segunda-feira, 4 de abril de 2022

VENDEDOR DEVE INSTIGAR SEUS CLIENTES PARA A COMPRA

 

Sabia que existe uma forma de instigar seu cliente em potencial sem usar nenhuma palavra?

Felipe do Klickpages

Não é mágica e também te garanto que não é nada ilegal.

No último email eu falei sobre a importância do título para uma Landing Page e como gatilhos mentais são fundamentais para criar uma chamada atrativa.

Não é só no título que os gatilhos mentais fazem a diferença.

Esse recurso pode ser usado na descrição da oferta, na CTA…

Mas eu sei que você quer saber qual é o gatilho que não precisa de nenhuma palavra: estou falando do contador regressivo!

O contador regressivo nada mais é do que um relógio que faz uma contagem de trás para frente.

Ou seja, ele mostra quanto tempo falta para começar ou terminar alguma coisa.

A ideia é criar expectativa no seu público e ajudá-lo a tomar uma decisão.

O contador regressivo é eficaz porque usa dois gatilhos mentais de uma vez só:

  • Escassez

Usar o gatilho mental da escassez significa ofertar algo em quantidade menor do que a demanda.

Pode ser um produto com poucas unidades ou um serviço com vagas limitadas.

Esse gatilho acelera o processo de decisão do seu potencial cliente, pois gera a sensação de possível perda da oportunidade.

É esse sentimento que o faz agir mais rápido para comprar o produto.

Com um contador regressivo, você torna a oferta escassa, pois ela está disponível por um tempo determinado — o que significa que nem todo mundo terá acesso a ela.

  • Urgência

Com o gatilho mental da urgência você estabelece um prazo definido para sua oferta acabar.

Se você deixar a oferta disponível por tempo indeterminado, o cliente pode procrastinar.

Ele vai deixar para comprar outro dia e talvez esse outro dia nunca chegue, afinal de contas, outras coisas podem aparecer como prioridade.

A grande sacada do contador regressivo é que ele deixa o prazo visivelmente claro. O seu potencial cliente tem um limite para procrastinar.

Quer saber como usar um contador regressivo na sua Landing Page? É só clicar no link abaixo. Mas corre que o artigo está disponível apenas nos próximos 2 minutos.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 83.000 visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
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  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
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                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

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  • O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 83.000 visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

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domingo, 3 de abril de 2022

PETROBRAS PODE E DEVE AUMENTAR O REFINO DE COMBUSTÍVEIS

 

Indica estudo do governo

IDIANA TOMAZELLI – Folha de São Paulo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Petrobras e outras refinarias privadas poderiam ampliar a produção nacional de combustíveis para atender à demanda dos consumidores brasileiros no momento em que a necessidade de importação impulsiona os preços na bomba, aponta um estudo elaborado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e obtido pela Folha.

O aumento no volume processado nas refinarias reduziria a dependência externa do diesel, cuja cobrança nos postos acumula uma alta de 40,54% nos 12 meses até fevereiro de 2022, na esteira da recente alta na cotação do barril de petróleo e do dólar.

Já no caso da gasolina, a intensificação do refino poderia devolver ao Brasil o status de exportador líquido do combustível –o que tenderia a aliviar a pressão sobre os preços.

A necessidade de importar combustíveis para suprir a demanda no mercado interno é um dos fatores usados pela Petrobras para justificar o uso do PPI (paridade de preços de importação) como referência para seus preços de comercialização nas refinarias.

A Petrobras afirma desconhecer o estudo. Segundo a companhia, a utilização das refinarias no mês de março ficou em 91%, com carga máxima nas unidades disponíveis para produção de diesel e gasolina.

Em 11 de março, a companhia anunciou um mega-aumento nos combustíveis, com reajustes de 24,9% no diesel, 18,8% na gasolina e 16,1% no gás de cozinha. A companhia alegou risco de desabastecimento, caso os preços ficassem represados.

O diagnóstico da EPE foi elaborado no momento em que a alta nos preços dos combustíveis traz dor de cabeça ao governo. Pesquisa do Datafolha mostra que 68% dos brasileiros atribuem ao presidente Jair Bolsonaro (PL) responsabilidade pelos aumentos. O chefe do Executivo pretende buscar a reeleição em 2022.

