quarta-feira, 8 de maio de 2013

NIKOLA TESLA



NIKOLA TESLA

Este notável e incrível cientista, cujos feitos, teoria e pensamentos, só foram reconhecidos após a sua morte, como ocorre com quase todos os gênios, pois, ninguém da valor para eles quando em vida, são chamados de loucos ou desequilibrados. Então, é necessário que os mais jovens, hoje, possam tomar conhecimento daqueles que muito realizaram  em anos anteriores para que hoje tenhamos o progresso e o benefício do trabalho e a genialidade desses abnegados mestres que no passado fizeram muito por nós.
Com o intuito de divulgar as realizações de NIKOLA TESLA, neste Blog, peço licença aos editores das informações abaixo: Danilo Venticinque e Ricardo Normando Ferreira de Paula, para publicar as belas reportagens que que eles fizeram e que ora divulgamos.

Nikola Tesla, o padroeiro dos nerds
Obscurecido em vida por Thomas Edison, o inventor sérvio volta a ser cultuado pelos jovens na internet como exemplo do cientista idealista

DANILO VENTICINQUE
 
Décadas depois da morte dos dois antagonistas, uma inusitada campanha na internet ressuscitou a maior rivalidade científica do seculo XIX. De um lado, estava o americano Thomas Edison (1847-1931), eternizado como inventor da lâmpada e pai da segunda revolução industrial. De outro, o sérvio Nikola Tesla (1856-1943), responsável por importantes descobertas ligadas à transmissão de eletricidade e à comunicação sem fio. Apesar da relevância do trabalho de Tesla, e de algumas vitórias sobre seu rival, a história não deixou dúvidas quanto ao vencedor: Edison fez fortuna com suas invenções, recebeu homenagens em todas as partes do mundo e é conhecido até hoje por qualquer jovem que tenha tido aulas de física. Tesla morreu sozinho, falido, e sua importância só era reconhecida por estudiosos da história da ciência.


Tesla tinha uma invejável formação científica, mas nenhum talento para os negócios  Indignado com a falta de popularidade de seu ídolo, o designer americano Matthew Inman decidiu iniciar uma campanha para reerguer a imagem de Tesla. Em agosto do ano passado, publicou, em seu popular blog de quadrinhos Oatmeal, uma enorme ilustração dedicada a provar a tese de que Nikola Tesla era “o maior nerd de todos os tempos”. A imagem foi compartilhada mais de 600 mil vezes – marca impensada para uma publicação sobre história da ciência. Animado com os resultados, Inman passou a vender camisetas e adesivos com os dizeres “Tesla > Edison” (Tesla é maior que Edison) e a recrutar mais adeptos para sua causa. Ao descobrir que as instalações do antigo laboratório de Tesla, em Nova York, estavam à venda e poderiam ser destruídas para dar lugar a um centro comercial, Inman decidiu mobilizar os esforços dos novos admiradores de Tesla. Em outubro do ano passado, organizou uma campanha de arrecadação na internet para tentar comprar o imóvel e transformá-lo num museu.

A vingança dos nerds

Ao contrário da imensa maioria das campanhas on-line, que costumam murchar quando os usuários têm de trocar os cliques por transferências bancárias, a mobilização dos fãs de Tesla superou as expectativas. Em seis dias, Inman conseguiu arrecadar US$ 850 mil para a causa. Com a ajuda de outra doação de US$ 850 mil, pelo Estado de Nova York, a soma chegou a US$ 1,7 milhão – o suficiente para comprar o imóvel e começar as reformas que o transformarão num museu.
“Assim que concluírmos as negociações, queremos restaurar o que sobrou do laboratório e transformar os outros espaços num tributo interativo a Tesla”, afirma a pesquisadora Jane Alcorn, presidente do museu. “Nossa intenção é corrigir as injustiças históricas contra Tesla e reafirmar sua importância para a sociedade moderna.” A obra levará alguns anos para ficar pronta e começar a receber visitantes, mas o sucesso da campanha de arrecadação e sua grande repercussão na internet são indícios de uma importante mudança na percepção histórica de Tesla – e, consequentemente, na maneira como a sociedade julga o valor de um inventor.

