quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PORQUE OS CANDIDATOS COMEM SEMPRE COXINHAS E PASTEL NAS CAMPANHAS?



O QUE A POLÍTICA E O PODER NÃO FAZEM!
Por voto, candidatos em campanha engolem de coxinha a mosca no café
James Cimino

Já é tradição durante a campanha eleitoral. Candidatos saem para a rua fazer o famoso "corpo a corpo", visitam comércios, beijam criancinhas, abraçam velhinhas e, entre uma atividade e outra, param em algum ponto para comer uma coxinha, lotar o prato no bandejão, encarar uma exótica buchada de bode e, para fechar o menu, um café frio com mosca. Sim, isso aconteceu em uma das campanhas do vereador paranaense Célio Guergoletto (PP-PR).

E como nestes casos o objetivo é mostrar para o povo que seu candidato não tem frescura e é gente como a gente, é importante não se abater com estes percalços e aceitar tudo que o eleitor lhe oferecer.

"Estávamos em um bairro bem pobre de Londrina e ele foi convidado por uma mulher para tomar um café em sua casa. Aceitou. Só que o café estava frio e, para piorar, tinha uma mosca na caneca. O pior é que não dava para cuspir. Ia parecer desfeita. Então ele ficou ali por vários minutos com a mosca na boca, a mulher falando e ele apenas concordando com a cabeça e fazendo 'hum-humm, hum-humm'. Só pôde cuspir quando saiu. Foi engraçado", conta o coordenador de campanha Claudio Osti, que trabalha com marketing político desde 1996.

Mas esse tipo de ação tem efeito na hora da eleição? Osti diz que funciona mais para "gerar mídia" e "fazer cena" para o horário eleitoral do que para gerar voto. "Nesses eventos não têm nem como passar qualquer mensagem política. Geralmente isso acontece em pontos tradicionais onde há muita concentração de pessoas. Então, em Curitiba, por exemplo, o candidato tem que ir tomar um café na Boca Maldita. Em Londrina, tomar uma vitamina em frente à Catedral e em qualquer outra cidade comer um pastel na feira."

Para Carlos Rayel, que coordena a imagem do candidato a governador Lúdio Cabral (PT-MT) e que já foi secretário de comunicação do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, o marketing alimentício só funciona quando é natural. Segundo ele, a ocasião em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comeu buchada de bode e andou de jumento ficou parecendo "forçação de barra".

"Todo mundo sabe que ele tem hábitos bem mais requintados que aquele. Então funciona para o pessoal daquela região, mas fora dali não. O candidato daqui, por exemplo, é médico sanitarista de um região específica e sempre trata pessoas com hipertensão. Para ver se as pessoas tinham mudado seus hábitos alimentares, ele sempre fazia uma visita surpresa nas casas delas na hora do almoço. Aí resolvemos usar isso no programa eleitoral."

Rayel faz uma ressalva, no entanto. Segundo ele, é preciso considerar que, assim como o vereador paranaense, o ex-presidente provavelmente não teve como escapar do prato que lhe fora oferecido.

A consultora de comportamento Cláudia Matarazzo diz que, nestes casos, o candidato não deve recusar logo de cara qualquer comida que lhe seja oferecida, por mais indigesta que ela possa parecer. "Tem que ser delicadamente. Coma só um pouquinho, diz que acabou de almoçar ou enrola um pouco e diz que está atrasado."

No entanto, esta regra pode e deve ser quebrada quando o político tiver alguma restrição alimentar. "O Serra, por exemplo, tem problemas com lactose, a Marina Silva também tem várias restrições. A saúde em primeiro lugar", diz a consultora.

Há apenas um grande inimigo a ser evitado durante as campanhas, segundo os entrevistados: a maionese. "As campanhas têm sempre um problema: o almoço. O candidato está andando a manhã toda, para almoçar e o primeiro prato que aparece é a maionese, que foi feita horas antes. Tem muita chance de dar errado. Então, maionese jamais."

