A Procuradoria Geral estima que a Ucrânia está acionando cerca de 50 mil investigadores, de cinco agências de segurança diferentes, para investigar crimes de guerra. Eles estão conduzindo entrevistas por todo o país e documentando meticulosamente evidências que esperam usar em acusações de crimes de guerra contra o presidente russo, Vladimir Putin, e a força militar que ele enviou para invadir a Ucrânia.
Entenda as denúncias de crime de guerra na Ucrânia
Os investigadores se espalharam pela Ucrânia abordando pequenos grupos de pessoas — principalmente mulheres e idosos — deslocadas que conseguiram abrigo em igrejas, salas de aula e auditórios como este em Kosiv. Eles explicam para os entrevistados que um dia poderá haver compensação pelas vidas de seus parentes e amigos, por ferimentos sofridos e perdas de propriedades — e que a Rússia somente poderá ser responsabilizada se suas vítimas contarem suas histórias em meticuloso detalhe.
Sentados à esquerda do palco do auditório esvaziado da Escola N.º 2 neste povoado que ainda dormia, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Romênia, uma mulher e seu filho adulto descreviam para uma promotora de Justiça ucraniana como os tanques russos chegaram em seu vilarejo, próximo de Kiev, em 25 de março, como parte do telhado de sua casa ruiu por causa dos bombardeios russos e como eles ajudaram a enterrar um vizinho idoso no jardim de sua casa, enquanto projéteis assobiavam sobre suas cabeças.
Olga Gazhurova, promotora de 34 anos oriunda da cidade bombardeada de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, anotava o relato em seu computador, fazendo pausas para esclarecimentos. “A partir de que cidade, exatamente, os tanques entraram?”, perguntou ela.
Ira Gavriluk perdeu o irmão e o marido em chacina promovida por soldados russos Foto: AP / AP
Trabalho de formiguinha
Gazhurova e sua colega de Kharkiv, Olga Petrova, de 47 anos, explicaram na semana passada — diante de um palco pintado com um cenário de campos ucranianos amplos e exuberantes — para as nove pessoas deslocadas sentadas espaçadamente no auditório o processo de coleta de evidências testemunhais e digitais, enquanto uma criança de fralda virava cambalhotas pelo recinto.
Petrova explicou que, segundo as regras do direito internacional, forças militares podem atacar apenas instalações militares e combatentes armados, não civis. “Consequentemente, o que a Federação Russa, o país agressor, está fazendo hoje é considerado crime (…) e estamos tentando provar este crime”, afirmou ela.
Petrova e Gazhurova iniciaram sua estadia em Kosiv entrevistando pessoas deslocadas na Escola N.º 1, onde Halina Hrimaliuk trabalha como diretora. Com as aulas presenciais suspensas, a educadora de 48 anos assumiu a responsabilidade de abrigar e alimentar 88 deslocados desde 1.º de março.
“As condições daqui são ruins para essas pessoas, mas estamos fazendo o que podemos”, afirmou Hrimaliuk.
“Eu considerava o sistema Judiciário defasado antes desta invasão”, disse Hrimaliuk. “Trabalho em uma escola pública e quando ouvi que promotores viriam para cá, francamente, não acreditei.”
Disparos contra as janelas das casas
Na Escola N.º 1, na semana passada, crianças de Irpin e Bucha, cidades ao norte de Kiev que foram alvo de bombardeios pesados, jogavam futebol num campo de grama sintética atrás do prédio escolar. Dentro do local, Vira Kovtun, habitante de Bucha, de 71 anos, descreveu entre lágrimas e suspiros de pavor como as forças russas chegaram, em 25 de fevereiro, e despejaram fogo de metralhadoras contra residências, concentrando o alvo em janelas nas quais moradores eram vistos filmando com seus celulares.“Vimos pessoas sendo mortas. Corpos ficaram espalhados pelas ruas.”
Vira Kovtun, moradora de Bucha, alvo das tropas russas
Kovtun contou que os tanques russos passaram tão perto de sua casa térrea que ela conseguiu ouvir as vozes dos soldados. Depois, as forças ucranianas chegaram e atacaram a coluna russa. Agachada para tentar se proteger do fogo cruzado, Kovtun ouviu um caminhão de combustível russo explodir, e o impacto da explosão arremessou um carro sobre o jardim diante de sua casa. Ela afirmou que sofreu cortes no rosto e em um dos olhos com a explosão. Kovtun disse que escapou pelo vão da porta da frente, que havia sido arrancada pela explosão, e se protegeu atrás de muros de tijolos enquanto corria para se salvar.
Kovtun compartilhou sua experiência com as promotoras numa entrevista de mais de três horas, em 29 de março. Ela afirmou que, no início, ficou surpresa por qualquer um estar disposto a ouvir seu relato: “Parecia ser óbvio o que tinha acontecido, mas então nos demos conta de que precisamos provar que este crime contra pessoas pacíficas ocorreu.”