O mega-aumento ampliou o desgaste do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que acabou sendo demitido por Bolsonaro.

Como mostrou a Folha, a metodologia do PPI tem enfrentado críticas crescentes, inclusive dentro da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia).

A metodologia do PPI leva em conta a cotação de referência do combustível no mercado global, o preço do frete para trazê-lo ao Brasil, o seguro da carga e até o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), tributo cobrado sobre a navegação.

Para integrantes da equipe econômica, a empresa, que refina boa parte de seu combustível em território nacional, não deveria incorporar custos com frete internacional e seguro da carga.

Nesse contexto, a ociosidade das refinarias da Petrobras também entrou na mira diante da suspeita de que a companhia manipula sua produção para manter a dependência externa nos combustíveis, permitindo a cobrança de preços mais elevados, com maior margem de lucro. A empresa nega a prática dessa conduta.

O estudo inclui 12 unidades de produção da Petrobras, que concentram 83,8% da capacidade analisada, e outras seis refinarias privadas, com fatia menor na produção.

As simulações não chegam a medir o efeito do aumento na produção sobre o preço cobrado dos consumidores, nem os custos financeiros para as empresas.

Autora do estudo, a EPE é uma empresa pública, vinculada ao governo federal. Ela subsidia o MME (Ministério de Minas e Energia) com pesquisas voltadas ao planejamento energético do país.

O MME confirmou à Folha que o estudo da EPE sobre a possibilidade de incrementar o refino no Brasil foi distribuído, “de forma restrita”, ao Comitê de Monitoramento do Suprimento Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis.

O colegiado foi criado em 10 de março –mesmo dia em que a Petrobras anunciou o mega-aumento. A reunião reservada para discutir o diagnóstico da EPE ocorreu em 18 de março.

Segundo a pasta, o documento representa “um exercício teórico e preliminar sobre todo o parque nacional de refino e não apenas sobre as refinarias da Petrobras”, e as premissas utilizadas podem ser revisadas, sobretudo diante de uma conjuntura de elevada incerteza.

“O estudo não tem o condão de orientar a política de nenhum dos agentes econômicos que atuam no segmento de refino de petróleo”, diz o MME, ressaltando que tanto a atividade quanto os preços adotados são de livre iniciativa dos agentes econômicos. Na prática, o governo não pode ordenar que as empresas ampliem sua produção.

Petrobras afirma que análises são equivocadas A Petrobras afirma que “há análises equivocadas” apontando ociosidade em suas refinarias porque a base de comparação deveria ser a carga máxima de operação, e não a capacidade autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), órgão regulador do setor.

A Petrobras diz ainda que suas refinarias estão operando “em sua capacidade máxima, considerando as condições adequadas de produção, segurança, rentabilidade e logística”. Segundo a companhia, essas condições consideram o rendimento de cada unidade, os níveis de segurança e também a capacidade de armazenamento e transporte de insumos e combustíveis já refinados.

“No caso das refinarias operarem acima da capacidade adequada, há risco de problemas como, por exemplo, a produção excessiva de produtos de baixo valor e menor demanda; dificuldades para armazenamento de produtos; ou indisponibilidade logística para escoamento dos derivados produzidos”, diz a Petrobras.

A companhia afirma ainda que “o nível de utilização das refinarias da Petrobras não define o preço dos combustíveis no Brasil”.

O estudo da EPE simula um cenário em que as refinarias operam com o chamado fator de utilização em 100%. Entre 2016 e 2021, esse indicador ficou bem abaixo disso, entre 75% e 80%, embora haja precedentes de operação próxima à capacidade total em 2013 e 2014.

Segundo o documento, a ampliação do refino aos níveis máximos elevaria a produção de óleo diesel em até 15%, com incremento de 113 mil barris de diesel por dia e redução de 43% nas importações líquidas.

As comparações são feitas com os volumes previstos para 2022 no PDE (Plano Decenal de Energia), outro documento em que a EPE traça perspectivas de expansão futura do setor de energia. Não são levadas em consideração eventuais ocorrências ou paradas programadas das unidades.

A produção nacional da gasolina poderia subir até 10% em relação ao previsto no PDE, injetando no mercado mais 48 mil barris por dia do combustível. Com isso, em vez de uma importação líquida diária de 35 mil barris de gasolina, o Brasil teria uma exportação líquida de 13 mil barris ao dia.