QUALIDADES DOS PROFISSIONAIS



Veja dez das qualidades profissionais mais requisitadas pelo mercado

Yannik D’Elboux do UOL no Rio de Janeiro 

Não existe um profissional ideal que agrade a todas as empresas. Entretanto, algumas qualidades dos candidatos que costumam ser mais requisitados pelo mercado são comuns em qualquer área de atuação. Atualmente, não basta ter competência técnica, é preciso aliar conhecimento a uma boa capacidade de comunicação e relacionamento. Veja a seguir as habilidades mais importantes para se destacar no mercado de trabalho, na opinião de quem convive diariamente com as demandas das empresas, fazendo recrutamento e seleção. 

COMPROMETIMENTO: a importância de "vestir a camisa" da empresa continua valendo nos dias de hoje. Um funcionário comprometido ainda se destaca entre os colegas. As companhias buscam pessoas capazes de se envolver com suas atividades e com a empresa como um todo. "Todo gestor pede que o profissional tenha engajamento. E nesse aspecto consideramos o comprometimento que ele é capaz de ter com a empresa e o desafio que assumiu", diz Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.

BOM RELACIONAMENTO: as qualidades comportamentais do profissional são tão importantes para as empresas quanto suas competências técnicas. Pessoas que saibam se relacionar bem em todos os níveis hierárquicos costumam ser bastante valorizadas, pois garantem a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável. "É fundamental ter um bom relacionamento interpessoal, ser aquela pessoa que circula entre todos, que está aberta a receber os outros, que saiba interagir, não apenas delegar", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE: ter habilidade para se comunicar, transmitir suas ideias e interpretar corretamente as outras pessoas são requisitos essenciais para a maioria das empresas. Para a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro, a boa comunicação e articulação diferenciam o candidato. "Mesmo que o profissional tenha uma posição mais técnica, é importante que ele consiga transitar entre os vários setores da empresa, seja capaz de se comunicar e argumentar para sempre trazer melhorias e repassar os próprios conhecimentos.

FLEXIBILIDADE E RESILIÊNCIA: por causa da velocidade das mudanças que afetam o cenário econômico e empresarial, torna-se imprescindível ter flexibilidade para se adaptar às constantes transformações. A resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com as adversidades, também está fortemente associada a essa característica e figura entre as qualidades dos profissionais mais requisitados. Saber administrar as frustrações, os altos e baixos no dia a dia, é um diferencial importante. "Ser resiliente, reagir, propor novas soluções e não desanimar por causa de um fracasso é uma característica muito buscada no mercado de trabalho", explica Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO: ter uma boa conduta tanto na hora de assumir uma vaga quanto no momento de deixar um emprego funciona como um cartão de visitas para o profissional. Dar valor à ética e ao profissionalismo também significa ser transparente com os colegas e superiores, atentando-se às expectativas que lhe são confiadas. "É importante prometer algo e cumprir, manter sempre as portas abertas e ser ético dentro e fora da empresa", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA: além de possuírem formação inicial adequada para o cargo, destacam-se nas empresas os funcionários que estão sempre renovando seus conhecimentos, por meio de cursos, pós-graduação e MBA (Master in Business Administration). Manter-se atualizado é um pré-requisito para avançar na carreira. "O profissional precisa estar por dentro de todas as mudanças e novidades que o mercado oferece, trazendo isso para o mundo corporativo e aplicando no dia a dia", diz a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro.

LIDERANÇA INSPIRADORA: as empresas estão em busca de profissionais inspiradores, que sejam capazes de mobilizar outras pessoas, independentemente de ocuparem ou não posições tradicionais de liderança. Segundo Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, é relevante para as organizações contratar funcionários que sirvam de espelho para outros profissionais. Além disso, Thalita diz que seus clientes procuram pessoas que saibam trabalhar com diferentes gerações. "É uma qualidade que a gente tem buscado com frequência", afirma.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL: ser capaz de controlar as emoções também é uma característica valorizada no ambiente de trabalho. "Ter equilíbrio emocional e agir de forma construtiva diante de situações negativas faz com que o profissional tenha bastante sucesso na empresa", afirma a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro. Para Mariana, esse equilíbrio envolve responder bem ao estresse e às pressões do dia a dia, mantendo um olhar crítico nos momentos de crise, porém com tranquilidade .

CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: não basta desempenhar bem sempre as mesmas atividades. As empresas estão interessadas em profissionais atentos às transformações que impactam os seus segmentos de atuação e também à empresa de forma global. Ter habilidade de inovar é uma qualidade comum aos candidatos que chamam a atenção dos recrutadores. "Sempre se destaca aquela pessoa que traz novas ideias, busca soluções, conhecimento, que não fica esperando o gestor cobrar ou bater na porta", diz a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

ALTA PERFOMANCE: qualquer empresa quer alcançar bons resultados. Além de oferecer produtividade com qualidade, os profissionais valorizados são capazes também de aprimorar e mensurar sua performance. Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, ressalta ainda a necessidade de apresentar uma alta performance, inclusive nos momentos de crise. "Ter facilidade para atuar durante uma crise é uma característica importantíssima, que faz com o que o profissional se sobressaia.

PAGAMENTO DE IMPOSTOS



Temos uma das maiores taxas de impostos do mundo, pagamos imposto sobre imposto e o pior, são os assalariados os mais penalizados, pois, o imposto é descontado diretamente na folha de pagamento e eles também oneram a cesta básica prejudicando os de menor poder aquisitivo. O que o povo contribuinte tem de retorno do governo que arrecada esta fábula de dinheiro? Praticamente nada, migalhas como o “BOLSA FAMÍLIA” com objetivos eleitoreiros e a manutenção precária dos serviços essenciais. 

VAMOS MUDAR ISSO BRASIL!

Brasileiros pagaram R$ 1,1 trilhão em impostos no ano de 2014
Marca foi registrada pelo Impostômetro nesta quinta-feira (4).
Neste ano, valor é alcançado 20 dias antes do que em 2013.
O valor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais desde o início do ano alcançou R$ 1,1 trilhão nesta quinta-feira (4), por volta das 3h30, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Neste ano, o valor chega 20 dias antes do que em 2013, indicando aumento da carga tributária.
O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.
“Não há mais espaço para aumento da carga tributária. O próximo governo terá que fazer ajuste nas finanças públicas e, paralelamente, procurar o setor privado para viabilizar concessões e parcerias e, assim, atacar os gargalos que oneram o setor produtivo e os cidadãos”, observa o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota.
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
Também se pode fazer comparações do que os governos poderiam fazer com o dinheiro arrecadado, como quantas cestas básicas se poderia fornecer e quantos postos de saúde poderiam ser construídos.
O Impostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão.

O QUE PODE SER FEITO COM ESTE DINHEIRO: 

Construir mais de 79.770.287 salas de aula equipadas.
Construir mais de 11.965.569 km de redes de esgoto.
Fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 18 meses
Construir mais de 957.247 km asfaltado de estradas
Plantar 220.167.096.884 de árvores
Construir mais de 22.934.098 postos policiais equipados
Contratar mais de 82.521.583 professores do ensino fundamental por ano
Comprar mais de 13.675.020 ambulâncias equipadas
A arrecadação de tributos corresponde a 917.366.823 Notebooks
Comprar mais de 40.771.903 carros populares
Contratar mais de 68.375.289 policiais por ano
Pagar mais de 1.623.663.049 salários mínimos
Fornecer mais de 7.863.175.210 bolsas família
Comprar mais de 550.422.652 TVs de Led
Adquirir mais de 1.000.769.539 geladeiras simples
Construir mais de 3.822.387 postos de saúde equipados
Construir mais de 31.452.822 casas populares de 40 m2
Pagar 73.508 meses a conta de luz de todos os brasileiros

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...