Cenário da cidade de Bucha, nos arredores de Kiev, após a retirada russa Foto: Ivor Prickett/The New York Times
O massacre de Bucha
Após a Rússia, no fim de semana, retirar tropas do entorno de Kiev para se concentrar no ataque ao leste e ao sul da Ucrânia, forças ucranianas alcançaram as cidades da área metropolitana que ficaram por mais de um mês sob controle dos militares russos. Em Bucha, o governo encontrou 410 corpos de civis, muitos com sinais de execução, além de covas rasas.
A descoberta provocou protestos em ampla escala da comunidade internacional. O presidente americano, Joe Biden, acusou Putin de ser criminoso de guerra. A União Europeia e o G-7 ampliaram as sanções contra a economia russa.
O papel de investigadores ucranianos nessas cidades atacadas pelos russos é importante porque, a partir deles, será possível juntar provas para uma denúncia em Haia.
O Tribunal Penal Internacional, em Haia, e o sistema Judiciário ucraniano deverão produzir indiciamentos independentes, mas o TPI normalmente processa autoridades graduadas — como presidentes e generais — e países costumam processar agentes de menor patente. A Procuradoria Geral da Ucrânia afirmou que “registrou” 4.204 crimes de guerra, incluindo as mortes de 161 crianças. /WASHINGTON POST, COM TRADUÇÃO DE GUILHERME RUSSO
Aforismos resumem muita coisa em sentenças curtas. São os haicais da Moral, Filosofia e Ciência
Leandro Karnal, O Estado de S. Paulo
Os gregos usavam o conceito de definição breve, do qual deriva nossa palavra aforismo. Hipócrates, o pai da medicina, dizia no seu primeiro aforismo: “A vida é breve, a arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganosa, o julgamento difícil”. O médico da ilha de Cós sintetizou muito em poucas palavras. A tradição latina resumiu ainda mais: Ars Longa, Vita Brevis (o total de conhecimentos supera o tempo de uma vida, sempre).
Aforismos fazem sucesso, pois resumem muita coisa em sentenças curtas. São os haicais da Moral, da Filosofia e da Ciência. Nassim Nicholas Taleb (1960) resolveu reunir muitos na obra: A Cama de Procusto – Aforismos Filosóficos e Práticos (ed. Objetiva).
A escultura grega ‘Higéia Com Eros’. Foto: ED VIGGIANI/AE
O intelectual de origem libanesa, formação francesa e vida profissional nos EUA é homem de engenho raro. Ficou conhecido entre nós pelo livro A Lógica do Cisne Negro (The Black Swan, 2007) e, também, pela obra Antifrágil (Antifragile: Things That Gain from Disorder, 2012). Sua análise enfatiza muito sobre a volatilidade e o imprevisto e como devemos trabalhar para obter benefícios a partir disso.
Os aforismos trazem um pouco da frônese, a sabedoria prática. O texto desconfia do campo especulativo e sobram frases contra o mundo acadêmico tradicional. Alguns exemplos? “A educação torna o sábio ligeiramente mais sábio, mas torna o tolo tremendamente mais perigoso.” “Só dá para saber com certeza se uma pessoa é babaca quando ela fica rica.” “A polêmica é uma lucrativa forma de entretenimento, uma vez que a mídia pode empregar atores não remunerados e ferozmente motivados.” “Quando as pessoas o chamam de inteligente, quase sempre é porque concordam com você. Caso contrário, chamam você de arrogante.”
O título deriva do mito do malvado Damastes, conhecido como Procusto, que cortava ou esticava pessoas para adequá-las a um leito. Como ele diz na introdução, cada aforismo diz respeito a uma cama de Procusto, pois, diante do invisível e do imprevisível, nós resolvemos a tensão “espremendo a vida e o mundo em ideias comoditizadas e concisas, categorias reducionistas, vocabulários específicos e narrativas pré-empacotadas, que têm consequências explosivas”.
Taleb é muito observador. Identifica um mundo de molduras e conceitos engessados que funcionam como um alfaiate que, tendo feito centenas de ajustes na roupa, exulta quando o produto final serve perfeitamente, esquecendo-se de tudo que foi mudado para que tal ocorresse. Jogar fora o leito fixo de Procusto é uma esperança boa
E o título deste artigo chamou a sua atenção e você está interessado em saber como escrever headlines, é muito provável que você se identifique com algum destes cenários:
toda vez que você precisa produzir um artigo ou email, nada te dá mais frio na barriga do que escrever o título ou a linha de assunto;
você sempre deixa a headline para o final e, se estiver com tempo, dá uma procrastinada;
os seus posts nas redes sociais atraem poucos likes, comentários e visitas porque as suas chamadas não são muito boas;
por mais que a sua oferta seja excelente, a taxa de conversão dos seus anúncios é baixa porque você não consegue captar a atenção do seu prospecto;
você não sabe nem o que diacho é uma headline e ficou curioso.