No fim do século XIX e no início do século XX, quando Tesla e Edison estavam na ativa, todo inventor também era um homem de negócios. Com seus laboratórios espalhados por todo o mundo e um exército de engenheiros sob seu comando, Thomas Edison era um símbolo dessa geração. “Meu maior objetivo é ganhar dinheiro com minhas invenções e usá-lo para criar novas invenções”, dizia. Seu método de trabalho era baseado em inúmeras tentativas e erros, sem grande sofisticação teórica. A persistência e o dom para os negócios o ajudaram a prosperar, apesar da concorrência de cientistas mais talentosos.

Tesla tinha uma personalidade quase oposta à de Edison. Falava oito línguas fluentemente e tinha uma invejável formação científica, mas pouco tino para os negócios. Dizia que os inventores eram seres incompreendidos, que raramente recebiam recompensas. A maioria de suas invenções tinha pouca utilidade prática. Muitas delas só foram colocadas em uso por outros cientistas, que levaram o crédito por seu trabalho. Tesla também era tido como um homem excêntrico. Trabalhava das 3 horas da manhã às 11 da noite, com raras pausas para se alimentar. Pesava apenas 64 quilos, apesar de seus 2 metros de altura. Viveu em celibato, para evitar que os relacionamentos o afastassem do laboratório. Em sua autobiografia Minhas invenções, recém-publicada no Brasil pela editora Unesp, ele afirma que tinha memória fotográfica e que suas ideias vinham acompanhadas por alucinações e clarões de luz. Morreu aos 86 anos, falido e com fama de louco.