A importação líquida de gás de cozinha também cairia 18 mil barris diários, diante de um aumento de até 9% na produção.

Apesar desses resultados, a maior parte dos ganhos seria em óleo combustível, um derivado de menor valor agregado do qual o Brasil já é exportador, ou seja, produz mais que o suficiente para suprir a demanda. O volume adicional de 269 mil barris representaria 46% do refino adicional. O país precisaria encontrar meios de escoar essa produção, praticamente triplicando suas exportações.

Procurada, a EPE não se manifestou até a publicação deste texto.

Técnicos ouvidos pela Folha afirmam que a concentração dos ganhos em óleo combustível é um dificultador, pois não é desse derivado que os consumidores brasileiros mais precisam neste momento.

Por outro lado, a simulação da EPE mostra que a participação do óleo diesel na produção incremental é de 25%. Esse ponto é citado no documento como uma “questão relevante”, uma vez que o Brasil hoje depende das importações.

O maior desafio nessa equação seria justamente encontrar meios de maximizar a produção de diesel, já que a ampliação de refino não se traduz em aumento da oferta do combustível na mesma proporção.

O ideal, segundo esses técnicos, seria chegar a um modelo de operação em que as unidades concentrem qualquer esforço adicional no refino de diesel, gasolina e GLP, nos quais o Brasil é deficitário.

Críticos da Petrobras ressaltam que o nível de produção e refino está no mesmo patamar do início dos anos 2010, apesar da inauguração da refinaria Abreu e Lima, que ampliou a capacidade da empresa.

Em ano eleitoral, o aumento nos preços dos combustíveis afeta a população em geral, com destaque para os caminhoneiros, categoria que compõe a base eleitoral do presidente. Além disso, contamina os preços de outros itens (sobretudo alimentos) devido ao aumento de custos de transporte. Boa parte das cargas são movimentadas por caminhões a diesel.

O governo articulou com o Congresso Nacional a aprovação de uma lei que desonera diesel, gás de cozinha e querosene de aviação da cobrança de PIS/Cofins até o fim deste ano. Mas a pressão continua por medidas adicionais, sobretudo para conter os preços da gasolina.

O presidente chegou a defender publicamente um corte de tributos sobre a gasolina, medida que poderia beneficiar taxistas, entregadores e motoristas de aplicativo. Mas a iniciativa é considerada cara e ineficaz pelo time de Guedes.

CAÇAS SUECOS COMEÇAM A CHEGAR NO BRASIL

 

IGOR GIELOW – Folha de São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dois primeiros caças suecos Gripen para emprego operacional na FAB (Força Aérea Brasileira) chegaram na noite desta sexta (1º) ao Brasil.

Eles vieram de Norrköping, na Suécia, em um navio cargueiro holandês, em um trajeto de 23 dias encerrado no porto de Navegantes (SC). As aeronaves terão as rodas instaladas e serão rebocadas para o aeroporto da cidade...

De lá, após alguns testes e adequações, devem ser pilotadas na segunda (4) para o Centro de Ensaios de Voo do Gripen, unidade conjunta da fabricante Saab e a Embraer brasileira em Gavião Peixoto (SP). Pilotos e técnicos das empresas e da FAB trabalharão, em coordenação com o órgão regulador sueco, para conceder o chamado Certificado de Tipo Militar.

É uma espécie de licença de operação inicial do avião, que será empregado no 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea), em Anápolis (GO). A expectativa na FAB é de que o processo esteja completado antes do fim do ano, quando chegarão ao menos outros quatro Gripen já prontos.

Assim, teoricamente, poderá haver 6 dos 36 aviões encomendados em 2014 por 39,3 bilhões de coroas suecas (no câmbio desta sexta, R$ 19,7 bilhões). Há um sétimo avião que já está no Brasil desde o fim de 2020, mas ele cumpre a campanha de testes da Saab de longo prazo, devendo ser incorporado à Força só depois do fim dela.

São todos modelos E, para um piloto. A versão F, biposta, está sendo desenhada em conjunto pela Embraer e a Saab, e o Brasil comprou 8 dessas.

Os aviões têm custado, nos últimos anos, cerca de R$ 1 bilhão por ano ao governo. Os valores viram créditos da União no pagamento do financiamento de 25 anos feito junto à Suécia para viabilizar a compra.