Se pelo menos um desses casos se aplica a você, então você está no lugar certo.
E, para ser bem sincera, eu preciso confessar uma coisa para você.
Eu te entendo.
Na hora de produzir um artigo ou email, nada me dá mais frio na barriga do que escrever a headline.
É algo que se eu pudesse procrastinar e evitar, eu evitava.
Mas eu não posso.
Então, eu decidi encarar meu medo de frente e encontrar uma forma que esse elemento não fosse mais um problema na minha vida e, sim, algo que eu passasse a gostar de fazer.
Por isso, eu passei os últimos meses pesquisando, estudando, estudando muito mesmo sobre o assunto, li ebook, assisti algumas aulas.
Mas o principal foi ver e testar na prática o que funcionava ou não.
Eu criei um arquivo de headlines de emails que eu recebi, textos que eu li, exemplos que eu vi.
Eu coloquei neste arquivo só aquelas que eu batia o olho e me davam curiosidade ou que de alguma outra forma mexiam comigo.
E as separei em categorias para entender por que elas funcionavam e o que é que tinha em cada uma que as tornava irresistíveis.
Hoje eu vou compartilhar com você as fórmulas de se escrever headlines que eu encontrei e exemplos práticos (de emails, artigos, anúncios, notícias…) para cada uma delas.
Mas, primeiro, eu vou te explicar…
O que é uma headline?
O termo headline pode ser traduzido como manchete, chamada ou título. E é justamente isso que uma headline é.
Esse conceito era utilizado para falar das manchetes de jornais e revistas.
E, hoje em dia, é aplicado no mundo digital, nas suas landing pages, anúncios, e-mails, publicações nas redes sociais, artigos de blog, vídeos…
Mas independentemente do meio, o objetivo da headline é: chamar a atenção do público para que ele se interesse em continuar lendo ou saber mais sobre o assunto.
Sem uma boa headline, o artigo que você gastou horas e até dias escrevendo pode passar despercebido pelos leitores do seu blog…
O email que você escreveu pode não chamar atenção o suficiente para ser aberto em meio a uma imensidão de mensagens não lidas…
O seu anúncio pode não ser eficiente para levar o usuário até a sua landing page…
E na sua landing page, o visitante pode não realizar a ação esperada.
Ou seja, a headline tem um peso muito grande na sua estratégia, porque sem essa primeira fisgada na atenção do seu público, ele dificilmente irá chegar até o fechamento da venda.
E é exatamente por esse motivo que agora eu vou te contar quais são os…
7 ingredientes indispensáveis para criar uma headline irresistível
Não há uma fórmula pronta para se criar boas headlines, você pode até encontrar promessas do tipo na internet.
Mas a verdade é que isso não existe.
O que de fato existe é os templates, modelos que você pode utilizar (inclusive eu trouxe vários para você neste artigo) e adaptar de acordo com o seu negócio, produto, serviço ou oferta.
Só que os templates sozinhos não são suficientes para criar uma headline irresistível se você ignorar estes 7 ingredientes indispensáveis.
E estes 7 ingredientes você não vai encontrar em nenhuma fórmula pronta porque eles dependem de você.
#1 Foque na sua persona
Você já reparou que, no seu grupo de amigos, algumas pessoas acham fulano fisicamente bonito e atraente enquanto outras pessoas têm uma opinião diferente?
Aquilo que chama a atenção muda de público para público.
E com a sua headline não é diferente disso.
Ela não precisa funcionar e ser irresistível para todo mundo, ela tem que ser irresistível para a sua persona.
Se você não sabe, a persona é um perfil (ou perfis) do seu cliente ideal, a pessoa para quem o seu produto ou serviço é feito.
Por isso o ingrediente número 1 para criar uma headline irresistível é a persona.
Se você ainda não conhece as características do seu cliente ideal, pesquise e pense um pouco sobre isso antes de começar a adaptar os templates.
Senão você corre o risco de tentar vender carne para vegetariano.
Ou seja, criar uma chamada que não funciona para o público que você quer alcançar, porque está oferecendo algo que ele não tem o menor interesse.
#2 Explore o desejo/dor do seu público
O segundo ingrediente é a dor ou desejo do seu público.
Isso quer dizer aquilo que incomoda e ele gostaria de resolver ou algum benefício que ele deseja ter para si.
Por exemplo, um desejo de boa parte dos estudantes do ensino médio é conseguir passar no vestibular de uma universidade.
Isso é o que move muitos deles a passarem várias horas estudando e abrir mão de coisas como lazer.
Encontre a dor ou o desejo da sua persona, aquilo que a move, e explore na sua headline como o seu produto, serviço ou conteúdo pode resolver isso.
