sábado, 2 de junho de 2018

DIAGNÓSTICO DA MÁQUINA É MAIS EFICIENTE QUE O DOS HUMANOS


Computador consegue detectar melhor o câncer que dermatologistas

Agence France Presse








Os resultados do computador foram comparados com os de 58 especialistas médicos de 17 países

Um computador conseguiu detectar melhor do que médicos dermatologistas o câncer de pele, anunciou uma equipe de pesquisadores nesta terça-feira (29).
Especialistas da Alemanha, França e Estados Unidos testaram esse sistema de inteligência artificial que foi submetido a mais de 100.000 imagens de lesões e pintas na pele para que pudesse distinguir entre benignas e alarmantes.
Os resultados do computador foram comparados com os de 58 especialistas médicos de 17 países.
"A maioria dos dermatologistas fez pior" do que o computador, escreveram os pesquisadores na revista Annals of Oncology.
Com uma simples fotografia de 100 casos julgados complicados, os médicos identificaram corretamente, em média, 87% dos melanomas que lhes foram apresentados.
A porcentagem aumentou para 89% ao examinar planos maiores e ter informações detalhadas (idade e sexo do paciente, localização da lesão da pele).
Mas a máquina fez melhor, com 95% dos melanomas detectados a partir da primeira série de fotografias.
O computador não apenas "perdeu menos melanomas", como também "cometeu menos erros no diagnóstico de melanomas em pintas benignas". Algo que permitiria "reduzir as operações desnecessárias", ressaltou o professor Holger Hänssle, da Universidade Alemã de Heidelberg, em um comunicado.
Para os pesquisadores, não se trata de dispensar os médicos em benefício da inteligência artificial, mas de fazer disso um "instrumento complementar".
"Atualmente, nada pode substituir um exame clínico em profundidade", lembraram dois professores australianos em Dermatologia, Victoria Mar e Peter Soyer, em um comentário publicado junto ao estudo.
Segundo o Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS), 232 mil casos de melanoma maligno são identificados anualmente no mundo, resultando em 55 mil mortes.
Esse tipo de câncer "pode ​​ser curado se for detectado precocemente, mas muitos casos não são diagnosticados até que o câncer esteja mais avançado e seja mais difícil de tratar", segundo os pesquisadores.

REUNIÃO COM REPRESENTANTE DA COREIA DO NORTE CONTINUA NOS EUA


Trump receberá hoje enviado da Coreia do Norte para tratar de reunião


Agência Brasil








Na semana passada, Trump divulgou uma carta endereçada a Kim Jong Un, em que cancelava a reunião

O braço-direito do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, visitará hoje (1º) o presidente Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. Durante a visita, Kim Jon Chol deverá entregar uma carta do governo norte-coreano.
A informação foi repassada pelo secretário de Estado Mike Pompeo durante uma entrevista ontem (31), em Nova York. A carta endereçada a Trump teria sido escrita pelo próprio Kim Jong-Un.
Pompeo também declarou estar confiante de que ambos os países estão na direção correta. Ontem, ele se encontrou em Nova York com Kim Yong Chol,  considerado o segundo homem na linha de comando norte-coreano, e ex-chefe de inteligência do país.
Reunião será em Cingapura
Estados Unidos e Coreia do Norte tentam acertar detalhes para realizar a cúpula histórica de alto nível, prevista para o dia 12 de junho, em Cingapura. Será a primeira reunião bilateral após seis décadas de hostilidades.
Na semana passada, Trump divulgou uma carta endereçada a Kim Jong Un, em que cancelava a reunião, após um momento de tensão no diálogo. Mas, no dia seguinte, ele afirmou que as conversações já estavam em um nível melhor e que o encontro poderia acontecer.
Ontem, Trump comentou as conversações entre Washington e Pyongyang. "Estamos indo muito bem com a Coreia do Norte", afirmou. Adiantou ainda que poderia haver uma segunda e uma terceira reunião antes de um acordo sobre a desnuclearização norte-coreana.
Kim Yong Chol é a mais alta autoridade norte-coreana a visitar os Estados Unidos em 18 anos e sua viagem é altamente simbólica para aliviar as tensões, depois que os temores de uma guerra em meio a testes nucleares aumentaram.


PRESIDENTE DA SUPREMA CORTE REFORÇA PEDIDO PARA A DEMOCRACIA PREVALECER NO BRASIL


'Democracia é o único caminho', afirma Cármen Lúcia sobre crise

Agência Brasil







Cármen Lúcia: 'dificuldades se resolvem com a aliança dos cidadãos e a racionalidade, objetividade e trabalho de todas as instituições, de todos os poderes'

