terça-feira, 7 de maio de 2019

EX-PRESIDENTE TEMER RECEBE NOVO PROCESSO JUNTAMENTE COM OS SEUS EX-MINISTROS


Justiça aceita denúncia contra Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco

Agência Brasil













O MPF sustenta que Temer e parlamentares do PMDB participaram de um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados

A Justiça Federal em Brasília aceitou nesta segunda-feira (6) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Michel Temer pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco também fazem parte da denúncia. Com a decisão, todos passam à condição de réus no processo.
O MPF sustenta que Temer e parlamentares do PMDB participaram de um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública. Parte das acusações foi baseada nos depoimentos de delação de Joesley Batista e Ricardo Saud, ex-executivos do grupo J&F.
Em 2017, a denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No entanto, o Congresso não concedeu o aval para prosseguimento da denúncia, que ficou suspensa até 1º de janeiro, quando Temer saiu da presidência e o caso foi enviado para a primeira instância da Justiça Federal.
Na denúncia, a defesa de Eliseu Padilha afirma que as acusações estão amparadas apenas em palavras dos delatores. Os advogados de Moreira Franco sustentam que o ex-ministro jamais participou de qualquer grupo para práticas de ilícitos. A defesa de Temer critica as delações e conduta de Janot à frente da investigação.

A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA E O SER HUMANO


O homem e a mídia

Manoel Hygino












Quer se queira, ainda que não se queira, os jornais têm uma história e um papel importantíssimo para a humanidade. A despeito de sua idade, eles são a síntese da vida dos povos modernos, desde que surgiram os tipos. Depois, apareceu um novo tempo, o dos instrumentos eletrônicos de comunicação, a mídia – como denominados comumente. Eles representam a nova crônica, um novo tempo e ajudam a definir o futuro das pessoas, das nações e dos povos.
Mas o jornal, a despeito da concorrência, não morreu. Resiste. Em novembro de 2018, completou cem anos a “Gazeta do Norte”, fundada em minha cidade natal por José Tomás de Oliveira, advogado procedente do Nordeste, que se transferiu a Montes Claros, onde constituiu família, gerou filhos e se dedicou à imprensa. Um dos filhos, Jair, continuou, manteve a folha.
A Gazeta teve precioso papel no desenvolvimento social e político da cidade e da região. O correr dos dias se encarregou de revelar sua importância. Enquanto existiu, abrigou não poucos jovens e, em suas páginas, expôs opiniões sobre episódios e acontecimentos marcantes na vida municipal, estadual e nacional.
Quando Gandhi foi assassinado na Índia, um rapazelho se indignou e decidiu redigir um texto, que mereceu publicação. O meninote se entusiasmou e continuou e, em seguida, ousou chegar às redações de Belo Horizonte, depois do Rio de Janeiro – capital da República, dirigiu sucursal da maior revista editada no Brasil, foi diretor e presidente de organização jornalística. Mas o semanário de José Tomás e de Jair Oliveira cumpriu sua missão, e por múltiplas razões, encerrou de vez sua circulação. Sic transit gloria mundi.
Décio Gonçalves Queiroz, entrou em cena, nos anos 60, com “O Diário de Montes Claros”, em uma cidade com 100 mil habitantes, que também assistiu ao lançamento de “O Jornal de Montes Claros”, de Oswaldo Antunes, egresso de “O Diário”, de Belo Horizonte. Dois periódicos, com expressiva tiragem, que caracterizavam uma época nova e progressista para sua gente, não mais a aldeia provinciana e doce, embora a fama brava, como observou o também jornalista Paulo Narciso, bem-sucedido na imprensa da capital e que voltara à terra natal.
Os três jornais não mais circulam, seus fundadores e proprietários já se foram: Décio em novembro, e, com dor e respeito, faço o tríplice registro. Algumas folhas encerraram atividades, mas a obra que construíram está em nosso espírito e coração. Em outras palavras, não morrem propriamente. A história de cada um – jornal, e de seus fundadores e dirigentes – perdurará muito, porque é como diz Paulinho Narciso: as produções do espírito não se inclinam à lei da morte, e persistem e prosseguem, duram, porque destinados a uma instância superior da vida evanescente.