#3 Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais são mecanismos utilizados pelo nosso cérebro para acelerar o processo de tomada de decisão.
Algo que facilmente nós procrastinaríamos e deixaríamos para depois pode ser feito agora se ativados os gatilhos mentais certos.
Por exemplo, quantas vezes você decidiu comprar algo, porque era a última vez que aquele produto estaria a venda com um determinado desconto ou havia poucas unidades disponíveis?
Isso são os gatilhos mentais atuando no seu cérebro.
Os principais gatilhos que você pode e deve utilizar na sua headline são:
escassez;
urgência;
prova social;
autoridade;
razão;
e antecipação.
Mas um detalhe importante: os gatilhos mentais só funcionam se forem usados com integridade.
Se você fala que a oferta ficará disponível por apenas mais algumas horas, mas daqui semanas o público tem acesso a exatamente a mesma oferta, você perderá sua credibilidade.
#4 Tenha uma promessa clara e forte
O quarto ingrediente de uma headline irresistível é uma promessa clara e forte.
Quando o seu público bater o olho na sua chamada, ele precisa saber de cara qual é o benefício que ele vai ter em continuar consumindo aquele conteúdo.
E não pode ser um benefício qualquer, precisa ser forte, algo que provoque uma certa coceira mental e desperte a curiosidade para saber mais.
Por exemplo, “emagreça comendo salada” é uma promessa fraca, porque apesar de clara, não é nenhuma novidade e não parece atraente.
Agora, “quem já ouviu falar sobre uma mulher perdendo peso e aproveitando 3 deliciosas refeições por dia ao mesmo tempo?” parece muito mais interessante, porque traz a ideia de que você não precisa comer algo ruim ou sem graça para perder peso.
#5 Use adjetivos atrativos
Imagine que você é solteiro ou solteira e um amigo ou amiga sua está tentando te apresentar uma pessoa, qual dessas duas alternativas parece mais interessante:
Fulano é gente boa, tem um bom coração…
Fulano é uma pessoa incrível e maravilhosa, ele já fez voluntariado em diversos países da África e é o tipo de pessoa que você consegue ter uma conversa legal sem esforço.
As duas descrições podem ser sobre exatamente a mesma pessoa, só que provavelmente você achou a segunda mais interessante.
Porque os adjetivos são mais fortes e ela ainda traz exemplos de coisas que ajudam a reforçar a ideia de interessante e maravilhoso, o que torna mais específico e palpável.
Por isso o quinto ingrediente de uma headline irresistível é adjetivos que vão potencializar ainda mais a ideia que você quer passar.
#6 Seja conciso
Uma headline é apenas uma chamada, título ou linha de assunto, por isso não dá para ela ser um parágrafo de 4 linhas.
Você precisa ser conciso e utilizar apenas as palavras que são essenciais para atrair e despertar a curiosidade do seu público.
#7 Seja íntegro
Esse ingrediente é tão importante, que merece um tópico separado só para ele além da menção no tópico sobre gatilhos mentais.
Jamais deixe faltar integridade na sua headline.
Só prometa aquilo que você vai cumprir e entregar ao longo do conteúdo, produto ou serviço e não utilize gatilhos mentais só por usar.
Uma headline clickbait (caça-cliques) pode até funcionar no começo, mas depois você perde a sua credibilidade.
E uma vez que as pessoas não acreditam mais no seu negócio, é muito difícil conquistar essa confiança de volta.
De todos os 7 ingredientes, o único que nunca pode faltar é a integridade.
20 fórmulas para criar headlines irresistíveis em poucos minutos
Agora que você já conhece os ingredientes que não podem faltar nas suas headlines, eu vou compartilhar com você 20 fórmulas para criar chamadas irresistíveis em poucos minutos.
Essas são fórmulas que eu reuni depois de meses de pesquisa tentando entender o que funciona em headlines.
Inclusive, vários desses templates já foram utilizados em títulos de artigos aqui do blog do KP e no assunto da newsletter semanal.
1. Como…
A forma mais básica de se criar uma headline é utilizando como + algum benefício que o seu público deseja obter.
Por exemplo:
Como fazer amigos e influenciar pessoas
Como criei uma fortuna com uma ideia boba
Como um falido aos 40 se aposentou milionário aos 50
Repare que cada uma dessas headlines têm uma promessa clara e forte, exploram o desejo/dor do público e são concisas.
2. Lista
Um dos motivos pelos quais o Buzzfeed bombou e atrai milhares (ou milhões) de visitantes diariamente são as listas.
E tem uma razão por que eles fazem isso.
Segundo um estudo da Buzzsumo, headlines de listas são um dos tipos que mais atraem leitores e geram compartilhamentos.
Sério, em menos de 5 minutos olhando a home do site do Buzzfeed, eu encontrei mais de 10 listas.
