QUALIDADE DO ENSINO
Já está provado que os países que priorizam a “educação” pertencem ao
primeiro mundo e por isso são altamente desenvolvidos em todos os aspectos. Na
realidade são poucos os países que perceberam esta possibilidade de desenvolvimento
e os demais por não terem essa possibilidade como meta ou por que não quererem adotá-la
por questões políticas e por isso mesmo são subdesenvolvidos, como o Brasil.
Em 1970 era o Japão que produzia os eletrônicos que a China hoje produz.
A China nesta época era um país subdesenvolvido e envolvido em questões
políticas de regime e disputas sociais internas. Se o Brasil desde essa época
priorizasse a educação, seríamos nós que estávamos produzindo tais eletrônicos
e distribuindo-os para o mundo e estaríamos hoje na mesma posição da China.
Está provado que a educação é o carro chefe do desenvolvimento, vejam a
Coréia do Sul e os países asiáticos, como exemplos.
Na Coréia o respeito ao professor é tão grande que tem um ditado:
“Não pise nem na sombra do professor”.
Com
respeito à qualidade do ensino a ser ministrado, é impossível obtê-la onde as escolas recebem todo tipo
de aluno sem nenhuma classificação ou seleção ou sequer um teste de sanidade
mental para atestar a capacidade de aprendizado. As escolas estão recebendo
alunos surdos-mudos, síndrome de down, impossibilitados de locomoção, etc.,
dizendo que são escolas inclusivas.
É impossível
lecionar com qualidade para essa mistura de pessoas diferentes em todos os
aspectos, é necessária uma “seleção” como acontece na nossa vida profissional,
onde somos selecionados através de concursos, currículos, entrevistas, testes,
observação, comportamento e muitos outros modos de avaliação.
Sou
a favor que em cada cidade possam existir algumas escolas “top”, como explica a
reportagem a seguir e outras escolas que possam atender a todos os tipos e
níveis dos alunos.
Precisamos fazer alguma coisa
para melhorar a educação no nosso país, não é possível que a classe política
dominante continue atrasando o nosso desenvolvimento.
Depende
de Nós
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Escola
que só aceita alunos 'top' é eleita a melhor 'high school' dos EUA
Escola pública do Texas é a
melhor em ranking da US News pela 2ª
vez.
Instituição tem 17 professores para 240 estudantes do ensino médio.
Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
O site
norte-americano US News divulgou na quarta-feira (24) um ranking das melhores
escolas de ensino médio (high school) dos Estados
Unidos, elaborada em colaboração com o Instituto Norte Americano de
Pesquisa (AIR). Foram analisadas 21 mil escolas de 49 estados americanos e o
Distrito de Columbia. Em primeiro lugar ficou a School for the Talented and
Gifted, uma escola pública de Dallas, no Texas, que tem 14 alunos para cada
professor e aceita matrícula apenas de alunos com notas excelentes (veja o
ranking ao final desta reportagem).
A escola,
que já havia sido a primeira do ranking em 2012 e figurou quatro vezes no topo
do ranking da revista Newsweek de 2006, 2007, 2009 e 2010, é pública, foi
aberta em 1982 e se encaixa na categoria "magnet school" (escola
"ímã"). Esse tipo de escola, ao contrário das demais instituições da
rede pública, tem permissão para selecionar seus alunos. Todos os anos são
abertas 65 vagas no colégio, que atende estudantes do 9º ao 12º ano de high
school (o ensino médio nos Estados Unidos dura quatro anos), afirmou o diretor
da escola, Mike Satarino, ao G1.
Seleção
por notas e criatividade
No ano passado, mais de 200 estudantes se qualificaram para o processo
seletivo, que inclui cinco fatores: a média de notas no histórico escolar do 7º
e 8º anos, as honras e distinções recebidas pelo aluno desde o 6º ano, um
projeto elaborado pelo candidato, sobre qualquer tema, para mostrar seu
potencial de criatividade, e as notas de dois testes de padronização aplicados
nos Estados Unidos. "Esses quatro fatores somam um total de 100 pontos, a
pontuação mínima para ser aprovado é 82, nós escolhemos os 65 candidatos com as
notas mais altas dentro deste grupo", disse Satarino.
Outra
diferença entre a School for the Talented and Gifted e escolas regulares é o
nível das aulas. Nos Estados Unidos, os estudantes podem optar pelas
disciplinas que querem cursar no ensino médio, e em muitos casos elas são
oferecidas em duas modalidades: a de nível básico e a aplicada, com conteúdo
mais avançado e destinada aos alunos que obtêm as melhores notas na área.