A FAB estuda, como a Folha mostrou, a compra de mais 30 caças. Nas contas do comandante Carlos de Almeida Baptista Junior, 66 aviões dão conta das necessidades de defesa brasileiras neste momento. Ao longo da penosa negociação para a aquisição de novos aparelhos, que começou em 2001, o número mágico dos militares era de 120.

Ainda não há negociações avançadas sobre isso. Para a Saab, seria uma boa notícia: o Gripen perdeu duas concorrências importantes que disputava recentemente, uma na Finlândia (64 aviões) e outra no Canadá (88 caças).

Em ambos os negócios, o vencedor foi o caça americano F-35, que é considerado de quinta geração, por incorporar tecnologias furtivas ao radar. O Gripen e outros caças desenhados como modelos de quarta geração, como o russo Sukhoi-35S, trazem diversas capacidades que os colocam em um patamar superior ao se aviões como o americano F-16.

O sucesso recente do F-35, assim como o do francês Dassault Rafale, reflete a redução no preço das aeronaves devido ao amadurecimento de seu projeto.

A nova realidade geopolítica também favorece os americanos: a guerra da Rússia na Ucrânia foi decisiva para a escolha canadense, e a Alemanha deixou de lado um projeto próprio de avião de quinta geração com a França para comprar 35 F-35 em seu programa de rearmamento emergencial.

Com isso, o espaço do Gripen ficará mais estreito no mercado mundial. Apenas Brasil (36 aviões) e Suécia (60) encomendaram essa nova geração do caça –os modelos das duas versões mais antigas, A/B e C/D, somam mais de 270 aviões em seis Forças Aéreas.

A FAB não vê isso como um problema, dado que o foco central do programa é a transferência de tecnologia e capacitação nacional no trato de supersônicos. Já a manutenção em longo prazo é uma preocupação de analistas que a Força descarta por considerar que seus componentes são de fácil acesso no mercado ocidental.

Enquanto isso, a FAB tratou de dar dentes aos aviões. Comprou mísseis europeus inéditos na América Latina, para combate de curto (Iris-T) e longo alcance (Meteor), em quantidade e valores não divulgados. Assim, quando estiverem operacionais, os Gripen já terão armas à disposição além de seu canhão de 27 milímetros.

SETOR PORTUÁRIO TENDE A MELHORAR COM AS PRIVATIZAÇÕES

 

Editorial
Por
Gazeta do Povo

Porto de Vitória (ES): contrato de concessão prevê dobrar movimentação de cargas, de 7 milhões para 14 milhões de toneladas.| Foto: Divulgação/Codesa

O leilão da Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa), realizado na última quarta-feira, é mais emblemático pelo que representa que pelos valores movimentados, na casa das centenas de milhões de reais (em comparação, os leilões de aeroportos costumam terminar com ágio de bilhões de reais). Esta foi a primeira vez que um porto inteiro foi privatizado no país – até então, vinham ocorrendo apenas concessões de terminais, como também ocorreu na quarta-feira com o arrendamento de áreas em Santos (SP), Suape (PE) e Paranaguá (PR). O leilão servirá de exemplo para outras privatizações portuárias que o governo quer realizar ainda neste ano e que, em conjunto com medidas com a “BR do Mar”, podem acelerar o desenvolvimento do modal marítimo no Brasil.

Partindo de um lance inicial simbólico de outorga, dois consórcios disputaram acirradamente a Codesa até que o fundo Shelf 119 saísse vencedor, oferecendo R$ 106 milhões – o concorrente, o consórcio Beira Mar, parou em R$ 101,1 milhões. Além desse valor de outorga, o Shelf 119 terá de desembolsar mais R$ 327 milhões na compra das ações da Codesa e se compromete a investir, nos próximos 35 anos, cerca de R$ 850 milhões nos portos de Vitória e Barra do Riacho, além de pagar à União uma contribuição anual de quase R$ 25 milhões, com um adicional variável de acordo com a receita obtida a cada ano. Os estudos do BNDES mostram que há potencial para dobrar a movimentação de carga em Vitória ao longo das próximas três décadas e meia, de 7 milhões de toneladas para 14 milhões de toneladas anuais.