Eu separei algumas delas aqui para você ver:
Só um procrastinador profissional já fez pelo menos 17 coisas desta lista
24 finais de filmes tão bons que as pessoas pensam neles até hoje
27 baralhos para você perder pra sua avó com estilo no carteado
20 filmes para assistir na Netflix quando quiser se sentir melhor
O ponto forte dessas headlines é como a lista é caracterizada: “procrastinador profissional”, “filmes tão bons que as pessoas pensam neles até hoje”, “para você perder pra sua avó com estilo”.
Apesar de não serem adjetivos concisos, essas descrições tornam a chamada divertida, acrescentam especificidade e criam uma imagem na cabeça do leitor.
3. Por que…
Esse tipo de headline funciona porque além de ativar o gatilho mental da razão, ele explora a dor ou o desejo do público.
Geralmente, é uma chamada para um conteúdo que explica o motivo pelo qual a pessoa não consegue sair de uma situação que ela gostaria (dor) ou por que ela não consegue aquilo que quer (desejo).
Olha aqui os exemplos:
Por que algumas comidas “explodem” no seu estômago?
Por que algumas pessoas quase sempre fazem dinheiro no mercado de ações
Por que apenas algumas pessoas são “criativas”
4. O segredo/a verdade sobre…
Esse template é baseado na ideia de que existe um segredo que poucas pessoas sabem sobre como atingir um determinado objetivo (o desejo do público) e isso desperta a curiosidade das pessoas e ativa o gatilho mental da exclusividade.
Afinal de contas, quem não gostaria de descobrir um segredo ou a verdade sobre algo que se deseja alcançar?
Um exemplo desse modelo em prática é:
O segredo para fazer as pessoas gostarem de você.
Mas você pode trabalhar a mesma ideia sem seguir exatamente essa estrutura:
Quando os médicos se sentem doentes, é isso o que eles fazem
A mina de outro de coisas simples de fazer resumidas em um único livro
Milhares possuem um presente precioso, mas nunca descobriram!
5. Formas pouco conhecidas de…
Esse modelo segue a mesma ideia do anterior: revelar algo que poucas pessoas conhecem e com isso despertar a curiosidade e exclusividade no público.
Exemplos:
9 formas pouco conhecidas de combater a ansiedade
4 formas pouco conhecidas de ganhar milhas aéreas para viajar barato
18 formas pouco conhecidas de usar o wd-40 que permitem economizar tempo e trabalho
Essas headlines ainda combinam o segredo com o formato de lista, o que pode potencializar ainda mais o efeito delas.
6. O que todo mundo deveria saber sobre…
Ainda seguindo na linha de que há algo sobre o seu nicho que é desconhecido do seu público, esse template ainda traz um quê de alerta.
Porque não só é algo que ainda é um “segredo” para o potencial cliente, mas é algo que ele deveria saber.
Alguns exemplos desse template de headline:
5 coisas que todo mundo deveria saber sobre camisinhas
O que todo mundo deveria saber sobre marketing pessoal
3 coisas que todo mundo deveria saber sobre dinheiro aos 18 anos
Você ainda pode tornar essa headline mais específica e voltada para o seu público acrescentando alguma característica da sua persona, como no exemplo 3.
7. Se livre de… de uma vez por todas
Eu tenho um colega de trabalho que tudo o que ele quer é uma forma definitiva de acabar com os pombos que tomam conta do quintal da casa da mãe dele.
Ele já tentou diversas coisas, algumas foram até soluções temporárias, mas nada resolveu mesmo o problema dele.
Eu tenho certeza de que se ele visse uma headline “Se livre de uma infestação de pombos de uma vez por todas”, ele pararia para ler o conteúdo.
Esse tipo de chamada funciona principalmente quando se trata de uma dor que as pessoas tentem diferentes soluções para o problema e alcançam pouco ou nenhum resultado.
Mas lembre-se da integridade, você só pode prometer algo definitivo se tiver como provar que aquilo de fato é possível.
8. Uma forma rápida de…
“Uma forma rápida de escrever headlines fantásticas que deixem o seu público se coçando de curiosidade”.
Se esse fosse o título deste artigo, você muito provavelmente clicaria.
Porque ela promete como resolver a sua dor (escrever headlines), de uma forma rápida (quem quer perder tempo com algo?) e ainda cria uma imagem na cabeça do leitor.
Um outro exemplo desse modelo é “Uma maneira rápida de acabar com a gripe”.
Quem está gripado quer ficar saudável logo retomar a rotina, por isso a agilidade da solução é um ponto importante nessa headline.
9. Agora você pode… sem…
E se existisse uma forma de alcançar seus objetivos sem precisar enfrentar obstáculos ou com menos obstáculos que o usual…
Não sei você, mas eu ficaria curiosa para saber mais.
E é esse efeito que esse template de headline provoca.