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, fez uma defesa enfática do regime democrático de direito, ao abrir a sessão plenária desta quarta-feira (30). O discurso foi feito em referência à crise de abastecimento pela qual passa o país após 10 dias de paralisação de caminhoneiros.
“A construção permanente do Brasil é nossa, e ela é permanente, democrática e comprometida com a ética. Não há escolha de caminho. A democracia é o único caminho legitimo”, afirmou a presidente do STF.
Antes, ela reconheceu que “também na democracia se vivem crises”, mas acrescentou que “dificuldades se resolvem com a aliança dos cidadãos e a racionalidade, objetividade e trabalho de todas as instituições, de todos os poderes”.
“A democracia não está em questão. Há questões sócio-político e financeiras nas democracias também, mas o direito brasileiro oferece soluções para o quadro apresentado e agora vivido pelo povo brasileiro”, disse.
Intervenção militar
Em centenas de pontos de manifestação nas rodovias, foram registradas faixas e declarações pedindo uma intervenção militar no Brasil. Indiretamente, foi esse tipo de atitude que a presidente do STF desencorajou.
“Não temos saudade senão do que foi bom na vida pessoal e em especial histórico de nossa pátria. Regimes sem direitos são passados de que não pode esquecer nem de que se queira lembrar”, disse Cármen Lúcia em referência a regimes não democráticos, como a ditadura militar.
Ela garantiu que o Poder Judiciário trabalha garantir os direitos dos brasileiros durante o período de crise. “Não se há de deixar ao povo o sofrimento pela carência de aplicação do direito, para isso somos juízes e não nos afastaremos de nossos deveres”.

COLUNA ESPLANADA DO DIA 02/06/2018


Pitos palacianos

Coluna Esplanada - Leandro Mazzini 











Visivelmente irritado com os desdobramentos da greve dos caminhoneiros, o ministro da Casa Civil do Palácio do Planalto, Eliseu Padilha, confidenciou a próximos que atos e entrevistas de colegas do Governo têm agravado mais a crise. Um deles, Eduardo Guardia, da Fazenda, que cogitou o aumento de impostos, atropelou o Palácio. Foi obrigado a desmentir. A portas fechadas, outro contrariado foi o general Sérgio Etchegoyen. Considerou que as polícias deveriam ter sido mais duras na desobstrução das estradas, para fazer valer a lei e o direito de quem quer trabalhar.

Mensageiros
Lula faz campanha de dentro da cadeia. Tem usado os aliados que o visitam. O vereador Eduardo Suplicy levará mensagem do ex-presidente para a Parada Gay em São Paulo.

Ilhados
Alto Paraíso, que confronta com o Parque da Chapada dos Veadeiros, virou paraíso sem carros. O único posto ficou uma semana sem combustíveis. O mais perto fica a 90 km.

Efeito da greve
Maior festival de cervejas do Centro-Oeste, o Piri Bier, em Pirenópolis (GO), corre risco de perder visitantes em peso de hoje a domingo. E até de receber matéria-prima.

Olha o decoro!
O deputado Giacobo (PR-PR) perdeu a postura e soltou um “Vou te pegar, vagabundo!” ao encontrar o deputado Alfredo Kaefer (PP-PR) na Câmara. O Paraná, jornal da esposa de Kaefer, citou matéria do Estadão sobre mal explicada compra de apartamento do condenado Nelson Meurer por Giacobo, por um terço do preço. Faltou respeito, decoro.. e faltou explicar, deputado.

Apadrinhados 
O ministro do Meio Ambiente substituto, Edson Duarte, tem até a próxima terça-feira para dar explicações ao Ministério Público Federal sobre a nomeação de apadrinhados políticos para cargos de comando no Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Cerco do MP
No documento enviado ao ministro, 24 procuradores sublinham que as nomeações para o órgão devem “atender aos requisitos mínimos de conhecimento técnico da área e experiência gerencial, como prevê a legislação brasileira”.

Pista livre
O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) finaliza texto do projeto para derrubar a resolução da Agência Nacional de Petróleo que proíbe venda direta de etanol de produtores para postos de combustível.

Distribuidora$
Segundo Amorim, a norma “favorece o lobby do atravessador: das distribuidoras que compram o etanol por um preço baixo e o entregam por um preço elevado”. Como a Coluna citou há dias, três grandes controlam a distribuição de combustíveis no país – e aumentam o preço entre a refinaria e o posto: a BR, a Shell e a Ipiranga.

Olho neles!
O Laboratório de Estudos Político-Sociais (Labep) lança em Brasília na quarta-feira o e-Ranking Cidadão, plataforma com diagnóstico da atuação de deputados federais e senadores. A ferramenta propõe apresentar o desempenho dos parlamentares.

Fala, povo
Vem aí pesquisa inédita sobre o que o brasileiro pensa do clima, sustentabilidade e religião. A coordenação é do professor Rodrigo Penna-Firme, da PUC-Rio. Os resultados serão apresentados este ano na COP24, em Katowice, Polônia.

Ôh, da poltrona 
Os americanos estão mais interessados no setor educacional no Brasil, em investimentos diretos em compra ou em parcerias. A rede Ilumno fechou a terceira parceria internacional. Depois de acordos com o MIT e com o Barça Universitas, agora terá cursos on-line da americana Babson College.

Raios x 
O perfil explica. Dados do Sebrae indicam que 30,5% dos brasileiros entre 25 e 34 anos são empreendedores. Pesquisa feita pela Babson em 2017 aponta que a América Latina possui a maior taxa de mulheres e jovens empreendedores do mundo (17%).


AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...