Sem o investimento privado o Brasil seria incapaz de manter, quanto mais ampliar, suas redes de transportes

As atenções, agora, se voltam para os portos de Itajaí (SC), São Sebastião (SP) e Santos (SP), que também devem ser privatizados neste ano. A “joia da coroa”, sem dúvida, é o Porto de Santos, que já é o maior da América Latina e que Tarcísio Gomes de Freitas, que acaba de deixar o Ministério da Infraestrutura para disputar o governo de São Paulo, disse querer transformar no maior porto do Hemisfério Sul, prevendo uma movimentação anual de 250 milhões de toneladas, contra os 130 milhões atuais.

Com os leilões não apenas no setor portuário, mas também de aeroportos, rodovias e ferrovias, além da aprovação de marcos regulatórios, o setor de infraestrutura desponta como uma das áreas de maior sucesso do governo atual. No leilão da Codesa, Freitas aproveitou para fazer uma retrospectiva de sua passagem pelo Ministério da Infraestrutura, afirmando que os 140 leilões realizados desde 2019 renderam R$ 835 bilhões em investimentos que serão feitos enquanto durarem os novos contratos de concessão. O Marco Legal das Ferrovias já rendeu dezenas de pedidos de autorização de construção de novos trechos; se todos forem aprovados, o investimento potencial chegará a R$ 240 bilhões.


Comparem-se todos esses valores com os pouco menos de R$ 7 bilhões que o Ministério da Infraestrutura recebeu no Orçamento da União de 2022, e a conclusão óbvia é a de que sem o investimento privado o Brasil seria incapaz de manter, quanto mais ampliar, suas redes de transportes. Um exemplo emblemático é o da malha ferroviária nacional, que ainda hoje tem a mesma extensão de 100 anos atrás, um atraso que poderia ter sido evitado caso não tivéssemos tido governos estatólatras tanto à direita quanto à esquerda nas últimas décadas. Há um enorme trabalho a ser feito em todos os modais, pois de nada adianta, por exemplo, que os portos deem um salto de qualidade se as rodovias e ferrovias usadas para escoar a produção até o litoral estiverem em estado precário.

Uma infraestrutura de transportes em bom estado é essencial para aumentar a competitividade nacional. A evolução de modais mais econômicos reduzirá custos e diminuirá a dependência do transporte rodoviário, que no caso específico brasileiro gerou efeitos colaterais como o enorme poder de pressão dos caminhoneiros, que nos últimos anos ameaçam greves com o potencial de parar o país em nome de demandas puramente corporativistas. A liderança das estradas concedidas em todos os rankings de qualidade rodoviária atesta a capacidade do setor privado na gestão da infraestrutura. É hora de fazer dele o protagonista e remover amarras desnecessárias também em todos os outros modais para alavancar o desenvolvimento do Brasil.


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GUERRA NA UCRÂNIA FAVORECE AUMENTO DE PREÇOS DE ALIMENTOS

 

Reflexos da guerra
Bloqueio naval à Ucrânia ameaça Programa Mundial de Alimentos e pode gerar alta global de preços

Por
Luis Kawaguti
Vinnytsia, Ucrânia – Gazeta do Povo

Zona rural de Vinnytsia: Ucrânia é o sexto maior produtor de trigo do planeta e grande produtor de óleo vegetal e cevada| Foto: Luis Kawaguti

O bloqueio naval imposto pela esquadra russa aos portos ucranianos pode fazer com que centenas de milhares de pessoas em países compradores de grãos da Ucrânia fiquem sem alimento, segundo afirmou na sexta-feira (1º) o vice-ministro ucraniano da Política Agrária e do Alimento, Taras Vysotskyi.

Isso é uma questão estratégica, que pode gerar cenários de fome em países pobres que dependem da produção ucraniana e uma alta global de preços dos alimentos.

A Ucrânia é o sexto maior produtor de trigo do planeta e um grande produtor de óleo vegetal e cevada. Se sua produção não for exportada, os primeiros afetados serão os países pobres ou em conflito que dependem do Programa Mundial de Alimentos. Cerca de metade dos grãos comprados pela ONU para distribuir ajuda humanitária para 125 milhões de pessoas em países como Iêmen e Síria vem da Ucrânia.