Exemplos:
Não quer comprar milhas? Agora você pode emitir passagens sem o total de milhas no Smiles
Agora você pode cancelar serviços de telecomunicações sem pagar multas se eles forem ruins
Agora você pode sacar sem utilizar seu cartão
Agora você pode pedir um Uber mesmo sem ter o app instalado
10. Você não precisa… para…
Essa é uma variação do modelo anterior. Ela é interessante para quem quer quebrar logo uma objeção muito comum entre o público.
Por exemplo, algumas pessoas acreditam que para investir na bolsa de valores, você precisa entender muito de economia.
Neste caso, uma headline tipo “você não precisa ser formado em economia para investir em ações” pode ser eficiente.
Outros exemplos práticos desse template:
Você não precisa ser chefe para ser um líder
Você não precisa ser um gênio para ter um blog de sucesso
Você não precisa ter rios de dinheiro para começar um negócio digital
11. Faça algo como uma autoridade
Esse tipo de headline é ideal para quem vende um produto ou serviço que ajuda os clientes a desenvolverem alguma habilidade.
Porque ela promete a possibilidade de fazer algo como uma autoridade na área. Por exemplo:
Fale espanhol como um diplomata
Mas você também pode utilizar variações como esta abaixo para alcançar o mesmo objetivo:
Se imagine segurando a atenção de uma platéia por 30 minutos
12. Se você não… agora, vai se odiar/arrepender depois
Essa headline ativa um sentimento que naturalmente a gente deseja evitar: arrependimento, e por isso ela chama atenção.
No mínimo, o seu público vai ficar curioso para saber o motivo pelo qual ele se odiaria depois.
Exemplo:
Se você não editar o seu arquivo .htaccess agora, o Google vai te odiar depois
13. Você comete esses erros?
Se você quer chamar a atenção de um público que ainda não tem consciência do problema que você resolve, essa é uma boa solução.
Ninguém gosta de cometer um erro, muito menos de não saber que está cometendo o erro.
Por isso, ela gera uma certa coceira mental e uma necessidade de continuar lendo para descobrir quais são os possíveis erros.
Exemplos:
Você comete estes erros gramaticais?
Você faz uma dessas 10 coisas embaraçosas?
Um pequeno erro que está custando R$6000 por ano.
14. Prova social
A prova social é um gatilho mental muito poderoso. Ela estimula as pessoas a fazerem algo, porque outras pessoas fizeram e tiveram resultado.
E você pode aplicar esse gatilho nas suas headlines. Olha só:
Cabeleireiro ganha R$16.000 em quatro meses como especialista em imóveis.
E de novo ela pede: “uma salada, por favor”
15. O que você sempre quis saber sobre…, mas não teve coragem de pesquisa/perguntar/não encontrou
Essa headline funciona principalmente para assuntos que são tabus ou dúvidas que parecem bestas e por isso as pessoas têm vergonha em perguntar.
Por exemplo:
Tudo o que você sempre quis saber sobre o foro de S. Paulo, mas nunca teve ninguém para explicar
Tudo o que você sempre quis saber sobre sonhos… mas tinha medo de perguntar
Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar
16. Alerta
Como o próprio nome já diz, esse modelo de headline tem o objetivo de alertar o público de uma oportunidade que vai se encerrar ou de um erro que ele pode estar cometendo.
Última chamada para participar desta ação inédita
[ALERTA] O desconto na Bolsa que você estava esperando
Não compre nenhuma mesa até que você tenha visto essa sensação das lojas
Tem surpresa de Natal! Você vai deixar para depois?
Geralmente, ela pode vir acompanhada do gatilho mental da urgência ou da escassez para aumentar ainda mais o impacto.
17. Tributo
Uma das formas de focar a sua headline na persona que você quer atingir é trazer as principais características dela para a chamada, como se fosse uma dedicatória.
Olha os seguintes exemplos:
Para a mulher que é mais velha do que aparenta.
Para todos aqueles que querem escrever – mas não sabem por onde começar
Para aqueles que querem sair dos seus empregos algum dia
18. Lição inesperada
Para mim, um dos emails mais memoráveis da Laura Belgray do Talking Shrimp é um que começa com este assunto:
Aprenda com o cara que tentou me enganar duas vezes (original: Learn from a guy who tried to scam me twice)
Isso é uma lição inesperada, porque é bem improvável que alguém ache possível aprender algo com uma pessoa que tentou aplicar um golpe.
Mas é justamente essa contradição que deixa aquela pulguinha atrás da orelha para descobrir que lição é essa.
19. História + conflito
A história além de ser um gatilho mental muito poderoso, é um recurso extraordinário para atrair a atenção das pessoas.
Quando a história é boa, a gente quer saber tudo o que acontece até o final.
Por isso, é uma estratégia inteligente trazer um pouco de história e conflito para sua headline se você for contar o desenvolvimento e o final no seu conteúdo.