Já na
escola bicampeã do ranking da US News, todas as disciplinas são avançadas. O
resultado, segundo Satarino, é que 100% dos alunos que se formam no colégio são
aceitos em universidades. Há dois anos, diz ele, as ofertas de bolsas de
estudos que 56 formandos receberam de instituições dos Estados Unidos e Canadá
somaram US$ 12,5 milhões (cerca de R$ 25 milhões).
Mesmo sem
obrigação legal de manter cotas raciais, o diretor da escola explica que há
diversidade no corpo discente e, além de estudantes brancos, negros e
hispânicos, na escola há alguns alunos da China e de países da África que foram
adotados por pais americanos, e alunos de famílias que imigraram do Vietnã e da
Coreia do Sul.
No último
ano, 33% dos estudantes era considerado de baixa renda e recebia benefícios
pagos pela escola, incluindo auxílio parcial ou integral para custear a
alimentação na cafeteria do colégio.
Investir
em bons professores
O segredo do sucesso, segundo ele, é a qualidade dos professores. Todos os 17
docentes da School for the Talented and Gifted têm bacharelado, 11 deles têm
mestrado e dois já concluíram o doutorado.
Todos
eles, segundo o diretor, recebem o mesmo salário que os professores de escolas
públicas regulares. "Mas de vez em quando uma fundação privada ou grupo de
pessoas pode financiar a escola e dar um incentivo aos melhores
professores", explica Satarino.
Diretor
da escola há 16 anos, ele contou que a receita do bom desempenho da escola no
ranking é um tripé. "Temos um corpo docente tremendo, com professores
muito apaixonados pelo que fazem, alunos apaixonados por aprender e pais que
nos apoiam muito. É tudo o que você precisa."
Veja
abaixo a lista de 20 melhores 'high schools' dos Estados Unidos:
RANKING DAS 20 MELHORES ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
DOS EUA
|
Escola
|
Cidade
(Estado)
|
Nº de
alunos e professores
|
1º) School for the Talented and Gifted
|
Dallas
(Texas)
|
240
alunos e 17 professores
|
2º) Basis
Tucson
|
Tucson
(Arizona)
|
670
alunos (não informa o número de professores)
|
3º) Gwinnett School of Mathematics, Science and Technology
|
Lawrenceville
(Georgia)
|
596
alunos e 39 professores
|
4º) Thomas Jefferson High School for Science and Technology
|
Alexandria
(Virginia)
|
1.811
alunos e 107 professores
|
5º)
Basis Scottsdale
|
Scottsdale
(Arizona)
|
647
alunos (não informa o número de professores)
|
6º)
Pine View School
|
Osprey
(Flórida)
|
2.210
alunos e 121 professores
|
7º) Loveless Academic Magnet Program High School
|
Montgomery
(Alabama)
|
448
alunos e 30 professores
|
8º)
Biotechnology High School
|
Freehold
(Nova Jersey)
|
309
alunos e 24 professores
|
9º)
International School
|
Bellevue
(Washington)
|
547
alunos e 25 professores
|
10º) Academic Magnet High School
|
North
Charleston (Carolina do Sul)
|
610
alunos e 40 professores
|
11º)
Pacific Collegiate School
|
Santa
Cruz (Califórnia)
|
480
alunos (não informa o número de professores)
|
12º) High Technology High School
|
Lincroft
(Nova Jersey)
|
268
alunos e 24 professores
|
13º) Maine School of Science & Mathematics
|
Limestone
(Maine)
|
103
alunos e 11 professores
|
14º) Irma Lerma Rangel Young Women's Leadership School
|
Dallas
(Texas)
|
172
alunos e 20 professores
|
15º) International Studies Charter High School
|
Miami
(Flórida)
|
357
alunos e 21 professores
|
16º)
Oxford Academy
|
Cypress
(Califórnia)
|
128
alunos (não informa o número de professores)
|
17º) Carnegie Vanguard High School
|
Houston
(Texas)
|
458
alunos e 29 professores
|
18º)
International Academy
|
Bloomfield
Hills (Flórida)
|
1.266
alunos e 62 professores
|
19º) Stanton College Preparatory School
|
Jacksonville
(Flórida)
|
1.623
alunos e 91 professores
|
20º) Design & Architecture Senior High
|
Miami
(Flórida)
|
494
alunos e 31 professores
|
|
Fonte:
US News
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