O chefe do Programa Mundial de Alimentos da ONU, David Beasley, disse nesta semana que a invasão da Ucrânia pela Rússia pode provocar a pior crise alimentar global desde a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, todos os portos marítimos da Ucrânia estão bloqueados pela marinha da Rússia. Ao menos três navios mercantes que tentaram deixar o país foram bombardeados e o Mar Negro e o Mar de Azov estão repletos de minas marítimas.

A própria Rússia encontra dificuldades para exportar seus grãos devido a sanções econômicas aplicadas pelo Ocidente e devido ao fato das principais companhias seguradoras se recusarem a fazer seguros para embarcações que navegam pelo Mar Negro – uma das principais rotas comerciais da região. Juntos, a Rússia e a Ucrânia estão entre os três maiores exportadores mundiais de trigo, milho e óleo de girassol.

A rota também está praticamente bloqueada para o comércio de fertilizantes e defensivos agrícolas, segundo a FAO, a agência de alimentos da ONU. A Rússia é a maior exportadora de fertilizantes à base de nitrogênio, a segunda maior fornecedora de fertilizantes à base de potássio e a terceira maior de fertilizantes à base de fósforo.

Por causa desses fatores, o preço dos grãos deve subir em todo o planeta. Segundo a FAO, os preços globais de alimentos já atingiram os maiores preços da história em fevereiro (desde o ano passado, o mundo vive uma escassez de fertilizantes). A agência estima que a guerra pode fazer com que os preços dos grãos subam entre 8% e 22% além do atual patamar.

Os primeiros reflexos do fechamento dos portos ucranianos já estão sendo sentidos em países em desenvolvimento. O preço do óleo vegetal subiu 36% no Iêmen, que está em guerra, e 39% na Síria, que vive situação de pós-guerra. A farinha de trigo subiu 47% no Líbano, 15% na Líbia e 14% na Palestina.

No Brasil, o aumento ainda é baixo (2%) em março. O que amenizou a alta foi a recente recuperação do real frente ao dólar. O Brasil importa cerca de 60% do trigo que consome.

Crise nas fazendas da Ucrânia
Essa situação global pode se agravar ainda mais. A Ucrânia tem um estoque de 19 milhões de toneladas métricas de grãos. Para se ter ideia, isso seria suficiente para alimentar o país por três anos. A produção de trigo já havia sido semeada antes da guerra e deve ser colhida em agosto. “Nós já plantamos o trigo, agora não tem como mudar”, disse o fazendeiro ucraniano Konstantin Gavrysh.

Konstantin Gavrysh (à direita) não sabe se conseguirá exportar sua produção de trigo; no próximo ciclo, planeja plantar batatas e cenouras para o mercado interno (Foto: Luis Kawaguti)


Ou seja, a produção não é o problema, mas sim como ela pode ser exportada. “Não sabemos o que vai acontecer, porque a exportação é pelo mar. O que nós sabemos é que a partir da próxima colheita vamos começar a plantar batatas e cenouras para alimentar os ucranianos”, afirmou.

Segundo a FAO, o governo ucraniano comprou dos estoques dos produtores uma quantidade equivalente de grãos suficiente para alimentar a população do país por um ano. O restante do estoque, os agricultores tentarão exportar por ferrovias através da Polônia ou pelo rio Danúbio através da Romênia. Mas não há garantias de que a estratégia vai funcionar.

“A Ucrânia tem assegurado a segurança global dos alimentos. Nós alimentamos centenas de milhares de pessoas. Estamos atualmente trabalhando para fazer mudanças nas nossas cadeias de exportação que estão bloqueadas”, disse Vysotskyi, o ministro da agricultura ucraniano.

“Mas, sem lutar contra o agressor e sem abrir nossos portos, não seremos capazes de alimentar centenas de milhares de pessoas, mas apenas dezenas de milhares”, disse.

Em outras palavras, vai haver menos grãos ucranianos no mercado a longo prazo, se a guerra continuar. Seja pela dificuldade de exportar ou pelo fato de que os agricultores vão começar a focar na produção de outros tipos de alimentos para consumo local.

Isso pode ser uma oportunidade para o agronegócio brasileiro, que pode se beneficiar de preços mais altos de commodities como milho e soja no mercado internacional. Mas isso pode aumentar os preços no mercado interno, e a população deve sofrer como a maioria dos outros países com a elevação geral dos preços dos alimentos.


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