Exemplos:
Essa é maria antonieta – se dirigindo à sua morte.
“Na última semana eu estava apavorado! Meu chefe quase me demitiu!”
Imagine que isso aconteceu no dia do seu casamento!
Eles riram quando sentei no piano… até eu começar a tocar
20. Confissão pessoal
Quando você tem uma relação mais pessoal com o público, por exemplo, está escrevendo um email para a sua lista que você se comunica toda semana, é possível chamar a atenção com uma confissão inesperada.
Por exemplo, uma das newsletters do blog do KP que teve a melhor taxa de abertura e cliques em 2020, começa com “Eu preciso te confessar uma parada. É algo que eu não tenho o menor orgulho”.
Esse tipo de chamada gera curiosidade quando você já tem um relacionamento mais pessoal com o público e ele tem interesse em saber mais sobre você ou espera certas coisas de você.
Outros exemplos desse tipo de headline:
Por que eu menti (mais uma foto)
Eu quase nunca discuto, mas eu TIVE que falar isso (original: I rarely rant, but HAD to say this)
Eu tenho feito (algo inesperado) há semanas
Agora é com você…
Nas últimas linhas, eu te contei quais são os 7 ingredientes indispensáveis para criar uma headline irresistível: persona, dor/desejo, gatilhos mentais, promessa clara e forte, adjetivos atrativos, concisão e integridade.
E também compartilhei com você as 20 fórmulas de headline que eu reuni e organizei depois de meses de pesquisa.
Agora é a hora de você colocar a mão na massa e começar a criar títulos, assuntos e chamadas irresistíveis para as suas landing pages, emails, artigos, anúncios…
A Startup ValeOn um marketplace que tem um site que é uma Plataforma Comercial e também uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.
Nossa Startup caracteriza por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.
Nos destacamos nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, a nossa startup busca fugir do que o mercado já oferece para se destacar ainda mais.
Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.
A inovação é a palavra-chave da nossa startup. Nossa empresa busca oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.
Nossa startup procura resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
O 331º Regimento de Paraquedistas da Rússia, que tinha grandes esperanças de se destacar na invasão contra a Ucrânia, agora representa o desmoronamento do plano do Kremlin de torná-la uma guerra com um fim rápido.
O comandante do regimento, coronel Sergei Sukharev, foi morto em território ucraniano no dia 13 de março e recebeu postumamente a medalha de Herói da Federação Russa.
Em seu funeral, o vice-ministro da Defesa, general Yuri Sadovenko, disse que o coronel “viveu para o futuro, para o futuro de nosso povo, um futuro sem nazismo”.
As baixas entre as forças russas não são amplamente relatadas na Rússia, mas usando informações de fontes abertas, a BBC reconstruiu a história de seu avanço e descobriu que pelo menos 39 outros membros do 331º Regimento de elite foram mortos.
Os homens faziam parte de uma coluna que avançou para a Ucrânia a partir da Bielorrússia, liderada pelas forças aerotransportadas da Rússia, conhecidas pela sigla VDV. Seu objetivo era avançar para a capital, Kiev.
Mas a mobilização estagnou nos distritos da periferia de Kiev, como Bucha, Irpin e Hostómel, onde a crueldade da guerra logo se tornou aparente.
Um vídeo encontrado pela BBC mostra veículos blindados leves VDV danificados e abandonados na área após um ataque das forças especiais ucranianas.
Os escolhidos
Os homens do Regimento 331 eram considerados os escolhidos do exército russo. Em um vídeo publicado em maio de 2021, um general diz aos soldados que eles são “os melhores dos melhores”.
A unidade serviu nos Bálcãs, na Chechênia e na intervenção russa de 2014 na região de Donbass, na Ucrânia, e participava regularmente de desfiles na Praça Vermelha, em Moscou.
O 331º regimento também foi uma vitrine para a política russa de substituir soldados do serviço nacional por contraktniki, que são os profissionais que atuam sob contrato.
É compreensível que os generais tenham dado a eles um papel importante na invasão.
As mortes
Mas, desde o início de março, começaram a circular relatos de mortes de membros do Regimento 331. Além disso, levou tempo até que seus corpos fossem levados para Kostroma, a comunidade onde estão sediados, 300 km a nordeste de Moscou.
Uma mulher que afirma ser a esposa do suboficial Sergei Lobachyov escreveu: “Seryozha, meu marido confiável, amoroso e atencioso. Você está agora no céu e nos protegerá de lá! Você sempre viverá em nossos corações e o fará. Será sempre um verdadeiro herói para mim!”
Embora muitas publicações pareçam aceitar as explicações infundadas do Kremlin de que a guerra está sendo travada contra supostos fascistas ucranianos, algumas também expressam ansiedade pela falta de informações confiáveis.
