última segunda-feira (4), venceu o prazo para que partidos ou outras entidades fiscalizadoras interessadas em fazer uma auditoria externa – isto é, independente e fora dos eventos realizados e programados pelo próprio TSE – apresentassem os softwares que querem usar para verificar o correto funcionamento dos sistemas de apuração e totalização.

A Polícia Federal também manifestou interesse em fazer uma auditoria própria. Mas nem a corporação, nem o PL apresentaram qualquer programa ao TSE para a verificação dos sistemas, segundo informou à reportagem a assessoria da Corte.

A reportagem apurou que o IVL não dispõe de softwares próprios para isso, porque pretende realizar um tipo diferente de auditoria.

O objetivo não é verificar os códigos-fonte da urna, por exemplo, mas levantar todas as tecnologias usadas pelo TSE e depois verificar se elas estão em conformidade com o que diz a lei eleitoral e se atendem a requisitos consagrados de segurança da informação previstos em normas internacionais, principalmente a ISO 27001.

A principal preocupação e interesse do instituto é verificar se realmente há um registro digital de cada voto e a forma como ele pode ser recontado com segurança, em caso de necessidade.

Há também interesse em conhecer que programas o TSE utiliza para monitorar a integridade de arquivos do sistemas (tecnologia conhecida como “FIM”, sigla em inglês de “file integrity monitoring”) e também para registrar todos os eventos que se passam na urna eletrônica (programa que funciona de forma análoga a uma caixa-preta de um avião, por exemplo).

O objetivo do instituto é saber se são tecnologias consagradas no mercado e certificadas por entidades externas e independentes ou se são confeccionadas pelo próprio TSE, sem garantia de qualidade atestada e reconhecida externamente.

Como mostrou a Gazeta do Povo semanas atrás, o IVL ainda cogita contornar algumas limitações impostas pelo TSE para realizar a auditoria externa, como, por exemplo, a proibição do uso de internet e a própria homologação prévia de softwares de fora que venham a ser utilizados dentro das instalações da Corte.

O instituto, por sua vez, considera que pode chegar a um acordo para viabilizar a auditoria, sem qualquer risco e de modo a colaborar para o aperfeiçoamento do sistema. A direção do PL, no entanto, cogita uma fiscalização mais modesta, que não gere qualquer atrito com o TSE.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2022/tse-multiplica-observadores-eleitorais-enquanto-auditoria-do-pl-sobre-votacao-nao-avanca/
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