Se não fosse por Nikola Tesla, possivelmente você não estaria lendo este texto agora na tela do computador e, ainda mais, nenhum equipamento eletroeletrônico existiria.
Entre suas contribuições para o avanço do mundo moderno estão o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894, robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.
Suas idéias no mundo foram tão revolucionárias que o Estado de Nova York e muitos outros estados nos EUA proclamaram 10 de julho, aniversário de Nikola Tesla, como o dia de Tesla. Sempre à frente de seu tempo, constituiu-se em um dos mariores visionários da ciência, o que torna injusta a “total escuridão” em que este homem terminou os seus dias. A placa de rua Nikola Tesla Corner” foi recentemente colocado na esquina da Rua 40 com a Avenida 6, em Manhattan. Há uma foto grande de Tesla na Estátua da Liberdade Museum. O Liberty Science Center, em Jersey City, New Jersey tem uma demonstração de ciência diária da bobina de Tesla criar um milhão de volts de eletricidade diante dos olhos de espectadores.
Este grande gênio nasceu em 10 de julho de 1856 em Smiljan, Lika, que era então parte do Império Austo-Húngaro região, da Croácia. O pai, Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (poderíamos entendê-la como uma inventora) contribuiram de forma determinante nas escolhas futuras de Tesla.
Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881.
Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Seu sonho de infância era ir aos Estados Unidos para aproveitar o poder de Niagara Falls. Tesla começou a melhorar a linha de dínamos de Edison, enquanto trabalhava no laboratório em Nova Jersey. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou. Apesar de muitas descobertas profícuas, as divergências entre Tesla e Edison, o fez, em 1912, recusar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre os dois. Assim, o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.
Nikola Tesla desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, além de realizar 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. Foi aí que a guerra das correntes tomou corpo maior. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada). Estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior.
Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada.   Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.
Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo, é consenso entre todos aqueles que conhecem a história de Tesla e as necessidades do mundo moderno que a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.
Foi condecorado pelo Rei Nikola de Montenegro com a Ordem de Danilo por esta tecnologia.
Ao todo, ele registrou mais de 700 patentes mundiais. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar. Ele previu comunicações interplanetárias e satélites.
Nikola Tesla também patenteou o sistema básico de rádio em 1896. Sua publicação continha todos os diagramas esquemáticos descrevendo todos os elementos básicos do transmissor de rádio que mais tarde foi usado por Marconi que, em dezembro de 1901, estabeleceu a comunicação sem fios entre o Reino Unido e a New Foundland, no Canadá, o que lhe valeu o prêmio Nobel em 1909.   Contudo, parte do trabalho de Marconi não era original.
Waldorf Astoria foi a residência de Nikola Tesla durante muitos anos. Ele viveu lá quando ele estava no auge do poder financeiro e intelectual.   Lá, organizava jantares convidando pessoas famosas que mais tarde testemunharam experiências elétricas espetaculares em seu laboratório.
Nikola Tesla foi uma das personalidades mais célebres na imprensa americana, no século passado.   De acordo com a edição especial da Life Magazine de setembro de 1997, Tesla está entre as 100 pessoas mais famosas dos últimos 1.000 anos.   Ele é um dos grandes homens que que criaram um divisor de águas na história humana.   Ele foi um Super Star.
Em 1894, ele recebeu o doutorado honoris causa pela Universidade de Columbia e Yale e a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin.   Em 1934, a cidade de Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Ele era um membro honorário da Associação Nacional de Luz elétrica e um membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Em seu 75 º aniversário em 1931, o inventor apareceu na capa da revista Time. Nesta ocasião, Tesla recebeu cartas de congratulações de mais de 70 pioneiros na ciência e na engenharia, incluindo Albert Einstein. Estas cartas foram montados e apresentados à Tesla, na forma de um volumoso depoimento.
Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.
Um funeral de Estado foi realizada na   St. John the Divine Cathedral em Nova York. Telegramas de condolências foram recebidos de muitos notáveis, incluindo a primeira-dama Eleanor Roosevelt e vice-presidente Wallace. Mais de 2000 pessoas compareceram, entre eles vários prêmios Nobel. Ele foi cremado em Ardsley on the Hudson, em Nova York. Suas cinzas foram colocadas em uma esfera de ouro, a forma preferida de Tesla, em exposição permanente no Museu Tesla em Belgrado, juntamente com sua máscara mortuária.
Para conhecer mais acerca deste grande gênio da humanidade veja o Documentário Tesla: O mestre dos raios:
tvescola.me.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item


Se o século XX consagrou o homem de negócios e sua capacidade de transformar invenções num império, os jovens do século XXI parecem ter mais apreço pelo nerd recluso, que tenta transformar o mundo trancado em seu laboratório. Larry Page, cofundador do Google, costuma citar Minhas invenções, de Tesla, entre os livros que mais influenciaram sua carreira. Elon Musk, fundador da empresa de pagamentos on-line PayPal, decidiu homenageá-lo ao batizar de Tesla Motors sua montadora de carros elétricos. Tanto Page quanto Musk têm em comum o fato de terem feito fortuna com ideias que, inicialmente, tinham pouca viabilidade comercial. É a cultura dominante dos pequenos empreendedores de tecnologia, das redes sociais às empresas de robótica. Primeiro, cria-se algo inovador. Depois, pensa-se em como ganhar dinheiro. A homenagem tardia a Tesla pode ser um sinal de que, se ele tivesse nascido um século mais tarde, poderia ter tido mais admiradores, mais sorte e, quem sabe, mais dinheiro

terça-feira, 7 de maio de 2013

GASTOS PARA COPA DO MUNDO DE 2014



O QUE PODERIA SER FEITO COM O DINHEIRO PÚBLICO GASTO NAS OBRAS DOS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

Até este ano de 2013 já foram gastos 7 bilhões de reais para reerguer ou reformar 12 estádios de futebol que serão sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil.
Tais recursos públicos são obtidos através de incentivos e renúncias fiscais, financiamentos, doação de terrenos, empréstimos, etc.