COLUNA ESPLANADA DO DIA 09/05/2019


Os nove reinos

Coluna Esplanada












Com o pires na mão para fecharem as suas contas, os governadores do Nordeste estão sem ninguém - em especial os deputados federais – para defenderem os interesses de seus Estados junto ao Governo federal. Todos os nove governadores da região que mais precisa de repasses federais decidiram fazer oposição ao presidente Jair Bolsonaro. A situação é complicada para os dois lados, porque Bolsonaro também precisa dos numerosos votos das bancadas destes Estados para aprovar a Reforma da Previdência. Nessa equação está hoje um dos maiores problemas do Palácio no plenário. Daí o Governo articular apoio de partidos, não por bancadas.

Do trono
São eles: Paulo Câmara (PSB-PE), Belivaldo Chagas (PSC-SE), Renan Filho (MDB-AL), João Azevedo (PSB-PB), Camilo Santana (PT-CE), Wellington Dias (PT-PI), Flavio Dino (PCdoB-MA), Rui Costa (PT-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN).

No ar
O senador Jorge Kajuru comemora o retorno da Rádio K, dia 1º de junho, em Goiânia, após idas e vindas com processos na Justiça de alvos de suas críticas.

Centrão x Previdência
Em ampla maioria na Comissão Especial que analisa a Reforma da Previdência, partidos do Centrão se preparam para, novamente, dificultar a tramitação do texto enquanto o Governo não atender às demandas do grupo composto por partidos como PP, PR, PSD, MDB, PRB, DEM e Solidariedade.

Falta agenda
Apesar de ter emplacado o presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PR-AM), deputados reclamam que o presidente Bolsonaro não os chamou para conversas como prometera após a aprovação da reforma na Comissão de Constituição e Justiça.</CW>

Faca no pescoço
O grupo político alerta, pelos corredores, que a reforma de Bolsonaro poderá sair da Comissão mais “desidratada” que a do ex-presidente Michel Temer.

Pente-fino..
O pente-fino nos benefícios do INSS, autorizado pela Medida Provisória 871/19, poderá aumentar as ações judiciais de segurados para anular o corte de benefícios e pensões. De acordo com o diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Diego Cherulli, a MP vai ampliar a judicialização, a exemplo do que ocorreu durante o Governo Temer.

..ações à mesa
“O pente-fino cessou, durante o Governo Temer, 80% dos benefícios na primeira fase. Desses cessados, a maioria foi para o Judiciário”. A MP foi editada pelo Governo Bolsonaro em Janeiro para coibir fraudes no INSS e economizar cerca R$ 10 bilhões nos primeiros 12 meses de vigência.

Crise da Avianca
O Sindicato Nacional dos Aeronautas reforçou o plano de crise para atender os tripulantes da Avianca. Além de lançar um portal exclusivo para os associados, a entidade ampliou o atendimento para oferecer orientações sobre a situação da companhia e ações judiciais coletivas e individuais.

Agrotóxicos
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Rodrigo Agostinho (PSB-SP) protocolou requerimento de informações ao Ministério da Saúde sobre as recentes liberações de pesticidas e herbicidas no País. Questiona “os métodos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ao analisar novos registros de substâncias tóxicas que já foram banidas em outros países - e suas possíveis sequelas”.

Desdém ao alerta
O deputado cita que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de câncer são atribuídos à exposição a agentes químicos e lembra que, em audiência pública na Câmara, a ministra da Agricultura Tereza Cristina admitiu que os produtores rurais ainda fazem uso de produtos.

Técnica
A Anvisa não respondeu até o fechamento da Coluna. A Agência, é notório aos visitantes, preza pela transparência na comunicação com empresas interessadas em aprovação de produtos sob a sua fiscalização. É no chamado Parlatório, onde as reuniões são gravadas e argumentos técnicos expostos e posteriormente analisados.


AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...