A publicação foi seguida por outra, que exclamou: “Kostroma perdeu muitos jovens, que tragédia”. Outro implorou: “Deus, quantos avisos de morte mais vamos receber? Por favor, tenha misericórdia de nossos filhos. Ajude-os a sobreviver, traga-os para casa para suas esposas e mães. Eu imploro!”
As perguntas
Falar sobre a guerra na Rússia traz grandes riscos, mas há sinais de perda de fé nos argumentos do Kremlin sobre o conflito.
Na página do memorial de um sargento, uma mulher pergunta: “Por que os filhos dos parlamentares não estão na linha de frente? A maioria deles vive na Europa mesmo. Crianças comuns morrem sem uma boa razão”.
Outro usa um palavrão para descrever o presidente Vladimir Putin, dizendo: “Brincando de guerra” já “enviou milhares de caras para morrer”.
No entanto, a maioria dos que reagem nas redes sociais mantém-se fiel à narrativa oficial.
Enquanto isso, em algumas paredes do memorial VKontakte, ucranianos publicaram comentários zombando dos mortos.
“Mais de 15.000 já morreram e continuarão morrendo enquanto estiverem marchando em nossa terra. Ninguém os convidou, malditos salvadores”, diz um.
“Alexander, vá embora, seu maldito nazista”, responde um russo em outro post com piadas. “Nossos soldados são verdadeiros heróis. Os russos nunca mataram civis ou crianças, algo que não pode ser dito sobre os ucranianos.”
No entanto, a fúria dessas trocas de farpas online não é nada comparada às experiências das forças VDV, que foram atingidas pela artilharia ucraniana, emboscadas e ataques de infantaria durante semanas de combates sangrentos.
Das estradas fora do aeródromo de Hostómel, até uma rua lateral em Bucha, ou um entroncamento rodoviário em Irpín, vídeos feitos por ucranianos mostraram veículos queimados e abandonados pertencentes ao grupo de paraquedistas.
Esses trechos de imagens feitos por celulares também falam de uma falha mais básica.
Nesses bairros destruídos ao redor de Kiev, os paraquedistas russos foram superados pelos ucranianos. E como os defensores eram, em muitos casos, simplesmente unidades de defesa locais ou reservistas, isso indica uma falha básica no sistema de treinamento e recrutamento do VDV.
Os ucranianos se agarraram às perdas do 331º, afirmando com entusiasmo que o regimento foi “aniquilado”.
Ilya Ponamarev, ex-parlamentar russo e figura da oposição que agora vive em Kiev, diz que as pessoas veem o destino do regimento como um exemplo perfeito de carma.”
No entanto, embora o regimento tenha sofrido consideravelmente, as alegações ucranianas de que eles foram exterminados podem ser exageradas.
No entanto, é provável que o Regimento de paraquedistas tenha sido recentemente retirado da Ucrânia. Certamente, elementos não identificados da força-tarefa VDV foram filmados no dia 29 de março, quando retornaram à Bielorrússia.
O preço do fracasso aumenta diariamente. No momento da redação deste artigo, a BBC Newsnight compilou uma lista de 39 membros do Regimento de Paraquedistas mortos na Ucrânia.
Mas, como nenhuma dessas mortes é mais recente do que 13 de março, pode-se supor que outras dezenas surgirão nas próximas semanas.
Os moradores de Kostroma disseram à reportagem que acreditam que cerca de 100 membros do regimento podem ter sido mortos. E muitas famílias nunca receberão o corpo de seus entes queridos porque foram deixados para trás no campo de batalha.
Mesmo uma projeção conservadora das mortes que agora conhecemos, e suas datas, sugerem que as perdas de pessoas em poucas semanas na Ucrânia já superam as dos conflitos no Afeganistão e na Chechênia.
O regimento que partiu cheio de confiança em fevereiro adquiriu o tipo de reputação que nenhum soldado jamais desejaria.
A BBC confirmou os nomes de 39 soldados mortos:Klim Abramov, Artem Arbuzov, Oleg Bedoshvili, Yurii Borisov, Ilya Chernyshev, Yuri Degtaryov, Konstantin Dobrynin, Sasha Dolkin, Sergei Duganov, Kiril Fedoseyev, Andrey Kovalevsky, Sergei Krylov, Stanislav Kutelev, Yanosh Leonov, Alexander Limonov, Sergei Lobachyo, Ivan Mamzurin, Ilya Martynenko, Lev Ovchinnikov, Maksim Ovchinnikov, Leonid Panteleyev, Oleg Patskalyev, Stanislav Petrutik, Roman Pomelov, Pavel Rudenko, Alexander Shalygin, Nikolai Smirnov, Sergei Sukharev, Maxim Svetlenko, Nikolai Symov, Daniil Titov, Maxim Trokai, Ivan Turyev, Maxim Vorotyntsev, Alexei Vyshegorodtsev, Alexei Yelimov, Artem Yergin, Ravshan Zhakbaev, Danila Zudkov.