Como exemplo, só no estádio do Maracanã-RJ,  orçado em 1,12 bi e ainda serão  consumidos R$ 546 milhões para ficar concluído. 

O QUE FALTA NA PREPARAÇÃO DO MARACANÃ PARA A COPA DO MUNDO

Obra
Responsável
Prazo
Valor
Urbanização do entorno
Prefeitura
Maio/2013
R$ 109 milhões
Passarela para a Quinta
Prefeitura
Março/2014
Incluído no projeto da urbanização do entorno
Desvio do Rio Joana
Prefeitura
Maio/2013
R$ 151 milhões
Demolições da privatização
Concessionária
Junho/2014
R$ 103 milhões
Recuperação do antigo Museu do Índio
Concessionária
Junho/2014
R$ 9,6 milhões
Modernização da estação de metrô e trem
Governo do Estado
Maio/2014
R$ 174 milhões


Total
R$ 546,2 milhões

CONFIRA O CUSTO DA REFORMA ATÉ AGORA DO MARACANÃ PARA A COPA

Item
Data
Valor
Reforma principal do estádio após dez aditivos
maio/2014
R$ 1,049 bilhão
Correção monetária do contrato (apostilamento)
maio/2012
R$ 7,5 milhões
Correção monetária do contrato (apostilamento)
agosto/2012
R$ 29,9 milhões
Gerenciamento da obra
fevereiro/2011
R$ 23,5 milhões
Catracas, bilheterias e urbanização intramuros
janeiro/2014
R$ 17,8 milhões

Total
R$ 1,127 bilhões

EXEMPLOS DE OBRAS QUE PODERIAM SER FEITAS COM O DINHEIRO DA COPA:
·        123 Hospitais como o Evandro Freire, inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em março deste ano, ao custo de 57 milhões, na ilha do Governador.
·        7 Navios iguais ao Titanic – Um bilionário Australiano pretende reconstruir o famoso navio Titanic, que naufragou em 1912. A idéia é manter todo o luxo do antigo navio com tecnologia de ponta. A embarcação será construída na China ao custo de 1 bilhão de reais.
·        149 Estações de Metrô – Iguais à estação São Benedito,  do metrô de Fortaleza-CE inaugurada no ano passado ao custo de 44,1 milhões, com 4.459,90 metros quadrados além de 1.100 metros de linha férrea.
·        2.857 Creches – No ano passado a Prefeitura e o Governo de São Paulo entregaram a Creche Jardim Colorado I, no bairro do Sapopemba, com capacidade para atender 250 crianças, ao custo de 2,45 milhões.
·        125 Presídios – O Governo do Estado de Minas Gerais inaugurou neste ano um presídio na região metropolitana em parceria com a iniciativa privada, com capacidade para receber 608 presos, ao custo de 280 milhões.
·        641,7 mil viaturas de polícia – Recentemente o Governo do Estado do Rio Grande do Norte equipou as suas forças de segurança, com a aquisição de 165 viaturas de polícia, com um investimento de 1,8 milhão.
·        20,3 milhões de Laptop escolares – O governo estadual do Tocantins, adquiriu recentemente para as escolas públicas 76.246 laptops para os estudantes, ao custo de 26,24 milhões.
·        Pavimentação de 10,6 mil quilômetros de rodovias – Dos 1,6 milhões de quilômetros de rodovias existentes no país, somente 200 mil quilômetros são asfaltados. O custo, atualmente, do quilômetro asfaltado é 660 mil/km.
·        4 Times do Barcelona – O elenco do Barcelona com Messi, Iniesta, Xavi e Daniel Alves, vale 671 milhões de euros (1,74 bilhão de reais), o elenco de futebol mais caro do mundo.

PERGUNTA:
Será que o nosso dinheiro acabou com este gasto todo, ou ainda temos recursos para construir tudo isso ou ainda mais?

VÁRIOS ESTADOS ESTÃO ISENTANDO DE IPVA CARROS A PARTIR DE 10 ANIOS

  Brasil e Mundo ...